You are on page 1of 13

A EDUCAO PSICOMOTORA E A PRTICA PEDAGGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAO INFANTIL: INTERLOCUES E DISCUSSES NECESSRIAS

Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara - UEPG Silvia Christina Madrid Finck UEPG

Resumo: Este artigo descreve a fase inicial da pesquisa desenvolvida no Programa de Ps-Graduao, Mestrado em Educao, da UEPG/PR. A pesquisa qualitativa e tem como objeto as prticas pedaggicas psicomotoras desenvolvidas na Educao Infantil (EF). A pesquisa tem por objetivos: analisar as prticas pedaggicas psicomotoras das professoras de EI; verificar o nvel de conhecimento das professoras de EI sobre a educao psicomotora; verificar o referencial terico cientfico utilizado pelas professoras de EI para subsidiar a prtica pedaggica; identificar as concepes das professoras de EI sobre o desenvolvimento psicomotor das crianas. Como procedimento metodolgico foi aplicado o questionrio para onze (11) professoras da rede particular e pblica de ensino da cidade de Ponta Grossa-PR. Verificamos que a prtica psicomotora est presente na escola; as professoras no apresentam clareza e embasamento terico cientifico sobre essa temtica. As professoras veem o trabalho com o desenvolvimento psicomotor na EI como uma ao preventiva, que colocada em prtica diminuiria de forma expressiva as intervenes relacionadas s dificuldades das crianas no processo de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Educao Infantil. Corpo. Prticas Psicomotoras

Introduo

Este artigo apresenta a fase inicial da pesquisa desenvolvida no Programa de PsGraduao, Mestrado em Educao, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). A pesquisa qualitativa e tem como objeto as prticas pedaggicas psicomotoras desenvolvidas na Educao Infantil. A pesquisa tem os seguintes objetivos: analisar as prticas pedaggicas psicomotoras das professoras de Educao Infantil; verificar o nvel de conhecimento das professoras de Educao Infantil sobre a educao psicomotora; verificar qual o referencial terico cientfico utilizado pelas professoras de Educao Infantil para subsidiar a prtica pedaggica; identificar as concepes das professoras de Educao Infantil sobre o desenvolvimento psicomotor das crianas.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil RCNEI (BRASIL, 1998, p. 13):

A expanso da educao infantil no Brasil e no mundo tem ocorrido de forma crescente nas ltimas dcadas, acompanhando a intensificao da urbanizao, a participao da mulher no mercado de trabalho e as mudanas na organizao e estrutura das famlias. Por outro lado, a sociedade est mais consciente da importncia das experincias na primeira infncia, o que motiva demandas por uma educao institucional para crianas de zero a seis anos.

Desta forma a Educao Infantil tem obtido certa valorizao, sendo objeto de discusses realizadas pelos professores e demais profissionais interessados no

desenvolvimento infantil. Nesse sentido o RCNEI (BRASIL, 1998, p. 13) se manifesta dizendo:

A conjuno desses fatores ensejou um movimento da sociedade civil e de rgos governamentais para que o atendimento s crianas de zero a seis anos fosse reconhecido na Constituio Federal de 1988. A partir de ento, a educao infantil em creches e pr escolas passou a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever do Estado e um direito da criana (artigo 208, inciso IV). O Estatuto da Criana e do Adolescente, de 1990, destaca tambm o direito da criana a este atendimento.

A Educao Infantil tem obtido certa valorizao e aparece com discusses e nova identidade com uma preocupao de qualidade. Segundo o RCNEI (BRASIL, 1998, p. 23), afirma:

Nas ltimas dcadas, os debates em nvel nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituies de educao infantil incorporem de maneira integrada as funes de educar e cuidar, no mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituies que atuam com as crianas pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. As novas funes para a educao infantil devem estar associadas a padres de qualidade. Essa qualidade advm de concepes de desenvolvimento que consideram as crianas nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente, nas interaes e prticas sociais que lhes fornecem elementos relacionados s mais diversas linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para a construo de uma identidade autnoma.

