You are on page 1of 61

1

A Histria Oral como Metodologia de Pesquisa: Memria e Histria Social

Professor Dr. Maurlio Rompatto

Paran BRASIL 2013

A Histria Oral como Metodologia de Pesquisa: Memria e Histria Social.


(Baseado no texto de Carlos Frederico Corra da Costa)

Professor Dr. Maurlio Rompatto

Paran BRASIL. 2013

TEXTO N. 01

Plano de Ensino

I)

IDENTIFICAO:

Curso Complementar Extracurricular: A Histria Oral como Metodologia de Pesquisa: Memria e Histria Social. Durao: 20 h/a. Professor Doutor Maurlio Rompatto

II)

EMENTA: Teoria da Histria Oral. Tcnicas aplicadas Histria Oral. tica e Direito em Histria Oral. Mtodos da Histria Regional. a) O Recorte Espacial e Temporal. b) A Histria Local.

II)

OBJETIVOS: Aps o trmino do curso o aluno deve ser capaz de utilizar a metodologia da Histria oral na pesquisa em Histria Social.

Objetivo Geral:

Objetivos Especficos: III) Conhecer o embasamento terico da Histria Oral. Compreender as diversas fases da Histria Oral. Conhecer a importncia da construo da Memria e da Histria Local .

PROGRAMA: 1. Apresentao do Plano de Curso

4 2. Conceito, Objetivo e Desenvolvimento da Histria Oral. 3. Aspectos tericos metodolgicos da Histria oral. 4. Referencial tico/jurdico aplicado Histria oral. 5. Histria Oral de Vida, Temtica e Tradio Oral. 6. Preparo da entrevista. 7. Tcnica da entrevista (Entrevista propriamente dita) 8. Transcrio, textualizao e transcrio da entrevista. 9. Arquivamento e consulta das entrevistas. 10. Pesquisa Exploratria. 11. Projeto de Pesquisa de Histria Oral. IV) RECURSOS: Professor. Sala de aula, quadro negro, giz, transparncias, retroprojetor.

V)

BIBLIOGRAFIA:

CORRA, Carlos Humberto P. Histria oral: Teoria e Tcnica . Florianpolis. Ed. UFSC, 1978 (Esgotado). COSTA, Carlos Frederico Corra da. Aspectos tericos/metodolgicos da Histria Oral. Aquidauana-MS: Departamento de Histria (Xerocopiado). MEIHY, Jos Carlos Sebe. Manual de Histria Oral. So Paulo: Loyola, 1998. p. 61-69. ROMPATTO, Maurlio. Piquiri O Vale Esquecido: Memrias da Luta pela Terra, em Nova Aurora-Paran, desde os anos 50. So Paulo: PUC, 1995. Dissertao mim. ___________________. A Escolha do Objeto de Pesquisa em Histria Regional. Umuarama-PR: Akrpolis v 9 n 1 jan/mar; 2001. p. 45-52. VI) AVALIAO:

- Freqncia: 75 %. - Observao do desempenho dos alunos na sala de aula. - CONCEITO: Aprovado ou Reprovado.

TEXTO N. 2

CONCEITO, OBJETIVOS E DESENVOLVIMENTO DA HISTRIA ORAL


1. CONCEITO Parece-nos bastante claro a necessidade de, antes de se analisar em profundidade qualquer tcnica empregada em Histria Oral, conceitu-las em suas bases tericas para, posteriormente, delimitarmos os parmetros a que nos propomos seguir e possamos desenvolver o trabalho. E, dentro deste princpio, a primeira pergunta que devemos fazer O que Histria Oral? Segundo George P. Browne,1 Histria Oral a designao dada ao conjunto de tcnicas utilizadas na coleo, preparo e utilizao de memrias gravadas para servirem de fonte primria a historiadores e cientistas sociais, ao que acrescentamos, memrias de pessoas que, por si s, no teriam condies de deixar testemunhos escritos ou orais. A tcnica, em si, consiste de entrevistas devidamente guiadas pelo historiador, atravs das quais podemos fazer com que o entrevistado explique determinados pontos ou relate fatos que a falta de outro material documental deixou obscuro. A entrevista gravada em fita magntica, posteriormente transcrita literalmente, revisada pelo entrevistado, corrigida e assinada, obtendo-se da, dois tipos de documentos: o gravado e o escrito. Ambos completando-se, pois, se possvel a transcrio literal do que foi dito, bem como a assinatura do entrevistado aposta ao documento escrito, o que autentica, no possvel a transcrio da maneira como foi dito, isto , a entonao das frases, a dico das palavras, muitos erros ou vcios da comunicao oral que deixam o documento gravado com um colorido e uma autenticidade bastante mpar, alm de constiturem valioso material para uma anlise psicolgica do entrevistado. A Histria Oral difere da entrevista jornalstica porque no visa sua utilizao imediata, que a divulgao do contedo da entrevista; difere porque essencialmente conduzida pelo historiador e no por outra pessoa no classificada; difere porque as tcnicas de conduo da entrevista so prprias, e porque ao jornalista falta perspectiva histrica, o que no deve faltar ao historiador. Por outro lado, a Histria Oral tambm no pode ser confundida com a entrevista sociolgica ou antropolgica visto que, em princpio, o mtodo empregado por tais cincias

George P. Browne & Walter F. Piazza. A documentao em Histria Oral. p. 927.

6 indutivo, isto , cada entrevista, individualmente, olhada dentro de um conjunto de outras e que somente este conjunto delas permite ao pesquisador concluir sobre algo desejado. A Histria Oral essencialmente uma histria de vida que ao historiador ou ao pesquisador interessa somente aquela determinada pessoa que presta informaes, pois s ela tem condies para tal, por suas experincias. Um conjunto de entrevistas de Histria Oral no serve para uma anlise quantitativa como o fazem as outras cincias sociais, mas completa-se entre si com informaes variadas em funo de vivncias pessoais distintas e, portanto, com pontos de vista tambm diferentes do mesmo fato. A est a diferena entre as entrevistas aplicadas nas Cincias Sociais e na Histria Oral. As entrevistas aplicadas em Cincias Sociais preocupam-se em quantas pessoas pensam ou fazem igualmente determinada coisa, 2 enquanto que a Histria Oral preocupa-se justamente pelos pensamentos e fazeres diferentes ao mesmo assunto. Eis a diferena substancial entre uma e outra. 2. OBJETIVOS Toda Histria se refere a idias expressas por palavras que, de maneira as mais variadas, exprimem um pensamento. Portanto, desde que o homem inventou qualquer tipo de escrita faz-se histria e ela feita justamente por tal fato. Mas, o volume de documentao escrita tem aumentado consideravelmente a ponto de, se tudo fosse conservado, o historiador se veria impossibilitado de escrever, tal a quantidade de caminhos a seguir. Entretanto, com o desenvolvimento das comunicaes, principalmente o aparecimento do rdio, do telefone, da televiso e da informtica, sem falar em outros meios, aliados falta de tempo do homem moderno, a documentao escrita tradicional est se restringindo gradativamente. Em propores, naturalmente. Antigamente, em funo do tempo gasto na elaborao dos documentos manuscritos, eles eram poucos em relao quantidade de documentos usados, oficialmente, hoje. Um presidente de uma Provncia de Mdio desenvolvimento no Imprio brasileiro, raramente assinava mais de dez ofcios diariamente. Entretanto, as cartas curtas eram mais freqentes, os bilhetes, os dirios eram usados comumente, tudo formando um valioso acervo pblico e particular que hoje contribui, aliado a outros tipos de documentos, para a reconstituio histrica. Um assunto que levaria vrias pginas manuscritas explicativas no passado hoje, tratado em poucas e frias linhas datilografadas. O documento escrito parece que existe ainda como necessidade de um registro formal, somente. Por outro lado, as memrias escritas, as
2

Trata-se da sociologia quantitativa, que se utiliza da estatstica em pesquisa de opinio pblica sobre um assunto determinado. Ou ainda, a sociologia de resultado, que busca saber quantas pessoas tem uma mesma opinio sobre um determinado assunto. Tambm utilizada para saber o hbito de consumo a determinados produtos.

7 memrias que tanto material forneceram ao historiador, este tipo de documento literrio est por acabar, principalmente na Amrica Latina, onde no costume escrever-se autobiografias. O resultado que podemos vislumbrar para o futuro uma falta cada vez maior de documentos pessoais que forneam elementos ao historiador que pretenda reconstituir este presente no somente atravs de documentos oficiais. Cabe Histria Oral preencher esta lacuna. Cabe ao historiador oral obter memrias de pessoas vivas que sirvam de documento para o futuro: documentos que, em forma de memrias, se no forem extrados rapidamente, se perdero definitivamente, pois, no nosso caso brasileiro, ou mesmo latino-americano, o homem no dado a escrever suas prprias memrias. A HISTRIA ORAL tem como OBJETIVO, portanto, preparar documentos gravados e transcritos para serem utilizados pelos pesquisadores do futuro. Dois elementos importantes caracterizam o documento de Histria Oral e o difere dos demais documentos tradicionais e historicamente aceitos: a espontaneidade do registro da informao gravada e a intencionalidade da preservao para o futuro. O documento escrito, por maior facilidade que seu autor tenha em registrar suas idias, caracterizado por uma srie de limitaes que o idioma possui. As formas gramaticais, as estruturas de pensamento, a utilizao das palavras, enfim, condicionam o autor de tal maneira que normalmente v-se limitado em expressar-se e, em algumas vezes, acaba dizendo o que no quer, ou no dizendo o que pensa. Com excees, naturalmente, mas normalmente falamos melhor do que escrevemos ou, por outro lado, compreendemos melhor uma mensagem falada do que uma escrita. Vejamos o caso de uma autobiografia escrita, se no for redundncia o termo. O autor pretende escrev-la para justificar determinados atos ou simplesmente deixar registradas suas vivncias, experincias, para que se possa servir de exemplo para a posteridade ou, tambm, para explicar determinado fato com o qual tenha estado envolvido em alguma poca de sua vivncia. Seja qual for o objetivo pretendido, ele ter que selecionar e dividir suas memrias em captulos, geralmente em ordem cronolgica dentro de cada captulo, de cada pargrafo, enfim escolher cuidadosamente as palavras para tentar expressar um pensamento de maneira que, aps um processo da lapidao estilstica, deixe registrado em definitivo o que pretendeu, sem a possibilidade de voltar, reconsiderar ou mesmo contradizer-se intencionalmente. A memria gravada atravs da tcnica de Histria Oral, apesar de nela estar presente o historiador como entrevistador, no deixa de ser tambm autobiografia. S que difere de outra justamente pela espontaneidade caracterstica da comunicao oral, enfim, pela possibilidade

8 de, por exemplo, no definindo um terminado pensamento, voltar a um outro expresso anteriormente para depois retom-lo novamente sem ferir a possibilidade de compreenso das idias. O historiador-entrevistador, alm do mais, est ali, ao lado do entrevistado, para avivarlhe a memria, para procurar pontos de vista at ento no analisados, enfim, para completar, sob vrios aspectos, o contedo da mensagem. O outro aspecto que caracteriza os objetivos da Histria Oral o da intencionalidade da formao do documento histrico para sua utilizao no futuro, isto , recolher um material virgem para ser utilizado posteriormente. Este material virgem significa um material que no tenha sido escrito at ento, mas que completa a documentao j existente, documentao esta que, diga-se de passagem, no foi elaborada intencionalmente para a pesquisa histrica. E justamente neste ponto, o da intencionalidade, que o documento de Histria Oral difere dos demais documentos histricos tradicionalmente reconhecidos. As fontes histricas podem ser analisadas segundo vrios aspectos e a partir de cada um, classificadas segundo suas caractersticas. Segundo William Bauer, as fontes histricas em sentido restrito, esto divididas em plsticas, escritas e orais. 3 As ltimas so a transmisso, de fatos de gerao em gerao que, por suas caractersticas, no so transmitidas intencionalmente para a prpria preservao, porque se deturpam diante de cada nova verso e objetivam to somente seu conhecimento imediato. A estas fontes orais no podemos incluir a fonte de Histria Oral, que se caracteriza pela intencionalidade precpua e pela preservao do carter literal da informao. s fontes escritas ou impressas, pode-se incluir o documento extrado do exerccio da tcnica de Histria Oral a sua transcrio, mas no a gravao original, que o documento primrio. Finalmente, parece-nos tanto mais impossvel incluir tambm o nosso documento gravado dentre as fontes plsticas, por razes bvias. Caberia, portanto, uma nova reviso das caractersticas tradicionais das fontes em sentido estrito, para ser includo o documento de Histria Oral. Outro aspecto que deve ser analisado para formar critrio para a diviso das fontes histricas quanto intencionalidade da produo das mesmas. Cabe anotar as observaes que Jos Honrio Rodrigues quanto a este aspecto do documento, quando os divide segundo aqueles que representam declarao ou manifestao de vontade, em vontade manifestada e vontade declarada. O primeiro, o autor classifica quando a produo do documento objetiva um registro para o futuro, mas no dirigido para algum em

Wilheim BAUER. Introducin al Estudio de la Historia. p. 216.

9 particular. o testemunho, o segundo no qual a vontade declarada, conseqentemente dirigida a algum, o autor chama-o de documento propriamente dito. Quanto anlise da credibilidade sobre os ditos documentos, Jos Honrio Rodrigues, oferece mais f ao primeiro tipo, porque o considera desinteressado em relao ao segundo, que forado e obrigatrio. So os documentos jurdicos, que so sempre autnticos, mas nem sempre dignos de f.4 Observamos que, em princpio, a quase totalidade das fontes histricas tradicionais somente so assim consideradas aps sua eleio pelo pesquisador, como fonte propriamente dita. Queremos dizer que, em geral, nenhuma fonte fonte enquanto est sendo produzida, mas sim aps sua escolha e seleo, como tal, num futuro indeterminado. O objetivo material ou no material (oral) em si que poder ou no ser transformado em fonte, freqentemente produzido visando sua utilizao futura pelos historiadores mas, e principalmente, uma utilizao imediatista. As condies fsicas do material com que so feitas papel, pergaminho, rocha, metal, madeira, etc. que, por sua qualidade de maior ou menor perecibilidade, permitem que aquele objetivo tenha uma existncia mais longa do que para o qual foi feito e, num futuro mais ou menos distante, seja utilizado pelo pesquisador que poder classific-lo na categoria de fonte histrica. Portanto, todo material somente em potencial, uma fonte histrica. Exceo talvez tenhamos que fazer para os monumentos, que so erigidos objetivamente para a posteridade, que atravs do seu material de grande imperecibilidade, quer mesmo pela prpria inteno que no sejam apagados da Histria nomes e fatos. Entretanto, pelas caractersticas do monumento material, localizao, etc. so de alto custo e de fcil e importante localizao, s podendo, portanto, serem erigidos pela classe dominante de ento. O monumento , pois, do ponto de vista de fonte histrica, unilateral, quanto s informaes que pretende imortalizar. Por outro lado, as chamadas fontes orais, em posio completamente oposta do monumento, onde a perecibilidade do material oral (portanto temporal) afetada pela transmisso do contedo de gerao em gerao, as possibilidades de preservao do original so nulas ou quase nulas, pois cada indivduo, cada gerao, modifica um pouco e no final, totalmente, transforma o original e, por que no, o prprio contedo. A existncia de qualquer material sonoro perde-se no espao e no tempo se no for preservado atravs de processo de gravao magntica, que constitui, enfim, alm de transcrio deste material, na tcnica da Histria Oral.
4

Jos Honrio RODRIGUES. A Pesquisa Histrica no Brasil. p. 145.

