You are on page 1of 20

O TERRENO DO JOGO

O campo de jogo deve ser rectangular, com um mximo de 120 m e um mnimo de 90 m de comprimento, por uma largura mxima de 90 m e mnima de 45 m. Em partidas internacionais, essas medidas mudam para 110/100 m de comprimento e 75/64 m de largura. Deve ser marcado com linhas visveis de no mximo 12 cm de largura, sendo chamadas laterais as mais longas e de fundo as mais curtas. Em cada canto do rectngulo deve haver uma bandeirola de no mximo 1,50m de altura. O centro do campo ser marcado com um ponto, em torno do qual se traar uma circunferncia com 9,15 m de raio. A pequena rea ser delimitada por duas linhas perpendiculares linha de fundo, traadas a 5,50 m de cada trave e avanando 5,50 m para dentro do campo, unidas ento por outra linha. A grande rea ter linhas semelhantes, colocadas a 16,50 m de cada trave a avanando outros 16,50 m campo adentro. Essa tambm a rea de pnalti, penalidade a ser cobrada de um ponto situado a 11 m do centro do golo. Desse ponto sero traados, no exterior de cada grande rea, arcos com 9,15 m de raio. E cada canto, a partir da bandeirola, deve ser traados arcos com 1 m de raio. Na parte central de cada linha de fundo sero colocadas traves, separadas entre si, interiormente, por 7,32 m. unidos em cima por um travesso colocado a 2,44 m do solo. A largura ou dimetro das traves no pode exceder 12 cm, e do lado de fora do campo elas podem ser guarnecidas por redes.

A BOLA
A bola dever ser esfrica, recoberta de couro ou outro material aprovado, que no represente perigo integridade dos atletas. Sua circunferncia mxima ser de 69,5 cm, e a mnima 68,5 cm; o peso dever estar entre 420 e 445 g no incio da partida, e depois de cheia ela deve ter a presso de 0,8 bar. Sem autorizao do rbitro, no pode ser trocada no transcorrer do jogo.

NMERO DE JOGADORES

O jogo ser disputado por dois partes, cada um deles formado por no mximo 11 jogadores, um dos quais actuar como guardaredes. Permite-se at cinco substituies por equipe, em partidas amistosas, e duas mais o guarda-redes nas oficiais. Antes do incio da partida, o juiz deve ser informado dos nomes dos eventuais reservas. Qualquer atleta poder desempenhar a funo de goleiro, desde que o rbitro seja antecipadamente informado. Caso, no intervalo ou durante o jogo, um atleta troque de posio com o guarda-redes sem notificar o juiz, ser marcado pnalti assim que ele tocar a bola com a mo dentro da grande rea.

EQUIPAMENTO DOS JOGADORES


Nenhum jogador pode portar objecto perigoso para os demais. E suas chuteiras tero de obedecer s seguintes exigncias: 1 - as barras sero transversais e planas, com no mnimo 12,7 mm de largura, arredondadas nas extremidades da sola; 2 - os cravos substituveis, montados directamente nas solas, podem ser de couro, borracha, alumnio, plstico ou material similar, planos e com dimetro mnimo de 12,7 mm. A parte que forma sua base no pode sobressair mais que 6 a 6,35 mm da sola. No se permitem cravos rosqueveis em porcas pregadas sola, nem os que tenham bordas salientes, relevos ou adornos; 3 - cravos fundidos sola e no substituveis devem ser de plstico, borracha, poliuretano ou material macio, devendo haver no mnimo dez por sola, com dimetro no inferior a 10 mm; podem ser empregadas combinaes de barras e cravos, desde que o conjunto respeite as demais regras, e o comprimento no deve nunca exceder 19 mm. O goleiro deve usar cores que o distingam dos demais.

RBITROS
Ser designado um juiz para dirigir cada partida, com as seguintes atribuies: cuidar da aplicao das regras e resolver todos os casos duvidosos, com decises inapelveis, mas evitando punies que beneficiem o infrator; anotar as

ocorrncias, cumprindo funes de cronometrista; interromper o jogo quando houver motivo vlido; cuidar da disciplina dos atletas em campo; impedir a entrada de quaisquer elementos estranhos; expulsar definitivamente, sem advertncia prvia, todo jogador culpado de falta violenta; decidir se a bola corresponde s exigncias da regra II.

