You are on page 1of 5

Usar o teclado para trabalhar com programas da faixa de opes

Mostrar tudo O Office 2010 fornece atalhos de teclado para a faixa de opes, que faz parte do interface de usurio do Microsoft Fluent, para permitir a rpida execuo das tarefas sem precisar usar o mouse.

O que voc deseja fazer?

Acessar qualquer comando da faixa de opes pressionando poucas teclas Alterar o foco do teclado sem usar o mouse

Acessar qualquer comando da faixa de opes pressionando poucas teclas


As teclas de acesso permitem o uso rpido de um comando, pressionando algumas teclas, de qualquer parte do programa. Todos os comandos de um programa que usa uma faixa de opes do Office Fluent podem ser acessados com uma dessas teclas. possvel acessar a maioria dos comandos pressionando de duas a quatro teclas.

1. Pressione e solte a tecla ALT.


As Dicas de tecla so exibidas sobre cada recurso disponvel no modo de exibio atual. O exemplo a seguir do Microsoft Office Word.

2. 3.

Pressione a letra mostrada na dica de tecla sobre o recurso que voc deseja usar. Dependendo da letra pressionada, podero ser exibidas Dicas de tecla adicionais. Por exemplo, se a guia Home estiver ativa e voc pressionar N, a guia Inserir ser exibida, juntamente com as Dicas de tecla dos grupos dessa guia.

4.

Continue pressionando as letras at que pressione a letra do comando especfico ou opo que deseja usar. Em alguns casos, necessrio pressionar primeiro a letra do grupo que contm o comando:
DICA

Para cancelar a ao executada e ocultar as Dicas de tecla, pressione e solte a tecla

ALT.

Alterar o foco do teclado sem usar o mouse


Outra maneira de usar o teclado para trabalhar com programas da faixa de opes mover o foco entre as guias e os comandos at localizar o recurso que deseja usar. A tabela a seguir lista algumas maneiras de mover o foco do teclado sem usar o mouse.
PARA FAZER ISTO
Selecionar a guia ativa da faixa de opes e ativar as teclas de acesso. Mover para outra guia da faixa de opes.

PRESSIONE
ALT ou F10. Pressione uma dessas teclas novamente para retornar ao documento e cancelar as teclas de acesso. ALT ou F10 para selecionar a guia ativa e, em seguida, SETA PARA A ESQUERDA ou SETA PARA A DIREITA. ALT ou F10 para selecionar a guia ativa e CTRL+SETA PARA A DIREITA ou SETA PARA A ESQUERDA para mover entre grupos. CTRL+F1 SHIFT+F10 F6

Mover para outro Grupo na guia ativa.

Minimizar ou restaurar a faixa de opes. Exibir o menu de atalhos para o item selecionado. Mover o foco para selecionar as seguintes reas da janela:

Guia ativa da faixa de opes Seu documento Painel de tarefas Exibir a barra de status na parte inferior da janela

Mover o foco para cada comando na faixa de opes, para a frente ou para trs. Mover para baixo, para cima, para a esquerda ou para a direita entre os itens na faixa de opes. Ativar o comando ou o controle selecionado na faixa de opes. Abrir o menu ou a galeria selecionada na faixa de opes. Ativar um comando ou um controle da faixa de opes para poder modificar um valor. Concluir a modificao de um valor em um controle na faixa de opes e mover o foco de volta para o documento. Obter ajuda sobre o comando ou o controle selecionado na faixa de opes (se nenhum tpico da Ajuda estiver associado ao comando selecionado, o ndice da Ajuda ser exibido para o programa em questo).

ALT ou F10 e, em seguida, TAB ou SHIFT+TAB SETA PARA BAIXO, SETA PARA CIMA, SETA PARA A ESQUERDA ou SETA PARA A DIREITA BARRA DE ESPAOS ou ENTER BARRA DE ESPAOS ou ENTER ENTER ENTER F1

Atalhos do teclado para elementos grficos SmartArt


Os atalhos do teclado descritos nesse tpico de Ajuda referem-se ao layout de teclado americano. As teclas em outros layouts podem no corresponder exatamente s teclas de um teclado americano.
OBSERVAO

Par imprimir esse tpico, pressione TAB para selecionar Mostrar Tudo, pressione

ENTER e, em seguida, pressione CTRL+P.

INSERIR UM ELEMENTO GRFICO SMARTART EM UM DOCUMENTO DO OFFICE


1. No programa do Microsoft Office no qual deseja inserir o elemento grfico, pressione ALT, em seguida N e, em seguida, M, para abrir a caixa de dilogo Elemento Grfico SmartArt. 2. Pressione SETA PARA CIMA ou SETA PARA BAIXO para selecionar o tipo de elemento grfico que deseja. 3. 4. 5. Pressione TAB para mover para o painel de tarefas Layout. Pressione as setas de direo para selecionar o layout que deseja. Pressione ENTER para inserir o layout selecionado.

TRABALHAR COM FORMAS EM UM ELEMENTO GRFICO SMARTART


PARA FAZER ISSO
Selecionar o prximo elemento em um elemento grfico SmartArt. Selecionar o elemento anterior em elemento grfico SmartArt. Selecionar todas as formas. Remover o foco da forma selecionada. Deslocar a forma selecionada para cima. Deslocar a forma selecionada para baixo. Deslocar a forma selecionada para a esquerda. Deslocar a forma selecionada para a direita. Editar o texto na forma selecionada. Excluir a forma selecionada. Recortar a forma selecionada. Copiar a forma selecionada. Colar o contedo da rea de transferncia. Desfazer a ltima ao.

