You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO FACULDADE DE COMUNICAO CURSO DE JORNALISMO PERODO MATUTINO: TURMA 2

GNEROS E FORMATOS NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO SEGUNDO GUILHERME JORGE DE REZENDE

Arthur Marchetto Arthur Fernandes Carolina Perez Jessica Collado Julia Ruiz Marina Vourakis Marianna Oliveira Thais Pereira Thuanny Caraponale

SO BERNARDO DO CAMPO ABRIL DE 2013

INTRODUO

A televiso ocupa um papel muito importante no cotidiano brasileiro: desde entreter at fornecer informaes. A constante evoluo do mercado, a importncia, que lhe atribuda e os problemas relacionados chegada de novas tecnologias no Brasil, torna relevante o estudo dos gneros televisivos para o auxlio da formao de profissionais da comunicao qualificados (ARONCHI, 2004). Com esses parmetros em vista, foram colhidos trechos de telejornais brasileiros e seus formatos e gneros foram analisados abaixo segundo a classificao de Guilherme Jorge de Rezende.

Analisando os gneros e formatos jornalsticos. De acordo com o Guilherme de Rezende (2010, p. 299).
Qualquer proposta de classificao de gneros e formatos jornalsticos na TV deve remeter, contudo, s referncias que as obras relativas tcnica de produo telejornalstica oferecem para o clareamento dessa questo. Afinal, no da para simplesmente transpor classificaes afetas ao jornalismo impresso para o telejornalismo. Para se ter um instrumento metodolgico adequado, preciso considerar, antes de tudo, as circunstncias particulares que condicionam a incidncia de gneros jornalsticos em telejornais.

Levando isso em conta, mais a dinamicidade na comunicao instantnea dos dias atuais e a produo de Hard News ou Soft News e os recursos tcnicos que Rezende ainda cita, ele divide os gneros entre opinativo e informativo de modo que os gneros opinativos [...] no excluem o que seria prprio do informativo: o relato objetivo do fato. [...] por outro lado nas matrias informativas, a opinio mesmo quando no explcita subjaz implicitamente no decorrer de todas as filtragens que compem o processo de produo jornalstica (REZENDE, 2010 p. 303). Conseguimos, mesmo assim, definir para que lado um relato informativo pende mais: para a informao ou para a opinio. Sendo assim, a intencionalidade e a estrutura do relato das notcias, j realizado por Marques de Melo (1985) se torna o referencial para a separao dos gneros informativos e opinativos (REZENDE, 2010 p.303). O Gnero Informativo e os seus formatos O gnero informativo se destaca pela inteno de objetividade e imparcialidade no contendo a viso de mundo do jornalista e nem da empresa que veicula o relato e tambm, se estruturam a partir de um referencial exterior empresa jornalstica, fazendo com que a formao no dependa do veculo de informaes e sim das situaes que ocorrem no cotidiano, como descrito por Marques de Melo em seus estudos de 1997. A partir dessas definies revelam-se cinco formatos: Notcia, Reportagem, Entrevista, Nota e Indicador.

Nota A nota um relato sinttico, objetivo, fornecida por agncias de notcias, press-releases, informantes casuais, rdio-escutas ou at mesmo a cobertura prevista na pauta que no foi levada para uma reportagem externa. Podendo assumir duas formas - nota simples ou coberta a nota a forma mais simples de uma apresentao de notcia (REZENDE, 2010 p. 305). Na nota simples o apresentador l um curto texto produzido pelo editor de notcias e que pode ser usado para suprir a falta de imagens e at mesmo para dar ritmo ao telejornal ou destacar certas notcias dependo da sua ordem de insero. A nota coberta se difere da nota simples por ser formada por duas partes: a primeira parte, quando o apresentador l a cabea da notcia que corresponde ao lead no jornal impresso - e a segunda, quando aparecem imagens relacionadas notcia no televisor enquanto o reprter faz uma narrao em off (REZENDE, 2010 p.305). Levando em considerao essa definio, fora feita a anlise de um trecho do telejornal da BAND em relao a uma divulgao do MEC pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=PTD0ix3-1-s Percebe-se que o texto curto e objetivo, h tambm um rgo responsvel pela divulgao dos dados, o MEC. Possui apenas 23 segundos e um discurso simplificado. Notcia Ainda seguindo os parmetros de Guilherme de Rezende, a notcia um relato mais completo que a nota, pois combina a apresentao ao vivo, com imagens e narrao em off. Muito prxima da nota coberta, se difere pela importncia atribuda parte visual, que essencialmente ligada ao relato textual. Possu, em mdia, cerca de 45 segundos e sem imagens do reprter em cena (REZENDE, 2010 p. 305-306).