Sendo assim, h necessidade de discusses sobre temticas que estejam presentes no cotidiano das prticas dos professores, pois estas se tornam cada vez mais importantes, visto a real necessidade sobre o conhecimento do desenvolvimento infantil. Percebe-se ainda h uma grande preocupao com o desenvolvimento cognitivo na Educao Infantil, prevalecendo idia, muitas vezes, de que este nvel da educao bsica uma etapa preparatria para o ingresso da criana no ensino fundamental. Desta forma algumas prticas pedaggicas de aprendizagem tm maior destaque e so mais desenvolvidas, assim muitas vezes so deixados de lado aspectos primordiais no desenvolvimento da criana como o movimento e a expressividade, aspectos estes que envolvem o corpo que se move se expressa e se relaciona. Segundo Garanhani (2008, p. 128):

A escola da pequena infncia, ao proporcionar um meio favorvel ao desenvolvimento infantil nos seus diversos domnios - a afetividade, a cognio e o movimento, realiza a mediao entre a criana e o conhecimento culturalmente construdo e traduzido em diferentes linguagens: oral, corporal, musical, grfico-pictrica e plstica. Ao mesmo tempo, desenvolve na criana habilidades para a expresso e comunicao.

Ainda dentro desse contexto, Garanhani (2008, p. 129) afirma que:

Para que o conhecimento e o desenvolvimento de diferentes linguagens estejam presentes na educao da pequena infncia, necessrio estar atento ao fazer pedaggico da Educao Infantil, que dever contemplar aes pedaggicas que priviligiem diversas formas de interao e comunicao da criana com o meio e com seu grupo. Essa condio est diretamente atrelada formao da educadora responsvel pela escolarizao dessa idade.

A psicomotricidade como cincia que estuda o movimento humano, considerando o ser em sua totalidade um meio que auxilia para um melhor desenvolvimento. Wallon (2005) pioneiro nos estudos da psicomotricidade ressalta sua importncia e relaciona o movimento ao afeto e a emoo. Segundo Fonseca (2008, p. 22), para Wallon, a evoluo da criana processa-se em uma dialtica de desenvolvimento na qual entram em jogo inmeros fatores: metablicos, morfolgicos, psicotnicos, psicoemocionais, psicomotores e psicossociais. A falta do desenvolvimento dos esquemas psicomotores vem se destacando de forma recorrente como uma das causas das dificuldades de aprendizagem das crianas. Estudos de

vrios pesquisadores (LE BOULCH, 1987, 1988, 2008; FONSECA, 2004, 2008; FREIRE, 1989; OLIVEIRA, 2008; WALLON, 2005; COSTA, 2007, entre outros), indicam que os aspectos psicomotores interferem na aprendizagem escolar dos alunos, embora poucos professores saibam realmente a verdadeira importncia sobre o desenvolvimento desses pressupostos psicomotores, principalmente na Educao Infantil. Uma proposta de educao psicomotora na Educao Infantil desenvolve uma postura adequada para a aprendizagem da criana com carter preventivo em relao ao seu desenvolvimento integral nas vrias etapas de crescimento. Assim, surge a necessidade de que os professores que atuam na Educao Infantil tenham a formao e o conhecimento sobre as prticas psicomotoras na escola. O educador deve estar atento a qualquer alterao no desenvolvimento motor da criana, para que assim ocorra um bom desenvolvimento cognitivo e integral. Dar incio nos primeiros anos de vida s prticas psicomotoras fundamental para o desenvolvimento infantil. Para Garanhani (2008, p. 124):

Wallon (1979) ressalta que, na pequena infncia, o ato mental se desenvolve no ato motor, ou seja, a criana pensa quando est realizando a ao e isso faz com que o movimento do corpo ganhe um papel de destaque nas fases iniciais do desenvolvimento infantil.

