You are on page 1of 11

Erro! Fonte de referncia no encontrada.

- Laje pr-fabricada Avaliao do desempenho de vigotas e pr-lajes sob carga de trabalho


Prefcio A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) o Foro Nacional de Normalizao. As Normas Brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/ONS) e das Comisses de Estudo Especiais Temporrias (ABNT/CEET), so elaboradas por Comisses de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros). Os Documentos Tcnicos ABNT so elaborados conforme as regras da Diretivas ABNT, Parte 2. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) chama ateno para a possibilidade de que alguns dos elementos deste documento podem ser objeto de direito de patente. A ABNT no deve ser considerada responsvel pela identificao de quaisquer direitos de patentes. A ABNT NBR 15522 foi elaborada no Comit Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-18), pela Comisso de Estudo de Lajes (CE-18:600.02). O Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital n 03, de 30.03.2007, com o nmero de Projeto 18:600.02-001.

Escopo

Esta Norma especifica um mtodo de ensaio para a verificao do desempenho de vigotas e pr-lajes utilizadas em lajes pr-fabricadas unidirecionais e bidirecionais, sob cargas de trabalho, objetivando garantir sua integridade estrutural durante a etapa de concretagem da laje. Os elementos de enchimento devem ser ensaiados conforme o Anexo C da ABNT NBR 14859-1:2002.

Referncia normativa

O documento relacionados a seguir indispensvel aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes do referido documento (incluindo emendas). ABNT NBR 14859-1:2002, Laje pr-fabricada Requisitos Parte 1: Lajes unidirecionais

3
3.1

Termos, definies e smbolos


Termos e definies

Para os efeitos desta Norma, aplicam-se os seguintes termos e definies. 3.1.1 carga de trabalho somatrio das foras atuantes durante a concretagem, sendo composta neste ensaio pelos seguintes componentes: peso prprio dos elementos ensaiados, peso prprio dos elementos de enchimento, peso do concreto complementar, carga acidental distribuda durante a concretagem ou carga acidental concentrada durante a concretagem 3.1.2 lote para os efeitos desta Norma, lote corresponde a apenas um tipo especfico de laje, no que se refere a tipo, dimenso e forma dos componentes, para um perodo de produo no superior a trs semanas.

3.2
L

Smbolos
vo de ensaio da vigota, igual ao espaamento entre os eixos de escoramento na obra, em metros vo em balano da vigota, medido a partir do eixo do apoio, em milmetros carga acidental concentrada de concretagem, em quilonewton (usualmente adotada igual a 1,0 kN) carga acidental distribuda de concretagem, em quilonewton por metro quadrado (usualmente adotada igual a 1,5 kN/m2)

LB P CD

0,30 L
0,30 L

0,5 , com L, em metros

B = ie pe pc qa = Pd qv qe = qc = q1 = q= F1 F2

0,5 , com LB, em metros

intereixo, distncia entre os centros das vigotas consecutivas, em metros carga uniforme equivalente ao peso prprio do elemento de enchimento, em quilonwetons por metro quadrado de laje carga uniforme equivalente ao peso prprio do concreto lanado na obra (concreto de capeamento) sobre as vigotas, em quilonwetons por metro quadrado de laje CD ie carga linear devida carga acidental distribuda de concretagem que atua sobre uma vigota, em quilonewtons por metro peso do dispositivo de ensaio peso prprio de uma vigota, em quilonewtons por metro pe ie carga linear devida ao peso prprio do bloco de enchimento que atua sobre uma vigota, em quilonewtons por metro pc ie carga linear devida ao concreto de capeamento que atua sobre uma vigota, em quilonewtons por metro qc + qe + qv carga linear total que atua sobre uma vigota imediatamente aps a concretagem, em quilonewtons por metro q1 + qa carga linear que atua sobre uma vigota durante a concretagem, em quilonewtons por metro Fora que deve ser aplicada no corpo-de-prova em ensaio para verificar seu comportamento quanto aos deslocamentos verticais (flechas), em quilonewtons Fora que deve ser aplicada no corpo-de-prova em ensaio para verificar seu comportamento em servio com majorao indicada em 6.3.1 a 6.3.4, em quilonewtons

