You are on page 1of 21

Srie Amaznia 5

REDUO DE DESPERDCIOS NA PRODUO DE MADEIRA NA AMAZNIA

Edson Vidal Jeffrey Gerwing Paulo Barreto Paulo Amaral Jennifer Johns

Srie Amaznia 5

REDUO DE DESPERDCIOS NA PRODUO DE MADEIRA NA AMAZNIA

Edson Vidal Jeffrey Gerwing Paulo Barreto Paulo Amaral Jennifer Johns

Belm, 1997

Srie Amaznia 5
Diretoria Executiva: Paulo Barreto - Diretor Edson Vidal - Vice-Diretor Conselho Diretor: Adriana Ramos Andr Guimares Anthony Anderson - Presidente Jorge Yared Rita Mesquita Conselho Consultivo: Antnio Carlos Hummel Carlos da Rocha Vicente Johan Zweede Peter May Raimundo Deusdar Filho Robert Buschbacher Robert Schneider Virglio Viana Texto: Edson Vidal Eng Agrnomo - Imazon Jeffrey Gerwing Bilogo, M.sc. - Associado ao Imazon Paulo Barreto Eng Florestal, M. sc. - Imazon) Paulo Amaral (Eng Agrnomo - Imazon) Jennifer Johns Biloga - Associado ao Imazon Edio e Reviso de Texto: Tatiana Corra Editorao Eletrnica: Jnio Oliveira Apoio Editorial: Fundao Ford

Imazon Caixa Postal 5101, Belm (PA). CEP: 66.613-397 Fone/Fax: (091) 235-4214/0122/0414/0864 Correio Eletrnico: imazon@imazon.org.br www.imazon.org.br

Reduo de Desperdcio de Madeira - 3

Edson Vidal, Jeffrey Gerwing, Paulo Barreto, Paulo Amaral & Jennifer Johns, 1997. Reduo de Desperdcios na Produo de Madeira na Amaznia / Edson Vidal, Jeffrey Gerwing, Paulo Barreto, Paulo Amaral & Jennifer Johns. Srie Amaznia N 05 - Belm: Imazon, 1997. 20 p.; il 1. Desperdcio de madeira. 2. Explorao madeireira. 3. Processamento de madeira. 4. Serrarias. 5. Par.

Sumrio
RESUMO................................................................................................................. 5 INTRODUO..................................................................................................... 5 RESULTADOS E DISCUSSO ......................................................................... 8 Desperdcios durante a extrao das toras ................................................ 8 Danos floresta durante a extrao de toras.......................................... 10 Desperdcios de madeira durante o processamento das toras ............. 13 CONCLUSO ...................................................................................................... 15 Reduzindo os resduos dos recursos florestais como parte da ................. conservao florestal ................................................................................ 15 AGRADECIMENTOS ....................................................................................... 18 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................ 19

Reduo de Desperdcio de Madeira - 5

RESUMO
Um primeiro passo para a conservao da floresta na Amaznia Oriental melhorar a eficincia da produo florestal. Atualmente, a extrao no planejada e o processamento ineficiente das toras conduzem degradao da floresta e a significantes desperdcios de madeira. Se esses desperdcios fossem reduzidos, uma rea menor de floresta seria requerida para satisfazer as demandas de madeira. Este artigo descreve os desperdcios associados extrao e ao processamento das toras, bem como ilustra mtodos para reduzi-los. Embora o estudo tenha sido realizado no Par, conversas com profissionais e visitas a outros plos madeireiros na regio amaznica fazem crer que os problemas avaliados nesse Estado so relevantes para toda a regio.

