You are on page 1of 49

Redes de Longa Distncia WANs Comunicao PPP

REDES DE COMPUTADORES
Professor Ms. Ricardo Amorim Email: prof.ricardoamorim@gmail.com

Ttulo
Comunicao PPP Conceitos Bsicos Operaes com PPP Protocolo Ponto a Ponto pela Ethernet PPPoE

Referncias Bibliogrficas

Conceitos Bsicos

Conceitos Bsicos
PPP (point-to-point protocol) um protocolo desenvolvido para permitir acesso autenticado e transmisso de pacotes de diversos protocolos, originalmente em conexes de ponto a ponto (como uma conexo serial). utilizado nas conexes discadas internet. O PPP encapsula o protocolo TCP/IP, no acesso discado internet. A funo bsica do PPP transportar pacotes de camada de rede atravs de um link ponto a ponto de camada de enlace.

Conceitos Bsicos
Como o nome indica, o PPP [RFC 1661; RFC 2153] um protocolo de camada de enlace que opera sobre um enlace ponto a ponto um enlace que conecta diretamente dois ns, um em cada extremidade do enlace. O enlace ponto a ponto sobre o qual o PPP opera pode ser uma telefnica discada serial (por exemplo, uma conexo de modem de 56k), um enlace SONET/SDH, uma conexo X.25 ou circuito ISDN (integrated service digital network rede digital de servio integrado).

Conceitos Bsicos
O Protocolo PPP constitudo de quatro componentes principais: EIA/TIA-232-C: Padro internacional de camada fsica para comunicao serial; HDCL: Mtodo de encapsulamento de datagramas atravs de links seriais; LCP: Protocolo utilizado no estabelecimento de configurao; NPC: Protocolo responsvel pelo estabelecimento e configurao de diferentes protocolos de camada de rede.

Conceitos Bsicos
importante entender que o conjunto de protocolos PPP definido nas camadas de enlaces e fsica, somente. O NPC utilizado para permitir a comunicao de mltiplos protocolos da camada de rede atravs do seu encapsulamento atravs de um link PPP.

Conceitos Bsicos
O protocolo LCP (Link Control Protocol) disponibiliza ao encapsulamento PPP diferentes opes, incluindo as seguintes: Autenticao: essa opo solicita do lado que est chamando, o envio de informaes para identificao do usurio; Compactao: usada para maximizar o fluxo de dados entre conexes PPP. O PPP descompacta o frame de dados na ponta receptora;

Conceitos Bsicos
O protocolo LCP (Link Control Protocol) disponibiliza ao encapsulamento PPP diferentes opes, incluindo as seguintes: Deteco de erros: o PPP utiliza os recursos Quality e Magic Number para garantir o estabelecimento de uma conexo em fluxo de dados confiveis; Multilink: a partir da verso 11.1 do sistema IOS, o recurso multilink suportando em links PPP.

Conceitos Bsicos
Como observado antes, o PPP se tornou o protocolo preferido para conectar usurios residenciais a seus ISPs por meio de uma conexo discada. Antes de apresentarmos os detalhes do PPP, instrutivo examinar as exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]:

