You are on page 1of 19

INTRODUO

A presente Unidade Didctica de Atletismo destina-se aos alunos do 5 ano de escolaridade. Tendo em conta as potencialidades pedaggicas que so reconhecidas, a disciplina de Educao Fsica deve oferecer oportunidades formativas diversificadas e complementares, promovendo a elevao da aptido fsica, a adaptabilidade aos diferentes tipos de actividade e interesse para continuar a aprender e descobrir. Seguindo esta perspectiva, torna-se de primordial importncia definir o estado inicial em que os alunos se encontram nesta modalidade desportiva de modo a que os objectivos finais a cumprir, se ajustem s suas reais capacidades. Assim, esta Unidade Didctica tem como principal objectivo a

operacionalizao de um plano curricular relativo Educao Fsica, para isso, factores como as premissas do programa de Educao Fsica, e os recursos humanos, materiais e temporais, foram tidos em conta na sua elaborao.

ESTRATGIA GERAL DA UNIDADE


A leccionao da modalidade de Atletismo ser realizada utilizando uma estratgia que aponta para a progresso e para a continuidade, de modo a que os novos contedos no se encontrem desconexos dos contedos j leccionados. A demonstrao dos comportamentos e gestos tcnicos ser realizada pelo professor, podendo este, numa ou noutra ocasio recorrer a um aluno com um nvel tcnico aceitvel para realizar a demonstrao. Sero utilizados os alunos impossibilitados de prtica motora, na organizao e auxlio das tarefas de aula, sempre que eventualmente haja alunos nesta situao. As situaes de aprendizagem privilegiaro o bom funcionamento do grupo, para que cada aluno possa usufruir de mais tempo na tarefa, aumentando, desta maneira, o tempo disponvel para a prtica. A avaliao a realizar durante esta Unidade de Atletismo ter carcter formativo. No final desta mesma unidade didctica, o aluno ser avaliado quantitativamente, atravs da realizao da prtica das disciplinas ou exerccios propostos.

DEFINIO DO PROCESSO AVALIATIVO


A avaliao processar-se- em trs momentos e assume trs formas diferentes: - Avaliao Diagnostica - Avaliao Formativa - Avaliao Sumativa.

Avaliao Diagnostica Ser realizada na primeira aula desta Unidade Didctica. Tem como objectivo conhecer o nvel inicial dos alunos. Trata-se de uma avaliao que assume um carcter de prognstico Avaliao Formativa uma avaliao cujo processo decorre ao longo da leccionao da Unidade Didctica, com a finalidade de controlar a evoluo dos alunos, a verificao da adequao dos contedos em relao aos objectivos pretendidos e das estratgias em relao aos contedos e objectivos. Avaliao Sumativa Esta avaliao ser realizada no final da Unidade com a finalidade de avaliar o grau de satisfao de todos os objectivos inicialmente propostos. Para alm de avaliar todos os objectivos inicialmente propostos, permite uma avaliao dos resultados, de modo a conceder ao professor elementos que lhe permitam conhecer o nvel de aprendizagem dos alunos.

CRITRIOS DE AVALIAO
Determinao da avaliao
Neste ponto comeo pela apresentao de um quadro sumrio de avaliao do 2 ciclo do Ensino Bsico da Unidade Didctica de atletismo, com as ponderaes de cada domnio. A escala para avaliao dos alunos do Ensino Bsico de um a cinco.

Domnio Motor 50% 20% - Avaliao final 30% - Progresso na aprendizagem

Domnio Cognitivo 20% 15% - Teste de avaliao sumativa 5% - Avaliao formativa

Domnio Scio - Afectivo 30% 6% - Assiduidade/ Pontualidade 6% - Empenho/ participao 6% - Material escolar 12% - Comportamento

Nota: Em casos especiais (ex. alunos que no fazem aula por terem atestado mdico) a avaliao contempla os domnios: scio afectivo e cognitivo, estando definidos 50% da nota para cada domnio.

De uma forma geral podemos considerar que os alunos se encontram nos seguintes nveis:

Componente Motora

O aluno est no nvel 1: Se no realiza nem aplica os contedos leccionados ou executa alguns mas de forma muito dbil. No se esfora para realiz-los ou essa progresso claramente insuficiente e ocasional.