RBITROS ASSISTENTES
Sero designados dois juizes de linha, com a misso de indicar quando a bola estiver fora de jogo e a que equipe caber o arremesso lateral, o tiro de meta e o escanteio sempre sujeitos deciso do rbitro. Em caso de interveno indevida ou conduta incorreta, sero substitudos. Os juizes de linha usaro bandeirinhas fornecidas pelo dono do campo.

DURAO DA PARTIDA
As partidas tero dois tempos iguais de 45 minutos, exceto acordo em contrrio, e o rbitro poder acrescentar o tempo que tenha sido perdido em conseqncia de acidente ou outro motivo. A durao de cada perodo ser prolongada para a execuo de um pnalti, e o descanso no intervalo - a menos que assim o autorize o rbitro - no poder exceder 15 minutos.

O INCIO DO JOGO
Antes do incio de cada partida se escolher, com o auxlio de uma moeda, o lado do campo ou o chute inicial, cabendo a opo equipe vencedora do sorteio. A um sinal do juiz, o jogo comear com um chute na bola parada e colocada no centro do gramado, em direo ao campo contrrio. Todos os jogadores devero estar em seu prprio campo, e os adversrios no devero ficar a menos de 9,15 m da bola no

momento do chute inicial. O jogador que d a sada no poder tocar novamente na bola antes que outro o faa. Depois de marcado um gol, a partida ser reiniciada da mesma forma, por um jogador adversrio daquele que assinalou o tento. Aps o intervalo, as equipes trocaro de lado, e o chute inicial ser dado pela adversria daquela que o fez no primeiro tempo. Em caso de infrao a esta regra, se repetir a sada - exceto se o jogador que deu o pontap inicial a toque novamente antes de outro, caso em que se marcar tiro livre indireto. No se pode marcar um gol, diretamente de um chute inicial. Para reiniciar uma partida interrompida por causas que no as acima, e sempre que a bola no tenha ultrapassado as linhas lateral ou de fundo, o rbitro deixar a bola cair ao cho no local em que esta se encontrava no momento da interrupo, e ela ser considerada em jogo assim que tocar o solo.

BOLA EM JOGO
A bola est fora de jogo quando: 1 - tiver atravessado inteiramente uma linha lateral ou de fundo, seja por terra ou pelo ar; 2 - quando a partida tiver sido interrompida pelo rbitro. A bola estar em jogo: 1 - se permanecer em campo depois de chocar-se com as traves, ou as bandeirinhas de crner, o juiz ou os fiscais de linha; 2 - enquanto no se toma uma deciso sobre uma suposta infrao s regras.

O GOLO
Ressalvadas as excees previstas nas regras, se considerar gol quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo, entre as traves e por baixo do travesso, sem que tenha sido lanada, levada ou golpeada com a mo ou o brao de um jogador da equipe atacante - exceto o goleiro, quando dentro

de sua prpria rea de pnalti. A equipe que marcar maior nmero de gols ganhar o jogo. Se no houver gols, a partida terminar empatada.

IMPEDIMENTO
Todo jogador considerado impedido se estiver mais perto da linha de fundo adversria do que a bola - exceto se: 1 - estiver em seu prprio campo; 2 - houver pelo menos dois adversrios entre ele e a linha de fundo, mesmo que estejam na mesma linha; 3 - estiver recebendo a bola de um tiro de meta, um escanteio, um arremesso lateral ou bola ao cho. Por toda infrao a esta regra se conceder um tiro livre indireto equipe adversria, no local onde se cometeu a falta. Nenhum jogador impedido, porm, ser punido se o juiz considerar que ele no influiu no jogo, perturbou um adversrio ou tentou obter vantagem da posio.

