You are on page 1of 78

Aula 00

Curso: Conhecimentos Especficos p/ Professor-DF (Cdigo 101 - Atividades)

Professores: Fernanda Lima, Fabiana Firmino

00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

AULA 00:
sociedade:

Fundamentos da educao. Relao educao e filosfica, sociocultural e pedaggica.

dimenses

Desenvolvimento histrico das concepes pedaggicas.

SUMRIO 1. Apresentao 01 2. Fundamentos da educao 14 3. Relao educao e sociedade: dimenso filosfica, 17 sociocultural e pedaggica. 4. Escola Nova 35 5. Desenvolvimento histrico das concepes 36 pedaggicas. 6. Quadro das Tendncias Pedaggicas 43 6. Questes comentadas 45 7. Lista das questes apresentadas 63 8. Referncias bibliogrficas 77

PGINA

Ol Gente! Finalmente saiu o to esperado concurso da Secretaria de Estado e Educao do DF, hein!

Mas junto com a alegria do Edital, veio certa angstia com a


00000000000

escolha da Banca!

IBFC uma banca pouco tradicional em concursos pblicos. E isso de certa forma causa insegurana. Por isso, gostaramos de registrar o seguinte: no h necessidade de medo, se a gente conhecer o inimigo. Na verdade, no deveremos tratar o IBFC (Instituto Brasileiro de Formao e Capacitao) como inimigo, mas pelo contrrio: devemos nos preparar para respondermos as questes como o IBFC gosta de cobrar. E ns: Fabiana Firmino e
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!1!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Fernanda Lima, estamos aqui, durante o curso para lhes auxiliar. A caminhada rumo aprovao no fcil, sabemos. Muitos de vocs trabalham o dia todo em estabelecimentos particulares de ensino, onde a cobrana muito grande. Outros, esto na incerteza do contrato temporrio.

Ns acreditamos no sucesso no dia da prova, se vocs se empenharem semanalmente, organizando os estudos de acordo com o que a gente oferece, lendo as aulas, anotando as dvidas e pesquisando (podem inclusive pesquisar na internet, no google, sempre se atentando se o contedo seguro, claro). Hoje, o mundo tecnolgico nos d essa oportunidade de nos atualizarmos rapidamente. No podemos dormir no ponto seno, os

concorrentes mais antenados, passam na nossa frente! E ns s queremos uma vaga. Temos que lutar por ela. :)

Nossa metodologia clara, direta. Evitamos palavras complexas, rebuscadas. Nossa comunicao afetuosa e direta com voc que est focado, pois acreditamos que o concurseiro j tem coisas demais para se preocupar. O que a gente puder facilitar, a gente facilita. O contedo ATUALIZADSSIMO. Nos preocupamos em pesquisar em fontes seguras, em livros atuais para que nossos alunos tenham o melhor material para estudos, adequado s
00000000000

exigncias das bancas (que nesse caso, o IBFC).

Para tranquiliz-los: estudamos bem como a banca IBFC gosta de abordar os assuntos, conforme elencaremos abaixo, para que vocs saibam que nossas aulas tero como enfoque, o que foi

cobrado nos concursos anteriores, sem prejuzo de abordarmos todo o tema do edital. E gostaramos de fazer um pedido: a prtica de rateio crime! No incentive pessoas de m-f a reproduzir nosso material sem nossa
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!3!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima autorizao. Isso, alm de atrapalhar nosso trabalho, desvaloriza nossa classe: a de pedagogos. Alm do mais, quem adquire o contedo por meio de rateio no pode acessar ao frum o que far com que tenha uma perda significativa de rendimento durante o curso, pois l que ocorrem os debates, as trocas de informaes e as resolues de dvidas. No utilizaremos outros canais para debater a no ser o frum, que o canal oficial para nossos debates.

Ou seja: no nos responsabilizamos pelo rendimento de quem no participa do frum, pois ele faz parte da metodologia do

Estratgia Concursos e foi formulada para garantir um curso de qualidade.

Contamos com a corrente de tica, honestidade e moral que devemos ter. Afinal, com a educao que pretendemos mudar o status quo desse Brasil que tem tantas mazelas.

Agora,

uma

breve

apresentao

da

dupla,

para

que

vocs

conheam um pouco de nossa trajetria.


00000000000

Ol, gente. Esse curso tem um carter especial: feito por pedagogas/professoras para pedagogos/professores que sero futuros professores pblicos.

O carinho na preparao desse curso enorme e o objetivo que voc possa desfrutar do contedo mais atualizado e poderoso para ser aprovado nesse certame.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!4!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima A ideia que a viso diferenciada de cada uma das professoras seja um plus para a fixao do conhecimento.

A seguir, segue um pouquinho da histria de cada uma para que voc possa nos conhecer melhor. Essa que vos escreve as primeiras linhas a Fernanda e a seguir vem um pouquinho da minha vida.

Meu nome Fernanda Lima e tambm sou uma educadora que um dia (ou vrios, para ser mais precisa) j foi concurseira de garra!

Minha formao completamente voltada rea educacional: fiz magistrio naquela poca em que o Ensino mdio era chamado de Segundo Grau.

Muitos nem devem se lembrar disso, mas na verdade, nem tem tanto tempo assim. Rrsrsrs. Ok, faz um tempinho: foi em 1996.

Em seguida, ingressei na UnB onde cursei Pedagogia. A partir da, minha jornada educacional ganhou fora. Como sala de aula mesmo meu norte, fiz minha ps graduao em Docncia Superior.

Hoje, estou a terminar o curso de Letras (que tambm uma paixo)


00000000000

pela Universidade de Braslia.

Minha experincia em concursos vasta e bastante dedicada aos da rea educacional. Entretanto, optei por fazer o que chamamos de ''concurso ponte''. Sendo assim, meu primeiro xito em concursos foi o do Banco de Braslia, tendo o CESPE como banca examinadora.

Em seguida, passei para o cargo de professora da Secretaria de Educao do Distrito Federal, entretanto, optei por continuar no BRB, pois na poca
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!5!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima ainda era estudante na UnB e o horrio de trabalho do banco era mais favorvel para conciliar com os estudos.

Aps a formatura em Pedagogia, resolvi que investiria em concursos ''da rea''. Como sabemos, para passar em concursos no basta uma boa formao. Deve haver uma preparao especfica de acordo com o cargo almejado. E essa preparao, o candidato no encontra nos bancos da Universidade.

Obviamente,

conhecimento

adquirido

enquanto

estudante

universitrio ser til, mas o mundo dos concursos um ''universo paralelo''.

Quem deseja passar em concurso, tem que abdicar de horas de lazer e descanso, para adquirir um conhecimento especfico. At porque as matrias cobradas em concursos so amplas e nenhum curso superior as contemplaria. Por exemplo: um formado em biologia que pretende prestar o concurso para o cargo de professor de biologia ter que saber, alm das matrias relativas rotina de um bilogo, as disciplinas bsicas cobradas em concursos, como: portugus, matemtica, informtica etc.

Porque estou falando essas coisas? Para que voc, voc e voc no se sinta culpada e nem culpado por ter que estudar para concursos da
00000000000

rea educacional. Isso no uma vergonha. mesmo uma necessidade e faz parte do processo de aprovao.

PROCESSO: dizem que a palavra do educador. Usaremos o significado dela a nosso favor, ok?

Mas, voltando ao rumo de minha histria: para conseguir ser aprovada em concursos, estudei tudo aquilo que os editais de concursos para pedagogos cobravam.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!6!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Entretanto, senti uma enorme dificuldade de encontrar material adequado. Diante disso, enxerguei que minha experincia enquanto concurseira, poderia ajudar outros que encontram-se no mesmo caminho hoje.

Costumo falar que para passar em concurso pblico preciso que ter FOCO (F - Organizao - Coragem - Otimismo). A f no nos deixa desistir. A organizao nos permite usar melhor nosso tempo. A coragem nos faz desafiar o que parece impossvel E o otimismo deixa a caminhada mais leve.

Com FOCO, logrei xito nos seguintes concursos especficos para pedagogos.

- CODEVASF (pedagoga); - Secretaria de Estado e Educao do DF (professora); -Prefeitura Educacional); - Ministrio da Justia (Pedagoga). de Santo Antonio do Descoberto (orientadora

Nessa caminhada entendi algumas coisas, dentre elas:


00000000000

O contedo fixa melhor quando resolvemos exerccios.

Tambm conclui que: As disciplinas cobradas em concursos da rea de educao tm uma particularidade. Nem sempre o que se cobrado em prova de concurso condiz com o dia a dia do profissional. H uma linha tnue entre o campo da utopia e a teoria, quando estes esto relacionados prtica do educador.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!7!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !
O que eu quero dizer com isso?

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Que no nosso curso, o foco dado ser ao que as bancas de concursos mais tradicionais, na rea de educao, costumam cobrar dos

concurseiros.

E que faremos os exerccios anteriores possveis para que o contedo entre em vossas cabecinhas e no saia de l nunca mais. Pois, sabemos que muitas vezes o que est sendo cobrado na prova, no cpia fidedigna da prtica educativa. Mas, para concurso pblico, o que vale a teoria, ok?

Como comentei, em minha jornada de estudos senti falta, muita falta de materiais adequados. Nem sempre encontramos bibliografia bacana sobre determinado assunto e, sem dvida, isso dificulta muito nossa caminhada.

Em funo disso, ao fim de cada aula, indicarei bibliografia sobre o que foi estudado.

A bibliografia d segurana ao aluno, caso ele queira aprofundar no assunto tratado.

00000000000

Para ficar mais simples:

Nossas aulas, tero um enfoque totalmente voltado ao que


!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!2!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima cobrado em provas de concursos. Porm, nunca deixaremos de fazer o paralelo com as nossas prticas dirias, pois tenho convico de que assim, assimilaremos o contedo de forma leve e natural.

Ao final de cada aula, faremos juntos, a resoluo de algumas questes j usadas em concursos anteriores para que, ainda juntos, possamos celebrar nossa vitria no dia da prova.

SIM! A vitria de cada um ser um tanto a minha tambm. Eu toro, vibro, mando as melhores energias e o melhor contedo para vocs.

Farei bom uso da experincia que obtive em bancas de concursos distintas, para nosso benefcio. Sendo assim, farei um mix de questes. A ideia que a preparao para o seu cargo ocorra independente de quem seja o responsvel pela sua prova.

Peo-lhe, que mantenha o FOCO pois no conheo uma s pessoa que persistiu no seu objetivo e no o alcanou. J os que ficam no meio do caminho, podem se perder. E esse no poder ser o seu caso.

Sei que muitos de vocs tm uma jornada pesada e querem conciliar com os estudos a fim de atingir um objetivo: que o de passar em concurso.
00000000000

O que posso dizer que meu objetivo ajud-los a ''tirar de letra'' o contedo estudando de uma maneira agradvel, honesta e descontrada.

Ah! Temos uma pgina no facebook especial para comunicarmos com os alunos do Estratgia: https://www.facebook.com/FernandaLimaConhecimentosPedagogicosPara Concursos?ref=hl

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!8!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Agora, conheam a outra pedagoga. Trabalharemos juntas para que ao fim possamos comemorar a sua aprovao. Abraos.

Oi, gente! Meu nome Fabiana, trabalho na rea de educao h 8 anos e estou aqui para te ajudar com o contedo de conhecimentos pedaggicos. Quero estabelecer com voc uma parceria, com compromisso e dedicao para nossos estudos. Alis, DEDICAO a palavra chave para voc conseguir xito em todo o processo dessa preparao.

Ingressei na Universidade de Braslia em 2003 e conclu a Licenciatura de pedagogia em 2007. A UnB foi uma das primeiras conquistas na minha vida onde eu tive que me dedicar, pois minha famlia no tinha condies de bancar uma faculdade particular. Mantive um grande interesse pela rea pedaggica e decidi me especializar em Gesto e Orientao, alm de ser Ps- Graduada em Docncia Superior.

Atuei como coordenadora pedaggica em um cursinho (prvestibular/concursos) onde comecei o meu caminho na rea de

preparao para processos seletivos.


00000000000

Realizei palestras em escolas

pblicas levando informaes para os alunos sobre as avaliaes do PAS e do PR-VESTIBULAR, trabalhando a parte emocional, antes e durante o processo de preparao para as provas. Obtive uma grande experincia trabalhando na rea pedaggica e atualmente me dedico tambm educao a distncia.

necessrio voc saber que para a aprovao imprescindvel ter organizao e preparo emocional para que os obstculos encontrados durante o processo sejam destrudos e facilmente descartados diante do seu objetivo maior que ser a aprovao!
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!9!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

COMO SE PREPARAR E QUAIS OS MTODOS QUE DEVO UTILIZAR PARA ALCANAR A MINHA PROVAO?

Primeiro tenha seus objetivos e coloque-os na frente! Saiba o que voc quer e quanto isso necessrio para sua vida.

Mantenha-se motivado Esse um dos fatores mais importantes para que voc no desista dos seus objetivos.

Organize-se. Que tal voc fazer um plano de estudos? Isso facilitar a organizao do contedo at o dia da prova.

