You are on page 1of 229

Instituto de Fsica

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fsica Experimental III


Guia Completo Experincias Pr-Relatrios e Relatrios

2012/2
1

Aos alunos
Este guia de experimentos de Fsica Experimental III corresponde consolidao do curso que vem sendo ministrado no Instituto de Fsica da Universidade Federal do Rio de Janeiro nos ltimos anos. Este curso dedica-se a complementar o curso de Fsica III, abordando a parte bsica de circuitos eltricos, com uma carga horria de 2 horas semanais. Ele est dividido em aulas, cada uma abordando um conjunto de experimentos de mesma natureza. Ao longo do curso sero fornecidos dois tipos de informao ao estudante. Uma delas, de natureza qualitativa, visando o entendimento dos conceitos de Fsica envolvidos nas experincias. A outra, pretende mostrar o mtodo de trabalho em Fsica Experimental, pela discusso e anlise dos resultados obtidos atravs do uso de mtodos grficos e numricos, e pela avaliao dos erros e incertezas experimentais.

Programao de experincias Primeira parte (P1):


Experimento 1: Noes bsicas de circuitos eltricos simples Lei de Ohm: circuitos em srie e em paralelo; Experimento 2: Gerador de funes e Osciloscpio Experimento 3: Capacitores e circuitos RC com onda quadrada; Experimento 4: Indutores e circuitos RL com onda quadrada; Experimento 5: Circuitos RLC com onda quadrada;

Segunda parte (P2):


Experimento 6: Corrente alternada: circuitos resistivos; Experimento 7: Circuitos RC e RL em corrente alternada; Experimento 8: Circuitos RC : filtros de freqncia; Experimento 9: Circuitos RLC em corrente alternada : ressonncia e filtros Experimento 10: Circuitos RLC em corrente alternada : diferena de fase

Regulamento do curso
Relatrio-Questionrio Um questionrio sobre cada uma das experincias dever ser respondido pelo aluno e entregue ao professor at o incio da aula seguinte. Os questionrios valem 20% dos pontos distribudos no curso. Prova de segunda chamada Somente faro a prova os estudantes que apresentarem uma justificativa formal, por
2

escrito, (atestado mdico, junta militar, etc) para a perda de uma das duas provas. O assunto da prova de segunda chamada ser o assunto referente prova perdida. Reposio de aula A reposio de uma experincia perdida poder ser feita em outra turma, desde que haja vaga e que ambos os professores (o professor da turma do estudante e o professor da turma em que se deseja fazer a reposio) estejam de acordo. Freqncia Ser exigida a freqncia mnima de 75% das aulas, atravs de chamada. Teremos 12 aulas, incluindo as duas provas. O limite permitido de faltas 3. Avaliao A avaliao consistir de duas provas prticas/escritas sobre o assunto de cada uma das duas partes do curso. O estudante poder ser avaliado mesmo sobre o assunto das aulas a que ele eventualmente tenha faltado. O valor das avaliaes ser de 80% dos pontos do curso. Teremos duas semanas de provas para cada prova. A turma ser dividida em duas, uma metade faz a prova na primeira semana e a outra na segunda semana. Sugerimos que a diviso da turma seja feita por ordem alfabtica e que, os que fizeram a primeira prova na primeira semana de provas faam a segunda prova na segunda semana de provas e viceversa. O estudante s poder fazer a prova em uma das turmas de seu professor. Bibliografia [1] Fundamentos da Teoria de Erros Jos Henrique Vuolo Editora Edgar Blcher Ltda. 1992. [2] Fundamentos de Fsica Halliday-Resnick-Walker Vol.3 John Wiley and Sons LTC S.A. [3] Fsica Bsica H.M. Nussenzveig Vol.3 Edgar Blcher SP.

Experimento 1 Noes bsicas de circuitos eltricos simples e Lei de Ohm


1. OBJETIVO
O objetivo desta aula introduzir noes bsicas relacionadas medio de grandezas eltricas e observao de algumas caractersticas fundamentais de alguns componentes simples que so usados em circuitos eltricos e fazer a verificao da lei de Ohm para um resistor hmico.

2. MATERIAL UTILIZADO
multmetro digital; ampermetro; fonte de alimentao; resistor: R =10k e R2

2k 2 ;

3. INTRODUO
Existem duas quantidades que normalmente queremos acompanhar em circuitos eltricos e eletrnicos: voltagem e corrente. Essas grandezas podem ser constantes ou variveis no tempo. Vejamos a seguir algumas definies. 3.1 - Voltagem A voltagem, ou diferena de potencial entre dois pontos, o custo em energia, ou seja, o trabalho necessrio para mover uma carga unitria de um ponto com um potencial eltrico mais baixo a outro de potencial eltrico mais alto. O conceito de potencial eltrico muito similar ao conceito de potencial gravitacional. Mover uma carga de um ponto cujo potencial menor para outro ponto de potencial maior um processo similar a mover uma massa de uma posio a outra. Para mover a massa do cho at um ponto situado sobre uma mesa a energia potencial alterada. Podemos definir como zero de energia potencial o solo, e neste caso estaremos ganhando energia potencial gravitacional. Se definirmos o potencial zero como sendo o nvel da mesa, o solo ter um potencial negativo. Mesmo assim, ao mover a massa no sentido do cho para a mesa, ganhamos energia potencial! Com o potencial eltrico ocorre o mesmo. Temos que definir um ponto de referncia, as medidas que realizamos correspondem s diferenas de potencial eltrico entre a referncia e um outro ponto qualquer do espao. Costuma-se definir esse ponto de referncia como sendo a terra (o solo). A voltagem entre dois pontos, portanto, a diferena que existe entre os potenciais desses pontos. Fica claro que s h sentido em definir voltagem ENTRE DOIS PONTOS. O trabalho realizado ao se mover uma carga de 1 coulomb atravs de uma diferena de potencial de um volt de 1 joule. A unidade de medida de diferena de potencial o volt (V), e frequentemente expressa em mltiplos tais como o quilovolt (1kV=103 V), milivolt (1mV=10-3 V), microvolt (1 V=10-6 V), etc.

3.2 Corrente Usualmente identificada pelo smbolo i, a corrente o fluxo de carga eltrica que passa por um determinado ponto. A unidade de medida de corrente o ampere (1A = 1 coulomb/segundo). O ampere, em geral, uma grandeza muito grande para as aplicaes do dia-a-dia. Por isso, as correntes so geralmente expressas em mili-amperes (1mA=10-3A), micro-amperes (1 A=10-6 A) ou nano-amperes (1nA=10-9A). Por conveno, os portadores de corrente eltrica so cargas positivas que fluem de potenciais mais altos para os mais baixos (embora o fluxo de eltrons real seja no sentido contrrio). 3.3 Resistncia Para que haja fluxo de cargas eltricas so necessrios dois ingredientes bsicos: uma diferena de potencial e um meio por onde as cargas eltricas devem circular. Para uma dada voltagem, o fluxo de cargas depender da resistncia do meio por onde essas cargas devero passar. Quanto maior a resistncia, menor o fluxo de cargas para uma dada diferena de potencial. Os materiais so classificados, em relao passagem de corrente eltrica, em trs categorias bsicas: os isolantes, que so aqueles que oferecem alta resistncia passagem de cargas eltricas, os condutores, que no oferecem quase nenhuma resistncia passagem de corrente eltrica e os semicondutores que se situam entre os dois extremos mencionados anteriormente. O smbolo que utilizamos para indicar a resistncia de um material a letra R e a unidade de resistncia eltrica o ohm ( ). O smbolo para indicar uma resistncia em um circuito eltrico mostrado na Figura 1 abaixo:

Figura 1: Representao esquemtica de um resistor colocado entre os pontos A e B de um dado circuito.

As diferenas de potencial so produzidas por geradores, que so dispositivos que realizam trabalho de algum tipo sobre as cargas eltricas, levando-as de um potencial mais baixo para outro mais alto. Isso o que ocorre em dispositivos como baterias (energia eletroqumica), geradores de usinas hidreltricas (energia potencial da gua armazenada na represa), clulas solares (converso fotovoltaica da energia dos ftons da luz incidente), etc... A resistncia R de um material condutor definida pela razo entre a voltagem V aplicada aos seus terminais e pela corrente i passando por ele:

V . i

(1)

A Equao 1 uma das representaes da Lei de Ohm, que ser muito utilizado neste curso. 1V / A. Por essa equao vemos que no SI a unidade de resistncia definida por 1 Na montagem de circuitos eltricos e eletrnicos dois tipos de associao de elementos so muito comuns: associaes em srie e em paralelo.

3.3.1 Associao de resistores em srie Na Figura 2a mostramos uma associao de resistores R1 e R2 em srie.

Figura 2: a) Associao em srie de resistores. b) Resistor equivalente.

Num circuito eltrico os dois resistores associados em srie (Figura 2a) tm o mesmo efeito de um nico resistor equivalente de resistncia RS (Figura 2b). Na associao em srie de resistores, a corrente i1 passando por R1 e i 2 por R2 so a mesma corrente i passando pela associao:
i i1 i2 .

(2)
VBC somadas so iguais

As voltagens no resistor R1 , V1 VAB e no resistor R2 , V2 voltagem da associao VAC :


VAC VAB VBC V1 V2 .

(3)

Para a associao em srie de resistores temos:


RS R1 R2 .

(4)

3.3.2 Associao de resistores em paralelo Na Figura 3a mostramos uma associao de resistores R1 e R2 em paralelo.

Figura 3: a) Associao em paralelo de resistores. b) Resistor equivalente.

Num circuito eltrico os dois resistores associados em paralelo (Figura 3a) tm o mesmo efeito de um nico resistor equivalente de resistncia R P (Figura 3b). Na associao em paralelo de resistores, a soma da corrente i1 passando por R1 e i 2 por R2 a corrente total i passando pela associao:
i i1 i2 .

(5)

As voltagens no resistor R1 e no resistor R2 so a mesma voltagem da associao VAC :


VAC V1 V2 .

(6)

Para a associao em paralelo de resistores temos:

1 RP

1 R1

1 . R2

(7)

3.4 - Introduo ao uso dos equipamentos de medida da bancada Um ponto importante, e que diz respeito diretamente ao nosso curso, que para verificar as relaes entre as diversas grandezas que participam de um circuito eltrico devemos medir essas grandezas. Mais precisamente, devemos conhecer as correntes e as voltagens que ocorrem no circuito. Para isso, existem diversos instrumentos, como o voltmetro e o ampermetro, que nos permitem realizar essas medidas. Esses instrumentos indicam o valor medido atravs do movimento de uma agulha ou ponteiro em uma escala (mostradores analgicos), ou por um mostrador digital. Um outro instrumento, mais verstil, que iremos utilizar o osciloscpio. Com ele podemos literalmente ver voltagens em funo do tempo em um ou mais pontos de um circuito. Teremos a oportunidade de trabalhar com osciloscpios um pouco mais frente no curso, quando utilizarmos correntes e voltagens que variam no tempo.
7

Inicialmente vamos nos restringir correntes e voltagens que no variam no tempo, ou seja, que possuem um valor constante. Elas so classificadas como contnuas. Usamos o termo genrico CORRENTE CONTNUA quando nos referimos a voltagens e correntes que no variam no tempo. Para as voltagens e correntes que variam no tempo damos o nome genrico de CORRENTES ALTERNADAS. No laboratrio devemos sempre ter presente que os geradores e instrumentos de medio tm impedncia interna. Em todos os casos, antes de utilizar um instrumento pela primeira vez, o aluno develer o Manual do usurio do instrumento e entender as especificaes do fabricante, ou consultar o professor. Os equipamentos disponveis para nossas medidas na aula de hoje so o multmetro digital e o ampermetro analgico. Temos tambm uma fonte de alimentao DC. H ainda uma bancada com diversos resistores e capacitores que sero utilizados nas montagens experimentais. Vamos introduzir o uso de todos esses equipamentos atravs de experimentos que sero realizados no decorrer do curso. 3.4.1 Fonte de alimentao DC A fonte de alimentao DC (corrente direta do termo original em ingls) na bancada um equipamento utilizado para transformar a corrente alternada que existe na rede normal de distribuio, em corrente contnua. As fontes utilizadas neste curso sero fontes de voltagem varivel, ou seja, a voltagem nos terminais pode ser variada entre 0V e algumas dezenas de volts. H um boto giratrio no painel frontal que usado para ajustar a voltagem de sada da fonte. Esta voltagem pode ser usada nos circuitos apenas conectando os cabos nos conectores de sada da fonte, identificados com as cores vermelha (positivo) e preta (negativo). Representamos uma fonte de corrente contnua pelo smbolo mostrado na Figura 4.

Figura 4: Representao de uma fonte DC de voltagem varivel.

Num circuito eltrico a fonte DC um elemento polarizado, isto significa que a corrente sai de seu terminal positivo (B) e entra em seu terminal negativo (A). Se a polaridade no for respeitada, alguns componentes do circuito podem ser danificados. 3.4.2 - Ampermetro O ampermetro da bancada um instrumento analgico (existem tambm os ampermetros digitais) cujo funcionamento se baseia no galvanmetro.
8

Galvanmetro o nome genrico de um instrumento capaz de acusar a passagem de uma corrente eltrica. Seu princpio de funcionamento baseado nos efeitos magnticos associados s correntes eltricas. Ao fazermos passar uma corrente eltrica por um condutor, geramos um campo magntico sua volta. Se este condutor for enrolado na forma de uma espira 1 (ou vrias delas), podemos verificar que ele se comporta exatamente como um im, ou como uma agulha de uma bssola, causando e sofrendo foras e torques devido a interaes com outros ims, ou campos magnticos externos. Este o princpio de funcionamento bsico do galvanmetro: uma bobina muito leve formada por muitas espiras de fio de cobre, com dimetro da ordem da espessura de um fio de cabelo, montada de tal maneira que quando passa uma corrente por ela, um torque gerado fazendo com que haja uma deflexo de uma agulha, conforme mostrado na Figura 5 abaixo.

Figura 5: Representao esquemtica de um galvanmetro. As espiras so enroladas em um cilindro que gira preso a um eixo quando uma corrente passa pelas mesmas. O torque produzido no fio de cobre das espiras equilibrado pelo torque da mola de toro (mola restauradora) mudando a posio da agulha de medida.

Uma observao importante que o torque gerado pela passagem da corrente uma grandeza vetorial e, portanto, possui direo e sentido. O fabricante indica por onde a corrente deve entrar no galvanmetro pois se invertermos o sentido da corrente, a agulha ser defletida no sentido oposto e isso pode causar danos ao aparelho. A deflexo da agulha pode ser entendida analisando-se a fora de Lorentz que atua v , sujeita nas cargas em movimento nas espiras. Uma carga q , movendo-se com velocidade B , sofre ao de uma fora Fq dada por: ao de um campo magntico

F q

qv B.

(8)

Podemos utilizar um fio condutor para dar uma volta completa formando uma curva fechada. Chamamos essa curva, que pode ser um crculo, um retngulo, etc... , de espira.
9

A deflexo da agulha proporcional corrente eltrica que passa pela bobina. Na ausncia de corrente eltrica, o ponteiro se mantm na posio zero do galvanmetro. A bobina projetada de maneira tal que se tenha deflexo mxima para a maior corrente permitida (com uma boa segurana) pela sua resistncia eltrica. Uma vez tendo sido definidos os valores mnimo e mximo de corrente, uma escala linear construda. Como se sabe, a corrente eltrica, ao passar por um condutor, dissipa, na forma de calor, a energia correspondente fornecida pelo gerador. Se a corrente for muito alta, o condutor ser aquecido e, dependendo da situao, o fio da bobina poder se romper, queimando o aparelho. Por isso, devemos ter muito cuidado ao utilizarmos um galvanmetro. O galvanmetro, portanto, deve ser ligado em srie com o circuito para que a corrente que passa pelo circuito passe tambm atravs dele e cause uma deflexo no ponteiro, podendo assim ser medida. Suponha que queiramos medir a corrente eltrica que passa no circuito mostrado na Figura 6. Nesta figura representamos o galvanmetro pelo retngulo de linhas tracejadas. Ele tem uma resistncia interna, RG , que tem valor muito pequeno e corresponde resistncia do fio de cobre com o qual so feitas suas espiras.

Figura 6: Circuito utilizando um galvanmetro para medir a corrente passando pelo mesmo.

A corrente no circuito pode ser escrita utilizando a lei de Ohm (Equao 1):

V . R RG

(9)

R a corrente medida pelo galvanmetro uma boa aproximao para o valor da Para RG corrente que passa pelo resistor R .

Os galvanmetros tm algumas limitaes prticas intrnsecas. Primeiramente, devido existncia da bobina, eles possuem uma resistncia interna cujo valor depender da forma como ele construdo. O galvanmetro ideal deve possuir resistncia interna nula. No entanto, sabemos que nas situaes prticas sua resistncia interna se compe com a resistncia do circuito produzindo uma resistncia equivalente. Se essa resistncia equivalente diferir do valor original da resistncia do circuito, a corrente medida ter um valor aparente, diferente do valor real da corrente que passa pelo circuito. Nessa situao as medidas apresentam um erro sistemtico. Quanto mais a resistncia equivalente diferir do
10

valor da resistncia original do circuito, maior ser esse erro. Em segundo lugar, eles esto limitados a medir correntes numa faixa bastante pequena. Em geral, os galvanmetros encontrados em laboratrios medem correntes de fundo de escala (uma leitura com a agulha totalmente defletida) da ordem de 1mA, ou at menores. Para medirmos correntes mais altas devemos utilizar resistncias de desvio (ou shunts, que so resistncias de valor muito baixo e com capacidade de suportar correntes mais altas) de forma a que a maior parte da corrente passe pelo desvio. Nesse caso, uma outra escala deve ser desenhada. Dessa forma, para cada resistncia de desvio, deveremos ter uma nova escala. Esse o princpio de funcionamento dos ampermetros. Na Figura 7 mostramos a representao esquemtica de um ampermetro. Um ampermetro construdo associando-se em paralelo um galvanmetro uma resistncia de desvio ( R D ).

Figura 7: Representao esquemtica de um ampermetro.

Os ampermetros se aproximam mais da condio de resistncia nula. Por exemplo, imagine um galvanmetro de resistncia interna RG 90 que permita uma corrente mxima de 1 mA, associado a uma resistncia de desvio RD 10 . A resistncia interna desse ampermetro, R A , a resistncia equivalente da associao em paralelo descrita na Figura 7:

RA

RG RD RG RD

9 .

(10)

Observe que a resistncia do ampermetro bem menor que a resistncia do galvanmetro, o que faz com que sua influncia na corrente do circuito onde ele utilizado seja menor. Alm disso, a corrente no ampermetro, dada em funo da corrente no galvanmetro pode ser escrita como (verifique):

RG

RD RD

iG .

(11)

11

Assim, para que tenhamos valores menores que o mximo possvel de corrente no galvanmetro (1mA), podemos medir com o ampermetro correntes at 10 vezes maiores (10mA). Quanto maior for a corrente que desejamos medir, menor ser a resistncia de desvio a ser utilizada e, portanto, menor ser a resistncia do ampermetro. Em geral os ampermetros so construdos com um galvanmetro de 50A de fundo de escala. Como um galvanmetro, o ampermetro polarizado e deve ser inserido em srie no ponto do circuito onde se deseja medir a corrente. O smbolo mostrado na Figura 8 utilizado frequentemente para indicar um medidor de corrente.

Figura 8: Representao esquemtica de um medidor de corrente, em nosso curso, um ampermetro.

3.4.3 Voltmetro O voltmetro, como o nome diz, um instrumento que mede voltagens ou diferenas de potencial. Sua construo tambm baseada no princpio do galvanmetro. Na Figura 9 mostramos o esquema de construo do voltmetro a partir de um galvanmetro de resistncia RG associado em srie com uma resistncia RV . Observe que no circuito da Figura 9 o voltmetro constitudo pelo conjunto de elementos no interior do retngulo tracejado. Observe tambm que ele ligado ao circuito em paralelo.

Figura 9: Esquema de um voltmetro ligado a um circuito simples para medir voltagens.

Como sabemos, quando duas resistncias so ligadas em paralelo, a diferena de potencial em cada resistncia a mesma da associao e a corrente que passa em cada uma das resistncias depender do valor da resistncia.
12

Se uma dessas resistncias for constituda pela resistncia interna ( RG ) de um galvanmetro e mais uma resistncia de valor muito alto ( RV ) em srie com ela, duas coisas podem ocorrer: a) se a resistncia do ramo do galvanmetro for muito maior que a resistncia R do circuito, a quase totalidade da corrente da associao em paralelo passar pela resistncia R e no pelo galvanmetro. Sendo RV muito alto (tendendo para infinito) o valor da resistncia equivalente formada pela resistncia R, onde se quer medir a diferena de potencial e o voltmetro, ser praticamente igual resistncia R (verifique) e as condies de trabalho do circuito no sero afetadas. b) Se RV for pequeno, a resistncia equivalente formada pelo voltmetro e a resistncia R ser menor que qualquer uma das resistncias envolvidas e, portanto, a corrente que passar pela associao aumentar e estaremos cometendo um erro sistemtico. Portanto, imperioso que para termos uma medida correta da voltagem nos extremos de uma resistncia, o erro cometido ao ligarmos o voltmetro no circuito esteja dentro do erro experimental da leitura. Nos voltmetros analgicos comerciais, em geral, a resistncia interna de cerca de 20k /V vezes o valor do fundo da escala. J nos voltmetros digitais, a resistncia interna da ordem de 1012 , o que garante que os efeitos de sua resistncia interna sejam desprezveis. O smbolo apresentado na Figura 10 freqentemente utilizado para representar um voltmetro em circuitos eltricos.

Figura 10: Representao usual de voltmetros em circuitos eltricos.

3.4.4 - Multmetro Digital: medidas de Voltagem Os voltmetros e ampermetros da forma descritas acima apresentam muitas limitaes (algumas das quais j foram discutidas) e, por isso, esto sendo substitudos gradualmente por aparelhos digitais que apresentam algumas vantagens extremamente importantes. Em primeiro lugar, a resistncia interna do voltmetro passa de algumas dezenas de k para alguns T (T significa tera, 1 tera = 1012, alm do prefixo tera usamos tambm com frequncia o giga = 109 e o mega = 106), o que o torna um instrumento ideal para as medidas usuais de diferenas de potencial. O princpio de medida tambm diferente pois, ao invs de interaes entre correntes e campos magnticos, como no caso dos instrumentos analgicos, usam-se conversores analgico-digitais para detectar diferenas de potencial. O multmetro digital um instrumento que permite medir digitalmente voltagens, correntes e diversas outras grandezas derivadas, com alto grau de preciso e acurcia. Tratase de um equipamento sensvel e com o qual se deve tomar, na sua utilizao, os mesmos cuidados observados com os instrumentos analgicos. Com este instrumento podemos medir voltagem contnua, voltagem alternada, corrente contnua e resistncia eltrica. Por questes de segurana, quando vamos efetuar uma medida de uma grandeza desconhecida, temos que tomar um certo cuidado para no submeter o aparelho a grandezas cujas intensidades sejam demasiadamente grandes e que podem danific-lo. Por isso, uma
13

boa regra mantermos o aparelho ligado sempre na MAIOR escala possvel e irmos diminuindo o valor da escala at obtermos a melhor medida possvel.

3.4.5 - Multmetro Analgico VS Digital : medidas de Voltagem Muitos voltmetros analgicos de c.a. de agulha so na realidade galvanmetros de DArsonval em srie com uma resistncia (para transform-lo em voltmetro) e um retificador (para transformar c.a. em corrente contnua); a impedncia depende da escala e se especifica em k/V (por exemplo, 10 k/V significa que na escala de 3 volts de fundo de escala a impedncia interna de 30 k). Estes instrumentos so utilizados para frequncias baixas (< 1 kHz), pois a impedncia interna depende muito da frequncia. A leitura diretamente em volts eficazes mas precisa somente se a forma de onda for senoidal. Outro tipo de instrumento bastante utilizado o voltmetro eletrnico de preciso, que pode ter impedncia interna de 100 M e pode medir volts eficazes de formas de onda arbitrrias (em alguns modelos), mas ainda de baixa frequncia. 3.4.6 - Cuidados Em medidas de voltagem sempre necessrio que o mdulo da impedncia interna |Zint| do instrumento de medio seja muito maior que o da impedncia do circuito. Caso contrrio dizemos que o instrumento carrega o circuito e a voltagem medida no reflete fielmente a voltagem no circuito sem estar ligado ao instrumento. Se ligarmos o instrumento a um elemento de impedncia Z, pode parecer primeira vista que a condio para no carregar o circuito |Zint| >> |Z|. Isto, porm, no correto em geral. Entre os pontos em que ligamos o instrumento, todo circuito tem umaimpedncia equivalente e a impedncia que ver o instrumento ser Zeq, no Z. Portanto, a condio para que o instrumento nocarregue o circuito que |Zint| >> |Zeq| . Neste ponto os circuitos de corrente alternada so diferentes dos circuitos de corrente contnua. Por exemplo, se medimos voltagens com um osciloscpio de Zint = 1 M sobre um resistor de 47 em um circuito de corrente contnua no precisamos nos preocupar com o resto do circuito, j que o resto est em paralelo com este resistor e a resistncia equivalente ser sempre menor ou igual que os 47 . Por outro lado, um indutor L = 50 mH a uma frequncia = 950 rad/s, tem uma impedncia de mdulo |Z| = 47.5 , mas se este estiver em paralelo com um capacitor C = 22 F, ento |Zeq| = 655 k que comparvel ao mdulo |Zint| da impedncia de entrada do osciloscpio. Em circuitos de corrente alternada no verdade que a impedncia de dois elementos em paralelo seja menor, em mdulo, que a de cada elemento. Isto verdade, porm, sempre que um dos elementos seja um resistor O fato de ser |Zint| >> |Zeq| garante apenas que a amplitude da voltagem ser medida fielmente, mas no necessariamente a fase.

14

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
4.1 - Procedimento I: Lei de Ohm Iremos montar um circuito formado por um resistor ( R 10k ) e uma fonte de alimentao e medir a corrente que passa por esse resistor e a voltagem nos terminais do mesmo. A partir dos valores da voltagem e corrente, aplicando a Lei de Ohm iremos determinar o valor da resistncia 1) Monte cada um dos circuitos indicados na Figura 11 abaixoa ajustando a voltagem na fonte para VB 5V . Mea com um multmetro o valor de VB e sua respectiva incerteza. 2) Certifique-se de que a voltagem na fonte esteja indicando zero volts antes de conectar os cabos. Preste ateno polaridade do ampermetro. S complete a conexo dos cabos aps seu professor conferir a montagem do circuito. O resistor no possui polaridade e poder ser usado sem preocupao.

Figura 11: Circuito a ser usado no Procedimento I.

3) Mea as correntes ia e ib para as situaes descritas na Figura 11 com suas respectivas incertezas. Faz diferena se o ampermetro est colocado antes ou depois do resistor, conforme mostrado na figura? 4) Considere as indicaes dos pontos A e B na Figura 12.

Figura 12:
15

5) Queremos observar como a voltagem no resistor R1 , ou seja, entre os pontos A e B varia conforme variamos a corrente. Isso pode ser facilmente determinado se medirmos simultaneamente a corrente que passa pelo resistor R1 e a voltagem entre os pontos A e B do circuito, VAB , para diversos valores de corrente e voltagem. Observe que VAB a voltagem aplicada pela fonte. Ligue a fonte, e antes de montar o circuito certifique-se de que ela esteja regulada para 0V. 6) Conecte o ampermetro ao circuito de modo a medir a corrente que passa por R1 (pontos A ou B). 7) Ligue o multmetro digital 8) Escolha a melhor escala possvel para medidas de voltagem contnua. O aparelho estar pronto para medidas de voltagens contnuas. O mostrador poder, no mximo, medir a voltagem indicada na escala, ou seja, a escala d o valor chamado de FUNDO DE ESCALA. No podemos medir valores superiores ao valor de fundo de escala. O resultado obtido no mostrador diretamente o resultado da medida! Sempre h uma incerteza na medida. Neste caso, qual seria a incerteza? Quando colocado na posio de medidas de voltagem, iremos nos referir ao equipamento como voltmetro. 9) Conecte os cabos ao voltmetro. Note que h vrias possibilidades de conectar cabos, mas todas elas bem indicadas. O ponto indicado com o smbolo COM o ponto comum, ou de polaridade negativa. O ponto indicado com um VDC, o ponto de conexo do cabo positivo. 10) Conecte o voltmetro nas extremidades do resistor R1 e ajuste o R potencimetro da fonte de forma que a corrente inicial em 1 seja 0mA. Anote os valores medidos na Tabela 1. Jamais permita que a corrente que passa pelo ampermetro seja maior que o valor de fundo de escala do aparelho. 11) Complete a Tabela 1 utilizando os valores de corrente variando de 0,1mA em 0,2mA at atingir a corrente mxima de 1,1mA. Para isso utilize a fonte regulvel para variar a voltagem no resistor R1 . No se esquea de anotar tambm os valores das incertezas de suas medidas. Mea tambm o valor de R1 usando um multmetro digital. N 1 2 3 4 5 6
Tabela 1: Experimento para verificao da lei de Ohm.

( mA)

VAB

VAB

(V )

12) AJUSTE A FONTE PARA ZERO VOLTS (boto no sentido anti-horrio). 13) DESLIGUE O VOLTMETRO

16

14) Faa um grfico de VAB versus i . Determine o coeficiente angular da reta de ajuste aos seus pontos experimentais e o valor da resistncia R como a sua incerteza R. Utilize um dos programas de ajuste disponveis. Observe que a voltagem nos terminais de R1 no deve ser igual a voltagem total fornecida pela fonte, Vfonte. A voltagem total igual a soma da voltagem no ampermetro, Vampermetro, e no resistor VR1. Se porm a resistncia do ampermetro muito pequena, a diferena ser desprezvel. Um bom ampermetro aquele que tem uma resistncia interna baixa. Por outro lado, um bom voltmetro aquele que tem uma resistncia interna alta. A introduo do voltmetro implica na diviso da corrente do circuito pelo resistor e voltmetro.

4.2 - Procedimento II. Circuito em srie Iremos estudar a variao de voltagem em funo da corrente para dois tipos de associaes de resistores: em srie e em paralelo. No procedimento anterior observamos algumas quantidades eltricas e observamos alguns comportamentos importantes apenas medindo correntes e voltagens em circuitos simples. Neste procedimento iremos estudar o comportamento de correntes e voltagens em associaes de resistores em srie e em paralelo. 1) Ligue a fonte de alimentao e ajuste a voltagem para VB 0V antes de iniciar a montagem do circuito. Monte o circuito mostrado na Figura 13 abaixo.

Figura 13: Circuito para a realizao dos experimentos do Procedimento I.

2) Ajuste o valor da voltagem na fonte para VB 5V , usando o voltmetro. 3) Mea as correntes nos pontos A e B e as voltagens VAB , VBC , VAC . Complete as Tabelas 2 e 3. Ponto do circuito A B
Tabela 2: Medidas de corrente no Procedimento II.

i(mA)

( mA )

17

Pontos no circuito AB BC AC

V (V )

(V )

Tabela 3: Medidas de voltagem no Procedimento II.

4) AJUSTE A FONTE PARA ZERO VOLTS (boto no sentido anti-horrio). 5) DESLIGUE O VOLTMETRO. 4.3 Procedimento III : Circuito em paralelo 1) Monte o circuito mostrado na Figura 14 abaixo. No se esquea de ajustar a voltagem da fonte para VB 0V antes de iniciar a montagem do circuito.

Figura 14: Circuito para a realizao dos experimentos do Procedimento III.

2) Ajuste o valor da voltagem na fonte para VB 1,5V , usando o voltmetro. 3) Mea as correntes nos pontos A, B e D e as voltagens VAC , VBC , VDE . Complete as Tabelas 4 e 5

Ponto do circuito A B D

i(mA)

( mA )

Tabela 4: Medidas de corrente no Procedimento III.


18

Pontos no circuito AC BC DE

V (V )

(V )

Tabela 5: Medidas de voltagem no Procedimento III.

4) AJUSTE A FONTE PARA ZERO VOLTS (boto no sentido anti-horrio). 5) DESLIGUE O VOLTMETRO.

5 TIPOS DE INCERTEZAS EXPERIMENTAIS


Em nosso curso trabalharemos com trs conceitos de incerteza diferentes: a) Incerteza do instrumento: a incerteza do instrumento corresponde preciso com a qual a grandeza observada pode ser comparada com um padro no SI, ela depende do instrumento utilizado na observao. Usaremos a seguinte regra: se o instrumento utilizado na medio possuir uma escala, uma rgua, por exemplo, a incerteza dele o valor da menor diviso de sua escala dividido por 2. Se o instrumento for digital, um cronmetro por exemplo, a incerteza o menor valor que pode ser lido no mostrador do instrumento. b) Incerteza aleatria: chamamos de grandeza experimental toda grandeza cujo valor obtido por medidas. No conhecemos exatamente seu valor o valor verdadeiro, tudo que podemos fazer estim-lo. Se repetirmos um nmero enorme de vezes as medidas esperamos que nossos resultados coincidam com o valor verdadeiro da grandeza observada. Acontece que a repetio de uma experincia em condies idnticas no fornece resultados idnticos. Chamamos essas diferenas de flutuaes estatsticas nos resultados. Essas flutuaes constituem a incerteza aleatria na observao realizada.

c) Incerteza sistemtica: as incertezas sistemticas aparecem quando usamos aparelhos de medida com calibrao ruim, como por exemplo, uma balana que indica um valor de massa diferente de zero quando no h nenhum objeto sobre seu prato de medida, ou por um procedimento experimental realizado sem a devida ateno, como por exemplo, a medida do comprimento de uma mesa usando uma rgua comeando da marcao de 1cm. Esses erros so erros grosseiros e devemos estar atentos quanto calibrao dos instrumentos de medida e aos procedimentos experimentais utilizados, de modo a evit-los. 5.1 - Propagao de incertezas Consideremos que so feitas medidas das grandezas x , y e z com respectivas incertezas x , y e z . Temos agora uma outra grandeza W que funo de x , y e z .
19

Como avaliamos a incerteza W , na medida de W ? Utilizaremos em nosso curso a propagao quadrtica de incertezas (veja detalhes no Apndice 1):
2 W

W x

2 2 x

W y

2 2 y

W z

2 2 z

(12)

Na Equao 12,

representam as derivadas parciais de W em relao a x , y e , e x y z z , respectivamente, e x, y, z as incertezas nas variveis x, y e z.

Na Tabela 1 apresentamos um quadro com algumas funes e a relao de suas incertezas. Funo Incerteza
2 W 2 x 2 y

W x, y

x y

W x, y

x y
2 W

2 W

2 x

2 y

W x, y ax by, (a, b constantes)

2 x

2 y

2 x y

W x, y

xy
x y

W
2 W

x
2 x

y
2 y

W x, y

Tabela 1: Propagao de incertezas para algumas funes simples.

5.2 - Algarismos significativos e arredondamentos Uma pergunta muito freqente no laboratrio : com quantos algarismos significativos devemos apresentar um resultado experimental? Por exemplo, suponhamos que numa medida do tempo de carga, , de um capacitor tenhamos encontrado 0,07106 ms . O valor de incerteza 1,72054 ms , com incerteza nos diz que o resultado est incerto na segunda casa decimal e portanto no faz muito sentido representar os algarismos que esto alm dessa casa decimal. Logo o resultado deve ser arredondado para ser coerente com a incerteza apresentada. Assim, usaremos para a apresentao das incertezas o critrio de um algarismo significativo. Para a apresentao dos valores verdadeiros o ltimo algarismo significativo deve corresponder mesma posio decimal do algarismo significativo da incerteza.
20

Em resumo: usaremos incertezas com um algarismo significativo e valores verdadeiros com o mesmo nmero de casas decimais de suas respectivas incertezas. Tanto incertezas quanto valores verdadeiros devem ser arredondados at que a condio acima seja satisfeita. Os arredondamentos que faremos devero seguir s seguintes regras: a) Se o algarismo direita for maior ou igual a 5, some 1 ao algarismo da esquerda (arredondamento para cima). b) Se o algarismo da direita for menor que 5, despreze-o e mantenha o algarismo da esquerda inalterado (arredondamento para baixo). Desse modo, o resultado experimental do tempo de carga do capacitor deve ser apresentado como 1,72 0,07 ms.

21

Experimento 2 Gerador de funes e osciloscpio


1. OBJETIVO
O objetivo desta aula introduzir e preparar o estudante para o uso de dois instrumentos muito importantes no curso: o gerador de funes e o osciloscpio digital.