FALTAS E INCORREES
Um jogador que cometa intencionalmente uma das nove faltas seguintes ser punido com tiro livre direto, cobrado do local onde ocorreu: 1 - chutar ou tentar chutar um adversrio; 2 - derrubar ou tentar derrub-lo, usando a perna ou agachando-se atrs ou sua frente; 3 - saltar sobre um adversrio; 4 - atacar violenta ou perigosamente um adversrio; 5 - atacar por trs um adversrio que no lhe fez obstruo; 6 - atingir ou tentar atingir um adversrio; 7 - segur-lo com a mo ou o brao; 8 - empurr-lo; 9 - carregar, golpear ou arremessar a bola com a mo ou o brao. Se qualquer dessas faltas for cometida por um

defensor dentro de sua grande rea, ser punido com um pnalti. O jogador responsvel por uma das seis faltas seguintes, ser punido com um tiro livre indireto: 1 - jogar de forma perigosa (chutar a bola quando ela estiver com o goleiro, por exemplo); 2 - investir lealmente - isto , com o ombro - sobre um adversrio, quando a bola no estiver distncia de jogo dos envolvidos e estes no intencionam participar da jogada; 3 - sem tocar na bola, obstruir intencionalmente um adversrio, colocando-se como obstculo entre ele e a bola; 4 - atacar o goleiro, a menos que ele detenha a bola, obstrua um adversrio ou esteja fora da grande rea; 5 - sendo goleiro, dar mais de quatro passos com a bola nas mos, toc-la antes de outro jogador depois de t-la colocado em jogo, ou retardar a partida; 6 - sendo goleiro, receber a bola atrasada por um companheiro com o p. Ser passvel de repreenso o jogador que entrar em campo, sair dele ou a ele retornar sem autorizao do juiz. Nesse caso, se o jogo tiver sido interrompido para a aplicao da reprimenda, ser reiniciado por meio de um tiro livre indireto por parte do adversrio, do lugar onde estava a bola no momento da paralisao. Tambm com um tiro livre indireto sero punidas as seguintes faltas: 1 - infrao constantes s regras de jogo; 2 - reclamao, com palavras ou gestos, a qualquer deciso do rbitro; 3 - conduta incorreta. Sero passveis de expulso os jogadores que: 1 - se mostrarem, segundo a opinio do rbitro, violentos; 2 - usarem de linguagem injuriosa ou grosseira; 3 - persistirem nas infraes aps terem sido advertidos; 4 - derrubaram por trs os adversrios que estiverem correndo com a bola na direo do gol; 5 - evitarem gols eminentes desviando a bola com a mo. Partidas interrompidas para uma expulso, sem que outra falta tenha sido assinalada, sero reiniciadas com um tiro livre indireto contra a equipe do jogador punido.

TIROS LIVRES
Os tiros livres podem ser diretos (nos quais permitido chutar diretamente a bola para o gol adversrio) ou indiretos (nestes, um gol s ser vlido se a bola for tocada tambm por outro atleta, alm daquele que cobrou o tiro). Num tiro livre cobrado dentro da prpria rea de jogo do atleta, todos os adversrios devem estar fora da rea de pnalti e no mnimo a 9,15 m da bola, que entrar em jogo assim que percorrer uma distncia igual sua circunferncia e tiver sado da grande rea. O goleiro no poder receber a bola em suas mos com o objetivo de coloc-la em jogo; se ela no for atirada diretamente para fora da grande rea a cobrana dever ser repetida. Se um jogador cobra um tiro livre fora de sua rea de pnalti, os adversrios tambm devem estar a 9,15 m da bola, salvo se se encontrarem entre as traves do gol. O jogador que cobra o tiro no poder tocar na bola antes que outro o faa e, se isso acontecer, um tiro indireto ser concedido equipe adversria.

O PNALTI
O pnalti ser cobrado de seu ponto pr assinalado, com todos os jogadores - exceo do que vai bat-lo - colocados fora da grande rea e no mnimo a 9,15 m da bola. O goleiro adversrio dever permanecer sobre sua prpria linha de meta, sem mover os ps, at que a bola seja chutada. O cobrador da penalidade dever bater diretamente para a frente, e no poder tocar novamente a bola antes que outro o faa. A bola ser considerada em jogo assim que percorrer uma distncia igual sua circunferncia, e o gol valer mesmo que o goleiro a toque antes de ultrapassar a linha de meta. Para toda infrao a estas regras haver uma penalidade, Se for cometida pela equipe defensora, ser repetida a cobrana do pnalti, caso este no resulte em gol; cometida por um atacante, que no o mesmo que cobra o pnalti, resultar em

anulao de um eventual gol e na repetio da cobrana; se o infrator for o mesmo que cobrou o pnalti, e o fizer depois que a bola estiver em jogo, ser marcado um tiro livre indireto a favor da equipe adversria.