O aluno est no nvel 2: Se realiza e aplica alguns dos contedos leccionados embora no atinja os objectivos mnimos. Apesar de haver algum empenhamento a sua progresso limita-se a uma evoluo natural resultante da prtica em si, no se expressando significativamente.

O aluno est no nvel 3: Se realiza e aplica grande parte dos contedos leccionados

satisfatoriamente ou, sendo dbil em alguns contedos consegue realizar e aplicar outros, atingindo os objectivos mnimos. Apesar de haver algum empenhamento, a sua progresso limita-se a uma evoluo natural resultante da prtica em si, no se expressando significativamente.

O aluno est no nvel 4: Se apresenta bom domnio de grande parte dos contedos, realizando e aplicando-os com facilidade. Tem uma progresso que se destaca como fruto do empenho apresentado.

O aluno est no nvel 5: Se realiza e aplica os contedos com grande facilidade e um elevado nvel de execuo. Progrediu com base nas situaes propostas, em que facilmente alcanava os objectivos.

Componente Cognitiva

A) Avaliao sumativa No final da unidade didctica, os alunos sero submetidos a uma avaliao escrita dos contedos leccionados. A nota do teste de avaliao estar compreendida entre 0 e 100%, escala esta utilizada para o ensino bsico. B) Avaliao Formativa O professor durante as aulas realiza questes aos alunos, procurando avaliar os conhecimentos que os alunos esto a adquirir.

Componente Scio-Afectiva
O aluno est no nvel 1: Se no participa nas situaes elaboradas, demonstrando falta de empenho e uma deficiente relao com os seus colegas.

O aluno est no nvel 2: Se revela uma fraca participao nas situaes elaboradas,

demonstrando pouco empenho e interesse.

O aluno est no nvel 3: Se participa nas situaes elaboradas mostrando interesse. Coopera e colabora com os seus colegas. resultante da prtica em si, no se expressando significativamente.

O aluno est no nvel 4: Se mostra empenho, interesse e entrega s situaes elaboradas, relacionando-se com cordialidade com os seus colegas.

O aluno est no nvel 5: Se participa activamente em todas as situaes procurando o xito pessoal e o do grupo mostrando bastante entrega e empenho.

OBJECTIVOS
Objectivos gerais O aluno: - Coopera com os companheiros, admitindo as indicaes que lhe dirigem e cumprindo as regras que garantam as condies de segurana, a preparao, arrumao e preservao do material. - Conhece o objectivo, a funo e o modo de execuo das principais aces tcnicas e suas principais regras, adequando as suas aces a esses conhecimentos. - Interpreta as adaptaes do funcionamento do seu organismo durante a actividade fsica: da frequncia cardaca, da frequncia respiratria e existncia de sinais exteriores de fadiga, relacionando-os com as funes crdio respiratrias, cardiovasculares e msculo - articulares.

Objectivos operacionais O aluno: - Efectua uma corrida de velocidade na distncia de 40 metros. Acelera at velocidade mxima, mantendo uma elevada frequncia de movimentos. Realiza apoios activos sobre a parte anterior do p, com a extenso do membro inferior e termina em acelerao acentuada. Realiza a chegada com projeco do corpo frente sem diminuio da velocidade. - Efectua uma corrida em regime de resistncia aerbia, com a partida normal de p, doseando equilibradamente o esforo durante a corrida que ter uma durao de 6 minutos e percorrendo nesse tempo a maior distncia possvel. Durante a corrida dever manter a cabea direita, o olhar dirigido em frente, os ombros baixos e o tronco direito, movimentando os membros superiores com as mos descontradas e manuteno de um ritmo constante. Realiza ainda o controlo da respirao com o tempo de expirao mais prolongado que o de inspirao. - Salta em Comprimento com a tcnica de voo na passada, com corrida de balano e chamada e impulso numa zona de chamada. Acelera

progressivamente a corrida com apoios activos e realiza a extenso completa da perna de chamada no exacto momento dessa chamada/impulso. Eleva energicamente a coxa da perna livre projectando-a para a frente e mantendo-a em elevao durante o voo (conservando a perna de impulso atrasada). Realiza a recepo na areia a ps juntos, flectindo os membros inferiores pelos joelhos e projectando o corpo para a frente. - Lana o peso de lado e sem balano e com a colocao do engenho apoiado nas falangetas dos dedos, iniciando com o peso por baixo do maxilar e junto ao pescoo. O inicia o lanamento realizando a flexo do membro inferior do lado do peso e a inclinao do tronco sobre o mesmo membro (Posio de fora). Empurra o peso para a frente e para cima, com extenso do membro superior de lanamento e do membro inferior do mesmo lado e avano da bacia, mantendo o cotovelo afastado em relao ao tronco. Numa fase mais avanada lana com um pequeno deslizamento no crculo