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Enquadramento do pacote No protocolo PPP de camada de enlace, o remetente deve ser capaz de pegar um pacote da camada de rede e encapsul-lo dentro do quadro PPP da camada de enlace de tal modo que o receptor possa identificar o inicio e o fim do quadro de camada de enlace e tambm do pacote da camada de rede que est dentro do quadro.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Transparncia O protocolo PPP no deve impor nenhum restrio sobre os dados que aparecem no pacote da camada de rede (cabealho dos dados). Assim por exemplo, ele no pode proibir a utilizao de certos padres de bits no pacote da camada de rede.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Mltiplos protocolos de camada de rede O protocolo PPP deve ser habilitado a suporte mltiplos protocolos de camada de rede (por exemplo, IP e DECnet) que executam sobre o mesmo enlace fsico e ao mesmo tempo. Exatamente como o protocolo IP tem de multiplexar diferentes protocolos de nvel de transporte (por exemplo, TCP e UDP) sobre uma nica conexo fim a fim, o PPP tambm deve estar habilitado a multiplexar diferentes protocolos de camada de rede sobre uma nica conexo ponto a ponto.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Mltiplos protocolos de camada de rede Essa exigncia significa que, no mnimo, o PPP provavelmente necessitar de um campo de tipo de protocolo ou de algum mecanismo similar para que seu lado receptor possa demultiplexao um quadro recebido at o protocolo de camada de rede apropriado.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Mltiplos tipos de enlaces Alm de poder carregar mltiplos protocolos de nvel mais alto, o PPP deve tambm poder operar sobre uma grande variedade de tipos de enlaces, includo enlaces que so seriais (transmitem um bit por vez em uma dada direo), paralelos (transmitem bits em paralelo), sncronos (transmitem um sinal de relgio juntamente com os dados de bits) ou assncronos, de baixo velocidade ou de alta velocidade, eltricos ou ticos.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Deteco de erros Um receptor PPP deve estar habilitado a detectar erros de bits no quadro recebido. Vida de conexo O PPP deve estar habilidade a detectar uma falha no nvel de enlace (por exemplo, a incapacidade de transferir dados do lado remetente do enlace para o lado receptor) e sinalizar essa condies de erro camada de erro a camada de rede.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Negociao do endereo de camada de rede O PPP deve fornecer um mecanismo para que as camadas de rede comunicantes (por exemplo, IP) aprendam ou configurem mutualmente seus endereos de camada de rede.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Simplicidade Alm de atender s caractersticas relacionadas, o PPP tem de atender a uma srie de requerimento adicionais. E, como se tudo isso no bastasse, a exigncia mais primordial e mais importante a simplicidade.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Controle de erros Exige-se que o PPP detecte erros de bits, mas no se exige que ele os corrija.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Controle de fluxo Espera-se que um receptor PPP possa receber velocidade total da camada fsica subjacente. Se uma camada superior no poder receber pacotes a essa velocidade total, ento ser problema da camada superior destacar os pacotes ou regular o remetente na camada superior. Isto em vez de fazer com que o remetente PPP regule sua prpria velocidade de transmisso, responsabilidade de um protocolo de camada superior regular a velocidade na qual os pacotes so entregues ao PPP para envio.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Sequenciamento No se exige que o PPP entregue quadros ao enlace receptor na mesma ordem em que foram enviados pelo enlace remetente. interessante notar que, embora essa flexibilidade seja compatvel com o modelo de servio IP (que permite que pacotes IP sejam entregues fim a fim em qualquer ordem). Outros protocolos de camada de rede que operam sobre PPP exigem entrega de pacotes fim a fim sequenciada.

Conceitos Bsicos
Exigncias originais da IETF para o projeto [RFC 1547]: Enlaces Multiponto O PPP precisa operar apenas sobre enlaces que tm um nico remetente e um nico receptor. Outros protocolos de camada de enlace (por exemplo, o HDLC), podem atender a mltiplos receptores (por exemplo, em um cenrio semelhante ao da Ethernet) em um enlace.

Operaes com PPP

Operaes com PPP


Estabelecendo de uma Sesso PPP PPP pode ser utilizado com autenticao, ou seja, a comunicao entre dois routers deve prover informaes que identifiquem o link como vlido para comunicao. Quando conexes PPP so iniciadas, os links passam por trs fases antes do estabelecimento da sesso:

Operaes com PPP


Estabelecendo de uma Sesso PPP 1. Link-establishment Phase: pacotes LCP so enviados por cada dispositivo PPP para configurar e testar o link. 2. Authentication Phase: se configurados, CHAP ou PAR podem ser utilizados para autenticar um link. 3. Network-Layer Protocol Phase: o PPP utiliza o protocolo NCP (Network Control Protocol) para permitir o encapsulamento e transmisso de mltiplos protocolos de camada de rede atravs de apenas um link PPP.

Operaes com PPP


Os Mtodos de Autenticao Utilizados pelo PPP Existem dois mtodos de autenticao que podem ser utilizados em links PPP: Password Authentication Protocol (PAP): o PAP o menos seguro dos dois mtodos. Senhas so enviadas como texto puro, sem esquemas de criptografia sejam utilizadas; Challenge Authentication Protocol (CHAP): o CHAP ativado logo que um link PPP estabelecido e, periodicamente, na sua checagem, para certifica-se de que o router ainda encontra-se um comunicao com o mesmo dispositivo.

