You are on page 1of 11

Linguagem

Linguagem
Linguagem pode se referir tanto capacidade especificamente humana para aquisio e utilizao de sistemas complexos de comunicao, quanto uma instncia especfica de um sistema de comunicao complexo[2]. O estudo cientfico da linguagem, em qualquer um de seus sentidos, chamado lingustica. Atualmente, entre 3000 e 6000 lnguas so usadas pela espcie humana, e um nmero muito maior era usado no passado. As lnguas naturais so os exemplos mais marcantes que temos de linguagem. No entanto, ela tambm pode se basear na observao visual e auditiva, ao invs de estmulos. Como exemplos de outros tipos de linguagem, temos as lnguas de sinais e a linguagem escrita. Os cdigos e os outros tipos de sistemas de comunicao construdo artificialmente, tais como aqueles usados para programao de computadores, tambm podem ser chamadas de linguagens. A linguagem, nesse sentido, um sistema de sinais para codificao e decodificao de informaes. A palavra portuguesa deriva do francs antigo langage[3]. Quando usado como um conceito geral, a palavra "linguagem" refere-se a uma faculdade cognitiva que permite aos seres humanos aprender e usar sistemas de comunicao complexos.

Arnold Lakhovsky, A conversao (1935).

A linguagem humana enquanto sistema de comunicao fundamentalmente diferente e muito mais complexa do que as formas de comunicao das outras espcies, j que se baseia em um diversificado sistema de regras relativas smbolos para os seus significados, resultando em um nmero indefinido de possveis expresses inovadoras a partir de um finito nmero de elementos. De acordo com os especialistas, a linguagem pode ter se originado quando os primeiros homindeos comearam cooperar, adaptando sistemas anteriores de comunicao baseado em sinais expressivos a fim de incluir a teoria da mente, compartilhando assim intencionalidade. Nessa linha, este desenvolvimento pode ter coincidido com o aumento A escrita cuneiforme o primeiro documento do volume do crebro, e muitos linguistas veem as estruturas da escrito que se tem registro. No entanto, linguagem como tendo evoludo a fim de servir a funes acredita-se que a lngua falada preceda a escrita [1] em pelo menos dezenas de milhares de anos . comunicativas especficas. A linguagem processada em vrios locais diferentes do crebro humano, mas especialmente na rea de Broca e na rea de Wernicke[4]. Os seres humanos adquirem a linguagem atravs da interao social na primeira infncia. As crianas geralmente j falam fluentemente quando esto em torno dos trs anos de idade[5]. O uso da linguagem tornou-se profundamente enraizado na cultura humana, alm de ser empregada para comunicar e compartilhar informaes. A linguagem tambm possui vrios usos sociais e culturais, como a expresso da identidade, da estratificao social, na manuteno da unidade em uma comunidadee para o entretenimento. A palavra "linguagem" tambm pode ser usado para descrever o conjunto de regras que torna isso possvel, ou o conjunto de enunciados que podem produzir essas regras. Todas as lnguas contam com o processo de semiose que relacionam um sinal com um determinado significado. Lnguas faladas e lnguas de sinais contm um sistema fonolgico que regem a forma como os sons ou os smbolos

Linguagem visuais so articulados a fim de formar as sequencias conhecidas como palavras ou morfemas; alm de um sistema sinttico para reger a forma como as palavras e os morfemas so utilizados a fim de formar frases e enunciados. Lnguas escritas usam smbolos visuais para representar os sons das lnguas faladas, mas elas ainda necessitam de regras sintticas que governam a produo de sentido a partir da sequncias das palavras. As lnguas evoluem e se diversificam ao longo do tempo. Por isso, sendo a lngua uma realidade essencialmente varivel, no h formas de falar intrinsecamente erradas. A noo de certo e errado tem origem na sociedade, no na estrutura da lngua[6][7][8]. A histria de sua evoluo pode ser reconstrudo a partir de comparaes com as lnguas modernas, determinando assim quais caractersticas as lnguas ancestrais devem ter tido para as etapas posteriores terem ocorrido. Um grupo de idiomas que descendem de um ancestral comum conhecido como famlia lingustica. As lnguas que so mais falada no mundo atualmente pertencem famlia indo-europia, que inclui lnguas como o Ingls, o espanhol, o portugus, o russo e o hindi; as lnguas sino-tibetanas, que incluem o chins, mandarim, cantons e muitos outros; as lnguas semticas, que incluem o rabe, o amrico e o hebraico; e as lnguas bantu, que incluem o suali, o Zulu, o Shona e centenas de outras lnguas faladas em toda a frica.

