You are on page 1of 4

Som, som, som!

Por Sua Divina Graa Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj

A crena de que ao se expandir a potncia da mente pode-se conceber o Infinito fundamenta-se num processo defeituoso. Se o Infinito pudesse ser confinado dentro da mente limitada, ento no seria infinito. Nem sequer sei quantos cabelos existem em minha prpria cabea. Especuladores mentais moem seus crebros em cima dos aforismos do Zen e dos Upanishads e pensam que por meio de seu prprio poder obtero algo como a infinitude. O resultado que a mente explode e morre de exausto. A reao deplorvel: total esquecimento do eu e tambm do Infinito. Existem canais por meio dos quais o Infinito descende. Ele possui poder, glria, beleza, conhecimento, riqueza e renncia totais. Ele dominante, todo-expansivo, livre e autocrtico. O Infinito no pode ser contido numa esfera limitada mas, se Ele realmente o Infinito, ento tem o poder de Se dar a conhecer mente finita, em toda Sua plenitude. A verdadeira percepo do Supremo, a auto-realizao e a revelao transcendental acontecem quando, por Sua prpria prerrogativa, Ele toma a iniciativa e Se revela ao devoto. Ele vem pelo canal do som transcendental, vibrando a lngua espiritual dos devotos puros que O representam para o mundo. O elemento espiritual faz vibrar as nunca antes vibradas lnguas espirituais da audincia do sat-guru (o mestre externo). Note-se ento que, se o guru no genuno, o nome no tocar a centelha espiritual dentro das coberturas mental e corprea. Pode soar o mesmo mas no ; como leite e cal que se assemelham ainda que so totalmente diferentes. Atualmente, h muitos gurus artificiais; como se estivessem camuflando os devotos genunos. Se algum encontra um tesouro sob uma rvore, inscreve suas iniciais no tronco e mais tarde retorna para encontrar cada rvore com as mesmas iniciais, ser incapaz de reencontrar a rvore original.

nome de Deus no pode ser articulado pela lngua material nem ouvido por ouvidos materiais. Deus adhoksaja (transcende a percepo sensorial material). Ele se reserva o direito de no Se expor aos sentidos orgnicos. Colhemos toda experincia, conhecimento e memria que possumos auxiliados pelos sentidos mundanos.

Nossa lngua compe-se, principalmente, dos elementos terra e gua. As terminais nervosas, que se estendem a todas as partes do corpo, carregam cargas de eletricidade (um elemento tambm material). Se um objeto est muito longe, no ser tocvel, visvel, degustvel etc.; se estiver muito prximo, o objeto tambm ser imperceptvel no conseguimos ver nossa prpria tilak (a marca devocional pintada na testa) ou a maquiagem dos olhos. Contudo, os microscpios e telescpios, mesmo expandindo os sentidos e ampliando seu alcance, deixam-nos limitados esfera material. O telescpio no consegue penetrar a cobertura ltima do universo; o microscpio tem a sua lente composta de tomos e, portanto, no consegue ver o tomo ou o que for menor que o tomo. Do mesmo modo, o sistema mental de especulao insuficiente para deixar-nos perceber o elemento espiritual. Mente um elemento material cuja densidade muito tnue; por conseguinte, abstraes elevadas no so mais espirituais do que rochas.

Sat-gurudeva pronuncia o santo nome. Nossos ouvidos materiais ouvem algum som que lembra o nome transcendental de Deus; nossos tmpanos movem o lquido do ouvido interno metade gua, metade ar que vibra o elemento etreo que toca nossa mente. Neste ponto, a alma permanece ainda intocada, e no houve nenhuma experincia espiritual genuna. Ouvindo com as impresses mentais, desfrutamos do som dos cmbalos, do ritmo do cntico, da agradvel companhia e do efeito do ouvir e cantar mas no termina aqui; trespassando a mente, o som original pronunciado pelo guru move nosso intelecto, e consideramos a filosofia transcendental: que h milhes de anos sbios tem cantado o mesmo som beira de muitos rios sagrados. Idias fluem de toda parte a respeito dos possveis efeitos do mantra. Mesmo sendo muito bem-aventurada, essa no uma revelao espiritual no sentido verdadeiro. Situado alm da inteligncia encontra-se o elemento espiritual: a alma o eu prprio. Esse som, tendo atravessado todos meus sentidos, incluindo a mente e o intelecto, faz vibrar, agora, os mais refinados sentimentos de minha prpria e real existncia. Aqui, no plano espiritual e por meio de minha audio espiritual, d-se a percepo do santo nome. Nisto, a alma, inspirada, recapitula, enviando vibrao de volta inteligncia, mente etc., at lngua externa, e dizemos: Krishna. Esse Krishna Ele mesmo! E danamos em xtase. Sons! Sons! Sons! Apodere-se dos sons. Aposse-se das ondas sonoras dentro do ter e sua felicidade estar garantida na vida espiritual. Um sbio explicou em seu sutra que as epidemias que assolam as massas devem-se contaminao do ter por som impuro. Quando os advogados e promotores no Tribunal mentem em nome da Justia, tais