No se desespere com o tamanho do contedo! Ningum sabe tudo no dia da prova.

No desista! Esse deve ser o seu foco.

Procure dormir bem. durante o sono que sua mente trabalha o que foi estudado.

Utilize bem o seu tempo. Aproveite que voc est em um curso a distncia e veja as possibilidades para se organizar.
00000000000

Se puder, pratique uma atividade fsica. Essa uma boa dica para voc aliviar a tenso que fica durante o processo de preparao para a prova.

No esquea do seu momento de lazer. Esse ser necessrio para que voc no fiquei estressado no perodo dos estudos.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!1:!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Ajuste intervalos durante a leitura. O ideal pausar por alguns minutos entre a leitura de uma disciplina e outra. Programe o tempo dos seus intervalos de acordo com o seu ritmo. Ex: Depois de ler meia hora, faa um intervalo de cinco minutos ok?

Faa bastante exerccios. Separe um momento do dia s para resolver questes. Esse ser o seu diferencial na hora de resolver a prova.

Hoje em dia com a nossa rotina e o nosso estilo de vida, fica cada vez mais difcil voc sair de casa para se preparar para um processo seletivo. Sem contar com a comodidade e o tempo que um grande aliado no processo de estudos como este. Irei oferecer voc um bom contedo dentro de conhecimentos pedaggicos, para voc se preparar para os concursos dessa rea. Mas ateno! No deixe nada te atrapalhar. Faa a sua parte, estude! Aplique essas dicas na sua rotina querido(a) aluno(a), e aproveite a flexibilidade que s a educao a distncia oferece para que voc possa ter sucesso na sua jornada. Como sero as nossas aulas e como posso me organizar?
00000000000

Nossas aulas sero direcionadas para o concurso da Secretaria de Estado e Educao, para o cargo de Professor e iremos seguir o cronograma de acordo com o edital. Voc poder acompanhar todo o contedo cobrado de forma agradvel, de acordo com o seu horrio de estudo.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!11!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

CRONOGRAMA: A seguir, vero nosso cronograma, baseado no Edital Publicado, para que a gente possa se organizar melhor e aproveitar ao mximo as aulas.

Ele (cronograma) segue a ordem do prprio Edital, pois acredito que assim, facilita o acompanhamento e consequentemente, nossos estudos. Tomem nota: AULA AULA 00 DATA: 16/09 CONTEDO CONHECIMENTOS PEDAGGICOS: Fundamentos da educao. Relao educao e sociedade: dimenses filosfica, sociocultural e pedaggica. Desenvolvimento histrico das concepes pedaggicas. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS: Processo de planejamento: concepo, importncia, dimenses e nveis. Pesquisa participante como instrumento de inovao e de avaliao do ensinar e aprender. Planejamento participativo: concepo, construo, acompanhamento e avaliao. Comunicao e interao grupal no processo de planejamento: constituio de equipes, encontros e avaliaes sistemticas, capacitao de pessoal para o planejamento, constituio de grupos de estudo, aplicao de critrios na distribuio de tarefas, articulao com outros grupos sociais. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS: Processo de ensino-aprendizagem. Relao professor/aluno. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e contedos de ensino; mtodos e tcnicas; multimdia educativa e avaliao educacional. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS: Papel poltico pedaggico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. Projeto poltico-pedaggico da escola: concepo, princpios e eixos norteadores. Gesto educacional decorrente da concepo do projeto poltico-pedaggico. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS: Currculo e construo do conhecimento. Bases psicolgicas da aprendizagem CONHECIMENTOS PEDAGGICOS: Bases legais da educao nacional: Constituio da Repblica, LDB
00000000000

AULA 01 DATA: 23/09

AULA 02 DATA: 30/09

AULA 03 DATA: 07/10

AULA 04 DATA: 14/10 AULA 05 DATA:

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!13!()!22!
00000000000 - DEMO

!
21/10 AULA 06 DATA: 28/10

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima (Lei n 9.394/96), CONHECIMENTOS PEDAGGICOS: Diretrizes Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos. Organizao do trabalho na escola pblica: articulao das diferentes instncias e agentes educativos na construo da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino. Funo sociocultural da escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prtica. Interdisciplinaridade e globalizao do conhecimento. Anlise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relao com a sociedade concreta. Educao continuada dos profissionais da escola.

AULA 07 DATA: 04/11

Agora que vocs j entenderem um pouco como funciona o nosso trabalho e como trabalharemos com o IBFC, vamos estudar. Preparados para a luta? Primeiro Round! \0/

Na aula de hoje iremos abordar temas que so fundamentais e que aparecem praticamente em todos os concursos para a rea de educao.

Comearemos falando sobre a educao e sua relao com a


00000000000

sociedade. Estudaremos ento os pensamentos dos principais filsofos sobre a educao e depois passaremos a falar sobre as tendncias pedaggicas.

ATENO PARA A DICA: Esse contedo no difcil! O que chama a nossa ateno se refere principalmente na parte das tendncias pedaggicas onde as bancas examinadoras procuram trocar os seus autores e suas ideias umas pelas outras, confundindo assim o concurseiro. Por isso, ns no vamos cair nessa! Fiquem atentos
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!14!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima e tentem absorver a essncia de cada uma ok? Aproveitem e faam a leitura vrias vezes para que no fique nenhuma dvida. Bons Estudos!

Antes de passarmos para os principais pensadores, vamos tentar entender a importncia desses filsofos para a nossa sociedade ok? Iniciaremos o nosso contedo, abordando o surgimento das principais ideias sobre a educao e os principais fatores que envolveram a sociedade dentro do processo de ensino.

FUNDAMENTOS DA EDUCAO:

Estudar a educao desde o incio da sua insero na sociedade traz para ns educadores um conhecimento terico que possibilita uma reflexo diante dos problemas educacionais dos quais enfrentamos em nosso cotidiano, levando-nos a trat-los com maior segurana.

As ideias filosficas que sero apresentadas, auxilia na descoberta de ideologias, concepes e as doutrinas pedaggicas que juntas, podem melhorar nossa prtica na educao!

00000000000

Segundo Gadotti A filosofia, a histria e a sociologia da educao oferecem os elementos bsicos para que

compreendamos melhor nossa prtica educativa e possamos transform-la, oferecendo recursos para enfrentarmos os problemas com rigor, lucidez e firmeza.
!

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!15!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

De acordo com os estudiosos, h poucos anos o trabalho do professor era apenas de transmitir os conhecimentos. Sua profisso era exercida de maneira padro, com exerccios e mtodos apropriados, sem que houvessem grandes reflexes por parte dos alunos (pelo menos at atingirem o grau universitrio). As discusses coletivas no ambiente escolar aconteciam em poucos estabelecimentos onde as propostas de ensino eram mais avanadas.

Com o passar do tempo o ato de ensinar evoluiu e hoje sabemos que a educao passou a ser contnua e com uma nova dinmica que exige do professor um novo perfil para acompanhar as transformaes que a sociedade continua passando, exigindo assim, uma nova postura em relao ao processo de ensino e aprendizagem.

MAIS IMPORTANTE DO QUE A SIMPLES TRANSMISSO DO CONHECIMENTO DESENVOLVER NO ALUNO O SENSO CRTICO!
00000000000

importante tornar o aluno capaz de atuar na sociedade, causando mudanas e contribuindo para o desenvolvimento econmico, poltico e social a favor do coletivo. A prtica educativa acontece no s em instituies de educao, ocorrendo em todo o meio social.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!16!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

A educao Informal (No-intencional) aquela que no exige uma formalidade estando presente no nosso cotidiado, nas relaes familiares, no ambiente de trabalho, nas igrejas e na convivncia humana de forma geral.

A educao Formal (Intencional) aquela presente nas instituies escolares ou em meios de informao com a finalidade de instruo. interessante destacar aqui as formas de educao intencional que muitas vezes no percebemos como por exemplo a televiso.

Importante lembrarmos aqui que a educao um fenmeno social e que muitas vezes a forma como uma determinada sociedade conduzida, acaba estabelecendo certos tipos de ideologias e culturas que as relaes sociais impem. Por essa razo sabemos que a organizao social est fundamentada sobre a estrutura da desigualdade social e que esse fator acaba interferindo no acesso cultura e educao dependendo
00000000000

das condies de determinados indivduos.

Sendo assim, percebemos que a educao de forma sria e fundamentada, voltada para os interesses coletivos, o melhor

instrumento de transformao para a sociedade. O professor, por sua vez, tem um importante papel de formar um ser crtico que seja capaz de refletir e perceber os problemas, fazendo com que este aluno busque as modificaes necessrias para transformar a realidade em que vive.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!17!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

RELAO EDUCAO E SOCIEDADE: DIMENSO FILOSFICA, SOCIOCULTURAL E PEDAGGICA.

Agora que j falamos sobre educao, podemos destacar que a dimenso filosfica transporta o aluno para a lgica formal juntamente com o desenvolvimento de valores, constituindo assim, a formao do cidado. O uso do clculo habilita o estudante a operar o pensamento abstrato aplicado na prtica. O desenvolvimento da linguagem falada e escrita permite o aluno expressar suas concepes e ideias com mais vigor. O aprendizado de lnguas estrangeiras ajuda na colaborao com outras sociedades aproximando o aluno ao mundo globalizado. Percebeu que tudo est interligado?

A dimenso sociocultural fundamental para o desenvolvimento de uma boa prtica pedaggica quando se tem clareza de seus objetivos. A formao do cidado no funo exclusiva da escola.

Desse modo a educao influencia a sociedade a partir do momento em que os alunos assimilam as influencias colocadas no ambiente escolar, colocando-se em posio ativa diante do meio social.
00000000000

Se acompanharmos esse raciocnio, iremos deduzir facilmente que a evoluo da educao est ligada a evoluo da sociedade! Assim, ao estudarmos a histria das ideias que influenciaram o processo educativo, poderemos compreender a educao atual, permitindo tambm uma viso onde o passado serve para enxergar o futuro.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!12!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Vamos estudar agora os principais estudiosos e suas concepes sobre educao. No final temos uma boa dica para vocs fixarem as ideias principais de cada pensador ok?

Embasaremos nossas ideias no autor Moacir Gadotti que bastante cobrado pelas bancas examinadoras quando se trata desse assunto:

Plato: Idealizou um sistema educacional (escola pblica). Principal discpulo de Scrates e metres de Aristteles, foi um importante filsofo. Em sua utpica repblica todas as mulheres deveriam ser comuns a todos os homens. Para ele as autoridades do Estado deveriam decidir quem geraria filhos, quando, onde e quantas vezes.

Scrates: Considerado um dos mais importantes filsofos de sua poca, sua preocupao como educador era despertar e estimular o impulso para a busca pessoal e a verdade, o pensamento prprio e a escuta da voz interior. Utilizava a maiutica (tcnica de trazer a luz).

Aristteles: Prega de maneira realista que as ideias esto nas coisas, como sua prpria essncia. Acreditava que o princpio do aprendizado a imitao e que aprende-se fazendo.
00000000000

O realismo faz parte da sua

concepo. Para esse autor, o Estado era responsvel pela educao.

Auguste

Comte:

Quando

falarmos

de

Comte

lembraremos

do

conhecimento cientfico. Pai do positivismo, para ele a teoria s vale se for comprovada pelo mtodo cientfico. Ele acreditava que a sociedade pudesse ser desenvolvida a partir de critrios das cincias exatas e biolgicas. Para Comte, a anlise cientfica aplicada sociedade o centro da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organizao social e poltica.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!18!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Jesutas: Utilizavam o mtodo Ratio Studiorum que o plano de estudos e de mtodos com base filosfica. Representa o primeiro sistema organizado de educao catlica. A educao dos jesutas era destinada formao da elite burguesa, para prepar-los a exercer a hegemonia cultural e poltica.

Durkheim: Foi sucessor de Comte na Frana, ele compara a sociedade a um organismo vivo em que cada indivduo tem uma funo especfica. Para Durkheim a educao a ao exercida pelas geraes adultas (j socializadas) sobre as geraes mais jovens (que ainda no se

entregaram convivncia social).! Segundo Durkheim, h homens que devem ser preparados para refletir, para pensar, para serem os dirigentes do pas, seja nas empresas, seja no governo, enquanto outros devem ser educados para a ao, para a execuo do trabalho manual e a obedincia. Essa uma funo importante da educao na viso de Durkheim: preparar os homens para desempenhar os diferentes e harmnicos papis sociais. Fundador do funcionalismo defendeu a ideia de uma sociedade harmnica que deveria ser preservada.

