You are on page 1of 18

TRISTAR

Controlador de Sistema Solar Manual de Instalao e Operao

Carregamento de bateria por energia solar


.....

Controle de carga
.....

1098 Washington Crossing Road Washington Crossing, PA 18977 EUA Telefone: 1 - 215 - 3214457 Fax: 1 - 215 - 3214458 E-mail: info@morningstarcorp.com www.morningstarcorp.com

ndice
Instrues importantes de segurana 1.0 1.1 1.2 2.0 Descrio do TriStar Uso geral Opes disponveis Instalao 2.1 Ajustando os interruptores DIP 2.2 Sensor remoto de temperatura (RTS) 2.3 Sensor de tenso da bateria 2.4 Conectar os cabos Operao Boto interruptor Indicaes dos LEDs Programas-padro de carregamento da bateria Controle de carga 5.1 TriStars em paralelo 5.2 Polaridade reversa Configuraes personalizadas com software para PC Especificaes

3.0 3.1 3.2 4.0 5.0

6.0 7.0

Apndice configuraes dos interruptores DIP de controle de carga

Informaes gerais de segurana


Leia todas as instrues e cuidados existentes no manual antes de comear a instalao. No TriStar, no existem peas que possam ser trocadas pelo usurio. No desmonte ou tente consertar o controlador. Desconecte todas as fontes de energia do controlador antes de instalar ou ajustar o TriStar. Verifique se a bateria e a energia solar foram desconectadas antes de abrir a tampa de acesso. No existem fusveis ou chaves no TriStar. A energia precisa ser removida externamente. No deixe entrar gua no controlador. Verifique se os cabos de energia esto apertados com o torque correto para evitar o superaquecimento devido a alguma conexo frouxa. Verifique se o gabinete est corretamente aterrado com condutores de cobre. O terminal de aterramento est localizado no compartimento do cabeamento, sendo identificado pelo smbolo abaixo estampado no gabinete. Smbolo de aterramento Tenha muito cuidado quando estiver trabalhando com baterias grandes de chumbo-cido.

1.0 Descrio do TriStar


O TriStar um controlador de sistema solar tecnicamente avanado. Existem trs modos de operao distintos e independentes programados em cada TriStar: carregamento solar de bateria, controle de carga ou controle de derivao. Somente um modo de operao pode ser selecionado em cada TriStar. Se o sistema requer um controlador de carregamento de bateria e um controlador de carga, ser necessrio utilizar dois TriStars. Existem duas verses-padro de controladores TriStar: TriStar-45: Especfico para uma corrente contnua mxima de 45 A (solar, carga ou carga de derivao) Especfico para sistemas de 12, 24, 48 Vcc TriStar-60: Especfico para uma corrente contnua mxima de 60 A (solar, carga ou carga de derivao) Especfico para sistemas de 12, 24, 48 Vcc Carregamento de bateria por energia solar A energia gerada por um painel solar usada para recarregar a bateria do sistema. O TriStar gerencia o processo de carregamento para que ele seja eficiente e a vida da bateria seja prolongada. O carregamento inclui um estgio de carga bruta, absoro PWM, flutuao e equalizao. Controle de carga Quando configurado para controle de carga, o TriStar alimenta as cargas da bateria e protege a bateria contra descarregamento excessivo por meio de uma LVD (desconexo de carga por baixa tenso) de corrente compensada. Controle de carregamento de derivao Em modo de derivao, o TriStar gerencia o carregamento da bateria atravs da derivao da energia da bateria para uma carga dedicada de derivao. A fonte de energia normalmente elica ou hidrulica. Entre em contato com a Morningstar para obter informaes a respeito do controle de carregamento de derivao.