ARREMESSO LATERAL
Quando a bola ultrapassar a linha lateral, por terra ou pelo ar, ser posta em jogo por um adversrio daquele que a tocou por ltimo, fazendo-o do ponto onde ela saiu. O cobrador de arremesso lateral dever estar de frente para o campo, com os dois ps sobre a linha lateral ou fora de campo, lanando a bola sobre a cabea com as duas mos. A bola entrar em jogo assim que penetrar em campo, devendo ser tocada primeiro por outro jogador que no aquele que a arremessou. No se pode marcar um gol diretamente de um lateral, e se este for executado irregularmente reverter em lateral para a equipe adversria.

CHUTE A GOL
Quando a bola sair pela linha de fundo (excluda a parte entre as traves), tendo sido tocada por um jogador da equipe atacante, ser colocada num ponto qualquer da pequena rea e lanada com o p para fora da grande rea, por um jogador defensor - o qual no dever toc-la novamente antes que outro o tenha feito. O goleiro no pode receber nas mos a bola de um tiro de meta. Se a bola no sair fora da grande rea, ser repetida a cobrana. No se pode marcar um gol diretamente dela, e os jogadores adversrios devem estar fora da grande rea at que o chute tenha sido desferido. Punio: se o jogador que cobra o tiro de meta tocar a bola fora da grande rea, antes que outro o faa, ser marcado um tiro livre indiretamente contra sua equipe.

ESCANTEIO
Quando a bola transpuser totalmente a linha de fundo, excluda a parte entre as traves, tendo sido tocada por um jogador da equipe defensora, ser cobrado um tiro de canto. A bola ser colocada no interior do quarto de crculo, no canto correspondente metade do campo por onde saiu a bola. A bandeirinha no poder ser afastada, e possvel assinalar um gol diretamente de uma cobrana de escanteio - na qual os adversrios no devero estar a menos de 9,15 m da bola a menos que ela entre em jogo. O jogador que cobrar o escanteio s poder tocar novamente na bola depois que outro o fizer. A infrao a esta regra ser punida com tiro livre indireto favorvel equipe contrria, cobrado do local onde se cometeu a irregularidade.

http://enciclopedia.tiosam.com/enciclopedia/?title=Futebol O futebol o desporto colectivo mais praticado no mundo. disputado num campo retangular por duas equipas, de onze jogadores cada, que tm como objetivo colocar a bola dentro da baliza adversria, o maior nmero de vezes sem usar as mos e braos. Esse objetivo chamado de gol (Brasil) ou golo (Portugal). A meta, baliza, goleira ou gol um retngulo formado por duas traves ou postes verticais, perpendiculares ao solo, uma trave ou travesso paralela ao solo e uma faixa branca posicionada no gramado exatamente abaixo do travesso. Ali fica posicionado o goleiro, ou guarda-redes, que o nico jogador com permisso para colocar as mos na bola (apenas dentro da sua rea), defendendo o gol (exceto na cobrana do arremesso lateral, onde o jogador deve lanar a bola para dentro do campo com as duas mos). Uma partida de futebol vencida pela equipa que marcar um maior nmero de gols. O torneio mais prestigiado do futebol a Copa do Mundo Fifa, os maiores vencedores so Brasil (1958, 1962, 1970, 1994, 2002), Itlia (1934, 1938, 1982, 2006) e Alemanha (1954, 1974, 1990).

ndice

1 O jogo o 1.1 Etimologia 2 Esquemas tticos 3 Histria 4 As regras

5 6

7 8 9

Jogadores e Equipamento rbitro Campo de jogo Durao 4.4.1 Padro 4.4.2 Acrscimos 4.4.3 Tempo extra o 4.5 Faltas e conduta antidesportiva o 4.6 Vantagem o 4.7 Impedimentos O futuro do futebol o 5.1 Difuso o 5.2 Tecnologia Outras Variedades do Futebol o 6.1 Variaes FIFA 6.1.1 Futebol Paraolmpico o 6.2 Variaes Independentes rgos Principais competies internacionais Ver tambm
o o o o

4.1 4.2 4.3 4.4

10 Ligaes externas

O jogo

Goleiro (guarda-redes) tenta defender seu gol (baliza)

