You are on page 1of 7

O FUNDEB NO CONTEXTO DAS POLTICAS PBLICAS: DESAFIOS CONTEMPORNEOS PARA A QUESTO DA FORMAO DOCENTE COMO FORMA DE VALORIZAO PROFISSIONAL

Luana Maria Gomes de Alencar (Graduanda do IX Bloco de Pedagogia na UESPI/ CCM e Bolsista do PIBIC-Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica/ email:luanagalencar@hotmail.com) Isabel Cristina da Silva Fontineles (Mestre em Educao pela UFPI, Docente da UESPI e orientadora do PIBIC/ email: ic.fontineles@hotmail.com)

RESUMO A formao docente tem assumido nas ltimas dcadas novas possibilidades e exigncias que requerem do professor uma postura crtica e formao terica consistente que possam embasar suas aes em sala de aula e no contexto mais amplo. Este estudo objetivou investigar os impactos do Fundeb (Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e Valorizao dos profissionais da Educao) na prtica pedaggica de professores de escolas pblicas localizadas no Grande Dirceu, em Teresina-PI considerando que a oferta e acesso a aes diversificadas de formao continuada constitui-se como forma de valorizao profissional e que influencia diretamente na prtica docente e, portanto, na qualidade do ensino. Trata-se de pesquisa desenvolvida atravs do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciao cientfica) e caracteriza-se como pesquisa bibliogrfica e de campo com a aplicao de questionrio e observao da prtica pedaggica. Uma das concluses do estudo foi a de que aes de oferta e acesso formao continuada so descontnuas e primam pela formao prtica. A legislao do Fundeb fala prioritariamente de Piso salarial como forma de valorizao. PALAVRAS-CHAVE: Fundeb. Valorizao profissional. Prtica Pedaggica. Formao continuada.

INTRODUO As caractersticas do cenrio socioeconmico e poltico dos dias atuais pode-se dizer que bastante sabido pela populao mundial. Porm, necessrio que se faam estudos detalhados nas reas de pesquisas cientficas especficas para que se conheam as melhores formas de lidar com o processo da globalizao, tecnologias, diversidade e velocidade de informaes que chegam s pessoas a todo o momento. Na educao, por exemplo, tm sido realizados inmeros estudos sobre os impactos desse processo dentro da escola, no trabalho, nas relaes sociais e outros campos. Na prtica pedaggica e formao do professor bem como nas polticas pblicas educacionais no diferente. Um estudo mais apurado mostra que os reflexos do Neoliberalismo esto presentes, seja nas teorias de currculo, seja nas formas de organizao do trabalho pedaggico, na formao do educador, nas relaes sociais que se estabelecem dentro da escola e etc, s vezes de forma explcita, mas, algumas de suas caractersticas so difceis de ser identificadas at mesmo por estudiosos da rea. Sobre essa influncia mundial da globalizao na escola, Bourdieu apud Pereira (2013) diz que:

A escola no ficou imune s transformaes econmicas, ideolgicas e polticas que tem assolado nossa sociedade. A educao se fortaleceu como um produto consumido apenas por aqueles que demonstram desejo e competncia para tal e, cada vez mais, tem sido eficiente e eficaz na distribuio do capital de acordo com os lugares sociais de cada um (p. 2).

Nesse cenrio, precisam ser revistas polticas de formao do educador para que atendam a estas novas exigncias, no no sentido de aceitao e adequao s normas estabelecidas, mas, que o professor tenha uma formao crtica e terica que o habilite a pensar em formas de organizao do trabalho pedaggico no baseado em frmulas prontas, mas a partir da juno de sua experincia profissional, embasamento terico, crtico e reflexivo, proporcionado por uma formao slida e contnua que o ajude na luta contra as injustias sociais e formao para a cidadania. Tem-se na histria da educao brasileira primado demasiadamente pelas questes prticas considerando o professor como um tcnico. Estudos como o de Ibiapina (2006) em uma pesquisa feita com professores de uma Universidade diz que estes conseguem exercer suas atividades prticas, mas demonstram dificuldade em sistematizar conceito acerca do que seja a docncia. Segundo ela, demonstra a ausncia de apreenso consciente das relaes existentes entre os atributos essenciais de seu conceito.

A formao inicial slida e o desenvolvimento e oferta de formao continuada torna-se imprescindvel numa sociedade baseada fundamentalmente no conhecimento, este que dinmico, nos dias atuais mais ainda, e principalmente importantes para a formao do educador. A formao continuada uma forma de valorizao profissional. Polticas como o Fundeb que visam alcanar a valorizao docente devem se voltar de forma eficaz para estabelecer aes continuadas de formao. O que se verificou no estudo da Lei 11.494/97 foi a primazia da questo salarial como forma de valorizao. Por isso, colocar a formao continuada como uma dos meios de se alcanar a valorizao docente constitui-se como um desafio, uma vez que o que se tem na realidade posta so aes descontnuas, pontuais e m gesto de recursos voltados para a formao docente. Sobretudo, uma formao voltada para questes tcnicas e acrticas. Essa realidade precisa mudar, assim como outros aspectos da educao pblica brasileira que tambm influenciam na qualidade do ensino.