INTRODUO
Nos ltimos 20 anos, a Amaznia Oriental tornou-se a principal regio produtora de madeira do Brasil (Verssimo et al. , 1992). Muito deste crescimento ocorreu no Estado do Par (Figura 1). Na parte oriental do Estado, prximo ao municpio de Paragominas, o nmero de fbricas de laminados e serrarias saltou de 2, com uma produo total de madeira de 8.600 m 3 em 1970, para 238, com uma produo de mais de 1,2 milho de m 3 em 1990 (Verssimo et al. , 1992). Atualmente, a maioria desta produo est sendo absorvida pela demanda nacional de madeira. Entretanto, como os estoques de madeira da sia Tropical esto se exaurindo, a Amaznia Oriental, com suas extensas reas de florestas no exploradas, pode vir a ser o principal fornecedor de madeira tropical para o mercado externo. Embora a atividade florestal parea ser a vocao da Amaznia Oriental, uma anlise minuciosa revela um padro de explorao desordenada e a degradao das florestas prximas aos centros de processamento de madeira. Uma operao tpica de extrao de toras remove 25 m 3 a 50 m 3 de madeira por hectare de 30 a 60 espcies. Neste processo, 26% de todas as rvores que existiam antes da extrao so mortas ou danificadas, e a cobertura florestal reduzida em 50% (Uhl e Vieira, 1989). A abertura excessiva do dossel combinada com o acmulo de restos florestais deixam a floresta explorada vulnervel a incndios (Holdsworth e Uhl, no prelo) .

6 - Vidal et al.

Na medida em que as florestas prximas so totalmente exploradas, os madeireiros avanam a rea em busca de toras cada vez mais distantes. Conseqentemente, os altos custos no transporte obrigam os proprietrios a mudarem suas fbricas para mais perto da floresta no explorada. Se esse padro de explorao e subseqente abandono continuar, mesmo as reas relativamente vastas de florestas intactas na Amaznia Oriental sero rapidamente devastadas. A regio, portanto, deixar de ter importncia como um centro de produo de madeira. Este padro destrutivo de explorao deve ser substitudo por um sistema no qual tcnicas de manejo florestal promovam uma fonte de madeira para o futuro (Barreto et al. , 1993).
Figura 1. O Estado do Par abrange a maior parte da regio da Amaznia Oriental do Brasil.
no A t l o n tic

a O ce

Belm

Par

Paragominas

A necessidade de um manejo florestal sustentvel na Amaznia Oriental clara, mas at recentemente no existiam modelos prticos deste tipo de manejo na regio. Em 1992, um grupo de pesquisadores do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia (Imazon) realizou um projeto demonstrativo de manejo florestal na regio de Paragominas, Par, a fim de determinar as implicaes econmicas e ecolgicas deste sistema. O projeto comparou, lado a lado, uma operao tradicional em 75 ha com uma extrao manejada em 100 ha. Na rea manejada, o objetivo era reduzir o volume de desperdcios de madeira e danos s rvores restantes na floresta, bem como aumentar a produtividade do trabalho.

Reduo de Desperdcio de Madeira - 7

Os componentes da extrao manejada incluem: 1) inventrio e mapeamento dos recursos; 2) cortes dos cips antes da extrao das toras; 3) planejamento e marcao das estradas e picadas de arraste; 4) derrubada orientada das rvores; e 5) uso de um trator ( skidder ou de esteiras) com guincho e torre, ao invs de um trator de esteiras sem guincho e torre (Figuras 2 e 3).
Figura 2. No modelo tradicional, um trator de esteira (Bulldozer) com cabo fixo usado para arrastar as toras interior da floresta para o ptio de estocagem.

Figura 3. No manejo florestal, um trator florestal equipado com guincho usado para arrastar as toras do interior da floresta para o ptio de estocagem.

8 - Vidal et al.

No entanto, o manejo dos recursos florestais no termina na floresta. Como um complemento do projeto de extrao florestal, tambm analisamos a eficincia da converso de toras em madeira processada e as oportunidades para a reduo dos desperdcios nas indstrias madeireiras. Os resultados de nossas investigaes indicaram que a explorao madeireira na regio desperdia, desnecessariamente, um grande volume de madeira, tanto na floresta como nas indstrias. Na floresta, o desperdcio ocorre quando as toras so derrubadas, mas no so encontradas pelas equipes de arraste. Alm disso, rvores jovens de valor comercial so desnecessariamente destrudas. Nas fbricas, os desperdcios ocorrem quando as toras so degradadas durante a estocagem e quando uma excessiva quantidade de madeira serrada incorretamente. O primeiro passo para a conservao e uso sustentvel de um recurso minimizar os desperdcios. Reduzir os desperdcios significa minimizar a rea florestal necessria para atender a uma dada demanda de madeira. Nas prximas sees, descreveremos algumas das origens dos desperdcios encontrados durante a extrao e processamento de madeira na Amaznia Oriental. Ilustramos que, em muitos casos, os desperdcios podem ser diminudos com a adoo de simples prticas de manejo.