Partida profissional de futebol. O desporto praticado de acordo com algumas regras, resumidas aqui: As duas equipas de onze jogadores cada, disputam pela posse de bola para fazer um golo no adversrio. A equipa que fizer mais golos vence a partida; no caso do jogo ser finalizado com o mesmo nmero de golos ele termina empatado ( a no ser que o jogo seja de "matamata"). Para conduzir a bola os jogadores no podem tocar na mesma com as mos, braos ou antebraos. Qualquer outra parte do corpo permitida para se dominar a bola e conduzi-la. A nica exceo so os goleiros (ou guarda-redes em Portugal) e no caso de arremessos laterais. Os goleiros so jogadores nicos que ficam embaixo da trave e cujo objetivo defender a baliza dos chutes adversrios, podendo para tal usar qualquer parte do corpo, desde que esteja dentro de um espao delimitado por linhas chamado de rea (ou grande rea). Quando a bola sai pela linha de lado do campo, o jogo interrompido e o time adversrio quele que pertence o jogador que tocou na bola por ltimo deve devolver a bola ao campo; neste caso, para recolocla em jogo necessrio usar as duas mos. E os escanteios ocorrem quando a bola sai pela linha de fundo do campo, tendo sido tocada por ltimo por um jogador do time que est na defesa. O escanteio cobrado sempre pelo time atacante. E neste caso deve ser recolocada em jogo com os ps. Quando a bola sai pela linha de fundo tendo sido tocada por ltimo por um jogador do time atacante, deve ser cobrado o tiro de meta, que executado pelo time da defesa. O tiro de meta na maioria das vezes cobrado pelo goleiro, mas pode ser cobrado por qualquer jogador do time.

Num nvel profissional poucos gols so marcados por partidas. Na temporada 2004-2005 da Premier League (Liga de Futebol inglesa) uma mdia de 2,57 gols por jogo foram marcados, e 88% terminaram com no mais que quatro gols. Porm, s 8% terminaram sem gols.

Etimologia
Diz-se que o futebol traz para o mundo moderno as rudes competies dos cavaleiros medievais. Este esporte, nascido na Inglaterra do sculo XIX e rapidamente difundido em todo o mundo, tomou seu nome das palavras "foot"(p) e "ball" (bola), dois vocbulos cujas origens podem ser rastreadas muito longe. "Foot" provm das razes pod- e ped- das lnguas pr-histricas indo-europias, que tambm deram lugar ao vocbulo grego pous (p), do qual se derivaram palavras como trpode, pdio e antpoda. Do ponto de vista da lngua portuguesa, sua derivao mais importante resultou no latim pedes (p), que deu lugar a incontveis palavras, tais como pedicuro, peo, pedal, velocpede. No incio do sculo XX foi cunhado um neologismo, a palavra ludopdio, com o objetivo de substituir football - palavra da lngua inglesa - como a denominao do desporto. Todavia, a palavra nem remotamente conseguiu firmar-se como uma alternativa.

Esquemas tticos

O esquema 4-4-2. Ver artigos principais: Posies no futebol e Esquemas tticos (Futebol). As regras do futebol no determinam especificamente outras posies alm do goleiro. Porm, com o desenvolvimento do jogo, um certo nmero de posies especializadas foi criada. As posies principais no futebol so:

O goleiro ou guarda-redes quem protege a baliza. o nico jogador que pode usar as mos, e mesmo assim s pode us-las dentro da rea. Sua funo impedir que a bola passe pelas traves.

Os zagueiros ou centrais tem a funo de ajudar o goleiro a proteger o gol, tentando desarmar os atacantes adversrios. Os laterais ocupam as laterais do campo. Tambm ajudam o goleiro a proteger o golo e normalmente so os responsveis de repor a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo. Os meias, mdios, meio campista tm basicamente a funo de fazer a conexo entre a defesa e o ataque do time, atuando tanto na marcao como nas jogadas ofensivas. O atacante ou avanado tem a funo fundamental de fazer o gol.

