You are on page 1of 13

Universidade do Estado da Bahia UNEB Campus XIX Departamento de Cincias Humanas e Tecnolgicas - DCHT Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Curso de especializao em Educao distncia

Nome do/a Cursista: Andr Silva Carvalho Plo: Euclides da Cunha Ttulo do projeto: O Currculo na formao de profissionais licenciados em Histria em Educao distncia. Tutor/a: Suzana Maria Silva Martins

Trabalho Metodologia

referente da

disciplina curso de

Pesquisa, distncia,

Especializao realizado Carvalho. pelo

trabalho Silva

discente

Andr

Euclides da Cunha , BA agosto de 2012

O Currculo na formao de profissionais licenciados em Histria em Educao distncia. Objetivos:

Estabelecer uma anlise sobre o currculo de formao acadmica dos docentes Licenciados em Histria pelo ensino distncia.

Objetivos Especficos: suporte terico e metodolgico oferecido pelo curso de Ead na Licenciatura em Histria aos seus educandos.

Ead em Histria, analisando se o mesmo cumpre seus objetivos em alcanar a formao de profissionais de qualidade nas licenciaturas em Histria.

Precisa rever os objetivos especficos: o que vc quer ver? O currculo no d suporte, certo; o currculo tambm no cumpre objetivos... Talvez uma boa definio do que seja currculo te ajude em clarificar isso...

Justificativa: Todo o sistema EaD centra-se no aluno e, como resultado, quanto maior a centralidade que se d ao aprendiz mais independente ele se apresenta em relao construo do seu conhecimento. nessa perspectiva que entendemos que a falta das tradicionais aulas no quer dizer que represente uma menor ateno ou preocupao com o aluno. O que se postula ao aluno exatamente o que a contemporaneidade exige, ou seja, indivduos autnomos, mltiplos, flexveis que saibam fazer e refazer seus caminhos de forma rpida e eficiente. Para tanto o professor tem que aprender a ensinar a aprender. Para atender s exigncias contemporneas a educao obrigada a reformular-se e incorporar novos conceitos, instrumentos e metodologias, resultando em novas prticas, tendo que reconstruir conceitos como conhecimento, informao e comunicao problematizando essa relao e discutindo as bases do saber numa sociedade marcadamente comunicativa (LYOTARD, 2000). Devido ao fato de ns estarmos inseridos em um ambiente educacional de formao de docentes em Histria a partir da interao do ensino distncia, buscaremos compreender uma parte desse processo, tentando identificar qual o campo de alcance da educao distncia como instrumento formador de docentes em Histria.
A queda das barreiras de espao e tempo , simultaneamente, o principal desafio e trunfo da expanso da EAD, entendida esta, como processo educativo que envolve diferentes meios de comunicao (material impresso, telefone, televiso, rdio, CD-ROM, Internet), capaz de ultrapassar os limites de tempo e espao e tornar accessvel a interao com as fontes de informao / ou com o sistema educacional de forma que promova a autonomia do aprendiz por meio do estudo flexvel e independente. (OLIVEIRA, 2003, p.34).

A discusso sobre autonomia ampla, a Ead tem por objetivo criar mecanismos para que o estudante percorra e refaa seus caminhos de aprendizagem com independncia e capacidade de cumprir seus objetivos, no entanto, o ensino distncia por meio de seus mecanismos de aprendizagem como AVAs TIC`s deve dar total suporte ao aluno para que isso possa acontecer a partir desse conceito de autonomia que desenvolvemos a inquietao de nosso projeto.Nos comprometemos a buscar analisar o currculo do curso de Histria no Ensino Distncia, para entender quais os avanos e des avanos da tecnologia Ead na formao dos docentes em Histria, e como transmitido e absorvido o conhecimento histrico a partir das TICs. A relevncia historiogrfica desse projeto de pesquisa se d tendo em vista que os estudos sobre o processo de formao de docentes em Histria, especificamente os estudos relacionados formao docente mediante o Ead, ainda no so suficientes para uma anlise completa. A partir disso, buscaremos entender como o Ensino Distncia vem contribuindo para a formao de docentes licenciados em Histria

PRESSUPOSTOS TERICOS O currculo necessita ser re-pensado e analisado tanto na educao presencial quanto na EAD, pois ainda h o pensamento do ensino fragmentado enquanto metodologia necessria ao processo de ensino e aprendizagem. necessrio antes de tudo que cultura e conhecimento caminhem juntos, e assim ambos possam manter um dilogo constante. Sabe-se que em pleno sculo XXI vivese plenas mudanas na educao, estamos vivendo um perodo de transio muito importante na histria da humanidade, tempo em que a velocidade da luz traz a informao. Para tanto, novos tempos requer uma flexibilidade a qual s ocorrer, quando um novo olhar sobre a realidade e uma nova forma de entender o mundo venha ser possvel. Infelizmente apesar dos avanos no pensamento pedaggico, ainda possumos um pensamento obsoleto, e em alguns pontos estamos construindo uma nova viso, um novo paradigma. A discusso sobre a formao dos docentes de histria na Ead utilizando os pressupostos tericos de STREIT (2010), busca compreender dessa maneira, as tecnologias da informao e comunicao enquanto elementos mediadores para construo de uma nova representao da sociedade como uma ao urgente e necessria. Entretanto, imprescindvel trazer para dentro da organizao educacional uma profunda reflexo sobre a aplicao do currculo a partir das TICs, j que atualmente essas tecnologias so utilizadas sem uma maior preocupao com suas verdadeiras possibilidades pedaggicas, limitaes e riscos associados a esses usos e qual o papel do professor diante dessas tecnologias.