RESULTADOS E DISCUSSO
Desperdcios durante a extrao das toras
O modelo tradicional de extrao de toras, como praticado na Amaznia Oriental, causa desperdcio de madeira aproveitvel e danos capacidade produtiva futura da floresta porque no planejado. Os desperdcios nas operaes tradicionais de extrao de madeira so ocasionados, principalmente, pela falta de treinamento em derrubada de rvores e pela falta de planejamento no arraste das toras. No primeiro caso, as decises sobre a derrubada das rvores so feitas por um grupo de serradores pouco treinados na tcnica de derrubar rvores e sem nenhum treinamento em manejo florestal ou silvicultura. Estes serradores entram na floresta em busca de rvores com potencial madeireiro e so pagos de acordo com o volume de madeira que derrubam por dia. Desta forma, uma derrubada rpida melhor recompensada do que uma derrubada cuidadosa.

Reduo de Desperdcio de Madeira - 9

Os erros na derrubada que podem levar ao desperdcio de madeira so: 1) corte final feito muito acima da altura ideal (20 cm), deixando madeira aproveitvel no toco; 2) rvores serradas de maneira imprpria, de tal forma que, quando caem, racham da base para a ponta; e 3) destopo da rvore muito longe da copa, deixando parte aproveitvel do tronco com a copa. Avaliamos 854 rvores derrubadas em reas de extrao tradicional e conclumos que esses trs tipos de erros resultam em uma mdia de 0,39 m3 de desperdcio por rvore derrubada. Estes resduos representam cerca de 7% do volume de extrao de uma rvore tpica e equivalem a 2,2 m 3/ha. Para reduzir o desperdcio na extrao planejada, empregamos um grupo de serradores que foram especificamente treinados para derrubar e serrar, minimizando os tipos de erros descritos acima. Uma amostra de 164 rvores derrubadas por este grupo de serradores treinados resultou em 0,09 m 3 de desperdcio por rvore derrubada. Portanto, a diferena de desperdcios entre o grupo dos serradores treinados e dos no treinados foi de 0,30 m3/ rvore derrubada ou 1,8 m 3/ha. A segunda fonte de desperdcio ocorre durante o arraste das toras. Quando uma rvore derrubada na extrao de madeira tradicional, a tora pode ser carregada pelo trator de esteira logo aps a derrubada da rvore ou vrios dias depois. Porm, neste modelo de extrao parece haver pouca comunicao entre os serradores e os operadores de trator de esteira sobre a localizao das rvores extradas, apesar de eles viverem no mesmo campo. O resultado dessa procura e retirada de rvores no planejadas uma rede cruzada de ramais de arraste, a qual favorece a formao de clareiras na floresta natural, onde nenhuma madeira foi derrubada. Alm disso, boa parte das rvores que so derrubadas no so encontradas pelos tratoristas. Para quantificar esta perda, percorremos um total de 15 km ao longo de faixas de 20 metros em trs reas previamente exploradas. Encontramos uma mdia de 6,6 m 3 /ha de madeiras aproveitveis que foram cortadas, mas no encontradas. Isto representou cerca de uma rvore por hectare, ou 20% do volume derrubado nas 3 reas estudadas (33 m 3/ ha). A maioria das rvores derrubadas que no so encontradas, ou so cobertas pelas copas de outras rvores cadas ou esto distantes de outras rvores que foram extradas. Esse tipo de desperdcio no ocorreu na extrao planejada. O mapa de distribuio das rvores de valor comercial, juntamente com a marcao das trilhas de arraste para o transporte das toras, ajudou a evitar este desperdcio.

10 - Vidal et al.

As perdas de madeira evitadas durante a derrubada (1,8 m 3/ha) e o arraste (6,6 m3 /ha), juntas, resultaram em um rendimento de 8,4 m 3 /ha a mais na rea com manejo. Esse aumento no aproveitamento corresponde diretamente reduo de 25% da rea de floresta que precisaria ser explorada para atender a uma dada demanda, considerando a floresta explorada sem planejamento. Isso significa reduo de custos e tambm o aumento da possibilidade de conservao florestal.