As posies definem a rea do campo de atuao de um jogador, mas no o prendem a ela. Jogadores podem trocar de posies, sendo isso bem frequente. Os goleiros tm uma mobilidade menos verstil por sua funo, mas tambm podem participar de cobranas de faltas e escanteios. O nmero de jogadores em cada posio define o esquema ttico do time, sendo os mais comuns na atualidade o 4-4-2, o 3-5-2 e o 4-5-1. A seleo italiana, no entanto, foi campe da Copa do Mundo Fifa 2006 utilizando o esquema ttico 4-4-1-1. Os nmeros indicam a ordem sequencial de jogadores nas posies: o 4-4-1-1, por exemplo, significa que a Itlia jogava com 4 jogadores mais defensivos( incluindo zagueiros e laterais, que podem ser mais ofensivos, sendo a chamados no Brasil de alas), 4 meias , 1 meia mais avanado e 1 atacante.

Histria
Ver artigo principal: Histria do Futebol. Muitos pases declaram-se os inventores do futebol. As primeiras manifestaes do chamado football (do ingls foot, p; e ball, bola) surgiram entre 3.000 e 2.500 a.C, na China. O primeiro registro de um esporte semelhante ao futebol nos territrios bretes vem do livro Descriptio Nobilissimae Civitatis Londinae, de Willian Fitztephe, em 1175. A obra cita um jogo (semelhante ao soule) durante a Schrovetide (espcie de Tera-feira Gorda), em que habitantes de vrias cidades inglesas saram as ruas

chutando uma bola de couro para comemorar a expulso dos dinamarqueses. A bola simbolizava a cabea de um invasor. Em 1700, foi proibido as formas violentas do futebol. O esporte, ento, teve que mudar, e foi ganhando aspectos mais modernos. Em 1710, as escolas de Covent Garden, Strand e Fleet Street passaram a adotar o futebol como atividade fsica. Com isso, ele logo ganhou novos adeptos, que saram de esportes como o tiro e a esgrima. Com a difuso do esporte pelos colgios do pas, o problema passou a ser os diferentes tipos de regra em cada escola. Duas regras de diferentes colgios ganharam destaque na poca: uma, jogada s com os ps, e uma com os ps e as mos. Criava-se, assim, o football e o rugby, em 1846.

As regras
Ver artigo principal: Regras do Futebol. Existem no total dezessete regras para o futebol. Elas so estabelecidas pela International Board, e s podem ser alteradas pela mesma.

Jogadores e Equipamento

Uma tpica bola de futebol Cada equipe composta de 11 jogadores (excluindo os reservas que so 12), no qual um deve ser o goleiro. O mnimo de jogadores permitido numa partida em andamento de sete jogadores. Se uma equipe ultrapassar esse nmero (por expulso ou impossibilidade de troca) o jogo terminado com o placar com que foi finalizado. O equipamento bsico necessrio so cales, uma camisa, meias, um calado (chuteira) e uma caneleira. Os jogadores so proibidos de

usarem qualquer objeto que possa machucar outros jogadores, como jias e relgios. Um certo nmero de substituies pode ser feita durante o jogo. Em competies oficiais so permitidas no mximo trs substituies. O nmero, entretanto, pode variar, sendo isso normalmente em amistosos. O jogador substituido no pode voltar a campo em uma mesma partida.

rbitro
A partida controlada por um rbitro, que ter "autoridade total para fazer cumprir as regras de jogo", sendo que "suas decises sobre os fatos do jogo so definitivas". (Regra 5) O rbitro auxiliado por dois assistentes (os bandeirinhas), que ficam nas linhas laterais do campo ajudando na marcao de faltas e impedimentos. Na maioria dos jogos oficiais h tambm um quarto rbitro, no caso de precisar substituir o rbitro que controla a partida.

Campo de jogo

Campo de jogo com as medidas oficiais O comprimento do campo de jogo numa partida oficial deve ser de 90-120 metros e a largura de 45-90 metros. As duas linhas de marcao denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas so as linhas de meta. A bola ao sair das linhas laterais deve ser recolocada em jogo pelas mos. J nas linhas de metas h

duas possibilidades: se o ltimo toque da bola antes de sair foi feito pelo time defensor, ser dado o escanteio (que batido com os ps) para o time atacante. Do contrrio a bola do goleiro do time defensor. O gol deve ter um comprimento de 7,32m, e a distnia do travesso (a trave superior) ao cho deve ser de 2,44m. As redes no so obrigatrias (apesar serem fixadas em qualquer torneio); elas s podem ser colocadas se estiverem presas de forma que no atrapalhe o goleiro. Na frente de cada gol h a rea penal (chamada coloquialmente de grande rea). Essa rea consiste de duas linhas perpendiculares linha de meta, a 16,5m de cada poste. Essas linhas se unem com uma linha de 40,3m paralela linha de meta. Toda essa rea delimitada a rea penal. Em cada rea penal a 11m do ponto mdio entre as traves h o ponto penal, onde a bola colocada no caso de um pnalti. O campo tem outras medidas alm das descritas; vide a Regra 1.