PRESSIONE
TAB SHIFT+TAB CTRL+A ESC SETA PARA CIMA SETA PARA BAIXO SETA PARA A ESQUERDA SETA PARA A DIREITA ENTER ou F2 DELETE ou BACKSPACE CTRL+X ou SHIFT+DELETE CTRL+C CTRL+V CTRL+Z

MOVER E REDIMENSIONAR FORMAS EM UM ELEMENTO GRFICO SMARTART


PARA FAZER ISSO
Aumentar a forma selecionada horizontalmente. Diminuir a forma selecionada horizontalmente Aumentar a forma selecionada verticalmente. Diminuir a forma selecionada verticalmente. Girar a forma selecionada para a direita. Girar a forma selecionada para a esquerda

PRESSIONE
SHIFT+SETA PARA A DIREITA SHIFT+SETA PARA A ESQUERDA SHIFT+SETA PARA CIMA SHIFT+SETA PARA BAIXO ALT+SETA PARA A DIREITA ALT+SETA PARA A ESQUERDA

OBSERVAES

Para aplicar ajustes mais precisos s formas, pressione a tecla CTRL, alm de qualquer um dos atalhos de teclado acima.

Esses atalhos de teclado so aplicados a diversas selees, como se voc tivesse selecionado cada item individualmente.

TRABALHAR COM TEXTO EM UM ELEMENTO GRFICO SMARTART


PARA FAZER ISSO
Mover um caractere para a esquerda. Mover um caractere para a direita. Mover uma linha para cima. Mover uma linha para baixo Mover uma palavra para a esquerda. Mover uma palavra para a direita. Mover um pargrafo para cima. Mover um pargrafo para baixo Mover para o final de uma linha. Mover para o incio de uma linha. Mover para o final de uma caixa de texto. Mover para o incio de uma caixa de texto. Recortar o texto selecionado. Copiar o texto selecionado Colar o texto selecionado Desfazer a ltima ao. Excluir um caractere para a esquerda. Excluir uma palavra para a esquerda Excluir um caractere para a direita Excluir uma palavra para a direita Elevar o texto selecionado. Rebaixar o texto selecionado Verificar a ortografia (no disponvel no Word).

PRESSIONE
SETA PARA A ESQUERDA SETA PARA A DIREITA SETA PARA CIMA SETA PARA BAIXO CTRL+SETA PARA A ESQUERDA CTRL+SETA PARA A DIREITA CTRL+SETA PARA CIMA CTRL+SETA PARA BAIXO END HOME CTRL+END CTRL+HOME CTRL+X CTRL+C CTRL+V CTRL+Z BACKSPACE CTRL+BACKSPACE DELETE CTRL+DELETE ALT+SHIFT+SETA PARA A ESQUERDA ALT+SHIFT+SETA PARA A DIREITA F7

APLICAR UMA FORMATAO DE CARACTERE


PARA FAZER ISSO
Abrir a caixa de dilogo Fonte. Aumentar o tamanho da fonte do texto selecionado. Diminuir o tamanho da fonte do texto selecionado. Alternar as maisculas de minsculas do texto selecionado (letras minsculas, Primeira Letra De Cada Palavra Em Maiscula, LETRAS MAISCULAS). Aplicar formatao em negrito ao texto selecionado. Aplicar um sublinhado ao texto selecionado (no disponvel no Word). Aplicar formatao itlico ao texto selecionado.

PRESSIONE
CTRL+SHIFT+F ou CTRL+SHIFT+P CTRL+SHIFT+> CTRL+SHIFT+< SHIFT+F3 CTRL+B CTRL+U CTRL+I

Aplicar formatao subscrita ao texto selecionado Aplicar formatao sobrescrita ao texto selecionado Ajustar o deslocamento para cima do sobrescrito/subscrito. Ajustar o deslocamento para baixo do sobrescrito/subscrito. Remover toda a formatao de caractere do texto selecionado.

CTRL+SINAL DE IGUAL CTRL+SHIFT+SINAL DE IGUAL CTRL+ALT+SHIFT+> CTRL+ALT+SHIFT+< CTRL+SPACEBAR

COPIAR A FORMATAO DO TEXTO


PARA FAZER ISSO
Copiar a formatao do texto selecionado. Colar a formatao ao texto selecionado.

PRESSIONE
CTRL+SHIFT+C CTRL+SHIFT+V

APLICAR UMA FORMATAO DE PARGRAFO


PARA FAZER ISSO
Centralizar um pargrafo. Justificar um pargrafo. Alinhar um pargrafo esquerda. Alinhar um pargrafo direita. Rebaixar um ponto de marcador. Elevar um ponto de marcador

PRESSIONE
CTRL+E CTRL+J CTRL+L CTRL+R TAB ou ALT+SHIFT+SETA PARA A DIREITA SHIFT+TAB ou ALT+SHIFT+SETA PARA A ESQUERDA

USE O PAINEL TEXTO


PARA FAZER ISSO
Mesclar duas linhas de texto. Exibir o menu de atalho. Alternar entre o painel Texto e a tela de desenho. Fechar o painel Texto. Alternar o foco do painel Texto para a borda do elemento grfico SmartArt. Abrir o tpico da Ajuda do elemento grfico SmartArt. O ponteiro deve estar no painel Texto.

PRESSIONE
DELETE no final da primeira linha do texto SHIFT+F10 CTRL+SHIFT+F2 ALT+F4 ESC CTRL+SHIFT+F1

You might also like