Danos floresta durante a extrao de toras


A falta de planejamento na extrao tradicional tambm leva ao aumento dos danos floresta. O resultado uma grande perda desnecessria de rvores de pequeno e mdio porte que poderiam fazer parte de uma futura extrao. Embora as operaes sejam de extrao seletiva (cortando somente 5-6 rvores comerciais/ha), mais de 200 rvores com DAP maior que 10 cm por hectare so incidentalmente danificadas. H vrios fatores que contribuem para estes estragos. Os cips, por exemplo, so comuns na regio, conectando a copa de uma rvore com uma mdia de seis outras. Quando uma rvore derrubada tanto para ser coletada quanto para a construo de estradas, os cips que a interconectam com as rvores vizinhas puxam as copas destas rvores, danificando-as. Sem nenhum treinamento para uma derrubada orientada, o motoserrista derruba a rvore em sua direo de queda natural. Isto reduz enormemente a possibilidade de poupar uma rvore especfica, ainda pequena para ser cortada, mas que poderia ser explorada em uma prxima extrao. Alm disso, essa freqente falta de controle na derrubada, resulta na queda de uma rvore sobre outras j cadas. Antes de iniciar o arraste das toras, o tratorista precisa arrancar a rvore deste emaranhado. Para isso, faz vrios movimentos com o trator empurrando e puxando as toras. Claramente, tais movimentos danificam muitas rvores prximas e resultam em extensas reas de perturbao, tanto do dossel como do solo florestal (Figura 4). No arraste, o tratorista puxa longas toras pelos ramais tortuosos, resultantes da procura das rvores derrubadas, danificando os troncos das rvores de p localizadas na beira das trilhas. Isto porque as toras, em 90% dos casos, sofrem apenas um corte, prximo copa da rvore. Conclumos que a adoo de uma srie de medidas e tcnicas de planejamento podem conduzir a uma grande reduo dos danos durante a extrao. Uma das medidas o corte de cips pelo menos 1 ano antes da

Reduo de Desperdcio de Madeira - 11

extrao da madeira. Quando uma rvore derrubada na extrao tradicional, cips, muitas vezes, danificam o tronco e o dossel das rvores ao redor da rvore cada. Na rea planejada, rvores cortadas caem rapidamente no cho, causando poucos danos atrs do toco ou ao longo do tronco e somente danos pequenos em volta da copa. Quando o corte de cips feito cerca de 1 ano antes da extrao, tempo necessrio para que apodream, as rvores cortadas caem mais livremente, causando menores danos ao seu redor. Uma segunda medida associada reduo dos danos durante a extrao a derrubada orientada. Nesta tcnica, as rvores so derrubadas de forma a reduzir os danos sobre as rvores que sero extradas no segundo corte e a facilitar o arraste. Evita-se, desta forma, o acmulo de queda de rvores uma sobre as outras, facilitando o guinchamento na preparao para o transporte. A utilizao dessas tcnicas permite uma extrao mais fcil, sem criar grandes distrbios na floresta, resultantes da extrao tradicional no planejada (Figura 4). Combinado com a derrubada orientada, o planejamento das trilhas de arraste uma terceira tcnica para aumentar a produtividade do trabalho e reduzir perdas de madeira e danos. As trilhas so planejadas em um padro de espinha de peixe, ou seja, as trilhas secundrias formam ngulos obtusos com a trilha principal. Este desenho minimiza a rea total das trilhas de arraste, bem como evita aquelas curvas que causam danos para as rvores vizinhas do ramal quando as toras so transportadas. A utilizao destas tcnicas de planejamento e a extrao cuidadosa das toras possibilitou a reduo do nmero de rvores desnecessariamente danificadas durante cada fase da extrao. Por exemplo, em uma extrao tradicional, 28,7 rvores com DAP maior ou igual a 10 cm foram danificadas para cada rvore derrubada. J na extrao planejada, apenas 20,5 rvores sofreram danos. Assim, somente durante a derrubada planejada, 46 rvores com DAP 10 cm por hectare foram poupadas de danos desnecessrios. Similarmente, para cada rvore transportada para a rea de armazenamento, 7,1 rvores foram danificadas na operao tradicional, enquanto apenas 4,4 foram danificadas na operao planejada. No total, 16,2 rvores a menos foram danificadas por rvore cortada, resultando em 91 rvores a menos danificadas por hectare na operao planejada em comparao com a tradicional. Das 91 rvores, 57 foram severamente danificadas, e destas, 11 (totalizando 2,7 m3/ha) eram espcies de valor comercial.