10

3. ORIGEM DA HISTRIA ORAL No sentido amplo da coleta de vivncia de pessoas, como fonte histrica, a Histria Oral sempre foi utilizada pelos historiadores, desde a antiguidade. J Herdoto, para escrever sua monumental obra, obteve depoimentos de pessoas as mais variadas, tanto gregas quanto egpcias, e mesmo de outros povos.5 O mtodo logogrfico foi, portanto, usado mesmo que em sentido restrito. Entretanto, especificamente, a Histria Oral teve incio atravs do Historiador norteamericano Allan Nevins, da Universidade de Columbia, Nova York, que, ao elaborar pesquisa sobre a personalidade e a administrao pblica do Presidente Groover Cleveland, tratou de resgatar vivncias de algumas pessoas que com o biografado conviveram. Entretanto, pela poca em que foi feita a pesquisa, fim da dcada de 20, provavelmente Nevins no teve oportunidade de gravar as entrevistas, mas anot-las. Seu trabalho foi, por isto, criticado posteriormente, justamente pela possibilidade da obteno de um maior nmero de entrevistas, a que no foi feito, pois haveria de requerer um rduo trabalho6. Com o aparecimento e a popularizao dos aparelhos portteis de gravao e entusiasmo com os primeiros resultados, Nevis organizou, em Columbia, em 1948, a Oral History Research Office, para desenvolver os primeiros projetos de Histria Oral, em nvel acadmico nos Estados Unidos.

4. O DESENVOLVIMENTO E A UTILIZAO DA HISTRIA ORAL

5 6

Herdoto de HALICARNASO, Los Nueves Libros de la Histria. Citado por Eugenia MEYER e Alcia Oliveira de BONFIL . La Histria Oral: Origem, Metodologia, Desenvolvimento y Perspectivas, p. 373.

11 Gradativamente, o interesse pela tcnica da Histria Oral foi aumentando, e em vrias universidades norte-americanas foi se desenvolvendo o trabalho, inclusive com a fundao, em 1968, da Oral History Association, sediada na Universidade Estadual do Norte do Texas, quando, representantes de vrias outras universidades norte-americanas, aprovaram um documento conhecido por Goals and Guidelines da Histria Oral. Rapidamente o Mxico, atravs de sua Universidade Nacional Autnoma adotou a tcnica, passando para outras entidades, como o Instituto Nacional de Antropologia e Histria. 4.1. A Histria Oral no Brasil A utilizao da tcnica de Histria Oral no Brasil , realmente, bem recente se olharmos o tempo que outros pases j a utilizam. Entretanto, alguns historiadores recorriam a entrevistas h mais tempo, ainda que de modo no ortodoxo. O pioneirismo cabe Universidade Federal de Santa Catarina que, em 1974, quando da instituio do primeiro Curso de Especializao em Histria, em nvel de ps-graduao. Incluiu Tcnicas de Histria Oral, ministrada pelo professor Dr. George P. Brownie, da Universidade de Seton Hall, New Jersey, preparando a primeira turma de ps-graduados no assunto. A partir da, em contato com a Universidade Federal Fluminense, a Biblioteca Nacional e o Centro de Pesquisa e Documentao de Historia Brasileira (CPDOC), organizou, para o ano seguinte, o primeiro Curso Intensivo de Histria Oral, em carter nacional, com alunos oriundos de vrias universidades brasileiras e com a presena de especialistas internacionais no assunto, como James Wilkie, Edna Monzn Wilkie, ambos da Universidade da Califrnia (UCLA), e Eugenia Meyer, do Instituto da Associao de Antropologia e Histria, do Mxico. Um dos objetivos do curso seria a fundao de uma Associao Brasileira de Histria Oral, que ficou em suspenso, pois pouco se sabe se as Universidades de origem organizaram Centros de Pesquisa e Documentao de Histria Oral. Possivelmente a resposta seja negativa, com exceo da Universidade Federal de Minas Gerais, da Fundao Cndido Mendes e do prprio CPDOC que, temos certeza, desenvolve profundas entrevistas de Histria Oral, principalmente, relativas ao perodo de Vargas. A Universidade Federal de Santa Catarina, neste mesmo ano de 1974, atravs do Departamento de Histria, aprovou a implantao do Laboratrio de Histria Oral, cujo Programa j havia sido institudo no ano anterior. A primeira comunicao oficial sobre Histria Oral em nvel universitrio, foi feita pelos professores George P. Browne e Walter Fernando Piazza, este ltimo da Universidade

12 Federal de Santa Catarina, quando, juntos, e por ocasio do VIII Simpsio Nacional de Professores Universitrios de Histria realizado em Aracaj, em 1975, apresentaram uma comunicao intitulada A Documentao em Histria Oral. O trabalho consiste numa introduo conceitual da tcnica, com pequena abrangncia metodolgica, acompanhada de breve citao da utilizao da Histria Oral na Universidade Federal de Santa Catarina e, mais intensivamente, um levantamento das possibilidades de seu uso como instrumento didtico. No ano de 1976, a professora Teresa M. Malatian Roy, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, escreve artigo da Revista Estudos Histricos com o ttulo de Histria Oral. Tal artigo apenas uma notcia do curso realizado no Rio de Janeiro no ano anterior, levantando problemas tericos e prticos discutidos ento. Apesar de no trazer novidades para aqueles j familiarizados na tcnica, no deixa de ter valor pelo aspecto de ter registrado, tambm, a necessidade de uma viso cientfica s entrevistas feitas at ento, mas empiricamente. O Projeto de Documentao da UFSC passou a ter nova dimenso com a instalao do Laboratrio de Histria Oral, devidamente montado, e com acervo constitudo de trabalhos dos alunos de ps-graduao e, no ano de 1977, a publicao do primeiro Catlogo de Histria Oral, com o resumo de 100 entrevistas versando sobre assuntos variados, principalmente sobre a colonizao estrangeira em Santa Catarina e a poltica regional de alguns municpios. Temos notcias que a Universidade de Braslia realizou, no incio de 1977, um Curso de Histria Oral, estranhamente em nvel de doutorado, desconhecendo-se, entretanto, a repercusso que possa ter tido para a divulgao da tcnica no Brasil. A necessidade de especializao por parte dos professores universitrios das vrias Fundaes Universitrias de Santa Catarina fez com que a Fundao de Ensino do Sul de Santa Catarina (FESSC), de Tubaro, tambm organizasse tal curso, em 1977, sendo ministrado por ns, num trabalho aos moldes do que se vinha fazendo na UFSC. Desta maneira, a UFSC plantava junto s outras unidades de ensino superior de Santa Catarina a semente da pesquisa cientfica, atravs da Histria Oral, plano que se desenvolver em quase uma dezena de outros municpios, como preparao implantao de Centros Regionais de Histria Oral no Estado. Neste mesmo ano, por ocasio do IX Simpsio Nacional de Professores Universitrios de Histria realizado em Florianpolis, apresentamos dois trabalhos relativos ao assunto: Um relatrio sobre o desenvolvimento do Projeto de Histria Oral na Universidade Federal de Santa Catarina, e outro documento terico intitulado O Documento de Histria Oral como fonte Histrica, em Mesa Redonda.

13 Da mesma maneira, a professora Ceclia Westfhalen, da Universidade Federal do Paran e do Conselho Federal de Cultura, num trabalho sobre os cursos de ps-graduao em Histria em todo o territrio brasileiro, citou a UFSC, como pioneira nesta tcnica em nvel de psgraduao.

TEXTO N. 03

14

ASPECTOS TERICOS-METODOLGICOS DA HISTRIA ORAL

1. INTRODUO Apesar de a Histria Oral j ter alcanado um status internacional, com atuao destacada nos Estados Unidos, Mxico, Inglaterra, Alemanha, Blgica e outros pases da Europa, mesmo assim, ou por causa disso, tem suscitado problemas com relao sua metodologia. No Brasil no tem sido diferente. Quando se procura discutir as questes metodolgicas da Histria Oral, existem correntes as mais diversas, daqueles que a julgam uma nova disciplina a aqueles que a rejeitam pura e simplesmente. Partindo deste prisma, submeto a apreciao dos alunos dos estudiosos, para apreciao e debate, algumas consideraes tericas/metodolgicas da Histria Geral. Meu objetivo trazer para o debate o mtodo ou tcnica criada pelo prof. Dr. Jos Carlos Sebe Bom Meihy, professor titular no Departamento de Histria da USP, como tambm apresentar algumas reflexes nasceram durante a elaborao da tese Direi... ta, volver! Esquer... da, volver! Histrias de experincias de vida de militares , orientada pelo professor Sebe. Apresentei os estilos mais utilizados no Brasil, no que se refere a Histria Oral, descreverei o mtodo ou tcnica criada pelo professor Dr. Jos Carlos Sebe Bom Meihy e tecerei algumas consideraes sobre a minha experincia na elaborao de uma tese de doutorado, em que as fontes utilizadas eram todas orais, o que criou um desafio tanto para o orientando como para o orientador da tese. 2. A PESQUISA EM HISTRIA ORAL 2.1 Estilos de pesquisa Como ponto de partida, pode-se dizer que um estilo bem definido o dos que procuram recolher testemunhos orais, objetivando amenizar estes testemunhos em fitas cassetes ou suas transcries, dando oportunidade para que socilogos, antroplogos, historiadores, lingistas e outros profissionais possam consult-los para desenvolverem trabalhos nas suas reas de saber. Um outro estilo o dos que viram na Histria Oral a forma alternativa para divulgar a histria das classes ditas subalternas, que no tiveram seu registro nas histrias oficiais. Abriga

15 os pesquisadores de certa forma populistas que se propem a escrever a histria dos excludos: negros, ndios, presidirios, mulheres, camponeses... com um embricamento ideolgico e quase sempre fidelidade s falas nas transcries. Um terceiro estilo o dos que utilizam a Histria Oral de maneira ocasional, restrita, como um suporte interessante, como instrumento de apoio histria feita de modo tradicional, pois no vm a Histria Oral como principal, confivel, embora no neguem a validade de fontes orais. O quarto estilo aqui apresentado, recebe o aval dos historiadores que consideram as fontes orais por si mesmas e tm como preocupao a anlise e a interpretao delas, do mesmo modo que existe o cuidado com as fontes documentares e demais evidncias histricas. E ainda, complementam suas fontes orais com as outras fontes documentais tradicionais. Para estes a Histria Oral vista como um mtodo particular. No Brasil, temos praticamente quatro linhas ou estilos para se fazer Histria Oral. O Centro de Pesquisa de Documentao Contempornea (CPDOC), da Fundao Getlio Vargas, no Rio de Janeiro, que um centro irradiador da Histria Oral. Nos seus primrdios propunha-se a colher depoimentos gravados, posteriormente transcritos, que eram armazenados para consultas dos pesquisadores, hoje tendo um acervo considervel, aberto a consulta. Mais recentemente os pesquisadores do CPDOC tm publicado seus trabalhos, utilizando uma tcnica em que nas transcries procuram editar as entrevistas corrigidas dos erros comuns em casos de depoimentos, porm, mantendo as perguntas e respostas. Em Pernambuco, existe o grupo liderado por Antnio Torres Montenegro, que tem tido como objeto de suas pesquisas em fonte orais, os excludos da histria, sendo bastante fiel ao linguajar dos entrevistados, objetivando colocar em destaque a cultura popular. O Centro de Estudos Rurais e urbanos (CERU), entidade ligada USP, tambm privilegia a histria das classes subalternas na pesquisa de fontes orais, porm, dentro de um enfoque sociolgico e antropolgico, pela predominncia de socilogos e antroplogos na constituio do ncleo daquela entidade. As transcries de suas entrevistas so fidelssimas ao teor da fala, seguindo a tradio da Sociologia e da Antropologia. O quarto grupo irradiador da Histria Oral no Brasil o liderado pelo professor Jos Carlos Sebe Bom Meihy, do Departamento de Histria da USP, que ao longo dos anos tem procurado desenvolver algo que tem ficado entre o mtodo e a tcnica, adotando procedimentos em que a fala do entrevistador desaparece, ficando a entrevista como uma narrao do colaborador, de pois de uma interveno profunda do oralista.

16 2.2 MTODO OU TCNICA DE JOS CARLOS SEBE BOM MEIHY Por princpio, o professor Jos Carlos Sebe Bom Meihy adota a concepo de que o entrevistado um colaborador, contudo, o criador do texto final, pelas intervenes que promove o historiador. Usando palavras como transcrever, textualizar e transcriar, d ao corpo do trabalho uma forma de narrativa bastante modificada em relao a entrevista, mas que precisa ser conferido e legitimado pelo colaborador. Outra deciso importante a ser tomada se pretende escrever uma Histria Oral pura, utilizando to somente fontes orais, ou uma Histria Oral Hbrida, fazendo uso de fontes orais, documentais, bibliogrficas e outras. Ao escolher o tema e elaborar o projeto de Histria Oral (porque sem projeto no se faz Histria Oral), o oralista tambm define a modalidade. Histria oral de vida: narrativa do conjunto de experincias de vida; Histria oral temtico: a verso de um fato especfico que se est investigando; ou Tradio oral: resgate de tradio oral, de histrias de domnio pblico (de domnio coletivo, mas que ainda no est registrado, documentado). O passo seguinte a determinao da colnia de entrevistados, ou seja a comunidade de destino: operrios, intelectuais, ndios, militares. A colnia pode ser subdividida em redes identificadas pela posio geogrfica: So Paulo, Corumb, bairro do Limo, ou outro critrio que se julgue necessrio. Feita a entrevista, procede-se a transcrio da mesma, procurando manter-se fiel a expresso oral; depois faz-se a textualizao, onde a entrevista ordenada, corrigida e eliminase as perguntas, restando uma narrativa; a fase seguinte a transcriao (palavra emprestada aos irmos Campos no uso da traduo), onde se procura levar para a narrativa a emoo do dito e no dito, dos silncios, teatralizando na esteira do teatro da linguagem de Roland Barthes. Por tanta modificao feita na entrevista original, torna-se importante, mesmo imprescindvel, que o colaborador confira e legitime o texto final, como exigncia para torn-lo pblico. De forma resumida, esta a metodologia ou a tcnica criada e difundida pelo professor Jos Carlos Sebe Bom Meihy.