John Dewey: Democracia a palavra chave para esse pensador. Sua filosofia da educao foi determinante para que a Escola Nova se propagasse por quase todo o mundo. Para ele a escola deve apresentar caractersticas de uma pequena comunidade democrtica. O currculo
00000000000

deveria se adequar aprendizagem das crianas de acordo com que elas vivem na sociedade. A relao professor-aluno deve ser democrtica! Esse filsofo tambm ver as desigualdades sociais como consequncia das diferenas entre os indivduos, no sendo em decorrncia do fator histrico.

interessante percebermos que Dewey ver a democracia NO como transformao e sim como participao de todos.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!19!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Gramsci: A escola possui um potencial transformador da sociedade possuindo duas funes: inculcar e minar as ideias dominantes. Existem tambm duas estruturas que agem na sociedade que so os intelectuais orgnicos e os intelectuais tradicionais. Intelectuais orgnicos Proletariado Intelectuais Tradicionais - Ideias da classe dominante Os intelectuais tradicionais espalham as ideias da classe dominante e os intelectuais orgnicos esto envolvidos com a causa do proletariado. A infraestrutura (matriz econmica) determina a superestrutura

(instituies e o Estado).

Karl Manheim: Devemos associ-lo as tcnicas sociais. Essas tcnicas sociais so formas de influenciar a conduta das pessoas para que se enquadrem nos padres que so estabelecidos. A harmonia tambm um importante fator citada por esse autor como forma de conservar a sociedade. As tcnicas sociais uma forma da sociedade ser planejada e

controlada. A escola faz parte desse sistema sendo uma das tcnicas sociais!

Karl Marx: Afirma que a sociedade no est pronta e acabada, est em constante transformao. Isso o que ele chama de materialismo dialtico! Para Marx a transformao
00000000000

educativa

deveria

ocorrer

paralelamente revoluo social. Para o desenvolvimento total do homem e a mudana das relaes sociais, a educao deveria acompanhar e acelerar esse movimento, mas no ser responsvel exclusivamente de desencade-lo, nem de faz-lo triunfar. A sociedade composta por um todo que est inter-relacionado. Assim papel da educao fazer com que as pessoas entendem de forma crtica o seu papel dentro do contexto social. Existe uma luta de classes que so adversas: a burguesia e o proletariado. papel da educao combater a alienao, processo no qual o trabalhador no tem conscincia do produto do seu trabalho.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!3:!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Ufa! So muitos pensadores! Voc no deve se desesperar com a quantidade de ideias pedaggicas e sim com o contedo. Se observar bem, cada pensador tem um foco principal e nesse foco que voc deve ter ateno. De qualquer forma, no fique preocupado, no final do contedo dos pensadores, voc ir encontrar um resumo com as palavras principais de cada autor, para absorver melhor cada ideia que foi apresentada! Vamos l!

Louis Althusser: O estado dominava a sociedade atravs de dois aparelhos: Aparelho ideolgico do Estado Funciona por meio da ideologia que so aquelas ideias transmitidas com a finalidade de levar as pessoas a aceitarem as ideias burguesas como boas e maturais. Aparelho repressivo do Estado utilizava da fora para impor as
00000000000

ideias estatais. Para Althusser a escola um aparelho ideolgico central por que alcana um nmero expressivo de pessoas durante um longo perodo de tempo.

Makarenko: Ver o trabalho coletivo como um grande princpio pedaggico. As decises dentro da escola deveriam ser tomadas coletivamente para que os alunos vivenciem o socialismo. Tambm concebeu um modelo de escola baseado na vida em grupo, na
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!31!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima autogesto, no trabalho e na disciplina que contribuiu para a recuperao de jovens infratores. Mais que educar, com rigidez e disciplina, ele quis formar personalidades, criar pessoas conscientes de seu papel poltico, cultas, sadias e que se tornassem trabalhadores preocupados com o bemestar do grupo, ou seja, solidrios.

Michel Apple: O currculo no neutro! Esse autor questiona o porqu de alguns conhecimentos serem selecionados em detrimento de outros. O currculo acaba refletindo uma seleo de poder. O currculo no uma mera colagem objetiva de informaes, pois estas so sempre frutos de determinados agrupamentos sociais, que decidem o que ser transmitido nas salas de aula. Desta forma, no fundamental saber como o conhecimento ser disseminado, mas sim qual saber, e porque este e no outro. Assim, o educador prope questionamentos alternativos e coloca em xeque o modelo tecnicista.

Ivan Illich: Conforme Gadotti, uma de suas crticas dirigida ao que ele chama de instituies do bem-estar social, e a escola faz parte desse bloco de instituies, com seu estilo industrial da elaborao de um produto que posteriormente etiquetado como educao, sendo vendido para todos os lados. Illich defende a desescolarizao da sociedade j que para ele os conhecimentos so adquiridos fora da escola.
00000000000

Max Weber: Realizou um importante estudo sobre a religio e criou-se o que ele chama de racionalidade burocrtica. Ele pesquisou e tentou relacionar o sentido das chamadas aes sociais com os indivduos que podem ser divididas em quatro aes fundamentais: ao social racional com relao a fins, ao social racional com relao a valores, ao social afetiva e ao social tradicional. A ao social aquela que orientada ao outro. No entanto, h algumas atitudes coletivas que no podem ser consideradas sociais. Para ele a sociedade no mais importante que os indivduos.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!33!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron: Para essa dupla o ponto de partida a relao entre o sistema de ensino e o sistema social. Eles afirmam que a escola exerce dupla violncia sobre os estudantes: Ao mesmo tempo que impe a cultura burguesa, oculta essa imposio. Os estudantes que fazem parte da classe trabalhadora so menos valorizados na sociedade.

Philippe Perrenoud: Definiu 10 competncias para nortear o trabalho docente: 1 Organizar e dirigir as situaes de aprendizagem 2 Administrar a progresso das aprendizagens 3 Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciao para cada aluno. 4 Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho 5 Trabalhar em equipe 6 Participar da administrao da escola 7 Envolver e informar os pais 8 Utilizar novas tecnologias 9 Enfrentar os deveres e dilemas ticos da profisso 10 Administrar a sua formao continuada Para Philippe Perrenoud S podemos comparar alunos que seguem o mesmo currculo formal. Para tanto, preciso organizar as interaes e
00000000000

as atividades de modo que cada aluno seja confrontado constantemente, ou ao menos com bastante frequncia, com as situaes didticas mais fecundas para ele. Esse autor sugeriu alguns caminhos para os professores seguirem durante o caminhar da sua profisso.

Paulo Freire: Ao propor uma prtica de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido na poca que ele qualificou de educao bancria. Nela, segundo Freire,
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!34!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima o professor age como quem deposita conhecimento num aluno que apenas receptivo. Em outras palavras, o saber visto como uma doao dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas no menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a conscincia dos oprimidos. "Sua tnica fundamentalmente reside em matar nos

educandos a curiosidade, o esprito investigador, a criatividade", escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educao que defendia, tinha a inteno de inquiet-los. Toda a sua obra voltada para uma teoria do conhecimento aplicada educao, sustentada por uma concepo dialtica em que educador e educando aprendem juntos numa relao

dinmica na qual a prtica, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeioamento. Para Freire a educao no neutra, sempre um ato poltico. A proposta do autor sugere a utilizao de temas geradores que so tirados da prtica de vida dos educandos partindo do estudo da realidade. Para Freire o dilogo crtico entre educador e educando fundamental. Na educao bancria os alunos so objetos e a educao libertadora leva o oprimido liberdade.

Giroux: Estudou as ideias de Paulo Freire sendo um dos maiores


00000000000

representantes da teoria crtica. Suas obras oferecem um reflexo crtica ajudando os educadores a compreenderem a educao como forma de poltica social. Para ele a pedagogia no deve ser vista apenas como prtica de ensino devendo envolver a poltica social em que est inserida. Um fator importante no trabalho de Giroux a abordagem do tratamento dialtico dos dualismos entre ao humana e estrutura, contedo e experincia, dominao e resistncia. A escola analisada por ele como uma espao de reproduo e dominao que ao mesmo tempo, permite uma resistncia por parte dos oprimidos.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!35!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Herbart: Deu prioridade para a teoria e a psicologia dentro da rea da educao. Contribuiu para o ensino tradicional quando abordou em suas ideias a questo de que novos conhecimentos so adquiridos por meio do aprendizado passivo. Para ele a educao um processo do qual a humanidade educa a si mesma a partir das ideias que ela mesma produz. Uma das contribuies mais importantes desse pensador foi a de que a doutrina pedaggica para ser vlida e cientfica precisa ser comprovada experimentalmente. Essa concepo veio do filsofo Kant (1724-1804) e foi desenvolvida por Herbart, que fez surgir as escolas de aplicao que existem at os dias de hoje. Nesse caso a teoria e a prtica fazem um trabalho constante e se alimentam uma da outra.

Ansio Teixeira: Tornou-se secretrio da educao e cultura do Distrito Federal lanando um sistema de educao global do fundamental universidade. Foi precursor na implantao de escolas pblicas de todos os nveis. Suas ideias influenciaram a educao no Brasil. Ele

proporcionou ao pas a educao cultural e profissional dos jovens. Ansio foi motivado por Dewey e considerava que a escola deveria educar e formar homens livres. Participou do movimento Manifesto dos

Pioneiros da Escola Nova.

Pestalozzi: Esse educador trabalhou com crianas abandonadas, em um


00000000000

momento de difcil condio. Em sua teoria os sentimentos eram destacados e valorizados dentro do processo de aprendizagem. Fundou um internato onde trabalhava as estratgias de ensino, apresentando objetos do simples para os mais complexos; o conhecido para o desconhecido; do concreto para o abstrato; do particular para o geral. Esse mtodo foi utilizado por educadores de todo o mundo que difundiram suas ideias para a Europa e toda a Amrica.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!36!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Talcott Parsons: Para esse socilogo a escola como meio de socializao acaba promovendo a conservao desse sistema, cumprindo a funo de manuteno da sociedade. Ele tenta explicar o porqu da vivncia de uma ordem social. A ao social era um de seus principais estudos. Disseminou as ideias de Durkheim e estudou a socializao como mecanismo bsico para a construo do sistema social mais conhecido como (Social System).

Baudelot e Establet: Afirmaram que a escola nica no poderia existir dentro de uma sociedade de classes. Tudo o que se passa na escola abarcado pela diviso das classes. Essa diviso eles denominaram de SS(escola secundria superior) trabalho intelectual e PP(escola primria profissional) trabalho manual. Eles analisaram essa diviso e constataram que o insucesso escolar pode ser acarretado pela diferena entre as classes.

Montessori: Seu mtodo tem como base a atividade, liberdade e a individualidade do aluno. Educa-se para a vida. Teve uma grande influncia na educao infantil. Procurou desenvolver nos alunos o potencial criativo associado a vontade de aprender.

Freinet: Procurou desenvolver novos mtodos de se relacionar com os alunos. Afirmou que no existia uma educao ideal e sim uma educao
00000000000

de

classes.

Criou

um

estudo

sobre

escola

popular,

moderna

democrtica. Desenvolveu atividades pedaggicas que so utilizadas e valorizadas at hoje como por exemplo os cantinhos pedaggicos, aulapasseio e o jornal de classe.

Becker & Schults: So os conhecidos arautos do capital humano. Defendiam a importncia econmica da escolarizao tida como um investimento pleno que traria retorno.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!37!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Comenius: o principal representante da pedagogia realista. Em 1932 lanou a Didtica Magna.

Rousseau: Defendia a necessidade de se partir dos objetos sensveis para se chegar aos intelectuais com as crianas. Autor de o Contrato social e depois escreveu Emlio ou Da Educao onde apontou vastas orientaes para a educao.

Montaigne: Representa o humanismo francs com sua obra Ensaios, criticando o ensino conteudstico e a aprendizagem escorada apenas na fala do professor mostrava que o verdadeiro educador aquele que desperta em seu aluno, prazer de aprender, a curiosidade pelo desafio e o gosto pela leitura.

Locke: Para ele, nossa mente como tbula rasa e somente a experincia que nos pode fornecer as ideias.

ATENO PARA OS AUTORES ABAIXO QUE A BANCA IBFC J COBROU EM PROVA. ATENTE-SE PARA ESSES NOVOS ESCRITORES QUE DICILMENTE FORAM COBRADOS POR OUTRAS BANCAS:

Belmira Oliveira Bueno escreve e realiza pesquisas sobre profisso


00000000000

docente e formao de professores, incluindo o uso de tecnologias de informao e comunicao.

Ivor Goodson desenvolve estudos sobre a vida profissional e o trabalho. Esse professor baseia suas ideias a partir de um olhar amplo sobre as histrias de vida das pessoas. O seu trabalho mais ressalta a narrativa da aprendizagem, a pedagogia narrativa e nas novas perspectivas da teoria narrativa, partindo do pressuposto de que "Ao entender algo to

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!32!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima intensamente pessoal como o ensino, fundamental que saibamos sobre a pessoa que o professor ".