A criana ao ingressar na escola, independentemente da idade em que se encontra, traz consigo saberes sobre os movimentos que realiza com o seu corpo, os quais so apropriados e construdos nos diferentes espaos e relaes em que vive (GARANHANI, 2008). Desse modo, a escola poder sistematizar e ampliar o conhecimento da criana sobre o seu movimentar. Segundo Costa (2007, p. 22):

[...] at o fim do sculo XVIII o corpo foi visto sob a tica filosfica. S a partir do sculo XIX passou a ser considerado como objeto, sujeito a estudos sistemticos e profundos no mbito da experimentao. Como objeto de estudo, o corpo despertava interesse nos diversos seguimentos da cincia. A neuropsicologia e a neurologia foram as primeiras a estud-lo de forma sistemtica e experimental, na tentativa de comprender a estrutura e funcionamento cerebral, bem como suas patologias. Mais tarde, o corpo passou a ser estudado pela Psicologia e pela Psicanlise a fim de compreender a evoluo da inteligncia e suas pertubaes.

Os aspectos do movimento comeam ainda no tero, mesmo antes de qualquer outra forma de comunicao, logo aps o nascimento e mesmo antes da criana adquirir a linguagem propriamente dita, ela j se comunica tendo o movimento como uma resposta s suas necessidades dirias, pois atravs destes consegue manifestar sentimentos e anseios, e se relacionar com o meio em que vive. Na concepo de Le Boulch (1988), a evoluo psicomotora se divide em trs estgios: corpo vivido, corpo percebido ou descoberto e corpo representado. A primeira etapa a do corpo vivido que compreende ao perodo sensrio motor descrito por Piaget, seria a fase dos primeiros anos de vida (0 a 3 anos), nela a criana no tem conscincia do eu confundindo-se com o espao que vive. Com seu amadurecimento e suas experincias do cotidiano a criana passa aos poucos diferenciar-se de seu ambiente. Segundo Fonseca (2008, p. 75):

A relao sujeito-objeto assume um papel oriundo no pensamento Walloniano, exatamente porque ambos se tornam dialticamente necessrios e complementares ao surgimento de sistemas funcionais fundamentais para o desenvolvimento psicomotor. Ao manipular objetos, a criana atinge efeitos que a excitam emocionalmente e a encantam como autodescoberta, fazendo com que os mesmos gestos se repitam e se automatizem, porque geram sensaes viscerais e musculares agradveis e arrebatadoras. Explora objetos ao mesmo tempo em que se explora corporalmente a si prpria, autoconhecendo-se.

Nesta etapa a criana descobre o mundo de objetos, evoluindo a preenso e comea a manipul-los, adquirindo a posio de sentada, onde passa um objeto de uma mo para a outra. A evoluo da locomoo tambm acontece multiplicando as possibilidades de explorao no ambiente, sobretudo em relao ao objeto novo. Segundo Le Boulch (1988, p. 70):
[...] no fim do perodo sensrio motor, que Piaget situa entre 15 a 18 meses, adquirida a permanncia do objeto. Depois da experincia tnicoemocional frente s pessoas, vai desenvolver-se a experincia motora intencional frente ao objeto. atravs da atividade prxica que a criana vai descobrir sua existncia e como pessoa ela vai conquistar a sua unidade atravs da experincia vivenciada com o corpo eficazmente.

Dessa forma a criana descobre e conquista o seu meio a cada dia. Estmulos externos organizam o comportamento, principalmente na relao me e filho. Nesta fase a criana faz

descobertas atravs de suas experincias da diversividade de pessoas que vivem em seu meio. A etapa do corpo vivido termina na primeira imagem do corpo identificado pela criana como seu prprio EU. Na segunda etapa que engloba a idade entre os trs aos sete anos, inicia-se a etapa do corpo percebido ou descoberto. Segundo Le Bouch, (1988, p. 86):

A emergncia da funo de interiorizao, contempornea do reconhecimento de seu prprio Eu, vai permitir-lhe deslocar sua ateno sobre seu prprio corpo e descobrir suas prprias caractersticas corporais. Comea o perodo de estruturao do esquema corporal, etapa importante na evoluo da imagem do corpo, sendo este o instrumento de insero na realidade.