A necessidade de profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho na rea da educao est exigindo que os currculos dos cursos de licenciatura observem os paradigmas educacionais existentes reorientando as prticas adotadas. Um exemplo dessa afirmao a insero das discusses sobre a contribuio das Tecnologias da Informao e da Comunicao (TICs) nos cursos de formao de professores. (STREIT, 2010.)

Piaget chamou de autonomia a capacidade do sujeito de elaborar normas prprias, a qual se constitui nas relaes de cooperao: esta noo de autonomia empregada aqui sem uma conotao filosfica. Ela designa somente a possibilidade do sujeito de elaborar, ao menos em parte, suas prprias normas (Piaget, 1954: 534). A idia proposta por Piaget afirmava que o que caracteriza a aprendizagem o movimento de um saber fazer a um saber, o que no ocorre naturalmente, mas por uma abstrao reflexiva, processo pelo qual o indivduo pensa o processo que executa e constri algum tipo de teoria que justifique os resultados obtidos. A interao com o meio scio-cultural se torna um fator preponderante na atuao de mediao. Segundo Vigotsky (1998), o conhecimento acontece a partir do processo de construo das identidades pedaggicas, sociais, espaciais, temporais, e humanas, ou seja, o ambiente de sala de aula, ou outro ambiente qualquer de aprendizagem, se torna concreto, acontece de fato, a partir do momento em que as relaes pessoais se estreitam, h uma maior aproximao entre as partes. Seja o conhecimento pensado a partir do scio - interacionismo, seja pela construo das identidades pedaggicas de Vigotsky, no ensino distncia esse processo passa pela mediao das tecnologias, e a partir dessas TICs que o currculo aplicado.
A mediao pode ser entendida como uma atitude, uma interveno pedaggica que visa facilitar, incentivar

aprendizagem, onde o professor assume a condio de elo de comunicao entre o aprendiz e seu aprendizado de forma

dinmica que favorea o que esse autor apresenta como interaprendizagem. (Masseto 200 apud Valente 2010 p. 21)

A mediao pedaggica acontece, portanto, simbolizada pela ocorrncia de processos de ensino-aprendizagem intencionais, pr-estruturados e

desenvolvidos em consonncia com os saberes escolares e mediadores tecnolgicos disponveis. So esses aspectos que buscaremos compreender se de fato so alcanados de maneira satisfatria na Licenciatura em Histria em educao a distancia.

Problematizao: A necessidade de profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho na rea da educao est exigindo que os currculos dos cursos de licenciatura observem os paradigmas educacionais existentes reorientando as prticas adotadas. Um exemplo dessa afirmao a insero das discusses sobre a contribuio das Tecnologias da Informao e da Comunicao (TICs) nos cursos de formao de professores. Buscaremos compreender como o processo pedaggico das (TICs) e a aplicao de seus currculos vem contribuindo para a formao dos profissionais licenciados em Histria. A partir disso, o Seguinte trabalho tem por objetivo, desenvolver um breve estudo sobre a aplicao do currculo na formao acadmica dos docentes licenciados em Histria pelo ensino distncia. fntender suas ferramentas de aprendizagens, e analisar como essas ferramentas so utilizadas para auxiliar na formao de docentes. Buscaremos entender como os contedos histricos so transmitidos, se realmente ocorre um processo de interao de scio aprendizagem e de construo de identidades, h possibilidade dos docentes construrem um pensamento crtico? O curso oferece um arcabouo terico capaz de suprir as necessidades de um docente em Histria?
O movimento inicial da educao distncia, o de proporcionar formao regular e continuada aos professores em exerccio (os professores leigos), repleto de mrito e, porque no dizer, de xito. No se pode falar o mesmo, entretanto, do que veio depois, quando os cursos de formao de professores passaram a disputar os alunos dos cursos presenciais, substituindo a sala de aula pela formao em trnsito, descolada dos espaos tradicionais de ensino-aprendizagem.

(GIOLO, Jaime, 2008) A discusso introduzida por Giolo 2008, quando o autor critica as disputas entre o ensino presencial e o ensino a distancia pela formao de professores, nos inquieta a analisar essa nova proposta de atuao da educao a distancia, onde no h mais os espaos tradicionais de ensino-aprendizagem. Entender at que ponto isso se refletiu em avanos ou gerou desgastes na

formao dos docentes, especificamente aos docentes em Histria de fundamental importncia na analise do processo de formao de docentes. Diante desse problema, consideramos importante refletir sobre as prticas das tutorias presencias e a distncia na mediao do aluno junto s TICs buscando avaliar os nveis de aproximao ou distanciamento entre a dimenso tecnolgica e pedaggica na modalidade EaD na licenciatura em Histria, j que entendemos que a Educao Superior deve continuamente se auto-avaliar visando a qualidade que se objetiva na formao de um profissional, desta forma que acreditamos encontrar um resultado confivel na resoluo de nossos objetivos.

