You are on page 1of 16

O ambiente e as tecnologias limpas

O que so tecnologias limpas ?


Relao tecnologia limpa/ produo limpa
As tecnologias limpas so processos industriais novos ou alteraes dos processos existentes que visam reduzir no s os impactos ambientais mas principalmente o consumo de energia e matrias-primas utilizadas durante um determinado processo tecnolgico. Os sistemas de produo industrial exigem recursos: materiais, energia, gua e ar. Os sistemas de produo actuais so lineares ou cradle-to-grave e com frequncia usam substncias nocivas e recursos finitos em vastas quantidades e em ritmo acelerado.

Os sistemas de produo limpa so circulares e usam menos matriaprima, menos gua e energia. Os recursos flem pelo ciclo de produo e consumo em ritmo mais lento. A produo limpa leva ao desenvolvimento e implementao de tecnologias mais limpas nos processos produtivos.

Produo limpa e tcnicas de fim-de-tubo, qual a diferena?


Tcnicas de fim-de-tubo
Poluentes so controlados por filtros e mtodos de tratamento do lixo O controle de poluio avaliado depois do desenvolvimento de processos e produtos e quando os problemas aparecem Controles de poluio e avanos ambientais so sempre considerados factores de custo pelas empresas Qualidade definida como preocupao com as necessidades dos utilizadores

Produo limpa
Poluentes so evitados na origem, atravs de medidas integradas A preveno da poluio parte integrante do desenvolvimento de produtos e processos Poluio e resduos so considerados recursos potenciais e podem ser transformados em produtos teis e sub-produtos desde que no txicos

Qualidade total significa a produo de bens que atendam s necessidades dos usurios e que tenham impactos mnimos sobre a sade e o ambiente

Trs casos nacionais


F. A. M. U. O biocouro portugus
O FAMU um couro biodegradavel, fabricado de acordo com processos mais limpos que os tradicionais, que permite manter as caractersticas visuais e fsicas do couro convencional mas sem vestgios de crmio ou metais pesados. O produto estabelece o equilbrio entre o Fabrico, Ambiente, a Manufactura e o Uso. A principal alterao verificada no processo de fabrico do biocouro encontra-se na fase de curtume, em que se estabilizam as peles de modo a tornarem-se estveis e resistentes putrefaco.

Nesta fase o fabrico do biocouro obrigou substituio do tradicional curtume mineral, que tem como principais agentes curtientes os sais de crmio, por taninos vegetais extrados de algumas rvores como Mimosas, Accias ou Quebrachos e resinas polimricas. Visto que tem uma quantidade nfima de metais o mesmo altamente biodegradavel. Esta caracterstica tambm permite que as raspas e resduos do biocouro sejam utilizadas como fertilizante para a agricultura devido ao seu elevado teor em azoto, contrariamente aos resduos do couro tradicional que s podem ser depositados em aterro em virtude da presena de metais pesados e crmio.

A ausncia de crmio permite contribuir com menos poluio no s no final do ciclo de vida, mas tambm durante todo o seu processo de fabrico. A perspectiva de comercializao deste produto abre se principalmente a pases com uma forte educao ambiental e que privilegiam o consumo de produtos limpos.

Pantufinhas A linha azul de Coimbra

Autocarros movidos a hidrognio no Porto

O Porto uma das nove cidades europeias envolvidas no projecto CUTE Clean Urban Transport for Europe. O mesmo visa testar as potencialidades da clula de hidrognio em veculos de transporte colectivo. Um quilo de hidrognio contem trs vezes energia que um quilo de petrleo e gera apenas agua como produto residual. No entanto, a sua produo em massa ainda complexa e bastante dispendiosa.

Consideraes finais
A tecnologia limpa considera a varivel ambiental em todos os nveis de organizao: o design do produto, que deve respeitar todo o seu ciclo de vida; a engenharia de produto e de processo; a compra de matrias primas, o uso de gua e energia; at o ps venda.
Cristiano Diniz em Ambietec on line

As empresas precisam adoptar processos limpos para se tornarem mais competitivas


Hugo Springer, director do CNTL Centro Nacional de Tecnologias Limpas (Brasil)

A ecoeficincia baseia-se em trs pilares: Econmico, Ambiental e Social. Uma empresa ou processo, para serem vlidos dentro dos conceitos actuais, devem ser economicamente rentveis, ambientalmente compatveis e socialmente justos.
Carlos Nascimento, Presidente do Instituto Brasileiro de Produo Sustentvel e Direito Ambiental

As universidades precisam pesquisar materiais mais limpos, os trabalhadores precisam pedir processos de produo mais seguros e os ambientalistas precisam educar o pblico para que ele exija produtos mais limpos.

O ambiente e as tecnologias limpas


Fontes

gua & Ambiente, edio n. 52 Ambietec on line, Uma publicao da Ecolatina


http://www.ecolatina.com.br/ambietec/

Cincias, Tecnologia & Meio Ambiente Agncia Brasil Radiobrs


http://www.radiobras.gov.br/

Cummins Latin America


http://www.cummins.com/la/pages/en/index.cfm

CUTE Clean Urban Transport for Europe, General Introduction Brochure Diciopdia 2004 Greenpeace Brasil
http://www.greenpeace.org.br/

IBPS Instituto Brasileiro de Produo Sustentvel e Direito Ambiental


www.ibps.com.br/

SMTUC Servios Municipalizados de Transporte Urbanos de Coimbra

Engenharia do Ambiente 2003/04 Disponvel em: http://ambiente.dec.uc.pt/~gustavop

Bruno Sirgado Marques; brunom@student.dec.uc.pt Marco Alves Brsio; brasio@student.dec.uc.pt Paulo Norte Pinto; gustavop@student.dec.uc.pt

You might also like