You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG CENTRO DE CINCIAS JURDICAS E SOCIAIS CCJS UNIDADE ACADMICA DE DIREITO

NOME DO AUTOR

TTULO DO PROJETO

SOUSA 2010

NOME DO AUTOR

TTULO DO PROJETO

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Direito do Centro de Cincias Jurdicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, como exigncia parcial da obteno do ttulo de Bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais. Orientador(a): Prof. .....

SOUSA 2010

SUMRIO

1 INTRODUO

Para elaborar um projeto de pesquisa o primeiro passo do pesquisador a escolha do tema que ir abordar. Tarefa de difcil execuo, a delimitao do tema exige conhecimento cientfico mnimo para compreender o assunto e escolher dentre as afinidades e curiosidades do pesquisador o ponto central da pesquisa. Para facilitar a delimitao do tema sugere-se lanar mo de limitaes geogrficas e espacial, posto que uma boa pesquisa deve ter delimitao temtica bem definida, restrita, mas com aprofundamento. Prima-se pela qualidade, aprofundamento e no pela quantidade, extenso. Delimitar o tema no definir o ttulo, este definido a partir dos objetivos da pesquisa que esto intimamente relacionados com a delimitao e especificao do tema. O ttulo sintetiza o contedo da pesquisa e torna vivel sua execuo. O ttulo pode comportar um subttulo que ser mais especfico, enquanto aquele ser mais abrangente. Parte introdutria, na qual deve ser exposto o tema do Projeto. Preparao do leitor para os prximos itens do projeto. Diferentemente do Trabalho de Concluso de Curso, a introduo do Projeto de Pesquisa no antecipa as disposies dos captulos da monografia, nem descreve pormenorizadamente a metodologia do trabalho acadmico. Nesta introduo o texto simplificado e apresenta breves consideraes sobre o projeto de pesquisa que resultar em trabalho acadmico. Formatao do projeto de pesquisa. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte Arial ou Times, tamanho 12 para todo o texto. O documento deve ser digitado ou datilografado com espao 1,5, entrelinhas; exceto as citaes diretas com mais de 4 linhas, a descrio do projeto na folha de rosto e as referncias utilizadas no texto do projeto. Paginao: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. S a partir dos elementos textuais, ou seja, da introduo que os nmeros aparecem nas pginas.

2 PROBLEMATIZAO

Indaga-se o qu se quer estudar. O problema a ser abordado durante toda a pesquisa e execuo do trabalho acadmico. O problema da pesquisa deve ser bem delimitado para no causar dvidas no leitor. Deve ser claro, preciso e restrito, demonstrando que o pesquisador sabe exatamente o que pretende estudar. Ao final do TCC o problema deve ser respondido. o ponto de partida e de chegada do pesquisador. Pode ser exposto como uma indagao ou uma afirmao, desde que seja facilmente identificado no texto.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Os objetivos devem sempre comear com verbos no infinitivo. Ex.: investigar, examinar, estudar, observar etc.

3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS

S pode haver 1 nico objetivo geral, mais abrangente e dois ou mais objetivos especficos. Os objetivos relacionam-se diretamente com o tema da pesquisa e orientam o trabalho do pesquisador. Responde a indagao para qu se d a pesquisa. Quando os objetivos so ambiciosos demais a pesquisa torna-se inviabilizada devido grande extenso. A viabilidade dos objetivos fundamental. Objetivos que direcionam para aes inalcanveis (esclarecer a populao paraibana dos males do fumo; implementar um sistema de sade pblica satisfatrio) devem ser evitados, so eles impossveis de serem concretizados em um trabalho acadmico de concluso de curso. Portanto, os objetivos devem ser viveis e concretizados ao final do trabalho.