2.3 A PESQUISA DIREI... TA, VOLVER! ESQUER... DA, VOLVER! Adotando o mtodo criado pelo professor Sebe para desenvolver projetos de Histria Oral, escolhido o tema experincias de vida de militares, optou-se por uma Histria Oral

17 Temtica, pura, isto , que se utilizaria apenas de fontes orais; a colnia foi a dos militares aposentados com mais de 60 anos de idade, e ao longo da pesquisa foram identificadas as redes de Campo Grande-MS, Rio de Janeiro, So Paulo e Braslia. Feitas as entrevistas que foram transcritas, textualizadas, transcriadas, conferidas e legitimadas, o corpo das entrevistas, depois de um trabalho rduo que durou pelo menos trs anos, ficou muito rico, contando uma histria do cotidiano dos militares, descrevendo como foram construdos alguns fatos da histria do tempo presente e registrando fatos histricos que certamente se perderiam sem o recurso da Histria Oral. O grande desafio ao orientador e ao orientando era apresentar Academia uma Tese que se dizia claramente de Histria Oral, e ainda, uma Histria Oral construda somente com fontes orais, pois, os pesquisadores que privilegiam a oralidade formam uma minoria, normalmente hostilizada pela maioria dos historiadores tradicionais, que, quando no a rejeitam, pelo menos procuram desqualific-la. O desafio foi aceito. O problema da Histria Oral na Academia a metodologia considerando que para os tradicionalistas e a entrevista pode estar eivada de inverdades ou mesmo constituir uma memria seletiva, como se o documento escrito no corresse o mesmo risco ao privilegiar um documento em detrimento de outro, ao se dar uma interpretao oposta s intenes do autor ou mesmo quanto sua autenticidade. Outra questo de difcil entendimento pelos historiadores tradicionais o processo da entrevista. Quase sempre desconhecendo a tcnica empregada, enxergam o conjunto de entrevistas como uma compilao, desqualificando a interveno do oralista que exerce seu poder de anlise a partir da escolha dos entrevistados, dos critrios adotados, da re-entrevista e dos seus comentrios pessoais sobre os fatos histricos narrados. Uma das questes mais contundentes na Histria Oral se admitir que no existe fato, s verso. No existe vida, mas relato de vida e no h relato de vida sem interpretao. O que se faz em Histria apresentar verses de acordo com a interpretao do historiador, que por mais isento que procure ser, no consegue fugir da sua tessitura ideolgica, que faz com que tenha uma certa viso de mundo. Uma greve vista por um empregador uma coisa; vista por um operrio outra, mesmo que ambos no tenham a menor inteno de mentir, de deturpar os fatos. A prtica social de cada um gera interpretaes diferentes. Para o patro, ele cria empregos, sustenta o governo, paga um salrio justo alm de fornecer inmeras regalias ao empregado. Para o operrio, ele est sendo explorado pelo patro que paga um salrio de fome e fica cada vez mais rico. So as verdades de cada um, construdas na prtica social.

18 Tanto para o historiador tradicional como para o oralista, no existe um paradigma para o que seja verdade histrica, existem verses construdas. Como um ensinamento marcante decorrente da Tese de Doutorado Direi... ta, volver! Esquer... da, volver!, ficou que para julgamento de trabalhos acadmicos no campo da Histria Oral, a banca deve ser constituda de especialistas em Histria Oral, ou ento tem que se trabalhar com as fontes orais como se fossem fontes tradicionais, ou seja, onde a entrevista considerada como se fosse um documento escrito, passando pela crtica externa e pela crtica interna, que consubstanciar a anlise e interpretao dos textos transcritos da entrevista, tendo-se o cuidado de nunca utilizar o conjunto de entrevistas como o corpo da Tese. Fora da Academia notvel o bom aproveitamento da utilizao das entrevistas devidamente trabalhadas, como corpo da obra. Em perodo recente, somente sobre o movimento militar de 64, por exemplo, poderiam ser citados livros escritos a partir de fontes orais, que tiveram grande xito de vendas, como: Vises do Golpe, Os Anos de Chumbo, A Fria de Calib, a Volta aos Quartis, Geisel: do Tenente ao Presidente, A Direita Explosiva, O Hbrido Frtil, No s Tu, Brasil e o bestseller Geisel, Eu, Cabo Anselmo...

TEXTO N. 4
REFERENCIAL TICO/JURDICO APLICADO HISTRIA ORAL

19 1. INTRODUO O uso de entrevista sempre existiu na histria da humanidade. Desde o sculo passado, a antropologia, a histria, a sociologia, o jornalismo, a psicologia, entre outras reas do conhecimento humano e da divulgao, tm se ocupado de depoimentos, testemunhos e entrevistas como forma de registro e anlises sociais. Mesmo fora do circuito acadmico, arquivistas, muselogos e colecionadores tambm cuidaram de gravar depoimentos que, contudo, no obedeciam as regras. A histria oral, considerando isto, tambm respeito a esses critrios de apreenso de experincias, mas prope-se a ser mais. A Histria Oral pretende ser um campo multidisciplinar onde, independentemente das vrias tradies disciplinares diferentes linhas de trabalho tenham um territrio para o dilogo sobre as maneiras de abordagem das entrevistas e campo de troca de experincias. Diante da realidade, existe, por outro lado, uma nova postura que modifica as antigas formas de realizar a entrevista. Combinando tecnologia com sua necessria aplicao cultura acadmica, museolgica e arquivstica, novas prticas so exigidas de estudiosos que tm de aliar suas tcnicas de investigao s possibilidades oferecidas pelos tempos modernos. Alm disto, incorporando aspectos da moral acadmica contempornea, inclusive os debates sobre as relaes ticas, de direito autoria e sobre a funo social do produto intelectual, a histria oral tem como pressuposto um cuidado de uso da entrevista. Isto diferencia o trabalho de histria oral do jornalstico. Enquanto este se apropria da palavra como propriedade sua e faz dela aplicao imediata, para a histria oral as mediaes so discutveis e passveis de juzo. Alm disso, h necessidade de sensibilizao do papel das entrevistas tanto para o entrevistado como para o entrevistador. Isto implica um acordo em relao s formas de uso do produto conseguido. As novas imposies ticas exigem tratamentos diferenciados para quem se compromete a fazer entrevistas. Em vez de usar termos consagrados em outras tradies disciplinares que se valiam das entrevistas (referncias como ator, informante, objeto de pesquisa) a moderna histria oral usa deliberadamente a palavra colaborador. Colaborador um termo importante na definio do relacionamento entre o entrevistador e o entrevistado. fundamental, sobretudo porque estabelece uma relao de afinidade entre as partes. O entrevistador, por um lado, deixa de ser aquele que olha para o entrevistado contemplando-o como um mero objeto de pesquisa, por outro ngulo, ele prprio deixa de ser

20 um observador da experincia alheia e se compromete com o trabalho de maneira mais sensvel e compartilhada. A mudana do significado dos papis, de quem quem, no est apenas ligada superao das formas tradicionais de se fazer entrevista. A dependncia do colaborador passa a ser muito maior do que antes. No apenas este tem de dar a autorizao para a publicao de parte ou do todo da entrevista, mas tambm de participar das etapas de transcrio e reviso do texto. Outro termo relevante na moderna histria oral o da autoria. Segundo os critrios das antigas prticas de trabalho com entrevistas, a questo da autoria no representava nenhum problema. Para a histria oral, contudo, um dos aspectos mais interessantes e polmicos remete questo do autor. Basicamente a pergunta que se faz se o autor quem contou a histria ou quem a redigiu, dando-lhe uma soluo formal. Na prtica, este ponto tem complicado muito a vida de pesquisadores que se perdem ao confundir o trabalho de colaborao na entrevista com a direo da pesquisa (do projeto). Apesar de o tratamento dado ao depoente ser o de colaborador, mediante as responsabilidades do escrito, o autor deve ser sempre o realizador da entrevista e o diretor do projeto. No apenas os direitos autorais devem ser encaminhados para o autor, mas tambm os riscos da conduo da pesquisa, dos usos das entrevistas e os eventuais erros. Toda entrevista, depois de acabada, deve ter um duplo termo de cesso assinado pelo depoente. Ainda que possam ser assinados em uma s carta, faz-se imperiosa a explicitao se dada a autorizao para se ouvir a fita (toda ou em parte) e/ou ser lida e usada a transcrio (toda ela ou em parte). atravs deste documento que se garante a existncia pblica do depoimento e os direitos de uso da entrevista (gravada ou escrita). A carta de cesso tem de ser clara, pessoal, feita com cpia registrada em cartrio quando se fizer necessrio e constando, caso haja, os limites de uso da entrevista (se alm de poder ser ouvida e publicada no todo ou em parte, se pode ou no ser colocada em uso imediatamente ou se deve aguardar prazos e neste caso quais). H um aspecto particularmente perturbador para quem trabalha em histria oral. comum s pessoas acharem que o diretor do projeto (da pesquisa), por ter gravador e o poder de deciso sobre o tema central do estudo, tem poderes ilimitados. Essa viso fica sempre comprometida na prtica, pois o entrevistado um agente ativo e muitas vezes ele quer controlar parte ou mesmo todo o trabalho. preciso deixar claro quais os nveis de participao do colaborador.

21 H uma forma de historia oral que exige cuidados especiais . Em determinados projetos, trabalha-se com o pressuposto da histria oral de pessoas annimas . Isto ocorre quando, para evitar a identificao pblica de depoentes importantes ou para se evitar constrangimentos envolvendo terceiros, muda-se o nome da pessoa e alteram-se as situaes da histria ou da verso de algum fato capaz de possibilitar a preciso dos casos. O mesmo acontece em relao proteo de indivduos que precisam do anonimato para no expor a si ou a sua famlia7. Projetos que trabalham com situaes de risco, de vexames, de impresses sobre outros, podem valer-se da invisibilidade. Contudo, na apresentao do trabalho deve ficar claro o nvel e as razes do disfarce. Nestes casos, tambm importante que se tenha a autorizao do colaborador para se publicar o depoimento. Da mesma forma o leitor deve ficar avisado. Existem grupos de leitores que criticam negativamente este procedimento, mas em determinadas ocorrncias ele plenamente justificado. Um dos exemplos mais expressivos da validade dos projetos de histria oral de personagens annimos remete aos casos de estudos que envolvem pessoas pblicas. Em casos de estudos de drogados ou portadores de doenas vistas preconceituosamente, a troca de identidade pode permitir entrevistas francas e que alm de protegerem o entrevistado, lhe garanta menores possibilidades de exposio. Um dos pontos bsicos do debate sobre histria oral remete representatividade do depoente. Outro lado da mesma questo o nmero de pessoas envolvidas. Em face da representatividade deve-se ter em conta que todos os testemunhos so vlidos, dependendo do projeto. Da mesma maneira importante estabelecer a utilidade da entrevista, pois, deve-se recorrer a ela apenas quando se busca algo especfico e que no se pode encontrar em outras fontes. Cabe lembrar que com a entrevista criam-se expectativas que precisam ter termos finais. A existncia de um projeto tambm evita que o nmero de entrevistados seja maior do que o necessrio e que se proceda erroneamente supondo que um testemunho melhor que o outro ou que os argumentos se saturem e, por isto, pode-se desprezar algumas entrevistas. 2. OS DIREITOS AUTORAIS E A LEGISLAO A legislao brasileira frgil no que diz respeito aos Direitos Autorais, principalmente a respeito do assunto gravao magntica. A Lei que regulamenta o tema tem o nmero 5.988 e data de dezembro de 1973. No primeiro ttulo, artigo 4 o, que se refere s disposies
7

Neste caso, em particular, o sigilo deve ser respeitado e, na transcrio deve ser utilizado um nome fictcio ou como se diz, acima, troca de identidade. Mas, importante certificar no documento (resultado da transcrio) que se trata mesmo de nome fictcio.

22 preliminares, define fonograma como a fixao sonora, em suporte material. Entretanto, no ttulo IV, denominado, Da Utilizao de Obras Intelectuais, que rege a obra de arte plstica, a obra fotogrfica, obra cinematogrfica, obras publicadas em dirios e peridicos e obras pertencentes ao domnio passado, tem seu captulo V, artigo 63 da utilizao do Fonograma completamente vetado. Outras consideraes, porm, podem ser tiradas de tal legislao, principalmente no que concerne autoria. O grande problema das entrevistas gravadas quanto autoria do Fonograma. Pertence ao entrevistado, aos entrevistadores ou Instituio guardadora? A maioria dos pases latino-americanos considera como o autor o entrevistado. Tal posio tambm tomou os Estados Unidos da Amrica do Norte. A este respeito, interessante citar o caso jurdico aberto pela senhora Mary Hemingway, viva do clebre escritor. A. E. Hotchener publicou, em 1966, a obra Pape Hemingway, a personal memoir, em conseqncia de uma srie de entrevistas gravadas que o autor de O Velho e o Mar havia lhe cedido conscientemente. Aps a morte do marido, a Sra. Hemingway solicitou, por via jurdica, a interrupo das vendas e das edies da obra de Hotchner, pois a considerava como entrevista gravada, propriedade intelectual de seu marido da mesma maneira que suas cartas particulares. Em 12 de dezembro de 1968, o Tribunal de Apelao do Estado de Nova York no somente rejeitou a solicitao de Mary Hemingway no sentido da cassao da venda do livro, como no considerou material confidencial a entrevista, mesmo que relatasse assuntos particulares que poderiam constituir uma invaso sua vida ntima, segundo Mary. Devemos considerar, entretanto, que a entrevista concedida por Hemingway foi intencional e implicitamente prvia sua publicao imediata. Na legislao brasileira parece no haver caso semelhante, mas a fraqueza da Lei perfeitamente observada em seu Captulo II, do Ttulo do mesmo nmero, artigo 13, que diz: considera-se autor da obra intelectual, no havendo prova em contrrio, aquele que, por uma das modalidades de identificao referidas no artigo anterior... (usando de seu nome civil, completo ou abreviado, at por suas iniciais, de pseudnimo ou de qualquer sinal convencional)..., tiver, em conformidade com o uso, indicada ou anunciada essa qualidade na sua utilizao. Em outras palavras, o autor de qualquer obra intelectual o desde que assim o afirme e deixar de s-lo quando for aprovado o contrrio, simplesmente, o que nada define em relao entrevista. Em relao co-autoria, a lei refere-se obra cinematogrfica e desenhos animados, somente. O problema no existiria se a legislao desse efetivo direito de autor ao entrevistado ou instituio patrocinadora ou guardadora da entrevista. Entretanto, mesmo que seja do

23 entrevistado, o direito de autoria da entrevista, o captulo III, do Ttulo III, que diz respeito aos direitos patrimoniais do autor e de sua durao, em seu artigo 29 diz que cabe ao autor o direito de utilizar, fruir e dispor de obra literria, artstica ou cientfica, bem como o de autorizar sua utilizao ou fruio por terceiros, no todo ou em parte. Conclui-se, ento, que a legislao brasileira de Direitos Autorais no diz quem o autor da entrevista gravada, mas ensina o meio de no o ser, transferindo esse direito, mesmo no o possuindo, a outrem, lhe assegurando da posse. Entretanto, apesar da aparentemente resolvido este problema, o da autoria e ou sua conseqente transferncia, outros problemas legais devem ser citados a respeito das entrevistas, cujo entrevistador deve ter cincia e, entre os quais, por exemplo, o da difamao e o da violao da vida privada do entrevistado, O entrevistado poder no mais ser o autor da entrevista, mas continuar sendo o autor da citao ou informao difamatria. Toda informao extrada das entrevistas de Histria Oral deve ser citada juntamente com o autor. Portanto, se o informante no tem provas para citar certas informaes, devemos faz-lo ver que tal poder se voltar contra ele prprio e, como lembra Baum, a fim de cuidar dos interesses do entrevistado, devesse aconselh-lo a respeito dos acordos de uso da entrevista. O entrevistador dever evitar que o entrevistado diga algo que possa ser usado contra ele e, assim, prejudic-lo. Nenhum Programa de Histria Oral se beneficiar se a reputao de um entrevistado for prejudicada atravs de algo que ele tenha citado durante a entrevista.8 No que diz respeito violao da vida privada do entrevistado, tem, definitivamente, e s ele, o direito de permitir ou no a utilizao de suas memrias, atravs do Termo de Doao. 3. OS CONTRATOS DE DOAO Em funo da fragilidade da legislao dos Direitos Autorais no que diz respeito gravao em suporte material, elaboramos trs tipos de Termos de Doao padronizados, (vide modelos 1, 2 e 3), os quais tenho utilizado, dependendo do caso, e funcionado perfeitamente e com validade jurdica. Entretanto, dependendo de situaes particulares e interesses de qualquer das partes, podem ser perfeitamente modificados. O primeiro refere-se doao completa da entrevista, sem restrio, totais ou parciais, de uso. O segundo refere-se a restries parciais para o caso em que o entrevistado sele determinadas pginas, somente, da entrevista. Neste caso, a fita ou fitas magnticas utilizadas
8

tica em histria oral dizer ao entrevistado, antes da entrevista, para que se destina a gravao. A partir da ele demonstrar pr-disposio em fazer ou no a doao da gravao. Do contrrio, sem o seu principal objetivo, que produzir documento histrico para estudos imediatos e futuros, a entrevista estar inviabilizada.