Zigmunt Bauman - Para ele a globalizao influencia a sociedade com as novas ideias e novos caminhos oferecidos para o indivduo. impossvel desviar-se das consequncias da globalizao, com notcias, novidades e informaes. Tudo ocorre com intensa velocidade, o que tambm se reflete nas relaes entre as pessoas. Bauman um dos condutores da chamada "sociologia humanstica" Ele fala sobre a sociedade lquida nos levando a relfexo de que vivemos num perodo marcado pela

flexibilidade, resultando na fragilidade entre as relaes sobre as coisas ou pessoas. Para ele Lquidos mudam de forma muito rapidamente, sob a menor presso. Na verdade, so incapazes de manter a mesma forma por muito tempo. No atual estgio lquido da modernidade, os lquidos so deliberadamente impedidos de se solidificarem. A temperatura elevada ou seja, o impulso de transgredir, de substituir, de acelerar a circulao de mercadorias rentveis no d ao fluxo uma oportunidade de abrandar, nem o tempo necessrio para condensar e solidificar-se em formas estveis, com uma maior expectativa de vida.

00000000000

Querido aluno, o nosso foco aqui a aprovao no concurso pblico, por isso preparamos um esquema para voc fazer a associao do pensador com as principais palavras/ideias que o
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!38!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima envolvem. Isso facilitar na hora da prova, quando voc se deparar com a ideia e a quem ela pertence ok?

AUTOR

LEMBRAREMOS DE:

34567!

+,./!012/%! 8%9:;!<=>&%!()!=?)?! /:!

45+!

!+,=(.!<())?%!,)?! 455+3+! ?),0.&,#)/!0)/!)(:.! 7?&%,.!:&%.&/%,.! )?.!.)!)!(:/=!


00000000000

+8! 4::,=)! .=)! +54!

.,%;%,.! .&)%)&=.!%)&.!

;.!=:(%.?:!

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!39!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

AUTOR

LEMBRAREMOS DE:

7! ++[!

32.?=?%.!(! ().?%!

43! 5>&%,!.%%,! 84+8! 48!


43! 84]!
37! 435+! 457! 844+7!

&=)/)=:/!7?&%.! &=)/)=:/!5?(%%.&/! 5?2/.! 8=)?%/%,.!%/>;.!


40?)/.,!()./%.,!(.! +,=(.! 40?)/.,!)0?),,%.,!(.! +,=(.!
00000000000

./);.!

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!4:!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

AUTOR

LEMBRAREMOS DE:

8+3! 43+! _4! 33! 84]! ++!

7!:??:/.!&.!>!&):=?.! ),),./?%.!(! .%)(()! %.&/%(()! :?.?#;!

7+!+! _%./9&%!%2/%! 4+7! :0/!_%./9&%! ++7!

!.0)=9&%,!0?! )&,%&?!
00000000000

437! ++!

5),!)?(.?),!

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!41!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

AUTOR

LEMBRAREMOS DE:

543755! 47! 47! 5+]+4!

.%/!,=)! +(:?!0?!.??! .)&,!/%?),!

_/.?%.!(.,! +5437! ,)&;)&=.,! ;(.<=,&!! >%&(0=&?!!

4!),./!>!(%%(%(!

875+7! +(:.!&&;/!
00000000000

++5!

&;&.,!)(%.,!

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!43!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

AUTOR

LEMBRAREMOS DE:

;+!! 4?:=.,!(.!0%=/! :&.! +.=&%?!! ,/.%?!! %(#;!8&! ,.%%(.?!! 4:=.?!.&=?=.!.%/!

00000000000

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!44!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Com o pensamento de cada um desses autores passaremos a estudar o que deu origem as chamadas teorias da educao, que passam a instruir formas de como a sociedade poder ser transformada.

Iniciaremos o nosso prximo assunto relembrando e familiarizando com questes relacionadas e esse contedo que voc (como educador) j deve ter visto na faculdade e que vale a pena repassar ok?

Antes

de

estudarmos

as

tendncias
00000000000

pedaggicas,

que

tal

refletirmos sobre um assunto muito falado e que sempre citado dentro desse contedo. A escola nova merece ser citada a parte por sua importncia dentro no contexto educacional. Ela surgiu

na primeira metade do sculo XX trazendo para o nosso pas transformaes sociais significativas.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!45!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

ATENO PARA O ASSUNTO ABAIXO QUE A BANCA IBFC J COBROU EM PROVA:

ESCOLA NOVA: A Escola Nova chamada tambm de escola ativa ou escola progressiva, foi bastante criticada mas at hoje pode nos oferecer grandes ideias e princpios que podem ser utilizados no nosso ambiente educacional. Esse movimento veio com o objetivo de renovar o ensino a partir das necessidades que surgiram com as mudanas na sociedade e com o progresso das cincias no ltimo meio sculo, propondo novos meios de aplicao cientfica. Prope um ensino mais dinmico e ativo baseado tambm nos interesses das crianas.

No Brasil, Rui Barbosa introduziu esse movimento, sendo trabalhado posteriormente por Loureno Filho e Ansio Teixeira que participaram do manifesto dos pioneiros da Escola Nova.

Na Amrica John Dewey foi o pedagogo com o nome mais relacionado a


00000000000

esse movimento. Para ele as escolas no deveriam ser apenas o local da transmisso dos conhecimentos e sim, deveria funcionar como uma comunidade. A Escola Nova foi muito criticada por acharem sua flexibilidade um problema para a instituio escolar. Mesmo com as crticas os escolanovistas mostraram atravs da experincia a

funcionalidade desse movimento, demonstrando que as crticas s serviam para quem fizesse uma anlise destorcida do que eles propunham. Apesar da grande importncia a Escola Nova no conseguiu
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!46!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima alterar a forma de operar dos sistemas de ensino, porm contribuiu muito para a educao principalmente quando se trata da experincia pessoal dentro do processo de ensino e aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO HISTRICO DAS CONCEPES PEDAGGICAS

Existem trs tipos de teorias que dividem os pensamentos pedaggicos que so:

Teorias

no-crticas

de Teorias reprodutivistas Teorias de educao: de Como instrumento educao: de Como

crticas

de

educao: Como instrumento

instrumento

de

ADAPTAO: Pedagogia Tradicional. Liberal Progressivista. Liberal diretiva. Tecnicista (Lei n 5.692/71). Renovada Noliberal

REPRODUO: - Violncia Aparelho Renovada Estado, Escola Dualista.


00000000000

TRANSFORMAO:

Simblica, Pedagogia progressista Ideolgico do Tendncia Libertria. Tendncia Libertadora. Tendncia Crtico-social Progressista Progressista

dos Contedos.

As teorias crticas surgiram com a necessidade de transformar e questionar as desigualdades sociais que permaneciam com a teoria tradicional dentro do sistema de ensino. A teoria crtica apresentava uma maior reflexo sobre o porqu ensinar e para que ensinar? Formar

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!47!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima sujeitos emancipadores era uma das formas de conseguir mudanas dentro do sistema de ensino.

Para melhor entendermos essa classificao e os pensamentos da pedagogia progressivista e progressista, passaremos ento a estudar as famosas tendncias pedaggicas. Vamos l?

TENDNCIAS PEDAGGICAS:

As tendncias pedaggicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosficos e os autores de forma geral concordam em classifica-las em dois grupos:

00000000000

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!42!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Liberal

5)&(9&%!!=?(%%.&/! 5)&(9&%!?)&.(!! 0?.?),,%%,=! 5)&(9&%!/%2)?/!&.! (%?);!5)&(9&%! =)&%%,=! 5)&(9&%! /%2)?=(.?! 5)&(9&%!/%2)?=#?%! 5)&(9&%!?;. ,.%/!(.,!.&=)1(.,!

Progressista

00000000000

ATENO!

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!48!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima No confunda PROGRESSIVISTA com PROGRESSISTA. As bancas examinadoras adoram trocar essas palavrinhas para te confundir, por isso fique atento!

Outra dica importante voc ter cuidado com os nomes dos representantes de cada tendncia. Os examinadores gostam de troc-los, colocando as ideias junto com um autor que pertence a outra tendncia. Esse um peguinha clssico e que ns no vamos cair mais certo?

As tendncias so classificadas em dois grupos como vimos no quadro acima. O primeiro grupo representa a parte

conservadora (ou renovada) que mantm a sociedade do jeito que ela est. O segundo grupo prope a transformao da sociedade, questionando suas relaes, levando a educao como instrumento de transformao social.

Pedagogia Liberal Liberal nesse sentido, no est ligado a algo aberto ou democrtico, e sim com a justificao da sociedade de classes e consequentemente o capitalismo.
00000000000

Desse modo o papel da

escola adaptar os indivduos sociedade, que deve permanecer harmnica, preparando o aluno para exercer papis sociais de acordo com as suas habilidades.

PEDAGOGIA LIBERAL - MANTER A SOCIEDADE

LIBERAL TRADICIONAL: Nesta tendncia o educador passa a ser a figura central, sendo o aluno apenas um receptor passivo dos conhecimentos que so estimados como verdades absolutas. Os
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!49!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima exerccios so passados de forma repetitiva visando a memorizao. Desse modo importante que o aluno preste ateno porque o ouvir facilita o registro do que se transmite na memria. A tarefa do aluno nesse caso, decorar a matria.

LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA: - Nesta tendncia h a valorizao do aluno como ser ativo e curioso. Seu principal

representante foi John Dewey que junto com seus seguidores reagiram a concepo da educao pela instruo, advogando a educao pela ao. Essa reformulao na educao foi inspirado nas ideias de e recebeu diversas denominaes entre elas Escola Nova. fazendo valorizado junto com as tentativas

Rousseau O

aprender

experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. H uma vivncia democrtica.

LIBERAL RENOVADA NO DIRETIVA: A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicolgica do que com a social ou pedaggica. Para aprender tem que estar

significativamente ligado com suas percepes, modificando-as. O resultado de uma boa educao deve ser comparado ao resultado de uma boa terapia. Desenvolve a valorizao do eu. Carl Rogers foi inspirador dessa tendncia dando nfase no desenvolvimento das relaes humanas.
00000000000

TECNICISTA: Tambm conhecida como behaviorista, nessa tendncia o aluno visto como depositrio passivo dos conhecimentos, que devem ser adquiridos atravs de associaes. O professor quem deposita os conhecimentos, pois ele visto como um especialista na aplicao de manuais, sendo sua prtica extremamente controlada. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeioar a ordem social vigente, que o capitalismo, formando mo de obra especializada para o mercado de trabalho. As relaes afetivas
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!5:!()!22!
00000000000 - DEMO

!
pouco importam. Skinner foi

!! !
um dos

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima principais autores dessa

tendncia.

PEDAGOGIA PROGRESSISTA MATERIALISMO DIALTICO

LIBERTADORA Paulo Freire o principal autor dessa tendncia tenta vincular a educao luta e organizao de classe. O aluno deve ter uma conscincia da realidade em que vive. Busca pela transformao social, a condio de se libertar atravs da elaborao da conscincia crtica da organizao de classe. Centraliza-se na discusso de temas sociais e polticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos. Questiona as relaes do homem com o homem e o do homem com a natureza. Os contedos aparecem como temas geradores que so extrados da problematizao de vida dos alunos.

LIBERTRIA As palavras libertrio e autogestionrio so tpicas dessa tendncia. Parte do princpio de que a vivncia do aluno incorporada e utilizada em situaes novas, por isso o saber sistematizado s ter relevncia se for possvel seu uso prtico. O professor mistura-se com o aluno para uma reflexo comum. Focaliza a livre expresso e o contexto cultural. Os contedos, apesar de
00000000000

disponibilizados, no so exigidos pelos alunos e o professor tido como um conselheiro disposio do aluno. No prev avaliao dos contedos.

CRTICO-SOCIAL DOS CONTEDOS OU "HISTRICO-CRTICA Adere o contedo (livro) visando o senso crtico do aluno, relacionando a prtica com os contedos estudados. Confronta a teoria proposta com as realidades sociais enfatizando tambm o conhecimento histrico. Faz com que o aluno se prepare para o mundo adulto e a
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!51!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima democratizao da sociedade. Os conhecimentos so construdos pelo meio social junto com a aquisio dos contedos. Utiliza o mtodo dialtico (prtica-teoria-prtica). O professor um mediador sendo um profissional competente e qualificado para auxiliar e direcionar o processo de ensino e aprendizagem.

00000000000

Quadro extrado do site http://pedagogia.tripod.com/quadro_tendencias.htm

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!53!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

PEDAGOGIA LIBERAL
Nome da Papel Escola da Professor Contedos Mtodos x aluno
So Preparao intelectual e Pedagogia Liberal Tradicional. moral alunos assumir papel sociedade. dos para seu na conhecimento e valores sociais Exposio e Autoridade do professor que atitude receptiva aluno. do exige A aprendizagem Nas que escolas adotam

Tendncia Pedaggica

Aprendizagem

Represen tantes

acumulados atravs tempos repassados alunos verdades absolutas. Os contedos dos e aos

demonstrao verbal da

receptiva e mecnica, sem se considerar as caractersticas prprias idade. de cada

filosofias humanistas clssicas cientficas. ou

matria e / ou por meios de modelos.

como

A Tendncia Liberal Renovadora Progressivista. deve

escola

so estabelecidos a

Por

meio

de

adequar

as

partir experincias vividas

das

experincias, pesquisas mtodo soluo problemas. e de de

O professor auxiliador no desenvolvim ento livre da criana.