Durao
90 minutos Padro As partidas oficiais so compostas de dois tempos iguais de 45 (quarenta e cinco) minutos cada um. Entre esses tempos h um intervalo, que no poder exceder 15 (quinze) minutos. Acrscimos Como o tempo de jogo contnuo, ou seja, no para devido a sada da bola, gols ou faltas e outros acontecimentos que possam parar o mesmo, o juiz pode acrescentar alguns minutos a mais a cada final de um tempo. Este acrscimo serve para compensar situaes especficas. definido pelo rbitro, e dificilmente ultrapassa trs minutos. Tempo extra Em algumas competies, se a partida terminar empatada, concedido dois tempos extras de 15 minutos cada um. Se o jogo continuar empatado, mesmo aps o tempo extra, levada para uma deciso de pnaltis.

Faltas e conduta anti-desportiva

Os jogadores so punidos com um carto amarelo, e expulsos do jogo com o vermelho. Uma falta se d quando um jogador comete uma das aes listadas na Regra 12, entre as quais incluem pontaps sobre o adversrio, rasteiras, puxes, empurres etc., podendo ser direta ou indireta. Quando direta, o jogador a cobr-la pode a fazer com s um toque. J na indireta preciso de dois toques, ou seja, um jogador precisa tocar a bola para seu companheiro. Ainda h uma falta especial, o pnalti (penalidade mxima). Ele ocorre quando uma falta cometida dentro da rea penal. Nesse caso a bola colocada no ponto penal, e os dois times (com exceo do cobrador e do goleiro que ir defender a cobrana) devem ficar fora da linha rea penal, s podendo entrar nela quando a cobrana for feita. O goleiro dever ficar na sua linha de meta, s podendo se deslocar para os lados, nunca para a frente. Qualquer contraveno a essas regras ser punida com a repetio da cobrana. Faltas mais violentas, que de acordo com a regra sejam tpicas de uma conduta anti-desportiva, so punidas com um carto amarelo. Se o jogador receber dois do mesmo numa nica partida expulso dela, sendo-lhe apresentado o carto vermelho aps o segundo amarelo. O carto vermelho tambm usado em casos de faltas extremas, quando expulsa automaticamente o jogador do jogo.

Vantagem
No caso de uma falta ter sido cometida mas na continuao da jogada a bola continuar com a posse do time que sofreu a falta o rbitro pode dar vantagem, ou seja, no parar o jogo para marcar a falta.

Impedimentos
Ver artigo principal: Impedimento. O impedimento uma regra para impedir a chamada banheira (gria do futebol para os jogadores que ficam s dentro da rea penal adversria esperando pela bola). Ela caracteriza-se quando um jogador que poderia receber um passe, no momento em que este executado, no tem entre si e a linha de fundo adversria pelo menos dois jogadores do outro time. Quando um jogador no est em posio de impedimento, diz-se que h jogadores adversrios "dando condies a ele". Os jogadores a "dar condies" ao atacante podem ser um goleiro e um jogador de linha ou dois jogadores de linha. As

excees a regra do impedimento so unicamente os casos de lanamentos diretos de tiros de meta, arremessos laterais, escanteio; e situaes especficas: quando o jogador a receber o passe encontrase no campo de defesa ou quando est atrs da linha da bola.

O futuro do futebol

Estdio de futebol. Na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha foram dispostos teles que trasmitem a cobertura televisiva.

Difuso
O futebol tem cada vez mais se tornado um esporte popular em vrios pases sem muita tradio neste jogo. Esta uma tendncia mundial. Especialmente porque para se jogar futebol precisa-se de poucos recursos e equipamentos, uma bola e uma rea plana. Pases pobres assim como pases mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Japo e Coria do Sul, vem descobrindo esta modalidade.