Aparelhagem

4.1 O dispositivo de reao do ensaio deve ter dois apoios compostos por duas rguas metlicas, dispostas em paralelo, cada uma com largura de 25 mm e comprimento necessrio para garantir o contato em toda a largura da pea a ser ensaiada, sendo estruturadas de forma a no apresentar deformao significativa durante o carregamento estabelecido para o ensaio. O conjunto, configurado como um plano horizontal e com o afastamento entre apoios previsto no ensaio, deve ser posicionado altura adequada, de forma a permitir a visualizao da face inferior do corpo-de-prova durante a execuo do ensaio. A aplicao da carga deve ser feita por uma rgua metlica com caractersticas idnticas s dos apoios, nivelada e acoplada a equipamento que permita o seu carregamento controlado, conforme 5.2.

4.2 Para evitar possvel esmagamento do concreto nos pontos de carregamento e reao entre a pea de concreto a ser ensaiada e os dispositivos de carga, devem ser interpostas nesses pontos tiras de madeira com a mesma largura e comprimento das rguas metlicas, com altura de 15 mm e dureza correspondente do cerne do eucalipto. 4.3

Quando o dispositivo de carga apresentar peso prprio, este no deve ser superior a 0,5 F1 ou 0,5 F2.

4.4 O sistema de medio de flechas, que pode ser analgico ou digital, deve apresentar preciso mnima de 0,1 mm.
NOTAS 1 Para carregamentos inferiores a 10 kN, as rguas metlicas podem ser substitudas por barras de seo circular com dimetro de 25 mm. 2 Um dispositivo completo para este ensaio sugerido no anexo A.

Amostragem

A amostra de cada lote deve ser composta por no mnimo quatro exemplares, cada exemplar composto por um corpo-de-prova, escolhido aleatoriamente.

6
6.1

Descrio do ensaio
Generalidades

O ensaio deve ser executado em duas etapas, onde verificam-se os deslocamentos verticais (flechas) e a resistncia flexo, provocados pelas cargas atuantes sobre as peas pr-fabricadas na fase de lanamento do concreto complementar. O ensaio consiste em carregar os corpos-de-prova nos seus planos normal e inverso, de forma a simular, com carregamentos simples, os momentos fletores e foras cortantes que podem ser gerados pela carga de trabalho, considerando-se a situao dos apoios durante a fase de montagem e concretagem.

6.2

Corpo-de-prova

Deve ser obtido a partir de peas de produo do lote a ser ensaiado e consiste em um segmento de vigota cortado com disco diamantado ou similar, de forma a apresentar um comprimento total de L + 200 mm, desprezando-se sempre os 100 mm das extremidades, salvo nos casos em que no seja usado cimbramento. A idade da solicitao do corpo-de-prova, quando da realizao do ensaio, deve ser igual quela prevista pelo fabricante para o lanamento do concreto complementar. Os corpos-de-prova devem ser mantidos ao abrigo das intempries, por no mnimo 48 h antes da realizao do ensaio.

6.3
6.3.1

Procedimento de ensaio
Plano normal Momento positivo

Sobre os apoios do dispositivo de reao, afastados entre si de L, colocar e centralizar o corpo-de-prova, com o banzo superior na sua posio normal, sendo ento feita a leitura inicial da flecha. Quando for utilizado dispositivo de carregamento dotado de peso prprio, deve-se proceder sua montagem, de forma que a carga seja aplicada no meio do vo, conforme Figura 1. Carregar gradualmente o corpo-de-prova, a uma velocidade menor ou igual a 20 N/s, at que se atinja o maior valor definido pelas frmulas da Tabela 1. Quando o dispositivo de carga aplicar o seu peso prprio parcial ou integralmente sobre o corpo-de-prova, este deve ser considerado na determinao dos valores de F1 e F2. Durante o carregamento, quando no for utilizado um sistema contnuo de registro de leitura da flecha, devem ser feitas pelo menos dez leituras de flecha, adequadamente espaadas, de forma a poder ser traada uma curva

carga/deslocamento. Devem ser realizadas leituras da flecha sempre que forem atingidos os valores definidos pelas frmulas constantes na Tabela 1.
L/2 L/2

