You are on page 1of 2

O QUE A EFT?

A EFT - Emotional Freedom Techniques (Tcnica de Libertao Emocional) consiste no desbloqueio dos canais energticos, chamados de meridianos, enquanto o indivduo se sintoniza em um problema. Estes so os mesmos meridianos estudados h milnios pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT uma verso emocional desta outra tcnica, sem, no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha. O desbloqueio realizado atravs de leves batidas com as pontas dos dedos, nos terminais destes meridianos, enquanto o paciente est sintonizado no problema atravs da repetio de frases lembretes (frases que indicam ao sistema energtico o que est sendo tratado). Este processo simples, porm muito poderoso, trazendo resultados profundos, rpidos e duradouros, promovendo a sade fsica e emocional. No precisa ter conhecimento de acupuntura para aprender a EFT. A tcnica simples, d resultados normalmente bem surpreendentes e voc pode se auto-aplicar (ou aplicar em terceiros). No se trata de massagem, shiatsu, ou de qualquer outra tcnica. A EFT um mtodo prprio e sua aplicao tem particularidades que fazem o mtodo obter uma eficcia acima da mdia, sendo ao mesmo tempo simples de aprender. O grande diferencial do mtodo, que os bloqueios emocionais so trazidos a tona durante a aplicao atravs das lembranas e memrias que so estimuladas atravs da fala e do pensamento, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente, atravs das batidas nos terminais dos canais energticos. Isso aumenta bastante a eficcia da tcnica quando comparamos com outros processos. Ou seja, o mtodo combina sempre falar e pensar em questes emocionais, ao mesmo tempo em que desbloqueiam-se os meridianos. Os resultados da aplicao desta tcnica a resoluo de problemas emocionais, algumas vezes em poucos minutos, at mesmo em questes aparentemente difceis e profundamente enraizadas. Uma nica sesso (com 50 minutos de durao, conduzida por uma pessoa experiente) , geralmente, suficiente para eliminar completamente uma fobia, ou para eliminar a dor de uma memria traumtica, uma mgoa entre muitos outros problemas especficos. Alguns problemas, no entanto, podem exigir persistncia e dedicao, pois depende da quantidade de bloqueios energticos que a pessoa guarda.

O QUE POSSO TRATAR COM A EFT?

Basicamente, qualquer sentimento negativo: - raiva - mgoa - tristeza - culpa - frustrao - medo - Fobias: claustrofobia, medo de altura, de multido, medo de falar em pblico, medo de dirigir, medo de animais e insetos, todo e qualquer tipo de fobia no citada aqui nesta lista, -memrias traumticas (de acidentes, violncia, seqestro, assalto, de guerra), transtorno do estresse ps-traumtico, e etc. Pode-se ainda tratar com sucesso casos como: ansiedade, obesidade, vcios (cigarro, bebida, drogas, chocolate, comida...), roer unhas, depresso, sndrome do pnico, autoestima baixa, problemas de relacionamento e etc.

www.marciabarretoterapiasholisticas.blogspot.com

Pode-se tratar dores: dores crnicas ou no, enxaqueca e todo tipo de dor de cabea, dor na coluna, dores nas juntas, dores nos tendes, clicas menstruais, dores devido a traumas fsicos novos ou antigos, dores provocadas por outras doenas (cncer, artrite, e etc...) e todas as dores no listadas aqui. Geralmente tem resultados muito rpidos no alvio das dores em geral. possvel tratar problemas fsicos: Presso alta, diabetes, asma, atrite, alergias de todos os tipos, etc.

A EFT E A INTELIGNCIA EMOCIONAL


A Inteligncia Emocional no tem tido um papel fundamental nos nossos processos modernos de educao e crescimento. No entanto, tem um papel essencial na nossa experincia enquanto seres humanos. Desde que nascemos estamos habituados a dar uma importncia enorme Inteligncia Intelectual. Aqueles que sabem mais, tiram melhores notas so considerados os melhores e melhor sucedidos. O que se verifica na vida prtica, que duas pessoas com as mesmas capacidades intelectuais tm resultados diferentes na vida, dependendo do seu grau de Inteligncia Emocional. Uma pessoa com uma Inteligncia Emocional desenvolvida e com o mesmo QI de uma pessoa com Inteligncia Emocional no desenvolvida tem melhores resultados na vida, enquanto a outra pode falhar redondamente. E por qu? Porque as emoes condicionam a nossa livre expresso em cada momento. So motores interiores acionados por gatilhos exteriores (experincias, pessoas, objetos). Estes gatilhos despertam memrias que tm associadas emoes dolorosas e ns ficamos condicionados a essas emoes. Na maioria dos casos, nem nos apercebemos que este recordar existe. Estamos demasiado habituados a um pensamento compulsivo que no nos damos conta de todos os pensamentos que vo surgindo no nosso espao de conscincia a todo o instante. por isso que mudamos de humor com tanta facilidade ou acordamos bemdispostos num dia e mal-dispostos noutro. por isso que gostamos de certas pessoas mal as vemos ou simplesmente no simpatizamos, sem qualquer tipo de razo. por isso que, quando confrontados com desafios, uns aproveitam-nos como oportunidades e outros simplesmente desistem pelo caminho. A forma como reagimos ao mundo exterior est intimamente relacionado com a forma como lidamos com o nosso universo interior de memrias, crenas e emoes. Desenvolver a Inteligncia Emocional , talvez, o melhor e mais fivel recurso para o sucesso na vida, a todos os nveis. A EFT oferece-nos a possibilidade de gerir as nossas emoes em qualquer situao, sem ter que esperar por nada nem ningum. Numa situao de stress, de conflito interpessoal, de dor fsica ou emocional, podemos simplesmente libertar o nosso interior do peso das emoes negativas.

www.marciabarretoterapiasholisticas.blogspot.com

You might also like