Definies
A palavra linguagem tem pelo menos dois significados fundamentais: a linguagem como um conceito geral; e a linguagem como um sistema lingustico especfico (lngua portuguesa, por exemplo). Em portugus, se utiliza a palavra linguagem como um conceito geral e a palavra lngua como um caso especfico de linguagem. Em francs, o idioma utilizado pelo linguista Ferdinand de Saussure (o primeiro que explicitamente fez essa distino), existe a mesma distino entre as palavras langage e langue[9]. Quando se fala da linguagem como um conceito geral, vrias definies diferentes podem ser utilizadas para salientar diferentes aspectos do fenmeno. Estas definies implicam tambm diferentes abordagens e entendimentos da linguagem, distinguindo as diversas escolas da teoria lingustica.

Faculdades mentais, rgos do corpo ou instintos


Uma definio v a linguagem primordialmente como a faculdade mental que permite aos seres humanos realizarem qualquer tipo de comportamento lingustico: aprender lnguas, produzir e compreender enunciados. Esta definio reala a universalidade da linguagem entre todos os seres humanos, destacando as bases biolgicas da capacidade humana para a linguagem como um desenvolvimento exclusivo do crebro humano[10][11]. Este ponto de vista entende a linguagem como uma propenso inata do ser humano para a linguagem. Exemplos podem ser a gramtica universal de Noam Chomsky ou a teoria inatista de Jerry Fodor. Esses tipos de definies so muitas vezes aplicados nos estudos da linguagem no quadro das cincias cognitivas e da neurolingustica. A lngua tambm pode ser entendida como o rgo muscular relacionado ao sentido do paladar que fica localizado na parte ventral da boca da maior parte dos animais vertebrados e que serve para "processar" os alimentos.

Sistema simblico formal


Outra definio v a linguagem como um sistema formal de signos, regidos por regras gramaticais que quando combinadas geram significados. Esta definio enfatiza o fato de que as lnguas humanas podem ser descritas como sistemas estruturais fechados constitudos de regras que relacionam sinais especficos com significados especficos. Esta viso estruturalista da linguagem foi primeiramente introduzido por Ferdinand de Saussure, sendo seu estruturalismo fundamental para a maioria das abordagens da lingustica atual. Alguns defensores deste ponto de vista tm defendido uma abordagem formal para estudar as estruturas da linguagem, privilegiando assim a formulao de regras abstratas subjacentes que podem ser entendidas para gerar estruturas lingusticas observveis. O principal proponente de tal teoria Noam Chomsky, que define a linguagem como um conjunto particular de frases que podem ser gerados a partir de um determinado conjunto de regras[12]. O ponto de vista estruturalista comumente usado na lgica formal, na semitica, e em teorias da gramtica formal - mais comumente utilizado nos

Linguagem quadros tericos da gramtica descritiva. Na filosofia da linguagem, esses pontos de vista esto associados com filsofos como Bertrand Russell, as primeiras obras de Ludwig Wittgenstein, Alfred Tarski e Gottlob Frege.

Ferramenta para comunicao


Ainda outra definio v a linguagem como um sistema de comunicao que permite aos seres humanos o compartilhamento de sentidos. Esta definio reala a funo social da linguagem e o fato de que o homem utiliza-na para se expressar e para manipular objetos em seu ambiente. As teorias da gramtica funcional explicam as estruturas gramaticais por suas funes comunicativas, e compreende as estruturas gramaticais da linguagem como o resultado de um processo adaptativo pelo qual a gramtica foi feita "sob medida" a fim de atender as necessidades comunicativas de seus usurios. Este ponto de vista da linguagem est associado ao estudo da linguagem na pragmtica, na lingustica cognitiva e interacional, bem como na sociolingustica e na lingustica antropolgica. As teorias funcionalistas tendem a estudar gramtica como um fenmeno dinmico, com estruturas que esto sempre em processo de mudana, dependendo de como so empregados por seus falantes. Esta viso leva ao estudo da tipologia lingustica, como pode ser mostrado que os processos de gramaticalizao que tendem a seguir trajetrias que so parcialmente dependentes de tipologia. Na filosofia da linguagem esses pontos de vista so frequentemente associados com as obras posteriores de Ludwig Wittgenstein e com os filsofos da linguagem ordinria, como GE Moore, Paul Grice, John Searle e John Austin.

