You are on page 1of 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia de Produo Mecnica


5 Srie Sistemas Fluidomecnicos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, trabalho em grupo. Desenvolver independentes, autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. os sistemticos estudos e o a convivncia e o

Engenharia de Produo Mecnica - 5 Srie - Sistemas Fluidomecnicos

Pg. 2 de 2

AUTORIA: Valdir Rogrio Corra Pinto


Centro Universitrio Anhanguera de Santo Andr - UniA
.

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Aplicar conhecimentos matemticos, cientficos, tecnolgicos e instrumentais Engenharia. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados. Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e grfica.

Produo Acadmica
A produo acadmica constar de relatrios referentes s etapas desta ATPS que sero entregues ao longo do semestre letivo. As datas da entrega de cada relatrio e a apresentao final sero definidas pelo professor da disciplina. Relatrio 1 (1 bimestre): Estudo da Perda de Carga e Cavitao; Relatrio 2 (1 bimestre): Bombas Volumtricas e Centrfugas ; Relatrio 3 (2. Bimestre): Sistemas de Bombeamento; Relatrio 4 (2 bimestre): Circuitos Hidrulicos e Pneumticos.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de no mximo 6 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas;
1

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Valdir Rogrio Corra Pinto

Engenharia de Produo Mecnica - 5 Srie - Sistemas Fluidomecnicos

Pg. 3 de 3

com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

DESAFIO
Seu grupo, logo aps a concluso do curso de Engenharia de Produo, criou uma pequena empresa prestadora de projetos e servios de engenharia e necessita ganhar mercado e montar uma carteira de clientes. As atividades de engenharia esto aquecidas nesse momento da economia do pas e, a carncia por boas empresas e profissionais competentes e inovadores enorme no Brasil, com necessidade de importao de mo de obra do exterior, sendo o atual quadro uma excelente oportunidade para crescimento das empresas desse ramo. Um professor do curso onde vocs estudaram diretor de uma empresa de mveis que atua na regio, e est com um problema em um de seus mais importantes itens de matria prima para fabricao de estofados. Esse professor ainda mantm contato com vocs, pois desde a poca da faculdade, seu grupo sempre participava de projetos e atividades extracurriculares, sendo que a criao da empresa foi devido ao apoio desse professor. O diretor contatou a empresa de vocs e gostaria que participassem de um processo de seleo de uma proposta tcnico-comercial para fornecimento de um dispositivo eletropneumtico para controlar a qualidade dessa matria prima.

Objetivo do desafio
Elaborar uma proposta tcnico-comercial competitiva para o fornecimento e implantao de um dispositivo de testes para espumas de uma indstria de mveis na diviso de estofados.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Estudo da Perda de Carga / Cavitao. Esta atividade importante para que voc aplique os conceitos tericos do estudo da perda de carga aplicando-os na prtica atravs de experimentos em laboratrio e, entrevistas de casos prticos onde ocorre a cavitao. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquisar em artigos, livros e sites os conceitos de rugosidade, perda de carga e cavitao, com foco na aplicao desses conceitos na indstria.
Valdir Rogrio Corra Pinto

Engenharia de Produo Mecnica - 5 Srie - Sistemas Fluidomecnicos

Pg. 4 de 4

Passo 2 (Equipe) Utilizar a bancada de mecnica de fludos do laboratrio de engenharia da unidade e calcular a perda de carga em tubulao lisa e rugosa. Nota para o professor Auxiliar no agendamento com o tcnico de laboratrio de engenharia para a utilizao do equipamento para os grupos. Sugesto Conhecer o equipamento previamente atravs de catlogo, alm de fisicamente e preparar um roteiro para a coleta de dados do experimento. Passo 3 (Equipe) Entrevistar o responsvel pela manuteno de algum estabelecimento que utilize de bombas, abordando o fenmeno, caractersticas, consequncias e precaues para evitar a cavitao. Passo 4 (Equipe) Entregar ao professor em data agendada, um relatrio com o ttulo Estudo da Perda de Carga e Cavitao, contendo nome dos componentes, RA, srie, turma, data e nome do professor, de acordo com a padronizao definida no item Padronizao nesta ATPS.

Bibliografia Complementar BRUNETTI, Franco. Mecnica dos Fluidos. 1 ed. So Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2005. Sites sugeridos para pesquisa Escoamento Uniforme em Tubulaes. 2012. Disponvel <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B_LTxBPHRADSUFtc2tIMmkwSnM/edit >. Acesso em: 16 out. 2012.

em:

Perda de Carga em Condutos Forados. 2012. Disponvel em: <https://docs.google.com/open?id=0B_LTxBPHR-ADNnhKRG5mTlBac2s>. Acesso em: 16 out. 2012.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Bombas Volumtricas e Centrfugas. Esta atividade importante para voc conhecer a diferena entre os tipos de bombas e capacit-lo na escolha do equipamento adequado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Valdir Rogrio Corra Pinto

