You are on page 1of 6

Stira e religio marcam literatura baiana

ANA LCIA ARAJO free-lance para a Folha de S.Paulo O baiano Gregrio de Mattos (1636-1695), conhecido tambm como Boca do Inferno, ao lado do luso-baiano padre Antnio Vieira, do "Sermo da Sexagsima", so os principais exemplos da produo literria produzida no pas, principalmente na Bahia, durante o barroco. Mattos, poeta satrico da famosa estrofe 'Incndio em mares de gua disfarado! / Rio de neve em fogo convertido!', trabalhou ativamente no final do sculo 17, quando a representao do barroco nas artes plsticas j estava consolidada em Salvador. Sua vasta obra contm os principais elementos do estilo, como a metfora e o uso de antteses, exemplificado na estrofe anterior. Por volta de 1650, na sua adolescncia, foi para Portugal, onde se formou em direito pela Universidade de Coimbra. S retornou ao Brasil 15 anos antes de sua morte. Sua obra de grande expresso para o movimento, tanto no Brasil quanto em Portugal. "A nossa S da Bahia, com ser um mapa de festas, um prespio de bestas, se no for estrebaria: vrias bestas cada dia vemos, que o sino congrega, Caveira mula galega, o Deo burrinha parda, Pereira besta de albarda, tudo para a S se agrega." ("Aos Capitulares do Seu Tempo", do livro "Crnica do Viver Baiano Seiscentista") Por outro, o padre portugus Antnio Vieira (1608-1697), que chegou ao Brasil aos seis anos de idade, tinha uma escrita austera, tpica da sua formao jesutica. "Entre os semeadores do Evangelho h uns que saem a semear, h outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear so os que vo pregar ndia, China, ao Japo; os que semeiam sem sair, so os que se contentam com pregar na Ptria", do Sermo da Sexagsima, exemplifica a mentalidade

catequizadora dos jesutas para conquistar novos fiis na colnia. Alm de publicar centenas de sermes, Vieira estudou teologia, fsica, matemtica e economia. Voltou a Portugal como embaixador em 1641 e foi preso pela Inquisio, acusado de defender os judeus. S retornou ao Brasil 40 anos mais tarde, onde viveu at a sua morte. Dom Lucas revitalizou msica sacra No final dos anos 80, o ex-arcebispo de Salvador Dom Lucas Moreira Neves, morto neste ano, convidou o padre alemo Hans Bnisch para criar uma associao que revitalizasse a msica sacra-clssica na cidade. O projeto, batizado de Barroco na Bahia, deu certo, e h quase 10 anos vem realizando cursos e concertos na capital baiana. Mestre de Capela da Catedral Baslica e presidente da associao, Hans Brnisch coordena o centro cultural que oferece cursos de canto e oficinas de produo artstica. Alm disso, todos os domingos, o grupo se apresenta na Catedral Baslica, acompanhado pelo famoso rgo de tubos do local. H tambm os ensaios do Coro de Cmera, que hoje conta com 60 integrantes, e acontecem s segundas e quartas, s 19h, na sede do Barroco na Bahia.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u180.shtml

Barroco a cu aberto
ANA LCIA ARAJO free-lance para a Folha de S.Paulo Escola artstica dos sculos 17 e 18, o barroco ainda est vivo em Salvador. Concebida com o esprito do movimento, que contemporneo da Contra-Reforma da Igreja Catlica, a cidade hoje um museu a cu aberto. A melhor maneira para travar contato com esse clima e identificar as caractersticas de composio dos espaos urbanos e o volume da arquitetura barroca caminhar pela capital baiana. Segundo a arquiteta e historiadora Socorro Targino Martinez, Salvador foi planejada, a partir do sculo 18, "como um anfiteatro barroco". Antes de entrar nas igrejas e conhecer os museus, "o importante se perder e descobrir a essncia da cidade", recomenda Martinez.

O visitante pode comear pelo forte de Santo Antonio da Barra, rumo ao norte, at chegar ao Pelourinho tombado Patrimnio Histrico da Humanidade, onde h mais de 800 casares dos sculos 17 e 18. Durante o passeio, podese perceber como as casas so propositalmente iguais, com a igreja no final da rua, como ponto de fuga da paisagem. E as casas so sempre baixas, justamente para permitir ao morador contemplar as igrejas.
Rogrio Canella/Folha Imagem

Vista geral do Pelourinho, em Salvador (BA)

Essa posio estratgica da igreja fazia parte do projeto de colonizao e converso de negros e ndios em catlicos. As procisses, a localizao das igrejas e os elementos barrocos buscavam fortalecer o domnio catlico na colnia. "No h como fugir da presena de Deus", afirma a arquiteta. Foram as ordens religiosas jesutas, beneditinos, carmelitas e franciscanos que trouxeram o barroco para o Brasil. Na Bahia, imperou o barroco das igrejas douradas, como se fossem cavernas de puro ouro. "Ele conhecido como monumental", afirma Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do Museu de Arte Brasileira da Faap. Mas essa riqueza no foi vista com bons olhos por geraes posteriores. "At o sculo 19, o barroco foi considerado um estilo de mau gosto." Mau gosto ou no, o melhor exemplo do movimento est na Igreja e Convento de So Francisco, que tem seu interior completamente forrado com folhas do metal precioso e carrega a marca de ser uma das igrejas mais ricas do pas. Quem pretende entender a ordem cronolgica e as variaes do barroco tem de visitar a catedral Baslica, do sculo 17. Nela, pode-se encontrar dois altares do movimento antecessor, o maneirismo, alguns exemplos de um barroco "acanhado" e ainda sua ltima fase, com interferncias do rococ.