1.1

Uso geral

Os controladores TriStar so configurados para sistemas com aterramento negativo. O TriStar protegido eletronicamente contra falhas e dispe de recuperao automtica. No existem fusveis ou partes mecnicas para rearmar ou substituir dentro do TriStar. As sobrecargas solares at 130% da corrente nominal sero reduzidas, em vez de haver a desconexo do sistema solar. As condies de temperatura excessiva tambm reduzem a entrada solar a nveis mais baixos para evitar uma desconexo. Vrios TriStars podem ser conectados em paralelo para aumentar a corrente de carregamento solar, mas isso SOMENTE pode ser feito em modo de carregamento de bateria. NO conecte TriStars em paralelo no modo de carga, pois isso poder danificar o controlador ou a carga. O gabinete do TriStar especfico para uso em ambientes internos. O TriStar detecta condies diurnas e noturnas, e nenhum diodo de bloqueio usado no caminho do circuito de alimentao.

1.2

Opes disponveis

Sensor remoto de temperatura (RTS) Se a temperatura da bateria do sistema variar mais de 5C (9F) durante o ano, dever ser considerada a possibilidade de carregamento com compensao de temperatura. O RTS mede a temperatura da bateria e o TriStar utiliza essa informao para ajustar o carregamento conforme necessrio. Medidores digitais Dois medidores digitais podem ser instalados no TriStar durante ou aps a instalao. Uma verso montada no controlador (TS-M), a outra adequada para locais remotos (TS-RM).

2.0 Instalao do TriStar


Etapa Carregamento solar e controle de carga 1. Retire a tampa de acesso removendo os quatro parafusos. 2. Monte o TriStar usando o gabarito que acompanha o produto. 3. Ajuste os oito interruptores do interruptor DIP. Cada interruptor precisa estar na posio correta. (veja detalhes abaixo). 4. Instale o RTS se a bateria for carregada utilizando compensao de temperatura (no se aplica para controle de carga). 5. Conecte os cabos sensores de tenso da bateria (recomendado). 6. Conecte os cabos de alimentao da bateria no TriStar. Em seguida, conecte os cabos do painel solar (ou da carga). 7. Conecte o TriStar a um computador caso sejam efetuados ajustes utilizando software para PC. 8. Recoloque a tampa. As etapas 3 e 6 so obrigatrias em todas as instalaes. As etapas 4, 5 e 7 so opcionais.

Load Solar array Battery Solar + / Load + Sense RTS (Not for load) [NT: not perfectly legible]

Carga Painel solar Bateria Solar + / Carga + Sensor RTS (No usar para carga)

Figura 2.0 Cabeamento de instalao para carregamento solar e controle de carga

Figura 2.0 Dimenses de montagem

NOTA: Ao montar o TriStar, verifique se o fluxo de ar em torno do controlador e do dissipador de calor no est obstrudo. Deve haver espao livre acima e abaixo do dissipador de calor, e pelo menos 75 mm (3 polegadas) de folga em torno do dissipador, para permitir um fluxo livre de ar para resfriamento.

2.1 Ajustando os interruptores DIP


Para configurar o TriStar para o carregamento de bateria e o controle desejados, ajuste os interruptores DIP conforme descrito abaixo. Para mudar um interruptor de DESLIGADO para LIGADO, deslize-o para cima na direo da parte superior do controlador. Verifique se cada interruptor est completamente deslocado para a posio LIGADO ou DESLIGADO.

Interruptor DIP nmero 1 - Modo de controle: Carregamento de bateria por energia solar
Controle Carregando Carga Interruptor 1 Desligado Ligado

Figura 2.01 Interruptor n 1

Para o modo de controle Carregamento de bateria por energia solar, deixe o interruptor DIP na posio DESLIGADO, como mostrado.

Interruptores DIP nmeros 2 e 3 - Tenso do sistema:


Tenso Automtica 12 24 48 Interruptor 2 Desligado Desligado Ligado Ligado Interruptor 3 Desligado Ligado Desligado Ligado

mm (inches)

mm (polegadas)

Figura 2.01 Interruptores nos 2 e 3 A seleo automtica de tenso ocorre quando a bateria conectada e o TriStar comea a funcionar. No deve haver cargas na bateria capazes de fazer uma bateria descarregada indicar uma menor tenso do sistema. As tenses disponveis nos interruptores DIP so para baterias de chumbo-cido de 12 V, 24 V ou 48 V. Embora a opo "tenso automtica" seja muito confivel, recomenda-se utilizar os interruptores DIP para manter a tenso correta do sistema.