Figura 1 Posicionamento do corpo-de-prova sobre os elementos de reao e posio do carregamento para simular momento positivo Tabela 1 Clculo de F1 e F2 para momentos positivos Vos contnuos Fora aplicada Ao de CD Vo nico Momentos positivos Ao de P Ao de CD Ao de P

F1 F2
NOTA

0,625 q1 L 0,60 q L

0,60 q1 L + 1,2 P 0,48 q L

0,325 q1 L 0,45 q1 L + P

As frmulas desta Tabela j contemplam um coeficiente de majorao das cargas de 20 %.

6.3.2

Plano normal Fora cortante

Sobre os apoios do dispositivo de reao, afastados entre si de L, colocar e centralizar o corpo-de-prova, com o banzo superior na sua posio normal, sendo ento feita a leitura inicial da flecha. Quando for utilizado dispositivo de carregamento dotado de peso prprio, deve-se proceder sua montagem, de forma que a carga seja aplicada a 300 mm de um dos apoios, conforme Figura 2. Carregar gradualmente o corpo-de-prova, a uma velocidade menor ou igual a 20 N/s, at que se atinja o maior valor definido pelas frmulas da Tabela 2. Quando o dispositivo de carga aplicar o seu peso prprio parcial ou integralmente sobre o corpo-de-prova, este deve ser considerado na determinao dos valores de F1 e F2. Durante o carregamento, quando no for utilizado um sistema contnuo de registro de leitura da flecha, devem ser feitas pelo menos dez leituras de flecha, adequadamente espaadas, de forma a poder ser traada uma curva carga/deslocamento. Devem ser realizadas leituras da flecha sempre que forem atingidos os valores definidos pelas frmulas constantes na Tabela 2.
300 mm

Figura 2 Posicionamento do corpo-de-prova sobre os elementos de reao e posio do carregamento para simular e fora cortante Tabela 2 Clculo de F2 para foras cortantes Fora Vo nico Vos contnuos

aplicada

Ao de CD
0,6 q L

Ao de P
0,6 q1 L

Ao de CD

Ao de P
0,9 q1 L

F2
NOTA

+ 1,2 P

0,9q1 L

+ 1,2 P

As frmulas desta Tabela contemplam um coeficiente de majorao das cargas de 20 %.

6.3.3

Plano inverso Momento negativo

Sobre os apoios do dispositivo de reao, afastados entre si de L, colocar e centralizar o corpo-de-prova, com o banzo superior na sua posio inversa, sendo ento feita a leitura inicial da flecha. Quando for utilizado dispositivo de carregamento dotado de peso prprio, deve-se proceder sua montagem, de forma que a carga seja aplicada no meio do vo, conforme Figura 3. Carregar gradualmente o corpo-de-prova, a uma velocidade menor ou igual a 20 N/s, at que se atinja o maior valor definido pelas frmulas da Tabela 3. Quando o dispositivo de carga aplicar o seu peso prprio parcial ou integralmente sobre o corpo-de-prova, este deve ser considerado na determinao dos valores de F1 e F2. Durante o carregamento, quando no for utilizado um sistema contnuo de registro de leitura da flecha, devem ser feitas pelo menos dez leituras de flecha, adequadamente espaadas, de forma a poder ser traada uma curva carga/deslocamento. Devem ser realizadas leituras da flecha sempre que forem atingidos os valores definidos pelas frmulas constantes na Tabela 3.