NOTA METODOLGICA Para fundamentao desse trabalho sero feitos a priori estudos bibliogrficos para situar a perspectiva terica que ser utilizada na anlise sobre o ensino a distncia e a formao de profissionais licenciados em Histria, alm de analisarmos a proposta curricular do curso de Histria em educao distncia para entender a sua aplicabilidade e efetivao no curso. A partir dos referenciais tericos propostos, buscaremos estabelecer um elo comparativo entre os estudos tericos e as experincias vividas nos ambientes educacionais. Para suprir nossos objetivos utilizaremos de entrevistas e anlise terica de arcabouo acadmico referente ao tema. Pretendemos, pois, chamar a ateno para a trade aluno/tutoria/conhecimento ponto chave no nosso entendimento para avaliar a qualidade na formao dos docentes. Segundo passo ser a analise dos dados de alunos formados na ltima turma de ensino distncia na Universidade do Norte do Paran, a fim de

comparar com dados de insero dos mesmos docentes no mercado de trabalho. Gatti (2004, p.11) analisa a inconteste importncia desta abordagem, admitindo que:

[...] h problemas educacionais que para sua contextualizao e compreenso necessitam ser qualificados atravs de dados quantitativos. Por exemplo, como compreender a questo do analfabetismo no Brasil, e discutir polticas em relao a esse problema, sem ter dados sobre seu volume e a sua distribuio segundo algumas variveis, como gnero, idade, condio socioeconmica, regio geogrfica, cidade-meio rural, etc. Os nmeros aqui se tornam muito importantes e suas relaes tambm.

Utilizaremos de abordagem semelhante do mtodo quantitativo acima citado para compreender como o mercado de trabalho est absorvendo os profissionais formados pela educao distncia, e estabelecer assim um paralelo entre a formao e a aceitao dos docentes em Histria. A anlise dos dados tende a seguir um processo indutivo, onde o desenvolvimento do estudo aproxima-se de um funil: no incio com focos de interesse amplos que

tornam-se mais diretos e especficos no decorrer do estudo sobre o ensino distncia e as aprendizagens construdas pelos alunos no Curso de Licenciatura em Histria a Distncia da Universidade do Norte do Paran.

Referncias Bibliogrficas:

BERNADETE, A. Gatti, Estudos quantitativos em educao (2004, p.11) FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996 GIOLO, Jaime : Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234, set./dez. 2008 LEMOS, Andr: Cunha, Paulo (Orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Slina< Porto Alegre, 2003: PP.11-23 LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo : Editora 34, 1999. LYOTARD, J. -F. A condio ps-moderna. Trad. Ricardo Corra Barbosa. 6 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2000. MASETTO, M. Docncia na universidade. 2. ed. Campinas: Papirus, 2000.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemticas. In: MORAN, J. M. (Org). Novas tecnologias e mediao pedaggica. Campinas. Papirus, 2000.

MORAN, Jos Manuel. Modelos Educacionais na Aprendizagem on-line. 2007. Acesso disponvel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/modelos.htm OLIVEIRA, Marta Khol de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo scio-histrico. So Paulo: Scipione, 2003. OKADA, Alexandra Lilavti Pereira. A construo coletiva do conhecimento como rede de significados em ambientes virtuais de aprendizagem. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-Graduao em Educao: Currculo - Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 2002. PIAGET, J. Aprendizagem e desenvolvimento. In: Pancella, J. S. V. Studuing Teaching. Prentice Hall, 1971 (texto traduzido)

STREIT, Islia Rssler A Formao do professor de Histria e as tecnologias da informao e da comunicao (TICS) Universidade de Passo Fundo. 2010 Acesso disponvel em: http://www.eeh2010.anpuhrs.org.br/resources/anais/9/1279112989_ARQUIVO_ artigoXencontrodehistoria.pdf

TAROUCO, L. M. R.; MORO, E. L. S; ESTABEL, L. B. O professor e os alunos como protagonistas da educao aberta e a distncia mediada por computador. 2003. Acesso disponvel em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/19649

VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1994.

Observaes: De forma geral, creio que temos um projeto, mas ele precisa de uns ajustes: ajustar o objetivo geral e definir bem os especficos [creio que as minhas indicaes devem te dar esse rumo]; o teu estudo super importante interessa saber como os egressos da EaD em licenciatura em histria esto sendo absorvidos; esse seria um objetivo; o outro objetivo sobre o currculo... esta confuso vc precisa solucionar... rever as referncias; esto fora do padro ABNT. No mais estou s ordens. Bom trabalho!

You might also like