24 na gravao so tambm seladas, s que completamente, pois impossvel destacar determinados trechos da fita. Finalmente, o ltimo modelo de termo de doao serve para o fechamento ou selamento total da entrevista, por determinado tempo. Este tempo de selamento deve ser marcado por qualquer data segundo o entrevistado ou por qualquer acontecimento, como sua morte. Em troca, damos ao entrevistado um recibo de entrevista (modelo 4). 4. TICA EM HISTRIA ORAL Segundo William W. Moss, o entrevistador forma uma relao maior com o entrevistado, uma relao que semelhante mas que no tem a proteo legal que tem as relaes entre o mdico e seu paciente ou o advogado e seu cliente. Esta relao moral est no compromisso implcito entre ambos, em que o entrevistado concorda em ser franco em suas respostas e o entrevistador concorda, por seu lado, em no publicar suas declaraes contra seus desejos. Este compromisso implcito do ponto de vista tico, mais importante do que o documento de doao entregue ao entrevistado, e do documento de recibo do material no qual existe o aceite das regras, documentos estes que tornam o compromisso explcito. Afora a parte legal que torna esta explcita num documento perfeitamente vlido, o no cumprimento do compromisso implcito arrasta a entrevista de Histria Oral para o descrdito, destruindo profissionalmente o prprio historiador-entrevistador. Justamente a est a diferena entre a entrevista jornalstica e a entrevista de Histria Oral. Na segunda, o entrevistado, como autor das memrias, controla a utilizao do material por ele fornecido pelo tempo que desejar, enquanto que na primeira, a jornalstica, cujo objetivo a publicao imediata, o entrevistado no controla o uso de suas declaraes e desiste totalmente deste controle, implicitamente, a partir do momento que possa fornec-la. Em Histria Oral, o objetivo preservar as informaes contidas na entrevista, para a pesquisa histrica, e no a publicao imediata. Isto pode trazer problemas com o compromisso do historiador em divulgar ou fazer chegar ao pblico especializado ou no, as informaes que sejam de real interesse cientfico. A idia de que as informaes devem ser publicadas vem, no caso, entrar em conflito de que h informaes sigilosas por lei. A obrigao do historiador e das instituies que patrocinam ou guardam as entrevistas, em tais circunstncias, em relao proteo dos interesses do entrevistado, fornecedor das informaes, em primeiro lugar, e sociedade, neste caso, em segundo. O principal compromisso do historiador com a verdade. Entretanto, ver que, em cada entrevista, principalmente as realizadas com pessoas de grupos diferentes, opostos ou contrrios ao mesmo assunto, a verdade est em cada uma delas, que a verdade histrica ,

25 pois, relativa. Para preservar esta relatividade da verdade histrica a do ponto de vista da fonte fornecedora das informaes, o historiador tem o grande compromisso tico de conservar-se o mais imparcial possvel durante as entrevistas. Esta imparcialidade dever ser no sentido de que a conduo da entrevista, atravs de perguntas ou sugestes de perguntas, no demonstrem qualquer tipo de tendncia parcial de idias para no influenciar as respostas do informante. Bibliografia MEIHY, Jos Carlos Sebe Bom. Manual de Histria Oral. So Paulo: Loyola, 1996. p. 27-31. CORRA, Carlos Humberto P. Histria Oral: Teoria e Tcnica. Florianpolis: Edit. UFSC, 1978. p. 71-78. (Esgotado).

FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAO, CINCIAS E LETRAS DE PARANAVA


RECONHECIDA PELO GOVERNO FEDERAL, CONFORME DECRETO N 69.599 DE 23/11/1971 - CGC(MF) 80 904 402/0001-50 Campus Universitrio Frei Ulrico Goevert- Av. Gabriel Esperidio, s/n - Telefone (044) 423-3210 Fax 423-2178

Caixa Postal, 306 - CEP 87.703-000 e-mail: fafipa@fafipa.br - PARANAVA - PARAN

Modelo 1. TERMO DE DOAO Pelo presente documento cedo ao Departamento de Histria da FAFIPA, todos os direitos de uso e divulgao que me corresponderem, do contedo das gravaes em fitas magnticas e transcries das mesmas em pginas originais conferidas e rubricadas, da entrevista realizada por mim ____________________________ com o senhor ________________________________ em data de ______ de ______________________ de ________, na cidade ____________________, composto o material, de _____ fitas cassetes de udio, com durao ___ minutos cada e transcrio de __________ pginas. Declaro tambm que pela natureza do trabalho apresentado, o contedo das gravaes pode ser consultado sem restries por pessoas autorizadas pelo Departamento de Histria da FAFIPA, a partir desta data. Outrossim, dou autorizao ao prprio Departamento de Histria da FAFIPA para reproduzir, ou autorizar a reproduo, de qualquer forma do contedo das gravaes e das transcries, sem alterar sua essncia.

26 Paranava-PR, ______ de _________________ de _______. ____________________________________ Entrevistado e doador ____________________________________ Entrevistador e doador ____________________________________ Testemunhas: ____________________________________ ____________________________________

FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAO, CINCIAS E LETRAS DE PARANAVA


RECONHECIDA PELO GOVERNO FEDERAL, CONFORME DECRETO N 69.599 DE 23/11/1971 - CGC(MF) 80 904 402/0001-50 Campus Universitrio Frei Ulrico Goevert- Av. Gabriel Esperidio, s/n - Telefone (044) 423-3210 Fax 423-2178

Caixa Postal, 306 - CEP 87.703-000 e-mail: fafipa@fafipa.br - PARANAVA - PARAN

Modelo 2 TERMO DE DOAO Pelo presente documento cedo ao Departamento de Histria da FAFIPA, todos os direitos de uso e divulgao que me corresponderem, do contedo das gravaes em fitas magnticas e transcries das mesmas em pginas originais conferidas e rubricadas, da entrevista realizada por mim, _________________________com o senhor ________________________________ em data de _______ de ___________________ de _________, na cidade de ________________________ composto o material, de _________ fitas cassetes de udio, de _____ minutos de durao cada, e transcrio de _____ pginas. Declaro tambm que, pela natureza do trabalho, o contedo das gravaes pode ser consultado em parte por pessoas qualificadas e devidamente autorizadas pelo Departamento de Histria da FAFIPA, a partir desta data, excetuando-se as pginas _________ da transcrio que se mantero lacradas e sob sigilo at ____________________, aps o qual podem ser usadas, reproduzidas e divulgadas, mediante autorizao do Departamento, j acima citado. Paranava-PR __________________ de _______. ____________________________________

27 Entrevistado e doador ____________________________________ Entrevistador e doador ____________________________________ Testemunhas: ____________________________________ ____________________________________

FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAO, CINCIAS E LETRAS DE PARANAVA


RECONHECIDA PELO GOVERNO FEDERAL, CONFORME DECRETO N 69.599 DE 23/11/1971 - CGC(MF) 80 904 402/0001-50 Campus Universitrio Frei Ulrico Goevert- Av. Gabriel Esperidio, s/n - Telefone (044) 423-3210 Fax 423-2178

Caixa Postal, 306 - CEP 87.703-000 e-mail: fafipa@fafipa.br - PARANAVA - PARAN

Modelo 3 TERMO DE DOAO Pelo presente documento, cedo ao Departamento de Histria da FAFIPA, todos os direitos de uso e divulgao que me corresponderem, do contedo das gravaes em fitas magnticas e transcrio literal das mesmas em pginas originais conferidas e rubricadas pelo entrevistado, da entrevista realizada por mim, _________________________________com o Senhor ______________________, em data de _____ de ___________________ de _______, na cidade de __________________________________, composto o material, de ______ fitas, com a durao de _______ minutos cada, e transcrio de _____ pginas. Declaro tambm que fica o Departamento de Histria da FAFIPA com liberdade de somente fazer ou autorizar qualquer reproduo do material gravado ou transcrito e sob sua inteira responsabilidade, bem como permitir sua consulta em parte ou no total dos documentos, a partir de __________________________, sendo que at esta data o material se manter lacrado e sob sigilo. Paranava-PR, _______ de __________________ de ________.

____________________________________

28 Entrevistado e doador ____________________________________ Entrevistador ____________________________________ Testemunha ____________________________________ Testemunha

FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAO, CINCIAS E LETRAS DE PARANAVA


RECONHECIDA PELO GOVERNO FEDERAL, CONFORME DECRETO N 69.599 DE 23/11/1971 - CGC(MF) 80 904 402/0001-50 Campus Universitrio Frei Ulrico Goevert- Av. Gabriel Esperidio, s/n - Telefone (044) 423-3210 Fax 423-2178

Caixa Postal, 306 - CEP 87.703-000 e-mail: fafipa@fafipa.br - PARANAVA - PARAN

Modelo 4 Faculdade Estadual de Cincias e Letras de Paranava - FAFIPA. Departamento de Histria. Projeto Memria do Noroeste do Paran Microrregio de Paranava. RECIBO DE ENTREVISTA Recebi do senhor ___________________________________, entrevistado por. ___________________________ em data de _____ de _______________ de _________, _______ fitas magnticas, com durao de _________ minutos cada, bem como a transcrio digitada em original, constante de __________ (_________________________) pginas conforme com o original gravado e rubricadas pelo entrevistado e pelo entrevistador, material que passar a fazer parte do acervo do Projeto Memria do Noroeste do Paran Microrregio de Paranava, do Departamento de Histria. Declaro que, segundo vontade do entrevistado e de acordo com o Termo de Doao assinado pelo mesmo e datado de ________ de ______________ de _______, todo o material doado ser de uso e divulgao do Projeto Memria, ou de quem o Departamento de Histria autorizar, ficando respeitadas as restries totais e/ou parciais expressas no Termo de Doao. Paranava - PR, _____ de ___________________ de _______.

29

_____________________ Prof. Dr. Maurlio Rompatto Coordenador do CINDOF


_______________________________ Chefe do Departamento de Histria

Entrevistador ____________________________

TEXTO N. 5 HISTRIA ORAL DE VIDA, TEMTICA E TRADIO ORAL 1. HISTRIA ORAL DE VIDA. A histria oral de vida muito mais subjetiva que objetiva. Sua fora, alis, reside nisso. Atualmente, a histria oral de vida tem sido uma das formas mais cultivadas do gnero. Como o prprio nome indica, trata-se da narrativa do conjunto da experincia de vida de uma pessoa. O sujeito primordial desse tipo de histria oral o depoente, que tem maior liberdade para dissertar sobre sua experincia pessoal. Nesse caso, deve ser dado ao narrador espao para que sua histria seja encadeada segundo sua vontade. Nas entrevistas de histria oral de vida, as perguntas devem ser amplas, sempre apresentadas em grandes blocos, de forma indicativa dos acontecimentos e na seqncia cronolgica da trajetria do entrevistado. A histria oral de vida o retrato oficial do depoente. Nessa direo, a verdade est na verso oferecida pelo narrador, que soberano para revelar ou ocultar casos, situaes e pessoas. A periodizao da vida do entrevistado um recurso importante posto que organiza a narrativa com os fatos que sero considerados em contextos vivenciais. O foco da narrativa

30 deve centralizar os vetores que indicam a lgica da histria do indivduo que, em histria de vida, se constitui no centro das atenes. A questo da verdade neste ramo da histria oral depende exclusivamente de quem d o depoimento. Se o narrador diz, por exemplo, que viu um disco voador, que esteve em outro planeta, que encarnao de outra pessoa, no cabe duvidar. Afinal, esse tipo de verdade constitui um dos eixos de nossa realidade social e, quase sempre, encoberto por certezas que obedecem a explicaes racionais e provveis. Em particular os projetos que trabalham com experincias ou vidas de religiosos e esotricos tm de respeitar, por princpio, a exposio do outro. Uma das alternativas da histria oral de vida dar dimenso aos aspectos pouco relevados pela percepo de outros registros: sonhos, expectativas, frustraes, fantasias devem compor os eixos das entrevistas de histria de vida. A entrevista de Histria Oral de vida deve registrar na gravao, de preferncia no incio, a ficha tcnica do depoente (nome completo, indicaes de nascimento, profisso, estado civil, local e data do encontro). Caso trata-se de entrevistas mltiplas, repete-se a operao. Os grandes blocos de perguntas devem ser divididas em trs ou quatro partes, no mximo cinco. Quanto menos o entrevistador falar, melhor. A participao do entrevistador deve ser sempre estimuladora e jamais de confronto. Cuidados especiais devem ser adotados para evitar que o entrevistado responda o que se quer ouvir. Colocar palavras na boca do narrador uma das maiores perversidades que se podem fazer em Histria Oral. Existe uma variao da Histria Oral de vida conhecida como narrativa biogrfica. Esta distancia-se daquela em razo do sentido moral ou contemplativo. No primeiro caso, na histria oral de vida, presta-se ateno ao valor da experincia pessoal em si. No segundo caso, na narrativa biogrfica, cuida-se mais do roteiro cronolgico e factual das pessoas, aliado a particularidades que remetem a acontecimentos julgados importantes. Nesse caso, a participao do entrevistador como interlocutor pode ser muito mais presente e ativa. Uma variao da histria oral de vida que no chega a ser narrativa, biogrfica, diz respeito reconstruo biogrfica. Pessoas que no tenham indicaes precisas sobre fatos de suas vidas podem se valer de recursos oferecidos por tcnicas especiais de reconstruo biogrfica. ndios, indivduos analfabetos e demais pessoas que possuem registros diferentes do cdigo escrito podem, por meio da ajuda do entrevistador, refazer trajetos que seriam guardados dentro de outros cdigos. Uma das tcnicas mais usadas neste caso a verificao da aquisio vocabular. O uso de palavras como televiso, por exemplo, pode localizar

31 alguma etapa da vida da pessoa. Quando algum diz que tal acontecimento se passou antes da chegada da televiso, significativa que o fato se deu, no Brasil, antes de 1950. Por outro lado, se um ndio diz que viu televiso pela primeira vez quando foi levado para algum lugar diferente de seu hbitat e se for possvel localizar pessoas que assistiram ao processo de transferncia, pode-se obter a informao desejada. Catstrofes (terremotos), marcos de mudanas na sade coletiva (em virtude de epidemias ou endemias) ou pessoal (doenas especficas), falecimentos de autoridades importantes e que tenham impacto na vida social (Getlio Vargas, Tancredo Neves, Elis Regina, Airton Senna...) ou pessoal (membros da famlia ou amigos) ajudam nos casos de reconstruo biogrfica. Atualmente um ramo da histria oral de vida tem atrado o interesse geral, histria oral de famlia. Sem se confundir com a histria oral de vida, a de famlia retraa a saga de um grupo de laos sanguneos coletivos. A histria oral de famlia no a soma das histrias de vidas individuais, mas tem sempre um compromisso com a definio do projeto familiar . Normalmente, os projetos de histria oral de famlias suscitam entrevistas em duas ou trs geraes, e, nesses casos, por meio da transformao do processo histricos que envolve os membros da comunidade, tem-se claro que h elementos culturais que mudaram e outros que do a unidade, que resistiram constituindo-se no ncleo da entrevista. H, em face da histria oral de vida, cinco formas principais de narradores, ainda que haja mltiplas variaes em cada tipo de depoente. Grosso modo estas so as formas de narrativas: 1) Narrativas de vidas pblicas (quase sempre polticos, artistas, esportistas) que contam suas histrias dependentemente, sempre, de uma imagem que precisa ser zelada. Nesses casos, a narrativa marcada por factualsmos e pouca introspeco. Para ele, freqentemente, o que interessa a vida pblica, sua imagem, e no as situaes da vivncia privada, que quando aparecem para iluminar aspectos da vida pblica. Ao se fazer histria oral de vida de pessoas pblicas, deve-se ter em vista a necessidade de negociao dos discursos. Assim, na hora da preparao, bem como da formulao dos blocos de perguntas, deve-se motivar aspectos da vida pessoal que possam ser combinados com os pblicos. 2) Figuras que lem as prprias histrias contadas de maneira pica. Quase sempre pessoas que passam por grandes alteraes quer na vida pessoal quer nas transformaes histricas, contam suas vidas evocando, inconscientemente, mitos picos. este, por exemplo, o caso de muitos imigrantes que chegaram pobres e tiveram sucesso na vida. Da mesma forma,