L/2

L/2

Figura 3 Posicionamento do corpo-de-prova sobre os elementos de reao e posio do carregamento para simular momento negativo (plano inverso) Tabela 3 Clculo de F2 para momentos negativos Vos contnuos Fora aplicada Ao de CD Momentos negativos Ao de P

F1 F2
NOTA

0,56 q L 0,54 q1 L + 0,84 P

As frmulas desta Tabela j contemplam um coeficiente de majorao das cargas de 20 %.

6.3.4

Balano Momento negativo

Sobre os apoios do dispositivo de reao, afastados entre si de 2LB, colocar e centralizar o corpo-de-prova, com o banzo superior na sua posio normal, sendo ento feita a leitura inicial da flecha. Quando for utilizado dispositivo de carregamento dotado de peso prprio, deve-se proceder sua montagem, de forma que a carga seja aplicada no meio do vo, conforme Figura 4.

Carregar gradualmente o corpo-de-prova, a uma velocidade menor ou igual a 20 N/s, at que se atinja o maior valor definido pelas frmulas da Tabela 4. Quando o dispositivo de carga aplicar o seu peso prprio parcial ou integralmente sobre o corpo-de-prova, este deve ser considerado na determinao dos valores de F1 e F2. Durante o carregamento, quando no for utilizado um sistema contnuo de registro de leitura da flecha, devem ser feitas pelo menos dez leituras de flecha, adequadamente espaadas, de forma a poder ser traada uma curva carga/deslocamento. Devem ser realizadas leituras da flecha sempre que forem atingidos os valores definidos pelas frmulas constantes na Tabela 4.

LB

LB

Figura 4 Posicionamento do corpo-de-prova sobre os elementos de reao e posio do carregamento para simular momento negativo em balano

Tabela 4 Clculo de F1 e F2 para balanos Fora aplicada Ao de CD Ao de P

F1 F2
NOTA

0,75 q1 Lb 1,5 q Lb

1,5 q1 Lb + 3 P

As frmulas desta Tabela j contemplam um coeficiente de majorao das cargas de 50 %.

6.3.5

Balano Fora cortante

Sobre os apoios do dispositivo de reao, afastados entre si de 2LB, colocar e centralizar o corpo-de-prova, com o banzo superior na sua posio normal, sendo ento feita a leitura inicial da flecha. Quando for utilizado dispositivo de carregamento dotado de peso prprio, deve-se proceder sua montagem, de forma que a carga seja aplicada a 300 mm de um dos apoios, conforme Figura 5. Carregar gradualmente o corpo-de-prova, a uma velocidade menor ou igual a 20 N/s, at que se atinja o maior valor definido pelas frmulas da Tabela 5. Quando o dispositivo de carga aplicar o seu peso prprio parcial ou integralmente sobre o corpo-de-prova, este deve ser considerado na determinao dos valores de F1 e F2. Durante o carregamento, quando no for utilizado um sistema contnuo de registro de leitura da flecha, devem ser feitas pelo menos dez leituras de flecha, adequadamente espaadas, de forma a poder ser traada uma curva carga/deslocamento. Devem ser realizadas leituras da flecha sempre que forem atingidos os valores definidos pelas frmulas constantes na Tabela 5.
300 mm

2LB

Figura 5 Posicionamento do corpo-de-prova sobre os elementos de reao e posio do carregamento para simular fora cortante em balano

Tabela 5 Clculo de F2 para fora cortante nos balanos Fora aplicada Ao de CD Ao de P


1,5 q1 L B

F2

1,5.q.L B

+ 1,5P

NOTA

As frmulas desta Tabela contemplam um coeficiente de majorao das cargas de 50 %.

Procedimento para leitura de medidas de flechas

Registrar a leitura inicial (Lii) devido ao peso prprio do corpo-de-prova. Registrar a flecha devido aplicao de F1 imediatamente (LF1). Registrar a flecha devido aplicao de F2 (LF2).

