You are on page 1of 2

Ato Mdico 1. Diagnsticos de doenas: o projeto estabelece como privativo dos mdicos diagnosticar doenas que acometem o paciente.

Crtica: psiclogos e nutricionistas reivindicam o direito de tambm atestar as condies de sade em aspectos psicolgicos e nutricionais. J fisioterapeutas e fonoaudilogos querem ser responsveis pelo diagnstico funcional, que avalia a capacidade do paciente de realizar movimentos, articular sons, entre outros. 2. Assistncia ventilatria mecnica ao paciente: o texto original estabelece como tarefa exclusiva dos mdicos a definio da estratgia para pacientes com dificuldade respiratria (intubao acoplada a equipamento que bombeia ar aos pulmes) e a forma de encerrar o procedimento. Crtica: os fisioterapeutas questionaram a norma, alegando que tambm atuam no atendimento a pacientes com dificuldade respiratria, especialmente nas unidades de terapia intensiva (UTI). 3. Bipsias e citologia: Emenda aprovada na Cmara limita aos mdicos a emisso de diagnsticos de anatomia patolgica e de citopatologia, que visam identificar doenas pelo estudo de parte de rgo ou tecido. Crtica: biomdicos e farmacuticos argumentam que a medida fere sua liberdade de atuao profissional, uma vez que anlises laboratoriais requerem interpretao do material colhido e no diagnstico mdico. 4. Procedimentos invasivos: o projeto prev como exclusivo de mdicos procedimentos invasivos, sejam diagnsticos, teraputicos ou estticos, incluindo acessos vasculares profundos, bipsias e endoscopia, o que inclui a invaso da pele atingindo o tecido subcutneo da pele para injeo. Crtica: A norma motivou reao de acupunturistas e at mesmo de tatuadores, que temem enfrentar restrio em seu campo de atuao por conta da interpretao de conceito de procedimento invasivo. 5. Direo e chefia: pelo texto em anlise, apenas mdicos podem ocupar cargos de direo e chefia de servios mdicos. No entanto, a direo administrativa de servios de sade fica aberta tambm a outros profissionais. Crticas: As demais categorias que atuam no setor consideram a norma um desrespeito aos outros profissionais que atuam nos servios de sade. Eles argumentam que o atendimento feito por uma equipe multidisciplinar, no havendo justificativa para que apenas uma categoria tenha a prerrogativa de direo e chefia na unidade de sade.

Programa mais mdicos Positivos: Vai haver mais mdicos (pelo tempo que passarem aqui). Poder haver a reduo do numero de pessoas aguardando o atnedimento

Negativos: Baixa qualidade do atendimento. Gastos com mdicos mal preparados. No reduo dos investimentos em infraestrutura ( que j so poucos)

Revalida uma prova feita por mdicos que estudaram em outros pases, para avaliar os seus conhecimentos e avaliar se eles esto aptos para atuar no Brasil. Positivos: Faz com que exista um certo nvel de qualidade no atendimento. Impede que mdicos mal preparados atuem no nosso pas.

Negativos: Acredito que ele ser feito s para mdicos estrangeiros seja um ponto negativo, acho que devia ser feito tambm por brasileiros

You might also like