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio digital gerador de funes

3. INTRODUO
Nas aulas anteriores utilizamos instrumentos de medida (ampermetro e voltmetro) e fontes de energia (fonte de voltagem DC) para estudar o comportamento de correntes eltricas e voltagens estacionrias, ou seja, que no variam com o passar do tempo. No entanto, como veremos a partir da prxima aula, a resposta eltrica de alguns elementos de circuito que utilizaremos est relacionada com correntes e voltagens variveis no tempo. Assim, para estud-los devemos ser capazes de gerar e observar correntes e voltagens com essas caractersticas. Em nosso curso utilizaremos um gerador de sinais ou gerador de funes para gerar voltagens variveis com o tempo e um osciloscpio digital para observlas e medi-las. Esta aula contm o material didtico de operao do gerador de funes e do osciloscpio digital em detalhe, um manual resumido das funes dos equipamentos. Deve servir de referncia para solucionar a maioria das dvidas quanto utilizao de ambos os equipamentos. 3.1 Gerador de sinais

O gerador de sinais, ou de funes uma fonte de sinais que combina vrias funes em uma unidade. Ele um aparelho que gera voltagens Vg variveis como funes do tempo t. As voltagens geradas so peridicas, de perodo T (dado em segundos), freqncia f (dada em Hz) e amplitude V0, assemelhando-se a uma onda. por esse motivo que cada funo de voltagem gerada denominada de forma de onda. A voltagem gerada pode ter valores positivos ou negativos em relao a uma referncia que denominada de GND ou terra. A
22

amplitude V0 da forma de onda corresponde ao valor mximo, em mdulo, da voltagem gerada em relao referncia (terra).

Na Figura 1 mostramos um grfico de duas dessas formas de onda, quadrada e senoidal, que foram geradas com uma freqncia f = 1khz (1kHz = 103 Hz), perodo T = 1ms (1ms = 103

s) e amplitude V0 = 1V

Figura 1: Formas de onda quadrada e senoidal com perodo T = 1ms e amplitude V0 = 1V.

A Figura 2 abaixo mostra uma figura do painel frontal do gerador de sinais que utilizaremos no curso. As funes de varredura esto separadas na figura principal

Figura 2: Painel frontal de um gerador de sinais tpico.

Caractersticas de freqncia: O gerador produz sinas de forma de onda senoidal, quadrada e triangulares, pulso e rampa na faixa de freqncias de 0.5Hz at 5MHz em 7 faixas de botes de seleo de faixa. Botes de rotao de controles de ajuste grosso e fino permitem a escolha com preciso da freqncia de sada que pode ser lida em um contador de freqncia digital de 4 dgitos. Os
23

modos de operao so normal e VCG (gerador controlado por voltagem), mas somente o modo de operao normal ser utilizado na aula.

Caractersticas de sada: O gerador possui 2 sadas, uma sada de formas de onda, senoidal, quadrada e triangular e outra sada de sinais TTL e CMOS e uma entrada VCG. O nvel de sada dos sinais de forma de onda acionado por um boto de controle de nvel (amplitude) de rotao permitindo uma variao contnua da amplitude atingindo um valor mximo de 20Vp-p no circuito aberto ou 10V p-p com 50ohm. A amplitude pode ser atenuada por um boto de atenuao de -20bD ou pode ser adicionado um valor constante no tempo aos sinais de forma de onda. por um boto que habilita esta opo e um valor varivel DC de 10V (circuito aberto) ou 5V (circuito fechado por 50ohm) pode ser adicionado aos sinais de forma de onda por um boto de rotao. A simetria da forma de onda pode ser alterada pelo controle de ciclo de operao, gerando, por exemplo, um pulso, ou sinal de rampa. O sinal de sada TTl um sinal de forma de onda quadrada de amplitude fixa maior que 2.4V enquanto o sinal de sada CMOS tem um nvel de sada entre 4 at 14V continuamente varivel pelo boto de nvel de sada CMOS. Em adio as caractersticas apresentadas um sinal externo pode ser usado para fazer a varredura da freqncia de sada ou controlar a freqncia pela entrada VCG. Esta opo til em situaes onde uma freqncia controlada externamente desejvel. A seguir apresentamos uma breve descrio do significado de cada boto apresentados com numerao na Figura 2.

Impedncia interna de geradores Os geradores de alta potncia (incluindo a linha de alimentao) tm baixa impedncia interna (|Zint| <5 ) e em geral complexa. Os geradores de funes para instrumentao tem uma impedncia internageralmente de 50 , real e independente da frequncia (variao dentro de 1 em toda a faixa defrequncias de operao do instrumento, tipicamente).

Manual resumido de operao

1. Boto Liga/Desliga (POWER Switch) Esse boto corresponde a uma chave do tipo Push Bottom que quando pressionada liga o aparelho.

24

2. Boto de seleo de faixa de freqncia (Range Switch) Estas sete chaves Push Bottom permitem selecionar a faixa de freqncia de 5Hz ate 5MHz. do sinal gerado 3. Boto de seleo de funo (Function Switch): Seleciona uma das trs formas de onda, senoidal, quadrada ou triangular na sada BNC OUTPUT (6). Quando um determinado boto (Push Bottom) associado forma de onda pressionado. 4. Boto de controle de nvel, amplitude de sinal de sada (OUTPUT LEVEL Control): Controla a amplitude dos sinais na sada OUTPUT. O nvel de sada pode ser reduzido por aprox. 20 bD com este controle continuamente varivel 5. Boto de controle de nvel, de sinal contnuo DC offset (DC Offset Control): Ativado pelo boto DC offset (12) Rotao em sentido horrio a partir do centro altera o DC offset na direo positiva enquanto a rotao em sentido anti-horrio altera o DC offset na direo negativa. Esta voltagem constante denominada de voltagem DC (do ingls direct current), termo que utilizado quando o sinal de voltagem equivalente ao utilizado em um experimento de corrente contnua. Esta chave funciona como uma fonte de voltagem ajustvel associada em srie com o sinal varivel no tempo que produzido pelo gerador. 6. BNC de sinal de sada (OUTPUT Jack): Sinais de forma de onda selecionados pelo boto Funo (3) como a superimposta voltagem DC offset est disponvel na sada. O sinal gerado tem freqncia variando de frao de Hz at MHz (106 Hz) e amplitude variando de 0 at 10V (circuito aberto) e de 0 a 5V (circuito fechado em 50). VPP corresponde voltagem pico-a-pico. Um sinal de 20VPP tem amplitude V0 = 10V 7. BNC de sinal TTl/CMOS (TTl/CMOS Jack): Sinal de forma de onda quadrada TTL ou CMOS dependendo da posio do boto do nvel CMOS (13) est disponvel nesta sada. Esta sada independente dos controles do nvel de sada (4) e do DC offset (5) 8. Boto de controle CMOS (CMOS LEVEL Control): Girando este controle no sentido horrio aumenta amplitude do sinal de onda quadrada CMOS na sada BNC CMOS 9. BNC VCG (VCG Jack): Entrada de voltagem controlada do gerador. Permite controle externo da freqncia de sada do gerador pela entrada de voltagem DC neste BNC. Uma voltagem positiva ira reduzir a freqncia 10. Boto de controle de ciclo de varredura (DUTY CYCLE Control): Ativada pelo boto de ciclo de varredura. Girando da posio central ajusta o ciclo de varredura do sinal principal de sada OUTPUT.

25

11. Boto -20bD (-20bD Switch): Quando o boto tipo Push Bottom acionado o sinal usa sada BNC OUTPUT atenuado em 20bD 12. Boto DC Offset (DC Offset Switch): Quando o boto tipo Push Bottom acionado permite a operao do controle (5) do sinal contnuo DC Offset 13. Boto de nvel CMOS (CMOS LEVEL Switch): Quando o boto tipo Push Bottom acionado altera o sinal TTl para CMOS na sada BNC TTL/CMOS 14. Boto de ciclo de operao (DUTY CYCLE Switch): Quando o boto tipo Push Bottom acionado permite a operao do controle de ciclo operao (10) 15. Controle de freqncia ajuste fino (FINE FREQUENCY Control): O boto de rotao permite um ajuste fino da freqncia de sada para facilitar a escolha precisa da freqncia 16. Controle de freqncia ajuste grosso (COARSE FREQUENCY Control): O boto de rotao permite um ajuste grosso da freqncia de sada de 0.1 ate 1 vezes a faixa de freqncia selecionada 17. Display do contador da freqncia (COUNTER DISPLAY): O visor exibe a freqncia da forma de onda gerada internamente com 4 dgitos 18. Porta LED (GATE LED): Indica quando o contador de freqncia atualizado. 19. LED Hz e kHz (Hz and kHz LED): Indica quando o contador est lendo em Hz ou kHz 20. Boto de inverso (Inverter Switch). Esta chave Push Bottom quando pressionada multiplica o sinal gerado por menos um 21. Os Botes referentes varredura no sero apresentados nesta aula

Representao do gerador em um diagrama Num circuito, representamos o gerador de funes pelo smbolo indicado na Figura 3. O smbolo dentro do crculo representa a forma de onda gerada. No exemplo da Figura 3 a forma de onda gerada quadrada. GND na Figura 3 significa o mesmo que referncia ou terra.

Figura 3: Representao esquemtica de um gerador de funes num circuito eltrico. Neste caso o sinal gerado uma onda quadrada .
26

A fim de obter familiaridade com o gerador de funes e o osciloscpio iremos conect-los e a partir de exemplos de aplicao os efeitos dos vrios controles nas sadas das formas de onda fornecidos pelo gerador de funes e dos recursos de medio do osciloscpio podem ser observados

3.2 Osciloscpio Digital O osciloscpio um instrumento empregado para visualizar voltagens que variam com o tempo. Ele utilizado para determinao de amplitudes e freqncias de sinais de voltagem, bem como para comparao de sinais diferentes. Muitas so suas funes e fundamental para o bom andamento deste curso que o estudante se torne familiarizado com as mesmas. Para tanto, uma breve descrio de seu princpio de funcionamento e principais funes sero a seguir apresentados.

Na Figura 4 mostramos o esquema de um painel frontal de um osciloscpio O painel frontal est dividido em reas funcionais fceis de usar. Este captulo fornece uma viso geral rpida dos controles e das informaes exibidas na tela.

Figura 4: Painel frontal do osciloscpio com as chaves e botes que sero relacionadas com as instrues de
uso do mesmo para medidas de voltagens variveis no tempo

Impedncia interna de osciloscpios O instrumento mais utilizado para medir voltagens em circuitos de c.a. o osciloscpio. Ososciloscpios tm uma impedncia interna geralmente Rint = 1 M e uma capacitncia em paralelo Cint de uns 20 pF (em osciloscpios de alta frequncia, > 100 MHz, os valores tpicos so Rint =50 e Cint = 7 pF). Para poder medir sinais alternados pequenos com um
27

nvel de corrente contnua grande, os osciloscpios possuem um recurso que bloquear o nvel contnuo. Este recurso chama-se acoplamentoAC (AC = alternate current) e consiste em intercalar, na entrada, um capacitor em srie Cs relativamente grande (10 a 15 nF). O acoplamento AC no deve ser utilizado em medidas precisas. O modo normal de operao de um osciloscpio com acoplamento DC.

No modo de acoplamento DC a impedncia interna depende da frequncia: Zint = Rint /(1 + jRintCint) e cai em valor absoluto de 1 M ( = 0) a menos de 500 k para frequncias > 7.96 kHz (isto para um osciloscpio com Rint = 1 M e Cint = 20 pF). Para medir qualquer sinal precisamos ligar o osciloscpio ao circuito teste atravs de algum cabo. Este cabo faz parte do instrumento e devemos incluir a sua capacitncia Cc. A capacitncia do cabo ligado entrada do osciloscpio est em paralelo com Cint e geralmente maior (a capacitncia do cabo coaxial normalmente utilizado em instrumentao, o RG-58U, de uns 100 pF por cada metro de cabo). Com 1 metro de cabo coaxial, esta impedncia interna do osciloscpio cai de 1 M a frequncia zero para menos de 500 k a frequncias acima de 1 kHz, aproximadamente. Os osciloscpios podem medir at frequncias especificadas pela largura de banda dele, geralmente escrita no painel. Valores tpicos para osciloscpios de 1 M so 10 ou 20 MHz, podendo chegar a 100 MHz nos modelos mais caros. Osciloscpios de 50 podem chegar at uns 50 GHz.

Influncia da impedncia interna do osciloscpio em medidas de voltagem: Este osciloscpio utilizado para medir a voltagem de sada de um gerador com impedncia interna de Zint = 50 (real e independente da frequncia) atravs de um cabo coaxial RG-58 (100 pF/m) de 30 cm. Para baixas frequncias o osciloscpio mede corretamente a fem, j que R0 >> Zint (se diz que o instrumento de medio no carrega o gerador), porm, medida que aumentamos a frequncia acima de uns poucos kHz a impedncia interna do osciloscpio comea a cair devido a C0 (1/C0 = R0 para f = 7.96 kHz). A preciso de um
28

osciloscpio tipicamente de 1%. At que frequncia a voltagem medida no osciloscpio igual fem do gerador dentro de um erro de 1 %? Quanto se (no lugar do cabo de 30 cm) utilizarmos um ponta de provade 10? [Resposta: 80 kHz sem, 800 kHz com ponta de prova].

Manual resumido de operao

Display do osciloscpio: rea do display: Alm de exibir as formas de onda, o display apresenta muitos detalhes sobre as formas de onda e sobre as conguraes de controle do osciloscpio. O mostrador do osciloscpio est representado na Figura 5 pelo retngulo quadriculado esquerda. que usado para visualizao do sinal.

Figura 5

Informaes bsicas sobre operao: Um osciloscpio usado para controlar a visualizao dos sinais medidos atravs de ajustes nos subsistemas de mostrador e de gatilho e de Menus. Ele permite visualizar e medir os sinais de dois canais CH1 e CH2, duas entradas para voltagens independentes variveis no tempo e possui uma srie de chaves e botes e Menus para o ajuste e a medio dos parmetros que caracterizam o sinal na tela do osciloscpio. Um canal consiste de um atenuador e um amplificador que so utilizados para ajustar a escala de voltagem que ser utilizada na visualizao do sinal dado em VOLTS/DIV. DIV, neste caso, corresponde
29

a uma diviso, parte vertical do quadrado de cerca de 1 cm de lado, no mostrador. Quando a chave seletora est posicionada em 1V, por exemplo, isso significa que cada retculo (DIV) no mostrador tem altura equivalente a 1V.

Os sinais a serem observados so levados ao osciloscpio por meio de cabos coaxiais at as entradas dos CH1 e CH2. Na visualizao dos mesmos, podemos escolher apresentar apenas o sinal do CH1, apenas o sinal do CH2, ou ambos. Um cabo coaxial corresponde a dois fios coaxiais de cobre separados por um material dieltrico num arranjo cilndrico.

Icones da tela do osciloscpio: 1. O cone do display exibe o modo de aquisio. ModoAmostra ModoDetecodePico ModoMdia 2. O status do Trigger indica o seguinte: O osciloscpio est adquirindo dados de pr-Trigger. Todos os Triggers so ignorados nesse estado. Todos os dados do pr-Trigger foram adquiridos e osciloscpio est pronto para aceitar um Trigger. O osciloscpio identicou um Trigger e est adquirindo dados ps-Trigger. O osciloscpio parou de adquirir os dados da forma de onda. O osciloscpio completou uma aquisio de Seqncia nica. O osciloscpio est no modo auto e est adquirindo as formas de onda na ausncia de Triggers. O osciloscpio est adquirindo e exibindo continuamente os dados da forma de onda no Modo de digitalizao. 3. O marcador exibe a posio do Trigger horizontal. Para ajustar a posio do marcador, gire o boto Horizontal Position. 4. A leitura mostra o tempo na gratcula central. O tempo do Trigger zero. 5. O marcador mostra o nvel do Trigger Borda ou Largura de Pulso. 6. Os marcadores na tela exibem os pontos de referncia do terra das formas de onda exibidas. Seno houver marcador, o canal no ser exibido. 7. Um cone de seta indica que a forma de onda inversa. 8. A leitura mostra os fatores da escala vertical dos canais. 9. O cone ABW indica que o canal limitado por largura de banda.
30

10. A leitura mostra a congurao da base de tempo principal. 11. A leitura mostra a congurao da base de tempo da janela, se estiver em uso. 12. A leitura mostra a origem do Trigger usada para execuo do Trigger. 13. O cone mostra o tipo de Trigger selecionado da seguinte maneira: Trigger de Borda para a borda de subida. Trigger de Borda para a borda de descida. Trigger de vdeo para o sincronismo de linha. Trigger de vdeo para a sincronizao de campo. Trigger de largura de pulso, polaridade positiva. Trigger de largura de pulso, polaridade negativa. 14. A leitura mostra o nvel de Trigger Borda ou Largura de Pulso. 15. A rea do display mostra mensagens teis; algumas delas so exibidas somente durante trs segundos. 16. A leitura mostra data e hora. 17. A leitura exibe a freqncia do Trigger.

Controles verticais, horizontais e de gatilho Controles verticais:

Figura 6

Os controles verticais so para exibir e remover as formas de onda, ajustar a escala vertical e a posio, definir os parmetros de entrada e as operaes matemticas verticais. Position - Posio: Posiciona uma forma de onda verticalmente, move as formas de onda de canal para cima e para baixo na tela Menu 1 e 2: Exibe as selees verticais do Menu e alterna a exibio da forma de onda do canal entre ativada e desativada. H um Menu vertical separado para cada canal. Cada canal pode ter 3 tipos de acoplamento: GND, CC e AC, Na seleo GND, o sinal de entrada desconectado, um sinal de voltagem de referncia, que chamamos de terra, aplicado, uma voltagem de 0V est sendo lida no osciloscpio. Quando a seleo CC escolhida, o sinal mostrado sem nenhum processamento, todos os componentes CA e CC do sinal de entrada passam como ele se apresenta no circuito de prova. Quando a seleo AC escolhida, o sinal submetido a um filtro, que corta as freqncias inferiores a 10 Hz e as
31

componentes CC so bloqueados e (os valores constantes do sinal so filtrados), no so mostrados no mostrador do osciloscpio. AS outras opes so o limite da largura de banda, geralmente desligado. A opo 20 MHz limita a largura de banda para reduzir o rudo de exibio, filtra o sinal para reduzir o rudo e outros componentes de alta freqncia. O ganho vertical varivel pode ser de ajuste grosso ou fino, ou seja, pode-se selecionar a resoluo do boto de escala (Volts/div). Com a seleo Inverter ligada a forma de onda em relao ao nvel de referencia invertido (girado) Scale - Escala (1 e 2): Seleciona fatores de escala verticais, e assim amplia ou atenua o sinal de origem de formas de onda de canal, aumenta ou diminui o tamanho vertical da forma de onda. Formas de onda que se estendem para alm da tela exibem um ? na leitura de medio indicando um valor invlido. Ajuste a escala vertical para garantir a validade da leitura Matemtica: Exibe o Menu de operaes matemticas de forma de onda e alterna a exibio da forma de onda matemtica entre ativada e desativada.

Controles horizontais:

Figura 7

Os controles horizontais servem para configurar at duas exibies de uma forma de onda, cada qual com a sua respectiva escala horizontal e posio. A leitura da posio horizontal exibe o tempo representado pelo centro da tela, utilizando o tempo do Trigger como zero. Alterar a escala horizontal faz com que as formas de onda se expandam ou se contraiam em volta do centro da tela Position Posio: Como no caso da posio vertical do sinal no mostrador do osciloscpio, h tambm para a horizontal um boto gi r at ri o que aj us t a e controla a posio horizontal do sinal no mostrador, deslocando toda a imagem do sinal no mostrador do osciloscpio para a esquerda ou para a direita, A resoluo deste controle varia com a congurao da base de tempo. Use-o para controlar a posio do Trigger em relao ao centro da tela. O ponto de Trigger pode ser definido esquerda ou direita do centro da tela. O numero mximo de divises
32

esquerda depende da configurao da Escala Horizontal. O posicionamento do ponto de Trigger fora da tela esquerda chamado de varredura atrasada NOTA. Para efetuar um ajuste grande para a posio horizontal, gire o boto Escala Horizontal para um valor maior, altere a posio horizontal e retorne o boto Escala Horizontal para o valor anterior. Horiz Menu Menu Horizontal: : Exibe o Menu Horizontal. As opes deste Menu permitem alternar entre a exibio completa da forma de onda e uma parte ampliada dela. A configurao da base de tempo horizontal principal utilizada para exibir a forma de onda. A opo rea de janela permite a definio de uma rea da janela, Dois cursores definem uma rea e o ajuste da rea feita com os controles de posio e escala horizontal. Selecionado a opo janela a exibio alterada para mostrar o segmento da forma de onda dentro da rea da janela, expandindo na largura da tela. Sent to Zero - Denir Em Zero: Dene a posio horizontal para zero. Scale Escala: Seleciona o tempo/diviso horizontal (fator de escala) para a base de tempo principal ou da janela. Quando a rea da Janela estiver ativada, ela alterar a largura da rea da janela ao mudar a base de tempo da janela Para ajustar o valor do intervalo de tempo ttrao em que o sinal visualizado no mostrador do osciloscpio escolha uma escala de tempo adequada. A escala de tempo dada em unidades de TEMPO/DIV. DIV neste caso

corresponde a uma diviso, parte horizontal do quadrado de cerca de 1cm de lado, no mostrador. Valores tpicos so 10s; 20s; 50s; 0,1ms; 0,5ms; 1ms; etc. Quando selecionada em 1ms, por exemplo, isso significa que cada retculo (DIV) no mostrador tem largura equivalente a 1ms. O boto expandira ou comprimira a forma de onda. Em grande parte das observaes feitas usando o osciloscpio, os tempos caractersticos observados, como, por exemplo, perodos de sinais que se repetem, so muito pequenos, quando comparados ao tempo de resposta da percepo de nossos olhos.

Controles de Trigger ou de Gatilho:

Figura 8
33

O sistema de gatilho (TRIGGER) determina quando o osciloscpio comea a adquirir dado e exibir uma forma de onda Muitos dos problemas enfrentados pelos estudantes quando no conseguem uma visualizao adequada de determinado sinal esto relacionados com os ajustes desse sistema. Para observarmos uma imagem na tela do osciloscpio, que represente o sinal, precisamos sincronizar o osciloscpio com o sinal desejado. Quando o Trigger est congurado adequadamente, o osciloscpio converte as exibies instveis, ou tela sem branco, em formas de onda expressivas, a sua imagem fica estvel.

Forma de onda produzida por Trigger

Formas de onda no produzidas por Trigger

Figura 9

Trs tipos de Trigger esto disponveis: Borda (padro), Vdeo (para formas de onda de vdeo compostas padro NTSC ou PAL e Pulso (para pulsos anormais) Para Triggers Borda e Pulso, o osciloscpio conta a taxa na qual ocorrem eventos de Trigger para determinar a freqncia de Trigger. O osciloscpio exibe a freqncia no canto inferior direito da tela Level - Nvel: Quando voc usa um Trigger Borda ou Pulso, o boto Nvel de ne qual nvel de amplitude o sinal deve cruzar para adquirir uma forma de onda, controla onde na borda ocorre o ponto de Trigger. Trig Menu Menu de Gatilho: Exibe o Menu Trigger. Com relao ao sincronismo preciso informar ao osciloscpio qual sinal desejamos ter sincronizado, ou seja, devemos selecionar a origem de entrada como o sinal de Trigger. Pode-se usar o sinal conectado ao canal 1 ou 2 (CH1 ou CH2) independente de a forma de onda ser exibida ou no, ou usar o sinal conectado ao BNC do painel frontal de Ext. Trig ou um sinal derivado da rede eltrica (Linha)

Um sinal peridico no tempo tem sempre duas regies, uma que assume valores positivos e outra que assume valores negativos em relao a seu valor mdio. Podemos escolher com qual dessas duas regies queremos sincronizar o osciloscpio Na opo padro borda o
34

Trigger do osciloscpio pode fazer o sincronismo na borda de subida ou de descida do sinal de entrada ao cruzar o nvel limite e o Trigger. Um sinal peridico no tempo tem sempre duas regies, uma que assume valores positivos e outra que assume valores negativos em relao a seu valor mdio. Quando a voltagem do lado selecionado passa por determinado valor, especificado pelo nvel um pulso gerado indicando o momento de iniciar a varredura e apresentao do sinal na tela do osciloscpio A opo Inclinao (apenas para o tipo Trigger de Borda) determina se o osciloscpio encontra o ponto de Trigger na borda ascendente ou descendente de um sinal.

O controle da posio horizontal estabelece o tempo entre o Trigger o centro da tela.

Borda de subida O nvel de Trigger pode ser ajustado verticalmente

Borda de descida

Figura 10

O Trigger pode ser ascendente ou descendente. Determinar qual parte do sinal passar para o circuito de Trigger, afeta somente o sinal transmitido ao sistema de Trigger, no afeta a largura de banda nem o acoplamento do sinal exibido na tela. A opo acoplamento permite que seja filtrado o sinal de Trigger usado para fazer o Trigger de uma aquisio: CC: Passa todos os componentes do sinal, Rej. Rudo: Adiciona histerese ao circuito de Trigger, reduzindo a sensibilidade, Rej. AF: Atenua os componentes de alta freqncia acima de 80kHz, Rej. BF: Bloqueia o componente CC e atenua os componentes de baixa freqncia abaixo de 300kHz e CA: Bloqueia componentes CC a atenua sinais abaixo de 10Hz. Isso pode ajud-lo a obter uma exibio estvel da forma de onda. H 2 diferentes modos de se fazer o sincronismo do osciloscpio com o sinal medido: automtico (AUTO), normal (NORM), 1)SINCRONISMO AUTOMTICO nessa situao um novo pulso de sincronismo gerado automaticamente aps um intervalo de tempo pr-determinado se um novo sinal de sincronismo no puder ser gerado nesse intervalo de tempo. Nesse caso haver sempre algum tipo de sinal sendo mostrado na tela do osciloscpio independentemente da presena de sinais no CH1 ou CH2.
35

2)SINCRONISMO NORMAL nessa situao o sincronismo s acontece quando o sinal de entrada passa de um determinado valor, estabelecido pela origem. S aparecer sinal na tela quando um sinal de entrada estiver presente no canal selecionado, ou seja, use o modo quando quiser ver somente as formas de onda acionadas por Trigger. Neste modo o osciloscpio no exibir uma forma de onda at aps a ocorrncia do primeiro Trigger. 3)Send to 50% - Nvel a 50%. O nvel de Trigger denido como o ponto mdio vertical entre os picos do sinal de Trigger. Force Trig - Completa uma aquisio, independentemente de um sinal de Trigger adequado. Esse boto no tem efeito se a aquisio j estiver parada. 4)Trig Menu - Visualizao de Gatilho: Exibe a forma de onda do Trigger em vez da forma de onda do canal enquanto voc pressiona e mantm o boto Visualiz de Trig pressionado. Essa visualizao mostra como as conguraes de Trigger afetam o sinal de Trigger, como o acoplamento de Trigger. 5)Varredura nica:- nessa situao um sinal de sincronismo disparado uma nica vez. Esta funo utilizada para visualizao de respostas no peridicas no tempo. Para realizar uma aquisio de seqncia nica, pressione o boto Seq. nica. Run/Stop (Executar/Parar): - Quando voc pressiona o boto Run/Stop (Executar/Parar) ou Seq.nica para iniciar uma aquisio, o osciloscpio percorre as seguintes etapas: 1. Adquire dados sucientes para preencher a parcela do registro da forma de onda esquerda do ponto de Trigger. o chamado pr-Trigger. 2. Continua adquirir dados enquanto espera pela ocorrncia da condio de Trigger. 3. Detecta a condio de Trigger. 4. Continua a adquirir dados at que o registro da forma de onda esteja completo. 5. Exibe a forma de onda adquirida recentemente.

Sistema de Menus Usando o sistema de Menus: A interface de usurio do osciloscpio foi projetada para fcil acesso a funes especializadas atravs da estrutura de Menus. Quando voc pressiona um boto do painel frontal, o osciloscpio exibe o Menu correspondente no lado direito da tela. Esse Menu exibe as opes que esto disponveis quando voc pressiona diretamente os botes de opo no rotulados direita da tela. O osciloscpio usa diversos mtodos para exibir opes de Menu: Seleo de pgina (SubMenu): Para alguns Menus, possvel utilizar o boto de opo principal para escolher dois ou trs subMenus. Sempre que voc pressiona o boto principal,
36

as opes so alteradas. Por exemplo, quando voc pressiona o boto principal no Menu Trigger, o osciloscpio alterna entre os subMenus de Trigger Borda, Vdeo e Largura de Pulso. 1) Lista circular: O osciloscpio dene o parmetro como um valor diferente sempre que o boto de opo pressionado. Por exemplo, voc pode pressionar o boto 1 (CH1 Menu) e, em seguida, pressionar o boto de opo principal para percorrer as opes de Acoplamento Vertical (canal). Em lgumas listas, voc pode usar o boto com mltiplas funes para selecionar uma opo. Uma linha de dicas informa quando o boto de mltiplas funes pode ser usado, e um LED do boto de mltiplas funes acende quando o boto ativado. 2) Ao: O osciloscpio exibe o tipo de ao que ocorrer logo depois que um boto de opo de Ao for pressionado. Porexemplo, quando o ndice da Ajuda est visvel e voc pressiona o boto de opo Pgina abaixo, o osciloscpio exibe imediatamente a prxima pgina de entradas do ndice. 3) Rdio: O osciloscpio utiliza um boto diferente para cada opo. A opo atualmente selecionada est em destaque. Por exemplo, o osciloscpio exibe vrias opes de modo de aquisio quando voc pressiona o boto de Menu Aquisio. Para selecionar uma opo, pressione o boto correspondente.

Botes de Menu e de controle:

Boto giratrio com mltiplas funes

Figura 11

A funo determinada pelo Menu exibido ou pela opo de Menu selecionada. Quando ativo, o LED adjacente acende. A tabela a seguir lista as funes.

37

Menu ou opo ativa

Funo do boto giratrio

Descrio

Cursores

Cursor Cursor2

ou

Posiciona o cursor selecionado

Ajuda

Rolar

Seleciona entradas no ndice Remissivo; seleciona links em um tpico; exibe a pgina seguinte ou anterior de um tpico Dene o total de tempo antes de um outro evento de Trigger ser aceito; Posiciona a forma de onda matemtica Altera a escala da forma de onda matemtica Seleciona o tipo de medida automtica para cada origem Dene a transao como salva ou recupera os arquivos de congurao e de forma de onda e as imagens da tela Seleciona os arquivos de congurao, de forma de onda ou de imagem a serem salvos ou seleciona os arquivos de congurao ou forma de onda a serem recuperados Seleciona a origem quando a opo Trigger Tipo de Trigger est denida como Borda Congura o osciloscpio para um nmero de linha especco quando a opo Tipo de Trigger for congurada para Vdeo e a opo Sincronizao for congurada para Nmero linha Dene a largura do pulso quando a opo Tipo de Trigger est denida como Pulso

Horizontal Matem.

Holdoff Posio escala vertical

Medidas Salvar/Recuperar

Tipo Ao

Seleo de arquivo

Trigger (Gatilho)_

Origem

Nmero de linha do vdeo

Largura de pulso

Utilitrio Utilitrios Arquivos Utilitrio Opes, Congurao GPIB Endereo Utilitrio Opes, Denir Data e Hora Vertical Ponta de Prova Voltagem, Atenuao Vertical Ponta de Prova Atual Escala de

Seleo de arquivo Entrada de nome

Seleciona arquivos para serem renomeados ou excludos Renomea o arquivo ou a pasta Dene o endereo GPIB para o adaptador TEK-USB-488

Entrada de valor

Entradadevalor

Dene o valor para a data e a hora

Entrada de valor

Para um Menu de canal (como o Menu CH1), dene o fator de atenuao no osciloscpio

Entrada de valor

Para um Menu de canal (como o Menu CH1), dene a escala no osciloscpio

38

1. Escala Automtica: Exibe o Menu Autorange e ativa ou desativa a funo de Autoranging. Quando a Autoranging est ativa, o LED adjacente acende. 2. Gravar/Restaurar: Exibe o Menu Salvar/Recuperar para conguraes e formas de onda. 3. Medidas: Exibe o Menu de medies automatizadas. 4. Aquisio: Exibe o Menu Aquisio. 5. Referncia: Exibe o Menu Ref para mostrar ou ocultar rapidamente formas de onda de referncia armazenadas na memria no-voltil do osciloscpio. 6. Utilitrio: Exibe o Menu Utilitrio. 7. Cursores: Exibe o Menu Cursores. Os cursores permanecem visveis (a menos que a opo Tipo esteja denida para Deslig.) aps sair do Menu Cursores, mas no so ajustveis. 8. Display: Exibe o Menu Display. 9. Ajuda: Exibe o Menu Ajuda. 10. Configurao. Padro: Restaura a congurao de fbrica. 11. Congurao. Automtica: Ajusta automaticamente os controles do osciloscpio de modo que produzam uma exibio utilizvel dos sinais de entrada. 12. Sequencia nica: Adquire uma forma de onda nica e para. Run/Stop (Executar/Parar). Adquire continuamente formas de onda ou interrompe a aquisio. 13. Salvar: Um LED indica quando o boto Imprimir est congurado para gravar dados na USB.

Conectores de entrada:

Figura 12

Conectores de entrada para exibio de forma de onda.


39

Ext Trig: Conector de entrada de uma origem de Trigger externo. Utilize o Menu Trigger para selecionar a origem do Trigger Ext ou Ext/5. Pressione e mantenha pressionado o boto Visualiz de Trig para ver como as conguraes de Trigger afetam o sinal de Trigger como, por exemplo, o acoplamento de Trigger. Outros itens do painel frontal

Figura 13

Porta USB: Insira uma USB para o armazenamento ou a recuperao de dados. O osciloscpio exibe um smbolo de relgio para indicar quando o ashdrive est ativo. Depois que um arquivo salvo ou recuperado, o osciloscpio remove o relgio e exibe uma linha de dicas para notic-lo sobre a concluso da operao de gravao ou recuperao. Para ashdrives comum, o LED pisca ao gravar dados no drive ou para recuperar dados do drive. Aguarde at que o LED pare de piscar para remover o drive. Compensao de Sonda: Sada de compensao da sonda referncia do chassi. Usada para corresponder eletricamente uma sonda de voltagem como circuito de entrada do osciloscpio.

Representao do osciloscpio em um diagrama: Num circuito, representamos o osciloscpio pelo smbolo indicado na Figura 8.

Figura 14: Representao esquemtica de um osciloscpio num circuito eltrico. As setas indicam onde devem ser conectados os sinais dos canais CH1 e CH2.

Como exemplo de uso do osciloscpio para medidas de amplitudes e perodos de sinais peridicos no tempo, considere que o mostrador do osciloscpio seja aquele apresentado na Figura9, e que tenham sido utilizadas para a deflexo vertical 1DIV = 5V e para a deflexo horizontal 1DIV=1ms. Vemos que a forma de onda senoidal. Para
40

determinarmos o perodo e a amplitude dessa forma de onda, utilizamos o reticulado da tela

do osciloscpio como rgua. Observe que cada retculo, ou seja, cada DIV est subdivido em 5 divises menores. Assim temos para este caso que a amplitude V0 = 1, 7 0,1DIV, ou seja, V0 = 8,5 0,5 V. T a m b m t e m o s q u e o perodo T = 5,1 0,1DIV, ou seja, T = 5,1 0,1ms.

Figura 15: Exemplo de sinal na tela do osciloscpio que discutido no texto.