Engenharia de Produo Mecnica - 5 Srie - Sistemas Fluidomecnicos

Pg. 5 de 5

Passo 1 (Aluno) Pesquisar em fabricantes, livros e internet o conceito, caractersticas, funcionamento, aplicaes, vantagens, desvantagens, custos para aquisio, instalao e manuteno, operao e outros que sejam relevantes a critrio do grupo, sobre bombas volumtricas e centrfugas. Passo 2 (Equipe) Elaborar um quadro comparativo resumido, com os itens pesquisados e discutidos no passo anterior desta Etapa, organizando-os de forma clara e utilizando-se de recursos visuais de modo a favorecer e interpretao desses dados. Passo 3 (Equipe) Entregar ao professor em data agendada, um relatrio com o ttulo Bombas Volumtricas e Centrfugas, contendo nome dos componentes, RA, srie, turma, data e nome do professor, de acordo com a padronizao definida no item Padronizao nesta ATPS.

Bibliografia Complementar FALCO, Reinaldo de. Bombas Industriais. 2. ed. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 6 horas)


Aula-tema: Sistemas de Bombeamento. Esta atividade importante para voc desenvolver na prtica a seleo de uma bomba em um sistema de bombeamento. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Figura 1 Representao de uma instalao Fonte: Curso de Engenharia de Controle e Automao CEFET/MG.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Reunir-se com o professor da disciplina e definir em comum acordo os parmetros: vazo, fludo, temperatura, altura de suco e recalque, comprimento da tubulao de aspirao,

Valdir Rogrio Corra Pinto

Engenharia de Produo Mecnica - 5 Srie - Sistemas Fluidomecnicos

Pg. 6 de 6

material da tubulao, rendimento, elementos das tubulaes de suco e recalque, que sero necessrios para desenvolvimento dos clculos. Nota para o professor Esses parmetros podero ser iguais para todos os grupos ou com algumas alteraes, possibilitando diversificar os resultados. Passo 2 (Equipe) Calcular os dimetros e velocidades das tubulaes, comprimento equivalente dos acessrios para a tubulao de suco e recalque e a respectiva perda de carga, a altura manomtrica e a potncia da bomba. Sugesto Utilizar meio eletrnico para efetuar os clculos e consultar catlogos de fabricantes de bombas. Passo 3 (Equipe) Selecionar uma bomba para o sistema de bombeamento de acordo com os clculos efetuados e o catlogo do fabricante escolhido. Passo 4 (Equipe) Entregar ao professor em data agendada, um relatrio com o ttulo Sistemas de Bombeamento, contendo nome dos componentes, RA, srie, turma, data e nome do professor, de acordo com a padronizao definida no item Padronizao nesta ATPS.

Sites sugeridos para pesquisa KSB. 2012. Disponvel em: <www.ksb.com.br>. Acesso em: 06 out. 2012. SCHNEIDER. 2012. Disponvel em: <www.schneider.ind.br>. Acesso em: 06 out. 2012.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Circuitos Hidrulicos e Pneumticos. Esta atividade importante para voc aplicar os conceitos tericos adquiridos na disciplina e desenvolver um trabalho prtico a partir de um caso real. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Discutir com o grupo o questionamento de uma empresa descrito abaixo, o qual vocs sero responsveis em elaborar e enviar uma proposta de instalao de um circuito eletropneumtico.
Valdir Rogrio Corra Pinto

Engenharia de Produo Mecnica - 5 Srie - Sistemas Fluidomecnicos

Pg. 7 de 7

A empresa Estofatek atua no ramo de mveis h duas dcadas e a diviso de estofados vem enfrentando h 3 meses um problema de afundamento precoce nos assentos desses mveis, ocasionado grande prejuzo financeiro e marca da empresa. O fornecedor da espuma utilizada nos mveis, tambm preocupada, pois so parceiras h 10 anos, props estudar o problema em conjunto e resolveram contratar uma empresa para efetuar um teste de qualidade que simular esforos repetitivos sobre a espuma desse estofado. O teste consiste em comprimir todos os assentos em 50mm durante 10 segundos, repetindo essa operao 20 vezes e ao finalizar emitir uma sirene. Passo 2 (Equipe) Reunir com o grupo e elaborar o circuito solicitado, de modo que seja simples, mas que atenda todas as solicitaes do cliente. Passo 3 (Equipe) Elaborar uma proposta tcnico-comercial para implantao do equipamento para teste das espumas, contendo escopo de fornecimento, prazo de entrega, preo, condies de pagamentos, assistncia tcnica, buscando a melhor relao custo-benefcio. Observao Lembrar que outras empresas esto concorrendo e que a disputa no mercado intensa, porm a empresa fornecedora nova e necessita de mostrar sua marca. Passo 4 (Equipe) Entregar ao professor em data agendada, um relatrio com o ttulo Circuitos Hidrulicos e Pneumticos, contendo nome dos componentes, RA, srie, turma, data e nome do professor, de acordo com a padronizao definida no item Padronizao nesta ATPS.

Livro-Texto da disciplina:
JOSEPH MACINTYRE, Archilbald. Bombas e Instalaes de Bombeamento. 2 ed. So Paulo: LTC - Livros Tcnicos e Cientficos, 1997.

Valdir Rogrio Corra Pinto

You might also like