Interruptores DIP nmeros 4,5 e 6 - Algoritmo de carregamento da bateria:


Tipo de bateria 1 2 3 4 5 6 7 8 PWM 14,0 14,15 14,35 14,4 14,6 14,8 15,0 Personalizada Interruptor 4 Desligado Desligado Desligado Desligado Ligado Ligado Ligado Ligado Interruptor 5 Desligado Desligado Ligado Ligado Desligado Desligado Ligado Ligado Interruptor 6 Desligado Ligado Desligado Ligado Desligado Ligado Desligado Ligado

Auto Select On Off


Figura 2.01 Interruptores nos 4, 5 e 6

Seleo automtica Ligado Desligado

Selecione um dos sete algoritmos-padro para carregamento de bateria, ou selecione o interruptor DIP "personalizado" para configuraes personalizadas especiais utilizando software para PC. Os sete algoritmos-padro para carregamento citados acima so descritos na seo 4.0 programas-padro de carregamento da bateria.

Interruptor DIP nmero 7 - Equalizao de bateria:


Equalizar Manual Automtico Interruptor 7 Desligado Ligado

PWM On Off Custom


Figura 2.01 Interruptor no 7

PWM Ligado Desligado Personalizado

No modo Equalizao automtica (interruptor n 7 ligado), a equalizao da bateria ser iniciada e interrompida automaticamente de acordo com o programa de bateria selecionado nos interruptores DIP 4, 5 e 6 acima. Consulte a seo 4.0 para obter mais informaes sobre cada algoritmo-padro de bateria e sobre a equalizao. No modo Equalizao manual (interruptor n 7 desligado), a equalizao ocorrer somente quando iniciada manualmente atravs do boto interruptor. A iniciao automtica da equalizao desativada. A equalizao ser interrompida automaticamente de acordo com o algoritmo de bateria selecionado. Nos dois casos (modo automtico e modo manual), o boto interruptor pode ser usado para iniciar e interromper a equalizao da bateria.

Interruptor DIP nmero 8 - Reduo de rudo:


Carregando PWM Lig-Desl Interruptor 8 Desligado Ligado

Figura 2.01 Interruptor n 8 O algoritmo de carregamento de bateria PWM padro em todos os controladores de carregamento Morningstar. Entretanto, nos casos em que a regulao PWM esteja provocando interferncias de rudo com cargas (p.ex., alguns tipos de equipamentos de telecomunicaes ou rdios), o TriStar pode ser convertido para um mtodo de regulao de carregamento solar Ligado-Desligado.

Deve ser observado que a regulao de carregamento solar Ligado-Desligado muito menos eficaz que a PWM. Os problemas de rudo devem ser resolvidos de outras maneiras, e somente quando nenhuma outra soluo for possvel o TriStar deve ser alterado para o carregamento Ligado-Desligado.

CONTROLE DE CARGA
As configuraes dos interruptores DIP encontram-se no Apndice 1.

2.2 Sensor remoto de temperatura (RTS)


Para carregamento solar de bateria e controle de carga de derivao, recomenda-se utilizar um sensor remoto de temperatura (RTS) para se obter um carregamento com compensao de temperatura eficaz. A sonda remota de temperatura no deve ser instalada para controle de carga CC.

Figura 2.02 Conexo do RTS

2.3 Conexo sensora de tenso da bateria


No necessrio utilizar uma conexo sensora de tenso da bateria para operar o controlador TriStar, mas ela recomendada para se obter melhor desempenho em todos os modos de carregamento e controle de carga. Os cabos sensores de tenso da bateria quase no conduzem corrente para que a entrada do sensor evite as grandes quedas de tenso, que podem ocorrer nos condutores de energia da bateria. A conexo sensora de tenso permite ao controlador medir a tenso real da bateria em qualquer condio.