Funes do osciloscpio: Entendendo as funes do osciloscpio: Para usar o osciloscpio de forma ecaz, preciso ter conhecimento das seguintes funes: 1. Congurando o osciloscpio 2. Adquirindo sinais (formas de onda) 3. Ajustando a escala e posicionando as formas de onda 4. Medindo formas de onda

1. Congurando o osciloscpio: preciso que voc se familiarize com as diversas funes que usar com freqncia ao operar o osciloscpio: Autoset, Autorange, gravao de uma congurao e restaurao de uma congurao. Usando a Autoset: Sempre que voc pressionar o boto AutoSet (Cong.Auto.), a funo Cong.Auto. obtm uma exibio de forma de onda estvel para voc. Ela ajusta automaticamente a escala vertical, a escala horizontal e as conguraes do Trigger. A congurao automtica tambm exibe diversas medies automticas na rea da gratcula, dependendo do tipo de sinal. Usando a Autorange: A Autorange uma funo contnua que pode ser ativada ou desativada. Ela ajusta os valores de congurao para controlar um sinal quando este

41

apresenta grandes alteraes ou quando voc move sicamente onda para um ponto diferente. Nas situaes descritas a seguir a funo Autoranging geralmente mais til do que a Conf. Auto: Anlise de um sinal que est mudando dinamicamente. Para comparar uma seqncia de vrios sinais rapidamente sem ajustar o osciloscpio. Este procedimento muito til quando voc precisa usar duas provas ao mesmo tempo ou quando precisa usar a prova em uma das mos enquanto segura outro objeto. Gravando uma congurao: O osciloscpio grava a congurao atual se voc esperar cinco segundos aps a ltima alterao antes de desligar o osciloscpio. Na prxima vez que o osciloscpio for ligado, ele restaurar automaticamente essa congurao. O Menu Gravar/Restaurar pode ser usado para gravar at dez conguraes diferentes. Voc tambm pode gravar as conguraes em uma USBashdrive. O osciloscpio acomoda uma USB ashdrive para armazenamento e recuperao de dados removveis Restaurando uma congurao O osciloscpio pode restaurar a ltima congurao feita antes de ser desativado, conguraes gravadas ou a congurao padro. Congurao Padro O osciloscpio est congurado para uma operao normal ao sair da fbrica. Essa a congurao padro. Para restaurar essa congurao, pressione o boto Conf. Padro.

2. Adquirindo sinais: Ao adquirir um sinal, o osciloscpio o converte em uma forma digital e exibe uma forma de onda. O modo de aquisio dene como o sinal digitalizado e como a congurao da base de tempo afeta o alcance de tempo e o nvel de detalhe na aquisio. Modos de aquisio H trs modos de aquisio: Amostra, Deteco de Pico e Mdia.

Amostra: Neste modo de aquisio, o osciloscpio tira a amostra do sinal em intervalos espaados uniformemente para construir a forma de onda. Este modo representa com preciso os sinais na maioria do tempo. Entretanto, esse modo no registra as variaes rpidas de sinal que podem ocorrer entre as amostras. Isso pode resultar em aliasing e causar a perda de pulsos estreitos. Nesses casos, voc deve utilizar o modo Deteco de Pico para adquirir dados.

42

Deteco de Pico: Neste modo de aquisio, o osciloscpio procura os valores mais altos e mais baixos do sinal de entrada em cada intervalo de amostra e usa esses valores para exibir a forma de onda. Nesse modo, o osciloscpio pode adquirir e exibir pulsos estreitos, os quais podem no ser obtidos no modo Amostra. O rudo parecer ser mais alto nesse modo. Mdia: Neste modo de aquisio, o osciloscpio adquire diversas formas de onda, calcula a mdia delas e exibe a forma de onda resultante. Voc pode usar este modo para reduzir o rudo aleatrio. Os dados so adquiridos no modo Amostra e feita uma mdia de vrias formas de onda. Selecione o nmero de aquisies (4, 16, 64, 128) para calcular a media da forma de onda.

Amostra

deteco de Pico
Figura 16

Mdia

3. Ajustando a escala e posicionando as formas de onda Baseado nos controles at aqui apresentados, seguem os passos para a melhor visualizao da forma do sinal: Ajustando a base de tempo: O osciloscpio digitaliza as formas de onda ao adquirir o valor de um sinal de entrada em pontos discretos. A base de tempo permite controlar a freqncia com que os valores so digitalizados. Para ajustar a base de tempo para uma escala horizontal que atenda aos seus propsitos, use o boto Escala Horizontal. Ajustando a escala e posicionando as formas de onda: Voc pode alterar a exibio das formas de onda ajustando a escala e a posio. Quando voc altera a escala, a exibio da forma de onda aumentar ou diminuir de tamanho. Quando voc altera posio, a forma de onda mover para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda. O indicador de canal (localizado esquerda da gratcula) identica cada forma de onda no display. O indicador aponta para o nvel de referncia terra do registro da forma de onda.Voc pode visualizar a rea do display e as leituras.

Escala vertical e posio: Voc pode alterar a posio vertical das formas de onda movendo-as para cima ou para baixo no display. Para comparar dados, voc pode alinhar uma forma de onda sobre outra ou voc pode alinhar as formas de onda em cima da outra. Voc pode alterar a escala vertical de
43

uma forma de onda. A exibio da forma de onda ser contrada ou expandida em relao ao nvel de referncia terra. Escala horizontal e posio O controle Horizontal Position pode ser ajustado para visualizar os dados da forma de onda antes do Trigger, depois do Trigger ou um pouco de cada. Quando voc altera a posio horizontal de uma forma de onda, voc estar realmente alterando o tempo entre o Trigger e o centro do display. (Isso parece mover a forma de onda para o lado esquerdo ou para o lado direito do display). A escala horizontal de todas as formas de onda alterada girando o boto Escala Horizontal. Por exemplo, possvel analisar apenas um ciclo de uma forma de onda para medir a ultrapassagem na sua borda de subida. O osciloscpio exibe a escala horizontal como tempo por diviso na leitura da escala. Como todas as formas de onda ativas utilizam a mesma base de tempo, o osciloscpio exibe apenas um valor para todos os canais ativos, exceto quando a rea da Janela for utilizada.

Aliasing no domnio de tempo: O Aliasing ocorre quando o osciloscpio no tira a amostra do sinal rpido o suciente para construir um registro de forma de onda com preciso. Quando isso acontece, o osciloscpio exibe uma forma de onda com uma freqncia mais baixa do que a forma de onda de entrada real ou aciona o Trigger e exibe uma forma de onda instvel. Forma de onda de alta freqncia real Forma de onda de baixa freqncia aparente devido ao aliasing Pontos de amostragem
Figura 17

O osciloscpio representa sinais com preciso, porm limitado pela largura de banda da sonda, pela largura de banda do osciloscpio e pela taxa de amostragem. Para evitar o aliasing, o osciloscpio deve fazer a amostragem do sinal a uma velocidade mais de duas vezes mais rpida que o mais alto componente de freqncia do sinal. A freqncia mais alta que a taxa de amostragem do osciloscpio pode teoricamente representar normalmente chamada de freqncia de Nyquist. A taxa de amostragem normalmente chamada de taxa Nyquist. Ela o dobro da freqncia Nyquist. Essas taxas de amostragem mximas do osciloscpio so de, pelo menos, dez vezes a largura de banda. Essas taxas de amostragem altas ajudam a reduzir a possibilidade de aliasing.

44

4. Medindo formas de onda : O osciloscpio exibe grcos de voltagem versus tempo e pode ajud-lo a medir a forma de onda exibida Existem diversas maneiras de efetuar medies. Voc pode utilizar a gratcula, os cursores ou uma medida automatizada.

a) Gratcula: Esse mtodo permite fazer uma estimativa rpida e visual. Por exemplo, voc pode observar a amplitude de uma forma de onda e determinar que ela seja ligeiramente superior a100mV. possvel efetuar medies simples contando as divises de gratculas principais e secundrias envolvidas e multiplicando-as pelo fator de escala. Por exemplo, se voc contou cinco divises das gratculas verticais principais entre o valor mnimo e mximo de uma forma de onda e sabia que usava um fator de escala com 100mV/div, ento voc pode calcular a voltagem pico-a-pico da seguinte maneira: 5divisesx100mV/diviso=500mV.

b) Cursores:

Figura 18

Esse mtodo permite que voc efetue medies movendo os cursores, os quais sempre aparecem em pares, e faa a leitura de seus valores numricos a partir das leituras do display. H dois tipos de cursores: Amplitude e Tempo. Quando voc usar os cursores, certique-se de congurar a Origem para a forma de onda no display que voc deseja medir. Para usar os cursores, pressione o boto Cursores. Cursores de amplitude. Os cursores de amplitude aparecem como linhas horizontais no display e medem os parmetros verticais. As amplitudes tm como referncia o nvel de referncia. Para a funo Matem. FFT, esses cursores medem a magnitude. Cursores de tempo. Os cursores de tempo aparecem como linhas verticais no display e medem os parmetros, horizontal e vertical. Os tempos tm como referncia o ponto de Trigger. Para a funo Matem. FFT, esses cursores medem a freqncia. Os cursores de tempo tambm incluem uma leitura da amplitude de forma de onda no ponto em que a forma de onda cruza o cursor.
45

Pontos principais de display: O boto Display permite escolher como as formas de onda sero apresentadas e para alterar a aparncia de todo o visor. Tipo: vetores ou pontos. Os vetores preenchem o espao entre pontos de amostragem adjacentes no display. Os pontos exibem somente os pontos amostrados. Persistncia, Desligado, 1seg., 2 seg., 5 seg., infinito. Configura o perodo durante o qual cada ponto da amostra permanece exibido. O modo desligado remove formas de onda padro ou antigas sempre que novas formas de onda so exibidas. O modo tempo fixo exibe novas formas de onda em intensidade normal e as antigas em uma intensidade menor, apaga as formas antigas quando estas atingem o limite de tempo. No modo infinito as formas de onda antigas tornam-se opacas, mas visveis. Use a persistncia infinita para procurar eventos poucos freqentes e medir rudos pico a pico de longa durao. Formato YT ou XY. O formato YT exibe a voltagem vertical em relao ao tempo (escala horizontal. O formato XY exibe um ponto cada vez que uma amostra adquirida no canal 1 e no canal 2. A voltagem do canal 1 determina a coordenada X do ponto (horizontal) e a voltagem do canal 2 determinam a coordenada Y (Vertical).

c) Menu Medidas: O Menu Medidas pode efetuar at cinco medies automticas. Quando voc efetua medies automticas, o osciloscpio faz todos os clculos. Com essas medies utilizamos pontos do registro da forma de onda, elas so mais precisas do que as medies de gratcula ou de cursor. As medies automticas usam leituras para mostrar os resultados da medio. Essas leituras so periodicamente atualizadas enquanto o osciloscpio adquire dados novos.

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Esta seo apresenta uma srie de exemplos de aplicaes. Esses exemplos simplicados destacam os recursos do osciloscpio e do a voc idias para us-lo para solucionar seus prprios problemas de testes.
46

4.1.

Procedimento I: Seleo de forma de onda e freqncia no gerador de funes:

Monte o circuito da Figura 19. Observe que esse circuito corresponde a escolher a forma de onda quadrada e a ligar diretamente o canal CH1 sada descrita como output do gerador.

Figura 19: Circuito a ser montado

1. Inicialmente verifique que os botes de ciclo de operao (14), nvel CMOS (13), DC Offset (12), -20bD (11) esto na posio desligado (OUT). Isto ir produzir uma forma de onda simtrica no influenciada pelos outros controles. 2. Ligue o gerador de funes boto POWER (1). 3. Selecione a forma de onda, quadrada acionado o boto da funo (3). 4. Selecione a freqncia da funo de onda acionando um dos botes de faixa de freqncia (2) Ajuste a freqncia do gerador para 1kHz A freqncia de sada selecionada exibida no LED display (17) juntamente com a sua unidade apropriada, kHz ou Hz no LED kHz ou Hz (19). 5. Gire o boto COARSE (16) de controle grosso de freqncia para selecionar o valor de freqncia O controle fino de freqncia pode ser posteriormente usado para escolher com preciso o valor desejado. A freqncia desejada esta disponvel na sada BNC OUTPUT (6). 6. Ajuste a amplitude do sinal de sada para V0 = 4V usando o controle de nvel de sada (4) e a medida pelo osciloscpio

4.2.

Procedimento II : Execuo de medies 1:

Usando a Congurao Automtica (AutoSet) no osciloscpio: Para exibir um sinal rapidamente e medir o perodo a freqncia, a amplitude e a voltagem de pico-a-pico, siga as etapas descritas abaixo: 1. Conecte a sada OUTPUT do gerador de funes ao canal 1 do osciloscpio A forma de onda quadrada com certa amplitude e freqncia so injetadas no osciloscpio
47

2. Pressione o boto 1(CH1 Menu). A tela indicara as opes selecionadas para o canal 1. Selecione o acoplamento, limite LB, ganho varivel, sonda e inverter. 3. Pressione o boto de Trig Menu Selecione a origem de entrada, canal 1, como o sinal de Trigger. A indicao do nvel de Trigger estar ajustada aproximadamente na metade da amplitude do sinal no canal 1. Com o boto Level (nvel) varie o nvel do Trigger e observe quando o osciloscpio no sincroniza mais com o sinal do CH1. Colocando a posio do nvel acima ou abaixo da amplitude do sinal do Canal 1 o osciloscpio no dever sincronizar mais com o canal 1. 4. Pressione o boto AutoSet (Cong.Auto.). 5. Leia a escala vertical da voltagem e a base de tempo automaticamente selecionada.

Quando voc pressiona o boto AutoSet o osciloscpio identifica o tipo de forma de onda e ajusta os controles para gerar uma exibio til do sinal de entrada. O osciloscpio exibe as medies automticas relevantes na rea da forma de onda da tela com base no tipo de sinal detectado. A funo Conf. Auto. examina todos os canais procura de sinais e exibe as formas de ondas correspondentes. Alm disso, ela determina a origem do Trigger com base nas seguintes condies: Se vrios canais tiverem sinais, a funo examinar o canal que tiver o sinal de freqncia mais baixa Se nenhum sinal for encontrado, o osciloscpio exibir o canal com menor nmero no momento em que a Conf. Auto. for executada. Se nenhum sinal for encontrado e exibido, o osciloscpio exibir e usar o canal 1. Se o osciloscpio no consegue determinar o tipo de sinal, ele ajusta a escala horizontal e a vertical. Em seguida, ele obtm as medies automticas

4.3.

Procedimento III : Execuo de medies 2:

Usando diferentes escalas de medida: O osciloscpio dene automaticamente as escalas vertical, horizontal e de Trigger. Se voc deseja alterar ou otimizar a exibio da forma de onda, ajuste manualmente esses controles. 1. Altere as escalas de voltagem para 0.5V, 1.0V, 2.0V e 5.0V por diviso e faa a leitura das amplitudes. Apresente os valores na tabela 1. 2. Altere as escalas de tempo para 0.1ms, 0.2ms, 0.5ms e 0.05ms por diviso e apresente os valores do perodo e da frequncia na tabela 2.
48

3. Selecione a melhor escala de voltagem e de tempo para a sua medida.

4.4.

Procedimento IV : Execuo de medies 3:

Usando Menu Medidas : O osciloscpio pode fazer medies automticas da maioria dos sinais exibidos. H 16 tipos disponveis de medies. Voc pode exibir at 5 ao mesmo tempo. NOTA. Se aparecer um ponto de interrogao (?) na leitura de Valor, o sinal estar fora da faixa de medio. Ajuste o boto Escala Vertical (volts/diviso) do canal adequado para reduzir a sensibilidade ou alterar a congurao da Escala horizontal (segundos/diviso). Para medir a freqncia, o perodo, a voltagem pico-a-pico, o tempo de subida e a largura positiva, do sinal quadrado inicial: 1. Pressione o boto Medidas para visualizar o Menu Medidas Voc pode escolher na opo Origem o canal no qual efetuar a medio e na opo tipo o tipo de medio a ser efetuado: freqncia, perodo, mdia, Pico a Pico, RMS, Min., Max, tempo de subida, Queda, larg. Pos, Lar. Neg. Ciclo de tarefa, fase, atraso. Nota: Os tipos de medio fase e atraso esto relacionados com dois sinais, os sinais injetados no canal 1 e 2. No modo de medio Fase e Atraso, a diferena do angulo de fase e de tempo, respectivament,e de sinais no CH1 e CH2 calculada, usando a borda ascendente do primeiro sinal em comparao com a borda ascendente do segundo sinal.

2. Pressione o boto de opo principal e o Menu Medidas1 ser exibido. 3. Pressione Tipo Freqncia. A leitura de Valor exibe a medio e as atualizaes. 4. Pressione o boto de opo Voltar. 5. Pressione o segundo boto de opo superior e o Menu Medidas 2 ser exibido. 6. Pressione Tipo Perodo. A leitura deValor exibe a medio e as atualizaes. 7. Pressione o boto de opo Voltar. 8. Pressione o boto de opo do meio e o Menu Medidas 3 ser exibido. 9. Pressione Tipo Pico a Pico. A leitura de Valor exibe a medio e as atualizaes. 10. Pressione o boto de opo Voltar. 11. Pressione o segundo boto de opo da parte inferior e oMenu Medidas 4 ser exibido. 12. Pressione Tipo Max.
49

A leitura de Valor exibe a medio e as atualizaes. 13. Pressione o boto de opo Voltar. 14. Pressione o boto de opo inferior e o Menu Medidas 5 ser exibido 15. Pressione Tipo Larg. Pos. A leitura de Valor exibe a medio e as atualizaes. 16. Pressione o boto de opo Voltar. Preencha a tabela3 com os valores medidos.

CH1 Freqncia 1.000kHz CH1 Perodo 1.000ms

CH1 Pico a Pico 8,04V CH1 Max 4,02 CH1 Larg. Pos.
Figura 20

500,0s

4.5.

Procedimento IV : Execuo de medies 4:

Usando o cursor: Os cursores podem ser utilizados para medir rapidamente o tempo e a amplitude em uma forma de onda. Medindo a freqncia e a amplitude de oscilao:

Cursores de amplitude

Cursores de tempo
Figura 21

Para medir a freqncia de oscilao na borda de subida de um sinal, siga estas etapas: Selecione no gerador de funes a onda quadrada inicial (procedimento1). Escolha uma escala de tempo de forma visualizar somente a subida da onda quadrada. 1. Pressione o boto Cursores para exibir o Menu de mesmo nome. 2. Pressione TipoTempo. 3. Pressione OrigemCH1. 4. Pressione o boto de opo Cursor1. 5. Pressione o boto com mltiplas funes para posicionar um cursor no primeiro pico da oscilao. 6. Pressione o boto de opo Cursor2.
50

7. Pressione o boto com mltiplas funes para posicionar um cursor no segundo pico da oscilao. Voc pode exibir o (delta) de tempo e a freqncia (a freqncia de oscilao medida) no Menu Cursores

Tipo Tempo Origem CH1 t V0,44V Cursor1 180ns 1,4V Cursor 2 720ns, 0,96V
Figura 22

540,0ns

1/t

1,852MHz,

8. Pressione TipoAmplitude. 9. Pressione o boto de opo Cursor1. 10. Pressione o boto com mltiplas funes para posicionar um cursor no primeiro pico da oscilao. 11. Pressione o boto de opo Cursor2. 12. Pressione o boto com mltiplas funes para posicionar Cursor2 na menor parte da oscilao.

Voc pode ver a amplitude da oscilao no Menu Cursores.

Tipo Amplitude Origem CH1 V 640mV Cursor1 1,46V Cursor2 820mV


Figura 23

Medindo o tempo de subida: Voc decide que precisa vericar o tempo de subida do pulso. Em geral, mede-se o tempo de subida entre os nveis 10% e subida 90% da forma de onda. Para medir o tempo de subida:

51

1. Gire o boto Escala Horizontal (Segundos/diviso) para exibir a borda de subida da forma de onda. 2. Gire os botes Escala Vertical (Volts/diviso) Vertical Position para congurar a amplitude da forma de onda ao redor de cinco divises. 3. Pressione o boto1 (ch1Menu). 4. Pressione Ganho varivelFino. 5. Gire o boto Escala Vertical (Volts/diviso) para congurar a amplitude da forma de onda para exatamente cinco divises. 6. Gire o boto Vertical Position para centralizar a forma de onda; posicione a linha de base da forma de onda 2,5 divises a baixo da gratcula central. 7. Pressione o boto Cursores para exibir o Menu de mesmo nome. 8. Pressione TipoTempo. 9. Pressione OrigemCH1. 10. Pressione o boto de opo Cursor1. 11. Gire o boto com mltiplas funes para posicionar um cursor no ponto em que a forma de onda cruza a segunda linha da gratcula abaixo do centro da tela. Esse o nvel de 10% da forma de onda. 12. Pressione o boto de opo Cursor2. 13. Gire o boto com mltiplas funes para posicionar um cursor no ponto em que a forma de onda cruza a segunda linha da gratcula acima do centro da tela. Esse o nvel de 90% da forma de onda. A leitura t no Menu Cursores o tempo de subida da forma de onda.

5divises Tipo, Tempo Origem CH1 t 140ns, 1/t 7,143MHz , V 2,08V Cursor1 80,0ns 1,02V Cursor2 60,0ns 1,06V
Figura 24

Preencha as tabelas 4, 5 e 6 com os valores medidos.

52

4.6.

Procedimento V: Anlise do detalhe do sinal:

Voc tem um sinal com rudo exibido no osciloscpio e precisa saber mais sobre ele. Voc suspeita que o sinal contenha muito mais detalhes do que voc pode ver agora no display.

Figura 25

O sinal aparece ter rudo e voc suspeita que o rudo esteja causando problemas no circuito. Para analisar melhor o rudo: 1. Pressione o boto Aquisio para exibir o Menu de mesmo nome 2. Pressione o boto de opo Deteco de Pico.

Figura 26

A deteco de pico enfatiza picos transientes com rudo e pequenas falhas no seu sinal, especialmente quando a base de tempo estiver congurada para uma congurao lenta. Como isolar o sinal do rudo. Agora voc quer analisar a forma do sinal e ignorar o rudo. Para reduzir o rudo aleatrio no display do osciloscpio, siga estas etapas: 1. Pressione o boto Aquisio para exibir o Menu de mesmo nome. 2. Pressione o boto de opo Mdia. 3. Pressione o boto de opo Mdias para visualizar os efeitos de variao de nmero das mdias no display da forma de onda. Calcula a media e reduz o rudo aleatrio e facilita a visualizao de detalhes de um sinal.

53

No exemplo a seguir, uma oscilao aparecer nas bordas de subida e de descida do sinal quando o rudo for removido.

Figura 27

4.7.

Procedimento VI: Utilizao da opo MATH (Matemtica):

O osciloscopio permite a operao de dois sinais inseridos no canal 1 e 2. 1. Coloque. uma onda quadrada de amplitude de 2.0 V e frequencia de 1kHz em ambos os canais, CH1 e CH2. Para isto acople um adaptador TEE na sada OUTPUT do gerador. 2. Pressione a opo MATH. As opes so: a)Operao: adio, subtrao multiplicao e FFT b)Fontes: CH1+CH2 (adio) e CH1-CH2 ou CH2-CH1 c)Posio: padro 0,00V d)Escala vertical: A escala ser a mesma do canal 1, para alterar gire o boto de escala do cana 1 A indicao da escala est em vermelho no lado esquerdo inferior da tela 1. Escolha a adio dos sinais e verifique o resultado 2. Escolha a subtrao e verifique o resultado

4.8.

Procedimento VII: Exibio do sinal XT e XY:

Para exibir a entrada e a sada do circuito em uma exibio XY, 1. Ajuste uma onda senoidal tanto no canal 1 e 2 2. Pressione o boto AutoSet (Cong.Auto.). 3. Pressione os botes Escala Vertical (volts/diviso) para exibir aproximadamente os mesmos sinais de amplitude em cada canal. 4. Para ver o Menu Display, pressione o boto Display. 5. Pressione Formato XY. O osciloscpio exibe um padro de Lissajous representando as caractersticas do circuito. 6. Gire os botes Escala vertical e Posio vertical para otimizar a exibio.
54

7. Pressione Persistncia Innita

Figura 28

Procedimentos adicionais Coloque. uma onda senoidal de amplitude de 2.0 V e frequencia de 1kHz no CH1. Observe o comportamento do sinal no CH1 do osciloscpio para as seguintes operaes

1.Selecione a funo Autoset. 2.Varie a amplitude ou a frequencia do sinal em mltiplos de 10

3.Selecione a funo Autoranging 4.Varie a amplitude ou a frequencia do sinal em mltiplos de 10

5.Selecione a funo Run/Stop e Seq. nica

6,Altere a posio do trigger horizontal, para acima, na metade da amplitude e abaixo do sinal mostrado na tela. 7.Altere o sincronismo para o CH2

Em caso de dvidas consulte o manual

55

Experimento 3 Capacitores e circuitos RC com onda quadrada


1. OBJETIVO
O objetivo desta aula estudar o comportamento de capacitores associados a resistores em circuitos alimentados com onda quadrada.

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio; gerador de sinais; resistor: R =1 k , 10k ; capacitor: C =10nF, 100nF, 1F

3. INTRODUO
Nas experincias anteriores trabalhamos com resistores. Estudamos a sua equao caracterstica ( V Ri ) que uma das representaes da lei de Ohm. Os condutores que obedecem a essa lei para qualquer valor da corrente, mantendo a resistncia constante, so chamados de condutores hmicos. Na experincia da aula de hoje vamos introduzir mais um elemento bsico de uso muito comum em circuitos eltricos: o capacitor. 3.1 - Capacitores Sabemos que podemos armazenar energia em forma de energia potencial de diversas formas. Podemos armazenar em uma mola estendida, comprimindo um gs ou levantando um objeto com uma determinada massa. Uma outra maneira de armazenar energia na forma de energia potencial atravs de um campo eltrico, e isso se faz utilizando um dispositivo chamado capacitor. O capacitor (ou condensador) um dispositivo formado por duas placas paralelas, contendo um material dieltrico entre elas, cuja caracterstica principal o fato que quando aplicamos uma dada voltagem a essas placas, ele acumula nas placas uma quantidade de cargas eltricas cujo valor proporcional diferena de potencial aplicada. Essa situao anloga de um resistor: quando aplicamos uma diferena de potencial nas extremidades de um dado resistor ocorre a passagem de uma corrente eltrica (circulao de cargas eltricas) que para elementos hmicos proporcional voltagem aplicada. Quanto maior a voltagem, maior a corrente eltrica. A constante de proporcionalidade entre a voltagem e a corrente que passa pelo condutor chamada de resistncia ( passagem da corrente eltrica) do condutor. Essa uma forma de definio da lei de Ohm. Para o capacitor ocorre algo semelhante. Quanto maior a diferena de potencial entre suas placas, maior a carga acumulada nas mesmas. A constante de proporcionalidade entre a carga adquirida e a diferena de potencial aplicada chamada de capacitncia do capacitor, ou seja, podemos escrever a equao caracterstica do capacitor como:
56

CVC .

(1)

Essa definio pode ser considerada como uma definio esttica ou instantnea, relacionando a voltagem no capacitor em um dado momento e o mdulo da carga acumulada em cada uma de suas placas. Como, em geral, medimos voltagens e correntes, podemos reescrever a equao acima em funo da corrente que passa no circuito do capacitor ou seja,

dq . dt

(2)

Substituindo a Equao 1 na Equao 2 encontramos:

dVC . dt

(3)

A Equao 3 mostra que somente teremos corrente no circuito se houver uma variao da voltagem no capacitor VC. Dito em outros termos, se o capacitor estiver se carregando ou descarregando teremos corrente circulando. Num circuito eltrico, usamos dois segmentos de reta paralelos, representando duas placas paralelas condutoras, como smbolo do capacitor (Figura 1).

Figura1: Representao esquemtica de um capacitor.

A unidade de capacitncia no sistema internacional o farad, representado pela letra F. O farad uma unidade muito grande define-se a capacitncia da Terra como sendo 1F por isso os dispositivos que se encontram comercialmente so designados por submltiplos de F, como o picofarad (1pF = 10-12F), nanofarad (1nF=10-9F), o microfarad (1 F=10-6F) e o milifarad (1mF=10-3F). 3.2 Capacitores e circuitos RC Como foi assinalado acima, Equao 3, se conectarmos uma bateria aos terminais de um capacitor, aparecer uma corrente eltrica no circuito enquanto a diferena de potencial aplicada ao capacitor estiver variando no tempo, ou seja, enquanto o capacitor estiver se carregando. Isso ocorrer durante o breve intervalo de tempo em que a bateria estiver sendo conectada. Esse tempo no jargo da eletrnica consiste de um transiente. Aps o transiente, a voltagem se torna constante e a corrente ser nula. Isso corresponde ao caso ideal. Na prtica, um capacitor nunca utilizado isoladamente. Sempre existe um resistor associado em srie com ele, mesmo que seja a resistncia interna da bateria ou da fonte de alimentao. Por isso, o capacitor no se carregar instantaneamente mas levar um certo tempo que depender das caractersticas
57

eltricas do circuito. Alis, a utilidade prtica do capacitor baseia-se no fato de podermos controlar o tempo que ele leva para se carregar totalmente e a carga que queremos que ele adquira. Esse controle obtido associando-se um resistor em srie no circuito do capacitor, como mostrado na Figura 3.

Figura 3: Diagrama de um circuito RC.

Se conectarmos a chave na posio A, o capacitor se carregar. Pela lei das malhas, que equivalente lei da conservao da energia no circuito, teremos:
VB VR VC .

(4)

Qualitativamente ocorrer o seguinte: se o capacitor estiver completamente descarregado no instante inicial (o instante em que a chave virada para a posio A), VC = 0V e, portanto, VR VB Ri0 , onde i0 a corrente no circuito no instante t = 0s. medida que o tempo passa, como VB constante, VC vai aumentando, pois o capacitor estar se carregando, e VR, portanto, diminuindo. Isso significa que no instante inicial ( t 0s), o valor de VC mnimo (VC = 0V) e o valor de VR mximo. Essa defasagem entre voltagem e corrente no capacitor (e tambm no indutor, como veremos mais adiante) tem um papel fundamental na teoria dos circuitos eltricos, o que ficar claro quando estudarmos circuitos com excitao senoidal. Se a chave ficar ligada na posio A por um tempo relativamente longo, ao final desse tempo o capacitor estar totalmente carregado e teremos VC = VB , VR = 0V e a corrente cessar de passar. Se nesse momento passarmos a chave para a posio B, haver um refluxo das cargas acumuladas no capacitor, a corrente inverter o sentido e o capacitor se descarregar. Nesse caso, como no existe bateria ligada no circuito, VB = 0V, pela lei das malhas VR + VC VC . A voltagem no capacitor, no caso, variar de VB at zero. = 0, ou VR Substituindo as expresses para VR e VC por suas equaes caractersticas, teremos:

VB

Ri

q C

dq dt

q c

RC

dVC dt

VC ,

(5)

que pode ser facilmente integrada, tendo como soluo geral:


t

VC ( t )

VC ( )

VC (0) VC ( ) e ,

(6)

58

onde VC ( ) a voltagem no capacitor quando o tempo tende a infinito (capacitor completamente carregado), VC (0) a voltagem no capacitor no instante t=0 e =RC. No caso da equao diferencial descrita pela Equao 5, VC ( ) VB . Assumindo que a voltagem nas placas do capacitor nula em t=0, encontramos:
t

VC ( t ) VB 1 e

(7)

onde

RC

A Equao 7 mostra que o tempo necessrio para o capacitor se carregar depender do produto RC. Quanto maior for esse produto, maior ser esse tempo. O produto RC conhecido como constante de tempo do circuito e inclui todas as resistncias presentes no circuito. O valor da constante de tempo, escrito dessa forma conhecido como valor nominal pois deriva dos valores nominais do resistor e do capacitor. Usando a lei das malhas, obtemos o valor de VR:
t

VR

VB

VC

VB e .

(8)

Para o estudo da descarga do capacitor temos que resolver a equao diferencial descrita na Equao 5, fazendo VB = 0 e assumindo que o capacitor est completamente carregado no instante inicial t = 0. Encontramos (verifique!):
t

VC

VB e

(9)

e
t

VR

VB e .

(10)

A constante de tempo, que caracteriza o circuito, pode ser obtida experimentalmente de vrias maneiras distintas. A primeira delas decorre diretamente da sua definio: o tempo necessrio para o argumento da exponencial se tornar -1, e teremos para a carga:

VC ( ) VB 1 e 1

VB 1 0,37

0,63VB ,

(11)

ou seja, o tempo necessrio para que a voltagem em um capacitor, inicialmente descarregado, atinja 63% do valor final da tenso da fonte que o carrega. Para a descarga, teremos algo semelhante:

VC ( ) VB e

0,37VB .

(12)
59

Ou seja, na descarga, voltagem em t = 0.2

o tempo necessrio para o capacitor atingir 37% do valor inicial da

Somente podemos determinar a constante de tempo no processo de carga se o capacitor estiver descarregado para t = 0s e conhecermos, a priori, o valor de VB. Caso contrrio, seria necessrio esperar um tempo muito longo para VC chegar at VB, tempo esse que, eventualmente, no dispomos. O processo bastante simplificado na descarga do capacitor, pois nesse caso podemos definir a origem do tempo (t=0) e VB a voltagem que o sistema possui naquele momento. Por isso, a Equao 12 empregada, em geral, para a determinao de . Uma outra maneira de determinarmos consiste em determinarmos um outro tempo caracterstico, que ocorre em todos os processos exponenciais, chamado de meia-vida do sistema, t1 / 2 . Ele definido como o tempo necessrio para a grandeza medida cair metade do seu valor inicial. No caso presente, ser o tempo necessrio para a voltagem do capacitor atingir, tanto na carga como na descarga, a metade do valor de VB. Por exemplo, no processo de carga teremos:

V t1/ 2

VB 2

t1/ 2

VB 1 e

(13)

ou

1 2

t1/ 2

(14)

Aplicando-se logaritmos naturais a ambos os lados dessa equao, encontramos:


t1/ 2 ln 2.

(15)

A constante de tempo tambm pode ser obtida no processo de descarga, determinando-se o tempo necessrio para o valor inicial da voltagem cair metade, ou seja:

V t1/ 2
ou

VB 2

t1/ 2

VB e

(16)

t1/ 2 (17) 1 e , 2 e a Equao 15 novamente obtida, mostrando que para t = t1/2, tanto na carga como na descarga, a constante de tempo ser dada por:

t1/ 2 . ln 2

(18)

Observe que, embora estejamos usando o mesmo smbolo VB tanto para a carga como para descarga, eles no significam fisicamente a mesma coisa. Na carga, VB a voltagem final que o capacitor pode ter (para t ) enquanto que na descarga VB o valor da voltagem no capacitor no instante inicial da descarga, para t=0.
60

Utilizaremos elementos de circuito com valores de capacitncia e resistncia que levam a tempos de relaxao da ordem de mili-segundos. Assim, para observarmos a variao da voltagem ser necessrio chavear o circuito da posio A para a posio B, e vice-versa, com uma freqncia muito grande, da ordem de kilo-Hertz. Isso possvel se utilizarmos um gerador de sinais, escolhendo a forma de onda quadrada. Nesse caso, de acordo com a Figura 2, ao invs de termos a voltagem no circuito variando de 0V a VB , como assumimos em toda a discusso do problema, teremos a voltagem variando de V0 a V0. O efeito dessa mudana o de alterar a equao diferencial e a condio inicial do problema. Como conseqncia, as amplitudes das voltagens que observaremos sero eventualmente diferentes das previstas pelo modelo que estamos usando, no entanto, como estamos interessados no tempo de relaxao do circuito, esse no alterado. Isto porque como vimos, a definio do tempo de relaxao no depende dos valores absolutos da voltagem, apenas de valores relativos.

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Como podemos notar pela discusso anterior, para determinarmos o valor da constante de tempo, a voltagem dever ser aplicada por um tempo superior ao valor de . Na Figura 4 representamos o circuito com o gerador de sinais no lugar da bateria e da chave da Figura 3. O ideal que o tempo de aplicao da voltagem V0 seja de quatro a seis vezes o valor esperado de , ou seja T 6 . Para registrarmos a variao da voltagem no circuito em funo do tempo devemos recorrer a instrumentos de medida mais sofisticados. Desses instrumentos, o mais simples o osciloscpio que uma espcie de voltmetro analgico (no nosso caso) que permite observar (e medir) pela leitura de uma tela iluminada, voltagens que variam periodicamente no tempo.

Observaes muito importantes: 1) Diferentemente de um voltmetro que mede diferenas de potencial entre quaisquer dois pontos, o osciloscpio somente mede diferenas de potencial entre um dado ponto e a terra. 2) As leituras da tela do osciloscpio so sempre feitas em divises. A incerteza de cada medida ser, sempre, igual a um dcimo de diviso. Isso pode ser verificado observandose que nas linhas centrais, tanto horizontal como vertical, existe uma rgua com 5 subdivises. A incerteza assumida como sendo a metade de cada subdiviso. 2) Nos circuitos utilizados, todos os pontos de terra devem ser ligados entre si, mesmo que apaream separados nos mesmos. O ponto de terra representa a referncia comum. 3) Em todos os equipamentos utilizados no laboratrio, a cor vermelha significa o lado positivo e o preto o neutro (terra).