1. FUNDEB: VALORIZAO PROFISSIONAL?

O Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e Valorizao dos Profissionais da Educao- FUNDEB foi criado pela Emenda Constitucional n. 56/06 com o intuito de redistribuir e aumentar o volume de recursos a ser investidos na Educao Bsica, sobretudo para promover a valorizao dos profissionais que trabalham nas etapas de ensino correspondentes, em escolas pblicas, atravs da destinao do mnimo de aplicao de 60% dos recursos para estes. A Lei que trata do Fundeb a 11.494/97 e dispe em seus incisos como esta valorizao deve acontecer. Estudo detalhado da mesma mostra que a questo da formao do educador pouco enfatizada, priorizando-se assim, a questo do Piso, posteriormente convertida em direito assegurado em lei especfica, 11. 738, desde 2008. No que se refere formao docente, e isso foi comprovado na aplicao do questionrio com professores de escolas pblicas de Ensino Fundamental, as aes so descontnuas e pouco diversificadas. Estas averiguaes podem ser confirmadas nos dispositivos abaixo, da Lei 11.494/97:

Art. 2 do captulo I: Os fundos destinam-se a manuteno e ao desenvolvimento da Educao Bsica e valorizao dos trabalhadores em educao, incluindo sua condigna remunerao (grifos meus), observado o disposto nesta lei.

4
Art. 22 do captulo V: Pelo menos 60% dos recursos anuais totais dos fundos sero destinados ao pagamento da remunerao (idem) dos profissionais do magistrio da Educao Bsica em efetivo exerccio na rede pblica. Art. 40, pargrafo nico: Os planos de carreira devero contemplar capacitao profissional especialmente voltada formao continuada com vistas na melhoria da qualidade do ensino.

Como se pode ver, apenas nas disposies finais transitrias abordada a questo da formao continuada. Conclui-se com isso, que esta Lei considera valorizao profissional primasiadamente como pagamento salarial e ignora o dficit histrico na formao de professores no Brasil como mostra um apanhado histrico de Saviani (2005). Quando se fala em valorizao profissional deve se compreender condies adequadas de trabalho, remunerao condigna, formao continuada e outros aspectos que, juntos, possam elevar a qualidade do ensino oferecido nas escolas pblicas.

2. DESAFIOS CONTEMPORNEOS PARA A FORMAO DOCENTE

Pereira (2013) fala da complexidade da formao docente nos ltimos anos, esta que de forma evidente pode ser percebida como ultrapassada. So prticas pedaggicas tradicionais, sem dilogo e desmotivantes. Em meio a uma estrutura educacional que cobra da escola e dos professores nmeros, notas, diagnsticos e sistemas de avaliao fechados e de outro lado uma sociedade cada vez mais dinmica e complexa, deixa claro que as polticas de formao do educador precisam ser revistas. Acredita-se que a formao crtica e reflexiva e embasamento terico slido contribuiro para esse processo. Uma das formas estabelecer programas de formao que partam das necessidades de cada escola com suas especificidades. Como desafio tambm se constitui a tendncia em culpar a m formao dos professores pelos ndices de repetncia, evaso e mau desempenho dos alunos em testes nacionais e internacionais sem considerar outros aspectos estruturais mais amplos. Pereira (2013) diz que este fato deve-se s influencias do discurso da Pedagogia Internacional, principalmente a estadunidense e europeia onde:

Uma das grandes justificativas que os problemas educacionais no so de natureza terica e sim prtica e que as transformaes educacionais podem ocorrer a partir do interior da escola tendo o professor como o grande responsvel pela implementao das mudanas necessrias para alcanar uma escola de boa qualidade (p. 4).

A defesa por uma formao terica slida se justifica porque a escola no o nico lugar onde a educao acontece. um lugar escolhido para que acontea a aprendizagem do saber sistematizado, gera influencias na sociedade, mas por ela influenciada e, portanto, reflete os problemas conjunturais de toda esta. Uma formao que prioriza as questes prticas deixa o professor voltado para a sala de aula e esquecese do contexto mais amplo, o poltico, o socioeconmico, o social, e quando isto acontece, a escola e os alunos perdem, pois deixa-se de entender a sociedade e seus problemas, como as injustias sociais, como histricas e, portanto, passveis de transformao. Alm disso, faz-se urgente a participao dos professores, bem como outros profissionais da educao nas tomadas de decises educacionais no pas.