12 - Vidal et al.

Figura 4. Abertura do dossel e danos associados extrao de grupos de rvores em operao planejada (9 rvores) e no planejada (12 rvores) prximo de Paragominas, Par.

Reduo de Desperdcio de Madeira - 13

Poupando as rvores que so importantes para a prxima colheita, a extrao planejada reduz o ciclo de extrao de uma dada rea de floresta da atual estimativa de 75-100 anos para 30-40 anos (Barreto, Uhl & Yared, 1993). O manejo em escala regional permitiria que outras regies florestais fossem reservadas para propsitos de conservao ao mesmo tempo em que as demandas de madeira da regio poderiam ainda ser supridas. A extrao com planejamento mais lucrativa do que a explorao tradicional devido a maior produtividade do trabalho e, principalmente, devido reduo das perdas de madeira. Barreto et al. (submetido publicao) estimaram a lucratividade da explorao considerando dois cenrios de remunerao dos operrios. O lucro da explorao planejada seria cerca de 35% maior que o da explorao sem planejamento, considerando que em ambos os casos (com e sem planejamento) a remunerao dos operrios seria igual tpica da regio (por exemplo, a maioria dos funcionrios recebendo entre 1 e 2 salrios mnimos/ms). Contudo, considerando que os operrios devem ser melhor treinados para terem bom desempenho na explorao planejada, plausvel que eles devam receber salrios maiores. Mesmo com salrios mais altos (por exemplo, o dobro dos salrios pagos na explorao tradicional), o lucro da explorao com planejamento ainda seria cerca de 13% maior que o lucro da explorao sem planejamento.

Desperdcios de madeira durante o processamento das toras


A eficincia da converso de toras em produtos beneficiados pode afetar amplamente a rea de floresta necessria para satisfazer a demanda por madeira. Em Paragominas, Par, estudamos os fatores que influenciam a eficincia de converso da madeira em dez serrarias e duas fbricas de laminados. No geral, a eficincia do processamento baixa (Figura 5). Encontramos que apenas 36% do volume de uma tora tpica era transfor mado em madeira serrada, quando a madeira era produzida para o mercado brasileiro, e 32%, quando era destinada exportao. Toras processadas para lminas produzem uma mdia de 39% do seu volume no produto.

14 - Vidal et al.

O baixo rendimento do processamento de toras na regio resultado do desperdcio de madeira em vrias etapas do processamento. A estocagem inadequada das toras nos ptios das fbricas resulta em perdas devido aos danos causados por insetos e por rachaduras das toras. Aps um perodo de estocagem tpica, de vrias semanas a um ms, encontramos uma mdia de 15% do volume de madeira danificados por insetos. O rachamento das toras, devido secagem no uniforme entre o centro e as extremidades do tronco durante a estocagem, tambm causa perda de madeira em algumas espcies. Rachaduras exageradas afetam 13% do volume total das toras das espcies mais comumente serradas na regio, como a maaranduba (Manilkara huberi) .
Figura 5. Pilhas de restos de madeiras so comuns nos ptios das serrarias da Amaznia Oriental.

O uso de equipamentos inadequados ou obsoletos nas indstrias regionais tambm reduz a eficincia de converso das toras em madeira serrada. Em 47 serrarias investigadas, a mdia de idade dos equipamentos de serragem foi de 10 anos. A falta de investimento em novos equipamentos leva a uma baixa preciso da serragem. Das 11 fbricas estudadas, a mdia de variao da espessura das tbuas produzidas foi de 4,3 mm. Assim, em mdia, 4,3 mm de espessura devem ser adicionados em cada tbua produzida, para assegurar que a espessura mnima esteja dentro das especificaes do comprador. Embora o acrscimo de alguns milmetros por tbua possa parecer uma quantia insignificante, equivale perda potencial de cerca de 5% do volume total das toras (Williston, 1981).