61

4.1 - Procedimento I 1) Monte o circuito da Figura 4 abaixo com C = 100nF e R=10k . Ajuste no gerador de sinais uma onda quadrada de freqncia f 200Hz e amplitude V0 5V .

Figura 4: Montagem de um circuito RC simples usando um gerador de sinais e um osciloscpio. Essa montagem permite a medida da voltagem no capacitor em relao terra (VC ). Para isso devemos ligar o canal 1 (CH1) do osciloscpio no ponto A e o canal 2 (CH2) no ponto B do circuito.

2) Ajuste os comandos do osciloscpio de forma a ver na tela uma figura parecida com a Figura 5 abaixo:

Figura 5: Imagem similar ao que deve aparecer na tela do osciloscpio mostrando a superposio da voltagem do gerador de sinais Vg e do capacitor VC.

Como pode ser observado na Figura 5, enquanto o patamar positivo da onda quadrada (V0 = 5V) estiver presente, o capacitor se carrega como se uma pilha de voltagem igual tenso do patamar estivesse conectada ao circuito. Terminado o patamar positivo, a voltagem do gerador de sinais muda bruscamente para o patamar inferior (-5V) e o capacitor se descarrega e carrega novamente, agora com voltagem negativa em relao terra, at o momento em que o patamar se torna novamente positivo, quando o ciclo recomea. Como se
62

pode notar, o capacitor adquire mais ou menos carga conforme o patamar superior dure mais ou menos tempo. 3) Ajuste agora as escalas do osciloscpio de modo a colocar na tela um perodo completo da onda quadrada (ou mesmo apenas um patamar), de forma a ocupar o maior espao possvel na tela e mea os valores de t1/2 e , como indicado na Figura 6. t1/2, como vimos, o tempo necessrio para que a voltagem no capacitor durante a descarga atinja a metade do valor que tinha no incio do processo de descarga, ou seja, no tempo que se definiu como sendo t = 0s, e o tempo necessrio para VC chegar a 37% desse valor inicial. Note que voc dever medir um tempo relativo a partir do incio da descarga conforme indicado na Figura 6.

Figura 6: Voltagem no capacitor mostrando, na descarga do capacitor, as duas maneiras de medir a constante de tempo .

Na Figura 6 esto indicadas duas maneiras distintas de se determinar , diretamente (1)ou via t1/2 (2). Observe que para essas determinaes utilizamos apenas a parte da curva correspondente descarga do capacitor pois, no caso, sabemos o valor de VC para t=0. 4) Preencha a Tabela 1 e determine o valor de e sua respectiva incerteza utilizando os dois mtodos indicados acima. Utilize o cursor para medir os valores de t1/2 e . 1 t1/2 =( ) 2 =( =( ) )

Tabela 1: Resultados das medidas do tempo de meia-vida e do tempo de relaxao obtidas diretamente a partir da voltagem do capacitor na descarga.

63

4.2 - Procedimento II 1) Monte o circuito da Figura 7, ele corresponde ao circuito da Figura 4 com as posies do capacitor e do resistor trocadas. Use os mesmos valores de C = 100nF e R=10k . Ajuste no gerador de sinais uma onda quadrada de freqncia f 200Hz e amplitude V0 4V . Nesta configurao medimos com o osciloscpio a voltagem VR no resistor. Com o auxlio de um multmetro mea o valor de R.

Figura 7: Montagem de um circuito RC para medida da voltagem no resistor VR.

2) Ajuste os comandos do osciloscpio de forma a ver na tela uma figura parecida com a Figura 8 abaixo:

Figura 8: Imagem similar ao que deve aparecer na tela do osciloscpio mostrando a superposio da voltagem do gerador de sinais Vg e do resistor VR.

Como pode ser observado na Figura 8, a voltagem no resistor mxima e igual a 2V0, quando a voltagem da fonte muda de sinal (voc saberia explicar por qu?). Observe tambm que a voltagem na carga igual em mdulo voltagem na descarga. O sinal diferente porque na descarga a corrente muda de sentido.

64

3) Para obtermos uma curva de VR em funo de t com boa resoluo devemos faz-la ocupar a maior regio possvel da tela do osciloscpio. Para isso devemos ajustar os controles do osciloscpio e do gerador de sinais para que aparea na tela apenas a voltagem VR na carga do capacitor. Para tanto voc deve efetuar os seguintes passos: a) coloque o boto do sincronismo do osciloscpio (slope) para sincronizar a onda quadrada quando ela passa pelo zero do osciloscpio, descendo, ou seja, com o boto virado para a posio com a seta para baixo ou equivalente (pergunte a seu professor se tiver dvida); b) desloque a posio horizontal do sinal de voltagem para que o decaimento comece na linha vertical mais esquerda da tela; c) ajuste o nvel zero da voltagem VR de forma que ele coincida com a linha inferior da tela e o patamar superior da onda quadrada (Vg), com a linha superior da tela. Isso feito ajustando-se pouco a pouco, e ao mesmo tempo, o controle da amplitude do gerador de sinais e a posio do canal 1 (CH1) do osciloscpio. Se for necessrio ajuste um pouco a freqncia do gerador. Dever aparecer na tela do osciloscpio uma figura semelhante Figura 9.

Figura 9: Maximizao na tela do osciloscpio da voltagem VR na carga do capacitor. 4) A partir da Figura 9 construa a Tabela 2. Utilize um dos procedimentos de medida, gratcula ou cursor, para medir dois valores de t e VR. Anote na tabela os valores das escalas de tempo e voltagem utilizadas na medida.

65

Escala de tempo: ( n 1 2 t(ms)

) ms/DIV

Escala de Voltagem: (
ln( VR )

)V/DIV

VR(V)

ln( V R )

Tabela 2: Medida da curva de VR na carga do capacitor.

A constante de decaimento pode ser medida considerando estes dois pontos consecutivos.

(t2 t1 ) V ln( R1 ) VR 2

(t2 t1 ) ln(VR1 ) ln(VR 2 )

(19)

4.3 - Procedimento III Resistncia interna de um instrumento: gerador Um gerador de corrente alternada (quadrada, senoidal, triangular) possui uma impedncia interna z (ou resistncia interna RG) e alimenta um circuito com impedncia total Z. O gerador produz uma fem mas devido queda de tenso em z, a tenso aplicada sobre Z V = zI

Figura 10 : Gerador com impedncia interna alimentando um circuito externo de impedncia Z.

Os geradores de alta potncia (incluindo a linha de alimentao) tm baixa impedncia interna (|Zint| <5 ) e em geral complexa. Os geradores de funes para instrumentao tem uma impedncia interna geralmente de 50 , real e independente da frequncia (variao dentro de 1 em toda a faixa de frequncias de operao do instrumento, tipicamente). 5) Determine a partir dos valores de medidos pelos diferentes mtodos um valor mdio para a resistncia interna do gerador RG. Verifique se este valor est de acordo com a afirmao acima

4.3 - Procedimento IV
66

A partir do circuito RC vamos obter e registar no osciloscpio as figuras que correspondem a integral e derivada de uma funo quadrada. Os circuitos RC, caracterizados pela constante de tempo , so conhecidos como integradores e diferenciadores nas seguintes configuraes:

Circuito diferenciador RC

Circuito integrador RC

Figura 11

Figura 12

Circuito Diferenciador: 1) Use R = 10k e C = 10nF para montar o circuito da figura 11. Observe o sinal do gerador e no resistor VR. Qual a condio que deve existir entre o tempo de relaxao e o perodo da onda quadrada T para a obteno da derivada da onda quadrada? O circuito RC se comporta como diferenciador se <<T no seguinte sentido: se VG(t) varia pouco em qualquer intervalo de tempo de durao menor que T, ento a voltagem de sada VR obedece as seguintes condies:
VG se VG iR R 1 idt C 1 C

RC

T
(20)

1 idt C dV (t ) segue R G dt dVG (t ) e VR dt

1 iR C

2) Coloque o osciloscpio na configurao AUTOranging vertical. 3) Varie a frequencia em mltiplos de 10, ou seja, 1, 10, 100, 1k, 10k, 100k, 1M, 10M Herz, observe sob quais condies entre e T os seguintes grficos so apresentados. Ajuste a frequencia do gerador para reproduzir as figuras a,b, e c da figura 13.

67

Figure 13 (a), (b) e (c) 4) Ajuste a frequncia do gerador de tal forma que o produto RC 1, e obtenha simultaneamente a onda quadrada e a diferenciada na tela do osciloscpio. Esta justamente a regio onde o circuito RC atenua fortemente as frequncias. Verifique que a tenso VR a derivada de VG(t). Grave se possivel os dados. 5) Ajuste cuidadosamente as ondas na tela e reproduza no seu relatrio as imagens observadas, Mea as ondas e registre as ondas obtidas, colocando no seu desenho as escalas de tenso e tempo e indicando o valor de T ou usado. 6) A partir de suas observaes do item 3 construa a Tabela 3. Figura 12 (a) (b) (c)
Tabela 3: Determinao de T para as condies a, b, e c.

T(ms)

VR(V)

cte (= cte T)

Circuito integrador 1) Use R = 1k e C = 1F. Observe o sinal do gerador e no capacitor Vc. Qual a condio que deve existir entre o tempo de relaxao e o perodo da onda quadrada T para a obteno da integral da onda quadrada? O circuito RC se comporta como integrador se >>T no seguinte sentido: em qualquer intervalo de tempo de durao T<<, a voltagem de sada VC obedece as seguintes condies:

68

VG se VG

iR R iR

1 idt C 1 , C

RC

segue ento e VC

VC VC 1

1 idt C 1 VG (t )dt RC VG (t )dt

(21)

2) Coloque o osciloscpio na configurao AUTOranging vertical e horizontal 3) Varie a frequencia em mltiplos de 10, ou seja, 1, 10, 100, 1k, 10k, 100k, 1M, 10M Herz, observe sob quais condies entre e T os seguintes grficos so apresentados. Ajuste a frequencia do gerador para reproduzir as figuras a,b, e c da figura 14.

Figure 14 (a), (b) e (c) 4) Ajuste o gerador de modo que RC 1 e obtenha a onda quadrada e a integrada na tela do osciloscpio. Esta justamente a regio onde o circuito RC atenua fortemente as frequncias. Verifique que a tenso VC a integral de VG(t). Grave se possivel os dados. 5) Ajuste cuidadosamente as ondas na tela e reproduza no seu relatrio as imagens observadas, Mea as ondas e regsitre as ondas obtidas, colocando no seu desenho as escalas de tenso e tempo e indicando o valor de T ou usado.

69

6) A partir de suas observaes do item 3 construa a Tabela 4. Figura 12 (a) (b) (c)
Tabela 4: Determinao de T para as condies a, b, e c.

T(ms)

VR(V)

cte (= cte T)

Faa uma anlise cuidadosa dos desenhos dos itens acima mostrando que, de fato, (i) a tenso no resistor a derivada da tenso no gerador .e (ii) a tenso no capacitor a integral da tenso no gerador, diz-se portanto que o resistor diferencia enquanto o capacitor integra o sinal do gerador no circuito em srie. Como veremos na experincia 7, o capacitor apresenta uma impedncia Zc que depende inversamente da freqncia. Portanto em frequncia muito altas, o seu valor muito pequeno tendendo a zero. Se a condio

Z C RTotal
satisfeita, (Rtotal a resistncia total do circuito) observa-se ento na configurao de circuito RC diferenciador uma tenso no resistor

VR

VG ,

e na configurao de circuito RC integrador uma tenso no capacitor

Vc

0,

O circuito RC pode ser usado para realizar operaes matemticas, como derivao e integrao. Pode portanto ser utilizado para medir a variao de uma dada grandeza ou seu comportamento mdio no tempo.

70

ATENO: Geralmente a deduo das equaes 20 e 21 so apresentadas para um circuito RC em srie alimentado por um gerador de corrente alternada senoidal de frequencia angular . importante notar que estas equaes no se limitam a sinais senoidais mas so vlidas para sinais como onda quadrada, triangular, etc. De fato uma onda quadrada de amplitude V0 e frequencia , pode ser representada por uma srie infinita de funes senoidais de frequencia discretas conforme a equao
4V0

VG

seno ( t )

1 seno (3 t ) 3

1 seno (5 t ) ...... 5

Evidentemene, para que o circuito RC diferencie, preciso que a frequencia do termo de mais alta frequencia na srie seja tal que a condio RC<<1 seja satisfeita. Para que o circuio integre necessario que a frequencia do termo de mais baixa frequencia( frequencia fundamental seja tal que a condio RC>> seja satisfeita.

71

Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada


1. OBJETIVO
O objetivo desta aula estudar o comportamento de indutores associados a resistores em circuitos alimentados com onda quadrada.

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio; gerador de sinais; resistor: R=1k ; Indutor: 1mH < L < 50mH.

3. INTRODUO
3.1 - Indutores Um indutor um solenide ou bobina, construdo por vrias voltas (ou espiras) de fio de metal condutor enrolado em uma forma que permite a gerao de campos magnticos axiais. O uso do indutor em circuitos eltricos est baseado na lei de Faraday-Lenz que diz que quando ocorre uma variao do fluxo magntico, , atravs das espiras do solenide, aparece uma voltagem induzida nos seus terminais, de modo a se opor a essa variao de fluxo. Isto expresso pela equao caracterstica do indutor: (1) d di L . dt dt Nessa equao, VL a voltagem induzida pela taxa de variao do fluxo = L i(t) no interior do solenide. Observe que, neste caso, a taxa de variao do fluxo est associada taxa de variao da corrente que passa pelo indutor. A constante de proporcionalidade entre (t) e i(t) chamada de auto-indutncia ou simplesmente indutncia do indutor. O sinal menos representa o fato da voltagem induzida gerar um fluxo magntico de forma a se opor variao do fluxo original. A unidade de indutncia no sistema internacional o henry (H) que, assim como no caso de capacitores, uma unidade muito grande. Por isso, em geral os indutores que aparecem nos equipamentos do nosso dia-a-dia so representados por sub-mltiplos do henry: mili-henry (mH) e micro-henry ( H).

VL

Como pode ser verificado a partir da equao caracterstica do indutor, a voltagem induzida ou fora eletromotriz, Equao 1, somente estar presente no circuito enquanto a corrente eltrica estiver variando. No caso de correntes alternadas, como veremos mais adiante, o indutor est sempre atuando como tal. J no caso de correntes contnuas, como o que ocorre quando ligamos uma bateria ao indutor, a lei de Faraday atuar apenas durante o transiente correspondente ao tempo que o sistema gasta para entrar em equilbrio na nova voltagem aplicada. Como os indutores so fabricados com fios condutores, aps esse transiente o efeito da indutncia desaparece e ele se comporta apenas como um condutor hmico, em geral com resistncia bastante baixa, correspondendo resistncia do fio
72

condutor com o qual ele fabricado. Num circuito eltrico representamos o indutor pelo smbolo mostrado na Figura 1.

Figura 1: Representao esquemtica de um indutor em circuitos eltricos.

3.2 - Indutores e circuitos RL No caso real, o fato do indutor possuir uma resistncia hmica, faz com que ele possa ser pensado, sempre, como um indutor ideal (resistncia nula) em srie com um resistor. Generalizando, podemos associar qualquer outro resistor em srie com a resistncia do indutor, e teremos a situao real representada pelo circuito da Figura 2 abaixo, onde R pode ter qualquer valor a partir do valor da resistncia interna do indutor.

Figura 2: Diagrama de um circuito RL alimentado com uma fonte de corrente contnua.

No caso representado na Figura 2, quando comutamos a chave da posio B para A, a lei das malhas nos diz que:
VB VR VL .

(2) (3) (4)


73

Como e

VR

Ri( t )

VL

di , dt

resulta a seguinte equao diferencial para o circuito durante o regime transiente com a chave fechada em A:

VB

Ri(t ) L

di( t ) . dt

(5)

Esta equao diferencial para a corrente a mesma equao diferencial que encontramos na Aula 3 para a carga q nas placas do capacitor. Sua soluo, assumindo que para t =0 a corrente tambm igual a zero, i(0)=0, dada por:
VB 1 e R
R t L

i( t )

(6)

o que nos mostra que a evoluo da corrente no circuito, i(t), depende do valor da razo R/L. Como o argumento da exponencial deve ser adimensional, definimos um tempo caracterstico , da mesma forma que o fizemos no caso de um capacitor. Para o caso do indutor teremos:

L . R
a constante de tempo do circuito e a Equao 6 pode ser escrita como:

(7)

i( t )

VB 1 e R

(8)

Essa equao anloga ao caso do capacitor e, portanto, todos os resultados obtidos para os capacitores se aplicam tambm aos indutores. Tambm neste caso, o tempo necessrio para o argumento da exponencial chegar a -1. Nesse intervalo de tempo, a corrente atinge 63% do seu valor mximo quando a chave da Figura 2 comutada para a posio A e a voltagem da fonte passa de zero volt a VB. Em funo desses resultados e usando tambm a lei das malhas obtemos:

VR

Ri( t ) VB 1 e
t

(9)

VL

VB VR

VB e .

(10)

As Equaes 9 e 10 nos mostram que para pequenos intervalos de tempo acima de zero, a voltagem no resistor prxima de zero, enquanto no indutor ela tem valor prximo de VB, a voltagem da fonte. Aps um intervalo de tempo muito maior que , VL cai a zero e VR se torna igual a VB. Se nesse momento, a chave da Figura 2 for comutada para a posio B, uma nova equao diferencial passa a governar o comportamento do circuito:
74

Ri(t ) L

di( t ) dt

0.

(11)

A condio inicial neste caso passa a ser i(0) = VB/R e a soluo da equao diferencial descrita na Equao 11 ser dada por:
i( t ) VB e . R
t

(12)

Podemos ento escrever neste caso:


t

VR

Ri( t )

VB e

(13)

e
t

VL

VR

VB e

(14)

Como no caso do circuito RC (Aula 3), na aula de hoje utilizaremos elementos de circuito com valores de indutncia e resistncia que levam a tempos de relaxao muito pequenos, da ordem de micro-segundos. Assim, para observarmos a variao da voltagem ser necessrio chavear o circuito da posio A para a posio B, e vice -versa, com uma freqncia muito grande, da ordem de mega-hertz. Isso possvel se utilizarmos um gerador de sinais, escolhendo a forma de onda quadrada. Novamente nesse caso, ao invs de termos a voltagem no circuito variando de 0V a VB , como assumimos em toda a discusso do problema, teremos a voltagem variando de V0 a V0. O efeito dessa mudana o de alterar a condio inicial e tambm a equao diferencial do problema. Como conseqncia, as amplitudes das voltagens que observaremos sero diferentes das previstas pelo modelo que estamos usando, no entanto, como estamos interessados no tempo de relaxao do circuito, esse no alterado. Isto porque como vimos na Aula 3, a definio do tempo de relaxao no depende dos valores absolutos da voltagem, apenas de valores relativos. A determinao dos tempos caractersticos de um circuito RL pode ser feita de maneira anloga de um circuito RC. A voltagem no indutor descrita na Equao 10 tem a mesma expresso que a voltagem no capacitor quando o mesmo est descarregando ( Aula 3, Equao 9). Assim, podemos determinar : a) diretamente no grfico, observando o intervalo de tempo que leva para a voltagem no resistor atingir 63% do valor mximo ou a voltagem no indutor cair a 37% de seu valor inicial; b) usando a definio do tempo de meia-vida t1 / 2 : t1/ 2 (15) . ln 2 c) utilizando medidas de VL em funo de t, uma linearizao e uma regresso linear.

75

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
4.1 - Procedimento I 5) Monte o circuito da Figura 3 abaixo utilizando um resistor R=1k e uma das bobinas disponveis no laboratrio ( 1mH L 50mH ). Ajuste no gerador de sinais uma forma de onda quadrada de freqncia f 5MHz e amplitude V0 5V .

Figura 3: Montagem de um circuito RL usando um gerador de sinais e um osciloscpio. Essa montagem permite a medida da voltagem no indutor em relao terra (VL ). Para isso devemos ligar o canal 1 (CH1) do osciloscpio no ponto A e o canal 2 (CH2) no ponto B do circuito.

6) Ajuste os comandos do osciloscpio de forma a ver na tela uma figura parecida com a Figura 4 abaixo:

Figura 4: Imagem similar ao que deve aparecer na tela do osciloscpio mostrando a superposio da voltagem do gerador de sinais Vg e do capacitor VL.

Observe que a voltagem no indutor VL tem valor prximo de 2V0, quando a voltagem no gerador muda de -5V a +5V e valor prximo de -2V0, quando a voltagem no gerador muda de +5V para 5V . Alm disso, em ambos os casos, a voltagem no indutor vai para zero com o passar do tempo. Esse comportamento equivalente a termos VB = 2V0 nas Equaes 13 e 14. Voc saberia explicar o porqu?
76

7) Ajuste agora as escalas do osciloscpio de modo a colocar na tela apenas um patamar da onda quadrada, de forma a ocupar o maior espao possvel, e mea os valores de t1/2 e , como indicado na Figura 5.

Figura 5: Voltagem no indutor mostrando as duas maneiras de medir a constante de tempo .

Na Figura 5 esto indicadas duas maneiras distintas de se determinar , diretamente (1)ou via t1/2 (2). 8) Preencha a Tabela 1 e determine o valor de e sua respectiva incerteza utilizando os dois mtodos indicados acima. Utilize o cursor para medir os valores de t1/2 e . 1 t1/2 =( ) 2 =( =( ) )

Tabela 1: Resultados das medidas do tempo de meia-vida e do tempo de relaxao obtidas diretamente a partir da voltagem do indutor.

4.2 - Procedimento II 6) Utilizando o circuito da Figura 3, ajuste novamente o osciloscpio para apresentar na tela uma imagem semelhante a que mostrada na Figura 5. 7) Construa a Tabela 2. Utilize um dos mtodos de medida, gratcula, cursor ou menu medida, para medir seis valores de t e VL. Anote tambm na tabela os valores das escalas de tempo e voltagem utilizadas na medida. Mea o valor de R usando um multmetro.

77

Escala de tempo: ( n 0 1 2 3 4 5 6 t(s)

) s/DIV VL(V)

Escala de Voltagem: (
ln( VL )
ln( VL )

)V/DIV

Tabela 2: Medida da curva de VL em funo de t.

8) Faa um grfico de ln(VL ) versus t(ms) e determine o tempo de relaxao . 9) Compare com o valor nominal 4.3 - Procedimento III O circuito RL tambem pode ser usado para realizar operaes matemticas, como derivao e integrao. Pode portanto ser utilizado para medir a variao de uma dada grandeza ou seu comportamento mdio no tempo.

Figura 6

Figura 7

O circuito da figura 6 se comporta como integrador no seguinte sentido: em qualquer intervalo de tempo de durao |t - t0| << , a voltagem de sada

(t )

(t )dt
t0

(t )

O circuito da figura 7 se comporta como diferenciador se << T no seguinte sentido: se (t) varia pouco em qualquer intervalo de tempo de durao menor que T, ento a voltagem de sada
78

(t )

d (t ) dt

Na prtica o circuito integrador RL pouco utilizado pois os indutores so mais volumosos e caros que os capacitores. Alm disto, um capacitor mais perto do ideal que um indutor, j que difcil fabricar um indutor com resistncia srie pequena. Ao igual que no caso do integrador, o diferenciador RL pouco utilizado.

79

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada


1. OBJETIVO
O objetivo desta aula estudar a variao de voltagem nas placas de um capacitor, em funo do tempo, num circuito RLC alimentado com onda quadrada.

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio; gerador de sinais; potencimetro Rpot=5k ; resistor, R = 100 ; bobina: 1mH < L <50 mH; capacitor, C =10nF<C<50nF

3. INTRODUO
Nas Aulas 3 e 4 estudamos o comportamento da voltagem em circuitos RC e RL quando alimentados com uma fonte de onda quadrada. Vimos que o capacitor e o indutor tm comportamentos opostos quando um transiente positivo de tenso aplicado. A voltagem no capacitor (inicialmente descarregado) inicialmente zero e vai aumentando medida que o tempo passa, enquanto que a voltagem no indutor comea com o valor mximo e vai caindo medida que o tempo passa. A taxa com que a voltagem (ou a corrente) varia em cada circuito depende da constante de tempo do circuito. O que vamos estudar agora o que se passa quando colocamos um resistor, um capacitor e um indutor em srie em um circuito como o mostrado na Figura 1 abaixo.

Figura 1: Circuito RLC. No instante que viramos a chave para a posio A, uma voltagem VB aplicada ao circuito e quando a chave vai para a posio B, a fonte desconectada. Neste caso, as cargas se movem usando a energia que foi armazenada no indutor e no capacitor, quando a
80

fonte estava ligada. Quando a chave colocada na posio A, pela lei das malhas temos que:

VB

di dt

Ri

q . C

(1)

Substituindo i = dq/dt na Equao 1, encontramos:


L d 2q dq q R 2 dt dt C VB .

(2)

A soluo geral dessa equao diferencial a soluo qh da equao homognea associada, somada a uma soluo particular qp da equao completa:

q( t) qh( t ) qp( t).

(3)

A soluo particular da Equao 2 qp = aVB, que ao ser substituda na Equao 2 leva a a =C, ou seja:

qp (t) CVB .
A equao homognea associada equao diferencial descrita na Equao 2 :
d 2qh L 2 dt R dqh dt qh C 0.

(4)

(5)

Para encontrarmos a soluo dessa equao diferencial, observemos que ela envolve funes cujas derivadas primeira e segunda so proporcionais a elas mesmas. As funes que satisfazem a essas condies so a funo exponencial e as funes seno e cosseno. Como podemos representar as funes seno e cosseno por exponenciais complexas, vamos supor uma soluo geral do tipo:

qh (t) bert ,
onde b e r so constantes, de forma que:

(6)

dqh dt
e:

rqh ,

(7)

(8) d 2 qh r 2 qh . 2 dt Assim, para que a equao diferencial descrita na Equao 5 seja satisfeita devemos ter:

81

r2

2 r

2 0

0,

(9) (10)

onde:

R , 2L
e
0

1 . LC

(11)

Resolvendo a Equao 9 encontramos para r os seguintes valores:


r1
2 2 0

(12) (13)

r2

Temos, com isso, trs regimes diferentes de solues: a) Regime super-crtico: neste caso exponenciais que decaem com o tempo.
0

e a soluo corresponde soma de duas

b) Regime crtico: neste caso 0 e a soluo corresponde soma de uma exponencial que decai com o tempo (t) e uma funo linear em t. c) Regime sub-crtico: neste caso corresponde a oscilaes amortecidas.
0

, as razes r1 e r2 so complexas, a soluo

Para o caso sub-crtico podemos escrever a soluo geral da Equao 2 como:

q(t) CVB
com j
1 e:

c1e j

c2e

j t

(14)

2 0

(15)

Apenas no regime sub-crtico oscilaes so observadas no sistema. Na Equao 14 o termo CVB corresponde ao valor da carga para um tempo muito grande e, portanto, podemos associ-lo carga mxima que o capacitor pode acumular. As constantes c1 e c2 so determinadas a partir das condies iniciais do problema (t=0), por exemplo, q (0)= 0 e i(0) = 0. Para t , podemos escrever q = CVB Tomando a parte real da Equao 14 e substituindo as condies iniciais, a soluo da equao diferencial pode ser escrita como:

q(t) CVB 1 e

cos( t) .

(16)

Como a voltagem VC no capacitor proporcional carga, podemos escrever tambm:

VC (t) VB 1 e

cos( t) .

(17)
82

A Equao 16 nos mostra que a carga no capacitor composta de duas partes. Uma parte oscilante, que chamada de transiente (ou transitrio), cuja freqncia f = /2 aproximadamente a freqncia de ressonncia do circuito, que modulada por uma funo exponencial decrescente, que tende a zero. A outra parte fixa, que a carga que o capacitor ter aps cessado o efeito do transiente. Novamente, para observarmos as oscilaes no regime subcrtico devemos usar um gerador de sinais, que ao invs de gerar uma voltagem no circuito variando de 0V a VB , como assumimos em toda a discusso do problema, gera uma onda quadrada com amplitude variando de V0 a V0. O efeito dessa mudana altera a condio inicial do problema. A nova condio inicial para a carga do capacitor quando o circuito chaveado para a posio B CV 0 e no zero, como assumimos na discusso anterior. Isto faz com passa a ser q(0) que a soluo descrita pelas Equaes 16 e 17 seja modificada para:

q(t) CV0 1 2e
e

cos( t ) ,

(18)

VC (t) V0 1 2e

cos( t ) .

(19)

Assim a parcela da carga total que oscila no tempo, nos pontos de mximo ou mnimo da funo cosseno, dada em mdulo por:

qoscilante (t) q0e


onde q0

tn

(20)

2CV 0 e os instantes de tempo tn so aqueles que fazem cos( tn)= 1, ou seja:

tn
com:

T , 2

n {0, 1, 2, 3, 4,...};

(21)

(22)

T o perodo das oscilaes da voltagem no capacitor. Assim, para os instantes de tempo tn, podemos escrever:
VC (t n ) Ve
tn

(23)

com V

2V0 .

Na Figura 2 mostramos uma imagem aproximada do que deve ser visto na tela do osciloscpio quando utilizamos uma onda quadrada de amplitude V0 = 5V, perodo T = 10ms, alimentando um circuito RLC com R= 10 , L=10mH e C=10nF. Percebemos por essa figura que a voltagem oscilante corresponde aos mximos e mnimos das oscilaes em torno da voltagem do gerador de sinais.

83

Figura 2: Figura aproximada que deve ser obtida na tela do osciloscpio para um circuito RLC operando em regime sub-crtico com os valores de R, L, C indicados na mesma.

A determinao experimental de pode ser feita usando-se os mesmos mtodos empregados para a determinao dos tempos de decaimento de circuitos RC e RL utilizados nas Aulas 3 e 4. igual ao inverso da constante de tempo da curva de decaimento da voltagem oscilante. A Figura 2 mostra um aspecto muito interessante, prprio de circuitos RLC operando em regime sub-crtico. medida que o capacitor se descarrega, parte de sua energia transferida para o indutor e parte dissipada pelo resistor. Depois que o capacitor completamente descarregado, o indutor descarrega a energia armazenada no ciclo anterior, carregando novamente o capacitor e dissipando parte dessa energia atravs do resistor. Dessa forma, temos uma transferncia peridica de energia entre o capacitor e o indutor, que amortecida pelo resistor. A Figura 2 mostra, portanto, todas as caractersticas da Equao 19. A onda quadrada corresponde excitao do circuito. Durante um certo tempo a carga do capacitor mostra um comportamento oscilante que decai exponencialmente. Aps esse tempo, o circuito sai do regime transitrio e entra no regime permanente, com o capacitor carregado com o valor mximo de carga. Medindo a voltagem oscilante podemos usar a Equao 23 para determinar o valor de .

Um fator Q, chamado de fator de mrito do circuito RLC tambem utilizado para caracterizar o comportamento do circuito RLC.
L R

Qnonimal Q 1 2

(24) (25)

e portanto tambem pode ser definido em funo deste fator


84

2 0

2 0

1 4Q 2

(26)

Se o fator de mrito Q>1/2 (regime super-crtico) ento o circuito oscila com a frequencia natural de oscilao . Note que sempre menor que a frequencia 0. As oscilaes so amortecidas exponencialmente com a constante de tempo =1/. Se o fator de mrito Q<1/2(regime sub-crtico) ento imaginrio, e no h oscilaes. Se Q=1/2 temos o caso do amortecimento crtico e nulo. A Figura 3 mostra as voltagens sobre o resistor, capacitor e indutor nos trs regimes (subcrtico super-crtico e crtico). interessante notar que no caso de amortecimento sub-crtico, o nmero de oscilaes dentro de uma constante de tempo ( i.e. /T0, onde T0=2/0) Q/. Q vezes o nmero de oscilaes contadas dentro de uma constante de tempo.
QN N

(27)

Este fato muitas vezes utilizado para estimar rapidamente o Q do circuito.

Figura 3. Transientes no circuito RLC em srie para os casos de amortecimento sub-crtico (esquerda) , amortecimento crtico (direita, Q=0.5) e super-crtico (direita Q=0.3). pp a voltagem pico a pico da onda quadrada

85

No caso de amortecimento sub-crtico a voltagem no capacitor oscila, excedendo a voltagem da fonte. Para Q=0.5 o capacitor se carrega em tempo mnimo sem exceder a voltagem de entrada em nenhum instante. A voltagem no indutor sempre descontnua em t=0. Esta uma caracterstica de todo circuito excitado por uma funo degrau. Como a soma das voltagens sobre todos os elementos do circuito em srie deve ser igual voltagem da fonte, pelo menos uma das voltagens da soma deve ser descontnua

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
4.1 - Procedimento I: constante de tempo e freqncia de oscilao do circuito RLC 1) Com o auxlio do osciloscpio, ajuste a tenso de sada do gerador de ondas quadradas de modo que tenhamos V0=5V e a freqncia f ~500Hz. A freqncia deve ser ajustada para que no regime de amortecimento sub-crtico, e durante um semi-ciclo da tenso da fonte, tenhamos cerca de 5 ciclos de oscilaes da voltagem no capacitor. Monte o circuito da Figura 3 utilizando os valores 10nF<C<50nF, L~10mH e R=100 .

2)

Figura 3: Circuito RLC.

Voc deve obter uma imagem na tela do osciloscpio semelhante quela mostrada na Figura 2. Obs.: Os valores de R, L e C dados acima so valores tericos, que podem ser diferentes dos valores nominais dos elementos que voc ter disponveis na bancada. Caso esses valores no forneam uma figura semelhante da Figura 2, voc deve adotar um procedimento alternativo, que consiste inicialmente em aumentar o valor da frequncia , para isso diminuindo-se o valor de C ou de L. Se o resultado no for ainda o desejado, devemos diminuir o valor da constante de amortecimento , o que feito aumentando-se o valor de L. 3) Proceda da mesma forma que nas aulas anteriores, ajustando as escalas de tempo e de tenso do osciloscpio de modo a maximizar a imagem de um semi-ciclo na tela. Neste caso, coloque o patamar superior da onda quadrada do canal 2 no meio da tela e aumente a sua durao de modo a obter apenas o primeiro semi-ciclo da onda. Ajuste a
86

durao da onda quadrada e/ou a varredura do osciloscpio de modo a obter cerca de 5 ciclos completos de oscilao. 4) 5) Mea o perodo T das oscilaes da voltagem no capacitor. Preencha a Tabela 1 abaixo com os valores de VRLC (tn ) e tn. Mea o valor de R usando um multmetro e anote os valores de L e C utilizados.

Escala de tempo: ( n 0 1 2 3 4 5
tn
tn

) s/DIV (s)

Escala de Voltagem: (
VRLC

)V/DIV
ln( VRLC (tn ) )

VRLC (tn ) (V)

ln( VRLC (tn ) )

Tabela 1: Mdulo da voltagem no capacitor em funo de tn para um circuito RLC.

Figura 4 Representao esquemtica de tn

6) Determine a partir das medidas tabeladas os valores dos parmetros a) e V da equao 23 b) nmero de oscilaes N e fator de mrito Q (equao 24, 25 e 27)

87

4.2 - Procedimento II: transio do regime sub-crtico para super-crtico 1) Com o auxlio do osciloscpio, ajuste a tenso de sada do gerador de ondas quadradas de modo que tenhamos V0=5V e a freqncia f ~500Hz. Associe em srie ao resistor R no circuito da Figura 3 um potencimetro (Rpot=5k ) como mostrado na Figura 5. O potencimetro um elemento de circuito com resistncia varivel. Ele muito utilizado em situaes que se deseja variar a corrente e, por conseguinte a potncia fornecida a determinado circuito eltrico.

Figura 5: Associao em srie de um resistor varivel aos elementos do circuito da Figura 3 para verificao da mudana de regime do circuito RLC.

2) Varie a resistncia do potencimetro de modo a identificar o valor crtico de resistncia (Rcrtica) para o qual o circuito passa do regime sub-crtico ao regime super-crtico. Mea Rcrtica usando um multmetro digital. 3) Ajuste o potencimetro de modo que ele tenha resistncia nula. Descreva o que acontece com a voltagem no capacitor. O amortecimento persiste? Neste caso no deveria haver amortecimento e o circuito deveria ser um oscilador hamnico simples. Explique porque isso no ocorre. (Toda fonte tem resistncia interna).

88

Experimento 6 Corrente alternada: circuitos resistivos


1. OBJETIVO
O objetivo desta aula estudar o comportamento de circuitos resistivos em presena de uma fonte de alimentao de corrente alternada.