Analisando um trecho do primeiro bloco do SPTV segunda edio do dia 12 de setembro de 2012 atravs do link https://www.youtube.com/watch?v=nwfTLC8uB8 separamos um trecho que vai de 1 minuto e 58 segundos at 2 minutos e 32 segundos. Ele possui 34 segundos, prximo do tempo mdio descrito pelo Rezende. Temos uma cabea da reportagem de 6 segundos, e ento vemos imagens e temos uma narrao em off por 21 segundos e voltamos para o apresentador concluir a notcia com um nota-p. Outra coisa que a categoriza como notcia o fato da imagem mostrar cenas do acidente e do resgate, estando intrinsecamente ligada com o discurso do ncora. Reportagem Tida como a forma mais completa de noticiar algo, geralmente estruturada respectivamente por: cabea, off, boletim, sonoras e nota p, podendo omitir ou repetir alguns desses elementos sem perder a sua classificao, contanto que ainda tenha a interveno do reprter (REZENDE, 2010 p. 307). A reportagem escolhida, que fala sobre a defasagem do ensino, no link https://www.youtube.com/watch?v=HnsrMRZs7N8, possui uma estrutura

praticamente igual a escrita por Guilherme de Rezende, possuindo: cabea, primeiro off, arte, a primeira sonora, o boletim do reprter ou stand up, segundo off, segunda sonora, terceiro off, terceira sonora, quarto off, quarta sonora, continuao do quarto off e a continuao da quarta sonora e possuindo, no total, 2 minutos e 21 segundos. claro a interveno do reprter na situao, possui quadros completos e relao entre texto e imagem. Entrevista A entrevista no gnero informativo se distingue pelo fato do entrevistado estar mantendo o dilogo, em meio a perguntas e respostas, com o reprter a fim de extrair informaes, ideias, opinies, questes de interesses pblicos e/ou aspectos da vida pessoal do entrevistado (REZENDE, 2010 p.310). possvel ver, nesse exemplo de entrevista do Dunga dado ao Jornal Nacional em relao a seleo que iria para a Copa do Mundo, no link seguinte

https://www.youtube.com/watch?v=Frohrmq_FM4, que ela se encaixa no gnero informativo pois tem a inteno de trazer esclarecimentos e informaes novas para o telespectador e no apurar dados j conhecidos.

Indicadores So matrias que contm dados objetivos, indicadores ou tendncias ou resultados de natureza diversa, de utilidade para o telespectador em eventuais tomadas de decises, o que lhes d o sentido de um jornalismo de servio. (REZENDE, 2010 p.310) Deste modo, o trecho separado do mesmo vdeo que d noticia (https://www.youtube.com/watch?v=nw-fTLC8uB8) demonstra, entre 4 minutos e 40 segundos e 5 minutos e 35, o uso da previso meteorolgica, que exemplifica uma matria com o formato de indicador, uma vez que eles seguem a mesma forma e funcionam como utilidade pblica. O Gnero opinativo e seus formatos O discurso utilizado no gnero opinativo produzido atravs de um ponto de vista que faz uma leitura da realidade e no um retrato objetivo e isento. As variveis que constituem esse ponto de vista so relacionadas ao profissional que a produz ou empresa jornalstica que a veicula, definiu Marques de Melo no seu estudo em 1997. Dessa definio ele separou oito formatos encontrados no impresso, porm, para Guilherme Jorge de Rezende (2010) apenas trs permanecem no telejornalismo. Editorial Caracteriza-se como um texto lido geralmente pelo apresentador e que exprime a opinio da emissora sobre uma determinada questo. (REZENDE, 2010 p.310)

Nota-se, neste link https://www.youtube.com/watch?v=VPHrU7oRVG8, a apresentao do falecido Joelmir Beting em um espao reservado apenas para que o grupo Bandeirantes possa pronunciar sua opinio em relao aos temas em destaque. No texto claro a posio defendida pelo grupo e as opinies dos mesmo em relao ao governo do ex-presidente Lula. Comentrio uma matria jornalstica em que algum jornalista especializado faz uma interpretao de fatos do cotidiano, explicando e s vezes at mesmo orientando o pblico. O jornalista que se dedica a rea de comentrios deve ter uma agudeza crtica e credibilidade, pois a partir da imagem dele que o pblico ir avaliar a competncia do reprter e a utilidade da matria (REZENDE, 2010 p. 310-311). Retirado de um telejornal h essa matria realizada por Arnaldo Jabor: https://www.youtube.com/watch?v=xRX6NguImAE. Ele comenta sobre a explorao da Terra pelo ser humano e as possveis consequncias que isso nos trar e por ser uma figura conhecida, confivel e respeitada, ele atribu valor e importncia para seu comentrio. Crnica No limite entre a literatura e a utilidade informativa, a crnica conduz o telespectador a uma viso lrica ou irnica de um acontecimento e de seus detalhes e para isso ela, a crnica, se arma de efeitos audiovisuais para conduzir narrativa. (REZENDE, 2010 p.311) Nesse link, https://www.youtube.com/watch?v=DvH7Zp8JRPI, vemos uma crnica relacionada Capela Sistina. Percebemos, logo no comeo, a diferena do udio utilizado, com msicas induzindo o telespectador. Pelo texto, percebemos a opinio da reprter e uma estrutura prxima de um documentrio cinematogrfico.

Rferencias: MARQUES DE MELO, Jos; ASSIS, Francisco de; REZENDE, Guilherme Jorge de; ET. AL. . Gneros Jornalsicos no Brasil. So Paulo: Universidade Metodista de So Paulo, 2010. ARONCHI DE SOUZA, Jos Carlos. Gneros e formatos na televiso brasileira. So Paulo: Summus Editorial, 2004.

You might also like