You are on page 1of 3

Receita Bacalhau Z do Pipo Ingredientes

- 1 kg de bacalhau salgado seco - 6 batatas mdias/grandes - 1 cebola grande - 5 ovos - 200 gramas de azeitonas pretas - 1 xcara de ch de salsinha - 1/2 xcara de azeite e mais um pouco para regar - 1 lata de creme de leite - 1 colher de sopa de margarina - 5 colheres de sopa de maionese

Preparo

Antes de mais nada, voc dever dessalgar o bacalhau. Para isso, coloque em um recipiente com gua suficiente para cobrir todo o bacalhau e deixe na geladeira durante 24 horas, trocando a gua 4 vezes durante este tempo.

Com o bacalhau j dessalgado, remova a pele, ferva 2 litros de gua e coloque o bacalhau para dar uma leve fervura, por cerca de 5-10 minutos, para remover o sal restante. Tome cuidado para no deixar muito tempo, ou voc vai acabar tirando o gosto do bacalhau e assim descaracterizar a receita. Enquanto isso, corte as batatas em pedaos menores e coloque-as para cozinhar. Cozinhe tambm os ovos.

Desfie o bacalhau em lascas mdias, aproveitando o mximo possvel da carne do bacalhau. Remova as espinhas com cuidado e v jogando o contedo em uma vasilha. Reserve.

Experimente um pedao das lascas, se ainda estiver muito salgado, pode dar mais uma leve fervura para remover o excesso de sal.

Pique a cebola da maneira que preferir. Aqui, existem duas opes, dependendo do seu gosto. Voc pode cortar em rodelas, o que vai permitir que voc sinta a cebola na receita, ou picar em pedacinhos bem pequeninhos, como eu fiz, assim fica mais para dar um gosto.

Em uma panela, jogue 1/2 xcara de azeite e coloque a cebola para dourar. Deixe ficar bem douradinha, sem queimar, e neste azeite jogue o bacalhau e as azeitonas pretas para refogar. Deixe dar uma refogada caprichada, misturando bem o azeite, a cebola e o bacalhau. Vai comear a subir um cheirinho bem gostoso. Reserve.

A esta altura, as batatas j devero estar bem molinhas. Utilizando um espremedor de batatas (ou se no tiver, um garfo mesmo), esprema-as, fazendo um pur. V picando a salsinha.

Pegue uma panela, acenda em fogo baixo com um pouquinho de azeite, coloque o pur de batatas, 1 lata de creme de leite (adicione aos poucos), a margarina e a salsinha. Misture bem, at ficar um pur de consistncia mdia. Reserve.

Hora de comear a montar a travessa. Em uma travessa, ou pirex, coloque uma camada de pur de batatas utilizando um pouco mais que a metade de todo pur feito e espalhe pelo

fundo e pelos lados da travessa. Em seguida, jogue o bacalhau, como recheio e regue com bastante azeite. Por cima desta camada de bacalhau coloque 2 ovos cozidos cortados em rodelas.

Utilize o restante do pur de batatas para cobrir o recheio de bacalhau e cubra com a maionese, utilizando uma colher para espalhar por toda superfcie do pur. Utilize os ovos restantes para cobrir, enfeitando e fazendo uma camada final, e por fim leve para gratinar por 10-15 minutos, ou at ficar bem douradinho. Voc saber quando estiver no ponto!

You might also like