Nesta fase a criana passa a ter uma maior coordenao, desta forma obtm conscincia do seu corpo como referncia e inicia o conhecimento de conceitos relacionados a espao e tempo tais como em cima, em baixo, adiante e atrs. Segundo Oliveira (2008, p. 59) a criana:

[...] percebe as tomadas de posies e associa seu corpo aos objetos da vida quotidiana. Ela chega representao mental dos elementos do espao e isto possvel graas primeira fase de descoberta e experincias vividas pela criana. Ela descobre sua dominncia e com ela seu eixo corporal. Passa a ver seu corpo como um ponto de referncia para se situar e situar os objetos em seu espao e tempo. Este o primeiro passo para que ela possa, mais tarde, chegar estruturao espcio-temporal.

Segundo Le Boulch, (1988, p. 135), o perodo de trs a sete anos corresponde ao estgio da estruturao perceptiva, o qual deve responder a dois grandes objetivos:

[...] permitir a criana alcanar seu desabrochamento no plano da vivncia corporal alcanando com bem estar o exerccio da motricidade espontnea, prolongada pela expresso verbal e grfica; assegurar a passagem escola elementar tendo o papel de preveno, a fim de evitar que a criana se depare, nessa poca, com dificuldades na aquisio das primeiras tarefas escolares.

A terceira etapa refere-se a do corpo representado, a qual engloba a idade da criana entre sete a doze anos, Oliveira, G. (2008, p. 60) menciona que:

Nesta etapa observa-se a estruturao do esquema corporal, at este momento, a criana j adquiriu as noes do todo e das partes do seu corpo (que percebido atravs da verbalizao e do desenho da figura humana), j conhece as posies e consegue movimentar-se corretamente no meio ambiente com um controle e domnio corporal maior. A partir da, ela amplia e organiza seu esquema corporal.

Nesta fase de desenvolvimento da criana seus pontos de referncias no ficam mais centrados no corpo prprio, desta forma ela cria os pontos que podem orient-las. Neste momento a criana realiza por si as suas aes, com aperfeioamento dos seus movimentos e coordenao. Desta forma o conhecimento por parte dos professores sobre o desenvolvimento psicomotor se torna primordial no desenvolvimento das prticas pedaggicas cotidianas dentro da escola. Segundo Garanhani (2008, p. 137):
Assim, ao ingressar na escola, independentemente da idade em que se encontra, a criana traz consigo saberes sobre os movimentos que realiza com seu corpo, apropriados e construdos nos diferentes espaos e relaes em que vive. Desse modo, a escola poder sistematizar e ampliar o conhecimento da criana sobre o seu movimentar.

Assim fundamental e necessrio que o professor tenha conhecimentos sobre psicomotricidade e desenvolvimento infantil, bem como da importncia do desenvolvimento de uma educao psicomotora na Educao Infantil. Nesse sentido, enquanto pesquisadora, direcionamos o olhar para as prticas pedaggicas psicomotoras desenvolvidas na Educao Infantil. Na sequncia deste artigo relatamos sobre a fase inicial da pesquisa desenvolvida no Programa de Ps-Graduao, Mestrado em Educao, da UEPG/PR.

Coleta de dados A pesquisa de cunho qualitativo e para a coleta de dados foi aplicado um questionrio com sete (7) perguntas para doze (12) professoras da modalidade de ensino da Educao Infantil, as quais atuam na rede particular e municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa/PR. Todas as professoras respondentes apresentam grau superior em Licenciatura em Pedagogia, sendo que destas dez (10) apresentam ps-graduao em alguma rea de conhecimento.

Segundo Ludke, Andr (1986, p. 20):


[...] a abordagem qualitativa uma forma adequada de compreender o fenmeno social pesquisado, procura dar respostas aos aspectos da realidade que no podem ser quantificados. Trabalha com o universo de significados, motivos, aspiraes, crenas, valores e atitudes.