O que torna a linguagem humana nica


A linguagem humana nica quando comparada com outras formas de comunicao, tais como aquelas usadas por animais. Ela permite aos seres humanos produzirem um conjunto infinito de enunciados a partir de um conjunto finito de elementos[13]. Os smbolos e as regras gramaticais de qualquer tipo de linguagem so em grande parte arbitrrias. Por isso que o sistema s pode ser adquirido atravs da interao social. Os sistemas conhecidos de comunicao utilizados por animais, por outro lado, s podem expressar um nmero finito de enunciados que so na sua maioria transmitidos geneticamente[14]. A linguagem humana tambm a nica que tm uma estrutura complexa projetada para atender a uma grande quantidade de funes - bem mais do que qualquer outro tipo de sistema de comunicao.

Origem
As teorias sobre a origem da linguagem podem ser divididas segundo algumas premissas bsicas. Algumas teorias sustentam a ideia de que a linguagem to complexa que os especialistas no conseguem imaginar que simplesmente apareceu do nada na sua forma final, mas que ela deve ter evoludo a partir de um sistema pr-lingustico anterior existente entre os nossos ancestrais pr-humanos. Essas teorias podem ser chamadas de teorias baseadas na continuidade. O ponto de vista oposto afirma que a linguagem um trao humano nico, que no pode ser comparado a qualquer coisa encontrada entre os no-humanos e que deve, portanto, ter aparecido repentinamente na transio entre os pr-homindeos e o homem primitivo. Essas teorias podem ser definidos como a teoria da descontinuidade. Da mesma forma, algumas teorias veem a linguagem em sua maioria como uma faculdade inata que em grande parte geneticamente codificado, enquanto outros a veem como um sistema que em grande parte cultural, que se aprende atravs da interao social[16]. Atualmente, o nico defensor

Crnio do Homo neanderthalensis, descoberto em La Chapelle-aux-Saints, [15] na Frana . Desconhece-se se o Neanderthal tinha lngua.

Linguagem proeminente da teoria da descontinuidade Noam Chomsky[17]. De acordo com ele, "alguma mutao aleatria ocorreu, talvez depois de algum chuveiro de raios csmicos estranhos. O crebro foi reorganizado, implantando assim um rgo da linguagem num crebro primata". Acautelando-se a fim dessa histria no ser tomada literalmente, Chomsky insiste que ela "pode ser mais prximo da realidade do que muitos outros contos de fadas que so contadas sobre processos evolutivos, incluindo a linguagem"[18]. As teorias baseadas na continuidade so tidas atualmente pela maioria dos estudiosos, mas elas Exemplo de pinturas encontradas no variam na forma como encaram esse desenvolvimento. Aqueles que veem a Parque Nacional Serra da Capivara. Uma das singularidade da linguagem humana linguagem como sendo principalmente inata, como Steven Pinker por baseia-se no seu referencial simblico, exemplo, mantm como precedentes a cognio animal, enquanto aqueles que desde o tempo pr-histrico. veem a linguagem como uma ferramenta de comunicao socialmente aprendido, como Michael Tomasello v-na como tendo desenvolvido a partir da comunicao animal, da comunicao gestual[19] ou ainda da comunicao vocal. H ainda outros modelos de continuidade que veem a linguagem sendo desenvolvida a partir da msica[20]. Uma vez que o surgimento da linguagem est localizada no incio da pr-histria do homem, os desenvolvimentos relevantes na lngua no deixaram vestgios histrico direto, nem muito menos existe a possibilidade de processos similares serem observados hoje. Teorias que do nfase a continuidade muitas vezes olham para os animais a fim de ver se, por exemplo, os primatas mostram qualquer trao que pode ser visto como anlogo a alguma tipo de linguagem que os pr-humanos utilizaram. Alternativamente, os primeiros fsseis humanos podem ser inspecionado para procurar vestgios de adaptao fsica para usar a linguagem ou com alguns traos pr-lingustico. Atualmente, indiscutvel que em sua maioria, os pr-humanos australopithecus no tinham sistemas de comunicao significativamente diferentes daqueles encontrados nos smios em geral, mas as opinies na academia variam quanto evoluo desde o aparecimento do Homo, cerca de 2,5 milhes de anos atrs. Alguns estudiosos assumem o desenvolvimento de sistemas primitivos de linguagem (proto-lngua) to cedo quanto o Homo habilis, enquanto outros colocam o desenvolvimento da comunicao simblica primitiva apenas com o Homo erectus (1,8 milhes de anos atrs) ou o Homo heidelbergensis (0,6 milhes de anos atrs). O desenvolvimento da linguagem como a conhecemos estaria com o Homo sapiens sapiens, h menos de 100.000 anos atrs, na frica. Anlise lingustica usadas por Johanna Nichols , linguista da Universidade da Califrnia, Berkeley, estimou que o tempo necessrio para atingir a atual difuso e diversidade nas lnguas modernas, aponta que a linguagem vocal surgiu, pelo menos, h 100.000 anos atrs[21].