Figura 2.03 Conexo sensora da bateria O calibre dos cabos pode variar de 1,0 a 0,25 mm (16 a 24 AWG). O comprimento mximo permitido para cada cabo sensor de tenso da bateria de 30 metros (98 ps). O terminal sensor da bateria polarizado. Tenha o cuidado de conectar o terminal positivo (+) da bateria no terminal positivo (+) do sensor de tenso.

2.4 Conectar os cabos de alimentao

Battery Solar Load Diversion

Bateria Solar Carga Derivao

Figura 2.04 Conexes dos cabos de alimentao CUIDADO: O conjunto PV solar pode produzir tenses de circuito aberto superiores a 100 Vcc quando sob a luz do sol. Verifique se o disjuntor de entrada solar foi aberto (desconectado) antes de instalar os cabos do sistema (caso o controlador esteja em modo de carregamento solar).

Colocao em funcionamento
Verifique se as polaridades do painel solar (ou da carga) e da bateria esto corretas. Ligue primeiro a chave da bateria. Observe os LEDs para confirmar se a partida foi bem-sucedida. (Os LEDs piscam verde - amarelo - vermelho durante um ciclo) Note que necessrio ter uma bateria conectada ao TriStar para dar a partida e operar o controlador. O controlador no opera somente com entrada solar. Ligue a chave do painel solar (ou da carga).

3.0 Operao do TriStar


3.1 Boto interruptor

No modo Carregamento de bateria (tanto solar como derivao), as seguintes funes podem ser ativadas atravs do boto interruptor (localizado na tampa frontal): PRESSIONAR: Reinicializar aps erro ou falha. PRESSIONAR: Reinicializar a indicao de manuteno da bateria caso isso tenha sido ativado atravs do software para PC. Ser iniciado um novo perodo de manuteno e os LEDs vo parar de piscar. Se a manuteno da bateria for efetuada antes dos LEDs comearem a piscar, o boto interruptor precisa ser

pressionado quando os LEDs comearem a piscar, para reinicializar o intervalo para manuteno e pararem de piscar. PRESSIONAR E SEGURAR POR 5 SEGUNDOS: Iniciar a equalizao da bateria manualmente. Isso iniciar a equalizao em modo manual ou automtico. A equalizao ser interrompida automaticamente de acordo com o tipo de bateria selecionado (consulte a seo 4.4). PRESSIONAR E SEGURAR POR 5 SEGUNDOS: Interrompe uma equalizao em andamento. Isso ser executado em modo manual ou automtico. A equalizao ser encerrada. Controle de carga PRESSIONAR: Reinicializar aps um erro ou falha. PRESSIONAR E SEGURAR POR 5 SEGUNDOS: Aps uma desconexo por baixa tenso (LVD), o boto interruptor pode ser usado para reconectar as cargas novamente. As cargas permanecero ligadas por 10 minutos, e sero desconectadas novamente. O boto interruptor pode ser usado para ignorar sem limites o LVD. NOTA: O propsito do LVD proteger a bateria. O ato de ignorar seguidamente o LVD poder descarregar a bateria profundamente e danific-la

3.2 Indicaes dos LEDs


Explicao sobre a indicao dos LEDs:
G = LED verde aceso Y = LED amarelo aceso R = LED vermelho aceso G/Y = LEDs verde e amarelo acesos ao mesmo tempo G/Y - R = LEDs verde e amarelo acesos ao mesmo tempo, em seguida o LED vermelho fica aceso sozinho A seqncia de cores (falhas) dos LEDs se repete at a falha ser sanada

1. Transies gerais:
Partida do controlador Transies do boto interruptor A bateria precisa de manuteno G - Y - R (um ciclo) os 3 LEDs piscam ao mesmo tempo 2 vezes os 3 LEDs piscam ao mesmo tempo at a manuteno ser reinicializada

2. Status da bateria
Estado geral do carregamento Absoro PWM Estado da equalizao Estado da flutuao veja abaixo as indicaes de nvel de carga (SOC) da bateria G piscando (1/2 segundo ligado, 1/2 segundo desligado) G piscando rpido (2 a 3 vezes por segundo) G piscando devagar (1 segundo ligado, 1 segundo desligado)