O questionrio foi aplicado a fim de verificar como as professoras veem as prticas psicomotoras, como so realizadas e a relevncia que atribuem s mesmas. As questes do questionrio so: Como voc percebe a relevncia da educao psicomotora na Educao Infantil? Quais so as funes da educao psicomotora? Quem trabalha com a psicomotricidade na escola? A prtica psicomotora est inclusa no trabalho pedaggico dos professores e com qual periodicidade desenvolvido? Quais so as possibilidades pedaggicas do trabalho com o corpo e o movimento viveis para serem desenvolvidas na Educao Infantil? Qual o embasamento terico cientfico utilizado por voc para desenvolver a educao psicomotora? Como voc entende a educao psicomotora em relao ao preventiva referente s dificuldades de aprendizagem das crianas? Destacamos as respostas das professoras referentes questo sobre a percepo das mesmas sobre a relevncia da educao psicomotora na Educao Infantil:
O trabalho na Educao Infantil deve ser voltado para a educao psicomotora, a criana precisa conhecer seu corpo e descobrir que com ele pode explorar inmeros movimentos, a escrita processo secundrio e quase sempre desvinculada ao movimento, sendo que ela deveria iniciar muito antes com jogos cantados, desenhos na areia, etc (Questionrio, Professora 1). Eu diria que um dos aspectos mais importantes de todos. Pois as brincadeiras, os jogos cantados, correr, pular, andar na ponta dos ps ajudam a desenvolver a criana por inteiro desde o cognitivo, emocional e psicolgico, etc (Questionrio, Professora 4). A educaco psicomotora base do desenvolvimento infantil, a rea cognitiva s poder explorar todo seu potencial tendo uma base bem preparada para isso, nesse contexto entra uma forma de trabalho dos educadores que inclua a educao psicomotora com clareza de atividades, atitudes e aes que proporcionem. Ela tem como funes a compreenso, pela criana, do corpo e de seus movimentos e o controle dos mesmos, interagindo com o meio e os demais sujeitos desses meios (Questionrio, Professora 9). A educao psicomotora fundamental na Educao Infantil, pois sua funo integrar o movimento, o intelecto e o afeto (Questionrio, Professora 2).

Os termos utilizados pelas professoras demonstram que a educao psicomotora considerada por elas de grande relevncia, como tambm reconhecem a necessidade da empregabilidade de prticas psicomotoras na Educao Infantil. Na questo onde se pergunta quem trabalha com a psicomotricidade na escola, neste aspecto aparece um novo profissional o qual o profissional da rea da Educao Fisca. Dessa forma percebe-se que ainda o trabalho com o corpo e as prticas psicomotoras ainda so atribudas como sendo de responsabilidade do professor de Educao Fsica.

Este trabalho na maioria das salas desenvolvido pelo professor de Educao Fisca, mas deveria ser feito em parceria com as professoras que ficam mais tempo com os alunos e deveriam aproveitar para explorar (Questionrio, Professora 1). Na maior parte do tempo os professores da Educao Fisca (Questionrio, Professora 6). Todos os profissionais, principalmente professores titulares e especialistas como os de Educao Fisca (Questionrio, Professora 5).

Na pergunta em que se questiona se a prtica psicomotora est inclusa no trabalho pedaggico dos professores, e com qual periodicidade desenvolvida, as professoras responderam que essa prtica esta inclusa no cotidiano da Educao Infantil.

A prtica psicomotora est levemente inclusa nas atividades, mas sem muitas vezes o profissional de durao ter tanta noo de suas funes e importncia quanto deveria. Na Educao Infantil ela est inclusa principalmente nas atividades ldicas, o que no deixa de ser correto, mas sem a real compreenso de como ela pode ser amplamente explorada pela falta de conhecimento dos professores (Questionrio, Professora 9). Sim, em nosso cotidiano (Questionrio, professora 3). Como j mencionei depende de cada professor, mas no os coloco como vises neste processo. Durante a faculdade pouco se aprende sobre a importncia do trabalho com o corpo na Educao Infantil (Questionrio, Professora 1).