vibraes sonoras contaminam o ter, que por sua vez contamina o ar e a gua que as pessoas respiram e bebem, resultando em epidemias. Quando o Brahma de quatro cabeas cria o universo, a semente dos ingredientes som, o Om. E desse Om nasce o mantra Gayatri, do qual brotam, tal qual verticilos de planetas e estrelas espiralantes, as catorze galxias planetrias, tendo o sol como o prprio centro do universo. Cada sistema planetrio composto de um som diferente pronunciado por Brahma. Cada galxia prov os infinitos jivas as entidades vivas de suas esferas particulares de ao (karma) funo religiosa (dharma), desenvolvimento econmico (artha), desfrute e sofrimento sensoriais (kama) e a facilidade para a liberao (moksa). funo de Brahma prover as diversas galxias e planetas conforme os feitos meritrios ou pecaminosos das inmeras entidades vivas. Brahma pronuncia um som diferente para cada sistema planetrio, e Sri Vishvakarma, seu engenheiro, cria os planetas segundo tais sons. desse modo que os elementos densos e sutis so ordenados. Em nosso planeta, os elementos predominantes so terra e gua; em outros mundos, encontra-se apenas gua, e no sol predomina o fogo. Se um ser espiritual, sob os efeitos da iluso, ou maya, desejar encerrar sua existncia densa, ter de penetrar num planeta feito de ar, ter, mente ou inteligncia e l viver como fantasma. A alma individual tambm dotada de uma partcula do poder de criao, sendo que ela cria sua minscula esfera de influncia por meio do som. A esfera de influncia de alguns seres no ultrapassa a dimenso de seus prprios crnios; j outros influenciam uma comunidade, uma nao ou at mesmo um planeta inteiro. A beleza e harmonia de suas esferas particulares de influncia depende da qualidade do som que produzem.

Quando uma nao tenta conquistar outra, os primeiros pontos a capturar so as estaes de rdio, os jornais as linhas de comunicao. Transmitindo seu manifesto por meio do som, o governo capaz de derrubar os lderes de seus postos e tomar o pas. ento e tambm por meio do som que o novo governo se estabelece. Se houvesse algum defeito nesse som, por menor que fosse, tudo estaria arruinado. por isso que h tantas mudanas na situao mundial. O som de todas essas almas , para citar a Bblia, uma Babel. Sons absurdos esto penetrando e contaminando o ter, o ar, a gua e a prpria estrutura molecular de cada pessoa, lugar e coisa. Toda mente se compe de duas funes tecnicamente conhecidas como sankalpa e vikalpa. Sankalpa significa o desejo mental de ordenar os pensamentos em conceitos, teorias e grupos de teorias. Vikalpa a funo da mente de rejeitar pensamentos, simplificando e limitando as experincias que so coletadas por meio dos sentidos da viso, audio, olfato, paladar e tato. Ambas funes so controladas por meio do som. Aqui est um experimento: feche os olhos. Quando eu disser um nmero voc o ver refletir-se diante da mente como numa registradora. Um trs sete quatro O processo de sankalpa e vikalpa, respectivamente, faz com que os pensamentos venham e vo. Esta uma forma bastante simplificada do processo mental. Numa escala mais complexa existe o arriscado negcio de intencionalmente invadir as ondas sonoras com sons defeituosos.

