You are on page 1of 11

Avaliao da resistncia efetiva do concreto mediante ensaios in locoEstudo de caso em Braslia

Evaluation of the effective strength of concrete by testing in situ - Case in Brasilia


MORENO SAMANIEGO, Yulena Tatiana (1); BAUER, Elton (2); PALACIOS, Mara del Pilar Guzmn (3); LINS, Luciana Nascimento (4)
(1) Mestranda em Estruturas e Construo Civil, Universidade de Braslia. (2) Professor Doutor, Programa de Ps-graduao Estruturas e Construo Civil, Universidade de Braslia. (3) Mestre em Estruturas e Construo Civil, Universidade de Braslia. (4) Professora Mestre, Universidade Catlica de Braslia. Edifcio SG-12, 1 andar, Campus Darcy Ribeiro, CEP: 70.910-900. Braslia DF, Brasil.

Resumo
Os ensaios in loco, eventualmente realizados em estruturas de concreto, tm como objetivo estimar propriedades do material utilizado na estrutura j executada. Neste contexto, o principal objetivo desses ensaios estimar um valor imediato da resistncia do concreto num ponto da estrutura para avaliar a capacidade estrutural subsequente, ou para localizar defeitos internos numa pea de concreto. A esclerometria um mtodo de avaliao de dureza superficial e consiste em impactar uma superfcie de concreto com uma dada energia de impacto e medir o rebote de uma massa padro aps o impacto no concreto. Outro mtodo empregado a penetrao de pino, e consiste na medio da resistncia do concreto atravs da penetrao de um pino que atinge o concreto com um carregamento balstico predeterminado. O mtodo mais usado para determinao da resistncia compresso da prpria estrutura, que j um ensaio destrutivo, a extrao e rompimento de testemunhos. No presente estudo se avaliaram concretos utilizando esses ensaios em trs obras de Braslia, correlacionando ndice Escleromtrico, Penetrao de Pino e Resistncia de Testemunhos. Os resultados obtidos em obra representam a resistncia efetiva do concreto e foram comparados com concretos produzidos em laboratrio. Verificou-se uma boa correlao entre os mtodos de Esclerometria e Penetrao de pino e podem ser considerados para avaliar a resistncia efetiva do concreto quando os mesmos so relacionados com a resistncia de testemunhos extrados da mesma estrutura.
Palavra-Chave: Esclermetria, Penetrao de pino, Extrao de testemunhos, Resistncia efetiva do concreto.

Abstract
The tests in-situ, eventually performed in concrete structures, has to estimate properties of the material used in the structure already completed. In this context, the main objective of these tests is to estimate an immediate value of concrete strength at a point of the structure to evaluate the structural capacity further, or to find internal defects in a piece of concrete. The sclerometry stands is an evaluation method of the surface hardness and consist of an impact to a concretes surface with a given impact energy and measuring the rebound from a standard mass after impact on concrete. Another method employed is pin penetration test, this method consists in measuring the strength of concrete by penetration of pin that reaches the concrete with a predetermined ballistic charge. The extraction and disruption of core samples is the most widely used method in determining the compressive strength of the structure itself. In the present study evaluated concrete using these tests in three construction sites of Brasilia, correlating Sclerometry, Pin Penetration and Core Samples. The results obtained in the construction sites represent the effective resistance of concrete and were compared with concrete produced in the laboratory. There was a good correlation between the Sclerometry and Pin Penetration methods and can be considered to evaluate the effective resistance of the concrete when they are associated to strength of core samples. Keywords: Sclerometry , Penetration pin, Extraction of Core Samples, Effective Strength of concrete