Dentro desse contexto, Alves (2011, p. 24) destaca que:

10

A escola reconhece a necessidade do emprego das condutas psicomotoras na Educao Infantil para a funo de preparar a criana para aprendizagens futuras. A forma, porm, de como realizam os exerccios no permite que os objetivos sejam alcanados. Os mesmos so aplicados para aperfeioamento da mecnica motora. As relaes entre a construo desse domnio e as dimenses afetivas, relacional e histrica so esquecidas. no processo da autoconstruo que a criana chega escola. A funo do professor trabalhar no aluno cada uma das dimenses, para lev-lo construo da unidade corporal e afirmao da identidade. O educador no pode continuar investindo apenas em seu intelecto e em seu corpo como instrumento de aprendizagem. A psicomotricidade tem ao educativa e preventiva.

Mas quando se pergunta sobre as possibilidades de desenvolvimento do trabalho com o corpo e o movimento, as professoras relatam:
As possibilidades so inmeras e acontecem diariamente. Ressalto que o trabalho com as crianas de 2 e 3 anos acontecem de forma ldica e prazerosa visando o desenvolvimento integral (Questionrio, Professora 2). As possibilidades so vrias, em todas as reas de conhecimento podemos trabalhar o corpo e o movimento, atravs de histrias, msicas, jogos, cantigas de roda, teatro, fantasias, etc (Questionrio, Professora 4).

Nesse sentido Oliveira, Z. (2002, p. 168) evidencia que:


A concretizao de boas propostas pedaggicas em creches e pr-escolas inicia-se pela considerao de que os professores de educao infantil apropriam-se de modelos pedaggicos e de representaes sociais aprendidos em programas de formao profissional ou vividos em suas experincias pessoais- como elementos canalizadores das aes educativas, mas no os revm criticamente nem os integram adequadamente ao seu cotidiano profissional.

No que se refere ao embasamento terico cientfico utilizado para desenvolver a educao psicomotora na Educao Infantil, as professoras no apresentam conhecimentos relevantes e no citam nenhum autor.
Na verdade nunca estudei nada especfico, apenas adoro movimentar meus pequenos alunos com atividades criativas e inventadas pelos anos de formao pedaggica (Questionrio, Professora 1). Nenhum (Questionrio, Professora 3). No conheo (Questionrio, Professora 6).

11

Dessa maneira constatamos que as professoras apresentam um discurso sobre um desenvolvimento integral, mas no detm um embasamento terico cientifico sobre educao psicomotora. Segundo Oliveira, Z. (2002, p. 168):

[...] h que reconhecer que, se as instituies de educao infantil enraizaram-se em uma cultura, contribuem para transformar o contexto cultural. Da a importncia de avaliar a qualidade do trabalho por eles realizado. Essa qualidade, sem dvida, depende do que pretendido para as futuras geraes, ou seja, de um projeto poltico elaborado pelas comunidades escolares.

As professoras reconhecem a importncia da educao psicomotora, mas tem uma concepo relacionada a uma ao preventiva diante das dificuldades de aprendizagem das crianas, porm faltam os conhecimentos necessrios para a efetivao dessa prtica, conforme podemos perceber nas afirmaes das mesmas abaixo:

Entendo que de suma importncia, pois estimula para que a aprendizagem ocorra de maneira espontnea e sem conflitos (Questionrio, professora 4). A educao psicomotora precisa ser desenvolvida pouco a pouco, para assim a criana ir adquirindo confiana em si mesma, conhecendo melhor suas possibilidades e limites, para estabelecer condies necessrias para uma boa relao com o mundo (Questionrio, professora 10).