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio; gerador de sinais; resistores: R1 = 1k , R2 = 100 ;

3. INTRODUO
Nas aulas anteriores estudamos o comportamento de resistores, capacitores e indutores quando excitados com uma voltagem constante. No caso, observamos constantes de tempo pequenas, da ordem de mili-segundo. Isso nos levou a utilizar o osciloscpio e um gerador de sinais, de forma a podermos observar os efeitos associados aos elementos estudados. Nesta aula e nas seguintes, estudaremos o comportamento de resistores, capacitores e indutores quando submetidos a voltagens senoidais, ou seja, voltagens que variam no tempo descrevendo uma funo seno. Estudaremos como a dependncia da amplitude da voltagem depende da freqncia do sinal de excitao. Mostraremos tambm, as condies em que ocorrem diferenas de fase entre a corrente e a voltagem. Mostraremos que os comportamentos podem ser explicados introduzindo-se o conceito de impedncia. Comearemos fazendo uma pequena introduo a respeito de sinais senoidais. 3.1 Sinais senoidais Quando estamos lidando com circuitos eltricos, sinais senoidais so voltagens que variam no tempo de forma senoidal. Elas so geradas por um gerador de sinais e so representadas, na forma mais geral, por uma funo do tipo:

Vg (t ) V0 sin t

(1)

onde V0 o que chamamos de amplitude da forma de onda. V0 o valor da voltagem quando a funo seno igual unidade, ou seja, o valor mximo da voltagem gerada. A amplitude tambm chamada de valor de pico da funo. sempre um valor positivo Quando a funo seno atinge o seu menor valor -1, a voltagem tem o seu valor
89

mximo (em mdulo) negativo V0. Portanto, uma voltagem senoidal oscilar entre os valores extremos V0 e V 0 . A diferena entre esses valores o que chamamos de valor pico-a-pico da voltagem e o representamos por VPP. Temos ento:
VPP 2V0 .

(2)

No laboratrio, em geral, mais fcil determinar o valor VPP do que simplesmente o valor de pico. Isso se deve ao fato que a determinao do valor de pico, pela visualizao da senide na tela do osciloscpio, depende de um ajuste prvio do valor zero da funo, o que no necessrio quando se determina o valor VPP da funo pois, por definio, o valor de pico, V0, a metade do valor pico-a-pico. A Figura 1 ilustra essas definies.

Figura 1: Figura indicando como so definidos os parmetros que caracterizam a forma de onda senoidal. No exemplo apresentado V0 =5V, VPP =10V, o perodo T=1ms e por conseguinte, freqncia f =1kHz e a constante de fase =0.

O smbolo

representa a freqncia angular da senide que definida por:

2 f,
onde:

(3) (4)

1 T

a freqncia linear da senide, ou simplesmente freqncia, e T o seu perodo. O argumento da funo seno nas equaes acima chamado de fase da senide e o termo , denominado de constante de fase. A constante de fase uma constante arbitrria que utilizada para determinar o valor da funo no instante de tempo t=0. Em nossos estudos experimentais definiremos a senide gerada pelo gerador de sinais como aquela representada pela linha slida da Figura 2, ela ser sempre a nossa funo de referncia. Isso significa que fizemos =0 na Equao 1. Na prtica a definio
90

da fase s tem sentido quando comparamos duas funes senoidais simultaneamente. Nesse caso, definimos um ngulo de fase que serve, essencialmente, para determinar a diferena de tempo que uma funo senoidal leva para chegar mesma fase de uma outra senide tomada como referncia. representa a diferena de fase entre duas senides de mesma freqncia. Por exemplo, chamando V1(t) e V2(t) duas voltagens que variam senoidalmente em funo do tempo, com a mesma freqncia, dizemos que existe uma diferena de fase entre elas, se V2 atingir, por exemplo, o valor mximo positivo em um instante de tempo diferente do instante que V1 atinge esse mesmo mximo. A Figura 2 mostra duas funes defasadas de /4 rad ou 45 em relao a uma funo tomada como referncia Vg (linha slida). V1 est representada pela linha pontilhada e V2 pela linha tracejada.

Figura 2: Voltagens defasadas: linha pontilhada (V1) representando uma voltagem com defasagem /4 (atrasada) em relao linha contnua, e linha tracejada (V2) representando uma defasagem de de + /4 (adiantada) em relao linha contnua.

Na Figura 2 a linha contnua representa a voltagem de referncia. Seu valor zero quando t = 0. Podemos observar que quando a voltagem V1 passa pela linha de zero volt, para voltagens crescendo (inclinao positiva), a senide tracejada, V2, est, nesse instante de tempo, com um valor maior que zero e a senide pontilhada, V1, est com um valor menor que zero. Dizemos, portanto, que a fase da senide tracejada (V2) est adiantada, enquanto a da senide pontilhada (V1) est atrasada em relao senide contnua, que utilizamos como referncia. Essas funes podem ser representadas, respectivamente, pelas seguintes relaes matemticas:

Vg (t ) V0 sin t ,

(5) (6)

V1( t ) V0 sin
e

4 ,
(7)
91

V2 (t ) V0 sin

com V0 =5V e T=2 / =1ms. Voltagens do tipo senoidal so as mais simples de serem produzidas e, tambm, as mais simples de serem tratadas matematicamente. Por isso, so o tipo mais comum de sinal que podemos encontrar. o tipo de voltagem que encontramos nas tomadas que existem em nossas residncias e conhecido como corrente alternada. A caracterstica principal dessa voltagem que ela produzida por geradores em usinas hidreltricas por voltagens induzidas pela rotao de turbinas. A variao da voltagem ocorre de forma senoidal, exatamente a forma da funo trigonomtrica seno. Uma das grandes vantagens da utilizao de senos (ou cossenos) em sinais eletrnicos vem do fato de que esses tipos de funo so solues de equaes diferenciais que descrevem muitos fenmenos encontrados na natureza e em circuitos eltricos lineares. Voltagens alternadas podem ser medidas com voltmetros conectados em uma escala adequada para medida de sinais alternados. Como um sinal alternado tem valor mdio igual a zero, a escala do voltmetro que mede sinais alternados possui em sua entrada um dispositivo chamado de retificador de onda-completa que transforma a funo V0sin( t) em V0 sin( t) . Nesse caso, o valor lido para a voltagem corresponde ao que chamamos de valor eficaz, que a raiz quadrada do valor mdio do quadrado da voltagem, calculada ao longo do perodo, ou seja:

Veff

1 V02 sin 2 ( t )dt T0

1 2

V0 2

VPP . 2 2

(8)

Por exemplo, a voltagem nominal de nossa rede eltrica domstica 127V. Esse valor o valor eficaz da voltagem da rede eltrica. Isso significa que o valor de pico da rede V0=179,6V. 3.2 Resistores em corrente alternada Em circuitos lineares, como o nome diz, as voltagens e correntes se relacionam de forma linear. o que ocorre no caso dos resistores, e a lei que relaciona corrente e voltagem a Lei de Ohm, estudada na Aula 2. Nos resistores a corrente proporcional voltagem aplicada e a constante de proporcionalidade chamada de resistncia. Isso funciona tanto para correntes contnuas como para correntes alternadas. Vamos imaginar um resistor de valor R=1k , submetido a uma voltagem alternada Vg como a representada na Figura 2. Pela Lei de Ohm a corrente no resistor, nesta situao, dada por:
i( t ) Vg ( t ) R V0 sin( t ) i0 sin( t ). R

(9)

Da Equao 9 acima vemos que a corrente est em fase com a voltagem, ou seja, quando a voltagem assume um valor mximo, a corrente tambm est em um mximo. A Figura 3 exemplifica o que determinado pela Equao 9.

92

Figura 3: Voltagem e corrente em fase quando um resistor R=1k submetido voltagem alternada Vg representada na Figura 2. A linha tracejada representa a corrente.

Tomando-se as amplitudes dos dois sinais temos:

V0 . i0

(10)

A Equao 10 mostra que a resistncia tambm no depende da freqncia do sinal aplicado. Esse resultado muito importante pois nos permite determinar a corrente do circuito a partir do valor de VR no resistor, dividindo-o pelo valor da resistncia.

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
4.1 - Procedimento I Medidas em circuitos de corrente alternada: uso do multmetro e do osciloscpio. Ligue, conforme mostra a Fig. 4, o gerador de sinais no canal 1 do osciloscpio, selecione uma freqncia qualquer no gerador e obtenha na tela do osciloscpio uma boa imagem do sinal do gerador (voltagem em funo do tempo). Empregando o mtodo da gratcula da tela do osciloscpio, mea a amplitude V0 da voltagem e o perodo. Determine
tambm a freqncia e a freqncia angular do sinal.

93

Figura 4: Gerador, osciloscpio e multmetro

1) Mea a tenso de sada do gerador de funes (5 V) em dependncia da freqncia na faixa de 15Hz<f<1,5kHz com o osciloscpio (OSC) e depois com o multmetro digital (MUL dig). Escolha 6 valores de freqncia e monte a Tabela 1. Compare os resultados?

Vef
f(Hz)

Vef

Vef

Vef

(V) MUL dig AC

(V) MUL dig DC

V0 (V) OSC

V (V) OSC

p p

Vmedio (V) OSC

VRMS (V) OSC

Discrepncia MUL-AC. e OSC-RMS (%)

Tabela 1

2) Faa um grfico da Vef medida pelo multmetro digital - AC e pelo osciloscpio (VRMS) em funo da frequencia ( dados da tabela 1). Estabelea a faixa de frequencia que pode ser utilizada para medir a tenso eficaz de correntes alternadas pelo multmetro. Lembre-se que o voltmetro que voc ir usar mede valores eficazes da tenso. No se surpreenda se os valores eficazes medidos forem um pouco menores que os valores eficazes verdadeiros, pois estes aparelhos so geralmente calibrados para uma freqncia de 60 Hz. Para uma mesma tenso eficaz aplicada, tais voltmetros geralmente indicam voltagens progressivamente menores medida que a freqncia aumenta. Ateno: A tenso eficaz de uma linha de alimentao pode ser medida com um voltmetro (multmetro) a.c. A tenso eficaz de uma rede de 110Volts corresponde a uma amplitude de 155.6V e a uma amplitude pico-a-pico de 311V e a frequencia de linha de 60Hz. A maioria dos osciloscpios medem voltagens at de 80V. Para medir voltagens maiores que 80V se utilizam pontas de prova atenuadoras, de pelo menos 10 e a
94

impedncia da ponta de prova deve ser maior que 1M, mas mesmo com um aponta atenuadora o aluno no deve intentar medir a voltagem da linha com um osciloscpio. Os osciloscpios sempre medem em relao terra, por isso numca ligue a entrada do osciloscpio linha, voce poder estar ligando o terra do osciloscpio ao vivo ou ao neutro do ponto da tomada, mas voce saber se ligou ao vivo s depois de danificar o osciloscpio. 4.2 - Procedimento II Neste procedimento experimental estamos interessados em verificar a Lei de Ohm para resistores quando eles so submetidos a voltagens e correntes alternadas. Como no podemos medir a corrente no circuito diretamente com o osciloscpio (necessitaramos de uma sonda especial), vamos medi-la de forma indireta, usando um resistor como sonda. 1) Monte o circuito da Figura 5 abaixo, usando os seguintes resistores: R1=1k ; R2=100 . Com um multmetro digital mea os valores de R1 e R2 e suas respectiva incertezas.

Figura 5: Montagem de um circuito puramente resistivo alimentado com voltagem alternada.

2) Ligue os equipamentos e selecione um sinal senoidal no gerador. Ajuste a freqncia do gerador com o auxlio de um osciloscpio (CH1) para f=500 Hz. Voc deve observar uma figura semelhante Figura 3. Com o osciloscpio mea o perodo T com sua respectiva incerteza e determine a freqncia f, tambm com sua respectiva incerteza. 3) Ligue o ponto B ao canal 2 do osciloscpio (CH2) a ajuste a amplitude no gerador para obter um valor pico de VB (entre o ponto B e a TERRA) de V0B 0.3V . Lembre-se de utilizar uma escala apropriada no osciloscpio, ou seja, uma escala onde a preciso seja suficientemente grande. Anote este valor na Tabela 2. Determine o valor de pico da corrente que passa pelo circuito, i0 V0B / R2 . Uma maneira conveniente de fazermos essas medies, que se aplica aos outros procedimentos semelhantes que aparecero nas prximas aulas, consiste em colocarmos o zero de cada canal do osciloscpio (GND) sobre a linha inferior da tela do osciloscpio. Com isso, podemos determinar as amplitudes dos dois canais simultaneamente simplesmente ajustando, quando for o caso, o fator de escala de cada canal.
95

4) Mea o valor da voltagem de pico entre o ponto A e a TERRA (CH1) com a respectiva incerteza, e anote este valor na Tabela 2. Com os valores de V0A e V0B podemos determinar o valor da voltagem de pico no resistor R1, simplesmente determinando a diferena V0A V0B . H uma coluna nas tabelas para que voc faa essas operaes. Observe que no h diferena de fase entre os sinais! O que vemos no osciloscpio muito parecido com o que mostrado na Figura 3. 5) Repita os itens anteriores ajustando amplitude do gerador para que a voltagem de pico no ponto B aumente em intervalos de 0.1V at atingir 0.8V, e complete a Tabela 2.

V0B

V0B

(V)

i0

i0

(A)

V0A

V0A

(V)

V0R1 (V)

V0R1

(V)

0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8


R Tabela 2: f = 500Hz. V0 1

V0A V0B

4.3 - Procedimento III 1) Fixe a amplitude de VB em e V0B = 0.5V e varie a freqncia do gerador com o auxlio do osciloscpio (CH1) de 100Hz at 1MHz. Observe o que acontece nesse caso com as amplitudes de VA e VB. Anote as suas observaes. O valor da resistncia R1 se mantem inalterado como esperado com a variao da freqncia do gerador.

96

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada

Parte A: Circuito RC em corrente alternada


1. OBJETIVO
O objetivo desta aula estudar o comportamento de circuitos RC em presena de uma fonte de alimentao de corrente alternada..

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio; multmetro; gerador de sinais; resistor: R = 10 ; capacitor: C =2,2F

3. INTRODUO
Como vimos na Aula 3 a equao caracterstica do capacitor ideal dada por:

i( t ) C

d VC (t ). dt

(1)

Se aplicarmos uma voltagem alternada, Vg(t) = V0 sin( t), a esse capacitor, teremos uma corrente carregando o capacitor que pode ser escrita como:

i(t ) C

d V0 sin( t ) dt

CV0 cos( t )

CV0 sin

(2)

Portanto, podemos escrever para a corrente:

i(t )

CV0 sin t

i0 sin

(3)

Nessa equao, podemos observar que a amplitude da corrente, i0, dada por:
i0 CV 0 ,

(4)

ou seja,
97

1 (5) i0 X C i0 . C A Equao 5 o equivalente da lei de Ohm para capacitores em correntes alternadas. O termo X C 1/( C ) , tem dimenso de ohm ( ), chamado de reatncia capacitiva, e inversamente proporcional freqncia. Para freqncias muito altas, o capacitor se comporta como um curto-circuito (resistncia nula) em relao passagem da corrente alternada. Isto significa que os sinais de freqncia alta passam sem serem muito atenuados. Se a freqncia for muito baixa, a reatncia cresce muito e os sinais de baixa freqncia so bastante atenuados. Essa propriedade dos capacitores utilizada na confeco de filtros eletrnicos de freqncias. A Equao 3 mostra que em um capacitor ideal, a corrente e a voltagem esto defasadas de /2 radianos, ou seja, para uma voltagem do gerador de sinais: V0

Vg (t) V0 sin( t )
temos:

(6)

i( t )

i0 sin

(7)

e a corrente est adiantada de /2 radianos em relao voltagem da fonte. Quando a voltagem est em zero volt (fase igual a zero ou radianos), a corrente est em seu valor mximo (positivo ou negativo) e vice-versa. 3.1 Circuitos RC Em circuitos RC do tipo mostrado na Figura 1 abaixo, a lei das malhas diz que:

Figura 1: Circuito RC alimentado com uma fonte de corrente alternada.

Vg

VC

VR

V0 sin( t )

q(t ) C

Ri(t ),

(8)

sendo Vg a voltagem do gerador. Como esse circuito composto por elementos lineares, de se esperar que a corrente tambm varie senoidalmente com o tempo, ou seja, tenha a forma geral:
98

i( t )

i0 sin( t

),

(9)

onde representa a diferena de fase entre a voltagem do gerador e a corrente no circuito. Derivando a Equao 8 em relao ao tempo e usando a Equao 9, encontramos:

V0 cos( t )

i0 sin( t C

Ri0 cos( t

).

(10)

A Equao 10 pode ser trabalhada expandindo-se as funes sin( t + ) e cos( t + ) e reagrupando os termos em cos( t) e sin( t). Aps alguns clculos encontramos:

cos( t ) V0

Ri0 cos

i0 sin C

sin( t )

Ri0 sin

i0 cos C

0.

(11)

Como a Equao11 deve valer para qualquer valor do tempo, os coeficientes desses termos devem ser individualmente nulos. Teremos, pois, que duas equaes devem ser satisfeitas:

Ri0 cos
e

i0 sin C

V0 ,

(12)

Ri0 sin

i0 cos C

0.

(13)

Da Equao 13 obtemos diretamente o ngulo de fase :


1 CR 1 C R

(14)
XC . R

tan

A Equao 12 pode ser resolvida escrevendo-se sin

e cos

em funo de tg

na forma:

sin

tan 1 tan
2

(15)

e:
cos 1 1 tan
2

(16)

Aps substituirmos as relaes descritas nas Equaes 15 e 16 na Equao 12 e usarmos a Equao 14 obtemos a seguinte relao:

V0 i0

2 R2 XC

Z,

(17)
99

onde Z denominado de impedncia do circuito e tem dimenso de ohm ( ). Num circuito de corrente alternada, como mostrado na Equao 17, a impedncia Z o anlogo da resistncia em corrente contnua. Observe que impedncia do circuito agora no simplesmente a soma da resistncia e da reatncia capacitiva, mas tem uma nova forma de ser calculada. As Equaes 14 e 17 nos permitem imaginar uma representao grfica para o que, num circuito de corrente alternada, seria equivalente resistncia num circuito de corrente contnua. A impedncia do circuito RC representado por dois eixos ortogonais no plano, o eixo horizontal representando a resistncia e o vertical a reatncia, que se compem de forma anloga a um nmero complexo (ou um vetor), veja Figura 2 abaixo.

Figura 2: Representao da impedncia Z de um circuito RC como um nmero complexo.

Nessa figura, representamos a reatncia capacitiva como um nmero complexo com a parte imaginria negativa. A explicao para isso vem da definio da impedncia complexa que veremos a seguir. Circuitos com correntes alternadas podem ser tambm tratados pelo formalismo de nmeros complexos. Consideremos um circuito envolvendo apenas um gerador e um capacitor, a voltagem na fonte pode ser escrita como:

Vg( t) V0 sin( t).


Usando nmeros complexos, e a frmula de Euler e j escrever para a voltagem no gerador:

(18)

cos( )

j sin( ) , podemos
(19)

Vg( t)

g( t) , Im V

com:

g( t ) V0 e j t . V

(20)

Para um circuito contendo apenas o gerador e o capacitor, vimos que nesse caso, a corrente dada por:

i( t )

i0 sin

(21)

100

com i0 = complexa:

CV0. Podemos representar tambm a corrente em termos de uma funo

i( t)

( t) , Im i

(22)

com:
( t ) i 0 e i
j t 2

(23)

A equao anloga lei de Ohm pode ento ser escrita para correntes alternadas em termos de nmeros complexos:
( t ) i (t ) V g , Z

(24)

a impedncia complexa do circuito que para este caso dada por: onde, Z

(t) V g i (t)

V0e j V0 Ce
j

t t

1
2

Ce

1 j C

jXC .

(25)

Assim, usando o formalismo de nmeros complexos, se soubermos a impedncia complexa do circuito, podemos obter a corrente no mesmo, usando o anlogo da lei de Ohm para Z ( t ) como a soluo procurada. correntes alternadas e tomando a parte imaginrio de i A voltagem de pico no capacitor dada por V0C X C i0 e a voltagem de pico no resistor por VR Ri0 . Assim podemos reescrever as Equaes 12 e 13 na forma:

V0R cos V0R sin

V0C sin V0C cos

V0 , 0.

(26) (27)

Elevando as Equaes 26 e 27 ao quadrado e somando-as membro a membro, obtemos:


(V0R ) 2 (V0C ) 2 V02 .

(28)

Para a diferena de fase , teremos uma forma alternativa dada por:


tan V0C . V0R

(29) entre a corrente e a


101

Da Equao 14 temos que a dependncia da diferena de fase voltagem do gerador para um circuito RC pode ser escrita como:

tan

1 . RC

(30)

Na Figura 3 mostramos um grfico de em radianos, como funo da freqncia angular para R=10 e C=2,2F. Observe que para uma melhor visualizao da dependncia de com o grfico foi apresentado em escala semi-logartmica. Para valores de tendendo a zero a diferena de fase tende a /2 e para tendendo a infinito ela tende a zero.

Figura 3: Dependncia, em um circuito RC, da diferena de fase entre a corrente e a voltagem do gerador de sinais.

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
4.1 - Procedimento I Vamos novamente verificar a Lei de Ohm, desta vez para capacitores. Queremos verificar como se comporta a reatncia capacitiva com a freqncia. Para isso vamos montar o circuito da Figura 4 abaixo, usando C = 2.2 F e R = 10 . Como fizemos na Aula 6, vamos medir a voltagem no resistor de 10 e determinar a corrente atravs deste resultado fazendo i0 V0R / R .

1) Monte o circuito da Figura 4, ligue os equipamentos e ajuste o gerador (CH1) para um sinal senoidal, com freqncia f1 1kHz . Com o osciloscpio, mea o perodo T1 com sua respectiva incerteza e determine a freqncia f1, tambm com sua respectiva incerteza.

102

Figura 4: Circuito a ser utilizado para a verificao da lei de Ohm em capacitores sujeitos a correntes alternadas.

2) Ajuste a amplitude no gerador para que o valor pico ( V0B ) da diferena de potencial entre o ponto B e a TERRA no circuito (CH2) seja de 0.3V. Lembre-se de utilizar uma escala apropriada no osciloscpio. Anote esse valor na Tabela 1. Usando um multmetro mea o valor de R e determine a corrente que passa pelo circuito, i0 V0R / R . Observao: Para obter melhor resoluo e facilitar a tomada de dados, conveniente que a referncia de ambos os canais (GND) seja colocada na linha mais inferior da tela do osciloscpio. Com isso, os valores de VB e VA podem ser medidos simultaneamente. 3) Mea o valor de pico ( V0A ) da diferena de potencial entre o ponto A e a TERRA (CH1) com sua respectiva incerteza, e anote tambm o valor na Tabela 1. A partir desses resultados, determine a voltagem de pico no capacitor, V0C pela relao
V0C (V0A ) 2 (V0B ) 2 .

4) Observe que existe uma diferena de fase entre os sinais dos dois canais. Mea essa diferena de fase medindo a diferena temporal entre os dois sinais (diferena de tempo entre duas passagens pelo zero nas mesmas condies, por exemplo) e determine o ngulo de fase e sua respectiva incerteza, sabendo que a diferena de fase dada por = t = 2 f t = 2 t/T. Na Figura 5 mostramos um esquema de como a medida da diferena de fase feita. Nessa figura a diferena de fase positiva. 5) Determine o valor da reatncia capacitiva pela fase.

103

Figura 5: Formas da voltagem no circuito RC da nossa montagem experimental. A linha contnua representa a voltagem da fonte (Vg), e a linha tracejada a voltagem no resistor (VR). Como j foi visto, em um resistor a corrente e a voltagem esto em fase. A diferena de fase que est ocorrendo se deve presena do capacitor. Para este caso < 0 e tem mdulo igual a 0,46 . R= 10 , C=2,2F, V0=5V, T=1ms.

6) Repita os itens anteriores ajustando amplitude do gerador para que a voltagem no ponto B v aumentando em intervalos de 0.1V at completar a Tabela 1.

V0B

V0B

(V)

i0

i0

(A)

V0A

V0A

(V)

V0C (V)

V0C

(V)

0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8


Tabela 1: Resultados experimentais obtidos com a freqncia f1 = 1kHz. V0C

(V0A ) 2 (V0B ) 2

7) Determine o valor a reatncia capacitiva a partir dos dados contidos na tabela 1. Faa um grfico de V0C vs i0. Compare seus resultados de XC com o valor nominal esperado.

104

Parte B: Circuito RL em corrente alternada


1. OBJETIVO
O objetivo desta aula estudar o comportamento de circuitos RL em presena de uma fonte de alimentao de corrente alternada.

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio; multmetro; gerador de sinais; resistor: R = 100 ; indutor: 5mH< L <50mH.

3. INTRODUAO
A maneira de apresentar o modelo eltrico que vamos nos basear para estudar indutores e circuitos RL essencialmente igual que foi apresentada na Aula 7, para circuitos RC, visto que a soluo formal das equaes do circuito RC e do circuito RL so as mesmas. A equao caracterstica do indutor ideal dada por:

VL ( t )

di( t ) . dt

(1)

Se aplicarmos uma voltagem alternada, de modo anlogo ao caso do capacitor, de se esperar que a corrente varie na forma: i(t ) i0 sin t , (2) onde corresponde diferena de fase entre a corrente e a voltagem. Considerando que a voltagem aplicada pelo gerador seja da forma Vg(t) = V0 sin( t), e usando a equao caracterstica do indutor obtemos:

V0 sin( t)

Li0 cos t

(3)

Expandindo a funo cosseno e igualando os coeficientes de sin( t) e cos( t) encontramos:

Li0 cos( )
e:

0,

(4)

V0
A Equao 4 nos diz que =

Li0 sin( ).

(5) =105

/2 e a Equao 5, que a nica possibilidade termos

/2, porque V0, L, i0 e dada por:

possuem valores positivos. Portanto, a corrente em um indutor ideal

i(t ) i0 sin t

V0 sin t L

(6)

Neste caso a corrente est atrasada de /2 radianos em relao voltagem. A Equao 6 nos diz tambm que:

V0
onde

L i0
XL

X Li0,
L.

(7)

(8)

A Equao 7 o equivalente da lei de Ohm para indutores. O termo XL, que tem dimenso de ohm ( ), chamado de reatncia indutiva, e proporcional freqncia. Como pode ser representada a reatncia indutiva no formalismo de nmeros complexos? Consideremos novamente um circuito envolvendo apenas um gerador e um indutor. A voltagem na fonte pode ser escrita como:

Vg( t) V0 sin( t).


Usando nmeros complexos, e a frmula de Euler e j escrever para a voltagem no gerador:

(9)

cos( )

j sin( ) , podemos
(10)

Vg( t)
com:

g( t) , Im V

g( t ) V0 e j t . V

(11)

Para um circuito contendo apenas o gerador e o indutor, vimos que nesse caso, a corrente dada por:

i(t ) i0 sin t

(12)

com i0 = V0/( L) . Podemos representar tambm a corrente em termos de uma funo complexa:
i( t) ( t) , Im i

(13)

com:
( t ) i 0 e i
j t 2

(14)
106

A equao anloga lei de Ohm pode ento ser escrita para correntes alternadas em termos de nmeros complexos:
( t ) i (t ) V g , Z

(15)

a impedncia complexa do circuito e para este caso dada por: onde, Z

(t) V g i (t)

V0e j V0 j e L

t t

L
2

L j

jX L .

(16)

Assim, usando o formalismo de nmeros complexos, para um indutor, a impedncia complexa um nmero complexo imaginrio puro positivo.

3.1 Circuitos RL Em circuitos RL como o que mostrado na Figura 1 abaixo, a lei das malhas nos diz que:

Figura 1: Circuito RL.

Vg

VL

VR

V0 sin( t )

di dt

Ri.

(17)

Como se trata de um circuito com elementos lineares esperamos que a corrente tenha a forma geral (18) i(t ) i0 sin t , onde representa a diferena de fase entre a voltagem e a corrente no circuito. Substituindo a Equao 17 na Equao 18 encontramos:
107

V0 sin( t)

Li0 cos t

Ri0 sin t

(19)

A Equao 19 pode ser reescrita aps abrirmos as funes cosseno e seno para obtermos:
sin( t ) Ri0 cos Li0 sin V0 cos( t ) Li0 cos Ri0 sin 0.

(20)

Os coeficientes de sin( t) e cos( t) devem ser individualmente nulos para que a igualdade descrita na Equao 20 seja satisfeita. Assim devemos ter:

Ri0 cos
e

Li0 sin

V0 ,

(21)

Li0 cos
A Equao 22 mostra que o ngulo de fase

Ri0 sin

0.

(22)

entre a voltagem e a corrente dado por:

tan

L R

XL , R

(23)

pode assumir valores variando entre - /2 e 0 (valor negativo para a tangente), mostrando que a corrente est atrasada em relao voltagem no circuito RL. A Equao 21 pode ser simplificada escrevendo-se sin forma:
sin tan 1 tan
2

e cos

em funo de tg

na (24)

e:
cos 1 1 tan 2 .

(25)

Aps substituirmos as relaes descritas nas Equaes 24 e 25 na Equao 21 e usarmos a Equao 23 obtemos a seguinte relao:

V0 i0

R2

2 XL

Z,

(26)

onde, da mesma forma que no caso de circuitos RC (Aula 7), Z denominada a impedncia do circuito e tem a dimenso de ohm ( ). As Equaes 23 e 26 mostram que a impedncia pode ser obtida a partir de um plano
108

onde o eixo horizontal representa a resistncia e o eixo vertical a reatncia indutiva. Como no caso da reatncia capacitiva, a composio entre a resistncia e a reatncia segue as mesmas regras de composio de um nmero complexo. A reatncia indutiva corresponde parte imaginria positiva da impedncia complexa, como mostrado na Figura 2 abaixo.

Figura 2: Reatncia indutiva e impedncia como nmeros complexos.

As Equaes 23 e 26, da mesma forma que para o circuito RC, levam s seguintes relaes:
(V0R ) 2 (V0L ) 2 V02 .

(27)

enquanto que teremos, alternativamente, para o ngulo de fase a expresso:


tan V0L . V0R

(28)

A Equao 8 mostra que quanto maior for a freqncia maior ser a reatncia indutiva e a Equao 23 que maior ser a defasagem entre a voltagem e a corrente. Da Equao 23 temos que a dependncia da diferena de fase voltagem do gerador para um circuito RL pode ser escrita como: entre a corrente e a

tan

L . R

(29)

Na Figura 3 mostramos um grfico de em radianos, como funo da freqncia angular para R=10 e L=10mH. Observe que para uma melhor visualizao da dependncia de com o grfico foi apresentado em escala semi-logartmica. Para valores de tendendo a zero a diferena de fase nula e para tendendo a infinito ela tende a - /2.

109

Figura 3: Dependncia, em um circuito RL, da diferena de fase entre a corrente e a voltagem do gerador de sinais.

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
4.1 - Procedimento I Vamos novamente verificar a Lei de Ohm, desta vez para indutores. Queremos verificar como se comporta a reatncia indutiva com a freqncia. Para isso vamos montar o circuito da Figura 4 abaixo, usando um indutor na faixa de 5mH< L <50mH e R = 100 . Como fizemos nas Aula 6 e 7, vamos medir a voltagem no resistor de 100 e determinar a corrente atravs deste resultado, fazendo i0=VoR/R. 8) Monte o circuito da Figura 4, ligue os equipamentos e ajuste o gerador (CH1) para um sinal senoidal, com freqncia f1 1kHz . Com o osciloscpio, mea o perodo T1 com sua respectiva incerteza e determine a freqncia f1, tambm com sua respectiva incerteza.

Figura 4: Circuito a ser utilizado para a verificao da lei de Ohm em indutores sujeitos a correntes alternadas.

9) Ajuste a amplitude no gerador para que o valor pico (V0B) da diferena de potencial entre o ponto B e a TERRA no circuito (CH2) seja de 0.3V. Lembre-se de utilizar uma escala apropriada no osciloscpio. Anote esse valor na Tabela 2. Usando um
110

multmetro mea o valor de R e determine a corrente que passa pelo circuito, i0=V0R/R. Observao: Para obter melhor resoluo e facilitar a tomada de dados, conveniente que a referncia de ambos os canais (GND) seja colocada na linha mais inferior da tela do osciloscpio. Com isso, os valores de V0B e V0A podem ser medidos simultaneamente.

10) Mea o valor de pico (V0A) da diferena de potencial entre o ponto A e a TERRA (CH1) com sua respectiva incerteza, e anote tambm o valor na Tabela 2. A partir desses resultados, determine a voltagem de pico no indutor, V0L, pela relao
V0L (V0A ) 2 (V0B ) 2 .

11) Observe que existe uma diferena de fase entre os sinais dos dois canais. Diferentemente do circuito RC, no circuito RL a corrente est atrasada em relao voltagem no gerador. Mea essa diferena de fase medindo a diferena temporal entre os dois sinais (diferena de tempo entre duas passagens pelo zero nas mesmas condies, por exemplo) e determine o ngulo de fase e sua respectiva incerteza, sabendo que o mdulo da diferena de fase dado por = t = 2 f t = 2 t/T. Na Figura 5 mostramos um esquema de como a medida da diferena de fase feita para o circuito RL. Nessa figura a diferena de fase negativa. 12) Determine o valor da reatncia indutiva pela fase.

Figura 5: Formas da voltagem no circuito RL da nossa montagem experimental. A linha contnua representa a voltagem da fonte (Vg), e a linha tracejada a voltagem no resistor (VR). Como j foi visto, em um resistor a corrente e a voltagem esto em fase. A diferena de fase que est ocorrendo se deve presena do indutor. Para este caso < 0 e tem mdulo igual a 0,45 . R= 10 , L=10mH, V0=5V, T=1ms.

13) Repita os itens anteriores ajustando amplitude do gerador para que a voltagem no ponto B v aumentando em intervalos de 0.1V at completar a Tabela 2.

111

V0B

V0B

i0

i0

(A)

V0A

V0A

(V)

V (V)

L 0

V0L

(V)

(V) 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8


Tabela 2: Resultados experimentais obtidos com a freqncia f 1= 1kHz. V0L

(V0A ) 2

(V0B ) 2 .

14) Determine o valor a reatncia indutiva a partir dos dados contidos na tabela 2. Faa um grfico de V0L vs i0. Compare seus resultados de XL com o valor nominal esperado.

112

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqncia


1. OBJETIVO
O objetivo desta aula ver como filtros de freqncia utilizados em eletrnica podem ser construdos a partir de um circuito RC. Os filtros eltricos so muito utilizados em instalaes eltricas e equipamentos eletrnicos para rejeitar rudo e para proteger, por exemplo, contra transientes induzidos pela queda de raios durante as tormentas.

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio; multmetro; gerador de sinais; resistor: R= 1k ; capacitor: C=100nF.

3. INTRODUO
Como vimos na Aula 7, a reatncia do capacitor depende da freqncia: quanto maior a freqncia da forma de onda menor ser a resistncia que o capacitor oferecer passagem da corrente. Essa propriedade pode ser utilizada para a confeco de filtros de freqncia de maneira a atenuar (ou mesmo eliminar) certos valores de freqncia num dado circuito eltrico. Os filtros que cortam as freqncias baixas so chamados de filtros passaaltas, ao passo que aqueles que cortam as freqncias altas chamam-se filtros passabaixas. A combinao dos dois tipos de filtros pode fornecer um filtro que deixa passar freqncias intermedirias, atenuando as freqncias baixas e altas. Um exemplo muito comum da aplicao de filtros so os equalizadores grficos dos amplificadores de som. Isso se deve ao fato de que um sinal qualquer introduzido em um circuito eletrnico, como o caso dos sinais em equipamentos de som, sempre visto pelo circuito eletrnico como sendo uma superposio de um nmero muito grande de funes senoidais, chamadas os harmnicos do sinal. Aplicando as definies de reatncia capacitiva e impedncia discutidas na Aula 7, lembrando que para capacitores devemos utilizar a reatncia capacitiva no lugar da resistncia correspondente, as amplitudes das voltagem no capacitor (V0C) e no resistor (V0R) podem ser escritas como:
V0C V0R XC V0 , Z

(1)

(2) R V0 . Z Observe que o termo resistncia aplica-se agora somente ao resistor. Para o capacitor utiliza-se reatncia capacitiva e para a resistncia total do circuito
113

empregamos o termo impedncia. Os filtros deixaro passar certas faixas de freqncia dependendo da posio relativa do capacitor e do resistor. 3.1 Filtro passa-baixas Na Figura 1 apresentamos um circuito RC que funciona como um filtro passa-baixas quando comparamos a voltagem no capacitor em relao voltagem do gerador de sinais.