4 JUSTIFICATIVA

Responde ao porqu da pesquisa. Nesse momento deve ser apresentada a viabilidade da pesquisa. A importncia da pesquisa para o mbito acadmico e suas possibilidades cientficas. A plausibilidade do estudo exposta aqui. Em uma exposio simples, direta, todavia completa, das causas tericas e dos motivos que tornam importante a pesquisa. Com nfase nos seguintes aspectos: estgio em que se encontram as teorias relacionadas ao tema; as contribuies tericas que a pesquisa pode proporcionar; a importncia do tema de forma geral e em casos especficos; a possibilidade de descobrir solues viveis aos problemas apresentados (aspecto mais comum nas cincias exatas e da natureza). No cabe na justificativa a citaes de outros autores.

5 REFERENCIAL TERICO

Apresenta a teoria de base para a pesquisa e a reviso bibliogrfica coletada. o momento de citar os autores que ajudaram na formao do tema. Toda pesquisa necessita de referencial terico que demonstra a maturidade cientfica do pesquisador. Sua capacidade de escolher os melhores textos e autores para realizar sua pesquisa. Todavia, o referencial terico no pode ser uma mera transcrio de textos pesquisados, mas uma slida apresentao das ideias principais que circundam a temtica.

6 METODOLOGIA

Apresenta os mtodos de abordagem; procedimento e das tcnicas de pesquisa. Obrigatoriamente, esses trs aspectos metodolgicos devem ser enfatizados.

Mtodo de abordagem (etapa mais abstrata da pesquisa, onde se afigura, em geral, apenas um nico mtodo de abordagem durante toda a execuo da pesquisa cientfica) so eles: dedutivo, indutivo, hipottico-dedutivo, dialtico. Mtodos de procedimento (participam das vrias etapas de investigao, exibem explicaes mais especficas, comum a presena de mais de um mtodo de procedimento durante a execuo da pesquisa cientfica): histrico, comparativa, monogrfico ou estudo de caso, estatstico, tipolgico, funcionalista, estruturalista. Tcnicas de Pesquisa (correspondem ao perodo prtico de coleta de dados) podem ser: Documentao Indireta, Documentao Direta. Documentao indireta abrange a pesquisa bibliogrfica e documental. Documentao direta abrange a observao direta intensiva e a observao direta extensiva.

7 CRONOGRAMA

Detalhamento das atividades e dos meses que sero estudados. Recomenda-se o uso de tabelas para esse fim. Ex.:
Atividades Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Maro 2011 Abril 2011 Maio 201

Elaborao Sombreado do Projeto de Pesquisa Entrega do Projeto de Pesquisa Coleta de dados Anlise dos dados Redao do TCC Depsito de TCC Defesa pblica ou use apenas o X

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT). ABNT NBR 15287: Informao e documentao-Projeto de pesquisa-Apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, dez. 2005. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT NBR 14724: Informao e documentao - trabalhos acadmicos - apresentao. 2. ed. Rio de Janeiro, 2005. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT NBR 6024: informao e documentao-numerao progressiva das sees de um documento escrito - apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT NBR 6027: informao e documentao sumrio - apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT NBR 6023: informao e documentao referncias - elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT NBR 6034: informao e documentao ndice - apresentao. Rio de Janeiro, 2004. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT NBR 10520: informao e documentao - citaes em documentos-apresentao. Rio de Janeiro, 2002. (dois espaos entrelinhas de 1,5, entre o nome referncias e a 1 referncia) (As referncias so alinhadas somente margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples e separadas entre si por espao duplo ou dois espaos simples.)

10

GLOSSRIO

Opcional. Vocabulrio de expresses com seus respectivos significados. Deve ser disposto em ordem alfabtica.

11

APNDICE

Opcional. resultado da produo do autor, mas no foi necessrio ou possvel descrev-la no corpo do texto, por exemplo, uma pesquisa em forma de questionrio ou formulrio elaborada pelo pesquisador. O ANEXO e o NDICE tambm so opcionais.

12

ANEXO

Opcional. resultado das pesquisas do autor, caracteriza-se por no ter sido produzido pelo autor do projeto, mas por outrem, suas informaes so importantes, mas no foi necessrio ou possvel descrev-la no corpo do texto, por exemplo, uma deciso judicial, um acrdo. O APNDICE e o NDICE tambm so opcionais.

You might also like