32 lderes de movimentos sociais desenvolvem sempre narrativas picas que, em muitos casos, se aproximam da factualistas. Modelos de guerreiros, santos, figuras mitolgicas ou personagens de romances importantes so evocados nessas narrativas. 3) Alguns narradores contam suas vidas expressas deforma trgica. Quase sempre pessoas doentes, imigrantes mal sucedidos, cidados que passaram por problemas traumticos desenvolvem maneiras dramticas de contar a prpria experincia. O processo narrativo desse tipo de depoente marcado por fatos dramticos detalhados com impresses dodas, que afinal do conta da mensagem que se quer passar. Chora-se muito neste tipo de narrativa. 4) H tambm os narradores cmicos, pessoas que relatam experincias com uma dose exagerada de humor ou picardia. Esses tipos quase sempre mostram um domnio narrativo desenvolvido e conduzem criticamente a relao pessoal com a sociedade. O acompanhamento das tramas propostas por esse tipo de narrador difcil, pois o interesse e o compromisso com a continuidade da manuteno do riso, muitas vezes, acabam por confundir o entendimento seqencial da narrativa. Para manter a narrativa alegre, a concatenao dos fatos obedece a uma lgica tortuosa que implica idas e vindas e aproximao com chistes e piadas. Quando essas entrevistas so transcritas, o trabalho de explicitao dos casos narrados tem de combinar a observncia do humor com a lgica do entendimento. Um cuidado especial recomendado neste caso, pois a distncia entre o oral e o narrado, quando na passagem para o escrito, tende a perder a graa e a tenso comuns nos contato diretos. 5) A maioria das pessoas conta a prpria histria mesclando vrias alternativas narrativas. Tanto a tragdia como o humor acentuado, muitas vezes, conjugam-se com factualsmos e sentido pico. Sobre os critrios de histria de vida, deve-se ter claro que no so apenas os velhos que detm o monoplio do contar. Atualmente h importantes trabalhos sobre narrativas de crianas, adolescentes e jovens.9 importante o entrevistador saber distinguir a forma narrativa do entrevistado para poder compreender melhor a sesso e interagir de maneira mais eficiente. Da mesma forma, significativo notar que h narradores que tm prtica de entrevistas. Nessas situaes convm
9

No Artigo, A Oralidade como fonte de pesquisa em histria regional (anexo ao texto), fao um breve comentrio sobre o uso de depoimentos de jovens. Pois, tratando-se de tradio oral, estar na oralidade impregnada experincias que so passadas de gerao a gerao. Na coleta dessa experincia manifesta na oralidade, contribui-se enormemente, o uso de depoimentos de jovens sobre assuntos j abordados por velhos, situados na mesma colnia ou rede. Um exemplo a ser encontrado no estudo de movimentos migratrios e no pioneirismo sobre a fundao de uma comunidade, cidade ou regio.

33 solicitar que o depoente fale sobre aspectos pouco revelados. Quando ocorre o contrrio, isto , entrevistar pessoas que no esto acostumadas a dar entrevistas de histria de vida, e conveniente que o convidado seja preparado para vencer a noo de que pessoa comum e que sua vida no tem nenhum valor. A certeza de que todos os agentes sociais tm histria, bsica para a boa definio das frmulas modernas de histria oral. 2. HISTRIA ORAL TEMTICA A histria oral temtica a que mais se aproxima das solues comuns e tradicionais de apresentao dos trabalhos analticos em diferentes reas do conhecimento acadmico. Quase sempre ela equivale ao uso da documentao oral da mesma maneira que das fontes escritas. Valendo-se do produto da entrevista como se fosse outro documento, compatvel a necessidade de busca de esclarecimentos, o grau de atuao do entrevistador como condutor dos trabalhos fica muito mais explcito. Mesmo assim, seria equivocado considerar o colaborador um informante no sentido superado do termo. Por partir de um assunto especfico e preestabelecido, a histria oral temtica se compromete com o esclarecimento ou opinio do entrevistador sobre algum evento definido. A objetividade, portanto, mais direta. Pretende-se, mesmo considerando que ela narrativa de uma verso do fato, que a histria oral temtica busque a verdade de quem presenciou um acontecimento ou que pelo menos dele tenha alguma verso que seria discutvel ou contestatria. Como a verdade no caso um elemento externo, o entrevistador pode e deve apresentar outras opinies contrrias e discuti-las com o narrador, com a finalidade de elucidar uma verso que contestvel, polmica ou pelo menos discutvel. Dado seu carter especfico, a histria oral temtica tem caractersticas bem diferentes da histria oral de vida. Detalhes da histria pessoal do narrador interessam apenas na medida em que revelam aspectos teis informao temtica central. A histria oral temtica no s admite o uso do questionrio, mas, mais do que isso, este torna-se pea fundamental para a aquisio dos detalhes procurados. H casos em que o depoente solicita com antecedncia o questionrio, ocorrendo tambm situao em que isso no acontece. No h problemas em fornecer a lista de perguntas

34 ao narrador. Deve-se, na medida do possvel, proceder da mesma forma com todos os envolvidos no projeto (na pesquisa). Os questionrios podem ser diretos ou indutivos. No primeiro caso, a entrevista deve se ater ao fato em causa e a sesso ser breve. No segundo, marcado sempre por maior complexidade, as questes buscadas devem sempre ser contextualizadas e seguir uma ordem de importncia capaz de inscrever os tpicos principais em anlises do depoente. Nesse sentido, o questionrio deve ser gradativamente indutivo porque no se recorre apenas especificidade do fato. guisa de exemplo, convm mostrar que, em vez de se ir direto ao assunto, se o entrevistado for, por estmulos, evidenciando a formao (profissional, por exemplo) e as circunstncias que o levaram a determinar a participao, ficariam mais lgicos o contexto e a objetividade da narrativa. Assim, por exemplo, se for perguntado a um militar brasileiro de esquerda que participou da Intentona Comunista de 1935, sobre seus atos objetivos do dia 27 de novembro daquele ano, teremos um tipo de resposta fechada. Por outra via, contudo, se for questionado sobre sua formao desde aluno, a passagem pela Escola Militar do Realengo no incio dos anos de 1930, sua posio diante do aparecimento do Partido Integralista, as oposies dentro da corporao poca, com segurana e a resposta ser mais completa. H projetos temticos que combinam algo de histria oral de vida. Nesses casos, o que se busca o enquadramento de dados objetivos do depoente com as informaes colhidas. Essa forma de histria oral tem sido muito apreciada porque, mesclando situaes vivenciais, a informao ganha mais vivacidade e sugere caractersticas do narrador. Uma variao da histria oral temtica a reconstruo histrica de grupos agrafos, ou sem histria escrita. Nesse caso, busca-se, em primeiro lugar, enquadrar a situao da inexistncia de registros de certos tipos sociais e fenmenos a um contexto temtico e historiogrfico. Em segundo lugar, deve-se aplicar as tcnicas da reconstruo biogrfica para se possibilitar um enquadramento temtico mais amplo. A reconstruo histrica tambm conhecida como histria oral instrumental, dado seu carter auxiliar. 3. TRADIO ORAL Uma das mais bonitas expresses da histria oral a tradio oral. Porque trabalha com a permanncia dos mitos e com a viso de mundo de comunidades que tm valores filtrados

35 por estruturas mentais asseguradas em referncias do passado remoto, a tradio oral percebe o indivduo diferentemente da histria oral de vida e da histria oral temtica. Ainda que a tradio oral tambm implique entrevista com uma ou mais pessoas vivas, ela remete s questes do passado longnquo que se manifestam pelo que chamamos folclore e no pela transmisso geracional, de pais para filhos ou de indivduos para indivduos. Explicaes sobre a origem dos povos, crenas referentes s razes vitais do grupo e ao sentido da existncia humana como experincia que imita a vida e o comportamento, bem como o destino de deuses, semi-deuses, heris e personagens malditos e histricos, so aspectos caros aos estudos das tradies orais. O calendrio, as festividades, os rituais de passagens, as cerimnias cclicas, as motivaes abstratas de tragdias eventuais e doenas endmicas so matria da tradio oral. O sujeito nesse tipo de pesquisa ( da tradio oral) sempre mais coletivo, menos individual, e por isso a carga da tradio comunitria mais pesada e mais presente porque continuada.10 Ainda que seja comum o uso da tradio oral em grupos fechados, como tribos ou cls que resistem modernizao, possvel fazer trabalhos de tradio oral em sociedade urbanas, industriais. Os resultados de trabalhos de tradio oral, geralmente, so ainda menos imediatos que os demais. Porque requer participao constante e observaes que extrapolam, o nvel da entrevista, a tradio oral de execuo mais lenta e exige conhecimentos profundos tanto da situao especfica investigada como do conjunto mitolgico no qual a comunidade organiza sua viso de mundo. Alm da observao constante, no caso da tradio oral, a entrevista deve abranger pessoas que sejam depositrias das tradies. Todo agrupamento humano familiar ou no tem algum, quase sempre entre os mais velhos, que guarda a sntese da histria do grupo . Essa pessoa sempre indicada para ser entrevistada . A partir delas, outras, de geraes posteriores ou de segmentos diferentes tanto em termos culturais como sociais, devem tambm ser envolvidas11.
10

Nesse caso, tambm, no importa a faixa etria dos entrevistados. Apenas a vez. Deve-se registrar primeiro os depoimentos dos mais velhos e depois os dos mais jovens, pelo grau de importncia de um a outro, como se estabelece na rede (como se ver mais adiante). Os mais velhos so dotados de tradio oral. Por isso, de onde se deve partir a primeira entrevista. Enfim, onde se realiza, neste caso, a entrevista ponto zero. Em se tratando de entrevista sobre a origem de uma comunidade, via imigrao, por exemplo, o mais velho aqui no o que tem mais idade, mas sim o mais antigo habitante do lugar. s vezes o imigrante (pioneiro) o mais idoso, mas no o mais antigo morador da comunidade que se quer pesquisar a origem. Ele deve ser entrevistado, mas no to imediatamente, como se fosse a entrevista ponto de partida ou ponto zero. 11 Exemplo a ser verificado no Artigo: A oralidade como fonte de pesquisa em histria regional - Anexo.

36 No caso de entrevistas de tradies orais, os chamados mitos de origem (aparecimento do mundo, da vida, dos seres humanos), referenciais sobre os instintos bsicos (reproduo e alimentao), explicaes sobre a histria (guerras, pragas, mortes), indicaes do destino pessoal (sorte ou no no casamento e nos negcios), explicaes sobre o comportamento extraordinrio (possesses, acessos) so sempre elementos recorrentes. Esses fatores devem ser sempre equiparados aos grandes sistemas de mitos explicativos da histria. Isso faz com que o investigador, obrigatoriamente tenha conhecimentos universalistas, a fim de oferecer comparaes que mostrem a coer6encia entre as interpretaes da humanidade. Alm da mitologia grega, outras como as orientais e indgenas constituem-se em vias para a equiparao das histrias pessoais. No apenas a mitologia que se organiza como fundamento de leitura das narrativas de tradio oral. A Bblia tambm um mundo aberto para paralelismos. Os casos de tradio oral implicam o uso do que se chama de narrativas emprestadas. Como para a explicao do presente a tradio oral necessita da retomada de aspectos transmitidos por outras geraes, d-se o emprstimos do patrimnio narrativo alheio, quase sempre herdado dos pais, avs e dos velhos. 4. GUISA DE EXEMPLIFICAO A fim de mostrar as potencialidades das diversas formas, de se fazer histria oral, apresentam-se, como exemplo, duas possibilidades que poderiam ser vistas em qualquer das modalidades de histria oral: o carnaval e a migrao. Vejamos: 4.1 CASO UM O CARNAVAL um estudo de histria oral sobre o carnaval pode versar sobre qualquer das trs modalidades. Na histria oral de vida, um trabalho sobre o carnaval poderia contemplar as histrias de pessoas que, de diferentes formas, se envolvem nas festividades momsticas. Folies importantes ou no, pessoas que trabalham na confeco de fantasias ou dos aparatos das escolas de samba, msicos, sambistas, estudiosos; enfim, uma gama imensa de envolvidos que tenham o carnaval como forma privilegiada de ver o mundo, poderia mostrar na narrativa de suas rotinas dirias o que significa essa celebrao que, aparentemente, inverte o cotidiano das pessoas. Nesse caso, a parte relativa festa carnavalesca deveria compor o ltimo segmento da entrevista, pois este seria o fator explicativo da vida da pessoa e do grupo que contextualiza a festividade.

37 Em outra situao, estudos sobre aspectos especficos do carnaval poderiam conduzir oralistas a tematiz-lo a partir de casos especiais como teria sido o carnaval poderiam conduzir oralistas a tematiz-lo a partir de casos especiais. Como teria sido o carnaval de 1919, quando grassava a gripe espanhola no Brasil? Teria havido? Quais seriam os temas das msicas e fantasiais? E durante o envolvimento de nosso pas na Segunda Guerra Mundial? Houve carnaval? Como se comportaram as pessoas que tinham parentes implicados no conflito? Quais as mensagens transmitidas pelas msicas? E fcil perceber que esse tipo de histria oral implica questionrio. Para quem trabalha com tradio oral, as explicaes sobre a inverso (no sentido de alterao) do cotidiano, presena das tradies mitolgicas que tratam, por exemplo, da fertilidade, do sentido da nudez e da comida (tera-feira gorda), tm neste acontecimento tima oportunidade para mostrar a permanncia, na sociedade industrial, de nveis de explicaes mitolgicas. A transposio para o nvel profano, da procisso barroca para o desfile da escola de samba, ou a persistncia da tradio judaica do Purim, que permite o disfarce, so algumas mostras das possibilidades de leitura do carnaval sob o pressuposto da tradio oral. Por outra esfera, a explicao de uma epopia negra construda por meio do discurso dos sambasenredos das escolas pode sugerir tambm a evocao de uma tradio que ciclicamente destaca o carnaval como tempo de afirmao de uma cultura pouco vista no cotidiano. 2.1 CASO DOIS A migrao: a emigrao, bem como a imigrao, um dos campos mais vastos que serve tanto para histria oral de vida como para temtica e tradio oral. Em se tratando de histria oral de vida, o registro do trajeto do imigrante deve obedecer tambm, no possvel, ao critrio cronolgico, devendo considerar a vida pretrita da pessoa e do grupo antes da sada do lugar de origem, a motivao para a viagem, o trnsito e a chegada ao lugar de destino, a adaptao e o desenvolvimento da integrao como metas primordiais do registro.12 No caso de estudos temticos, deve-se considerar a busca de especificidades que s perdem na generalizao. Se, por exemplo, considerarmos a migrao no ano de 1958, na situao do Nordeste brasileiro, como um ano de fundamental importncia, e se quisermos relacionar essa onda imigratria ao contexto nacional do governo JK, ao dos padres que propunham a reforma agrria, s ligas camponesas e a outros fatores que direta ou
12

Vide Artigo Anexo.