Figura 1: Filtros passa-baixas num circuito RC alimentado com corrente alternada.

Para o circuito da Figura 1, temos que a amplitude da voltagem no capacitor, que corresponde a V0B, dada por:

V0B

XC V0 Z

1 1 RC
2

V0 .

(3)

Definimos a razo entre as amplitudes VB e V0 por APB:

APB

V0B V0

1 1 RC
2

(4)

As Equaes 3 e 4 mostram que para freqncias prximas de zero, a voltagem no capacitor tem a mesma amplitude que a voltagem do gerador (APB=1), ou seja, o sinal no atenuado. Por sua vez, medida que a freqncia cresce, a voltagem no ponto B dimi nui, o que significa que em relao ao sinal do gerador a voltagem no capacitor foi atenuada. Se tomarmos o limite de freqncias tendendo a infinito, a amplitude APB tende a zero e neste caso a voltagem no capacitor totalmente atenuada. Portanto, somente as freqncias muito baixas no tero suas amplitudes diminudas. 3.2 Filtro passa-altas Na Figura 2 apresentamos um circuito RC que funciona como um filtro passa-altas quando comparamos a voltagem no resistor em relao voltagem do gerador de sinais. Ele obtido a partir do circuito da Figura 1 trocando-se as posies do resistor e do capacitor.

114

Figura 2: Filtros passa-altas num circuito RC alimentado com corrente alternada.

Para o circuito da Figura 2, temos agora que a amplitude da voltagem no resistor, que corresponde a V0B, dada por:

V0B

R V0 Z

RC 1 RC
2

V0 .

(5)

Definimos a razo entre as amplitudes VB e V0 neste caso por APA:

APA

V0B V0

RC 1 RC
2

(6)

As Equaes 5 e 6 mostram que o filtro passa-altas tem um comportamento invertido com a freqncia, em relao ao filtro passa-baixas. Freqncias prximas de zero so muito atenuadas e freqncias muito grandes so transmitidas com pequena atenuao. 3.3 Freqncia de corte costume definir para os filtros passa-baixas e passa altas uma freqncia, chamada de freqncia angular de corte, que determina a faixa de freqncias a ser filtrada. A freqncia angular de corte, C definida como aquela que torna a resistncia do circuito igual reatncia capacitiva, ou seja, o valor de que faz com que XC = R. Usando essa definio encontramos:

XC

1 CC

R,

(7)

o que nos leva a:


c

1 . RC

(8)

A partir da Equao 6 definimos a freqncia linear de corte, ou simplesmente freqncia de corte do filtro por: 1 (9) fc . 2 RC
115

Na freqncia de corte, tanto APA quanto APB tm o mesmo valor (verifique):


APB (
C

APA (

2 2

0,707.

(10)

Para a frequencia de corte a voltagem do sinal no capacitor ou no resistor cai para 70.7% do seu valor mximo. Isto pode ser visto na Figura 3 onde mostramos o comportamento de APA e APB com a freqncia angular para um circuito RC, com R=1k e C=100nF. Este tipo de curva denominado curva caracterstica do filtro.

Figura 3: Curvas caractersticas dos filtros passa-altas (APA) e passa-baixas (APB) construdos com um circuito RC que utiliza R=1k e C=100nF. A freqncia angular de corte para este caso 104 rad / s . C

As curvas de APB e APA em funo de ou de f correspondentes s equaes 4 e 6 so denominadas de curvas de resposta de frequencia

Funo de transferncia e Transmitncia de filtros

Todo filtro caracterizado por uma funo de transferncia (resposta espectral ou resposta em frequncia) H().Suponha que ligamos um gerador de frequncia varivel nos terminais de entrada e medimos a amplitude das voltagens de entrada (|Ve|) e de sada (|Vs|) e a fase relativa () entre Vs e Ve como funo da frequncia do gerador (). A funo de transferncia :

H( )

Vs ( ) Ve ( )

Vs ( ) i e Ve ( )

( )

(11)

116

A funo de transferncia pode ser definida para frequncia zero como o quociente entre as voltagens de corrente contnua. Neste caso um indutor atua como um curto-circuito e um capacitor como um circuito aberto. Como consequncia, H(0) real e a fase (0) s pode ser 0 (H(0) positivo) ou (H(0) negativo) Na maioria das situaes estamos mais interessados na amplitude e menos na fase. O quadrado do mdulo de H, denominada Transmitncia ou Resposta em potncia e geralmente a transmitncia expressa em decibis

T( )

H( )

(12)

TdB ( ) 10 log T ( )

(13)

Para o filtro RC passabaixos e passa altos resultam as seguintes expresses para a transmitncia

T( )

1 1 ( RC)2

T( ) 1

1 1 ( RC ) 2
(14)

O filtro passa-baixos possui transmitncia mxima Tmax = 1 para = 0 e cai para zero como 1/(RC)2 na medida em que . Para c 1/RC a transmitncia cai metade do mximo. Este comportamento mais fcil de visualizar em um diagrama log-log (tambm chamado diagrama de Bode) como o mostrado na Figura 4. Para << c a resposta do filtro praticamente plana e a transmitncia de 0 dB; para = c a transmitncia 3 dB (10 log() = 3.0103) e para >> c a transmitncia cai a uma taxa (taxa de descida) de 20 dB/dec (decibis por dcada) (10 log[1/(RC)2] = 20 log() + const.). A faixa de frequncias entre 0 e c chamada largura de banda do filtro. No diagrama de Bode a dependncia com 1/2 em alta frequncia muito mais evidente do que em um grfico em escala linear. Por outro lado o filtro de passa-altos tem transmitcia de -3dB em relao Tmax = 0 para = c e taxa de subida de 20 dB/dec.

Figura 4. Diagrama de Bode: Transmitncia de filtros passa-baixos (esquerda), passa-altos (direita) como funo da frequncia em escala logartmica
117

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
4.1 Procedimento I Filtro passa-altas 1) Monte o circuito da Figura 4 utilizando um resistor de 1k Mea o valor de R usando um multmetro. e um capacitor de 100nF.

Figura 4: Filtro passa-altas.

2) Ligue os equipamentos e ajuste o gerador (CH1) para um sinal senoidal, com freqncia de 200Hz, e amplitude V0=4V. Lembre-se de determinar o valor da freqncia medindo o perodo correspondente no osciloscpio, e no o valor indicado no gerador. 3) Mea a voltagem de pico no resistor (tenso de sada, V0R) e anote esse valor na Tabela 1. Faa o mesmo com a voltagem de pico do gerador (Vg). 4) Mude a freqncia do sinal no gerador para 500Hz. Verifique se a amplitude da tenso no gerador, Vg, foi alterada. Caso tenha se alterado, faa correes para que ela volte a ter o mesmo valor anterior, ou seja, 4V. Complete a linha da tabela com os valores de VR. 5) Repita esse procedimento para as outras freqncias indicadas na Tabela 1.

f(Hz) 200 500 1k 2k 5k 10k 20k 50k

log(f)

log(RC)

Vg
(V)

Vg

V0R

VR

(V)

APA

APA

TPA

T PA

Tabela 1: Resultados experimentais obtidos com o filtro passa-altas.


118

Como C definida como aquela que torna a resistncia do circuito igual reatncia capacitiva, ou seja, o valor de que faz com que XC = RT e a resistncia total do circuito dada por:

RT . RG

(15)

as expresses para o filtro de passa-altas considerando a resistncia do gerador so:

V0B

R V0 Z ( RG
V0B V0 R ( RG

R R) 2
1
2

1 C

V0 .
(16)
c

R)

. 1

1 . RT C

A figura 6 exemplificada esta discusso:

Figura 6: 4.2 Procedimento II - Filtro passa-baixas 1) Monte o circuito da Figura 5 utilizando um resistor de 1k Mea o valor de R utilizando um multmetro. e o capacitor de 100nF.

Figura 5: Filtro passa-baixas.

2) Ligue os equipamentos e ajuste o gerador (CH1) para um sinal senoidal, com freqncia de 200Hz e amplitude V0=4V. Lembre-se de sempre obter a freqncia pela determinao do perodo correspondente, (com a respectiva incerteza), pelo osciloscpio e no pelo valor indicado no gerador.
119

3) Mea o valor de pico da tenso no capacitor V0C (tenso de sada), com sua respectiva incerteza e anote esse valor na Tabela 2. Faa o mesmo com a voltagem de pico do gerador Vg. 4) Mude a freqncia do sinal no gerador para 500Hz. Verifique se a amplitude da tenso no gerador se alterou. Caso tenha se alterado, faa correes para que ela volte a ter o mesmo valor anterior, ou seja, 4V. Complete a linha da tabela com o valor de V0C. 5) Repita esse procedimento para as outras freqncias indicadas na Tabela 2.

f(Hz)

log(f)

log(RC)

Vg

Vg

(V) 200 500 1k 2k 5k 10k 20k 50k

V0C (V)

VR

APB

APB

APB

APB

TPB

TPB

exp

modelo

Tabela 2: Resultados experimentais obtidos com o filtro passa-altas.

6) Plote as curvas de resposta de freqncia APA vs. log f e APB vs. log f no mesmo grfico da curva anterior. Explique porque os dois circuitos podem ser vistos como filtros passa baixa e passa alta. 7) Mostre que a freqncia para a qual ocorre a interseo das duas curvas a freqncia de corte fC. Determine pelo grfico o valor de fC. Compare este valor com aquele calculado pela sua expresso terica, usando os valores nominais de R e de C. 8) Calcule a resistncia interna do gerador de funes utilizando as medidas realizadas no procedimento I e as expresses (15) e (16). 9) Verifique a concordncia entre cada uma das curvas com as previses do modelo terico. Esta comparao implica no clculo de VC/V0 e VR/V0 pelas suas expresses tericas empregando os valores nominais de R e de C. Voc pode traar as curvas tericas VC/V0 e VR/V0 vs logf e compar-las com as experimentais. Calcule pelo menos 3 pontos destas curvas para alguns valores de f, verificando se h concordncia com o experimento. Inclua estes valores na Tabela 1 e 2 . A sua comparao dever ser feita em termos de erros percentuais, apontando as causas mais provveis destes erros. 10) Plote a curva de transmitncia para o filtro de passa-baixa, TPB em dB vs. log(RC). Determine pelo grfico o valor da freqncia angular de corte C e a inclinao da curva de transmitncia para valores > C. Indique no grfico os seus procedimentos. Argumente os seus resultados, se estes esto de acordo com o modelo.
120

4.3 - Procedimento III - Opcional Filtros passa-alta e passa-baixa tambm podem ser constitudos por um resistor associado em srie com um indutor (filtro RL). Considere ento um filtro RL em srie ligado a um gerador de corrente alternada. 1) Chamando de VL e V0 as amplitudes das voltagens no indutor e no gerador, respectivamente, obtenha a expresso que relaciona VL com V0, R, L e f. 2) Monte o seu circuito RL 3) Levante a seguir o grfico VL/ V0 vs f. Determine, a partir do grfico, a freqncia de corte. 4) Trata-se de um filtro passa-alta ou passa-baixa? H boa concordncia entre a teoria e o experimento? Verifique e comente, lembrando que o indutor tem uma resistncia hmica de 3 (resistncia do prprio fio de cobre da bobina) que no foi considerada no modelo terico. A freqncia de corte fC num filtro RL definida de forma anloga do filtro RC: freqncia em que a reatncia indutiva se igual a resistncia externa do circuito.

Nota:Uma intensidade sonora I ou potncia P pode ser expressa em decibels atravs da equao

onde I0 e P0 so as intensidades e potncias de referncia. Se PdB 3 dB ento P o dobro de P0. Se PdB 10 dB ento P 10 vezes maior que P0. Se PdB -10 dB ento P 10 vezes menor que P0. Se PdB 20 dB ento P 100 vezes maior que P0. Se PdB 20 dB ento P 100 vezes menor que P0. Barras de erro nos diagramas de Bode Nos grfidos de TdB vs logf, a barra vertical

121

122

Experimento 9 Circuitos RLC em srie e em paralelo em corrente alternada: ressonncia e filtros passa-banda e rejeita-banda

Parte A:Circuitos RLC em srie


1. OBJETIVO
Circuitos contendo indutores e capacitores podem exibir o fenmeno de ressonncia. Os circuitos ressonantes mais simples contm apenas um indutor e um capacitor, alm de resistores. A ressonncia diferente se o indutor e o capacitor esto ligados em srie ou em paralelo. Os circuitos ressonantes so utilizados principalmente como filtros. Filtros ressonantes passabanda so utilizados, por exemplo, em circuitos de sintonia de rdio e televiso para selecionar uma estaotransmissora e rejeitar as frequncias dos outros canais vizinhos. Filtros rejeitabanda (tambm chamadosnotch filters) so utilizados em instrumentao cientfica para rejeitar frequncias indesejveis como, porexemplo, a frequncia de linha (que sempre se acopla aos circuitos atravs dos cabos). Um exemplo de filtro rejeitabanda o chamado circuito tanque, circuito RLC em paralelo com sada no resistor. Na prtica, o comportamento de um filtro real se afasta do previsto no modelo com elementos decircuito ideais devido s indutncias, capacitncias e resistncias parasitas presentes nos elementos ecircuitos de c.a. Para entender rapidamente o que os filtros ressonantes fazem, til imaginar que, na frequncia deressonncia, o capacitor e indutor em srie podem ser substitudos por um fio, ou seja, um curto-circuito,e o capacitor e indutor em paralelo podem ser substitudos por um circuito aberto. O objetivo desta aula estudar o comportamento de circuitos RLC em presena de uma fonte de alimentao de corrente alternada.

123

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio; multmetro; gerador de sinais; resistor: R= 470 e 4.7k capacitor: C=10nF; indutor: 5mH< L< 50mH.

3. INTRODUO
Como vimos na Aula 5, quando um circuito RLC opera no regime sub-crtico, aparecem oscilaes. Se deixarmos esse circuito oscilante evoluir livremente no tempo, aps receber uma certa energia inicial, as oscilaes tero sua amplitude diminuda at que toda a energia seja dissipada, fazendo com que o sistema pare de oscilar. Essa atenuao depender do valor da constante = R/2L (veja Aula 5). Essas oscilaes correspondem a trocas da energia armazenada no sistema entre o capacitor e o indutor. A atenuao das amplitudes aparece devido dissipao de energia no resistor por efeito Joule. Para mantermos a amplitude constante ao longo do tempo, deveramos constantemente fornecer energia de modo a compensar essa dissipao. Esse tipo de circuito tambm conhecido como circuito RLC forado. Vimos tambm que em circuitos puramente resistivos a voltagem e a corrente esto em fase, em circuitos RC a corrente est adiantada em relao voltagem, e em circuitos RL a corrente est atrasada em relao voltagem. O que vamos fazer agora combinar resistores, capacitores e indutores num mesmo circuito e estudar o comportamento das voltagens e correntes quando o mesmo alimentado com um gerador de corrente alternada.

3.1 Circuitos RLC em srie Um circuito RLC em srie est esquematizado na Figura 1 abaixo.

Figura 1: Circuito RLC em srie.

Aplicando a lei das malhas ao circuito, como j fizemos anteriormente em outros casos, obtemos:

Vg

VL Vc VR ,

(1)
124

com:

VL
VC ( t ) q( t ) C

di , dt
1 C
t

(2) (3)

i( u )du ,
0

e:
VR Ri.

(4)

Com a voltagem de excitao sendo dada por:

Vg (t ) V0 sin t ,
esperamos que a corrente no circuito seja tambm senoidal e tenha a forma geral:

(5)

i( t)
Para encontrarmos i0 e

i0 sin t

(6)

a partir de Vg e da Equao 1 temos duas opes:

a) seguir o procedimento realizado nas Aulas 7 e 9, substituindo as Equaes 2, 3, 4, 5 e 6 na Equao 1; b) usar o formalismo de nmeros complexos, determinando a impedncia do circuito. Deixamos como exerccio a determinao de i0 e a partir da opo a, e como alternativa, menos trabalhosa em termos de desenvolvimentos matemticos, mostraremos como o mesmo pode ser feito a partir da opo b. Consideremos novamente um circuito envolvendo o gerador, resistor, capacitor e indutor associados em srie. Usando nmeros complexos e a frmula de Euler e j cos( ) j sin( ) , a voltagem no gerador pode ser escrita como:

Vg( t)
com:

g( t) , Im V

(7)

g( t ) V0 e j t . V
A corrente i(t), da mesma forma, pode ser escrita como:
i( t) ( t) , Im i

(8)

(9)

com:
( t ) i 0 e j i
t

(10)

125

A equao anloga lei de Ohm, escrita para correntes alternadas em termos de nmeros complexos dada por:
( t ) i (t ) V g . Z

(11)

E portanto a impedncia do circuito dada pelo quociente entre os valores de pico da voltagem da fonte e o valor de pico da corrente. Para o circuito mostrado na Figura 1 temos os trs elementos associados em srie. A associao de impedncias complexas do circuito feita da mesma forma que a associao de resistncias. Assim, lembrando que para o resistor temos Z R , para o capacitor R Z jX j ( C) e para o indutor Z jX j L , temos:
C C L L

~ Z

~ ZR

~ ZC

~ ZL

j XL

XC

j( L

1 ) C
Ze j , onde:

(12)

um nmero complexo que pode ser escrito na forma polar, Z Z

R2

XL

XC ,

(13)

tan

XL R

XC

L 1 R

(14)

Substituindo as Equaes 7, 10, 13 e 14 na Equao 11, encontramos:

~ i (t )

V0e j Zei

V0 j e Z

V0e j

(15)

R2 ( L 1

)2

( t ) temos que: Como a corrente i(t) a parte imaginaria de i

i0
e

V0 , Z

(16)

(17)

Ou seja:

i0

V0 R2 XL XC
2

(18)

e
126

tan

XL R

XC

XC R

XL

(19)

A Equao 19 nos d a diferena de fase entre a voltagem e a corrente no circuito. O fato novo introduzido pelo circuito RLC que a impedncia ter um comportamento diferente dependendo da freqncia: (i) para baixas freqncias, i.e. se XC > XL, o circuito ter caracterstica predominantemente capacitiva (ii) enquanto para freqncias mais altas, indutivas. i.e. se XC <XL, ele ter caractersticas

(iii) em uma freqncia em que as reatncias so iguais, ou seja, XC=XL, o circuito ter propriedades puramente resistivas, ou seja, as reatncias indutiva e capacitiva se cancelam mutuamente! Essa freqncia chamada de freqncia angular de ressonncia e dada por:
R

1 . LC

(20)

A freqncia linear de ressonncia, ou simplesmente freqncia de ressonncia ento escrita como:


fR 1 2 LC .

(21)

A amplitude da voltagem no resistor da Figura 1 est em fase com a corrente. Isto significa que medir VR observar o comportamento da corrente no circuito. Assim, para o circuito da Figura 1 temos (verifique):
V0R R C
2 2

V0 ,

(22)

( R C )2

2 R

e:
tan 1 R C
2

2 R

(23)

Quando a freqncia angular ( ) tende a zero ou infinito, a voltagem VR tambm tende a zero. E quando a freqncia angular igual freqncia angular de ressonncia ( R), VR=V0. J para a diferena de fase ( ) quando a freqncia angular tende a zero, a diferena de fase tende a + /2, ou seja o circuito tem comportamento capacitivo. Quando a freqncia angular tende a infinito, a diferena de fase tende a - /2, ou seja o circuito tem comportamento indutivo. Finalmente, quando a freqncia angular igual freqncia angular de ressonncia , =0, neste caso o circuito puramente resistivo.
127

Na Figura 2 mostramos o comportamento esperado para a amplitude de VR em funo da freqncia angular do sinal do gerador, para um circuito com R=1k , L= 10mH, C=10nF e a voltagem de pico do gerador V0 = 5V.

Figura 2: Comportamento esperado para a amplitude de VR em funo da freqncia angular do sinal do gerador, para um circuito RLC com R=1k , L= 10mH, C=10nF e a voltagem de pico do gerador V0 = 5V. Para este caso temos R=100krad/s e fR=15,9kHz.

Na Figura 3 mostramos o comportamento esperado para a diferena de fase em funo dos mesmos parmetros. A freqncia angular de ressonncia desse circuito R=100krad/s e a freqncia de ressonncia, fR=15,9kHz

Figura 3: Comportamento esperado para a diferena de fase em funo da freqncia angular do sinal do gerador, para um circuito RLC com R=1k , L=10mH, C=10nF e a voltagem de pico do gerador V0 = 5V. Para este caso temos R=100krad/s e fR=15,9kHz.
128

Potncia mdia em circuitos RLC

A potncia mdia Pmedio fornecida por um gerador de corrente alternada a um circuito RLC dada pela equao PR ( ) Vef I ef cos (24) onde Vef e Ief so respectivamente a tenso e corrente eficaz no gerador e o ngulo de fase entre a corrente e tenso no gerador. ou
PR ( ) R I
2 T ef

RT

R Vef

1 (V R ) 2 2 0 , R

(25)

sendo que RT a resistncia total do circuito

RT

Rindutor

R fios

RG

(26)

e
R Vef R VRMS

VR 0 2

(27)

A expresso para Pmedio pode ser escrita em funo da do resistor R, reatncia capacitiva XC e indutiva XL.
2 RVef

PR ( )

RI

2 ef

R2

XL

XC

1 2

R2

RV02 ( L 1

)2

(28)

e fcil verificar que o grfico de Pmed em funo de mostrado na figura 4 apresenta um mximo ema = R
1 2 RV02 L2 (
2 2 2 2 R

PR ( )

R2

(29)

129

Figura4: Potncia transferida por um gerador de Vef=1V para vrios valores de R

O potncia fornecida pelo gerador a potncia dissipada no resistor do circuito, ja que no h dissipao no capacitor e no indutor (se desprezarmos o resistncia do indutor). Na ressonncia o circuito apresenta: um comportamento puramente resistivo, sua impedncia mnima Z(R)= R, a reatncia total X = XC XL nula (L em srie com C age como um curto circuito, X(R)= 0), a corrente que passa no circuito, portanto, mxima I 0 a potncia transferida ao circuito mxima,
1 (V g )2 2 0 , R
R

VR 0

(30)

PR (

MAX

(31)

A largura de banda da ressonncia definida como o intervalo de frequncia dentro do qual a potncia Pmed() maior ou igual que a metade do valor mximo, ou seja, corresponde a amplitude meia altura da curva Pmed vs . Em radianos/s
R

...........................................................................(32)

O fator de mrito, Q do circuito em srie ressonante caracteriza a curva de ressonncia

QSERIE

R R R

L R

1 L ...............................................................(33) R C

130

A Figura 5. mostra dois filtros ressonantes srie com as suas respectivas curvas de transmitncia.

Figura 5

Quando a sada no resistor (Figura 5a) temos um filtro passa-banda. Longe da ressonncia a transmitncia cai a 20 dB por dcada. Quando a sada (Figura 5b) no capacitor temos um filtro passabaixos. Este filtro rejeita as altas frequncias melhor que o filtro RC passa baixos. Para uma melhor comparao entre os filtros passabaixos RLC e o RC, na linha tracejada de Figura 5b representamostambm a transmitncia do um filtro RC com a mesma
frequncia de corte. No filtro RLC a transmitncia cai com o logaritmo da frequncia a uma taxa de 40 dB/dec, enquanto que no RC a queda de 20dB/dec.

131

Parte B:Circuitos RLC em paralelo


3.2 Circuitos RLC em paralelo Um circuito RLC em paralelo est esquematizado na Figura 6.

Figura 6: Circuito RLC em paralelo.

Para o circuito da Fig. 1 pode-se mostrar que a impedncia complexa da associao LC em paralelo
~ Z LC j( 1 L ) 2 LC

(34)

onde

a freqncia angular do gerador. A impedncia complexa total do circuito

ressonante paralelo (ou circuito tanque) ento


~ Z C j L 1 L L ) 2 LC

R j C

j( 1

(35)

e se deduz que a corrente I (complexa) dada por

~ i (t )

V0e j Zei

V0 j e Z

V0e j R
2

t 2

(36)

L 1

LC

onde V0 amplitude da voltagem no gerador e a fase da impedncia Z dada por

tan

L R1
2

(37)

LC

132

A potncia mdia Pmedia dissipada no resistor


2 T ef

PR ( )

Vef I ef cos

R I

1 2

RV02
2

(38)
2

L 1

LC

Figura 7: Potncia normalizada para vrios valores de Q

A condio de ressonnica a mesma do que no circuito RLC em srie


R

1 . LC

(39)

Na ressonncia no circuito paralelo, temos que sua impedncia mxima Z(R)= , a reatncia total X infinita (age como um circuito abertoX(R)= ) e a corrente que passa no circuito, portanto, mnima , I(R)=0, a potncia transferida ao circuito mnima,
PR (
R

MIN

0,

(40)

Para = 0 ou a potncia dissipada no resistor mxima e igual a

PR (0)

MAX

1 (V g )2 2 0 R

(41)

Se = 0 toda a corrente passa pelo indutor e, para , passa pelo capacitor.

133

A largura de banda da ressonncia definida como o intervalo de frequencia dentro do qual a potencia P() maior ou igual que a metade do valor mximo. Em radianos/s
TANQUE

1 RC

(42)

O fator de mrito, QTANQUE do circuito em paralelo ressonante caracteriza a curva de ressonncia


QTANQUE
R

RC

R TANQUE

(43)

Note que
QTANQUE 1 QSERIE

(44)

O circuito RLC em paralelo com voltagem de sada no resistor corresponde a um filtro rejeita-banda

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Determinao experimental dos parmetros que caracterizam o circuito RLC em srie e em paralelo em corrente alternada Mtodo da amplitude A ressonncia ocorre em XC = XL. Nessa situao a impedncia do circuito mnima. Se a impedncia do circuito mnima, a corrente, para essa freqncia, mxima. Dessa forma, variamos a freqncia do gerador e observamos no osciloscpio para qual valor da mesma o valor de VR mximo (VR=V0). Esse valor de f ser a freqncia de ressonncia do circuito.

4.1 Procedimento I: Os parmetros que caracterizam o circuito RLC em srie em corrente alternada so a. b. c. d. Frequncia de ressonncia, Largura de banda Fator Q do circuito RLC Potncia fornecida pelo gerador de corrente alternada ao circuito RLC, ou potncia dissipada no resistor

134

1) Com o auxlio do osciloscpio, ajuste a tenso de sada do gerador para uma onda senoidal com V0=4V de pico e uma freqncia f=1kHz. 2) Monte o circuito da Figura 5 abaixo com R=470, C=10nF e L com valor entre 5mH e 50mH. Mea o valor de R e C e anote os valores de R, L e C utilizados.

Figura 8: Circuito RLC usado nos experimentos do Procedimento I.

Calcule o valor nominal da frequencia de ressonncia a partir dos valores dos compontens R, L e C. 1) Complete a Tabela 1 abaixo com os valores das voltagem no resistor (V0R) obtidas para cada freqncia utilizada. Escolha cerca de 10 valores de freqncia, uma metade deles a baixo da freqncia de ressonncia determinada e a outra acima.Observe que a freqncia de ressonncia dada pela Equao 21 e a largura de banda pela Equao 32. 2) Antes de comear a anotar os resultados, certifique-se tambm que as amplitudes de voltagens no resistor (V0R) no primeiro e no ltimo ponto sejam muito menores do que na ressonncia. Faa medidas num intervalo de frequencia suficientemente amplo para mostrar nitidamente o mximo da curva de <PR> vs. f. Por exemplo entre 1-20kHz. 3) Varie a freqncia f e coloque na Tabela 1 as amplitudes correspondentes de V0R. 4) Calcule os valores de <PR> pela Equao 25, considerando a condio da Equao 26.e coloque na Tabela 1 5) Calcule os valores a potncia mdia <PR>. empregando a Equao 28 utilizando os valores medidos de pelo osciloscpio de C pelo multmetro e L indicado pelo fabricante incluindo seus valores na Tabela 1. Certifique-se que a amplitude do sinal do gerador permanece constante ( V0=4V) para todos os valores de freqncia utilizados. A amplitude da voltagem do gerador deve ser monitorada pelo canal 1 do osciloscpio Todos os resultados experimentais devem ser apresentados com suas respectivas incertezas.

135

f(Hz)

ln(f)

V0R

V0R

PR

PR

PR

Discrepncia (%)

(V)

experimental

Equao 28

Tabela 1: Resultados para as medidas de V0R como funo da freqncia num circuito RLC em srie.

6) A partir dos dados da Tabela 1 trace a partir dos valores experimentais a curva da potncia mdia dissipada no resistor PR em funo da frequncia f e compare-os com os valores previstos pela Equao 28. 7) Determine a partir do grfico da potncia mdia dissipada no resistor funo da frequncia f os seguintes parmetros: a frequencia de ressonncia, a largura de banda, o fator de mrito Q a potncia mdia no mximo, PR 8) Demonstre que (A condio a ser satisfeita
R L
MAX

PR

em

R,

R2

(XL

X C )2

2R )

9) Compare os resultados obtidos no item 5 com os valores nominais esperados considerando-se os valores de R, L e C usados.

136

parmetros

experimental

modelo

Discrepancia (%)

R R

Q
PR
MAX

Tabela 2

10) Substitua o resistor por um outro de maior resistncia e determine a potncia para o mximo da curva PR vs f usando o mesmo valor de V0=4V anteriormente usado. Note que a frequencia para qual ocorre o mximo no deve mudar. Porque isto ocorre? 11) O valor da potncia mdia no mximo PR( 2) valores na Tabela 3. Calcule a razo entre
MAX

agora menor PR(1)


MAX

MAX

. Inclua os

PR( 2 )

PR(1)

e verifique se h
MAX

concordncia com a previso terica, (Tabela 4). Resistor ()


fR
fR

PR
exp

PR
modelo

Tabela 3

PR( 2 )

MAX

PR(1)

MAX

experimental

previso

Discrepncia (%)

Tabela 4

137

4.2 Procedimento II: Determinar os parmetros que caracterizam o circuito RLC em paralelo em corrente alternada

1) Com o auxlio do osciloscpio, ajuste a tenso de sada do gerador para uma onda senoidal com V0=4V de pico e uma freqncia f=1kHz. 2) Monte o circuito da Figura 9 com R4.7k, C=10nF e L com valor entre 5mH e 50mH. Mea o valor de R e C e anote os valores de R, L e C utilizados.

Figura 9: Circuito RLC usado nos experimentos do Procedimento II 3) Repita os procedimetos do procedimento I, agora para o circuito RLC em paralelo

4)Complete a Tabela 4 abaixo com os valores das voltagem no resistor (V0R) obtidas para cada freqncia utilizada. Escolha cerca de 10 valores de freqncia, uma metade deles a baixo da freqncia de ressonncia determinada e a outra acima. Observe que a freqncia de ressonncia dada pela Equao 21. Antes de comear a anotar os resultados, certifique-se tambm que as amplitudes de voltagens no resistor (V0R) no primeiro e no ltimo ponto sejam muito menores do que na ressonncia. Faa medidas num intervalo de frequencia para mostrar nitidamente o mnimo da curva de <PR>. vs. f. 5)Varie a freqncia f e coloque na Tabela 5 as amplitudes correspondentes de V0R 6) Calcule os valores de <PR> pela Equao 25, considerando a condio 26 e coloque na Tabela 5 7)Calcule os valores da potncia mdia <PR> pela equao 38

Certifique-se que a amplitude do sinal do gerador permanece constante ( V0=4V) para todos os valores de freqncia utilizados. A amplitude da voltagem do gerador deve ser monitorada pelo canal 1 do osciloscpio Todos os resultados experimentais devem ser apresentados com suas respectivas incertezas.

138

f(Hz)

ln(f)

V0R

V0R

PR

PR

PR

PR

Discrepncia (%)

(V)

experimental

Equao 38

Tabela 5: Resultados para as medidas de VR como funo da freqncia num circuito RLC em paralelo.

8) A partir dos dados da Tabela 5 trace a curva da potncia mdia dissipada no resistor PR em funo da frequncia f e compare-os com os valores previstos pela Equao 38 9) Determine a partir do grfico da potncia mdia dissipada no resistor funo da frequncia f os seguintes parmetros: a potncia mdia no mnimo, PR a frequencia de ressonncia, a largura de banda, o fator de mrito Q
R R,
MIN

PR

em

139

10) Compare os resultados obtidos no item 6 com os valores nominais esperados considerando-se os valores de R, L e C usados.

parmetros

experimental

modelo

Discrepncia (%)

R R

Q
PR
min

140

Experimento 10 Circuitos RLC em srie em corrente alternada: diferena de fase entre voltagem e corrente
1. OBJETIVO
O objetivo desta aula estudar o comportamento de circuitos RLC em presena de uma fonte de alimentao de corrente alternada em relao ao ngulo de fase entre voltagem e corrente no circuito.

2. MATERIAL UTILIZADO
osciloscpio; multmetro; gerador de sinais; resistor: R= 1k ; capacitor: C=10nF; indutor: 5mH< L< 50mH.

3. INTRODUO
Vimos que em circuitos puramente resistivos a voltagem e a corrente esto em fase, em circuitos RC a corrente est adiantada em relao voltagem, e em circuitos RL a corrente est atrasada em relao voltagem. O que vamos fazer agora combinar resistores, capacitores e indutores num mesmo circuito e estudar o comportamento da fase entre as voltagens e correntes quando o mesmo alimentado com um gerador de corrente alternada. 3.1 Circuitos RLC em srie Um circuito RLC em srie est esquematizado na Figura 1 abaixo.

Figura 1: Circuito RLC em srie.

Como j apresentado no experimento 9 para o circuito mostrado na Figura 1 (idntico ao montado na experincia 9) temos os trs elementos associados em srie. A associao de impedncias complexas do circuito feita da mesma forma que a associao
141

de resistncias. Assim, lembrando que temos

para o resistor Z R
~ para o capacitor Z C

R,
j XC j ( C)
j

1 e C
2

j 2

e
~ para o indutor Z L jX L j L Le

,
~ Im{Z } a parte

resulta onde R . imaginria de Z

R jX R j X L X C . ~ Re{ Z } a parte real da impedncia complexa e

~ Z

~ ZR

~ ZC

~ ZL

um nmero complexo que pode ser escrito na forma polar, Z Z

Ze j , onde:

~ Z

R2

XL

XC

(2)
e as vezes tambem chamado de impedncia do circuito e a fase de Z . o mdulo de Z

A diferena de fase entre a corrente e voltagem atraves do gerador dada pela equao
tan
1

XL R

XC

(3)

onde XC e XL so as reatncias capacitiva e indutiva, R corretamente a soma da resistncia do resistor com a resistncia hmica do fio do indutor A Equao 4 nos d a diferena de fase entre a voltagem e a corrente no circuito. Assim XL (parte imaginria da impedncia devido a corrente total) causa um retardo na voltagem, enquanto XC tem efeito contrrio. Ento XL e XC tendem a se compensarem. Em um circuito RLC as tenses na capacitor e no indutor sempre esto defasadas de 180. Por esta razo VC e VL subtraem um do outro, ento a tenso atravs de L e C combinadas sempre menor que a maior tenso atravs dos componentes separadamente.

tan

XL R

XC

XC R

XL

C R

(4)

O termo X L X C o mdul o da diferena das duas reatncias, que definimos como a reatncia total do circuito. Se XC > XL, o circuito ter caracterstica predominantemente capacitiva. Caso contrrio ser um circuito indutivo. Em uma freqncia particular as reatncias so iguais, ou seja, XC=XL. e se cancelamNesse caso, o circuito ter propriedades puramente resistivas, ou seja, as reatncias indutiva e capacitiva se cancelam mutuamente! Essa freqncia chamada de freqncia angular de ressonncia e dada por:
142

1 . LC

(5)

A freqncia linear de ressonncia, ou simplesmente freqncia de ressonncia ento escrita como:


fR 1 2 LC .

(6)

Para a diferena de fase ( ) quando a freqncia angular tende a zero, a diferena de fase tende a + /2, ou seja o circuito tem comportamento capacitivo. Quando a freqncia angular tende a infinito, a diferena de fase tende a - /2, ou seja o circuito tem comportamento indutivo. Finalmente, quando a freqncia angular igual freqncia angular de ressonncia , =0, neste caso o circuito puramente resistivo.