Linguagem

Aquisio da linguagem
Todo ser humano saudvel j nasce programado para falar, com uma propenso inata para a linguagem[22][23]. As crianas adquirem a lngua ou as lnguas que so empregadas pelas pessoas que convivem perto delas. Este processo de aprendizagem algo complexo. Por isso, acredita-se que a aquisio da primeira lngua a maior faanha que podemos realizar durante toda a vida. Ao contrrio de muitos outros tipos de aprendizagem, esse tipo de conhecimento no requer ensino direto ou estudo especializado. Em A Descendncia do Homem e Seleo em Relao ao Sexo, o naturalista Charles Darwin chamou esse processo de "tendncia instintiva para adquirir uma arte".

Desde o nascimento, os recm-nascidos respondem mais prontamente fala humana do que para outros sons. Com cerca de um ms de idade, os bebs parecem ser capazes de distinguir entre diferentes sons da fala. J com seis meses de idade, a criana vai comeando a balbuciar, produzindo ou os sons da fala ou as formas com as mo das lnguas utilizadas em torno deles. Desde muito cedo, qualquer criana sabe e fala muito alm das frases que ela escutou dos adultos. No repete simplesmente o que lhe dizem: com as regras que ela apreendeu das frases ouvidas, forma inmeras outras, inclusive nunca ouvidas. Ou seja, desde a primeira infncia a criana "cria" as suas frases. Essa criatividade o trao caracterstico da chamada gramtica universal, internalizada pelas crianas. Proposta por Noam Chomsky, essa gramtica parte do princpio de que h uma gramtica, inerente a todos os falantes de qualquer lngua, que faria com que ningum optasse por uma estrutura altamente errada, entre as infinitas combinaes possveis de palavras[24]. As palavras aparecem entre 12 e 18 meses. Uma criana de 18 meses de idade emprega em mdia cerca de 50 palavras. As primeiras declaraes das crianas so holofrases, ou seja, expresses que utilizam apenas uma palavra para comunicar alguma ideia. Vrios meses depois que uma criana comea a produzir palavras, ele ou ela produzir discursos telegrficos e frases curtas que so menos gramaticalmente complexa do que a fala dos adultos, mas que mostram a estrutura sinttica regular. Com dois anos a criana j domina o arcabouo fundamental de sua lngua. Com aproximadamente trs anos, a capacidade da criana de falar ou de fazer sinais to refinada que se assemelha linguagem adulta.

Desde o nascimento, os recm-nascidos respondem mais prontamente fala humana do que para outros sons.