Operaes com PPP


Comprimento varivel

1 01111110 Flag

1 11111111 Endereo

1 00000011 Controle

1 ou 2

2 ou 4

Protocolo Informao Verificao 01111110 Flag

Quadro de Dados PPP

Operaes com PPP


Quadro de Dados PPP Campo de flag todo quadro PPP comea e termina com um campo de flag de um byte de valor 01111110. Campo de endereo o nico valor possvel para esse campo 11111111.

Operaes com PPP


Quadro de Dados PPP Campo de controle o nico valor possvel para esse campo 00000011. como os campos de endereo e de controle somente podem assumir um valor fixo, de se perguntar, antes de mais nada, por que foram definidos. A especificao PPP [RFC 1662] estabelece que outros valores podero ser definidos mais tarde, embora nenhuma tenha sido definido at agora.

Operaes com PPP


Quadro de Dados PPP Protocolo O campo de protocolo diz ao receptor PPP a qual protocolo de camada superior pertencem os dados encapsulados recebidos (isso e, o contedo do campo de informao do quadro PPP). Ao receber um quadro PPP, o receptor PPP verifica se o quadro est correto e, ento repassa os dados encapsulados ao protocolo apropriado. O RFC 1700 e o RFC 3232 definem os cdigos de protocolos de 16 bits usados pelo PPP.

Operaes com PPP


Quadro de Dados PPP Informao Esse campo contm, o pacote encapsulado (dados) que est sendo enviado por um protocolo de camada superior (por exemplo o IP) pelo enlace PPP. O comprimento mximo padro do campo de informao 1.500 bytes, embora isso possa ser mudado quando o enlace configurando pela primeira vez, como discutido a seguir.

Operaes com PPP


Comprimento varivel

1 01111110 Flag

1 11111111 Endereo

1 00000011 Controle

1 ou 2

2 ou 4

Protocolo Informao Verificao 01111110 Flag

Quadro de Dados PPP

Ethernet PPPoE

Ethernet PPPoE
PPPoE (point-to-point protocol over Ethernet) O protocolo PPPoE trabalha com a tecnologia Ethernet, que usada para ligar sua placa de rede ao modem, desta forma ele faz a autenticao para a conexo e aquisio de um endereo IP fixo mquina do usurio isso que cada vez mais as empresas que oferecem ADSL usam programas ou o navegador de internet do usurio para que este se Autenticando, assim mais fcil identificar o usurio conectado e controlar suas aes como controle de MAC de banda etc...

Ethernet PPPoA
PPPoA (point-to-point protocol over AAL5 - ou over ATM) uma adaptao do PPP para funcionar em redes ATM (ADSL).

Ethernet PPPoE
Quais as diferenas prticas entre o PPPoE e o PPPoA? A diferena principal est no fato do PPPoA s poder ser terminado num dispositivo de rede ATM e o PPPoE num Ethernet. Como nossas placas de rede so Ethernet (existem placas ATM, mas so caras e pouco utilizadas) e a maioria dos modems no lado do usurio s suportam Ethernet, no h como terminar a conexo PPPoA no micro. Ela deve ser terminada do modem. O IP ficar, ento, no modem e este dever operar no modo roteado. Existem, entretanto, alguns modems, como o 3Com Dual Link permitem que o endereo de IP fique diretamente no micro mesmo com o PPPoA, e para isto lanam mo de alguns recursos especiais.

Ethernet PPPoE
PPP usado sobre vrios tipos de meios fsicos como cabo serial, linha de telefone comum, os de telefone celular, rdio especializado, e fibras ticas tais como a SONET. Hoje o PPP usada para o estabelecimento das conexes de banda larga da Internet; ele tambm era e usado para ligaes dial-up de acesso a Internet. PPP foi feito para trabalhar com diversos protocolos de rede, tais como o IP (Internet Protocol), TRILL, IPX, NBF e o AppleTalk.

Ethernet PPPoE
Mtodos de Autenticao do PPP O PAP (Password Authentication Protocol) usa um mtodo simples de senha enviado em texto puro pelo host remoto. O CHAP (Challenge Handshake Authentication Protocol) usa um mtodo de senha criptografada, onde o host local envia um "challenge" para o host remoto, que responde enviando o login e senha.

Ethernet PPPoP
Encapsulamento de datagramas do PPP Esse encapsulamento de datagramas prov multiplexao de diferentes protocolos da camada de rede simultaneamente atravs do mesmo link. Sendo cuidadosamente projetado para manter compatibilidade com os suportes de hardware mais comumente utilizados.