Montessori baseada e na na de Decroly Dewey Piaget Lauro de

necessidades individuais ao social. meio

motivao estimulao problemas.

pelos

alunos frente s situaes problemas.

oliveira Lima

Educao centralizada Tendncia Liberal Renovadora no-diretiva (Escola Nova) Formao de atitudes. Baseia-se busca na dos Mtodo baseado facilitao na da no aluno e o professor quem garantir um relacionamen
00000000000

Aprender modificar as percepes da

Carl

Rogers,

conhecimentos pelos alunos. prprios

"Sumermerhi ll" escola de A. Neill.

aprendizagem .

realidade.

to respeito.

de

modeladora Tendncia Liberal Tecnicista. do comportame nto humano de So informaes ordenadas numa sequncia lgica psicolgica. e Procedimento s e tcnicas a

Relao objetiva onde o professor Aprendizagem baseada desempenho. no Leis 5.540/68 5.692/71 Skinner Blomm

para

transmisso e recepo de

transmite informaes e o aluno vai fix-las.

atravs tcnicas

informaes.

especficas.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!54!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

PEDAGOGIA PROGRESSISTA

Nome Tendncia Pedaggica

da

Papel Escola

da

Professor Contedos Mtodos x aluno Aprendizagem Representantes

No

atua

em

escolas, porm visa levar e A relao de igual para igual, horizontalmente.

professores

alunos a atingir Tendncia Libertadora Progressista um nvel de Temas geradores. Grupos discusso. de

Resoluo

da

conscincia da realidade que vivem em na da

situao problema.

Paulo Freire.

busca

transformao social.

Transformao da Tendncia Libertria. Progressista personalidade num sentido e As matrias Vivncia grupal forma na de no diretiva, o professor Aprendiagem informal, via grupo. C. Miguel Arroyo. Freinet Gonzales

so colocadas mas exigidas. no

orientador e os alunos livres.

libertrio

auto-gesto.

autogestionrio.

Contedos culturais universais que Tendncia "crtico dos contedos Progressista social ou Difuso contedos. dos so incorporados pela humanidade frente realidade social.

mtodo Papel do aluno como participador do e Baseadas estruturas cognitivas estruturadas alunos. j nos nas Makarenko B. Suchodoski Manacorda G. Snyders Charlot

parte de uma relao direta


00000000000

da experincia do aluno

professor

"histrico-crtica"

como mediador entre o saber e o aluno.

confrontada com o saber sistematizado.

Demerval Saviani.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!55!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Vamos agora para a parte em que devemos fixar todo o contedo certo? Lembrando que quanto mais exerccios, maior o grau de fixao. Nesta etapa fizemos questo de colocar questes da nossa banca IBFC para j nos familiarizarmos com a tcnica. Vamos L!

QUESTES COMENTADAS:

1 - A Pedagogia Progressista manifestou-se em trs tendncias, que so elas: a) A humanista, a moderna e a tradicional. b) A libertadora, a libertria e a crtico-social dos contedos. c) A liberal, a liberal renovada e a liberal avanada. d) A do conflito, a mediadora e a do consenso. e) A reprodutivista, a revolucionria e a mudancista.

Letra B. Lembrando que a pedagogia progressista possibilita ao


00000000000

estudante a compreenso crtica da sociedade. As tendncias que criticam e buscam uma forma de transformao so: Libertadora, libertria e crtico-social dos contedos.

2 - (CESPE/08) - A tendncia progressista histrico crtica dos contedos difunde a ideia de que a escola deve garantir a aquisio de contedos e a socializao para propiciar aos alunos uma participao organizada e ativa na democratizao da sociedade. Como principal representante dessa tendncia tem-se
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!56!()!22!
00000000000 - DEMO

!
a( ) - Paulo Freire.

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

c ( ) - Maria Montessori. b( ) - Dermeval Saviani.

d ( ) - Carl Rogers. Letra B. Dermeval Saviani foi um grande representante dessa pedagogia (citado no nosso quadro das tendncias). Contribuiu com suas obras abordando entre outros assuntos a necessidade de se elaborar uma teoria educacional a partir da prtica, servindo como base para a construo de um sistema educacional.

3 - Na perspectiva da Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), ensinar exige dos educadores alguns saberes fundamentais, dentre os quais NO se inclui: a) Exerccio de curiosidade. b) Intransigncia intelectual. c) Liberdade e autoridade. d) Rigorosidade cientfica.

Letra B. Ao ensinar o professor deve oferecer uma prtica dialgica, onde h a participao, possibilitando a criao e a produo de conhecimentos. Desse modo, no deve haver

intransigncia, pois para esse autor Os homens se educam entre si mediados pelo mundo.
00000000000

4 - (Cefet-RJ/Pedagogo) - As Tendncias Pedaggicas originam-se de movimentos sociais e filosficos num dado momento histrico, que acabam por propiciar a unio das prticas didtico-pedaggicas com os desejos e aspiraes da sociedade, de forma a favorecer o conhecimento. Acerca das Tendncias Pedaggicas, est correto afirmar que, EXCETO: a ( ) - Os autores em geral, concordam e classificam as Tendncias

Pedaggicas em dois grupos: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!57!()!22!
00000000000 - DEMO

!
b (

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima ) - Na Tendncia Progressista Crtico-Social dos Contedos cabe ao

professor o papel de mediador entre o saber e o aluno. c( ) - Na Tendncia Liberal Tecnicista a aprendizagem se manifesta pela

resoluo de problemas. d ( ) - A pedagogia Liberal Tradicional na escola, prepara o aluno

intelectualmente e moralmente para assumir um lugar na sociedade.

Letra C. A tendncia tecnicista prepara os indivduos para o mercado de trabalho, organizando o desenvolvimento de

habilidades para que o aluno seja inserido no sistema social global.

5 - (Funiversa/Pedagogo/2012) As tendncias pedaggicas classificamse em liberais e progressistas. A respeito desse tema, correto afirmar que: a ( ) A tendncia tecnicista, instituda oficialmente, no Brasil com as

Leis n 5.540/68 e 5.692/71, tem como princpio a formao cidad. b ( ) A tendncia libertadora que tem Paulo Freire como seu maior

expoente a principal representante das tendncias liberais. c ( ) As tendncias liberais defendem a liberdade, a valorizao das

experincias dos alunos e a escola como uma instituio social. d ( ) A tendncia libertria, que uma das tendncias progressistas,
00000000000

localiza a escola no contexto social e prope a autogesto. e ( ) - A tendncia tradicional por muito tempo foi classificada

erroneamente como uma tendncia liberal, por isso era to criticada.

Letra D. A tendncia libertria faz parte da pedagogia progressista e sempre que vermos a palavra autogesto ou autogestionrio lembraremos que se trata dessa tendncia.

6 - (CESPE/08) - De acordo com a concepo progressista crtico-social:

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!52!()!22!
00000000000 - DEMO

!
a (

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima ) - os contedos devem ser colocados disposio dos alunos,

servindo para a promoo da autogesto, sem ser objeto de cobranas de avaliaes. b( ) - os contedos a serem trabalhados devem ser aqueles que possam

ser observveis e mensurveis, eliminando-se a subjetividade. c ( ) - no suficiente que os contedos sejam bem ensinados, sendo

necessrio que tenham uma ligao com seus significados humano e social. d ( ) - a organizao curricular deve privilegiar a aprendizagem

dos meios para que os alunos busquem por si mesmos os conhecimentos relevantes.

Letra C. Sabemos que na tendncia crtico-social, os contedos devem ser indissociveis da realidade do aluno.

(Funiversa/Pedagogo/2012) relacionadas s

As

teorias de

pedaggicas e

esto

intimamente

concepes

homem

sociedade,

portanto, modificam-se conforme o contexto histrico em que se apresentam. A respeito do pensamento pedaggico brasileiro, assinale a alternativa correta. a ( ) - Na tendncia tradicional, os contedos so privilegiados, o

professor detentor do conhecimento e as relaes pedaggicas so horizontais. b(


00000000000

) - Na tendncia libertadora, os contedos so trabalhados de forma

sistematizada, o professor mantm uma relao prxima ao aluno, que, por ser analfabeto, um ser passivo. c( ) - Na tendncia escolanovista, h uma centralizao nos contedos,

e as relaes entre professor e aluno so marcadas pelo dilogo e pelo afeto. d ( ) - A tendncia libertria marcada pela biopsicologizao dos

alunos, que so considerados em suas particularidades e origem social.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!58!()!22!
00000000000 - DEMO

!
e (

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima ) - A tendncia crtico social dos contedos percebe o aluno como

sujeito ativo em seu processo de conhecimento e trabalha os contedos relacionando-os ao contexto sociopoltico.

Letra E. Lembramos mais uma vez que na tendncia crtico-social os contedos se relacionam com o contexto em que o aluno est inserido.

8 - (Resende-RJ/OE/2010) O modo como os professores realizam o seu trabalho, selecionam os contedos das disciplinas, organizam os tempos escolares, orientam as atividades dos alunos e definem instrumentos de avaliao indica as intenes educativas e as concepes de

aprendizagem que os orientam.

Sobre a referncia, as tendncias

pedaggicas e a prtica educativa, relacione as colunas abaixo: 1. Tradicional; 2. Renovada no diretiva; 3. Tecnicista; 4. Crtico-social. a ( ) - O papel do professor implementar aes, aplicar materiais

instrucionais, controlar. b ( ) - Defende a escola como socializadora dos conhecimentos e

saberes universais; a ao educativa pressupe uma articulao entre o ato poltico e o ato pedaggico; c( ) - Ensino humanstico de cultura geral; ensino tradicional de carter

verbalista, autoritrio e inibidor da participao do aluno. d( e( ) - Concepo dialtica da histria (movimento e transformao);
00000000000

) - O papel do aluno dar respostas programadas, reagir a estmulos

externos: f ( ) - O professor um mero facilitador da aprendizagem; a motivao

da aprendizagem o desejo de adequao pessoal na busca de auto realizao. A sequncia est correta em: a( ) - 3, 4, 1, 4, 3, 2;

b ( ) - 1, 2, 3, 4, 1, 2; c( ) - 4, 3, 2, 2, 1, 1;

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!59!()!22!
00000000000 - DEMO

!
d ( ) - 2, 4, 1, 3, 3, 2; e( ) - 3, 3, 1, 2, 2, 4;

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Letra A. Na primeira afirmativa letra (a) aparece a palavra controlar e instrucionar que so tpicas da tendncia tecnicista. Na letra (b) percebemos que a articulao entre o ato poltico e o ato pedaggico so caractersticas da tendncia critico-social. Na letra (c) fala-se sobre a no participao do aluno e ensino autoritrio tpico da tendncia tradicional. A letra (d) fala sobre

transformao que a tendncia crtico-social aborda. A letra (e) fala sobre estmulo e resposta programada que so caractersticas da tendncia tecnicista. Finalmente a letra (f) fala sobre auto realizao que uma caracterstica da tendncia liberal renovada no diretiva.

9 - (CEPS/2012) - A vinculao entre educao e democracia comps o iderio da renovao educacional da primeira metade do sculo XX. Em seu princpio fundante, esse iderio considerava que a educao apropriada aos fins democrticos deveria dirigir as experincias

educativas para a cooperao entre os indivduos e para a igualdade na aquisio de valores sociais relevantes construo da sociedade democrtica. Essa perspectiva referenciou uma concepo pedaggica conhecida como: a( b( c( d( e( ) - Educao libertadora. ) - Educao nova. ) - Educao tradicional. ) - Educao tecnicista. ) - Pedagogia crtico-social dos contedos.
00000000000

Letra B. Na escola nova as ideias democrticas visavam a transformao da sociedade. Vimos que essa educao veio como forma de desbancar a pedagogia tradicional que na poca
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!6:!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima predominava dentro dos sistemas de ensino e no levava em conta as experincias dos alunos.

10 - (Biorio/Pedagogo/2012) - Se, na Pedagogia Tradicional, a viso de homem era marcada pela de homem ideal, desvinculado de sua realidade concreta, tbula rasa na qual eram impressas as informaes e os contedos universalmente consagrados, na perspectiva da Pedagogia Tecnicista, o homem entendido como: a( b( c( d( e( ) - sujeito e no objeto do processo; ) - possvel de mudana, como a si mesmo; ) - aquele que sai do eu centrado em si para o seu eu social; ) - uma consequncia das influncias existentes no meio ambiente; ) - aquele cuja vocao ser sujeito e no objeto.

Letra D. Sabemos que na tendncia tecnicista o meio ambiente influencia na aprendizagem dos alunos.

11 - (Cefet-RJ/Pedagogo) - A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovao escolar apoiando-se Pedagogia tradicional. (Jos C. Libneo). Entre as caractersticas desse movimento destacam-se o(a): a( ) - valorizao da criana dotada de liberdade, iniciativa e interesses

prprios. b( c( d( e( ) - ao de agentes externos na formao do aluno. ) - primado do objeto de conhecimento.


00000000000

) - transmisso do saber constitudo. ) - predomnio da palavra do professor.