Indicaes dos LEDs do estado do carregamento da bateria (quando a bateria est sendo carregada):
G ligado G/Y ligado Y ligado Y/R ligado R ligado 80% a 95% de carga 60% a 80% de carga 35% a 60% de carga 0% a 35% de carga bateria descarregando

CONTROLE DE CARGA
2. Status da carga
12V G G/Y Y Y/R R-Piscando R-LVD LVD+ LVD+ LVD+ LVD+ LVD 0.60V 0.45V 0.30V 0.15V 24V 1.20V 0.90V 0.60V 0.30V 48V 2.40V 1.80V 1.20V 0.60V

As indicaes dos LEDs de status da carga so determinadas pela tenso de LVD mais as tenses de transio especificadas. medida que a tenso da bateria aumenta ou diminui, cada transio de tenso provocar uma alterao nos LEDs. 3. Falhas e alarmes
Curto-circuito - solar/carga Sobrecarga - solar/carga Superaquecimento Desconexo por alta tenso Polaridade reversa - bateria Polaridade reversa - solar Falha no interruptor DIP Falhas no autoteste Sonda de temperatura (RTS) Sensor de tenso da bateria R/G- Y piscando em seqncia R/Y - G piscando em seqncia R - Y piscando em seqncia R - G piscando em seqncia nenhum LED aceso Nenhuma indicao de falha R - Y - G piscando em seqncia R - Y - G piscando em seqncia R/Y - G/Y piscando em seqncia R/Y - G/Y piscando em seqncia

4.0

Programas-padro de carregamento de bateria

O TriStar fornece sete algoritmos-padro de carregamento de bateria (programas) selecionados con los interruptores DIP (consulte a etapa 3 em Instalao). Esses algoritmos padronizados so adequados para diversos tipos de baterias de chumbo-cido, desde as seladas (gel, AGM, livre de manuteno) at as alagadas e as de clulas L-16. Alm disso, um oitavo interruptor DIP disponibiliza pontos de ajuste personalizados utilizando software para PC. A tabela abaixo resume os principais parmetros dos algoritmos-padro de carregamento. Note que todas as tenses se aplicam a sistemas de 12 V (24 V = 2X, 48 V = 4X).

Todos os valores para 25C (77F).


Interruptores DIP (4-5-6)
desl-desl-desl desl-desl-lig desl-lig-desl desl-lig-lig lig-desl-desl lig-desl-lig lig-lig-desl lig-lig-lig

Tipo de bateria

Tenso de absoro PWM


14,0 14,15 14,35 14,4 14,6 14,8 15.0

Tenso de flutuao
13,4 13,4 13,4 13,4 13,4 13,4 13,4 Personalizada

Tenso de equal.
nenhuma 14,2 14,4 15,1 15,3 15,3 15,3

Tempo de equal. (horas)


1 2 3 3 3 3

Intervalo de equalizao (dias)


28 28 28 28 28 14 Personalizada

Ciclo mx. de equal. (horas)


1 2 4 5 5 5

1 - Selada 2 - Selada 3 - Selada 4 - Alagada 5 - Alagada 6 - Alagada 7 - L-16 8 - Personalizada

Tabela 4.0 Programas padro de carregamento da bateria

5.0 Controle de carga


O propsito principal da funo de desconexo de carga por baixa tenso (LVD) proteger a bateria do sistema contra grandes descarregamentos que poderiam danific-la.