Ethernet PPPoP
Somente 8 octetos adicionais so necessrios para formar o encapsulamento do PPP se o compararmos ao encapsulamento padro do frame HDLC . Em ocasies em que a largura de banda crtica o encapsulamento e o frame podem ser encurtados para 4 ou 2 octetos. Em implementaes de alta velocidade, o encapsulamento padro usa somente campos simples (ver figura 2) para a demultiplexao se torna mais rpida.

Ethernet PPPoP
Link Control Protocol (LCP) Para ser suficientemente verstil e portvel para uma grande variedade de ambientes, o PPP prov um protocolo de controle de link, o LCP. Este usado para automaticamente concordar sobre opes de formato de encapsulamento, lidar com variaes nos limites de tamanho dos pacotes, detecta repeties infinitas, detectar erros de configurao, iniciar e terminar a conexo. Pode prover tambm facilidades de autenticao, de identificao e determinao de quando o link est funcionando apropriadamente ou quando est falhando.

Ethernet PPPoP
Network Control Protocols (NCPs) O NCP composto por diversas famlias de protocolos de rede. Ele estabelece e configura os diferentes protocolos na camada de rede que sero utilizados pelo PPP pois os links usados tendem a agravar alguns problemas comuns aos protocolos de rede. Por exemplo, atribuio e gerenciamento de endereos IP so especialmente difceis sobre circuitos comutados com esses tipo de links. Sendo necessrio um gerenciamento especfico para cada problema.

Ethernet PPPoP
Servidor PPP Um servidor PPP um servio que permite que os usurios se conectem ao seu servidor atravs de uma conexo discada, implementando assim um servio semelhante ao de um provedor de acesso. Para efetuar a conexo, basta conectar a rede local Internet quando algum usurio requisita acesso Web ( necessrio um Provedor de Acesso Internet e uma linha telefnica)

Ethernet PPPoP
Servidor PPP Para implementar o servidor PPP voc precisar de: no mnimo uma porta serial (com um modem); uma linha telefnica dedicada ao acesso remoto e uma conexo com a Internet (opcional).

Ethernet PPPoP
Servidor PPP O PPP implementado no Linux, por exemplo, em duas partes: a primeira implementada atravs de mdulos do kernel e a segunda atravs do servio pppd. Os mdulos do kernel so carregados dinamicamente quando necessrios, e so eles os responsveis pelas interfaces virtuais pppX (onde X um nmero), utilizadas em conexes discadas. O servio pppd auxilia o kernel executando as funes de inicializao e autenticao, que precedem o envio ou recebimento de informaes atravs da conexo.

Ethernet PPPoP
Servidor PPP Ao se iniciar uma conexo, o pppd utilizar um dispositivo serial (um modem ligado a uma porta serial, como, por exemplo, /dev/ttyS2) ligando-o ao modo PPP e criando assim a interface ppp0, que a partir desse momento funcionar de maneira bastante semelhante a uma interface de rede comum (ethernet). O pppd procede ento com a autenticao utilizando para isso a autenticao via PAP (protocolo de autenticao por senha) ou via CHAP (protocolo de autenticao por desafio de cumprimento. O pppd pode ser configurado tambm para alterar as rotas padres do sistema de acordo com a nova conexo estabelecida.

Ethernet PPPoP
Redes de Petri A teoria inicial das redes de Petri foi apresentada em 1962, na tese de doutorado de Carl Adam Petri na Alemanha. Conhecidas tambm como redes de transio (ou simplesmente RdP), uma das vrias representaes matemticas para sistemas distribudos discretos. Como uma linguagem de modelagem, ela define graficamente a estrutura de um sistema distribudo como um grafo direcionado com comentrios. Possuem ns de posio, ns de transio, e arcos direcionados entre as posies e transies.

Ethernet PPPoP
Redes de Petri A qualquer momento durante a execuo de uma rede de Petri, cada posio pode armazenar um ou mais tokens. Diferente de sistemas mais tradicionais de processamento de dados, que podem processar somente um nico fluxo de tokens entrantes, as transies de redes de Petri podem consumir e mostrar tokens de mltiplos lugares. Uma transio s pode agir nos tokens se o nmero requisitado de tokens aparecer em cada posio de entrada.

You might also like