Letra A. Na pedagogia renovada (lembramos que trata-se da escola nova) valoriza-se a experincia, a descoberta e a pesquisa, diferente da pedagogia tradicional. A resposta que mais se assemelha essa concepo a letra (a).

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!61!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 12 - O papel da escola na tendncia liberal Tecnicista : a( b( c( d ( ) - modeladora do comportamento humano. ) - organizadora do processo de aquisio de habilidades. ) - organizadora do processo de conhecimentos especficos. ) - organizadora dos conhecimentos teis e necessrios na

integrao dos indivduos na mquina do sistema. e( ) - todas as opes anteriores esto corretas.

Letra

E.

Nota-se da

que

essa

questo

abordou que:

as

principais Modela o

caractersticas

tendncia

tecnicista

comportamento, controla as condies ambientais, tem seus princpios e informaes organizadas em manuais e prepara o indivduo para o sistema social.

13 - (Click/2012) - Destacou-se por seu trabalho na rea da educao popular, voltada tanto para a escolarizao como para a formao da conscincia poltica. Autor de Pedagogia do Oprimido, um mtodo de alfabetizao, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o dilogo com as pessoas simples, no s como mtodo, mas como um modo de ser realmente democrtico. Estamos falando de: a( b( c( d( ) - Paulo Freire; ) - Maria Montessouri; ) - Paulo Coelho; ) - Jean Jacques Rousseau.
00000000000

Letra A. Paulo Freire que ficou conhecido pelo seu mtodo de alfabetizao dos adultos tambm foi autor de Pedagogia do Oprimido. Sua proposta incluiu o dilogo (como citado na questo) como forma de se trabalhar e escutar a situao dos oprimidos libertao.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!63!()!22!
00000000000 - DEMO

para

que

houvesse

transformao

em

favor

da

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

14 - (CESPE/08) - Assinale a opo correta acerca da funo da escola na tendncia liberal renovada progressivista. a ( ) - A escola deve priorizar a formao de atitudes, por meio do

trabalho, com os aspectos psicolgicos acima dos pedaggicos ou sociais. b ( ) - A transformao das relaes de opresso do homem com a

natureza e do homem com outros homens a tarefa principal do processo educativo. c( ) - A busca da autogesto individual e coletiva o papel fundamental

da escola, estabelecendo, assim, um sentido poltico para o trabalho pedaggico. d ( ) - Cabe escola organizar-se de forma a retratar a vida,

proporcionando experincias que satisfaam s necessidades dos alunos e s exigncias sociais.

Letra D. Vimos que a experincia dos alunos caracterstica fundamental na tendncia liberal renovada progressivista.

15 - (CESPE/08) - Assinale a opo correta acerca da funo do processo educativo na concepo liberal renovada no- diretiva. a ( ) - No currculo, no deve haver contedos tradicionais estruturados devendo o professor
00000000000

externamente,

trabalhar

com

contedos

que

emerjam do prprio grupo. b(

) - A organizao do currculo deve ser embasada na crena de que a

assimilao da criana idntica do adulto, apesar de menos desenvolvida. c ( ) - No currculo, deve-se enfatizar o desenvolvimento das relaes e

da comunicao, tornando a transmisso de contedos secundria. d ( ) - O processo de aquisio do saber mais importante que o saber

propriamente dito, ou seja, o mais importante aprender a aprender.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!64!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Letra C. As relaes humanas so muito valorizadas na tendncia liberal renovada no-diretiva, alm do contedo ser menos valorizado. Por isso a questo c est correta!

16 - (Click/2012) - Tem como objetivo a transmisso dos padres, normas e modelos dominantes. Os contedos escolares so separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razo. Sua metodologia baseada na memorizao, o que contribui para uma aprendizagem mecnica, passiva e repetitiva. Estamos falando da tendncia: a( b( c( d( ) - Tecnicista; ) - Renovadora; ) - Tradicional; ) - Renovada no-diretiva.

Letra C. A tendncia tradicional aborda todas as caractersticas que envolvem padres, seguimento de normas, memorizao, contedos tidos como verdade absoluta e o professor como o detentor de todo o saber.

17 - (Click/2012) - Assinale a opo abaixo que no faz parte da diviso da tendncia pedaggica progressista:
00000000000

a(

) - Crtico-social dos contedos;

b ( ) - Renovada; c( ) - Libertaria;

d ( ) - Libertadora;

Letra B. A tendncia renovada faz parte da pedagogia liberal e no da pedagogia progressista.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!65!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 18 - (Fundelta/2012) - Nesta tendncia pedaggica, predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicao entre eles no decorrer da aula. Os contedos de ensino so os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas geraes adultas e repassados ao aluno como verdades. Os mtodos baseiam-se na exposio verbal da matria e/ou demonstrao. A atuao da escola consiste na preparao intelectual e moral dos alunos para assumir sua posio na sociedade. O enunciado se refere corrente pedaggica: a( b( c( d( ) - Pedagogia libertria. ) - Tendncia liberal tradicional. ) - Tendncia liberal renovada progressivista. ) - Tendncia liberal tecnicista.

Letra B. A pedagogia tradicional se baseia em mtodos e contedos que so repassados para os alunos como verdade inquestionvel. Os educandos devem recebe-las de forma passiva, sem fazer questionamentos. Outras caractersticas abordadas na questo tambm fazem parte dessa tendncia.

19 - (Fundelta/2012) - Os contedos so elaborados em funo da experincia que o educando vivencia frente aos desafios e problemticas de seu cotidiano, pois o conhecimento resulta da ao a partir de suas necessidades. A escola deve proporcionar meios que permitiam ao aluno
00000000000

educar-se, em um processo ativo de construo e reconstruo do objeto, havendo uma interao entre a estrutura cognitiva do indivduo e estrutura do ambiente. O texto se refere tendncia pedaggica: a( b( c( d( ) - Tendncia liberal tradicional. ) - Tendncia liberal renovada no-diretiva. ) - Tendncia liberal Tecnicista ) - Tendncia liberal renovada progressivista.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!66!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Letra D. Mais uma vez vemos a palavra experincia relacionada a tendncia liberal renovada progressivista. No vamos mais errar!

20 - (Fundelta/2012) - Num sistema social harmnico, orgnico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, atravs de tcnicas especficas. Os contedos de ensino so as informaes, princpios cientficos, leis etc., estabelecidos e ordenados numa sequncia lgica e psicolgica por especialistas. Os mtodos de ensino consistem nos procedimentos e tcnicas necessrias ao arranjo e controle das condies ambientais que assegurem a

transmisso/recepo de informaes. O enunciado se refere tendncia pedaggica: a( b( c( d( ) - Tendncia liberal tradicional. ) - Tendncia liberal renovada no-diretiva. ) - Tendncia liberal Tecnicista. ) - Tendncia liberal renovada progressivista.

Letra C. Essa tambm est muito fcil! A tendncia tecnicista aborda todas essas caractersticas que a questo menciona. Sabemos que as ideias sobre mtodos, tcnicas, sequencias lgicas e modificao do meio, esto relacionadas a tendncia
00000000000

tecnicista.

21 - (UFMA/2012) - No Brasil, o movimento da escola nova s comeou no sculo XX, na dcada de 20, com diversas reformas esparsas do ensino pblico. Suas ideias expressaram-se de maneira clara em: a( b( c( d( ) - Manifesto dos educadores antiautoritrios. ) - Didtica Magna. ) - Ratio Studiorum. ) - Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!67!()!22!
00000000000 - DEMO

!
e(

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima ) - Manifesto dos Educadores Crtico-reprodutivistas.

Letra D. Mencionamos em nossa aula que a Escola Nova trouxe esse movimento para o Brasil, com a participao de Ansio Teixeira.

22 - (CESPE/08) - A Lei n. 5.692/1971 regulou o antigo 2. grau at a publicao da atual LDB. Nela, o ensino profissionalizante tornou-se obrigatrio para todos aqueles que cursavam o 2. grau. A tendncia pedaggica que embasou a elaborao da Lei n. 5.692/1971 foi a: a( b( c( d( ) - liberal tecnicista. ) - liberal tradicional. ) - progressista libertria. ) - progressista crtico-social dos contedos.

Letra A. Essa lei est representada pela tendncia tecnicista e est no nosso quadro sobre as tendncias pedaggicas.

23 - (CESPE/08) - Um currculo construdo mediante condicionamentos obtidos por meio de reforos baseia-se na concepo pedaggica a( b( c( d( ) - progressista libertadora. ) - progressista libertria. ) - liberal tradicional. ) - liberal tecnicista.
00000000000

Letra

D.

tendncia

tecnicista

est

relacionada

ao

condicionamento e aos reforos (positivo e negativo). Sempre que vermos essas palavras iremos associ-las ao tecnicismo.

24 - (CESPE/Professor Pedagogo/SEDU-ES/2010 Para Dewey, a escola deve assumir as caractersticas de uma comunidade democrtica artificial
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!62!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima na qual a criana aprenda, pela prpria vivncia, as prticas da democracia, habilitando-se a transferi-las, em sua vida adulta, sociedade democrtica.

Questo

certa.

Lembramos

que

democracia

um

ato

fundamental na concepo de Dewey. A experincia tambm um fator decisivo na educao do aluno.

25 - (CESPE/08) - Uma escola realizou uma reformulao curricular que previa o trabalho a partir de salas ambientes nas quais os professores seriam auxiliares, e os alunos buscariam solues para problemas propostos previamente. Nessa situao hipottica, prevalece a concepo pedaggica: a( b( c( d( ) - renovada no-diretiva. ) - renovada progressivista. ) - progressista libertadora. ) - progressista libertria.

Letra B. Lembramos que na tendncia renovada progressivista a ideia retratar a vida dos ao alunos, Essa adequando situao as suas a

necessidades

individuais

meio.

retrata

concepo dessa tendncia.


00000000000

26 - (CESPE/08) - Uma escola pblica do DF organizou o seu trabalho da EJA, inspirado no educador brasileiro Paulo Freire, a partir de temas geradores escolhidos em funo da vida da comunidade local e utilizando o dilogo como principal mtodo. De acordo com essa situao, a tendncia pedaggica que caracteriza essas aes a: a( b( c( d( ) - liberal renovada no-diretiva. ) - progressista libertadora. ) - liberal renovada progressivista. ) - progressista libertria.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!68!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Letra B. Lembraremos da tendncia progressista libertadora, toda vez que aparecer Paulo Freire ok?

27 - (Concursul/2012) - A Pedagogia Libertadora tem a inteno de levar professores e alunos a atingir um nvel de conscincia da realidade em que vivem na busca da transformao social. correto que: a ( ) - A aprendizagem receptiva e mecnica, sem se considerar as

caractersticas prprias de cada idade. b( ) - Seu mtodo de ensinar est pautado na vivncia grupal na forma

de auto-gesto. c ( um ) - Educao centralizada no aluno e o professor quem garantir relacionamento de respeito atuando como um facilitador da

aprendizagem. d (

) - Sua proposta para atividade escolar pauta-se em

discusses de temas sociais e polticos e em aes sobre a realidade social imediata. e ( ) - Sua proposta modeladora do comportamento humano atravs

de tcnicas especficas.

Letra D. Mais uma vez vimos que a palavra discusso relacionase diretamente a tendncia libertadora de Paulo Freire. A questo tambm aborda temas sociais e a realidade social, que so caractersticas dessa tendncia.
00000000000

28 - (IMA/2012) - Algumas concepes pedaggicas norteiam o trabalho realizado nas instituies de ensino. Dentre elas destacamos a concepo da Pedagogia Tradicional que muito contribuiu para o surgimento de outras concepes. Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a Pedagogia Tradicional. a ( ) - uma proposta centrada no professor, que lhe cabe ensinar o

contedo atravs de aulas expositivas e com exerccios de memorizao.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!69!()!22!
00000000000 - DEMO

!
b (

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima ) - Evidencia o professor como o defensor do saber e o principal

agente de transformao da aprendizagem. c( ) - Enfoca um processo tradicional, onde o professor ensina e o aluno

aprende. d ( ) - Visa levar professores e alunos a atingir um nvel de conscincia

da realidade em que vivem na busca da transformao social.

Letra D. Vimos que a pedagogia tradicional no transforma e sim mantm a sociedade em sua realidade!

ATENO PARA AS QUSTES DA BANCA IBFC SOBRE O ASSUNTO DA AULA DE HOJE. PRESTE ANTENO PARA A FORMA COMO OS EXAMINADORES ABORDAM AS QUESTES:

29

IFBC

ANALISTA

UNIVERSITRIO s

NVEL

REA:

PEDAGOGIA

2012.

Atentos

transformaes

socioeconmicas

ocorridas no Brasil, no incio do sculo XX, um grupo de intelectuais e educadores elaborou um documento sobre algumas exigncias para educao nacional intitulado Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova que: a) foi redigido por Darcy Ribeiro e culminou na elaborao da nova LDB
00000000000

(Lei 9394/96). b) deflagrou o Movimento da Semana de 22 e foi coordenado por Oswald de Andrade. c) foi proposto por educadores como Ansio Teixeira, Paschoal Leme, Fernando de Azevedo. d) foi inspirado nas propostas de Vygotsky e Luria e contribuiu para inspirar educadores e pesquisadores brasileiros na dcada de 70. Resposta Letra C. Complementando a resposta, no podemos esquecer que no Brasil, Rui Barbosa foi um dos precursores, sendo
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!7:!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima trabalhado tambm por Loureno Filho e Ansio Teixeira que participaram desse grande movimento. Perceberam como no foi difcil? Ento vamos continuar.