Figura 3: Comportamento esperado para a diferena de fase em funo da freqncia angular do sinal do gerador, para um circuito RLC com R=1k , L=10mH, C=10nF e a voltagem de pico do gerador V0 = 5V. Para este caso temos R=100krad/s e fR=15,9kHz.

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Determinao experimental da freqncia de ressonncia H vrias maneiras de se determinar a freqncia de ressonncia de um circuito RLC. No experimento 9 determinamos a frequencia de ressonancia pela amplitude da voltagem no resistor. Os efeitos da introduo de indutores e capacitores em circuitos eltricos alimentados com corrente alternada mostram uma alterao de fase entre a corrente e a voltagem aplicada no circuito. Vimos que no caso do capacitor, a corrente se adiantava em relao voltagem, no indutor ela se atrasava, enquanto que um circuito puramente resistivo no introduzia diferena de fase alguma. Quando o circuito RLC possui caractersticas capacitivas, XC maior que XL, enquanto o contrrio ocorre quando o circuito tem
143

caractersticas indutivas. A ressonncia ocorre quando XC = XL. Baseados nessas consideraes, podemos visualizar dois outros mtodos para determinao da freqncia de ressonncia de um circuito RLC: a) Mtodo da diferena de fase.

Neste mtodo, montamos o circuito mostrado na Figura 1 e variamos a freqncia, observando os dois canais simultaneamente no osciloscpio (Figura 4). Para freqncias mais baixas a voltagem do CH2 se encontra adiantada em relao voltagem da fonte (CH1). Para freqncias altas ocorre o contrrio, a voltagem no CH2 fica atrasada em relao voltagem da fonte. A freqncia de ressonncia aquela onde a diferena de fase nula. Nesse caso o circuito se comporta como puramente resistivo e = 0. Desse modo, variando-se a freqncia podemos determinar com segurana a freqncia na qual a diferena de fase vai a zero. Essa a freqncia de ressonncia.

Figura 4

Observando os sinais senoidais de corrente e tenso atravs do gerador, a diferena de fase em radianos entre os dois sinais dada pela equao por:
1

2 T

2 f t

(8)

onde T e f o perodo e a frequencia do sinal do gerador respectivamente e t o deslocamento relativo dos sinais I(t) e V(t). Na figura, t diferena de tempo entre dois mximos.

b)

Figuras de Lissajous

A composio grfica de dois movimentos ondulatrios, um na horizontal e outro na vertical, resulta na chamada Figura de Lissajous. As chamadas figuras de Lissajous so obtidas quando tiramos a varredura temporal do osciloscpio. Nesse caso, ambos os canais medem voltagens e um dado par coordenado (x,y) mostrado como um ponto fixo na tela do osciloscpio. Todo o osciloscpio tem a possibilidade de ter a varredura temporal retirada. Quando aplicamos s duas entradas do osciloscpio, sinais de uma mesma freqncia, teremos na tela, uma figura de Lissajous onde possvel determinar-se o valor da defasagem entre eles. Para 2 sinais quaisquer de mesma freqncia e defasados (figura 4), teremos na tela do osciloscpio uma elipse como figura de Lissajous. Na figura 5, temos a composio de 2 sinais defasados e a elipse resultante.

144

Figura 5: Elipse resultante da composio de 2 sinais defasados

O sinal VV obedece funo: VV(t) = VVmx sen ( t + ) onde: e substituindo, temos que: a = b sen e = arc sen (a / b) VVmx = b VV(t) = a, para t = 0

Para determinarmos a defasagem atravs da elipse obtida, basta obtermos os valores de a e b, onde a representa a distncia entre o centro da elipse e o ponto onde esta corta o eixo y e b representa a distncia entre o centro da elipse e o ponto mximo da figura. Para facilitar a leitura, podemos determinar os valores de 2a, 2b e calcular a defasagem, utilizando a relao: = arc sen (2a / 2b)

Nesse caso, aplicando-se a voltagem senoidal do gerador no CH1 (eixo x) e a voltagem do resistor no CH2 (eixo y), uma elipse desenhada na tela, porque havendo uma diferena de fase entre o sinal do gerador e a corrente, as duas voltagens atingiro os seus mximos em instantes diferentes. Vamos chamar Vx a voltagem do gerador e Vy a voltagem no resistor. Assim temos:
Vx V0 sin( t ),

(9) (10)

Vy

V0 sin( t Z

).

Escrevendo Vy como funo de Vx encontramos:

Vy
Para

R cos Vx Z

sin

V02 Vx2 .

(11)

= 0, a Equao 11 se reduz equao de um reta:


145

Vy
onde a inclinao da reta dada por R/Z.

R Vx , Z

(12)

Para = /2, a Equao 11 se reduz equao de uma elipse com os eixos maior e menor ao longo dos eixos x e y, respectivamente:
2 2

Vy RV0 / Z

Vx V0

1.

(13)

Para valores diferentes de , a elipse se torna excntrica. Sua excentricidade mxima quando = 0, e a figura de Lissajous observada uma reta. Nessa situao o sistema se encontra em ressonncia. Na Figura 4 mostramos a figura de Lissajous esperada para um circuito RLC (linha contnua) com R=1k , L= 10mH, C=10nF, a voltagem de pico do gerador V0 = 5V e a freqncia f=10kHz. Alm disso, mostramos tambm a figura de Lissajous observada na ressonncia (linha tracejada).

Figura 4: Linha contnua: figura de Lissajous esperada para um circuito RLC com R=1k , L=10mH, C=10nF, a voltagem de pico do gerador V0 = 5V e a freqncia f=10kHz. Linha tracejada: figura de Lissajous observada na ressonncia para o mesmo circuito.

Na Figura 4 mostramos tambm um mtodo para a medida da fase usando a figura de Lissajous. Usando a Equao 11, observamos que quando Vx=V0 temos b=V0 e quando Vy=0 temos a V0 sen ( ) (verifique). Assim, podemos determinar o mdulo da diferena de fase entre a voltagem do gerador e a corrente pela expresso:

sen ( )

a . b

(14)

Onde a e b so os parmetros representados na Figura 4. Para a situao mostrada, temos sen ( ) 3,5/5 0,7 0,8rad .
146

4.1 Procedimento I: 3) Com o auxlio do osciloscpio, ajuste a tenso de sada do gerador para uma onda senoidal com V0=5V de pico e uma freqncia f=1kHz. 4) Monte o circuito da Figura 5 abaixo com R=1k, C=10nF e L com valor entre 5mH e 50mH. Mea o valor de R e anote os valores de R, L e C utilizados. 5) Utilizando o mtodo da figura de Lissajous identifique a condio de ressonncia do circuito e mea o perodo de ressonncia TR e sua respectiva incerteza. No modo de operao x-y, varie a freqncia at que a elipse na tela do osciloscpio se transforme numa reta. A partir dessa condio determine a freqncia de ressonncia fR e sua respectiva incerteza. Compare o valor de fR calculado pela equao (6) e o medido.

Figura 5: Circuito RLC usado nos experimentos do Procedimento I.

6) Complete a Tabela 1 abaixo com os valores diferena de fase entre a voltagem do gerador e a corrente do circuito para 10 valores de freqncia, uma metade deles a baixo da freqncia de ressonncia determinada e a outra acima. Observe que a freqncia de ressonncia dada pela equao 6 ou pelo valor determinado experimentalmente no item 3. Certifique-se que a amplitude do sinal do gerador permanece constante (V0=5V) para todos os valores de freqncia utilizados. 7) Faa a medida, atravs da diferena de fase temporal ( t) entre a voltagem da fonte e a voltagem do resistor e determine 1. 8) Mea diretamente pelo menu medidas, anote o valor 2. Lembre-se que no resistor a corrente est em fase com a voltagem e que para freqncias abaixo da ressonncia, 0< <+ /2 e para freqncias acima da ressonncia - /2< <0.

147

9) Utilize a funo XY do osciloscpio: coloque a voltagem do gerador no eixo X e a do resistor (corrente) no eixo Y. Fazendo medidas nas figuras e aplicando a Equao 13, mea os valores de a e b (veja Figura 4) e determine a diferena de fase entre a voltagem e a corrente do gerador 3, e sua respectiva incerteza para alguns valores arbitrrios de f (quatro da tabela 1) Complete a Tabela 1 com os valores da fase. Todos os resultados experimentais devem ser apresentados com suas respectivas incertezas.

f(Hz) ln(f)

(ms)

(rad)

(rad)

(rad) Discrepancia (%)

Tabela 1: Resultados para as medidas de


1

como funo da freqncia num circuito RLC.


2

10) Trace o grfico experimental

vs. log f ou

vs. logf

11) De modo a verificar se existe concordncia entre o grfico experimental e a previso terica, superponha a este o grfico vs. logf calculado pela eq. (4) com os valores de R, L e C empregados. Verifique se h boa concordncia entre as duas curvas? Faa a sua anlise em termos do erro relativo percentual de entre alguns pontos ou trechos mais significativos da curva. 12) Acrescente os pontos 3 vs. f no grfico anterior. Determine os erros relativos percentuais nas medidas de entre este mtodo e aquele aplicado no item 4 e 5. Inclua seus clculos na tabela 1 13) Determine a frequencia de ressonncia, R , a partir do grfico da diferenca de fase em funo da frequncia f 14) Compare os resultados obtidos pelos mtodos. Qual o mtodo mais preciso?
148

Apndice 1-Tratamento de dados


A finalidade deste apndice informar alguns procedimentos que sero adotados ao longo do curso, no que diz respeito ao tratamento de dados experimentais. Sero abordados sucintamente a propagao de erros, o mtodo dos mnimos quadrados e a confeco de grficos. Incertezas e Propagao de erros: Essencialmente, existem dois tipos de medidas que podemos fazer: medidas diretas cujo resultado obtido diretamente pela leitura do painel de um instrumento de medida; e medidas indiretas cujo valor obtido pela operao de grandezas que so medidas diretamente e, portanto, possuem incertezas associadas a elas. Por exemplo medimos o comprimento e uma largura de um retngulo diretamente. A rea desse retngulo obtida multiplicando-se o comprimento pela largura medidos. O comprimento e a largura so medidas diretas e a rea do retngulo uma medida indireta. Medidas Diretas: As incertezas aparecem porque no dispomos de instrumentos de medida que nos permitam dividir infinitamente a escala de medida. Dessa forma o valor de uma medida ser truncado em algum ponto, para qualquer instrumento que se use. Em geral, assumimos que todos os instrumentos de medida so corretamente construdos, ou seja, os valores das divises e sub-divises que aparecem no seu painel esto corretos. O fato de termos que truncar uma medida em um dado valor significa que temos certeza que at esse valor a medida pode ser considerada correta (ou exata). O restante incerto e devemos dar uma indicao da magnitude dessa incerteza. Por essa razo, para manter a preciso do instrumento dada pelo fabricante, devemos fabricar uma escala suplementar, dividindo a menor diviso fornecida pelo fabricante em um certo nmero razovel de partes. Como essa nossa diviso da menor escala do instrumento no acurada, ela intrinsecamente contm incertezas. O procedimento que adotamos para fazer o registro correto de uma medida direta, ento, o seguinte: registramos todos os algarismos fornecidos pela escala do instrumento e acrescentamos um outro algarismo resultante da escala que criamos. O conjunto formado por esses algarismos chama-se algarismos significativos da medida e so esses algarismos que utilizamos para registrar qualquer medida. A incerteza desse nosso registro ser a menor diviso da escala que fabricamos. Sem perda de generalidade, a nossa diviso da menor escala do instrumento deve ser feita por um divisor de 10. Assim, podemos dividir a menor diviso da escala em 10 partes (se a menor diviso for muito grande) e nesse caso a incerteza seria um dcimo da nossa diviso; podemos dividi-la em 5 partes (se a menor diviso do instrumento no for to grande como no caso anterior) e nesse caso cada diviso que criamos corresponde a 1/5 (0,2) da menor diviso do fabricante e a incerteza de nossa medida tambm; podemos subdividir essa menor diviso em duas partes (que o caso mais comum) e nesse caso cada diviso que criamos corresponde metade da menor diviso e a incerteza tambm. Finalmente, se a escala do fabricante for muito pequena, de tal forma que no seja razovel uma subdiviso adicional da menor diviso do instrumento, devemos utilizar o menor valor da escala como o dgito incerto da medida. Essa uma forma conveniente e razovel de estabelecermos o valor da incerteza em medidas diretas, e o critrio para saber como devemos proceder em relao a isso depende do nosso bom senso e das nossas condies para realizar a medida. Por exemplo, com uma rgua milimetrada, em condies boas de medida, podemos, no mximo, subdividir o milmetro em duas partes, e uma leitura de um dado comprimento poderia ser escrita, por exemplo, como (2,30 0,05)cm se o comprimento estiver mais
149

prximo do trao de 2,30cm, ou (2,35 0,05)cm se o comprimento estiver mais prximo do trao de 2,31cm. Esse critrio vai sempre depender das condies da medida. Sob condies no muito boas, deveramos registrar para essa medida o valor (2,3 0,1)cm. Portanto, como dissemos, o registro correto da medida envolve a indicao de trs informaes, como apresentamos no exemplo acima:

2,35 0,05 cm.

(1)

As informaes que devem obrigatoriamente aparecer no registro de uma medida direta (ou de qualquer medida) so o seu valor, a sua unidade e a sua incerteza. Medidas Indiretas Uma medida dita indireta quando ela resulta da operao de duas ou mais grandezas, cada uma delas medida com um certo grau de incerteza. Dizemos que o erro cometido em cada uma das grandezas, medidas diretamente, propaga-se para o resultado final. A maneira de determinarmos a incerteza de uma medida indireta no trivial e depende do desenvolvimento de modelos estatsticos, que no iremos abordar aqui. As medidas que iremos realizar em nosso curso obedecem chamada estatstica de Gauss ou Gaussiana. Os detalhes podem ser encontrados em textos especializados de estatstica. O resultado analtico do tratamento estatstico, utilizando a estatstica Gaussiana, na determinao do valor de uma grandeza y = f(x1, x2, ... , xn) onde y uma grandeza experimental que definida em funo de grandezas x1, x2, etc., que so medidas diretamente e, portanto, possuem incertezas associadas a elas, nos diz que a incerteza y de y dada por:
n 2 y i 1 2 2 xi

f xi

(2)

onde consideramos que as variveis xi so medidas independentemente umas das outras. Esta frmula conhecida como frmula de propagao quadrtica de erros. Nessa expresso as derivadas que aparecem significam que devemos derivar a funo em relao a cada uma das variveis, considerando todas as outras variveis como constantes. Essa forma de clculo do erro propagado chamada de erro mdio. Existe uma outra forma de clculo de propagao de erros onde no aparecem os quadrados dos termos da expresso acima, que conhecida como erro limite. Esse tipo de erro no encontra suporte na teoria estatstica e no ser adotado. Para exemplificar, vamos aplicar a Equao 2 para um caso especfico. Medimos a corrente eltrica que passa por um condutor e a diferena de potencial correspondente e queremos saber o valor da resistncia eltrica do condutor. Os valores medidos foram (V V ) para a voltagem e ( i i ) para a corrente. O valor de R dado por R = V/i, ou seja, uma funo de V e i, e a incerteza de R pode ser avaliada usando a Equao 2:
R V
2 2 V

2 R

R i

2 2 i

1 i

2 2 V

V i2

2 2 i

(3)

150

a incerteza de R a raiz quadrada da expresso acima. O caso de uma funo onde ocorrem apenas produtos e quocientes, como no exemplo acima, o mais comum de ser encontrado no dia-a-dia do laboratrio. No exemplo acima o valor da funo pode ser fatorado no lado direito da expresso, levando a:
2 V 2 i 2 2 2 i

2 R

V i

(4)

O caso mais comum que ocorre quando temos uma funo em que aparecem somente produtos e quocientes, como no exemplo acima, pode ser generalizado para um nmero qualquer de variveis. Por exemplo, se y = x1x2/(x3x4), a aplicao da Equao 2 e do desenvolvimento feito acima, nos leva a:
2 2 2 2 2 y x1 x2 x3 x4

x1

x2

x3

x4

(5)

Quando y(x1, x2, ... ,xn) formada apenas por produtos e quocientes, no importando o nmero de variveis xi, a Equao 5 nos diz que o quadrado do erro relativo da funo igual soma dos quadrados dos erros relativos das variveis.

O exemplo acima para o clculo da incerteza da resistncia um caso particular do uso da Equao 5 para duas variveis. Registro correto de uma medida Um aspecto muito importante diz respeito ao registro correto da medida. Uma regra geral adotada: Uma medida registrada com todos os seus algarismos significativos, ou seja, todos os algarismos que se tem certeza e um, e apenas um, algarismo duvidoso.

Para se determinar os algarismos significativos de uma medida indireta procede-se da seguinte maneira: 1) Calcula-se a incerteza da medida e trunca-se esse resultado no primeiro algarismo diferente de zero que aparece e arredonda-se a parte truncada, de modo que a incerteza tenha apenas um algarismo diferente de zero. 2) Trunca-se o resultado na mesma casa decimal do dgito da incerteza, arredondando-se a parte truncada. Importante: A incerteza de uma medida indireta registrada com um, e somente com um algarismo diferente de zero.

151

Para exemplificar, vamos supor que tenhamos feito as seguintes medidas: V = (5,74 0,01)V, e i = (0,82 0,01)mA. O valor de R, segundo essas medidas, 7000,0 e a incerteza calculada pela frmula de propagao de erros R = 86,23253429 . Empregando-se as regras acima, resulta para a incerteza aps o truncamento e arredondamento o valor R = 9 101 . Em funo desse resultado, o registro correto para o valor da resistncia, aps truncarmos seu valor na casa das dezenas e procedermos aos arredondamentos adequados ser:

700 9

10

7,00 0,09 k .
(6)

Mtodo dos Mnimos Quadrados. Em muitas situaes do dia-a-dia do laboratrio observamos grandezas fsicas que esto relacionadas entre si por alguma lei ou funo conhecida. Neste caso, gostaramos de encontrar quais so os parmetros dessa funo que fazem com que a mesma, melhor se ajuste aos dados coletados. Para isso usamos o mtodo dos mnimos quadrados. O mtodo dos mnimos quadrados um mtodo baseado no princpio de mxima verossimilhana e que pode ser aplicado quando as distribuies de erros experimentais so gaussianas. O que, na prtica, acontece frequentemente. Alm disso, a melhor funo f ( x) , deve ser determinada a partir de uma funo tentativa f ( x) f ( x; a1 , a2 , , a p ) , previamente escolhida. Isto significa que as variveis a serem ajustadas so os parmetros a1 , a2 , , a p . Considere que num processo de medida de duas grandezas x e y, obtemos um conjunto de n pontos experimentais que designaremos por
x1 ,y1 ,
1

, x2 ,y2 ,

,..., xn ,yn ,

(7)

onde a varivel independente xi considerada isenta de erros e a varivel yi tem incerteza estatstica dada pelo desvio padro i . Na prtica a varivel xi tambm apresenta erros estatsticos, quando esses erros forem significativos, eles podem ser transferidos para a varivel yi atravs das regras de propagao de erros. Considere, agora, o ponto experimental xi , yi ,
i

. Como estamos considerando que

a distribuio estatstica de yi gaussiana, ento a probabilidade Pi de ocorrncia desse ponto determinada pela funo gaussiana de densidade de probabilidade correspondente a:
Pi C 1 yi exp 2 i
2 i i

(8)

onde i o valor mdio verdadeiro correspondente a yi e C uma constante de normalizao. Como a probabilidade Ptotal de ocorrncia do conjunto dos n pontos experimentais o produto das probabilidades de ocorrncia de cada ponto, pois eles so estatisticamente independentes, temos que:
n

Ptotal
i 1

Pi
1

Cn 2 ...

exp
n

1 2

yi
i

2 i

(9)
152

i 1

Se substituirmos o valor mdio verdadeiro f ( x) f ( x; a1 , a2 , , a p ) , teremos:


n

pela funo
Cn 2 ... 1 2

tentativa (10)

Ptotal
i 1

Pi
1

Cn 2 ...

exp
n

1 2

yi

f ( x i ; a1, a2 ,...,a p )
i

exp
n

i 1

com
n 2 i 1

yi

f ( xi ; a1,a2 ,...,ap )
i

(11)

Segundo o princpio da mxima verossimilhana, a funo f ( x)

f ( x; a1 , a2 , , a p )

que melhor se ajusta aos pontos experimentais aquela que maximiza a probabilidade Ptotal , se for considerada como a funo verdadeira. Portanto, tudo o que devemos fazer determinar os parmetros a1 , a2 , , a p que maximizam Ptotal . Devido exponencial na expresso acima para Ptotal , essa probabilidade uma funo decrescente de para maximizar Ptotal , basta minimizar Resumindo, se
2 2

. Portanto,

em relao aos parmetros a1 , a2 , , a p .

f ( x; a1 , a2 , , a p ) uma funo tentativa previamente escolhida.

Ento, o mtodo dos mnimos quadrados consiste em determinar os parmetros a1 , a2 , , a p que minimizam a soma dos quadrados na Equao 11. Nas
1 2

situaes
n

em

que
2

as
S/

incertezas
2

so
n

todas

iguais,

ou
2

seja,

, teremos

, onde S
i 1

yi

f ( xi ; a1 , a2 ,, a p

. Nesses

casos, os parmetros a1 , a2 , , a p devem ser tais que minimizam S . Note que, num grfico, S representa a soma dos quadrados das distncias verticais dos pontos experimentais curva que representa f ( x) . Regresso linear O problema da minimizao de 2 , no mtodo dos mnimos quadrados, se torna especialmente simples quando a funo tentativa representa uma reta, ou seja, f ( x) ax b . O problema do ajuste de uma reta a um conjunto de dados experimentais se chama regresso linear. Como nesse caso a aplicao do mtodo dos mnimos quadrados bastante simples, vamos realiz-la aqui explicitamente para que voc tenha uma idia de como o mtodo funciona. Nosso problema consiste em minimizar a funo descrita na Equao 12:
n 2 i 1

y i ( ax i
i

b)

,
2

(12)

em relao aos parmetros a e b. Para isso, vamos derivar essas derivadas a zero:

em relao a a e b e igualar

153

a
2

2
i 1 n

y i ( ax i
2 i

b)

xi

0, 0.

(13)

2
i 1

yi ( axi b )
2 i

(14)

Rearranjando os termos, podemos escrever o sistema de equaes acima como:


n

a
i 1 n

x2 b 2 i
i 1

1
n

x 2 i
i 1

1 1

2 i i i

xy,

(15)

a
i 1

x 2 i

b
i 1

1
2 i

y. 2 i

(16)

i 1

Para simplificar a notao vamos definir:

n i 1

1
2 i

; Sx

n i 1

xi
2 i

; S x2

n i 1

xi2
2 i

; Sy

n i 1

yi
2 i

; S xy

n i 1

xi y i
2 i

Ao utilizarmos a nova notao, obtemos o seguinte sistema de equaes lineares para as variveis a e b: (17) a S x 2 b S x ,S xy
a Sx bS

.S y

(18)

A soluo desse sistema de equaes pode ser facilmente obtida, fornecendo:

a
e

S S xy S x S y S S x2
,

SxSx

(19)

S x 2 S y .S x S xy S S x2 S x S x

(20)

As grandezas a e b foram obtidas em funo das variveis yi que possuem incertezas estatsticas i . Portanto, a e b tambm esto sujeitas a erros estatsticos. Suas incertezas podem ser computadas atravs da frmula de propagao de erros:
2 a n i 1

a , yi b , yi

2 2 i

(21)

2 2 i

2 b

n i 1

(22)

2 a

S S S x2 SxSx
154

,
2 b

(23) (24)

S x2 . S S x2 SxSx

Como as grandezas a e b foram obtidas atravs das mesmas grandezas yi , elas devem estar estatisticamente correlacionadas. A covarincia dessas duas grandezas pode ser n a b 2 2 calculada atravs da frmula ab i , fornecendo: yi i 1 yi
2 ab

S S x2

Sx .

SxSx

(25)

Apesar de simples esses clculos so muito trabalhosos! Por isso, em nossas anlises, vamos sempre utilizar um programa de computador para fazer a regresso linear.

Grficos, regras gerais Na confeco dos grficos que vamos elaborar ao longo do curso, algumas regras gerais devem ser observadas: 1) Em todos os grficos existe uma relao analtica linear conhecida entre as variveis dependentes e independentes. Por exemplo, a lei de Ohm onde V = Ri. Nessas condies, podemos simplificar o problema do traado dos grficos, no que concerne s barras de erro. Embora as medidas das variveis independentes tenham incertezas associadas a ela, podemos simplificar o problema usando o fato dessas variveis serem arbitrrias (ou seja, podem ter o valor que desejarmos que tenham) e assumir que o seu valor exato (incerteza zero). A conseqncia disso que desaparecem as barras de erro horizontais. Se cometermos um erro na sua determinao, esse erro se manifestar na varivel dependente que ter um valor maior ou menor que o que deveria ter e o desvio-padro da regresso linear ser afetado. 2) A melhor reta que passa por um conjunto de dados experimentais determinada utilizando mtodos numricos: o mtodo dos mnimos quadrados. Ele aplicado quando conhecemos a relao analtica entre as variveis (como o nosso caso, onde a relao dada pela funo linear). Em nosso curso ns utilizaremos um programa de computador especfico para realizar a regresso linear.

155

PR-RELATRIO 1

Nome:

turma:

Leia atentamente o texto da Aula 1, - Noes bsicas de circuitos eltricos simples, Lei de Ohm e circuitos em srie e em paralelo, e responda s questes que seguem.

1) O que uma fonte de alimentao DC varivel?

2) O que um galvanmetro?

3) O que um ampermetro? Como ele construdo a partir de um galvanmetro?

4) O que um voltmetro? Como ele construdo a partir de um galvanmetro?

5) Desenhe o circuito que ser utilizado no Procedimento I

156

6) O que a Lei de Ohm?

7) Mostre que num ampermetro com resistncia de desvio RD , associada a um galvanmetro com resistncia RG , a corrente total passando pelo ampermetro iA , dada pela Equao 11 , onde iG a corrente medida pelo galvanmetro.
i RG RD RD iG

Considere a resistncia do galvanmetro RG = 90 , a resistncia de desvio RD = 10 , a corrente mxima que pode ser medida no galvanmetro iG = 1mA e calcule a resistncia RA desse ampermetro e a corrente mxima imax que pode ser medida por ele.

8) Desenhe o circuito que ser utilizado no Procedimento II. Calcule o valor esperado para a corrente iA nesse circuito.

9) Desenhe o circuito que ser utilizado no Procedimento III. Calcule o valor esperado para a corrente ia , ib e ie nesse circuito.

157

RELATRIO 1 (10 pontos) Nome1:______________________Assinatura1:________________________ Nome2:______________________Assinatura2:________________________ Nome3:______________________Assinatura3:________________________ Nome4:______________________Assinatura4:________________________ Turma:

Procedimento I Q1 (1.0 ponto) Quais foram os valores medidos para a voltagem da fonte e para a corrente no circuito a e b da Figura 11?

VB

ia ib

( (

) )

Faz diferena se o ampermetro colocado antes ou depois do resistor? Justifique.

Q2 (1.0 ponto) Mostre que num ampermetro com resistncia de desvio R D , associada a um galvanmetro com resistncia RG , a corrente total passando pelo ampermetro iA , dada pela Equao 11, onde iG a corrente medida pelo galvanmetro.

RG

RD RD

iG .

Q3 (1.0 ponto) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 1. Apresente tambm o valor de R1 medido com o multmetro.
i
i

( mA)

VAB

VAB

(V )
158

Tabela1

R1 (

Q4 (1.0 ponto) Faa um grfico de VAB i . Lembre-se que os valores da corrente i devem ser colocados no eixo x do grfico e que as incertezas na grandeza y devem tambm ser representadas (grfico em anexo). Trace a curva que melhor se ajusta sobre esses pontos.

Q5 (1.5 pontos) Utilize o mtodo dos mnimos quadrados para determinar os coeficientes angular e da reta descrita no grfico da Q5 acima com suas respectivas incertezas. No esquea de incluir as unidades.

a ( b (

) )

Q6 (0.5 pontos) Compare o valor da inclinao da reta com o valor medido de R1 . Justifique possveis diferenas.

159

160

Procedimento II Q7 (1.5 pontos) Apresente os resultados que voc obteve nas Tabelas 1 e 2. Ponto do circuito A B
Tabela 1

i(mA)

( mA )

Pontos no circuito AB BC AC

V (V )

(V )

Tabela 2

Q8 (0.5 pontos) A partir de seus resultados, o que podemos dizer sobre as correntes e voltagens nos elementos de uma associao em srie de resistores?

Procedimento III Q9 (1.5 pontos) Apresente os resultados que voc obteve nas Tabelas 3 e 4. Ponto do circuito A B D
Tabela 3

i(mA)

( mA )

161

Pontos no circuito AC BC DE

V (V )

(V )

Tabela 4

Q10 (0.5 pontos) A partir de seus resultados, o que podemos dizer sobre as correntes e voltagens nos elementos de uma associao em paralelo de resistores.

162

PR-RELATRIO 2 Nome:

turma:

Leia atentamente o texto da Aula 2, Gerador de funes e osciloscpio, e responda s questes que seguem. 1 O que um gerador de sinais ou funes?

2 O que uma forma de onda e o que so sua amplitude, perodo e freqncia?

3 Descreva as variveis que podem ser selecionadas no gerador de funes (veja Figura 2 da Aula 2).

4 O que um osciloscpio?

163

5 O que a base de tempo no osciloscopio e a escala horizontal e vertical?

6 Como funciona o sistema de gatilho do osciloscpio?

7 A Figura 1 abaixo corresponde imagem na tela do osciloscpio obtida de um experimento onde foram utilizadas as relaes 1DIV = 2V, para a deflexo vertical e 1DIV=0,5ms; para a deflexo horizontal. Determine quais so as formas de onda V1 e V2. Determine tambm quais so seus perodos e amplitudes com as respectivas incertezas.

Figura 1: Formas de onda V1 e V2 .


164

8 A partir da Questo 7 determine as freqncias das formas de onda V1 e V2 e suas respectivas incertezas.

9 Desenho o circuito que ser utilizado no Procedimento I.

10 O que exibido no formato YT e XY

165

RELATRIO 2 (10 pontos) Nome1:______________________Assinatura1:________________________ Nome2:______________________Assinatura2:________________________ Nome3:______________________Assinatura3:________________________ Nome4:______________________Assinatura4:________________________ Turma:


Procedimento I , II e III Q1 (2 pontos) Mea o perodo T e determine a freqncia f do sinal e compare com o valor escolhido no gerador de funes incluindo tambem a leitura da amplitude e a escala escolhida para fixar a amplitude em 4V Utilize o procedimento de medida por gratculas, (escala de tempo/div) e escala de voltagem/div) para determinar os parmetros do sinal da onda quadrada. Inclua a incerteza nas medidas. Escolhida pela configurao AUTOset: T=( f=( V=( ) ) ) escala vertical ( /div) escala horizontal ( /div)

Variao das escalas vertical e horizontal de medida Escala vertical 0,5V/div 1,0V/div 2,0V/div 5,0V/div Tabela1 Escala horizontal 0.1ms/div 0.2ms/div 0.5ms/div 0.05ms/div Tabela 2 T T V V

166

Qual a melhor escala vertical e horizontal de medida? Escala vertical: Escala horizontal:

Procedimento IV Q2 (1.5 pontos) Quais os valores dos parmetros (freqncia, perodo, amplitude, Vpico a pico, Vmax, tempo de subida, largura positiva.) determinados do menu MEDIDAS. Preencha a tabela 3 abaixo compare com os valores medidos no item anterior Q1 pelas melhores escalas. procedimento Gratcula Menu Tabela 3 Compare seus resultados? Justifiquee sua resposta f T Vmax Vpp ts Lp

Procedimento IV Q3 (2.0 pontos) Faca um esboo da onda quadrada incluindo os cursores de amplitude e verifique a partir dos cursores a presena de oscilaes na amplitude e na freqncia do sinal de uma onda quadrada. Preencha as tabelas 4, 5 e 6.

Tipo Tempo freqncia de oscilao t 1/ t V Cursor 1 Cursor 2

Tabela 4

Tipo Amplitude - amplitude dos picos de oscilao V Cursor 1 Cursor 2

167

Tabela 5 Tipo Tempo tempo de subida t 1/ t V Cursor 1 Cursor 2

Tabela 6

Procedimento V Q4 (1 ponto) O que voce observou visualmente na aquisio nos modos amostra, deteco de pico e media da onda quadrada. Faa um desenho para explicar as diferenas. Procedimento VI Q5 (1.0 ponto) Insira no canal 1 e no canal 2 simultaneamente uma onda quadrada com uma freqncia de 1kHz e amplitude de 2V. Com o menu Funes Matemticas faa a as operaes : adio e subtrao da forma de onda do canal 2 da forma de onda do canal 1. Faa um esboo dos resultados. Adio

Subtrao

Procedimento VII

168

Q6 (1.0 ponto) Insira no canal 1 e no canal 2 simultaneamente uma onda quadrada com uma freqncia de 1kHz e amplitude de 2V. Com o Menu Display selecione o Formato XY. Faa um esboo do resultado. Explique o seu resultado.

Q7 (0,5 pontos) Qual a diferena entre a medio no modo Autoset e Autoranging? Quando voce utiliza um e o outro modo.

No processo de aquisio qual a funo do boto Run/Stop e Seq. nica

Q8 (0.5 pontos) O que voce observou quando alterou a posio do trigger horizontal, para acima, na metade da amplitude e abaixo do sinal mostrado na tela?

Q9 (0.5 pontos) O que acontece quando a fonte de sincronismo alterada de CH1 para CH2? Qual a diferena entre o modo de sincronismo automtico e normal. Explique.

169

PR-RELATRIO 3 Nome:

turma:

Leia atentamente o texto da Aula 3, Capacitores e circuitos RC com onda quadrada, e responda s questes que seguem. 1 O que um capacitor? Qual sua equao caracterstica?

2 Um circuito RC ligado a uma bateria de voltagem VB (Figura 3). Considere que no instante em que a bateria ligada ao circuito ( t = 0 s ) o capacitor se encontra descarregado. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VC do CAPACITOR com o tempo, durante a CARGA do capacitor? Faa um esboo do grfico de VC t.

3 Um circuito RC ligado a uma fonte de alimentao VB (Figura 3). Considere que no instante em que a fonte ligada ao circuito ( t = 0s ) o capacitor se encontra descarregado. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VR do RESISTOR com o tempo, durante a CARGA do capacitor? Faa um esboo do grfico de VR t .

4 Um circuito RC ligado a uma fonte de alimentao de voltagem VB (Figura 3). Espera-se um intervalo de tempo suficiente para que o capacitor se carregue completamente. Considere agora o que acontece no instante em que a fonte desligada do circuito ( t = 0 s ). Nesta situao o capacitor se encontra inicialmente carregado com carga q = CVB e inicia seu processo de descarga. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VC do CAPACITOR com o tempo, durante a DESCARGA do capacitor? Faa um esboo do grfico de VC t para essa situao.

170

5 Um circuito RC ligado a uma fonte de alimentao de voltagem VB . Espera-se um intervalo de tempo suficiente para que o capacitor se carregue completamente. Considere agora o que acontece no instante em que a fonte desligada do circuito ( t = 0 s ). Nesta situao o capacitor se encontre inicialmente carregado com carga q = CVB e inicia seu processo de descarga. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VR do RESISTOR com o tempo, durante a DESCARGA do capacitor? Faa um esboo do grfico de VR t para essa situao.

6 Defina o tempo de relaxao ( ) de um circuito RC? Qual o valor de para o caso em que R = 10 k e C =100nF?

7 Defina o tempo de meia vida ( t1 / 2 ) de um circuito RC? Qual o valor de t1 / 2 para o caso em que R = 10 k e C =100nF?

8 Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento I. Descreva o tipo de medida que ser realizado nesse procedimento?

9 Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento II. Descreva o tipo de medida que ser realizado nesse procedimento?

171

10 Descreva o tipo de medida que ser realizado no Procedimento III. Qual a influncia da resistncia do gerador de funes em suas medidas?

11 Derive as condies para a obteno da derivada de uma onda quadrada

12 Faa um esboo da derivada da onda quadrada

12 Derive as condies para a obteno da integral da onda quadrada

13 Faa um esboo da integrala da onda quadrada

172

RELATRIO 3 (10 pontos) Nome1:______________________Assinatura1:________________________ Nome2:______________________Assinatura2:________________________ Nome3:______________________Assinatura3:________________________ Nome4:______________________Assinatura4:________________________ Turma:


Procedimento I Q1 (0.5 pontos) Determine o valor nominal do tempo de relaxao N a partir dos valores de R e C e sua respectiva incerteza. Use para isso o valor medido de R e assuma que C possui incerteza relativa de 10%.