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

1. Introduo
No Distrito Federal, a quantidade de concreto utilizada na construo civil vem aumentando devido ao grande nmero de obras em execuo. Com isso, observa-se uma significativa ocorrncia de resultados de resistncia compresso de concretos que indicam uma no conformidade de resistncia desses materiais, em relao s resistncias especificadas nos projetos. Os corpos de prova moldados nas operaes de controle tecnolgico, em obra, so usados para se obter informao sobre a resistncia potencial do concreto, mas no necessariamente fornecem informao direta sobre a resistncia real do concreto na estrutura, sendo necessrio aplicar os coeficientes de norma para obter a resistncia efetiva correspondente. Uma forma de avaliar se os concretos apresentam no conformidade por intermdio dos ensaios in loco. O principal objetivo desses ensaios estimar um valor imediato da resistncia efetiva do concreto, para diminuir as dvidas no controle de aceitao, homogeneidade, deteriorao do concreto ou avaliar a capacidade estrutural subsequente. O mtodo mais usado para determinao da resistncia compresso da prpria estrutura o mtodo de extrao e rompimento de testemunhos, normalizado no Brasil pela norma NBR 7680:2007. O dimetro mnimo permitido do testemunho trs vezes a dimenso nominal do agregado grado e preferencialmente superior a 10 cm. Porm, h casos em que no possvel retirar amostras com o dimetro estabelecido na norma devido a riscos para a estrutura, espaamento entre barras muito pequeno, e tambm, por questes estticas. A norma NBR 7680:2007 recomenda testemunhos de no mnimo 10 cm de dimetro com relao altura/dimetro igual ou inferior a dois e maior a um. Vieira Filho (2007) afirma que a variabilidade do ensaio aumenta com a diminuio do testemunho, mas tambm permitida a utilizao dos testemunhos de dimetro reduzido, 7,5 cm e 5,0 cm na avaliao de estruturas. Tendo em conta a diferena da resistncia compresso obtida por testemunhos de concreto (resistncia efetiva) e a resistncia potencial, a NBR 6118:2007 permite dividir o coeficiente de ponderao do concreto (c) por 1,1, o que equivale a um acrscimo de 10% no resultado final da tenso. Com essa correo, pode-se comparar o resultado in loco com o moldado no controle tecnolgico e com o fck da estrutura. Outro mtodo no destrutivo muito utilizado a esclermetria, que se destaca por ser muito simples e barato (Malhotra, 2004). O objetivo do ensaio a determinao do ndice escleromtrico mediante a utilizao de um esclermetro de reflexo tipo Schmidt. Este um mtodo de avaliao da dureza superficial normalizado pela NBR 7584:2012 e consiste em impactar uma superfcie de concreto com uma dada energia de impacto. A energia de impacto , em parte, consumida na deformao plstica permanente, provocada na superfcie em ensaio, e em parte refletida elasticamente, proporcionando o retorno do martelo. A distncia do rebote registrada como ndice escleromtrico (IE) ou ndice de reflexo.
ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC
2

Para avaliaes no destrutivas, tem-se ainda a resistncia penetrao de pino, tambm conhecido como Windsor Probe e adaptado no Brasil por Vieira em 1978. Este mtodo busca definir uma relao entre o comprimento cravado de um pino, que atinge o concreto com um carregamento balstico predeterminado, e a resistncia compresso do concreto. Uma determinada quantidade da energia cintica inicial do pino parcialmente absorvida durante a penetrao, em grande parte, atravs de triturao e fratura do concreto e, em menor parte, por atrito entre o pino e o concreto. A penetrao do pino provoca a fratura do concreto dentro de uma zona em forma de cone por baixo da superfcie com fissuras propagando-se superfcie, o que faz com que seja possvel estabelecer relaes empricas teis entre a profundidade de penetrao e a resistncia compresso. (ACI 228.1R-03, 2003) Evangelista (2002), Machado (2005), Cmara (2006), Joffily (2010), Palcios (2012), entre outros autores, visaram correlacionar a resistncia compresso com o ndice escleromtrico e com a penetrao de pino por meio de estudos realizados em corpos de prova moldados em laboratrio nas condies timas e padres que especificam as normas. O estudo realizado por Palcios (2012) compreende estes ensaios no destrutivos em concretos produzidos em laboratrio com resistncias de 30, 40 e 50 MPa, para correlaciona-os com a resistncia a compresso de testemunhos extrados desses mesmos concretos. Neste estudo de caso foram realizados ensaios de esclerometria e penetrao de pino em elementos de trs obras j executadas em Braslia, nas quais foram detectadas no conformidades do concreto. Posteriormente efetuou-se uma correlao com a resistncia compresso dos testemunhos extrados da estrutura para a avaliao da resistncia efetiva do concreto. Tendo essa correlao os resultados foram comparados com as correlaes obtidas no estudo laboratorial de Palcios (2012).