38 indiretamente estavam atuando na poca, teremos de fazer uma leitura atenta daquele tempo e proceder a um questionrio apurado, compatibilizando os fatos contextuais com os especficos de cada grupo. A questo da emigrao e da imigrao para trabalhos de tradies interessante porque podem se basear em referenciais mticos que sempre tm fundo herico. Ulisses, por exemplo, permanente fonte de inspirao para a leitura das aventuras dos migrados. Como se fossem semi-deuses de um cotidiano desgraado, as vidas de comunidades podem ser aproximadas pela equiparao do imitativo mnimo. Assim, por exemplo, como a evocao de quixotes da modernidade industrial. A lenda da mulher de branco, presente em algumas aldeias de Portugal, liga-se prtica da sada dos homens, desde os tempos coloniais, tanto para povoar as terras do reino como, mais recentemente, para a pesca, e, nesse caso, o mito da mulher que ataca, noite, os homens explicaria uma situao social. BIBLIOGRAFIA: Meihy, Jos Carlos Sebe. Manual de Histria Oral. 2. ed. So Paulo: 1998, p. 45-50.

39

TEXTO N. 06 A ENTREVISTA EM HISTRIA ORAL 1. PREPARAO DA ENTREVISTA Parece um pouco ingnuo querer insistir neste ponto que diz respeito ao material necessrio para a execuo da entrevista. Entretanto, muitos trabalhos tm se perdido pelo esquecimento por parte do entrevistador de alguns dos itens que falaremos a seguir ou mesmo, o que freqente, a falta de tcnica de utilizao com gravadores e fitas magnticas. Como material necessrio que deve ser do conhecimento do entrevistador, relacionamos o seguinte: a) Documento de identificao; b) Gravador; c) Fitas magnticas; d) Conexes e fios de extenso; e) Pilhas; f) Caderneta de notas; g) Modelo do Acordo de Doao; h) Lpis ou caneta; i) Mquina fotogrfica. O documento de identificao necessrio para qualquer primeiro contato entre o entrevistador e o futuro entrevistado, principalmente na fase de marcao da entrevista. Tal documento, expedido pela entidade promotora do programa ao qual a entrevista se insere, data um carter acadmico ao trabalho, distinguindo-o da entrevista e dos propsitos jornalsticos.

40 Vemos a necessidade de tal documento principalmente quando o entrevistado pessoa de grandes afazeres e pouco tempo para atender entrevistas. Quando se anunciado simplesmente como um entrevistador possvel ser confundido por alguns jornalistas vidos por noticirios sensacionalistas e, consequentemente recebe-se resposta negativa realizao da entrevista. Muitas delas tm sido salvas pela apresentao de documento, o que demonstra a sua importncia. Muitos alunos de Histria Oral tm tido contato com aparelhos de gravar pela primeira vez, somente na primeira entrevista. Em conseqncia, algumas entrevistas tm sido prejudicadas justamente pela deficincia de parte do entrevistador pelo desconhecimento do uso do gravador. Certa feita, um aluno observou somente depois de 30 minutos de sesso que seu aparelho nada tinha gravado at aquele momento por deficincia sua ou falha do aparelho. Deficincia porque nunca o tinha ligado e realmente no o sabia; falha do gravador porque no o tinha testado antes para tentar resolver ou mandar consertar qualquer defeito. necessrio que o entrevistador tenha completo conhecimento do funcionamento do aparelho gravador: suas deficincias, suas qualidades. Falamos de gravador porttil, simples de ser transportado, sem acoplamento de rdio ou grandes aparelhos difceis de serem deslocados. E, com estas caractersticas, dois tipos podem ser encontrados: o aparelho com microfone embutido e o de microfone externo. Ultimamente tm sido mais fabricados os do primeiro tipo que so mais prticos, pois, no exigem a ligao do microfone, mas oferecem certas deficincias, principalmente os fabricados ou montados no Brasil. a principal delas a possibilidade do microfone embutido captar o pequeno desapercebido rudo da fita em movimento. Aps a entrevista, ao se escutar o depoimento gravado, observa-se um verdadeiro chiado no funda da gravao que, muitas vezes, prejudica o entendimento do dilogo, principalmente quando algum fala normalmente em tom muito baixo. O aparelho de microfone externo no possui esta deficincia, mas apresenta outras, como a possibilidade de esquecimento da ligao do microfone que independente em ON, a dificuldade de apoio de alguns microfones redondos que geralmente ficam danando na mesa e exigem que o entrevistado e o entrevistador fiquem segurando-o seguidamente, etc. Ao ligar o aparelho deve-se deixar o microfone apoiado em algum lugar de igual distncia entre os interlocutores e a deix-lo at o fim da entrevista, sem segur-lo ou aproxim-lo da boca das pessoas. Geralmente os aparelhos gravadores tm sensibilidade suficiente para captar conversas de at 2 ou 3 metros de distncia. Dentre os aparelhos existentes no comrcio e de fabricao ou montagem no Brasil, existem vrios modelos de recente lanamento sendo, em princpio, todos bons, dependendo da maior ou menor prtica em us-los.

41 Alm do aparelho gravador, outro instrumento com o qual o entrevistador tem contato constante e dele deve conhecer suas qualidades, a fita magntica. O tipo de fita usado nos aparelhos acima analisados o K7 ou casset13 Em geral elas aparecem com uma etiqueta colada em cada face na qual o entrevistador deve anotar o nmero da fita usada na sesso e o nmero ou letra do lado respectivo, assim como 1 A, 1B, 2A, 2B, que corresponde primeira ou Segunda fita da entrevista, junto com a ordem de gravao de cada lado. aconselhvel que se faa tal procedimento logo aps a fita saltar do aparelho, o que indica que aquele lado foi completamente gravado, pois seno ter dificuldades em identificar posteriormente. Alm desta identificao, devero constar os nomes do entrevistado, entrevistador, data e local da realizao da sesso. A durabilidade da fita casset ainda incerta, pois, so de recente fabricao, mas alguns fabricantes garantem uma audio perfeita num perodo de at 50 anos, o que ainda no foi possvel comprovar, por motivos bvios. Mas, existem fitas boas e ms, que duram mais ou menos tempo. Quanto ao tempo de gravao, existem quatro tipos: C40, C60, C90 e C120, correspondendo soma de minutos nos dois lados, 40, 60, 90 e 120 minutos. As gravaes de Histria Oral so aconselhveis serem realizadas nas fitas de 60 minutos, pois, as demais, algumas possuem maior extenso de fita enrolada que freqentemente afrouxa e arrebenta dentro do gravador; a outra de pouco tempo de gravao e conseqentemente intil para tal servio. Alguns estojos so fechados por parafusos, o que facilita a retirada da fita para rebobinamento ou colagem, enquanto que outros o so por arrebites que impedem tal procedimento. Por outro lado, toda fita possui dois pequenos cortes ou cavidades na parte posterior; fechados por dentes que podero ser retirados para se impedir a regravao da fita, isto , impedir a sua danificao. As fitas existem no comrcio, de fabricao nacional ou no, so inmeras, de preo tambm variado, conforme a marca. Todo aparelho porttil de gravao funciona com pilhas ou ligao eltrica. aconselhvel que durante as sesses de entrevista se utilize a energia eltrica, pois a gravao ser uniforme no sentido de rotao da fita e, conseqentemente, de som. Entretanto, pode o prprio fio do gravador no alcanar a tomada existente na sala. Devemos nos lembrar de que, quem escolhe o local da entrevista o entrevistado, que tem seu lugar certo de repouso, sua sala, sua cadeira, que no deve ser mudada ou removida a pedido do entrevistador, salvo se o entrevistado sugerir. Caso este local esteja longe da ligao prpria na parede e o fio do gravador no o alcanar, necessrio usar o fio de extenso, bem como conexes, pois o local pode estar ocupado por outra ligao. importante que no se
13

As melhores fitas so as de 60 minutos, 30 minutos de cada lado.

42 deixe prejudicar uma entrevista por motivos tcnicos. Portanto, o entrevistador deve levar consigo, sempre, tais elementos. Entretanto, o local destinado a entrevista pode no possuir qualquer tomada para instalao eltrica, necessitando-se, ento, da utilizao de pilhas. O aparelho gravador deve estar sempre carregado de pilhas novas antes de cada sesso. Mas, pouco provvel que elas continuem com a mesma potncia aps 4 horas de gravao, prejudicando, assim, a rotao da fita e, conseqentemente, a gravao, a ponto de no poder ser entendida, mais tarde. Aconselha-se, em tais ocasies, que alm do jogo de pilhas novas constantes no gravador, o entrevistador leve outro jogo completo de reserva, pois no se sabe quando vai acabar a entrevista. Muitas vezes preparamos uma sesso para 1 ou 2 horas, mas o entrevistado empolga-se e no se cansa de falar, necessitando vrias horas a mais. Tivemos entrevista que durou mais de 6 horas naturalmente que interrompidas por refeies e descanso, em lugar impossvel de se conseguir pilhas novas. Numa fazenda ou chcara, por exemplo, alguns quilmetros distantes da cidade. Numa outra entrevista, realizada noite, esquecemo-nos de mudar as pilhas que j haviam funcionado durante boa parte da manh e tarde, e a gravao ficaria quase que totalmente danificada pela rotao reduzida da fita, se no tivssemos ligado o fio. Fios de extenso e pilhas so elementos importantes que, precisando-se ou no, devem acompanhar sempre o entrevistador para qualquer eventualidade. O entrevistador deve estar sempre munido de uma caderneta de notas para, durante as entrevistas, anotar nomes, pensamentos ou idias que apaream. No primeiro caso, freqente o aparecimento de nomes estrangeiros de pessoa s e lugares pronunciados pelo entrevistado que devero ser anotados, pois, pelo registro da gravao, no ser possvel comp-los corretamente. Aps a entrevista, o entrevistador poder solicitar ao entrevistado a grafia correta de tais nomes para constar devidamente da transcrio futura do trabalho. Outras vezes, quando a explanao do entrevistado longa e no se quer interromp-la com perguntas ou idias, deve-se anot-las durante este momento para no se esquecer mais tarde e para que possam ser respondidas. Assim, no necessrio interromper o memorialista, caracterizando-se a ateno e a curiosidade, alm de consolidar o assunto tratado no momento. Outro item que inclumos como material necessrio para a realizao da entrevista o modelo de Acordo de Doao. Apesar de pretender nos estender neste assunto em texto posterior que diz respeito ao arquivamento, direitos autorais e respectiva legislao, o Acordo de Doao um documento pelo qual o entrevistado doa a entrevista gravao e transcrio

43 devidamente assinada para a Instituio ou ao prprio entrevistador para que dela da entrevista - faa-se uso determinado com fins de pesquisa cientfica. Existem trs modelos que devero ser mostrados antecipadamente com fins de pesquisa cientfica. Existem trs modelos que devero ser mostrados antecipadamente ao entrevistado a fim de que ele tenha plena conscincia dos direitos que lhe cabem como autor da entrevista e, portanto, como doador. necessrio que o entrevistado tenha conhecimento prvio da legislao dos Direitos Autorais, pois, tal lhe d ou no garantias necessrias e a liberdade exigida de dizer o que sente ou o que quer durante a entrevista. Sendo a entrevista um documento histrico individual, a transcrio pode e deve, sempre que possvel, conter cpias ou originais de documentos pessoais do entrevistado, alm da fotografia do mesmo. A fotografia importante, pois, no s mostra ao pesquisador a imagem fsica da pessoa entrevistada como a apresenta no momento da entrevista, o que dar maior validade ao documento, no caso, , pois, aconselhvel que a foto seja recente ou mesmo do momento da prpria entrevista. Caso o entrevistado no possua foto tirada recentemente, cabe ao entrevistador faz-la. Tal procedimento exigido por alguns programas mas no absolutamente necessrio. De qualquer maneira, fica a lembrana de mais este material necessrio ao registro de uma boa entrevista. 5. CONSIDERAES INICIAIS SOBRE A ENTREVISTA DE HISTRIA ORAL Dadas as implicaes ticas atingidas pela histria oral, a considerao de quem deve ser entrevistado entre como elemento capaz de evitar o desperdcio de entrevistas, fato que compromete o sentido tico de se fazer histria oral. Todos os projetos de histrias de vidas, principalmente quando tratam de colnias, devem ter uma pergunta de corte. Pergunta de corte tema questo que perpassa todas as entrevistas e que deve referir a comunidade de destino que marra a identidade do grupo analisado. Quase sempre a pergunta de corte vem no final da entrevista. Definio da Colnia. Sendo que quase sempre a definio do trabalho de histria oral recaem sobre temas ligados s grandes maiorias, define-se a colnia pelos padres gerais da sua comunidade de destino, isto , dados os traos preponderantes que ligam a trajetria de pessoas. Assim, por exemplo, a migrao do nordeste para o sul, os perseguidos polticos por golpes militares, alguns cls segregados por questes raciais, congregaes religiosas,

44 agremiaes de trabalho so grupos que tm traos comuns que marcam um comportamento amplo que os caracteriza. A colnia sempre o gnero, do qual a rede a espcie. Logicamente seria impossvel abordar todas ou mesmo grandes blocos de pessoas de qualquer uma dessas comunidades. Como entrevistar todos os migrantes nordestinos? Como abordar os perseguidos pelo regime militar brasileiro? E os judeus espalhados pelo mundo? claro que precisamos ter critrios de escolha e discernimento para selecionar os componentes dessas comunidades amplas. Para isso, depois de precisar melhor a colnia, temos de estabelecer a rede. A definio da colnia numa primeira instncia independe de separao de gneros (mulheres/homens), idades (geraes), estado civil, padres de vida econmica, ou outros detalhes que devem ser referidos nos critrios de definio da rede. Formao de rede. Rede uma subdiviso da colnia e que visa estabelecer parmetros para decidir sobre quem deve ser entrevistado ou no. Cortes racionalizados devem ser feitos, tais como: abordar somente as mulheres, ou os homens; os mais velhos; os que no caso da migrao, saram primeiro e receberam os outros. Ateno especial deve ser feita na escolha da rede, pois ela implica o incio do trabalho. Ainda que seja possvel, durante a realizao da pesquisa de campo, a especificao de outras redes decorrentes do andamento do projeto, deve-se realizar um adendo ao projeto inicial. Muitas vezes difcil estabelecer prioridades. Nessa situao, sugere-se que se defina uma entrevista que deve ser conhecida por ponto zero. Entende-se por ponto um depoente que conhea a histria do grupo ou com quem se quer fazer a entrevista central. Deve-se, depois de tomar cincia do que existe escrito sobre o caso, fazer uma ou mais entrevistas em profundidade com essa pessoa que a depositria da histria grupal ou referncia para histrias de outros parceiros. Porque no trabalho de histria oral, principalmente em histria oral de vida, o oralista deve se comportar mais como mediador que propriamente como o autor convencional dos projetos tradicionais, a ateno s sugestes dos colaboradores fundamental.