Linguagem

Linguagem humana
As lnguas humanas so geralmente referidos como lnguas naturais, tendo a lingustica como a cincia responsvel por estud-las. Nas lnguas naturais, a progresso comum que as pessoas primeiro falem, depois inventem um sistema de escrita e, em seguida, gramaticalizem a lngua, numa tentativa de entend-las e explic-las[]. Lnguas vivem, morrem, misturam-se, mudam de lugar para lugar e mudam tambm com o passar do tempo. Qualquer lngua que deixa de mudar ou de se desenvolver categorizado como uma lngua morta. Por outro lado, qualquer lngua que est em um estado Pintura rupestre nas cavernas de Lascaux, Frana. A capacidade que contnuo de mudana conhecido como uma lngua os seres humanos tm de transferir conceitos e ideias atravs da fala e viva ou linguagem moderna. por estas razes que o da escrita incomparvel com qualquer outra espcie conhecida. maior desafio para o falante de uma lngua estrangeira permanecer imerso nela, a fim de acompanhar as mudanas que se processam na lngua. s vezes, a distino entre um idioma e outro quase impossvel[25]. Por exemplo, h alguns dialetos do alemo que so semelhantes ao de alguns dialetos holandeses. A transio entre as lnguas dentro de uma mesma famlia lingustica muitas vezes gradual (veja continuum dialetal). Alguns gostam de fazer paralelos com a biologia, na qual no possvel fazer uma distino bem definida entre uma espcie e outra. Em ambos os casos, a dificuldade final se d em identificar os troncos a partir da interao entre as linguagens e as populaes. (Veja dialeto ou August Schleicher para uma discusso mais longa). Os conceitos de Ausbausprache, Abstandsprache e Dachsprache so usados para fazer distines mais refinadas sobre os graus de diferena entre lnguas e/ou dialetos. A lngua de sinais uma linguagem que, em vez de padres sonoros acusticamente transmissveis, usa-se padres de sinal visualmente transmissveis (comunicao manual e/ou linguagem corporal) para transmitir um significado, combinando ao mesmo tempo gestos manuais, orientao e movimentao das mos, braos ou expresses corporais e faciais para expressar seus pensamentos com fluidez de um orador. Centenas de lnguas de sinais esto em uso em todo o mundo e esto no interior das culturas locais de surdos[26].

Linguagem

Lnguagem artificial
A lngua artificial um tipo de linguagem onde sua fonologia, gramtica e/ou vocabulrio foram conscientemente concebidos ou modificados por um indivduo ou grupo, em vez de ter evoludo naturalmente[28]. Existem vrias razes possveis para a construo de uma lngua: facilidade humana para a comunicao (veja lngua auxiliar), adicionar profundidade a uma obra de fico ou a lugares imaginrios, como experimentao lingustica, para a criao artstica ou ainda para jogos de linguagem. A expresso "lngua planejada" por vezes utilizado para significar lnguas auxiliares internacionais e outras linguagens projetadas para uso real na comunicao humana. Alguns preferem o termo "artificial" - que pode ter conotaes pejorativas em alguns idiomas. Fora da comunidade esperantista, o termo "lngua planejada" significa ao planejamento de linguagem designa as prescries dadas a uma linguagem natural para padroniz-la. Nesse sentido, O primeiro livro publicado sobre o mesmo as lngua naturais podem ser artificiais em alguns aspectos. As esperanto, a lngua construda gramticas normativas, que so to antigas quanto as lnguas clssicas - tais artificialmente mais falada do [27] mundo . como o latim, o snscrito e o chins - so baseadas em regras codificadas das lnguas naturais. Essas codificaes so um meio termo entre a seleo natural da lngua e o desenvolvimento da linguagem e a sua construo e prescrio explcita[29]. A matemtica, a lgica e a cincia da computao usam entidades artificiais chamadas linguagens formais (incluindo a linguagem de programao e a linguagem de marcao. Alguns que so mais de natureza terica). Muitas vezes, estas linguagens tomam a forma de cadeias de caracteres, produzido por uma combinao de gramtica formal e semntica de complexidade arbitrria. A linguagem de programao uma linguagem formal dotada de semntica que pode ser utilizada para controlar o comportamento de uma mquina, O ASCII Table, um esquema para cadeias de caracteres de codificao. particularmente um computador, a fim de executar tarefas especficas. As linguagens de programao so definidas usando regras sintticas e semnticas, determinando a estrutura e o significado, respectivamente. As linguagens de programao so empregadas para facilitar a comunicao sobre a tarefa de organizar e manipular informaes e para expressar algoritmos com preciso. H ainda a lingustica computacional, que pode ser entendida como a rea de conhecimento que explora as relaes entre lingustica e informtica, tornando possvel a construo de sistemas com capacidade de reconhecer e produzir informaes apresentadas em linguagem natural[30][31].