2. Metodologia
No momento que o concreto chega obra, se realiza, por parte da construtora, o controle e recebimento do concreto seguindo a norma NBR 12655:2006. Uma vez que os corpos de prova que foram moldados na obra so rompidos no laboratrio para determinar sua resistncia potencial e esta apresentou valores abaixo dos esperados, ou seja, menor que a resistncia fck, ento se considera como concreto no conforme. O foco do estudo so trs obras do Distrito Federal nas quais, dentre os elementos levantados e verificados, alguns pilares apresentaram situaes criticas e nos quais foram extrados corpos de prova para confirmar se, de fato, suas resistncias esto comprometidas. A rotina experimental para analise nas obras se inicia com o ensaio de esclerometria em cada um dos pilares conforme estabelece a norma NBR 7584:2012. Foi utilizado o esclermetro marca Proceq com energia de percusso de 2,207 Nm, e um intervalo de medio de 10 - 70 N/mm. O ensaio na estrutura comea com a limpeza da camada
ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC
3

inicial do concreto utilizando um disco de carborundum. Depois se procede marcao da regio de ensaio com uma malha de 200x200mm para efetuar 16 impactos. Registra-se os valores obtidos de cada golpe e posteriormente se determina o ndice escleromtrico, o qual se toma como a mdia das 16 determinaes obtidas na malha multiplicada por coeficiente de correo obtido na bigorna de calibrao. Para o ensaio de penetrao de pino foi utilizada a pistola marca Walsywa , cartucho calibre 22 curto potencia 5 e pino liso 1/4x55 mm. O ensaio foi realizado conforme a norma ASTM C803 (2003) e se considerou o mtodo desenvolvido por Joffily (2010) no qual se utiliza uma potencia baixa da pistola que corresponde a uma profundidade de 4,75 cm dentro do cano da pistola e uma distncia entre disparos mnima de 20 cm. Depois de efetuado o disparo se procede medio do comprimento do pino exposto com um paqumetro (preciso de 0,1 mm) e um disco de ao. A grandeza Lp corresponde ao comprimento cravado do pino. A extrao dos testemunhos foi realizada conforme a norma NBR 7680: 2007. Para cada extrao se recomenda inicialmente escarificar a pea prximo regio de extrao do testemunho com o intuito de visualizar as armaes, efetuar a extrao em local de livre presena de armaes e preencher as reas escarificadas e furadas da pea, inclusive o cobrimento, com graute seguindo a recomendao da empresa construtora. Latorre (2002) menciona o procedimento denominado dry-pack ou argamassa seca, como outra forma de preencher o furo do testemunho, esta deve ser aplicada em camadas de no mximo um cm de espessura, compactadas energicamente. De cada um dos pilares se retirou um testemunho, que foram devidamente retificados e capeados com enxofre conforme procedimento da central de concreto, e posteriormente foram submetidos ao ensaio de resistncia compresso. Alm da retificao e do capeamento, a norma NBR 5738:2003 tambm menciona o remate com uma fina camada de pasta de cimento como procedimento de preparao dos topos dos corpos-de-prova cilndricos.

3. Resultados
Na tabela 1 se apresentam as caractersticas dos concretos avaliados em cada obra e no laboratrio. O fornecedor de concreto foi o mesmo nas trs obras avaliadas.
Tabela 1- Resumo das caractersticas dos concretos avaliados fck Agregado Abatimento Elementos Concreto (MPa) Grado (cm) Ensaiados Obra 1 25 a 35 Brita 1 10 cm 2 Pilares 30 Brita 1 10 cm Pilares Obra 2 30 Brita 0 e 1 12 cm Pilares Obra 3 30 Brita 0 14 cm Pilares Laboratrio 30 a 50 Brita 0 e 1 9,5 cm Prismas

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

3.1 Avaliaes na obra Os resultados de ndice escleromtrico e resistncia compresso de testemunhos extrados nas trs obras avaliadas so apresentados na tabela 2.
Tabela 2- Resultados de Esclerometria e fc testemunhos das trs obras avaliadas
Obra avaliada ndice Escleromtrico 31,65 35,38 34,09 32,98 32,56 36,02 30,29 36,11 34,91 OBRA 1 35,95 32,70 39,78 33,95 33,43 33,76 32,93 33,62 35,69 34,43 33,46 36,32 fc testemunhos (MPa) 31,81 35,90 32,57 31,31 32,22 37,26 31,37 35,61 35,74 36,69 33,51 53,99 33,92 29,08 33,08 34,05 35,77 46,34 43,28 41,91 39,11
OBRA 3 OBRA 2 Obra avaliada ndice Escleromtrico 31,62 33,45 30,86 28,31 40,25 39,75 39,75 40,50 39,99 34,32 35,24 37,36 35,88 fc testemunhos (MPa) 37,39 41,38 33,13 27,10 49,71 51,91 48,28 44,14 53,77 28,49 34,87 36,85 33,88