45 H casos em que o ponto zero se transformao na primeira entrevista, mas normalmente isso ocorre no porque esse encontro seja mais informativo e no se comporte dentro dos padres regulares do andamento de uma gravao, mas que, muitas vezes, ele se transforma em guia capaz de orientar o andamento das entrevistas. Assim, idealmente, supe-se que um entrevistado indique outro ou outros, e a rede deve servir para abordar o argumento do projeto segundo a sugesto da comunidade e no da vontade exclusiva do diretor da pesquisa. Isso valorizaria a identificao da viso do outro. Ao mesmo tempo, essa atitude exercita a formao da argumentao interna do grupo, fornecida pela comunidade entrevistada e no por alguma hiptese de trabalho escolhida ao acaso. conveniente lembrar que essa postura mais aplicvel s histrias de vida e se diferencia da tradio de entrevistas conduzidas em que o buscado mais a referncia temtica. Alguns projetos so mais fechados, envolvendo uma colnia pequena e uma que deve ser esgotada porque limitada. Assim, pode acontecer de se equiparar a colnia com a rede. Acontece tambm que em muitos casos os contatos definem uma sugesto de nmeros de entrevistas a serem feitas, e a essa condio refere-se como rede dada. Ainda que muitas pessoas confundam o ato da entrevista com a histria oral, ela deve ser vista como uma das etapas do projeto. A entrevista possui degraus: pr-entrevista, entrevista e ps-entrevista. Uma primeira advertncia ao falar de entrevista deriva da necessidade do colaborador ter cincia da gravao. Jamais um oralista deve gravar qualquer conversa, debate, opinio sem a prvia anuncia da outra parte. A pr-entrevista corresponde etapa de preparao do encontro em que se dar a gravao. importante que haja, sempre que possvel, um entendimento preparatrio para que as pessoas a serem entrevistadas tenham conhecimento do projeto e do mbito de sua participao. Quando possvel, recomenda-se que as indicaes de como se chegou at este ou quele nome sejam explicitadas. O que se deve evitar, primordialmente, a gravao sem aviso. Jamais se deve gravar qualquer coisa sem a anuncia dos entrevistados. Muitas vezes, quando se trata de pesquisa (projeto) que implique viagem, na impossibilidade de uma conversa prvia por telefone ou por carta, um intermedirio pode fazer os primeiros contatos. A entrevista, de acordo com o projeto, deve ser realizada segundo a convenincia do entrevistado. H projetos (pesquisas) que se desenvolvem sem estdios de gravao. Outros

46 permitem (e at exigem) flexibilidade de produo. Cuidados devem ser adotados para que haja tranqilidade no encontro. As entrevistas podem ser: nicas ou mltiplas; estimuladas ou no (com presena de fotos, cartas, documentos em geral); diretivas ou no (com perguntas, questionrios ou sem eles); longas ou breves. Vale apenas considerar cuidadosamente o impacto de estmulos nas entrevistas. Basicamente rduas situaes a considerar: uma quando a entrevista pensada a partir de estmulos e outra quando os depoentes comeam a apresentar fotos, lembram canes ou trazem documentos, recortes de jornais. , claro que tais circunstncias determinam rumos variados para as entrevistas. No caso de fotografias, a fora delas tamanha que muitas vezes a entrevista ganha em detalhes, mas perde na abrangncia. Alguns projetos so organizados supondo-se o uso de lbuns fotogrficos. Nesses casos, as narrativas ganham um trilho que conduz as lembranas por caminhos estabelecidos pela ordem das imagens. Nos casos de entrevistas acrescidas de documentos pessoais, se estabelece um problema de relacionamento entre o discurso e as referncias dos textos apresentados. Marcados locais e datas, munidos de gravador testado anteriormente, deve ser criado para a sesso um clima de solidariedade, profissional, aberto ao aconchego, confidncia e ao respeito. Apesar das dificuldades, sempre possvel, deve-se manter um equilbrio regular de tempo equivalente para as vrias entrevistas. lgico que existem situaes em que o entrevistado precisa de mais tempo, mas deve-se prestar ateno nas diferenas de tratamento dadas aos participantes. Sendo necessrias outras sesses, recomenda-se que a data e o local sejam acertados durante a gravao e constem da fita. No ato da gravao, deve ficar registrado que a entrevista ter uma conferncia e que nada ser publicado sem autorizao prvia do colaborador. A fim de evitar expectativas imediatistas, aconselha-se a dizer que a transcrio um processo demorado, que para cada hora gravada demora-se cerca de cinco horas para a transcrio e mais dez para os arranjos finais de edio. Essa atitude, alm de beneficiar o entendimento do colaborador, visa distinguir o nosso trabalho do dos jornalistas. Um dos pontos mais perturbadores de quem faz entrevista a durao. Entrevistas de histria de vida podem ser divididas em duas categorias principais: de captao da moral vivenciada pelo narrador ou em profundidade. No primeiro caso, gasta-se de quarenta e cinco minutos a duas horas. No caso de entrevistas em profundidade, pode-se valer da diviso

47 cronolgica do trajeto existencial do entrevistado (em uma sesso tratar da infncia, em outra da adolescncia, em outra da questo cultural que movimentou o encontro, e assim por diante). No caso de entrevistas temticas, recomenda-se uma prudente brevidade, posto que se objetiva algo especfico. No caso da tradio oral, obrigatoriamente o convvio demorado que no o acmulo de horas que caracteriza uma boa entrevista. Mais vale um clima sincero e fraterno que a repetio de perguntas ou a retomada exaustiva de temas que sempre voltam com contedo diferente. H vantagens e desvantagens em entrevistas em profundidade. De qualquer maneira, deve ficar claro que o narrador, de um dia para outro, pode elaborar suas verses e assim perder a naturalidade e construir verses distanciadas das primeiras. Da mesma forma comum ocorrer situaes em que na segunda entrevista o narrador queira mudar aspectos dados no encontro anterior. A ps-entrevista a etapa que segue a realizao da entrevista ou das entrevistas. Cartas ou telefonemas de agradecimento devem ser utilizados a fim de estabelecer a continuidade do processo. Sempre que possvel, a proposta de um calendrio de trabalho entre a transcrio e a conferncia deve estar no horizonte das pretenses. Cuidados devem ser mantidos para que as entrevistas no sejam devolvidas para os colaboradores em partes e com erros de datas, imprecises de nomes citados e equvocos de digitao. Um ponto importante em qualquer projeto de histria oral a combinao entre o ritmo da realizao das entrevistas e o das transcries. necessrio evitar o acmulo de gravaes e a demora entre uma etapa e outra. Conferncia. o momento em que, depois de trabalhado o texto, quando se supe que est em sua verso final, com hora marcada, o autor entrega a verso para ser autorizada. Ainda que de maneira afvel, antes de iniciar a conversa, deve haver algum preparo para eventuais negociaes. O princpio da flexibilizao do que entra ou sai da entrevista fundamental para o bom termo da questo. deve haver entre as partes um entendimento que permita dilogo sobre a importncia ou no dos cortes. H casos em que o depoente prefere receber o texto por escrito, desacompanhado do autor, e fazer ele mesmo a verificao. O autor deve estar preparado para refazer o texto certo nmero de vezes. Cuidados devem ser tomados para que haja limites, pois comum existir colaboradores que, centrados em seus interesses particulares, alongam os processos que envolvem sua participao.

48 Uso. Os textos autorizados podem ser usados integralmente ou em parte, uma ou mais vezes, sempre sob os parmetros definidos na carta de cesso. oportuno lembrar que, mesmo com a autorizao para o uso da entrevista, a responsabilidade pelo uso dela por terceiros deve ser observada, pois as implicaes ticas de quem colhe a entrevista no se esgotam em seu primeiro uso. Recentemente, alguns trabalhos tm apresentado um dilogo interessante com projetos de histria oral que, alm das entrevistas, se proponham a mostrar complementos documentais. Apresentadas as entrevistas na ntegra, estas so dotadas de notas que permitem a equiparao com outros documentos ou com opinies variadas. 6. Arquivamento Ainda que muitos projetos de Histria oral sejam elaborados para seu uso imediato, h vrios que se dedicam a uso posterior. Num ou outro caso, convm ter claro o compromisso com o arquivamento. Sempre deve haver cpias das fitas em locais diferentes. Detalhes de identificao devem ser sempre considerados e, alm da explicitao nas caixas das fitas, devem ser feitas listas, bem como fichamentos indicativos de datas, local, tema e situao da entrevista. Atualmente, esto sendo feitas gravaes de projetos em CD; contudo, dados os custos e a realidade que enfrentamos, esta alternativa ainda difcil. Em se tratando de fitas convencionais (V), deve se anualmente rod-las a fim de se evitar danos comuns como a desmagnetizao. So recomendveis as conhecidas fitas de rolos, que guardam por mais tempo e com mais segurana as gravaes. Sempre que possvel, o oralista deve facilitar a formao de arquivos centrais. H associaes dispostas a receber doaes que, tem em obedincia s regras comuns da rea, podem se beneficiar do trabalho de pesquisadores preocupados com o progresso da histria oral. Tem se tornado comum o uso de catlogos para a divulgao de listas de entrevistas. Esses catlogos so indicativos do acervo e devem trazer expressas as formas de seu uso. CORRA, Carlos Humberto P. Histria Oral: Teoria e Tcnica. Florianpolis: Ed. UFSC, 1978, p. 22-35. (esgotado). MEIHY, Jos Carlos Sebe. Manual de Histria Oral. So Paulo: Loyolo, 1998, p. 61-69.

49

TEXTO N. 08 PESQUISA EXPLORATRIA OU SONDAGEM 1. CONSIDERAES INICIAIS Escolhido o tema da pesquisa, torna-se necessrio ter conhecimentos iniciais, mesmo elementares para que possa ser alimentado, elaborado o projeto de pesquisa. Esse procedimento deve comear com a abertura do Dirio da Pesquisa onde o pesquisador deve registrar suas idias, propostas de trabalho, lembretes, enfim tudo que diz respeito a realizao da pesquisa. O tema que se estuda pode no ter sido pesquisado anteriormente, mais o mais provvel que existam trabalhos acerca de temas similares, o que dar indicaes sobre possveis articulaes lgicas da temtica escolhida, e servir de indicao para a escolha das obras que comporo a reviso bibliogrfica que comea com a catalogao de todas as obras sobre o tema da pesquisa; o prximo passo a leitura de reconhecimento e exploratria das obras catalogadas e ainda leitura de estudo das obras indispensveis reviso da bibliografia; passase em seguida coleta de amostragem de fontes que devem sofrer a crtica externa e a crtica interna visando alimentar o projeto de pesquisa; a partir da j possvel dar um ttulo provisrio para o projeto de pesquisa. Para se executar os passos acima, referentes a uma pesquisa exploratria, a sistematizao de uma pesquisa bibliogrfica de grande valia para o pesquisador. Pensando assim, recomendvel que se realize uma pesquisa bibliogrfica sistematizada, como se segue abaixo. 2. PESQUISA BIBLIOGRFICA SIMPLIFICADA

50 Uma pesquisa bibliogrfica simplificada comea com a escolha do tema, o estabelecimento do objetivo a ser alcanado e um planejamento para a execuo da pesquisa. O planejamento mnimo de uma pesquisa pode ser um cronograma, como, por exemplo, o que se segue. ATIVIDADES Identificar as fontes Localizar Leitura, Anlise e interpret. Fichamento Mar X MESES Abr Mai Jun Jul Ago Set X X X X X X X X X X X

Out

Nov

Dez

Completadas as trs fases acima: a escolha do tema, estabelecimento do objetivo e feito o planejamento, comea-se a pesquisa propriamente dita, seguindo-se a seqncia: a) Sabendo-se qual o objetivo a ser atingido, o primeiro passo identificar e relacionar nos arquivos das bibliotecas, atravs das fichas catalogrficas, os livros, jornais e revistas sobre o tema da pesquisa, quando se deve relacionar ou fichar, escriturando a referncia bibliogrfica e nmero de identificao para localizar nas prateleiras da biblioteca. b) O segundo passo ir at o acervo, localizar a obra e fazer uma leitura de reconhecimento e leitura exploratria. Caso a obra no interesse para o trabalho, risca-se da relao feita anteriormente e descarta. Caso contrrio, compila-se todo o material e faz-se uma leitura de estudo, uma leitura reflexiva. c) Com base na leitura de estudo, faz-se uma anlise e interpretao do texto lido, passando-se ao fichamento do texto, que ser a fonte de consulta para a redao do projeto de pesquisa. d) Como amostragem de fontes em Histria Oral, temos dois procedimentos a serem seguidos: o estudo de trabalhos que utilizaram fontes orais e uma entrevista piloto para verificar a exeqibilidade da proposta de trabalho. Concluda a pesquisa exploratria ou sondagem, deve-se estar apto para a elaborao do projeto de pesquisa, que vai abranger; justificativa, objetivo, reviso bibliogrfica, metodologia, cronograma, estimativa de custos e bibliografia. COSTA, Carlos Frederico Corra da (Adaptado de) LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 1985. Cap. 2 Pesquisa Bibliogrfica, p. 43, 47.

51

TEXTO N. 09 O ARQUIVAMENTO E A CONSULTA DE ENTREVISTAS 1. O Arquivamento O arquivamento de entrevista relaciona-se diretamente s possibilidades probabilidades de consulta do documento extrado atravs da tcnica de Histria Oral. A utilizao, finalmente do documento como fonte histrica, depende dessas condies de arquivamento, de tudo que diz respeito s condies de consulta da problemtica dos direitos autorais e da legislao correspondente, bem como de problemas ticos e de sigilosidade que envolvem a histria Oral a que nos dedicaremos neste texto. Como em todo arquivo, as condies para a utilizao do material depositado dependem de sua organizao. Considerando que o documento de Histria Oral preparado antecipadamente e premeditadamente para ser arquivado e ser utilizado para uma pesquisa num futuro indeterminado, ele, mais do que outro, deve-se enquadrar num processo arquivistico sem o que perde a sua finalidade; dever, portanto, contar o mximo possvel de condies para consulta. Tais condies, em seu preparo, dizem respeito inicialmente ao prprio entrevistador, passando pelo transcrito e recaindo, finalmente, na instituio que o guarda e o mantm. No que diz respeito ao entrevistador, cabe a ele a produo de melhores entrevistas possveis para que cada uma, dentro de um universo de anlise, que do entrevistado ou memorialista, tente saturar tanto quanto possvel o assunto para que em outro nvel, o de um grupo de entrevistadores e, consequentemente, do conjunto de entrevistas, o horizonte de saturaes de contedo seja o mais variado, e assim sucessivamente. Do ponto de vista do transcritor, o material trabalhado dever estar em perfeita forma de digitao, dentro dos padres, para facilitar, tambm a consulta. Dentro do mbito da instituio patrocinadora do Projeto, instituio guardadora da entrevista, cabe a ela o resumo, a divulgao da existncia do material disponvel atravs da publicao peridica de um catlogo, e das condies de disponibilidade do material ao uso dos pesquisadores, exceto do que est sob sigilo. O arquivamento das fitas gravadas obedece outra estrutura, visto o problema da

52 perecibilidade do material, altamente delicado bem como as condies de uso que so de menor intensidade que a transcrio. A fita gravada somente utilizada para conferir informaes ou para outros estudos sobre o entrevistado que no visem unicamente a informao. Considerando que a fita o nico documento que comprova a transcrio, bem como nele estar registrada a voz do entrevistado, os cuidados com a preservao da mesma so maiores. Aconselha-se, pois sempre que possvel, fazer uma cpia de cada fita para guarda-la em outro local diferente do original. Por outro lado, necessrio no guarda-la em local sujeito a freqentes descargas eltricas (armrios metlicos, por exemplo) e grande variao de temperatura e umidade, pois tais fenmenos podero facilmente danificar a fita desgravando-a, muitas vezes em definitivo. VII) Indexao e Catalogao

Para que a entrevista seja usada necessrio prepar-la para mais facilmente ser manuseada, com a encadernao, que a proteger, bem como a preparao do ndice e do resumo. O primeiro constar de material a ser inserido no fim da entrevista, bem como fixado parte; o segundo, ficar na primeira folha da entrevista e ser includo e catlogo geral das entrevistas, publicado separadamente. O ndice tem valor porque leva o pesquisador, diretamente, pagina em que consta o nome da pessoa, cidade ou assunto que procura, sem necessidade de ter que ler toda a entrevista para ach-las. Deve, pois, ter, separada ou juntamente, ndices onomstico, toponmico e por assunto, em cada entrevista. O resumo, por outro lado, d ao pesquisador uma viso rpida do contedo da entrevista com seu nmero de registro, nome do entrevistado, do entrevistador, local da entrevista, data, nmero total de paginas da entrevista, ttulo do assunto principal tratado e resumo propriamente dito, citando-se, quando for o caso, as reservas de consulta regulamentadas pelos doadores ou entidades. Exemplo do Resumo: P.G. N.0048. Entrevistado: Jos Practheuser. Entrevistador: Gisela Wilhelm.