As linhas de comunicao esto repletas de sons impuros, que vo desde os mais elementares livros escolares at as filosofias ditas mais avanadas. Os trapaceiros do Congresso so outro exemplo excelente da poluio intencional dos canais sonoros. Mas, se infundssemos o ter de som espiritual, se o saturssemos com a vibrao do som transcendental do nome de Deus, o mantra purificaria, iluminaria e saturaria cada ser com suas potncias. Cheto-darpana-marjanam: no incio, o som espiritual do mahamantra (Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare) limpa a poeira material do espelho de nossa mente. A mente como o mdium que conecta o esprito sua cobertura material externa: o corpo. A alma no tem atividade material. Quando coberta por maya, ou iluso, a alma permanece dormente, num estado de animao suspensa. Contudo, tamanha a magnitude da alma que ela infunde conscincia em todas as direes. Os sentidos agem atravs do mdium da mente, e, assim, ns sabemos coisas. Se esta lente que a mente estiver fora de foco, influenciada pela natureza externa, sofreremos dor, confuso, doena e morte. Sim, desde que a alma no sofre de morte, esta , to-s, um estado mental. Devido mente cometemos o equvoco de pensar, Oh, estou morrendo!, Estou me afogando!, Estou parindo!, Estou doente! etc. A mente, ao ser limpa por meio do mahamantra, inevitavelmente purificada; todos os planos materiais, sendo a causa de nosso sofrimento, so forosamente mortos mortos de fome. Vicejam nos prazeres sensoriais materiais.

Inundar a mente com som transcendental algo assim como pisar no pino de uma bomba: aqueles equvocos de sofrimento e desfrute material so todos estraalhados, mortos, e a mente material plenamente conquistada sem deixar nenhum inimigo na retaguarda. Nesse momento, a mente reflete o conhecimento, a qualidade, e a energia espiritual da prpria alma. Logo vem, bhava-maha-davagni-nirvapanam: a extino do fogo da vida condicionada. Nirvana, que muitas pessoas esto desejando compreender dos textos budistas, significa extinguir o fogo da existncia material. Este corpo tem estado ardendo desde o comeo dos tempos pelo processo da digesto. Os bilogos declaram que o corpo um organismo candente que emana calor, vapor de gua e dixido de carbono. Aps setenta anos ou mais, nosso corpo completamente consumido por esse fogo abrasante da digesto, e mudamo-nos para outro corpo to-s para queim-lo tambm. como fumar em cadeia continuamente acendendo um cigarro na brasa do anterior. Pela potncia do som transcendental, extingue-se a causa desse fogo. Depois temos, shreyah-kairava-chandrikavitaranam-vidya-vadhu-jivanam. O som transcendental espalha a luz de bnos, de sugestes pacficas e destemor, e nenhuma ansiedade invadir a mente. Aps sairmos do ventre, encaramos o mundo com muitos medos enraizados. H segurana? Existir a felicidade? Existir paz? A resposta a semente bsica: Om, que, neste sentido, significa um grande e espiritual SIM. Om: sim uma resposta positiva. A mera negao da mente no satisfar as questes da alma; algo de positivo deve ser oferecido. O maha-

mantra inunda a mente com sugestes da verdade. E, anandam-budhi-vardhanam-pratipadam-purnamritasvadanam. Desde tempos imemoriais, um grande gole do bem-aventurado oceano de nctar servido alma sedenta. Sarvatma-snapanam-param-vijayate-sri-krsna-sankirtanam. Esta frase tem dois significados: um interno e outro externo. Sarvatman significa todos os seres. O santo nome banha todas as almas em amor, bem-aventurana e conhecimento transcendentais. O som transcendental completamente conquista a alma com suas sublimes potncias. Mas atman tem muitos significados, como apresentados por Sri Chaitanya Mahaprabhu: significa a Suprema Verdade Absoluta, o corpo, a mente, o esforo, a inteligncia, a convico e a natureza. Ao pronunciar o puro som do mahamantra invadimos a prpria causa de tudo o que existe. A mente, o corpo e a alma, e at a prpria natureza, podem ser tornadas transcendentais por nossa exclamao do puro nome. Capturem as ondas sonoras a causa de cada item da existncia e saturem-nas do nome de Deus! O resultado ser a total transformao de energia. Um ashram, templo, e a parafernlia nele existente so coisas divinas. O meio ambiente em que se vive no ashram no igual quele em que nascemos. Situa-se l, no mundo espiritual; e, quanto mais progredirmos nas prticas espirituais, mais Deus se revelar a ns.

You might also like