Por meio da fala das professoras, podemos dizer que algumas, de certa maneira, se apropriam de modelos pedaggicos sem analis-los, e muitas vezes deixam de utilizar alternativas que poderiam contribuir para uma prtica pedaggica mais significativa, dessa forma assim acabam repetindo aes que impossibilitam um desenvolvimento integral do aluno. Segundo Sanches, Martinez e Pealver (2003, p. 75):
Insistimos no termo preventivo, uma vez que pode ajudar a prevenir certo nmero de dificuldades de comportamento, de aprendizagem, por se tratar de uma prtica no diretiva, em que o adulto que intervm pode observar, com suas estratgias pedaggicas, as crianas em momentos de expresso intensa e espontnea, vividos atravs do jogo em um ambiente que d segurana, a partir da dimenso do prazer sensrio- motor, da expresso das emoes e da dinmica fantasmtica e imaginria que a acompanha. A interveno, nesse contexto, favorecer o tratamento das dificuldades e dos bloqueios, ajudando a criana a se tornar um ser de comunicao.

12

A prtica psicomotora, por no ser diretiva, leva a criana a explorar o mundo exterior, por meio de experincias concretas. Uma observao do professor de maneira atenta faz com que muitas dificuldades no passem despercebidas, podendo, portanto ser amenizadas ou at mesmo solucionadas. Consideraes Finais

Na anlise das respostas das professoras percebe-se que a prtica psicomotora est presente na escola, mas que esse tema foi tratado de forma fragilizada no processo de formao inicial das educadoras. As professoras devem ter clareza das prticas psicomotoras para que estas se efetivem dentro da escola de maneira assdua e com qualidade. Percebe-se tambm que a fundamentao terica cientfica sobre a temtica exposta no est presente na formao das professoras que participaram da pesquisa. A escola um meio em que a criana pode e deve se desenvolver em muitos aspectos, os professores devem aprofundar seus estudos sobre a infncia e no que diz respeito s praticas psicomotoras, tornando esse perodo rico em possibilidades para trabalhar o corpo. O conhecimento, por parte das professoras, sobre a importncia de se trabalhar o desenvolvimento psicomotor se constitui em uma ao preventiva, que colocada em prtica diminuiria de forma expressiva as intervenes remediadoras relacionadas s questes de dificuldades de aprendizagem. Desta forma o desenvolvimento da educao psicomotora se torna imprescindvel na Educao Infantil, cabendo a todo professor que trabalha nessa fase de escolarizao efetivar um trabalho psicomotor com as crianas de maneira que atenda suas necessidades a fim de tenham um desenvolvimento harmonioso e completo que considere o corpo que se expressa, interage e se movimenta.

Referncias BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao e do desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Vol 1. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao fundamental. Braslia: MEC-SEF, 1998. FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. GARANHANI, M. C. A Educao fsica na Educao infantil: uma proposta em construo. In: FILHO, N.F. A; SHNEIDER, O. (Org). Educao Fsica para a Educao Infantil conhecimentos e especificidades. Aracaju: Editora UFS, 2008.

13

LE BOULCH, J. O corpo na escola no sculo XXI: prticas corporais. So Paulo: Phorte, 2007. ___________. O Desenvolvimento Psicomotor do nascimento at 6 anos: a psicocintica na idade pr-escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1988. __________. Rumo a uma cincia do movimento humano. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1987. FILHO, N. F. A; SCHNEIDER, O. Educao fsica para a educao infantil: conhecimentos e especificidades. Aracaju: Editora UFS, 2008. OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade: educao e reeducao num enfoque psicopedaggico. 13. Ed. Petrpolis: Vozes, 2008. OLIVEIRA, Z. R. Educao Infantil: fundamentos e mtodos. So Paulo: Editora Cortez, 2002. WALLON, H. A evoluo psicolgica da criana. Lisboa: Edies 70, 2005. SANCHES, P. A.; MARTINEZ, M. R.; PEALVER, I. V. A Psicomotricidade na educao infantil: uma prtica preventiva e educativa. Porto Alegre: Artmed, 2003.

You might also like