Tecnologia
As inovaes tecnolgicas vem cada vez mais interferindo nas partidas. Muitas vezes, possivel perceber imprecises nas decises do rbitro. A televiso, e os recursos de alta resoluo de vdeo demostram para o telespectador todas as nuances de uma partida em tempo real. Assim possvel visualizar diversos ngulos de uma jogada, que muitas vezes a equipe de arbitragem, os jogadores, e os torcedores em campo no poderiam ver.

Recentemente na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha foram dispostos teles de grandes dimenses nos estdios. As imagens televisivas permitem torcida rever detalhes ampliados das jogadas. Porm, os lances polmicos no so mostrados em replays nos teles dos estdios. Tambm, os rbitros esto usando um discreto sistema rdio-comunicador durante a jogo que permite a troca de informaes entre a equipe de arbitragem.

Outras Variedades do Futebol


O futebol possui diversos esportes derivados de suas regras, em sua maioria verses modificadas das regras para determinado piso (areia, quadra) ou ao tamanho ou caracterstica destas (paredes ao invs de laterais, campos gramados menores).

Variaes FIFA

Futsal: Jogado em quadras similares a de Basquete e Handebol, com 5 jogadores de cada lado. Futebol de Areia: Tambm conhecido pelo seu nome em ingls, Beach Soccer, jogado em Campos de areia fofa e tambm praticado com 5 jogadores de cada lado. Futebol Paraolmpico

Futebol-de-Sete: Projetado para atletas que sofram de Paralisia Cerebral. Futebol-de-Cinco: Projetado para desportistas com Deficincia Visual (total ou parcial). Para igualar o grau de deficincia so usadas vendas nos olhos.

Variaes Independentes
Futebol Society: Variao jogada em campos gramados (ou artificiais) menores, com pelo menos sete metros de cada lado. J existem campeonatos amadores na Amrica do Sul. Indoor Soccer: Popular nos Estados Unidos e ganhando ateno na Amrica do Sul (Onde conhecido como Showbol) parecido com o Futsal, mas nas laterais e linhas de fundo se tem paredes como no Hquei no Gelo. Futebol de Salo: Muitssimo parecido com o Futsal, decorrente de uma rixa entre a FIFA e a FIFUSA que era a nica federao internacional de futebol de salo, As regras so consideradas mais clssicas, tendo a bola um pouco menor e mais pesada, entre outras diferenas. Rush goalie: Praticado na Europa, Basicamente um futebol Society onde a posio de Goleiro no definida podendo ser desempenhada por qualquer um dos jogadores mas no ao

mesmo tempo. Em algumas variedades o Goleiro temporrio tem de avisar com um grito que est assumindo a posio.

rgos
O orgo que cuida do futebol no mundo (assim como o futsal e o futebol de areia) a Fedration Internationale de Football Association (FIFA), cuja sede est localizada em Zurique, Sua. H seis confederaes regionais associadas a FIFA, sendo elas: sia: Confederao Asitica de Futebol (AFC) frica: Confederao Africana de Futebol (CAF) Amrica Central/Amrica do Norte & Caribe: Confederation of North, Central American and Caribbean Association Football (CONCACAF) Europa: Union of European Football Associations (UEFA) Oceania: Confederao de Futebol da Oceania (OFC) Amrica do Sul: Confederacin Sudamericana de Ftbol (CONMEBOL)

Principais competies internacionais


Mundo (FIFA): Copa do Mundo (selees) e Mundial de Clubes (clubes) Europa (UEFA): Eurocopa (selees) e Liga dos Campees da UEFA (clubes) Amrica do Sul (CONMEBOL): Copa Amrica (selees) e Copa Libertadores da Amrica (clubes) Amrica do Norte e Central (CONCACAF): Copa Ouro (selees) e Copa dos Campees da CONCACAF (clubes) sia (AFC): Copa da sia (selees) e Liga dos Campees da AFC (clubes) frica (CAF): Copa das Naes Africanas (selees) e Liga dos Campees da CAF (clubes) Oceania (OFC): Copa da Oceania (selees) e Campeonato de Clubes da OFC (clubes)

You might also like