30 -IBFC- Ser que realmente todos os alunos so tratados como iguais em direitos e deveres? Diversos autores tm debatido este tema na atualidade, com propostas distintas. Qual das alternativas abaixo indica a correspondncia correta entre o autor e a concepo pedaggica de que trata a citao abaixo: S podemos comparar alunos que seguem o mesmo currculo formal. [Para tanto, preciso] organizar as interaes e as atividades de modo que cada aluno seja confrontado constantemente, ou ao menos com bastante frequncia, com as situaes didticas mais fecundas para ele. a) Paulo Freire e a pedagogia da autonomia. b) Dermeval Saviani e a pedagogia crtico-social dos contedos. c) Vigotsky e a abordagem histrico cultural. d) Philippe Perrenoud e a pedagogia diferenciada. Letra D. Esse pensamento refere-se as ideias de Philippe

Perrenoud que de acordo com a nossa aula, escreveu tambm 10 competncias para ensinar.

31 - IBFC- O professor a pessoa; e uma parte importante da pessoa,


00000000000

o professor . Esta afirmao sintetiza uma tendncia da literatura pedaggica que, a partir dos anos 1980, passou a divulgar obras sobre a vida dos professores, carreiras, biografias, desenvolvimento pessoal dos professores e identidade docente. Assinale a alternativa que informa e menciona autores e estudiosos dessas temticas: a) Paulo Freire, Gimeno Sacristn e Phillipe Perrenoud. b) Jos Carlos Libneo, Dermeval Saviani e Marli Andr. c) Paulo Freire, Antonio Nvoa e Isabel Alarco. d) Antnio Nvoa, Belmira Oliveira Bueno e Ivor Goodson.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!71!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Letra D. Os trs autores citados dedicam-se a falar sobre os professores, levantando questionamentos fundamentais e

relevantes para o processo de ensino.

32 -IBFC- [...] na formao permanente dos professores, o momento fundamental o da reflexo crtica sobre a prtica. pensando criticamente a prtica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a prxima prtica. O prprio discurso terico, necessrio reflexo crtica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prtica. (FREIRE, 2003, p.39) A partir dessa citao, correto afirmar: a) A reflexo a partir do discurso terico, por ser terico, no faz muito sentido. b) As leituras so importantes, mas a experincia prtica que o professor constri elemento fundamental e, por isso, deve orientar corretamente suas aes. c) A prtica docente problematizadora e reflexiva possibilita, juntamente com a reflexo terica, a constituio de novas prticas educativas. d) O processo de formao continuada dos professores deve ser proposto exclusivamente pela gesto da escola. Letra C. Paulo Freire levanta essa questo da problematizao ao propor uma prtica de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos. A reflexo terica com a prtica de vida dos alunos caracterizava a sua concepo.
00000000000

33- IBFC PEDAGOGO 2013- Atualmente, vrios socilogos e filsofos tm discutido os impasses que se apresentam educao e prtica educativa na sociedade contempornea. Considerando as transformaes tecnolgicas e cientficas, as mudanas nas relaes sociais e de trabalho, um desses socilogos analisa a sociedade atual e destaca vrios aspectos que a caracterizam como sociedade lquida. Estamos falando de: a) Karl Marx. b) Emile Durkheim.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!73!()!22!
00000000000 - DEMO

!
c) Zigmunt bauman. d) Edgar Morin.

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Letra C. Como vimos na aula, Zigmunt Bauman fala sobre a sociedade lquida nos levando a relfexo de que vivemos num perodo marcado pela flexibilidade, resultando na fragilidade entre as relaes sobre as coisas ou pessoas.

QUESTES:

1 - A Pedagogia Progressista manifestou-se em trs tendncias, que so elas: a) A humanista, a moderna e a tradicional. b) A libertadora, a libertria e a crtico-social dos contedos. c) A liberal, a liberal renovada e a liberal avanada. d) A do conflito, a mediadora e a do consenso. e) A reprodutivista, a revolucionria e a mudancista.
! !

2 - (CESPE/08) - A tendncia progressista histrico crtica dos contedos difunde a ideia de que a escola deve garantir a aquisio de contedos e a socializao para propiciar aos alunos uma participao organizada e ativa na democratizao da sociedade. Como principal representante dessa
00000000000

tendncia tem-se a( ) - Paulo Freire.

c ( ) - Maria Montessori. b( ) - Dermeval Saviani.

d ( ) - Carl Rogers.

3 - Na perspectiva da Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), ensinar exige dos educadores alguns saberes fundamentais, dentre os quais NO se inclui:
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!74!()!22!
00000000000 - DEMO

!
a) Exerccio de curiosidade. b) Intransigncia intelectual. c) Liberdade e autoridade. d) Rigorosidade cientfica.

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

4 - (Cefet-RJ/Pedagogo) - As Tendncias Pedaggicas originam-se de movimentos sociais e filosficos num dado momento histrico, que acabam por propiciar a unio das prticas didtico-pedaggicas com os desejos e aspiraes da sociedade, de forma a favorecer o conhecimento. Acerca das Tendncias Pedaggicas, est correto afirmar que, EXCETO: a ( ) - Os autores em geral, concordam e classificam as Tendncias

Pedaggicas em dois grupos: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. b ( ) - Na Tendncia Progressista Crtico-Social dos Contedos cabe ao

professor o papel de mediador entre o saber e o aluno. c( ) - Na Tendncia Liberal Tecnicista a aprendizagem se manifesta pela

resoluo de problemas. d ( ) - A pedagogia Liberal Tradicional na escola, prepara o aluno

intelectualmente e moralmente para assumir um lugar na sociedade.

5 - (Funiversa/Pedagogo/2012) As tendncias pedaggicas classificamse em liberais e progressistas. A respeito desse tema, correto afirmar que: a ( ) A tendncia tecnicista, instituda oficialmente, no Brasil com as
00000000000

Leis n 5.540/68 e 5.692/71, tem como princpio a formao cidad. b ( ) A tendncia libertadora que tem Paulo Freire como seu maior

expoente a principal representante das tendncias liberais. c ( ) As tendncias liberais defendem a liberdade, a valorizao das

experincias dos alunos e a escola como uma instituio social. d ( ) A tendncia libertria, que uma das tendncias progressistas,

localiza a escola no contexto social e prope a autogesto. e ( ) - A tendncia tradicional por muito tempo foi classificada

erroneamente como uma tendncia liberal, por isso era to criticada.


!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!75!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

6 - (CESPE/08) - De acordo com a concepo progressista crtico-social: a ( ) - os contedos devem ser colocados disposio dos alunos,

servindo para a promoo da autogesto, sem ser objeto de cobranas de avaliaes. b( ) - os contedos a serem trabalhados devem ser aqueles que possam

ser observveis e mensurveis, eliminando-se a subjetividade. c ( ) - no suficiente que os contedos sejam bem ensinados, sendo

necessrio que tenham uma ligao com seus significados humano e social. d ( ) - a organizao curricular deve privilegiar a aprendizagem

dos meios para que os alunos busquem por si mesmos os conhecimentos relevantes.

(Funiversa/Pedagogo/2012) relacionadas s

As

teorias de

pedaggicas e

esto

intimamente

concepes

homem

sociedade,

portanto, modificam-se conforme o contexto histrico em que se apresentam. A respeito do pensamento pedaggico brasileiro, assinale a alternativa correta. a ( ) - Na tendncia tradicional, os contedos so privilegiados, o

professor detentor do conhecimento e as relaes pedaggicas so horizontais. b( ) - Na tendncia libertadora, os contedos so trabalhados de forma
00000000000

sistematizada, o professor mantm uma relao prxima ao aluno, que, por ser analfabeto, um ser passivo. c( ) - Na tendncia escolanovista, h uma centralizao nos contedos,

e as relaes entre professor e aluno so marcadas pelo dilogo e pelo afeto. d ( ) - A tendncia libertria marcada pela biopsicologizao dos

alunos, que so considerados em suas particularidades e origem social. e ( ) - A tendncia crtico social dos contedos percebe o aluno como

sujeito ativo em seu processo de conhecimento e trabalha os contedos relacionando-os ao contexto sociopoltico.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!76!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

8 - (Resende-RJ/OE/2010) O modo como os professores realizam o seu trabalho, selecionam os contedos das disciplinas, organizam os tempos escolares, orientam as atividades dos alunos e definem instrumentos de avaliao indica as intenes educativas e as concepes de

aprendizagem que os orientam.

Sobre a referncia, as tendncias

pedaggicas e a prtica educativa, relacione as colunas abaixo: 1. Tradicional; 2. Renovada no diretiva; 3. Tecnicista; 4. Crtico-social. a ( ) - O papel do professor implementar aes, aplicar materiais

instrucionais, controlar. b ( ) - Defende a escola como socializadora dos conhecimentos e

saberes universais; a ao educativa pressupe uma articulao entre o ato poltico e o ato pedaggico; c( ) - Ensino humanstico de cultura geral; ensino tradicional de carter

verbalista, autoritrio e inibidor da participao do aluno. d( e( ) - Concepo dialtica da histria (movimento e transformao); ) - O papel do aluno dar respostas programadas, reagir a estmulos

externos: f ( ) - O professor um mero facilitador da aprendizagem; a motivao

da aprendizagem o desejo de adequao pessoal na busca de auto realizao. A sequncia est correta em: a( ) - 3, 4, 1, 4, 3, 2;
00000000000

b ( ) - 1, 2, 3, 4, 1, 2; c( ) - 4, 3, 2, 2, 1, 1;

d ( ) - 2, 4, 1, 3, 3, 2; e( ) - 3, 3, 1, 2, 2, 4;

9 - (CEPS/2012) - A vinculao entre educao e democracia comps o iderio da renovao educacional da primeira metade do sculo XX. Em seu princpio fundante, esse iderio considerava que a educao
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!77!()!22!
00000000000 - DEMO

!
apropriada aos fins

!! !
democrticos

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima deveria dirigir as experincias

educativas para a cooperao entre os indivduos e para a igualdade na aquisio de valores sociais relevantes construo da sociedade democrtica. Essa perspectiva referenciou uma concepo pedaggica conhecida como: a( b( c( d( e( ) - Educao libertadora. ) - Educao nova. ) - Educao tradicional. ) - Educao tecnicista. ) - Pedagogia crtico-social dos contedos.

10 - (Biorio/Pedagogo/2012) - Se, na Pedagogia Tradicional, a viso de homem era marcada pela de homem ideal, desvinculado de sua realidade concreta, tbula rasa na qual eram impressas as informaes e os contedos universalmente consagrados, na perspectiva da Pedagogia Tecnicista, o homem entendido como: a( b( c( d( e( ) - sujeito e no objeto do processo; ) - possvel de mudana, como a si mesmo; ) - aquele que sai do eu centrado em si para o seu eu social; ) - uma consequncia das influncias existentes no meio ambiente; ) - aquele cuja vocao ser sujeito e no objeto.

11 - (Cefet-RJ/Pedagogo) - A Pedagogia Renovada agrupa correntes que


00000000000

advogam a renovao escolar apoiando-se Pedagogia tradicional. (Jos C. Libneo). Entre as caractersticas desse movimento destacam-se o(a): a( ) - valorizao da criana dotada de liberdade, iniciativa e interesses

prprios. b( c( d( e( ) - ao de agentes externos na formao do aluno. ) - primado do objeto de conhecimento. ) - transmisso do saber constitudo. ) - predomnio da palavra do professor.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!72!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 12 - O papel da escola na tendncia liberal Tecnicista : a( b( c( d ( ) - modeladora do comportamento humano. ) - organizadora do processo de aquisio de habilidades. ) - organizadora do processo de conhecimentos especficos. ) - organizadora dos conhecimentos teis e necessrios na

integrao dos indivduos na mquina do sistema. e( ) - todas as opes anteriores esto corretas.

13 - (Click/2012) - Destacou-se por seu trabalho na rea da educao popular, voltada tanto para a escolarizao como para a formao da conscincia poltica. Autor de Pedagogia do Oprimido, um mtodo de alfabetizao, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o dilogo com as pessoas simples, no s como mtodo, mas como um modo de ser realmente democrtico. Estamos falando de: a( b( c( d( ) - Paulo Freire; ) - Maria Montessouri; ) - Paulo Coelho; ) - Jean Jacques Rousseau.