Anlise dos resultados

Com base nos ensaios prescritos por esta Norma, pode-se estabelecer o desempenho geral da vigota pela execuo de no mnimo seis ensaios, levados at o Estado Limite ltimo (ruptura), cada um com pelo menos dez leituras e intervalos de carga aproximadamente iguais a 10% da diferena entre o maior valor de F2 e o menor valor de F1, calculados conforme 6.3. Estabelecido o valor mdio, devem ser descartados os valores dos exemplares que apresentarem, em relao a ele, variao de mais ou menos 10 %. Os exemplares restantes devem corresponder a pelo menos 75 % do total de exemplares ensaiados. Se esse percentual for menor, toda a amostra deve ser descartada, procedendo-se nova coleta e ensaio. Se o percentual de exemplares restantes for igual ou maior que 75 %, os valores utilizados para fins de aceitao devem ser aqueles dentro do intervalo obtido no ensaio dos exemplares considerados no clculo.

Critrios de aceitao

O lote deve ser aceito para utilizao quando: a) todos os exemplares apresentarem para o carregamento F1 flechas com valores menores que 5 mm para vos at 1 500 mm ou flechas com valores menores que L/300 para vos maiores que 1 500 mm; nenhum dos exemplares apresentar fissurao maior que o previsto, desagregao do concreto ou deformao visvel na armadura metlica, at ser atingido o carregamento F2.

b)

No caso de no atendimento dos critrios de aceitao, o lote deve ser rejeitado.

10 Relatrio do ensaio
O relatrio do ensaio deve apresentar as seguintes informaes: a) b) c) d) e) referncia a esta Norma; marca e nome do fabricante e unidade de produo; solicitante do ensaio; caractersticas do material ensaiado; data de fabricao informada pelo fabricante;

f) g) h) i) j) k)

identificao do lote pelo fabricante; data do ensaio; resultados individuais de cada ensaio (valores de F1 e F2 considerados e Li, LF1 e LF2); indicao da carga recomendada (opcional); distncia entre os apoios; indicao de contraflecha (se houver).

Anexo A (informativo) Equipamento e procedimentos de ajuste para ensaio de campo de vigotas de lajes treliadas e pr-lajes treliadas

A.1 Generalidades
O equipamento descrito neste anexo se destina execuo de ensaio de carga de trabalho correspondente a F1 ou F2, menores que 600 kg, em vigotas de lajes treliadas e pr-lajes treliadas, com dimenses comercialmente usuais. Para peas fora desse padro, pode ser feita uma adaptao do equipamento, adequando-o s cargas e dimenses especficas.

A.2 Descrio do equipamento


O equipamento composto de quatro elementos distintos: a) laje de reao: executada em concreto armado, plana (2 mm/m), com espessura mnima de 0,12 m, largura de 1,00 m e comprimento de 3,00 m, com dispositivo de fixao da torre de carga, composto por uma barra de 12,5 mm de dimetro, dotada de rosca no segmento externo e fixada no centro geomtrico da laje e tambm de dispositivo de fixao da barra vertical de medida de flecha, composto por um pino liso metlico de 12,5 mm de dimetro, posicionado lateralmente a 0,20 m do outro dispositivo, conforme apresentado na Figura A.1. Os dois dispositivos de fixao devem se projetar pelo menos 40 mm para fora do plano da laje, de forma a garantir a adequada fixao dos equipamentos. No caso de aproveitamento de laje j existente, devem ser verificadas suas planicidade e resistncia. Em casos especficos, pode ser ampliado o comprimento da laje.
1,50 m Ponto de fixao da barra vertical 0,20 m Ponto de fixao da torre de carga 1,00 m 0,50 m