3. DIALOGANDO PEDAGGICA

COM

OS

PROFESSORES

SUA

PRTICA

Foram entrevistados oito professores de quatro escolas pblicas localizadas no bairro Dirceu II, em Teresina-PI. Todos os docentes com mais de quatro anos de exerccio em sala de aula. O questionrio composto por dez questes interrogava os mesmos sobre melhorias percebidas aps a implantao do Fundeb, oferta e acesso formao continuada, sua prtica pedaggica, entre outros. Sobre a situao atual do sistema de ensino do qual fazem parte no que se refere oferta e acesso formao continuada, 37,5% disse ser boa, 62,5% razovel e 0% ruim ou pssima. Ou seja, percebe-se aqui que h certo contentamento por parte dos professores. Porm, esse resultado se contraps quando os mesmos foram interrogados sobre qual poltica pblica poderia ser desenvolvida para a melhoria da sua prtica e os aspectos mais citados foram justamente a formao continuada diversificada com 38,4% e a valorizao profissional com 15,3%. Isto nos leva a concluir que o Governo oferece cursos em aes pontuais, que no atendem s necessidades formativas dos docentes e que muitas vezes representam apenas horas extras ao currculo. Documento emitido pela 11 Semana de ao mundial, em 2013, em defesa da educao pblica de qualidade e intitulado Nem heri, nem culpado. Professor tem que ser valorizado!, numa das consideraes sobre a formao continuada, que neste movimento entendida como forma de valorizao, dito que:

6
A formao continuada ainda tratada como espao de treinamento e cursos isolados, o que d margem corrida por ttulos e cursos de carter pontual, descontnuo, sem vnculos com as necessidades da escola e dos alunos. Em muitos casos, essas aes baseiam-se numa relao simplificadora entre qualidade educacional e padronizao de prticas pedaggicas, incidindo sobre o desenho da poltica educacional local, a organizao do trabalho docente e o projeto pedaggico.

Os professores foram indagados sobre os benefcios que tem recebido aps a implantao do Fundeb. O fato curioso que 37,5% disseram no ter percebido melhorias e de que apenas 12,5% falaram sobre o piso salarial. Anlise do texto da Lei 11.494/97 j demonstrou a prioridade dada questo salarial na destinao dos recursos do fundo e que em seis anos de vigncia apenas 12,5% ter citado este aspecto pode-se dizer que um ponto negativo no que se refere sua eficcia. Foi feita tambm como pesquisa de campo a observao da prtica de quatro professores das mesmas escolas nos quais o questionrio foi aplicado. Nesta oportunidade, os mesmos, ao final de cada observao, foram interrogados sobre sua formao. Viu-se aulas bastante tradicionais, basicamente se resumindo a cpias no quadro, professores falando e alunos ouvindo com pouco ou quase nenhum dilogo estabelecido, desmotivao de alguns professores, indisciplina de alunos, e uso apenas do livro didtico como recurso pedaggico, entre outros aspectos. necessria a reflexo crtica dos docentes no que se refere relevncia que o ensino tradicional tem tido nos dias atuais, numa sociedade complexa e dinmica, imersa na rede de tecnologia. Sobre a formao dos docentes observados, segue abaixo a descrio deste aspecto:

P1: Formao em Pedagogia pelo PARFOR/UESPI e especializao em Gerenciamento escolar (3 anos)-Seduc. P2: Formada em Pedagogia e pretende fazer outra graduao por conta da polivalncia que lhe incumbe de ministrar outras todas as disciplinas e, portanto, iria aprofundar o conhecimento e tambm para poder ministrar aulas no Ensino Fundamental maior. P3: Formada em Letras/Portugus e especializao em Lingstica. P4: Formada em Pedagogia (Pedaggico) pela UFPI, aos finais de semana. Especializao em EJA na Federal oferecido pela Seduc. Vontade de fazer graduao em Histria pelo PARFOR. Segunda a mesma, sua formao inicial deixou a desejar uma vez que s houve prtica j na ltima disciplina e diferia bastante da teoria.

Como se pode ver, a formao de trs das quatro professores realizou-se por meio de curso de frias e duas delas tem especializao em reas distintas da docncia, o que confirma o que j foi exposto neste texto sobre aes descontnuas e oferta de cursos pouco diversificados, que obrigam docentes a fazerem os cursos oferecidos para agregar pontos no currculo.

CONSIDERAES FINAIS

O desenvolvimento de pesquisas que analisem a influencia que o processo de globalizao mundial e desenvolvimento de tecnologias exercem sobre a formao e prtica pedaggica do professor de fundamental importncia para que polticas pblicas que surjam com o intuito de promover a valorizao de professores sejam eficazes em sua proposta bem como para que se mudem os rumos formativos de futuros profissionais, voltada para a formao crtica e reflexiva. Nos ltimos anos houve algumas melhorias sobre a situao docente, porm, ainda h um longo caminho a percorrer.

REFERNCIAS BRASIL. Lei 11.494, de 20 de Junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e Valorizao dos Profissionais da EducaoFUNDEB.

MENDES Sobrinho, CARVALHO, Jos Augusto de. Formao e prticas docentes: olhares contemporneos. Belo Horizonte: Autntica, 2006.

PEREIRA, Maria Simone Ferraz. As polticas pblicas para a formao de professores: Uma avaliao de suas repercusses nas formas de organizao do trabalho pedaggico de Instituies de Ensino Superior. FACED/UFU-FAE/UNICAMP. Disponvel em: http://www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/anais/pdf/DC14.pdf. Acessado em 22 de Julho de 2013.

SAVIANI, Demerval. Histria da formao docente no Brasil: trs momentos decisivos. Ed. 2005-vol. 30-n02.

You might also like