Linguagem

Linguagem de animais
O termo " linguagem animal" frequentemente utilizado para os sistemas de comunicao no-humanos. Linguistas e semiticos no a consideram como uma linguagem verdadeira, descrevendo-os como sistemas de comunicao animal baseados em sinais no-simblicos[32], j que a interao entre animais nesse tipo de comunicao fundamentalmente diferente dos princpios da linguagem humana. Segundo esta abordagem, uma vez que os animais no nascem com a capacidade de raciocinar em termos de cultura, a comunicao animal se refere a algo qualitativamente diferente do que encontrado em comunidades humanas. Comunicao, lngua e cultura so mais complexas entre os seres humanos; um co pode comunicar com sucesso um estado emocional agressivo com um rosnado, que pode ou no fazer com que um outro co se afaste ou recue. Os cachorros tambm podem marcar seu territrio com o cheiro de sua urina ou corpo. Da mesma forma, um grito humano de medo pode ou no alertar outros seres humanos do perigo iminente. Nestes exemplos h comunicao, mas no so o que geralmente seria chamado de linguagem.

A Dana das abelhas promovido pelas Abelha-europeia, indicando uma fonte de alimento direita da direo do sol, fora da colmia. O abdmen do danarino aparece turva por causa do rpido movimento lado a lado.

Em vrios casos divulgados, os animais veem sendo ensinados a entender certas caractersticas da linguagem humana. Karl von Frisch recebeu o Prmio Nobel em 1973 por sua pesquisa sobre a comunicao sgnica entre as abelhas. Elas so capazes de, volteando, transmitir vibraes para as outras, dando direo de locais em que h abundncia de plen[33]. Foram ensinados aos chimpanzs, gorilas e orangotangos a lngua de sinais baseados na linguagem de sinais americano, com cartes, cores e gestos, tendo como resultado um nmero notvel de frases. O papagaio-cinzento africano, Alex, possua a capacidade de imitar a fala humana com um alto grau de preciso. Suspeita-se que ele tinha inteligncia suficiente para compreender alguns dos discursos que imitou, alm de entender o nmero zero, um conceito abstrato que as crianas s comeam a compreender a partir dos 3 anos.[34]. Embora os animais possam ser ensinados a entender partes da linguagem humana, eles so incapazes de desenvolver uma linguagem. Embora os defensores dos sistemas de comunicao animal venham debatido os nveis de semntica encontrados nesse tipo de linguagem , ainda no foi encontrado nada que possa pelo menos ser aproximado da sintaxe da linguagem humana[35].

Ligaes externas
Museu da Lngua Portuguesa [36] (em portugus) Instituto Cames [37] (em portugus) Instituto de Investigao e Desenvolvimento em Poltica Lingustica [37] (em portugus) Programa para a Histria da Lngua Portuguesa [38] (em portugus) Atlas Lingustico do Brasil [39] (em portugus) Enciclopdia das Lnguas no Brasil [40] (em portugus)