14 - (CESPE/08) - Assinale a opo correta acerca da funo da escola na tendncia liberal renovada progressivista. a ( ) - A escola deve priorizar a formao de atitudes, por meio do
00000000000

trabalho, com os aspectos psicolgicos acima dos pedaggicos ou sociais. b ( ) - A transformao das relaes de opresso do homem com a

natureza e do homem com outros homens a tarefa principal do processo educativo. c( ) - A busca da autogesto individual e coletiva o papel fundamental

da escola, estabelecendo, assim, um sentido poltico para o trabalho pedaggico.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!78!()!22!
00000000000 - DEMO

!
d (

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima ) - Cabe escola organizar-se de forma a retratar a vida,

proporcionando experincias que satisfaam s necessidades dos alunos e s exigncias sociais. 15 - (CESPE/08) - Assinale a opo correta acerca da funo do processo educativo na concepo liberal renovada no- diretiva. a ( ) - No currculo, no deve haver contedos tradicionais estruturados devendo o professor trabalhar com contedos que

externamente,

emerjam do prprio grupo. b( ) - A organizao do currculo deve ser embasada na crena de que a

assimilao da criana idntica do adulto, apesar de menos desenvolvida. c ( ) - No currculo, deve-se enfatizar o desenvolvimento das relaes e

da comunicao, tornando a transmisso de contedos secundria. d ( ) - O processo de aquisio do saber mais importante que o saber

propriamente dito, ou seja, o mais importante aprender a aprender.

16 - (Click/2012) - Tem como objetivo a transmisso dos padres, normas e modelos dominantes. Os contedos escolares so separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razo. Sua metodologia baseada na memorizao, o que contribui para uma aprendizagem mecnica, passiva e repetitiva. Estamos falando da tendncia: a( b( c( d( ) - Tecnicista; ) - Renovadora; ) - Tradicional; ) - Renovada no-diretiva.
00000000000

17 - (Click/2012) - Assinale a opo abaixo que no faz parte da diviso da tendncia pedaggica progressista: a( ) - Crtico-social dos contedos;

b ( ) - Renovada;
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!79!()!22!
00000000000 - DEMO

!
c( ) - Libertaria;

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

d ( ) - Libertadora; 18 - (Fundelta/2012) - Nesta tendncia pedaggica, predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicao entre eles no decorrer da aula. Os contedos de ensino so os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas geraes adultas e repassados ao aluno como verdades. Os mtodos baseiam-se na exposio verbal da matria e/ou demonstrao. A atuao da escola consiste na preparao intelectual e moral dos alunos para assumir sua posio na sociedade. O enunciado se refere corrente pedaggica: a( b( c( d( ) - Pedagogia libertria. ) - Tendncia liberal tradicional. ) - Tendncia liberal renovada progressivista. ) - Tendncia liberal tecnicista.

19 - (Fundelta/2012) - Os contedos so elaborados em funo da experincia que o educando vivencia frente aos desafios e problemticas de seu cotidiano, pois o conhecimento resulta da ao a partir de suas necessidades. A escola deve proporcionar meios que permitiam ao aluno educar-se, em um processo ativo de construo e reconstruo do objeto, havendo uma interao entre a estrutura cognitiva do indivduo e estrutura do ambiente. O texto se refere tendncia pedaggica: a( b( c( d( ) - Tendncia liberal tradicional.
00000000000

) - Tendncia liberal renovada no-diretiva. ) - Tendncia liberal Tecnicista ) - Tendncia liberal renovada progressivista.

20 - (Fundelta/2012) - Num sistema social harmnico, orgnico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, atravs de tcnicas especficas. Os contedos de ensino so as informaes, princpios cientficos, leis etc., estabelecidos e ordenados numa sequncia lgica e psicolgica por especialistas. Os mtodos de
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!2:!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima ensino consistem nos procedimentos e tcnicas necessrias ao arranjo e controle das condies ambientais que assegurem a

transmisso/recepo de informaes. O enunciado se refere tendncia pedaggica: a( b( c( d( ) - Tendncia liberal tradicional. ) - Tendncia liberal renovada no-diretiva. ) - Tendncia liberal Tecnicista. ) - Tendncia liberal renovada progressivista.

21 - (UFMA/2012) - No Brasil, o movimento da escola nova s comeou no sculo XX, na dcada de 20, com diversas reformas esparsas do ensino pblico. Suas ideias expressaram-se de maneira clara em: a( b( c( d( e( ) - Manifesto dos educadores antiautoritrios. ) - Didtica Magna. ) - Ratio Studiorum. ) - Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. ) - Manifesto dos Educadores Crtico-reprodutivistas.

22 - (CESPE/08) - A Lei n. 5.692/1971 regulou o antigo 2. grau at a publicao da atual LDB. Nela, o ensino profissionalizante tornou-se obrigatrio para todos aqueles que cursavam o 2. grau. A tendncia pedaggica que embasou a elaborao da Lei n. 5.692/1971 foi a: a( b( c( d( ) - liberal tecnicista. ) - liberal tradicional. ) - progressista libertria. ) - progressista crtico-social dos contedos.
00000000000

23 - (CESPE/08) - Um currculo construdo mediante condicionamentos obtidos por meio de reforos baseia-se na concepo pedaggica a( b( c( ) - progressista libertadora. ) - progressista libertria. ) - liberal tradicional.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!21!()!22!
00000000000 - DEMO

!
d( ) - liberal tecnicista.

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

24 - (CESPE/Professor Pedagogo/SEDU-ES/2010 Para Dewey, a escola deve assumir as caractersticas de uma comunidade democrtica artificial na qual a criana aprenda, pela prpria vivncia, as prticas da democracia, habilitando-se a transferi-las, em sua vida adulta, sociedade democrtica.

25 - (CESPE/08) - Uma escola realizou uma reformulao curricular que previa o trabalho a partir de salas ambientes nas quais os professores seriam auxiliares, e os alunos buscariam solues para problemas propostos previamente. Nessa situao hipottica, prevalece a concepo pedaggica: a( b( c( d( ) - renovada no-diretiva. ) - renovada progressivista. ) - progressista libertadora. ) - progressista libertria.

26 - (CESPE/08) - Uma escola pblica do DF organizou o seu trabalho da EJA, inspirado no educador brasileiro Paulo Freire, a partir de temas geradores escolhidos em funo da vida da comunidade local e utilizando o dilogo como principal mtodo. De acordo com essa situao, a
00000000000

tendncia pedaggica que caracteriza essas aes a: a( b( c( d( ) - liberal renovada no-diretiva. ) - progressista libertadora. ) - liberal renovada progressivista. ) - progressista libertria.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!23!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 27 - (Concursul/2012) - A Pedagogia Libertadora tem a inteno de levar professores e alunos a atingir um nvel de conscincia da realidade em que vivem na busca da transformao social. correto que: a ( ) - A aprendizagem receptiva e mecnica, sem se considerar as

caractersticas prprias de cada idade. b( ) - Seu mtodo de ensinar est pautado na vivncia grupal na forma

de auto-gesto. c ( um ) - Educao centralizada no aluno e o professor quem garantir relacionamento de respeito atuando como um facilitador da

aprendizagem. d (

) - Sua proposta para atividade escolar pauta-se em

discusses de temas sociais e polticos e em aes sobre a realidade social imediata. e ( ) - Sua proposta modeladora do comportamento humano atravs

de tcnicas especficas.

28 - (IMA/2012) - Algumas concepes pedaggicas norteiam o trabalho realizado nas instituies de ensino. Dentre elas destacamos a concepo da Pedagogia Tradicional que muito contribuiu para o surgimento de outras concepes. Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a Pedagogia Tradicional. a ( ) - uma proposta centrada no professor, que lhe cabe ensinar o

contedo atravs de aulas expositivas e com exerccios de memorizao. b ( ) - Evidencia o professor como o defensor do saber e o principal
00000000000

agente de transformao da aprendizagem. c( ) - Enfoca um processo tradicional, onde o professor ensina e o aluno

aprende. d ( ) - Visa levar professores e alunos a atingir um nvel de conscincia

da realidade em que vivem na busca da transformao social.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!24!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

ATENO PARA AS QUSTES DA BANCA IBFC SOBRE O ASSUNTO DA AULA DE HOJE. PRESTE ANTENO PARA A FORMA COMO OS EXAMINADORES ABORDAM AS QUESTES:

29

IFBC

ANALISTA

UNIVERSITRIO s

NVEL

REA:

PEDAGOGIA

2012.

Atentos

transformaes

socioeconmicas

ocorridas no Brasil, no incio do sculo XX, um grupo de intelectuais e educadores elaborou um documento sobre algumas exigncias para educao nacional intitulado Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova que: a) foi redigido por Darcy Ribeiro e culminou na elaborao da nova LDB (Lei 9394/96). b) deflagrou o Movimento da Semana de 22 e foi coordenado por Oswald de Andrade. c) foi proposto por educadores como Ansio Teixeira, Paschoal Leme, Fernando de Azevedo. d) foi inspirado nas propostas de Vygotsky e Luria e contribuiu para inspirar educadores e pesquisadores brasileiros na dcada de 70.

30 -IBFC- Ser que realmente todos os alunos so tratados como iguais


00000000000

em direitos e deveres? Diversos autores tm debatido este tema na atualidade, com propostas distintas. Qual das alternativas abaixo indica a correspondncia correta entre o autor e a concepo pedaggica de que trata a citao abaixo: S podemos comparar alunos que seguem o mesmo currculo formal. [Para tanto, preciso] organizar as interaes e as atividades de modo que cada aluno seja confrontado constantemente, ou ao menos com bastante frequncia, com as situaes didticas mais fecundas para ele. a) Paulo Freire e a pedagogia da autonomia.
!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!25!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima b) Dermeval Saviani e a pedagogia crtico-social dos contedos. c) Vigotsky e a abordagem histrico cultural. d) Philippe Perrenoud e a pedagogia diferenciada.

31 - IBFC- O professor a pessoa; e uma parte importante da pessoa, o professor . Esta afirmao sintetiza uma tendncia da literatura pedaggica que, a partir dos anos 1980, passou a divulgar obras sobre a vida dos professores, carreiras, biografias, desenvolvimento pessoal dos professores e identidade docente. Assinale a alternativa que informa e menciona autores e estudiosos dessas temticas: a) Paulo Freire, Gimeno Sacristn e Phillipe Perrenoud. b) Jos Carlos Libneo, Dermeval Saviani e Marli Andr. c) Paulo Freire, Antonio Nvoa e Isabel Alarco. d) Antnio Nvoa, Belmira Oliveira Bueno e Ivor Goodson.

32 -IBFC- [...] na formao permanente dos professores, o momento fundamental o da reflexo crtica sobre a prtica. pensando criticamente a prtica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a prxima prtica. O prprio discurso terico, necessrio reflexo crtica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prtica. (FREIRE, 2003, p.39) A partir dessa citao, correto afirmar: a) A reflexo a partir do discurso terico, por ser terico, no faz muito sentido.
00000000000

b) As leituras so importantes, mas a experincia prtica que o professor constri elemento fundamental e, por isso, deve orientar corretamente suas aes. c) A prtica docente problematizadora e reflexiva possibilita, juntamente com a reflexo terica, a constituio de novas prticas educativas. d) O processo de formao continuada dos professores deve ser proposto exclusivamente pela gesto da escola.

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!26!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 33- IBFC PEDAGOGO 2013- Atualmente, vrios socilogos e filsofos tm discutido os impasses que se apresentam educao e prtica educativa na sociedade contempornea. Considerando as transformaes tecnolgicas e cientficas, as mudanas nas relaes sociais e de trabalho, um desses socilogos analisa a sociedade atual e destaca vrios aspectos que a caracterizam como sociedade lquida. Estamos falando de: a) Karl Marx. b) Emile Durkheim. c) Zigmunt bauman. d) Edgar Morin.

1B 2B 3B 4C 5D 6C 7E 8A 9B 10 D 11 A 12 E 13 - A 14 - D

15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

C C B B D C D A D VERD. B B -D -D
00000000000

Questes IBFC 29 - C 30 D 31 D 32 - C 33 - C

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!27!()!22!
00000000000 - DEMO

!! !

Conhecimentos Pedaggicos Sec. Educao ATIVIDADES AULA 00

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS: Gadotti, Moacir, 1941Histria das ideias pedaggicas 8 Ed. So Paulo. tica, 1999. LAGAR, Fabiana; SANTANA; Brbara; Dutra, Rosimeire. Conhecimentos pedaggicos para concursos pblicos 2 edio, Editora Gran Cursos. LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. 2 edio - So Paulo: Cortez, (Coleo magistrio Srie Formao do professor). 2013.

LIBANEO, Jos Carlos. Educao escolar: Polticas, estrutura e organizao - 10 edio. So Paulo: Cortez 2012 (Coleo docncia em formao: Saberes pedaggicos / coordenao Selma Garrido Pimenta) http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/educarcoletivo-423223.shtml http://www.infoescola.com/pedagogia/a-pedagogia-critica-de-michaelapple/ http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/tendenciaspedagogicas-brasileiras.htm
! !

00000000000

!#%&()%+%,%()++,#(.( ().,%,/%(0+%(((((((((((((((((((((#%&(&)(+,+.%,%#+,/#0!!!!!!!!!!!!!!!!#%&!22!()!22!
00000000000 - DEMO

You might also like