Interruptor DIP desl-desldesl desl-desllig desl-ligdesl desl-lig-lig lig-desldesl lig-desl-lig lig-lig-desl lig-lig-lig

12 V LVD 11,1 11,3 11,5 11,7 11,9 12,1 12,3

24 V LVD 22,2 22,6 23,0 23,4 23,8 24,2 24,6 Personaliza da

48 V LVD 44,4 45,2 46,0 46,8 47,6 48,4 49,2

SOC% da bateria 8 12 18 23 35 55 75 Personaliza da

12 V LVDR 12,6 12,6 13,0 13,2 13,4 13,6 13,8

24 V LVDR 25,2 25,6 26,0 26,4 26,8 27,2 27,6 Personaliza da

48 V LVDR 50,4 51,2 52,0 52,8 53,6 54,4 55,2

Tabela 5.0 Ajustes-padro de LVD Os valores de LVDR so os pontos de ajuste de reconexo. O SOC% da bateria apresenta um valor geral do estado de carregamento da bateria para cada ajuste de LVD. Os valores de LVD na tabela acima esto compensados pela corrente. Os valores de LVD na tabela acima esto ajustados para nveis inferiores de acordo com a seguinte tabela: 12 V 24 V 48 V TS-45 -15 mV por ampre -30 mV por ampre -60 mV por ampre TS-60 -10 mV por ampre -20 mV por ampre -40 mV por ampre

altamente recomendada a instalao de um diodo prximo ao controlador no caso de motores CC ou outras cargas indutivas.

TriStar DC Motor
Figura 5.0 Proteo por diodo

TriStar Motor CC

As especificaes do diodo so as seguintes: diodo de potncia especfico para 80 volts ou mais especfico para correntes iguais ou superiores a 45 ampres (TS-45) ou 60 ampres (TS-60)

Poder ser necessria a instalao de um dissipador de calor para o diodo no caso de grandes cargas indutivas.

5.01 TriStars em paralelo


Nunca se deve colocar dois ou mais TriStars em paralelo para uma carga grande. Os controladores no podem compartilhar a carga.

5.02 Polaridade reversa


Se a bateria estiver conectada corretamente (LEDs acesos), a carga deve ser conectada com muito cuidado em relao polaridade (+/-). O controlador no consegue detectar uma polaridade invertida. No existem indicaes. As cargas sem polaridade no so afetadas. As cargas com polaridade podem ser danificadas

6.0 Configuraes personalizadas com software para PC


A conexo RS-232 entre o TriStar e um computador (PC) externo permite a configurao fcil de muitos pontos de ajuste e parmetros de operao. necessrio um cabo RS-232 com conectores DB9 (9 pinos em 2 fileiras). Faa download do software TriStar para PC atravs do site da Morningstar. Siga as instrues apresentadas no site para instalao do software em seu computador.

7.0 Especificaes Tcnicas


ESPECIFICAES ELTRICAS
Tenses nominais do sistema 12, 24, 48 VCC Corrente nominal - Controle de Carregamento de Bateria TS-45: 45 A TS-60: 60 A Corrente nominal - Controle de Carga TS-45: 45 A TS-60: 60 A Corrente nominal - Controle de Carregamento de Derivao TS-45: 45 A na carga de derivao TS-60: 60 A na carga de derivao Preciso 12/24V: 0,1 % 50 mV 48V: 0,1 % 100 mV Tenso mnima de operao 9V Tenso mxima do painel solar Voc 125 V Tenso mxima de operao 68 V Consumo prprio inferior a 20 mA Desligamento por alta temperatura 95C desconexo do painel solar 90C desconexo da carga/carga de derivao 70C reconexo do painel solar/carga/carga de derivao Desconexo por alta tenso do painel solar mais alta equalizao + 0,2 V Reconexo HVD 13,0 V Proteo contra transiente de sobretenso: potncia nominal de pulso 4.500 watts resposta < 5 nanosegundos

CARREGAMENTO DE BATERIA / RTS Algoritmo de carregamento: Coeficiente de comp. de temp: Faixa de comp. de temp: Pontos de ajuste de comp. de temp: PWM, , tenso constante -5mV/C/clula (ref. 25C) -30C a +80C PWM, , flutuao, equalizao, HVD (com opo RTS)

LEDs DE STATUS DO CARREGAMENTO DE BATERIA G G/Y Y Y/R R 13,3 para PWM 13,0 a 13,3 V 12,65 a 13,0 V 12,0 a 12,65 V 0 a 12,0 V

Nota: Multiplicar por 2 para sistemas de 24 V, x 4 para sistemas de 48V Nota: As indicaes dos LEDs so para o carregamento da bateria. Quando descarregando, os LEDs estaro normalmente Y/R ou R.