3,00 m

Figura A.1 Medidas gerais da laje de reao, vista em planta

b)

cavaletes de apoio: executados com tubos metlicos de 20 mm de dimetro e espessura igual ou maior que 3 mm, com capacidade de carga de no mnimo 400 kg por unidade, devem ter altura mnima de 1,10 mm e largura mnima de 0,40 m. Os cavaletes devem ser dotados de barra superior de apoio removvel, com dimetro de 25 mm, de forma a permitir a insero do corpo-de-prova na posio inversa. As travessas de reforo devem estar dispostas de forma a no interferir com o posicionamento da torre de carga, quando da execuo dos ensaios de fora cortante. O seu modelo esquemtico, sem escala, apresentado na Figura A.2. Para cargas ou dimenses superiores, necessria a adaptao das dimenses e bitolas dos tubos.

Cavaletes de apoio
(Modelo esquemtico) Corpo-de-prova

Barra removvel Abas de apoio 1,10 m

0,30 m

0,60 m Vista lateral

0,40 m Vista frontal

Figura A.2 Modelo esquemtico do cavalete de apoio

c)

torre de carga: dispositivo de carregamento controlado, composto por uma garra tensionadora, conectada em srie a uma barra ajustvel, um dinammetro e um macaco tipo sanfona. Todo esse conjunto est fixado a uma estrutura metlica, denominada carcaa, que fixada barra metlica da laje de reao. Seu esquema apresentado na Figura A.3.

Torre de carga
(Modelo esquemtico)

Corpo-de-prova

Garra tensionadora

Barra ajustvel Dinammetro analgico

Macaco de trao Carcaa da torre Dispositivo de fixao

Laje de reao

Figura A.3 Modelo esquemtico do conjunto tensionador ou torre de carga

A garra tensionadora, em forma de U possui um pino removvel, com 25 mm de dimetro, que aplica diretamente a carga de flexo ou cisalhamento no corpo-de-prova. O elemento de fora da torre um macaco sanfona, que funciona no seu modo inverso, tracionando todo o conjunto; pode ser substitudo por um cilindro hidrulico, quando se deseja gerar cargas mais elevadas que o previsto para este dispositivo. Do mesmo modo, o dinammetro, conectado em srie ao macaco e garra tensionadora, pode ser substitudo por uma clula de carga ou um anel dinamomtrico, conforme a convenincia. Na parte inferior da torre de carga tem-se o suporte metlico que permite a fixao da torre laje de reao.

d)

barra vertical: destinada fixao de relgio comparador. Consiste em um tubo metlico, com dimetro interno de 12,5 mm, paredes com espessura mnima de 1,5 mm e comprimento de pelo menos 1,50 m, onde deve ser fixado o relgio comparador para medida de flecha. A barra vertical deve ser encaixada no pino correspondente da laje de reao.

A.3 Uso do equipamento


Com a torre de carga fixada laje de reao, posicionar os cavaletes, tomando-se como referncia o eixo do pino removvel da garra tensionadora, em relao ao eixo das barras removveis dos cavaletes. Tomar as devidas precaues para a verificao da distncia entre cavaletes e entre estes e o pino da garra tensionadora, cujas medidas apresentam variaes para cada tipo de ensaio. Posicionar o corpo-de-prova, na sua posio normal ou inversa, sobre os apoios e dentro da garra tensionadora, ajustando a sua altura com o auxlio da barra ajustvel e do macaco, que deve estar na sua posio distendida. Inserir o pino removvel e proceder ao ltimo ajuste com o macaco, encostando o pino no corpo-de-prova, sem que o dinammetro assinale carga sobre a vigota. Com a barra vertical em posio, ajustar o relgio comparador a ela fixado sobre o pino da garra tensionadora e proceder leitura inicial. O relgio pode ser fixado barra com suporte magntico, garra ou outro dispositivo que no permita a sua movimentao durante o ensaio. Acionar o macaco e proceder execuo do ensaio conforme previsto na Seo 6.

You might also like