Uma sugesto do arquiteto Francisco Senna, presidente da Fundao Gregrio de Mattos, a igreja da Ordem Terceira de So Francisco, que guarda a maior coleo de azulejos fora de Portugal. Segundo o arquiteto, a coletnea "retrata detalhes da vida em Lisboa que foram completamente destrudos com o terremoto de 1755". O conjunto acabou de passar por uma restaurao e foi reaberto para visitao. Senna explica que essa edificao tem ainda outra raridade. " o nico exemplo de fachada em pedra lavada do barroco espanhol no Brasil." Realizada pelo mestre Gabriel Ribeiro, levou de 1708 a 1748 para ser construda.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u178.shtml

Leia soneto de Gregrio de Mattos sobre Salvador


da Folha de S.Paulo Leia abaixo o soneto "Descrevo que era Realmente Naquele Tempo a Cidade da Bahia", sobre Salvador, escrito por Gregrio de Mattos: "A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar cabana e vinha; No sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. Em cada porta um bem freqente olheiro, Que a vida do vizinho e da vizinha Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha, Para o levar praa e ao terreiro. Muitos mulatos desavergonhados, Trazidos sob os ps os homens nobres, Posta nas palmas toda a picardia, Estupendas usuras nos mercados, Todos os que no furtam muito pobres E eis aqui a cidade da Bahia."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u182.shtml

Entenda o barroco

ANA LCIA ARAJO free-lance para a Folha de S.Paulo H vrias definies para explicar o movimento barroco. A diretora do Museu de Arte Brasileira da Faap, Maria Izabel Branco Ribeiro, diz que nenhuma delas definitiva, mas todas se completam. A primeira considera o barroco apenas o movimento artstico caracterstico dos sculos 16 e 17. Um outro significado, mais poltico, diz que as propriedades artsticas do perodo so instrumentos da Contra-Reforma da igreja. Aps o Concilio de Trento, os catlicos criam o barroco para fazer frente Reforma Protestante e reconquistar os fiis. "Os luteranos propunham uma f muito racionalizada, muito fria e austera. Os catlicos vo pelo lado da subjetividade, do emocional, trabalhando com os opostos", diz Ribeiro. Uma outra interpretao v o barroco como o tipo de arte caracterstica de determinados momentos histricos. Comparado arte grega helenstica e ao romantismo. Segundo essa corrente, a subjetividade, o uso de emoo e dramaticidade nas obras, com o emprego de muitas curvas -que do movimento e dinamismo- e opostos, como claro e escuro, podem aparecer em diversos perodos. Por fim, em uma ltima definio, que valeu at o sculo 19, o barroco, com todo seu exagero e exuberncia, era considerado um estilo de mau gosto. No Brasil, explica Ribeiro, pode-se considerar barroco a produo que vai desde 1530, logo aps o descobrimento, at 1823, com a instalao da academia artstica da misso francesa, no Rio de Janeiro. A misso convocada por Dom Joo 6 em 1808 com a inteno de transformar o Rio em uma cidade neoclssica, acompanhando o que acontecia na Europa. A misso s pisa em solo brasileiro em 1816. Aps mais oito anos, a academia fica pronta e marca o fim oficial do barroco no Brasil.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u181.shtml

Bahia com H
WALY SALOMO especial para a Folha de S.Paulo

Tantas so as cidades envolvidas por uma bruma espessa ou difusa que apelam para o recolhimento interior e para o intenso escrutnio da alma penada batendo ao peito mea culpa, mea mxima culpa. Cidades imateriais sob um eterno "fog". Festas para os olhos so aquelas cidades que arregaam a sensualidade e mostram mirades de cheiros, sabores e cores em caleidoscpica mescla. Paris, Barcelona, Roma, Istambul, Marrakech, Calcut, Rio de Janeiro e, por fim mas no por ltima, Salvador da Bahia de Todos os Santos. Elas disputam, exuberantes, a primazia do arrebatamento e desregramento de todos os sentidos, de toda as formas de amor, de alegria, de sofrimento e loucura. Uma boa receita na arte de bem viver ser politicamente incorreto: ser fiel a cada uma delas de per se e constituir um precioso harm de cidades amadas. Mas uma maluquice sem cura algum supor um regime socialista das afeies porque ningum nunca viu um harm igualitrio todo harm que se preze possui sempre uma favorita. Bahia, uma odalisca beira-mar plantada. E a Bahia arrasa quando entra na roda e arreganha todo H de sua imantao hipntica. Diz o adgio popular que baiano no nasce, baiano estria. E estria num cenrio deslumbrante. Olha s como a Bahia desaforada: gosta de se exibir, de se expor, de se mostrar. Sobressaiu de cara, de nascena. Parece at que nasceu posando de "top model". Tambm pudera. Foram plant-la no topo de uma colina sobre o mar enamorado que fica enrolando um eterno "bolinho de estudante" nas suas areias, pedras e falsias. Vem a calhar o adjetivo "assanhada" quando aplicado carinhosamente sobre esta cidade. Ela se remexe e deixa a moada com gua na boca. Pobre do mortal empapuado de luz atlntica, pau-de-reposta e caldo de sururu. Como pode se livrar da iluso de que a eternidade retornou para ficar, quando assiste, sob um batuque malemolente, ao casamento do sol com o mar no fim de tarde do Porto da Barra? Ser o genuno pr-do-sol do Porto da Barra ou um cu tomado de emprstimo a El Greco? Ver a Bahia ver em barrocas volutas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u179.shtml

You might also like