R C

( (
N

) )

Q2 (1 ponto) Apresente os resultados experimentais que voc obteve na Tabela 1.

1 t1/2 =( ) 2

=( =(

) )

Tabela 1

Q3 (0.5 pontos) A partir dos resultados da Tabela 1 determine o valor de e sua respectiva incerteza a partir de sua relao com o tempo de meia-vida t1 / 2 (Equao 18).

173

Procedimento II Q4 (1 ponto) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 2. Escala de tempo: ( n 0 1
Tabela 2

) ms/DIV VR(V)

Escala de Voltagem: (

)V/DIV

t(ms)

ln(VR )

ln( V R )

Q5 (1.0 ponto) Na Figura 9, a funo representada na tela do osciloscpio descrita por:


t

VR

Ve .

Essa funo pode ser linearizada para obtermos:


ln VR ln V 1 t,

A partir dos resultados da Tabela 2, determine o valor de , como sua incerteza.

Q6 (1.0 ponto) Compare os valores obtidos para N e nas questes (Q2, Q3 e Q5) com o valor nominal obtido em Q1. Apresente na tabela3 a discrepncia relativa D de em relao ao valor de referncia N. D (%) Q2 Q3 Q5
Tabela 3

Discrepncia relativa

Valormedido Valorreferncia Valorreferncia


174

Procedimento III Q7 (1.0 ponto) Determine a partir dos valores de medidos pelos diferentes mtodos um valor mdio para a resistncia interna do gerador RG. Verifique se este valor est de acordo com a afirmao contida no procedimento III.

Procedimento IV

Q9 (2.0 pontos) Para o circuito da figura 11, usando R = 10k e C = 10nF ajuste a frequencia do gerador para reproduzir as figuras 13a, b e c. Mea as ondas e registre as ondas obtidas, faa um desenho indicando as escalas de tenso e tempo usadas.

Preencha a tabela3 com os valores de T, VR e a constante de proporcionalidade entre e Tpara as condies da figura 13a,b e c cte (= cte T)

Figura 13 (a) (b) (c)

T(ms)

VR(V)

Tabela 3: Determinao de T para as condies a, b, e c.

Qual a frequncia do gerador de tal forma que o produto VR a derivada de VG(t)? Justifique sua resposta.

RC

1. Neste caso a tenso

175

Q10 (2.0 pontos) Para o circuito da figura 12, usando R = 1k e C = 1F, ajuste a frequencia do gerador para reproduzir as figuras 14a, b e c. Mea as ondas e registre as ondas obtidas, faa um desenho indicando as escalas de tenso e tempo usadas.

Preencha a tabela4 com os valores de T, VR e a constante de proporcionalidade entre e Tpara as condies da figura 14a,b e c cte (= cte T)

Figura 14 (a) (b) (c)

T(ms)

VR(V)

Tabela 4: Determinao de T para as condies a, b, e c.

Qual a frequncia do gerador de tal forma que o produto RC>> 1. Neste caso a tenso VR a integral de VG(t)? Justifique sua resposta.

176

PR-RELATRIO 4 Nome:

turma:

Leia atentamente o texto da Aula 4, Indutores e circuitos RL com onda quadrada, e responda s questes que seguem. 1 O que um indutor? Qual sua equao caracterstica?

2 Um circuito RL ligado a uma fonte de alimentao de voltagem VB (Figura 2). Considere que no instante em que a fonte ligada ao circuito ( t = 0 s ) o indutor se encontra descarregado. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VL do INDUTOR com o tempo, durante a CARGA do indutor? Faa um esboo do grfico de VL t.

3 Um circuito RL ligado a uma fonte de alimentao de voltagem VB (Figura 2). Considere que no instante em que a fonte ligada ao circuito ( t = 0 s ) o indutor se encontra descarregado. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VR do RESISTOR com o tempo, durante a CARGA do indutor? Faa um esboo do grfico de VR t.

4 Um circuito RL ligado a uma fonte de alimentao de voltagem VB (Figura 2). Espera-se um intervalo de tempo suficiente para que o indutor se carregue completamente. Considere agora o que acontece no instante em que a fonte desligada do circuito ( t = 0 s ). Nesta situao o indutor se encontra inicialmente carregado com corrente i(0) = VB R e inicia seu processo de descarga. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VL do INDUTOR com o tempo, durante a DESCARGA do indutor? Faa um esboo do grfico de VL t para essa situao.

177

5 Um circuito RL ligado a uma fonte de alimentao de voltagem VB (Figura 2). Espera-se um intervalo de tempo suficiente para que o indutor se carregue completamente. Considere agora o que acontece no instante em que a fonte desligada do circuito ( t = 0 s ). Nesta situao o indutor se encontra inicialmente carregado com corrente i(0) = VB R e inicia seu processo de descarga. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VR do RESISTOR com o tempo, durante a DESCARGA do indutor? Faa um esboo do grfico de VR t para essa situao.

6 Defina o tempo de relaxao ( ) de um circuito RL? Qual o valor de para o caso em que R = 1k e L =10mH?

7 Defina o tempo de meia vida ( t1 / 2 ) de um circuito RL? Qual o valor de t1 / 2 para o caso em que R = 1k e L =10mH.

8 Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento I. Descreva o tipo de medida que ser realizado nesse procedimento?

9 Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento II. Descreva o tipo de medida que ser realizado nesse procedimento?

178

10 Descreva o tipo de medida que ser realizado no Procedimento III.

11 O circuito RL tambem pode ser usado para realizar operaes matemticas, como derivao e integrao Derive as condies para aobteno da derivada da onda quadrada

12 - Faa um desenho do circuito diferenciador RL

13 - Derive as condies para aobteno da intergral da onda quadrada

14 - Faa um desenho do circuito integrador RL

179

RELATRIO 4 (10 pontos) Nome1:______________________Assinatura1:________________________ Nome2:______________________Assinatura2:________________________ Nome3:______________________Assinatura3:________________________ Nome4:______________________Assinatura4:________________________ Turma:


Procedimento I Q1 (0.5 pontos) Determine o valor nominal do tempo de relaxao N a partir dos valores de R e L e sua respectiva incerteza. Use para isso o valor medido de R e assuma que L possui incerteza relativa de 10%.

R L

( (
N

) )

Q2 (1 ponto) Apresente os resultados experimentais que voc obteve na Tabela 1.

1 t1/2 =( ) 2
Tabela 1

=( =(

) )

Q3 (0.5 pontos) A partir dos resultados da Tabela 1 determine o valor de e sua respectiva incerteza a partir de sua relao com o tempo de meia-vida t1 / 2 (Equao 18).

180

Procedimento II Q4 (2 pontos) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 2. Escala de tempo: ( )V/DIV n t(s) VL(V) ) s/DIV
ln( VL )

Escala de Voltagem: (
ln( VL )

0 1 2 3 4 5

Tabela 2.
VL

A incerteza no logaritmo natural de VL dada por:

ln VL

VL

Calcule somente para o primeiro e ltimo valor a incerteza no logaritmo natural de VL

Q5 (1 ponto) Na Figura 9, a funo representada na tela do osciloscpio descrita por:


t

VL

Ve .

Essa funo pode ser linearizada para obtermos:


ln VL ln V 1 t,

ou seja, uma reta com coeficiente angular negativo igual ao inverso da constante de tempo. A partir dos resultados da Tabela 2, faa um grfico de lnVR em funo de t, no se esquea de representar a barra de erro da varivel y no grfico.
181

Q6 (1 ponto) Utilizando o mtodo dos mnimos quadrados, faa um ajuste linear da reta descrita no grfico da Q4 e determine os coeficientes linear e angular da reta com suas respectivas unidades e incertezas.

a ( b (

) )

Q7 (1.0 ponto) A partir dos resultados da Q6 determine o valor da constante de tempo com sua respectiva incerteza.

)
182

Q8 (1.5 pontos) Compare os valores obtidos para N e nas questes (Q2, Q3 e Q7) com o valor nominal obtido em Q1Apresente na tabela3 a discrepncia relativa D de em relao ao valor de referncia N. D (%) Q2 Q3 Q7
Tabela 3

Discrepncia relativa

Valormedido Valorreferncia Valorreferncia

Procedimento III

Q9 (1.5 pontos) Apresente o circuito integrador e diferenciador RL. Apresente as condices para a obteno da derivada e integral de uma onda quadrada

183

PR-RELATRIO 5 Nome:

turma:

Leia atentamente o texto da Aula 5, Circuitos RLC com onda quadrada, e responda s questes que seguem. 1 Qual o significado de 0 ? Qual o valor de 0 para um circuito RLC com R=100, C=10nF e L=10mH?

2 Qual o significado de ? Qual o valor de para um circuito RLC com R=100, C=10nF e L=10mH?

3 Descreva sucintamente os trs regimes de solues possveis num circuito RLC alimentado por um gerador de onda quadrada: super-crtico, critico e sub-crtico. Explique como se caracteriza cada um deles. Faa um esboo das solues encontradas em cada regime para a carga q do capacitor como funo do tempo t.

4 - Qual o significado fsico de ? Qual o valor de para um circuito RLC com R= 10, C=10nF e L=10mH?

5 - Qual o significado de T e tn? Qual o valor de T para um circuito RLC com R= 100, C=10nF e L=10mH?

184

6 Qual o significa de VRLC ( t n ) ? Faa um esboo do grfico de VRLC ( t n ) em funo de t n .

7 Para C=10nF e L=10mH qual o valor de resistncia Rcrtica que coloca o circuito RLC no regime critico? Sugesto: no regime crtico = 0 .

8 Desenhe o circuito que ser utilizado no Procedimento I. Para essa situao, faa um esboo do grfico esperado para a voltagem no capacitor VC em funo do tempo t.

9 Desenhe o circuito que ser utilizado no Procedimento II. Descreva o tipo de medida que ser realizado nesse procedimento?

10 Qual a definio de fator de mrito Q?

185

11 Qual a relao de Q com o nmero de oscilaes dentro de uma constante de tempo. Faa um esboo da tenso no resistor no regime sub-critico para justificar a sua reposta.

11 Quais so os valores que o fator Q deve assumir para caracterizar um circuito RLC no regime sub-crtico, crtico e super-crtico?

186

RELATRIO 5 (10 pontos) Nome1:______________________Assinatura1:________________________ Nome2:______________________Assinatura2:_______________________ Nome3:______________________Assinatura3:________________________ Nome4:______________________Assinatura4:________________________ Turma:


Procedimento I Q1 (1 ponto) Qual foi o valor encontrado para o perodo T das oscilaes da voltagem no capacitor e sua respectiva incerteza? Explique como foi realizada a medida a partir de um simples diagrama.

Q2 (1.5 ponto) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 1. Apresente tambm o valor medido de R e C e o valor nominal de L. Assuma que L possue uma incerteza relativa de 10%. Ateno: tn dado pela equao 21. Escala de tempo: ( n 0 1 2 3 4 5 tn(ms) ) ms/DIV
VC (tn ) (V)

Escala de Voltagem: (

)V/DIV
ln( VC ( t n ) )

ln( VC (tn ))

Tabela 1

R (
C (

); L (
)

);

187

Q3 (1 ponto) A funo que descreve o decaimento das oscilaes no circuito RLC dada pela equao:

VC (tn )

Ve

tn

Essa funo pode ser linearizada para obtermos:

ln VC ( tn )

ln V

tn ,

ou seja, uma reta com coeficiente angular negativo igual a .. A partir dos resultados da Tabela 1, faa um grfico de ln( VC (tn )) em funo de tn, no se esquea de representar a barra de erro da varivel y no grfico.

188

Q4 (1 ponto) Utilizando o mtodo dos mnimos quadrados, faa um ajuste linear da reta descrita no grfico da Q4 e determine os coeficientes linear e angular da reta com suas respectivas unidades e incertezas.

a ( b (

) )
e de

Q5 (1.0 ponto) A partir dos resultados da Q4 determine o valor de respectivas incertezas.

V e suas

( V (

) )

Q6 (1 ponto) Determine o valor nominal N a partir dos valores de R e L e sua respectiva incerteza. Assuma para isso que R e L possuem incertezas relativas de 10%.

(
e
N

)
nas questes Q5 e Q6.

Q7 (0.5 pontos) Compare os valores obtidos para

Q8 (1.0 ponto) Determine o valor do fator de mrito Q a partir do nmero de oscilaes N e de determinado no item Q5. Compare com o valor nominal, Qnominal. parmetros N
0, 0,

Discrepncia (%)

L/R

-----------189

Q9 (1.0 ponto) Apresenta em um grfico de forma esquemtica os transientes no resistor para Q=3 , 0.5 e 0.1

Q=3

Q=0.5

Q=0.1

Procedimento II

Q10 (1 ponto) Qual foi o valor medido da resistncia crtica e sua respectiva incerteza? Qual o significado fsico da resistncia crtica?

Rcrtica

190

PR-RELATRIO 6 Nome:

turma:

Leia atentamente o texto da Aula 6, Corrente alternada: circuitos resistivos, e responda s questes que seguem. 1 Explique o significado de cada um dos termos da Equao 1, Vg ( t ) = V0 sin(t +

).

2 A Figura 1 corresponde imagem na tela do osciloscpio obtida de um experimento onde foram utilizadas as relaes 1DIV = 1V, para a deflexo vertical e 1DIV=0,5ms; para a deflexo 1 horizontal. Determine as amplitudes dos sinais ( V 01 e V022) e suas respectivas incertezas.

Figura 1: Formas de onda a serem usadas para responder s questes Q2, Q3 e Q4.

191

3 Ainda com relao Figura 1, determine o perodo T de V1 e V2 com sua respectiva incerteza.

4 Ainda com relao Figura 1, V2 est adiantada ou atrasada em relao a V1? Como podemos determinar a diferena de fase entre os dois sinais, tomando V1 como o sinal de referncia.

5 Seja um circuito resistivo de resistncia R alimentado por um gerador cuja voltagem gerada dada por Vg ( t ) = V0 sin(t ) . Quais so as amplitudes de corrente i0 e a diferena de fase entre a corrente e a voltagem, tomando a voltagem como referncia?

6 Qual a tenso que o voltmetro a.c. e d.c. mede para o caso de uma voltagem senoidal?

7- Qual a diferena entre a amplitude V0, Vpico-a-pico, e VRMS medido pelo osciloscpio?

192

8 - Qual a relao entre a amplitude da voltagem V0 medida com o osciloscpio com o valor medido com ovoltmetro a.c.?

9 Porque no deve se medir com um osciloscpio a voltagem de linha?

10 Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento II. Faa um esboo do grfico esperado para a corrente e para a voltagem aplicada ao circuito, em funo do tempo. Coloque as duas funes no mesmo grfico.

193

RELATRIO 6 (10 pontos) Nome1:______________________Assinatura1:________________________ Nome2:______________________Assinatura2:________________________ Nome3:______________________Assinatura3:________________________ Nome4:______________________Assinatura4:________________________ Turma:


Procedimento I Q1 (1 ponto) Qual foi o valor escolhido para V0, encontrado para o perodo T e sua respectiva incerteza. A partir desse valor determine a freqncia f e angular e suas respectivas incertezas.

V0

(
(

( )

Q2 (2.0 pontos) Apresenta os valores da tenso medidos pelo multmetro e V0, Vpp Vmedio, VRMS medidos pelo osciloscpio da voltagem fornecida pelo gerador para as diferentes frequencias escolhidas na tabela 1
Discrepncia MUL-AC. e OSC-RMS (%)

Vef
f(Hz)

Vef

Vef

Vef

(V) MUL dig AC

(V) MUL dig DC

V0 (V) OSC

V (V) OSC

p p

Vmedio (V) OSC

VRMS (V) OSC

194

Compare os valores obtidos. Comente os seus resultados.

Q3 (1.0 ponto) Grfico Vef medida pelo multmetro digital - AC e pelo osciloscpio (VRMS) em funo da frequencia f

Q4 (0.5 pontos) Qual a faixa de frequencia que pode ser utilizada para medir a tenso eficaz de correntes alternadas pelo multmetro?

195

Procedimento II Q5 (2 pontos) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 2 para as medidas feitas com a freqncia de 500Hz.

V0B

V0B

(V) 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8

i0

i0

(A)

V0A

V0A

(V)

V0R1 (V)

V0R1

(V)

R Tabela 2: f = 500Hz. V0 1

V0A V0B

multmetro R2

Q6 (1.5 pontos) Faa um grfico de VR

i0 , para a freqncia f1=500Hz.

196

Q7 (1.5 pontos) Utilizando o mtodo dos mnimos quadrados, faa um ajuste linear da reta descrita no grfico da Q3 e determine os coeficientes linear e angular da reta com suas respectivas unidades e incertezas. A partir desses resultados determine o valor da resistncia R1 com sua respectiva incerteza, para a freqncia f =500Hz.

a ( b ( R1 (

) ) )

Procedimento III Q8 (0.5 pontos) Baseados no comportamento das amplitudes de VA e VB quando variamos a freqncia dos sinais de 100Hz para 1Mz, o que podemos concluir sobre o comportamento da resistncia R1 com a freqncia? Justifique.

197

PR-RELATRIO 7 Nome:

turma:

Leia atentamente o texto da Aula 7, PARTE A Circuitos RC em corrente alternada, e responda s questes que seguem. 1 Qual o significado de reatncia capacitiva XC? Como ela varia com a freqncia?

2 Qual valor da reatncia capacitiva para um sinal de freqncia f = 5kHz em um capacitor de capacitncia C=2,2F?

3 O que a impedncia Z de um circuito RC? Considere um circuito formado por um resistor R = 1k e um capacitor C = 100nF, associados em srie. Qual a impedncia desse circuito para um sinal de freqncia f = 5 kHz ?

4 Seja um circuito composto por um resistor R e um capacitor C, associados em srie, alimentado por um gerador cuja voltagem gerada dada por Vg ( t ) = V0 sin(t ) . Quais so, para esse circuito, as amplitudes de corrente i0 e a diferena de fase entre a corrente e a voltagem, tomando a voltagem como referncia?

5- Mostre de onde veio a Equao 28,

(V0R ) 2

(V0C ) 2

V02 .

198

6 Faa um esboo do grfico esperado para a corrente i(t) num circuito RC e para a voltagem aplicada ao circuito Vg(t), em funo do tempo. Coloque as duas funes no mesmo grfico.

7 Faa um esboo do grfico da variao da fase entre a corrente e a voltagem num circuito RC, em funo da freqncia do sinal senoidal aplicado ao circuito.

8 Faa um esboo do grfico da variao da amplitude de corrente i0 num circuito RC, em funo da freqncia do sinal senoidal aplicado ao circuito.

9 Faa um desenho do circuito utilizado nas medidas do Procedimento I. Qual o objetivo principal desse procedimento experimental?

10 Qual a finalidade do resistor nos experimentos do Procedimento I?

199

Leia atentamente o texto da Aula 7, PARTE B Circuitos RL em corrente alternada, e responda s questes que seguem. 1 Qual o significado de reatncia indutiva XL? Como ela varia com a freqncia?

2 Qual valor da reatncia indutiva para um sinal de freqncia f = 5kHz em um indutor de indutncia L = 10mH?

3 O que a impedncia Z de um circuito RL? Considere um circuito formado por um resistor R = 1k e um indutor L = 10mH, associados em srie. Qual a impedncia desse circuito para um sinal de freqncia f = 5 kHz ?

4 Seja um circuito composto por um resistor R e um indutor L, associados em srie, alimentado por um gerador cuja voltagem gerada dada por Vg ( t ) = V0 sin(t ) . Quais so, para esse circuito, as amplitudes de corrente i0 e a diferena de fase entre a corrente e a voltagem, tomando a voltagem como referncia?

5 Mostre de onde veio a Equao 27

(V0R ) 2

(V0L ) 2

V02 .

200

6 Faa um esboo do grfico esperado para a corrente i(t) e para a voltagem aplicada ao circuito Vg(t), em funo do tempo. Coloque as duas funes no mesmo grfico.

7 Faa um esboo do grfico da variao da fase entre a corrente e a voltagem num circuito RL, em funo da freqncia do sinal senoidal aplicado ao circuito.

8 Faa um esboo do grfico da variao da amplitude de corrente i0 num circuito RL, em funo da freqncia do sinal senoidal aplicado ao circuito.

9 Faa um desenho do circuito utilizado nas medidas do Procedimento I. Qual o objetivo principal desse procedimento experimental?

10 Qual a finalidade do resistor nos experimentos do Procedimento I?

201

RELATRIO 7 (10 pontos) Nome1:______________________Assinatura1:________________________ Nome2:______________________Assinatura2:________________________ Nome3:______________________Assinatura3:________________________ Nome4:______________________Assinatura4:________________________ Turma: Parte A: CIRCUITO RC

Procedimento I Q1 (1 ponto) Qual foi o valor encontrado para o perodo T1 e para t1 e suas respectivas incertezas. A partir desses valores determine a freqncia f1 e a diferena de fase 1 com suas respectivas incertezas.

T1 (

f1 ( (

) )

t1 (

Q2 (0.5 pontos) Determine o valor da reatncia capacitiva XC com sua respectiva incerteza, a partir da diferena de fase. Utilize a equao 14. Apresente tambm o valor de R medido com o multmetro com as suas respectivas incertezas.

R ( XC (

) )

Q3 (1 ponto) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 1 para as medidas feitas com a freqncia de 1kHz. Apresente tambm o valor de R medido com o multmetro e os clculos das propagaes de incerteza realizadas.

202

V0B

V0B

(V)

i0

i0

(A)

V0A

V0A

(V)

V0C (V)

V0C

(V)

0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8


Tabela 1

Q4 (1 ponto) Faa um grfico de V0C i0 , para a freqncia f1=1kHz.

203

Q5 (1. ponto) Utilizando o mtodo dos mnimos quadrados, faa um ajuste linear da reta descrita no grfico da Q3 determine os coeficientes linear e angular da reta com suas respectivas incertezas. A partir desses resultados determine o valor da reatncia capacitiva XC com sua respectiva incerteza, para a freqncia f1=1kHz.

a ( b ( XC (

) ) )

Compare o valor XC do item 2 e 5 com o valor nominal. Qual a medida mais precisa? Justifique!
no min al XL

Q6 (0.5 pontos) Como se comporta a reatncia capacitiva XC com o aumento da freqncia.

204

Parte B: CIRCUITO RL
Procedimento I Q7 (1 ponto) Qual foi o valor encontrado para o perodo T1 e para t1 e suas respectivas incertezas. A partir desses valores determine a freqncia f1 e a diferena de fase 1 com suas respectivas incertezas.

T1 ( t1 (

) )

f1 (
(

)
)

Q8 (0.5 pontos) Determine o valor da reatncia indutiva XL com sua respectiva incerteza, para a freqncia f2=1kHz, a partir da diferena de fase. Utilize a equao 23. Apresente tambm o valor de R medido com o multmetro com as suas respcetivas incertezas.

R (
XL (

)
)

Q9 (1 ponto) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 1 para as medidas feitas com a freqncia de 1kHz. Apresente tambm o valor de R medido com o multmetro e os clculos das propagaes de incerteza realizadas.

V0B

V0B

(V)

i0

i0

(A)

V0A

V0A

(V)

V0L (V)

V0L

(V)

0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8


Tabela 1

205

Q10 (1 ponto) Faa um grfico de V0L i0 , para a freqncia f1=1kHz.

Q11 (1.0 pontos) Utilizando o mtodo dos mnimos quadrados, faa um ajuste linear da reta descrita no grfico da Q3 determine os coeficientes linear e angular da reta com suas respectivas incertezas. A partir desses resultados determine o valor da reatncia indutiva XL com sua respectiva incerteza, para a freqncia f1=1kHz.

a (
XL (

)b (
)

Compare o valor de XL do item 8 e 11 com o valor nominal. Qual a medida masi precisa? Justifique
no min al XL

Q12 (0.5 pontos) Como se comporta a reatncia indutiva XL com o aumento da freqncia?
206

PR-RELATRIO 8 Nome:

turma:

Leia atentamente o texto da Aula 8, Circuitos RC e filtros de freqncia, e responda s questes que seguem. 1 Desenhe o circuito de um filtro passa-baixas construdo com um circuito RC, alimentado com um gerador de sinais e com um osciloscpio, usado de modo a ter no CH1 o sinal do gerador e no CH2 o sinal filtrado.

2 Qual o significado de APB ? Defina APB em funo de , R e C.

3 Desenhe o circuito de um filtro passa-altas construdo com um circuito RC, alimentado com um gerador de sinais e com um osciloscpio usado de modo a ter no CH1 o sinal do gerador e no CH2 o sinal filtrado.

4 Qual o significado de APA ? Defina APA em funo de , R e C.

207

5 O que a freqncia linear de corte (fc) de um filtro passa-altas ou passa-baixas? Defina fc em termos de R e C.

6 Para um filtro passa-altas com R = 1k e C = 100nF , qual o valor da freqncia de corte fc?

7 Quais so os valores de freqncia de corte?

APB

APA

quando a freqncia do gerador igual

8 Faa um esboo dos grficos de APB e APA como funes da freqncia angular () do sinal. Indique os valores que elas assumem quando a freqncia igual freqncia de corte.

9 Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento I. Este circuito corresponde a que tipo de filtro?

10 Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento II. Este circuito corresponde a que tipo de filtro?

208

11- -Defina a transmitncia ou resposta em potncia?

12 Escreva a expresso da transmitncia para um filtro passa-baixa e passa alta.

13 A partir de grficos da transmitancia em decibeis de filtros PA e PB apresente como se detemina a frequncia de corte, a largura de banda e as taxas (em dB/dec) de subida e descida nos filtros PA e PB respectivamente?

209

RELATRIO 8 (10 pontos) Nome1:______________________Assinatura1:___________________________ Nome2:______________________Assinatura2:___________________________ Nome3:______________________Assinatura3:___________________________ Nome4:______________________Assinatura4:___________________________ Turma:


Procedimentos I e II Q1 (1 ponto) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 1, para o filtro passa-altas. f(Hz) log(f) log(RC)
V0R

Vg
Vg

V0R

APA

A PA

APA

A PA

TPA

T PA

(V) 200 500 1k 2k 5k 10k 20k 50k

(V)

experimental

modelo

(dB)

Tabela 1

210

Q2 (1 ponto) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 2 para o filtro passa-baixas. f(Hz) log(f) log(RC) Vg (V) 200 500 1k 2k 5k 10k 20k 50k
Vg

V0C
(V)

V0C

APB

APB

APB

APB

TPB

TPB

exp

Modelo

(dB

Tabela 2

Q3 (1 ponto) Apresente em um mesmo grfico APB log f e APA log f . Explique porque os dois circuitos podem ser vistos como filtros de passa-baixa e passa-alta.

Q4 (1 ponto) A partir dos grficos do item Q3 determine graficamente sua freqncia de corte e respectiva incerteza.

f CPA f CPB

( (

) )

Q5 (1.5 pontos) Determine o valor da freqncia de corte nominal f Cno min al e sua respectiva incerteza, a partir da Equao 9. Use para isso o valor medido de R e C. Compare o valor encontrado com os valores medidos. Apresente os 3 valores na tabela 4. Justifique possveis diferenas. Apresente o valor de R e C medido com o multmetro.

211

R (
C
f Cno min al

)
) ( )

Filtro Passa alta Passa baixa

fC

fC

D (%)

Tabela 3

Q6 (1 ponto) Para os 3 valores calculados atravs do modelo terico contidos na Tabela 1 e 2, justifique possveis diferenas. A sua comparao deve ser feita em termos de erros percentuais, apontando as causas mais provveis destes erros.

Q7 (1 ponto) Apresente em um grfico a curva de transmitncia em dB TPB (dB)vs log( RC) . Q8 (1.5 ponto) A partir do grfico do item Q3 para o filtro passa-baixa, determine graficamente sua freqncia angular de corte e a inclinao da curva de transmitncia para valores de >C.
PB C

PB

Estes valores esto de acordo com o esperado pelo modelo. Compare com os valores esperados. Em termos de erros percentuais apontando as causas mais provveis destes erros.

212

Q9 (1 ponto) Calcule a resistncia interna do resistor de funes utilizando as medidas realizadas no procedimento I e as expresses 15 e 16

Grfico APA log f .e APB log f .

213

Grfico TPB (dB) log( RC) .

214

PR-RELATRIO 9 Nome:

turma:

Leia atentamente o texto da Aula 9, Circuitos RLC e m s r i e e e m p a r a l e l o em corrente alternada: ressonncia, e responda s questes que seguem. 1 O que a impedncia Z de um circuito RLC? Considere um circuito formado por um resistor R = 1k , um capacitor C=10nF e um indutor L = 10mH, associados em srie ou em paralelo. Qual a impedncia desses circuitos para um sinal de freqncia f = 5 kHz ?

2 O que a freqncia de ressonncia fR de um circuito RLC? Qual o seu valor para um circuito com R = 1 k , C=10nF e L = 10mH em srie e em paralelo?

3 Seja um circuito composto por um resistor R, um capacitor C e um indutor L, associados em srie, alimentado por um gerador cuja voltagem gerada dada por Vg ( t ) = V0 sin(t ) . Quais so, para esse circuito, as amplitudes de corrente i0

R 4 Faa para um circuito RLC em srie e em paralelo um esboo dos grficos esperados para a amplitude da voltagem no resistor V0 em funo da freqncia do sinal aplicad

215

8 Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento I. Descreva que tipo de medida ser realizado nesse procedimento.

9 Derive a expresso da potncia mdia dissipada no resistor em funes das impedncias presentes no circuito para o circuito RLC em srie.

10 - Faa um esboo do grfico da potencia media em funo da frequencia para dois fatores Q, um menor que 1 e outro maior que 10. Indique no grfico a frequencia de ressonancia e a largura de banda

11 - Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento II. Descreva que tipo de medida ser realizado nesse procedimento.

12 Derive a expresso da potncia mdia dissipada no resistor em funes das impedncias presentes no circuito para o circuito RLC em paralelo.

216

13 - Faa um esboo do grfico da potencia media em funo da frequencia para dois fatores Q, um baixo, menor que 1, e outro alto, maior que 10. Indique no grfico a frequencia de ressonncia e a largura de banda

14 - . O circuito RLC em srie e paralelo correspodendem a que tipo de filtros respectivamente? Justifique sua resposta

15 Usando o mesmo capacitor C e indutor L em um circuito RLC em srie e em paralelo, o resistor R a ser incluido no circuito de forma obter um fator de merito alto deve ser grande ou pequeno no circuito em srie e paralelo? Justifique sua resposta.

217

RELATRIO 9 (10 pontos) Nome1:______________________Assinatura1:___________________________ Nome2:______________________Assinatura2:___________________________ Nome3:______________________Assinatura3:___________________________ Nome4:______________________Assinatura4:___________________________ Turma:


Procedimento I Q1 (1 ponto) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 1. f(Hz) ln(f)
V0R

V0R

PR

PR

PR

Discrepncia (%)

(V) 500

experimental

Equao 28

20000
Tabela 1

Q2 (1 ponto) A partir dos valores experimentais faa um grfico PR log f , no se esquea de representar o erro na varivel y do grfico. Inclua no grfico os valores previstos pelo modelo. Verifique a concordncia entre os valores experimentais com os previstos.

218

Grfico PR log f

Q3 (1 ponto) A partir do grfico da questo Q2 determine graficamente o valor da frequencia de ressonncia, R , a largura de banda, R , o fator de mrito Q e a potncia mdia no mximo,
PR
MAX

com as suas respectivas unidades e incertezas.

( ( (

) ) )

PR

MAX

)
219

Q3 (1 ponto) Demonstre que (A condio a ser satisfeita


R2

R L

(XL

X C )2

2R )

Q4 (1 ponto) Compare os resultados obtidos no item Q3 com os valores nominais esperados considerando-se os valores de R, L e C usados. Justifique possveis diferenas.

R (
parmetros

);C

(
modelo

); L (
Discrepancia (%)

experimental

Q
PR
MAX

Tabela 2

Q5 (0.5 pontos) O circuito RLC em srie corresponde a que tipo de filtro? Justifique sua resposta!

220

Q6 (1 ponto) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 3 e 4 . Resistor ()


fR
fR

PR exp

PR modelo

Tabela 3

A frequencia para qual ocorre o mximo no deve mudar. Porque isto ocorre?
PR( 2 )

MAX

PR(1)

MAX

experimental

previso

Discrepncia (%)

Tabela 4

Compare o valor experimental com o esperado pelo modelo e verifique se h concordncia. Justique sua resposta. Procedimento II Q7 (1 ponto) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 5. f(Hz) ln(f)
V0R

V0R

PR

PR

PR

Discrepncia (%)

(V)

experimental

Equao 38

221

Tabela 5

Q8 (1 ponto) A partir dos valores experimentais faa um grfico PR log f , no se esquea de representar o erro na varivel y do grfico. Inclua no grfico os valores previstos pelo modelo Compare os valores experimentais com os previstos. Grfico PR log f

Q9 (1 ponto) A partir do grfico da questo Q8 determine graficamente o valor da frequencia de ressonncia, R , a largura de banda, R R , o fator de mrito Q e a potncia mdia mnima, P
min

com as suas respectivas incertezas.

)
222

( ( )

PR

min

Q10 (0.5 pontos) O circuito RLC em paralelo corresponde a que tipo de filtro? Justifique sua resposta!

223

PR-RELATRIO 10 Nome:

turma:

Leia atentamente o texto da Aula 10, Circuitos RLC e m s r i e em corrente alternada: diferena de fase e responda s questes que seguem. 1 Seja um circuito composto por um resistor R, um capacitor C e um indutor L, associados em srie, alimentado por um gerador cuja voltagem gerada dada por Vg ( t ) = V0 sin(t ) . Derive a expresso da diferena de fase entre a corrente e a voltagem?

2 Qual a condio na diferena de fase que deve ser satisfeita na ressonncia? Na ressonncia o circuito puramente capacitivo, resistivo ou indutivo? Justifique sua reposta

R 3 Faa um esboo do grfico esperado para a diferena de fase entre a corrente e a voltagem aplicada ao circuito, em funo da freqncia do sinal aplicado? Justifique sua reposta.

4 - Como obtem-se figuras de lissajous?

224

5 Faa um esboo do grfico da figura de lissajous esperada para a diferena de fase entre a corrente e a voltagem aplicada ao circuito, na ressonncia e apresenta a expresso para em funo dos parmetros a e b da figura de lissajous.

6 - Faa um esboo do grfico das figuras de lissajous esperadas para a diferena de fase entre a corrente e a voltagem aplicada ao circuito, quando este apresenta caractersticas predominantemente capacitivas ou indutivas respectivamente? Justifique sua reposta.

225

RELATRIO 10 (10 pontos) Nome1:______________________Assinatura1:___________________________ Nome2:______________________Assinatura2:___________________________ Nome3:______________________Assinatura3:___________________________ Nome4:______________________Assinatura4:___________________________ Turma:


Procedimento I Q1 (2 pontos) Quais foram os valores encontrados para o perodo de ressonncia, TR, e para a freqncia de ressonncia, fR, e suas respectivas incertezas, usando a figura de Lissajous? Apresente o grafico da figura de Lissajous para a frequencia de ressonncia.

Figura 1

)b (

TR

fR

226

Q2 (2 pontos) Apresente os resultados que voc obteve na Tabela 1. f(Hz) ln(f)


t

(ms)

(rad)

(rad)

(rad) Discrepancia (%)

Tabela 1

Q3 (2 pontos) Faa um grfico grfico.

ln f , no se esquea de representar o erro na varivel y do

227

Q4 (2 pontos) A partir do grfico da questo Q5 determine graficamente o valor da freqncia de ressonncia do circuito e sua respectiva incerteza.

fR

228

Q5 (2 pontos) Calcule o valor nominal da freqncia de ressonncia do circuito e sua respectiva incerteza. Use o valor medido de R e assuma que L e C possuem incertezas relativas de 10%. Como o valor nominal se compara com os resultados obtidos nas questes Q1, Q4 ? Calcule a discrepncia relativa D dos valores experimentais fR com o valor nomival. Justifique possveis diferenas.

R (

); L

(
fR

); C
(

(
)

valor nominal da freqncia de ressonncia: f R

fR

fR

D (%)

Q1 Q4

Compare os resultados obtidos pelos mtodos. Qual o mtodo mais preciso?

229

You might also like