Reduo de Desperdcio de Madeira - 15

Ganhos substanciais na eficincia de converso das toras em madeira serrada podem ocorrer com a implementao de algumas tcnicas e tecnologias relativamente simples. Primeiramente, preciso aperfeioar a estocagem das toras. Tcnicas como, pintura das pontas da tora, com composto ceroso para manter a umidade e minimizar as rachaduras, e a instalao de irrigadores nos ptios de estocagem para eliminar a ocorrncia dos insetos podem reduzir a degradao das toras durante a estocagem, bem como aumentar a eficincia de converso de 5% para 8%. Em segundo lugar, elevar o nvel dos equipamentos pode melhorar a preciso no corte e aumentar a eficincia de converso de 3% para 5%. Finalmente, o desenvolvimento de uma nova linha de produtos para fazer uso dos pedaos pequenos de madeira (por exemplo, cabos de vassouras, tacos e partes de portas) poderia aumentar a eficincia em mais 5%. Em suma, a implementao destas melhorias pode elevar a eficincia de converso de 39% para cerca de 60%, nas fbricas de laminados, e de 35% para 50%, nas serrarias.

CONCLUSO
Reduzindo os resduos dos recursos florestais como parte da conservao florestal
O primeiro passo para a conservao de um recurso o reconhecimento do seu valor. No muito tempo atrs, era comum os donos de terra na Amaznia Oriental oferecerem um valor maior por um hectare de terra de pastagem degradada do que por um hectare de floresta intacta. As rvores eram um obstculo no caminho da pecuria, ento vista como o uso do solo mais apropriado para a regio. Hoje, com o crescimento da indstria madeireira na regio, empresrios compram reas de floresta intacta e comeam a se preocupar com o abastecimento da indstria no futuro. Aps a valorizao do recurso florestal, o prximo passo lgico usar o recurso de uma maneira que minimize os desperdcios. Os benefcios do uso cuidadoso dos recursos florestais so pelo menos dois: 1) com menos desperdcios dos produtos madeireiros, menos reas florestais precisaro ser exploradas para atender a uma dada demanda de madeira; e 2) florestas exploradas cuidadosamente tm maior valor de conservao do que as florestas exploradas sem planejamento.

16 - Vidal et al.

Atualmente, a indstria madeireira no Estado do Par extrai cerca de 520.000 ha de florestas a cada ano para obter 13 milhes de metros cbicos de toras (Verssimo, comunicao pessoal, 1995). Estes so convertidos em aproximadamente 4,5 milhes de metros cbicos de madeira processada, com uma eficincia de converso de 35%. Ao eliminar as perdas de madeira resultantes das rvores derrubadas e no encontradas na floresta e as perdas devido a prticas imprprias de derrubada, a quantia de madeira extrada de cada hectare explorado pode aumentar em 8,3 m 3 (Figura 6). Alm disso, a adoo de estratgias simples poderia melhorar a eficincia de converso no processamento da madeira em 15%. Considerando 25 m 3 extrados de um hectare, o melhoramento na eficincia de converso resultaria em um aumento na produo de madeira serrada de 5,7 m 3 para cada hectare explorado (Figura 6). Se essas mudanas ocorressem, os 4,5 milhes de metros cbicos de madeira processada produzidos anualmente poderiam ser produzidos de 9,1 milhes de metros cbicos de toras ao invs de 13 milhes. Desta forma, a rea explorada anualmente seria reduzida de 520.000 ha para apenas 273.273 ha, ou seja, uma reduo de 246.727 ha/ano. A reduo de danos floresta tambm teria impacto no volume explorado a longo prazo. Barreto et al. (1993) estimaram que o volume explorvel de madeira 30 anos aps a primeira extrao, se os danos da extrao fossem evitados, seria de 34,8 m3/ha; duas vezes maior que na extrao sem planejamento, onde o volume seria de apenas 16,8 m3 /ha. Alm de poupar rvores potencialmente explorveis no futuro, a extrao planejada reduz impactos relacionados a outros aspectos da estrutura florestal. Por exemplo, a extrao planejada reduz a rea de solo afetada em 773 m2 por hectare quando comparada extrao tradicional. A quantidade de abertura do dossel da floresta tambm foi reduzida significativamente na extrao planejada. E o tamanho mdio das clareiras foi 189 m2 menor que na extrao tradicional. Este o resultado de menos rvores sendo derrubadas em cada clareira e da diminuio do nmero de rvores puxadas pelos cips. Manter o dossel florestal e reduzir o nmero de clareiras tambm um importante passo para proteger as florestas intactas da ao do fogo (Holdsworth & Uhl, no prelo). O fogo acidental em florestas tradicionalmente exploradas est aumentando na regio. Assim, o planejamento cuidadoso da extrao das toras pode ser um meio de romper o ciclo de degradao de florestas na regio, que inclui tanto os danos diretos da extrao como o fogo subseqente.