Para a relao entre o ndice Escleromtrico e Resistncia Compresso de testemunhos, a curva de regresso linear a que melhor representa a tendncia do incremento de IE quando a resistncia aumenta. Esse comportamento pode ser observado na figura 1.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

Figura 1- Curva de correlao entre ndice escleromtrico e Resistncia Compresso de testemunhos.

Para a relao entre a Penetrao de Pino e Resistncia Compresso de testemunhos, a curva de potncia a que melhor representa a tendncia do incremento da penetrao do pino quando a resistncia diminui. Na Figura 2 est representado o grfico com a curva de correlao.

Figura 2- Curva de correlao entre penetrao de pino e resistncia compresso de testemunhos

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

Os resultados de penetrao de pino e resistncia compresso de testemunhos extrados nas trs obras avaliadas so apresentados na tabela 3.
Tabela 3- Resultados de Penetrao de Pino e fc testemunhos das trs obras avaliadas
Obra Penetrao de Pino avaliada 46,80 40,60 37,10 43,10 36,00 40,25 41,75 OBRA 1 37,75 25,00 40,45 38,25 39,10 44,25 31,75 33,50 36,75 40,62 OBRA 2 35,73 49,59 38,83 40,03 OBRA 3 39,48 38,63 38,88 fc testemunhos (MPa) 31,81 32,22 37,26 31,37 35,61 35,74 36,69 39,11 53,99 33,92 33,08 34,05 35,77 46,34 43,28 41,91 37,39 33,13 27,10 42,93 28,49 34,87 36,85 33,88

Nos grficos apresentados nas Figuras 1, 2, 3 e 4, encontram-se os coeficientes de determinao (R) bem como a equao de regresso com maior correlao obtida. Todas as curvas foram ajustadas com uma confiabilidade de 95%. 3.2 Avaliaes no laboratrio Do estudo realizado por Palcios (2012) se obtiveram os resultados para ndice escleromtrico e penetrao de pino com a resistncia compresso de testemunhos extrados de prismas, so apresentados nas tabelas 4 e tabela 5.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

Tabela 4 e 5- Resultados de Esclermetria, Penetrao de Pino e fc testemunhos do concreto produzido no laboratrio (Palcios, 2012)
ndice fc testemunhos Escleromtrico (MPa) 34,03 34,45 34,66 34,92 35,42 36,55 37,18 37,39 37,55 37,74 38,06 36,86 37,30 37,61 37,65 37,82 38,03 26,74 30,19 30,48 30,77 30,94 40,08 42,03 42,82 43,05 43,25 46,70 45,71 47,42 47,81 48,42 49,02 49,46
Penetrao de fc testemunhos Pino (MPa) 29,24 29,56 30,03 32,36 34,52 24,11 24,18 24,25 25,52 26,76 26,91 22,15 22,74 23,01 23,12 23,14 24,11 26,74 30,19 30,48 30,77 30,94 40,08 42,03 42,82 43,05 43,25 46,70 45,71 47,42 47,81 48,42 49,02 49,46

A curva de correlao entre ndice Escleromtrico e Resistncia Compresso de testemunhos, obtida do concreto produzido em laboratrio se apresenta na Figura 3. E a correlao entre Penetrao de Pino e Resistncia a Compresso de testemunhos se apresenta na Figura 4.