53 Local: Presidente Getlio, Santa Catarina. Data: Setembro de 1975. 24 pginas. Ttulo: A colonizao Hngara em Ibirama, Santa Catarina. Dados bibliogrficos do informante. A vida da Hungria no incio do sculo XX. A miscigenao de raas. Lembranas de infncia na Europa. Situao poltica da Hungria. A sociedade e a cultura Hngara. A propaganda emigratria do Brasil... 3) Condies de Consulta Quatro tipos de fichas de catalogao so necessrias para enquadrar-se a entrevista de Histria Oral dentro dos padres que permitam condies para consulta: a) Fichrio da Entrevista b) Fichrio de Nomes e Assunto c) Resumo da Entrevista d) ndices de Nomes e Assunto e) O fichrio de entrevista (vide modelo 1) , propriamente, o fichrio da vida da entrevista. Nele registram-se as caractersticas do material gravado, do material transcrito e outras que sero analisadas entre o modelo em anexo. A primeira linha, que o ttulo da entrevista (A) composto do nmero da mesma, de acordo com projeto em andamento. O Laboratrio de Histria Oral da Universidade de Santa Catarina dividiu os programas em andamentos em dois grupos: Projeto Geral (PG) Projeto Especial (PE) incluram-se os grupos de entrevistas especficas de determinados assuntos, como Histria Municipal de Santa Catarina e a Histria da Colonizao Catarinense. Ao primeiro, numerou-se 01 e ao segundo 02. Na continuao da linha e aps o hfen, tendo-se iniciado com letra N (Nmero), ope-se o nmero geral da entrevista dentro do acervo do Laboratrio/Exemplo: PE 02 N. 0067, que quer dizer ser a 67 entrevista do laboratrio, correspondente ao segundo Programa Especial (PE ). A seguir entra o nome do entrevistado (B), e do entrevistador (C) e do local da entrevista (D) compreendendo a cidade e o estado, a data da realizao da entrevista (E) e o nome do transcritor (F). As caractersticas materiais da entrevista gravada so transcritas a partir do item G., caracterizadas pelo nmero de pginas da transcrio, o nmero das fitas utilizadas para a gravao (H) e o tempo gasto pela entrevista, em horas (I). algumas entrevistas ainda no

54 possuindo ndice completo, esto registradas na letra J, bem como o documento de doao da entrevista, na letra K. se a doao no tiver restries, est marcada pela letra L. a letra M diz respeito a qualquer problema de direitos autorais, e a letra N, o nmero de cpias da transcrio em disponibilidade. Finalmente, registrou-se tambm nessa ficha as consultas (O) entrevista, bem como, em observao, referencias a outro tipo de documento existente em anexo transcrio como fotografias, cpias de documentos etc. tal ficha oferece a possibilidade de, numa rpida viso conhecer-se as caractersticas materiais da entrevista, como tambm o controle das consultas. O fichrio geral de nomes e assuntos, separados, oferece aos pesquisadores tambm a possibilidade de localizar todas entrevistas, como as respectivas pginas, que constam a citao do nome da mesma pessoa e do mesmo assunto. Exemplo: RAMOS, Nereu PG 00 N.0053 - P. 62, 73 PE 01 N. 0063 p. 13,15 PG 03 N. 0069 p. 27 Isto significa que o nome Nereu Ramos, no caso citado como exemplo, encontra-se em trs entrevistas; PG 02 N. 0053; PE 01 N. 0063 e PG 03 N. 0069, nas pginas 62 e 73 na primeira, 123 na segunda e 27 na ltima. O fichrio de assuntos obedece aos mesmos princpios de organizao, diferindo do fichrio de nomes pala caracterstica mais vasta do assunto que citado especificamente no em somente uma pgina da transcrio, mas em vrias, em seqncia ou no. Exemplo: COLONIZAO ALEM PG 02 N. 0043 P. 13-17 PE 04 N. 0070 P. 7-8-33-35 Significando que o assunto Colonizao Alem encontra-se nas pginas 13 a 17 na primeira entrevista citada e na segunda, nas pginas 7 e 8, e entre as pginas 22 a 35. Cremos ser indispensvel um desenvolvimento mais profundo da importncia destas fichas, citando-se apenas a facilidade que oferece pesquisa atravs da reduo do tempo que teria em ler cada entrevista para procurar o assunto desejado. COSTA, Carlos Frederico Corra da (Adaptado de) CORRA, Carlos Humberto P. Histria Oral: Teoria e Prtica. Florianpolis: Ed. UFSC, 1978. P. 65-70.

55

Modelo 1 Ficha de Entrevista

A) ENTREVISTA P. _______.________N._____________ B) ENTREVISTADO_____________________________________________ C) ENTREVISTADOR____________________________________________ D) LOCAL_____________________________________________________ E) DATA______________________________________________________ F) TRANSCRITOR______________________________________________ G) FOLHAS DE TRANCRIO____________________________________ H) NMERO DE FITAS__________________________________________ I) HORAS DE GRAVAO_______________________________________ J) NDICE______________SIM________________NO________________ K) TERMO DE DOAO SIM__________________NO________________ L) RESTRIES________SIM______________NO__________________ M) OBSERVAES_____________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

56 ________________________________________________________________ N) DIREITOS AUTORAIS SIM ________________NO________________ O) CPIAS____________________________________________________ P) CONSULTAS: Nome ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ Data ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________

57

TEXTO N. 11 PROJETO DE PESQUISA DE HISTRIA ORAL Sem a existncia de um projeto articulado, as entrevistas tendem a se perder, padecendo de capacidade d respostas aos problemas a que se destinam. A existncia de um projeto elaborado essencial para o bom desenvolvimento da Histria Oral. Para se fazer um trabalho de histria oral no basta algum munido de gravador e um ou mais depoentes dispostos a dar entrevistas. preciso um projeto que oriente as escolhas, que especifique as condutas e qualifique os procedimentos metodolgicos. o projeto que oferece as linhas gerais que o trabalho de campo deve seguir. Deve-se distinguir, claramente, o mero registro de experincias gravadas (que tambm exige planejamento) dos projetos que organizam a coleta de depoimentos segundo algum critrio capaz de justificar a pesquisa que se destina coletividade por meio da colocao das fitas e das publicaes. O enquadramento do projeto na rea disciplinar a que se filia o trabalho conveniente para no confundir os segmentos envolvidos. Se desenvolvido na linha de histria, antropologia, sociologia, os comprometimentos de exame dos resultados ficam dependentes da especificao. Nesse sentido, fundamental a indicao dos rumos do projeto. O projeto, porm, deve ser visto como referncia, no como uma camisa de fora. Ele deve orientar o andamento do trabalho e dialogar constantemente com o que foi proposto. Isso deve ficar estabelecido na justificativa do estudo. Um projeto de histria oral deve ser composto dos seguintes itens: tema, justificativa, objetivo, reviso bibliogrfica, metodologia, cronograma, estimativa de custos e bibliografia. Tema (ou eixo que justifica o projeto). Seja histria oral de vida, histria oral temtica ou tradio oral, todo o projeto dever ter um ttulo que sintetiza o significado geral e o especfico da pesquisa. O ttulo do trabalho importante porque no deve apenas refletir a orientao do assunto que motiva a investida, mas tambm exprimir o ramo de histria oral de que se trata. Basicamente um ttulo deve constar de trs partes, a saber: 1) referncia colnia abordada; 2) especificidade da rede; 3) ramo de histria oral que se pretende;

58 Um estudo sobre intelectuais e seu desempenho acadmico, por exemplo, deve se expressar claramente de que especialistas se est falando, qual sua rea de atuao e se o trabalho versa sobre histria oral de vida, temtica ou tradio oral. Assim, por exemplo, um trabalho sobre professores socialistas universitrios poder-se-ia chamar: Histria Oral de Vida Acadmica: Intelectuais de Esquerda. Neste caso, a colnia seria a academia; a rede, os professores de esquerda e o ramo seria histria oral de vida. lgico que outros elementos poderiam ser adicionados a fim de especificar mais o eixo do trabalho (nacionalidade e balizamento cronolgico, por exemplo). Justificativa. Todo o trabalho proposto de histria oral deve comportar uma ou mais justificativas que dem conta da importncia do estudo. Porque se quer evitar trabalhos que tratem a entrevista pela entrevista, esgotando no encontro a finalidade da gravao, prope-se que ela tenha uma explicao do quadro mais amplo em que o estudo se localiza. Para isso o projeto fundamental. Na justificativa ou justificativas o tema deve ser problematizado, isto , deve ser descrito deixando clara a lacuna do conhecimento que se pretende pesquisar; deve-se elaborar hipteses, propondo solues provisrias para resolver as lacunas do conhecimento, a problematizao; deve-se delimitar o espao geogrfico onde a pesquisa ser realizada (delimitao geogrfica), bem como o tempo previsto para o desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema; dizer qual a contribuio esperada em nvel terico, em nvel prtico e principalmente qual a contribuio social do projeto. Objetivos. Os objetivos podem ser gerais, quando delineiam metas a serem alcanada, ou operacionais ou especficos que pretendem alcanar parte de um objetivo geral. Enquanto que o objetivo geral serve de guia para toda a pesquisa, os Objetivos Operacionais servem de guia, de norte. Apesar das dificuldades, sempre possvel, deve-se manter um equilbrio regular de tempo equivalente para as vrias entrevistas. lgico que existem situaes em que o entrevistado precisa de mais tempo, mas deve-se prestar ateno nas diferenas de tratamento dadas aos participantes. Sendo necessrias outras sesses, recomenda-se que a data e o local sejam acertados durante a gravao e constem da fita. No ato da gravao, deve ficar registrado que a entrevista ter uma conferncia e que nada ser publicado sem autorizao prvia do colaborador. A fim de evitar expectativas imediatistas, aconselha-se a dizer que a transcrio um processo demorado, que para cada hora gravada demora-se cerca de cinco horas para a transcrio e mais dez para os arranjos finais de edio. Essa atitude, alm de beneficiar o entendimento do colaborador, visa

59 distinguir o nosso trabalho do dos jornalistas. Um dos pontos mais perturbadores de quem faz entrevista a durao. Entrevistas de histria de vida podem se dividir em duas categorias principais: de captao da moral vivenciada pelo narrador ou em profundidade. No primeiro caso, gasta-se de quarenta e cinco minutos a duas horas. No caso de entrevistas em profundidade, pode-se valer da diviso cronolgica do trajeto existencial do entrevistado (em uma sesso tratar da infncia, em outra da adolescncia, em outra da questo cultural que movimentou o encontro, e assim por diante). H vantagens e desvantagens em entrevistas em profundidade. De qualquer maneira, deve ficar claro que o narrador, de um dia para outro, pode elaborar suas verses e assim perder a naturalidade e construir verses distanciadas das primeiras. Da mesma forma comum ocorrer situaes em que na segunda entrevista o narrador queira mudar aspectos dados no encontro anterior. No caso de entrevistas temticas, recomenda-se uma prudente brevidade, posto que se objetiva algo especfico. No caso da tradio oral, obrigatoriamente, o convvio demorado que no o acmulo de horas que caracteriza uma boa entrevista. Mais vale um clima sincero e fraterno que a repetio de perguntas ou a retomada exaustiva de temas que sempre voltam com contedo diferente. A ps-entrevista a etapa que segue a realizao da entrevista ou das entrevistas. Cartas ou telefonemas de agradecimento devem ser utilizados a fim de estabelecer a continuidade do processo. Sempre que possvel, a proposta de um calendrio de trabalho entre a transcrio e a conferncia deve estar no horizonte das pretenses. Cuidados devem ser mantidos para que as entrevistas no sejam devolvidas para os colaboradores em partes e com erros de datas, imprecises de nomes citados e equvocos de digitao. Um ponto importante em qualquer projeto de histria oral a combinao entre o ritmo da realizao das entrevistas e o das transcries. necessrio evitar o acmulo de gravaes e a demora entre uma etapa e outra. Conferncia. o momento em que, depois de trabalhado o texto, quando se supe que est em sua verso final, com hora marcada, o autor entrega a verso para ser autorizada. Ainda que de maneira afvel, antes de iniciar a conversa, deve haver algum preparo para eventuais negociaes. O princpio da flexibilizao do que entra ou sai da entrevista fundamental para o bom termo da questo. Deve haver entre as partes um entendimento que permita dilogo sobre a importncia ou no dos cortes. H casos em que o depoente prefere receber o texto por escrito, desacompanhado do autor, e fazer ele mesmo a verificao.

60 O autor deve estar preparado para refazer o texto certo nmero de vezes. Cuidados devem ser tomados para que haja limites, pois comum existir colaboradores que, centrados em seus interesses particulares, alongam os processos que envolvem sua participao. USO. Os textos autorizados podem ser usados integralmente ou em parte, uma ou mais vezes, sempre sob os parmetros definidos na carta de cesso. oportuno lembrar que, mesmo com a autorizao para o uso da entrevista, a responsabilidade pelo uso dela por terceiros deve ser observada, pois as implicaes ticas de quem colhe a entrevista no se esgotam em seu primeiro uso.

Recentemente, alguns trabalhos tm apresentado um dilogo interessante com projetos de histria oral que, alm das entrevistas, se proponham a mostrar complementos documentais. Apresentadas as entrevistas na ntegra, estas so dotadas de notas que permitem a equiparao com outros documentos ou com opinies variadas. 7. Arquivamento Ainda que muitos projetos de Histria oral sejam elaborados para seu uso imediato, h vrios que se dedicam a uso posterior. Num ou outro caso, convm ter claro o compromisso com o arquivamento. Sempre deve haver cpias das fitas em locais diferentes. Detalhes de identificao devem ser sempre considerados e, alm da explicitao nas caixas das fitas, devem ser feitas listas, bem como fichamentos indicativos de datas, local, tema e situao da entrevista. Atualmente, esto sendo feitas gravaes de projetos em CD; contudo, dados os custos e a realidade que enfrentamos, esta alternativa ainda difcil. Em se tratando de fitas convencionais (V), deve se anualmente rod-las a fim de se evitar danos comuns como a desmagnetizao. So recomendveis as conhecidas fitas de rolos, que guardam por mais tempo e com mais segurana as gravaes. Sempre que possvel, o oralista deve facilitar a formao de arquivos centrais. H associaes dispostas a receber doaes que, tem em obedincia s regras comuns da rea, podem se beneficiar do trabalho de pesquisadores preocupados com o progresso da histria oral. Tem se tornado comum o uso de catlogos para a divulgao de listas de entrevistas. Esses catlogos so indicativos do acervo e devem trazer expressas as formas de seu uso.

61 CORRA, Carlos Humberto P. Corra. Histria Oral: Teoria e Tcnica. Florianpolis: Ed. UFSC, 1978. p. 13-22 (esgotado).

You might also like