Linguagem

Referncias
[1] Mara Valle e Alessandra Pancetti. A transformao do mundo pela escrita (http:/ / www. comciencia. br/ comciencia/ ?section=8& edicao=51& id=644). ComCincia: Revista Eletrnica de Jornalismo Cientfico (10/11/2009); [2] Antnio Houaiss. O que lngua. So Paulo: Brasiliense: 1991; [3] De acordo com o Dicionrio de Comunicao: Linguagem (s.f.) uma forma de expressodo pensamento entre os homens que opera atravs de signos vocais (a fala) e eventualmente grficos (a escrita), que formam uma lngua". Ciro Marcondes Filho (org.). Linguagem. In: Dicionrio de Comunicao. So Paulo: Paulus, 2009; [4] Carl Sagan. Os Drages do Edn. Rio de Janeiro: F. Alves, 1997; [5] Veja. A exploso da linguagem (http:/ / veja. abril. com. br/ especiais/ bebes/ p_036. html). Edio especial: Bebs. So Paulo: Abril, 1998; [6] Bruno Ribeiro. A noo de erro na lngua (http:/ / observatoriodaimprensa. com. br/ news/ view/ _ed672_a_nocao_de_erro_na_lingua). Observatrio da Imprensa. Ano 16 - n 675, edio 672 (13/12/2011); [7] Marcos Bagno. Por que h erros mais errados do que outros? (http:/ / marcosbagno. com. br/ site/ ?page_id=412). Revista Caros Amigos Nov/2009; [8] Stella Bortoni. O Estatuto do erro na lngua oral e na lngua escrita (http:/ / www. stellabortoni. com. br/ index. php?option=com_content& view=article& id=1251:o_istatuto_io_iaao_oa_liogua_oaal_i_oa_liogua_isiaita& catid=1:post-artigos& Itemid=61). 30 Nov 1999; [9] John Lyons. Linguagem e Lingustica: uma Introduo. So Paulo: LTC, 1987; [10] Steven Pinker. O instinto da linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 2002; [11] Folha de So Paulo. Oua quem est falando (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ sinapse/ ult1063u542. shtml). Sinapse On line (26/08/2003); [12] Noam Chomsky. Syntactic Structures . Hague: Mouton, 1957; [13] Marc Hauser; Noam Chomsky & Tecumseh Fitch (2002). "The Faculty of Language: What Is It, Who Has It, and How Did It Evolve?". Science 22 298 (5598): 15691579; [14] Michael Tomasello. Origin of Human Communication. MIT Press, 2008; [15] Cincia na mo. Crnio Antropolgico La Chapelle-Aux-Saints (http:/ / www. cienciamao. usp. br/ tudo/ exibir. php?midia=3bsc& cod=_cranioantropologicolacha). USP; [16] Cincia Hoje. A origem da linguagem humana (http:/ / www. cienciahoje. pt/ index. php?oid=48580& op=all). 19/04/2011; [17] Superinteressante. Dentro da cabea de Noam Chonsky (http:/ / super. abril. com. br/ cultura/ dentro-cabeca-noam-chomsky-443820. shtml). Maio, 2003; [18] Noam Chomsky. Arquitetura da linguagem. So Paulo: Edusc, 2008; [19] Superinteressante. As primeiras formas de linguagem. h? (http:/ / super. abril. com. br/ ciencia/ primeiras-formas-linguagem-eh-443463. shtml). Novembro, 2002; [20] The Economist. Babel or babble? (http:/ / www. economist. com/ node/ 18557572?story_id=18557572). Abril, 2011; [21] Bower, Bruce (11 June 1994). Talking back in time; prehistoric origins of language attract new data and debate - language evolution (http:/ / findarticles. com/ p/ articles/ mi_m1200/ is_n24_v145/ ai_15517386/ ?tag=content;col1). Science News on Bnet (Technology Industry). CBS Interactive News Service; [22] Celso Pedro Luft. Lngua e Liberdade. So Paulo: tica, 2008; [23] Castilho Francisco Schneider. Aquisio da linguagem oral e escrita (http:/ / www. ulbra. br/ letras/ files/ aquisicao-da-linguagem-oral-e-escrita. pdf). Ulbra; [24] Hlio Schwartsman. A Gramtica Universal' (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ pensata/ helioschwartsman/ ult510u356184. shtml). Folha.com. Pensata, 03/08/2006; [25] Language. The New Encyclopdia Britannica: MACROPDIA, 22 .Encyclopdia Britannica, 2005. 2b (p. 548); [26] Instituto Nacional de Educao de Surdos (http:/ / www. ines. gov. br/ default. aspx) [27] "Construdo a partir de palavras semelhantes em vrias lnguas, o esperanto foi criado para servir de idioma universal e promover a paz e a fraternidade entre as naes. Da o nome, que significa esperanoso".Superinteressante. Quais os idiomas artificiais mais falados do mundo? (http:/ / super. abril. com. br/ cotidiano/ quais-idiomas-artificiais-mais-falados-mundo-622378. shtml). Setembro, 2009; [28] Gabriel Othero e Srgio Menuzzi. Lingustica computacional - Teoria & prtica. So Paulo: Parbola, 2008; [29] Alfredina Nery. Gramticas: Normativa, descritiva e internalizada (http:/ / educacao. uol. com. br/ portugues/ gramaticas-normativa-descritiva-e-internalizada. jhtm). Portugus, Uol Educao. [30] R. Vieira e V. Lingstica computacional: princpios e aplicaes. In: IX Escola de Informtica da SBC-Sul. Luciana Nedel (Ed.) Passo Fundo, Maring, So Jos. SBC-Sul, 2001; [31] Gabriel Othero. Lingustica Computacional (http:/ / revistaseletronicas. pucrs. br/ ojs/ index. php/ fale/ article/ viewFile/ 605/ 436). Letras de Hoje. Porto Alegre. v. 41, n 2, p. 341-351, junho, 2006; [32] Cobley, P. Routledge Companion to Semiotics. London, 2010; [33] Karl Ritter von Frisch. Sprache' oder 'Kommunikation' der Bienen?. Psychologische Rundschau 4', 1953; [34] Superinteressante. O papagaio filsofo (http:/ / www. superinteressante. pt/ index. php?option=com_content& view=article& id=62:o-papagaio-filosofo& catid=6:artigos& Itemid=80). Set 2010; [35] Thomas Sebeok. Signs, bridges, origins. In: Trabant, Jrgen (ed.). Origins of Language. Budapest: Collegium Budapest, 1996 (89115); [36] http:/ / www. museudalinguaportuguesa. org. br/