Figura 3- Curva de correlao entre a Esclerometria e a Resistncia compresso dos testemunhos

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

Figura 4- Curva de correlao entre penetrao de pino e a resistncia compresso dos testemunhos

As equaes das correlaes obtidas com ensaios laboratoriais por Palcios (2012) e as obtidas diretamente na obra so mostradas na Tabela 6. Destaca-se que os resultados obtidos das obras representam a resistncia efetiva do concreto na estrutura.
Tabela 6- Correlaes propostas por Palcios (2012) e as obtidas neste estudo. Correlao IE x fc testemunhos Laboratrio Lp x fc testemunhos IE x fc testemunhos Obras Lp x fc testemunhos Equaes R2 0,921 0,732 0,637 0,659

fc 5,4358 * IE 158,4

fc 3008,3 * Lp 1,325 fc 1,9107 * IE 28,916 fc 1062,8 * Lp 0,926

4. Concluses
As curvas de correlao entre Esclerometria, Penetrao de Pino e Resistncia Compresso de Testemunhos, utilizados nas trs obras avaliadas, apresentaram resultados coerentes e prximos aos obtidos nas curvas de correlao do concreto produzido no laboratrio. A diferena entre os resultados se atribui s condies timas que se apresentam no laboratrio comparando com as condies reais que acontecem na obra, durante a execuo em canteiro, nos processos de lanamento, adensamento e cura do concreto. Verificou-se em obras reais do Distrito Federal, que a curva de regresso Linear a que melhor correlaciona o ndice Escleromtrico com a Resistencia Compresso de testemunhos.
ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC
9

Para a correlao entre a Penetrao de Pino e Resistncia Compresso de testemunhos, se verificou que a curva de potncia a que melhor representa a tendncia do incremento da penetrao do pino quando a resistncia diminui. Com isto se pode concluir que os ensaios de Esclerometria e Penetrao de pino podem ser considerados para avaliar a resistncia efetiva do concreto quando os mesmos so relacionados com a resistncia de testemunhos extrados da mesma estrutura.

5. Referncias
AMERICAN CONCRETE INSTITUTE ACI - 228 - 1R - 03, 2003, In place methods to estimate concrete strength, Detroit, 44 pp. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, NBR 7584 , Concreto endurecido Avaliao da dureza superficial pelo esclermetro de reflexo. Rio de Janeiro, 2012. ______NBR 5738: Concreto Procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova. Rio de Janeiro, 2003. ______NBR 7680, Concreto-Extrao, preparo e ensaio de testemunhos de concreto. Rio de Janeiro, 2007. ______NBR 6118, Projeto de estruturas de concreto Procedimento. Rio de Janeiro, 2007. ______NBR 12655, Concreto endurecido Avaliao da dureza superficial pelo esclermetro de reflexo. Rio de Janeiro, 2006. CMARA, E. Avaliao da resistncia compresso do concreto utilizado usualmente na grande Florianpolis atravs de mtodos de ensaios no destrutivos. Dissertao (Mestrado Engenharia Civil) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2006. EVANGELISTA, A. Avaliao da resistncia do concreto usando diferentes ensaios no destrutivos. 239f. Tese (Doutorado em Engenharia) Universidade Federal do Rio deJaneiro, Rio de Janeiro, 2002. JOFFILY, I. A. L. Avaliao do ensaio de penetrao de pino para mensurao indireta da resistncia compresso do concreto. 139 p. Dissertao de Mestrado em Estruturas e Construo Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Braslia, Braslia, DF, 2010. MACHADO, M. Curvas de correlao para caracterizar concretos usados no Rio de Janeiro por meio de ensaios no destrutivos. 294f. Dissertao (Mestrado emEngenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

10

MALHOTRA, V; CARINO, N. Handbook on nondestructive testing of concrete. 2 Ed. United States of America: CRC Press LLC, 2004. LATORRE, P. E. V. Estudo de Argamassas para reparos de Estruturas de Concreto sujeitas abraso, em locais com umidade elevada. Dissertao de Mestrado em Cincias da Construo Civil, do Curso de Ps-graduao em Engenharia Civil, PPGCC, da Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2002. PALACIOS, M.P.G. Emprego de Ensaios No Destrutivos e de Extrao de Testemunhos na Avaliao da Resistncia Compresso do Concreto. 165p. Dissertao de Mestrado em Estruturas e Construo Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Braslia, Braslia, DF, 2012. VIEIRA FILHO, Jos Orlando. Avaliao da resistncia compresso do concreto atravs de testemunhos extrados: contribuio estimativa do coeficiente de correo devido aos efeitos do broqueamento. 2 v. 440 p. (tese de doutorado) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, 2007.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

11

You might also like