Figura 6. A quantidade de resduos de madeira comercial que podem ser evitados associados s atividades tpicas de extrao e processamento das toras em Paragominas, Par.

13,3 m 3/ha 38 m 3/ha

Desperdcio evitvel em serrarias devido s ms tcnicas de processamento = 5,7 m3 /ha

24,7 m 3/ha

rvore derrubada mas no encontrada pelo tratorista = 6,6 m3 /ha

Madeira explorvel deixada na floresta devido a m aplicao de tcnicas de derrubada e traamento = 1,7 m 3/ha

Danos evitveis a rvores de valor comercial = 2,7 m3 /ha

Reduo de Desperdcio de Madeira - 17

PERDA TOTAL/ha 16,7 m 3/ha DE MADEIRA COMERCIAL

18 - Vidal et al.

AGRADECIMENTOS
Gostaramos de agradecer aos proprietrios das indstrias madeireiras Irsa, Imanorte, Dalmad, Rosa Madeireira e Caip, que liberaram suas reas para que realizssemos este trabalho. A Damio, pela ajuda na coleta dos dados. Agradecemos tambm a Christopher Uhl (Imazon e Universidade Estadual da Pensilvnia), pela orientao durante a pesquisa, e a Johan Zweede, pela orientao durante o planejamento da explorao. Valiosos comentrios foram dados por Adalberto Verssimo, Natalino Silva, Steven Stone, Cecile Stone, e Pervaze Sheik. Sglea Lopes, Glucia Barreto e Tatiana Corra gentilmente revisaram o texto. Agradecemos a Flvio Figueiredo, pela confeco das figuras. O suporte financeiro foi fornecido pelo Fundo Mundial para a Natureza (World Widlife Fund for Nature, USA), atravs de fundos da Agncia Norte-Americana para o Desenvolvimento (Usaid).

Reduo de Desperdcio de Madeira - 19

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARRETO, P., UHL, C. & YARED, J. O potencial de produo sustentvel de madeira em Paragominas - PA, na Amaznia Oriental: consideraes ecolgicas e econmicas. In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 7, 1993. Anais..., So Paulo: Sociedade Brasileira de Silvicultura / Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, 1993, 1, pp. 387-392. BARRETO, P., AMARAL, P., VIDAL, E. & UHL, C. Submetido. Impactos do manejo florestal na economia da explorao de madeira na Amaznia Oriental. Forest Ecology and Management. HOLDSWORTH, A. R. & Uhl, C. No prelo. Fire in eastern Amazonian log ged rain forest and the potential for fire reduction. Ecological Applications. Uhl, C. & VIEIRA, I. C. G. Ecological impacts of selective logging in the Brazilian Amazon: a case study from the Paragominas region of the state of Par. Biotropica, 21 :98-106, 1989. VERSSIMO, A., BARRETO, P., MATTOS, M., TARIFA, R. & UHL, C. Logging impact and propects for sustainable forest management in an old Amazonian frontier: the case of Paragominas. Forest Ecology and Management, 55: 169-199, 1992. W I L L I S T O N, E . M . S m a l l L o g S aw m i l l s. S a n Fr a n c i s c o, M i l l e r Fr e e m a n Publications,1981.

Srie Amaznia uma iniciativa do Imazon de divulgao ampla dos seus estudos. Os artigos, publicados em revistas cientficas internacionais, abordam de forma multidisciplinar as atividades de uso dos recursos naturais na Amaznia. A Srie Amaznia conta com o apoio da Fundao Ford.

You might also like