ESPECIFICAES MECNICAS
Dimenses (mm/polegadas) Peso (kg/lb) Terminais de energia: cabo de maior calibre cabo de menor calibre Ranhura para o cabo no terminal Tamanhos de condutes Torque dos terminais Terminais RTS / sensores: tamanhos dos cabos torque A: 260,4 mm / 10,25 polegadas L: 127,0 mm / 5,0 pol P: 71,0 mm / 2,8 pol 1,6 kg / 3,5 lb borne conector de compresso 35 mm2 / 2 AWG 2,5 mm2 / 14 AWG 8,2 mm / 0,324 de largura 9,4 mm / 0,37 de altura 1 e 1,25 polegadas (25,4 e 37,1 mm) 5,65 Nm / 50 lb-pol 1,0 a 0,25 mm2 / 16 a 24 AWG 0,40 Nm / 3,5 lb-pol

ESPECIFICAES AMBIENTAIS
Temperatura ambiente Temperatura de armazenamento Umidade Gabinete -40 a + 45C -55 a + 85C 100% (NC) Tipo 1 (Para ambientes fechados e com aberturas para ventilao), em ao com revestimento em p

Especificaes sujeitas a alterao sem aviso prvio. Projetado nos EUA. Montado em Taiwan.

Apndice - configuraes dos interruptores DIP de controle de carga


Interruptor DIP Nmero 1 - Modo de controle: controle de carga
Controle Interruptor 1 Carregamento Desligado Carga Ligado

Interruptor DIP no 1
Para o modo Controle de carga, mova o interruptor DIP para a posio LIGADO como mostrado.

Interruptores DIP nmeros 2 e 3 - Tenso do sistema:


Tenso Automtica 12 24 48 Interruptor 2 Desligado Desligado Ligado Ligado Interruptor 3 Desligado Ligado Desligado Ligado

Interruptores DIP nos 2 e 3 A seleo automtica de tenso ocorre quando a bateria conectada e o TriStar comea a funcionar. No deve haver cargas na bateria capazes de fazer uma bateria descarregada indicar uma menor tenso do sistema. As tenses disponveis nos interruptores DIP so para baterias de chumbo-cido de 12 V, 24 V ou 48 V. Embora a opo tenso automtica" seja muito confivel, recomenda-se utilizar os interruptores DIP para manter a tenso correta do sistema.

Interruptores DIP nmeros 4, 5 e 6 - Algoritmo de controle de carga:


LVD 11,1 11,3 11,5 11,7 11,9 12,1 12,3 Personalizado Interruptor 4 Desligado Desligado Desligado Desligado Ligado Ligado Ligado Ligado Interruptor 5 Desligado Desligado Ligado Ligado Desligado Desligado Ligado Ligado Interruptor 6 Desligado Ligado Desligado Ligado Desligado Ligado Desligado Ligado

Interruptores DIP nos 4, 5 e 6 Selecione um dos sete algoritmos-padro para controle de carga, ou selecione o interruptor DIP "personalizado" para configuraes personalizadas especiais utilizando software para PC. Consulte a seo 5.0 para conhecer as sete configuraes-padro LVD, as configuraes de reconexo LVDR e os valores de compensao de corrente.

Interruptor DIP nmero 7 - Precisa estar DESLIGADO:


Interruptor 7 Desligado

OFF

Interruptor DIP no 7 O modo Controle de carga requer o interruptor DIP n 7 na posio DESLIGADO.

Interruptor DIP nmero 8 - Precisa estar DESLIGADO:


Interruptor 8 Desligado

Interruptor DIP no 8 O modo Controle de carga requer o interruptor DIP n 8 na posio DESLIGADO. NOTA: Verifique todas as configuraes dos interruptores DIP antes de executar as prximas etapas da instalao.

You might also like