Linguagem
[37] [38] [39] [40] http:/ / www. instituto-camoes. pt/ http:/ / www. prohpor. ufba. br/ http:/ / twiki. ufba. br/ twiki/ bin/ view/ Alib/ WebHome http:/ / www. labeurb. unicamp. br/ elb2/

10

Fontes e Editores da Pgina

11

Fontes e Editores da Pgina


Linguagem Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=36609656 Contribuidores: Alchimista, Alexg, Antero de Quintal, Averaver, Belanidia, Bepp, Beremiz, Bisbis, Bruninhor, Caiomarinho, Carlosdaguape, Chepereira, Chico, CostaPPPR, Daimore, Dantadd, Darwinius, Der kenner, Dpc01, Dudektria, EuTuga, Eye, Fernando Lima RJ, Fernando S. Aldado, Filosofia, GRS73, HenriqueCB, Icarobicalho, Joo P. M. Lima, Jpiccino, Kr, LeonardoG, Leslie, Lijealso, Luiza Teles, Lusitana, Manuel Anastcio, MarcelloModesto, MarceloB, Marote001, Martiniano Hilrio, Matheus Faria, Mfb, Mosca, Mschlindwein, Nuno Tavares, OS2Warp, OffsBlink, Osias, Peteca, Pietro Roveri, RafaAzevedo, Rei-artur, Retornaire, Rjclaudio, Rlins10, Rui Silva, Santana-freitas, Severino666, Ssenna, Stegop, Stuckkey, Sturm, Thiago R Ramos, Thinio, Thrasherbermensch, Tintazul, Tschulz, Uxbona, Vanthorn, Viniferreirat, Waltter Manoel da Silva wppt, Wisapi, Wmarcosw, 160 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


File:Lakhovsky Conversation.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Lakhovsky_Conversation.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: AndreasPraefcke, Bukk, Dia^, Mattes, Peter Isotalo, Ticketautomat, 1 edies annimas File:Cuneiform script2.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Cuneiform_script2.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Avian, Davidge, JMCC1, Mmcannis, NebMaatRa, Phirosiberia, Sumerophile, Sven-steffen arndt, Yann, Zunkir, Zykasaa, 2 edies annimas Ficheiro:Homo sapiens neanderthalensis.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Homo_sapiens_neanderthalensis.jpg Licena: Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported Contribuidores: Luna04 Ficheiro:Serra da Capivara - Painting 8.JPG Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Serra_da_Capivara_-_Painting_8.JPG Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Contribuidores: Vitor 1234 Ficheiro:Baby-global.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Baby-global.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Tognopop Ficheiro:Lascaux2.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Lascaux2.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Cro-Magnon peoples Ficheiro:Unua Libro.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Unua_Libro.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Ludoviko Lazaro ZAMENHOF Ficheiro:ASCII-Table-wide.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:ASCII-Table-wide.svg Licena: Public Domain Contribuidores: ASCII-Table.svg: ZZT32 derivative work: LanoxxthShaddow Ficheiro:Bee waggle dance.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Bee_waggle_dance.png Licena: Creative Commons Attribution 2.5 Contribuidores: (Figure design: J. Tautz and M. Kleinhenz, Beegroup Wrzburg.)

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like