CONTEDOS
A Unidade Didctica de Atletismo, em termos de sistematizao da sua apresentao, est estruturada pelo desenvolvimento de cada contedo pretendido, obedecendo seguinte ordem de apresentao:

A) Descrio Tcnica B) Componentes crticas C) Erros mais comuns Especificao dos contedos

A) CORRIDAS - Resistncia - Velocidade B) SALTOS - Comprimento (com tcnica na passada) C) LANAMENTOS - Lanamento do peso

Componente Tcnica

Corrida de velocidade com partida de p

PARTIDA EM P COMPONENTES CRTICAS P esquerdo frente (1); P direito mais recuado (2); Joelhos um pouco flectidos (3); Olhar dirigido para a frente (4); Desequilbrio frente (5).

CORRIDA PROPRIAMENTE DITA (ACELERAO AT VELOCIDADE MXIMA) FASE INICIAL Corpo inclinado frente; Passadas iniciais curtas e rpidas; Aproveitamento da oscilao dos braos para na entrar mais velocidade FASE PRINCIPAL Tronco prximo da vertical; (A) Contacto dos ps com o solo feito pelo tero anterior; (B) Joelhos bem elevados; (C) Frequncia de passada elevada; Amplitude de passada mxima; Oscilao forte dos braos; Olhar sempre dirigido para a frente (D)

rapidamente adequada.

CHEGADA META Inclinao do tronco frente nos dois ltimas passadas; No diminuir a velocidade de corrida; Depois de passar a meta reduzir gradualmente a velocidade.

Salto em Comprimento

Objectivo: saltar a maior distncia horizontal possvel.

Fases do salto em comprimento: corrida de aproximao ou balano, chamada ou impulso, voo e recepo ou queda.

CORRIDA DE APROXIMAO OU BALANO Corrida de balano feita maior velocidade possvel; Tronco direito; (a) Olhar em frente. (b)

CHAMADA OU IMPULSO Chamada a um p (p de impulso ou chamada) na tbua de chamada; (1) Elevar o joelho da perna livre (2) Extenso completa e explosiva da perna de impulso. (3) VOO Juntar perna de impulso a perna livre. (4)

RECEPO OU QUEDA Cair a ps juntos e com inclinao do tronco frente e flexo das pernas; (5) Avanar os braos para evitar

queda retaguarda.

Lanamento do Peso

Objectivo: Lanamento do engenho o mais longe possvel;

Fases: Preparao, Deslizamento, Arremesso, Recuperao.

PREPARAO Apoiar o peso na base dos dedos; Pressionar o peso com a mo direita contra a base do maxilar direito; DESLIZAMENTO Elevar a perna esquerda (1) Impulsionar para a retaguarda com extenso forte da perna esquerda; ( 2) Deslizar impulsionado pelo calcanhar; (3) Manter os ombros voltados para o ponto de partida; ARREMESSO Rodar os dois ps na direco do arremesso; O Peso do corpo suportado pela perna direita; (4) Arremessar o peso com o cotovelo elevado; (5) Extenso do joelho esquerdo; (6) RECUPERAO Aps arremessar o peso, efectuar um salto colocando a perna direita frente; (7)

EXTENSO E SEQUNCIAS DOS CONTEDOS


Contedos Resistncia Tcnica de corrida Velocidade Partida de p 40 m Salto em comprimento Lanamento do peso Legenda AD Avaliao Diagnstica T Primeira transmisso E- Exercitao AS Avaliao Sumativa 1 AD
T T

2 E
E E

3 E
E E E

4 E
AS AS AS

5 E

6 E

7 E

8 E

9 E

10 E

11 AS

AS T E AS

SEQUNCIA DE CONTEDOS
Aula n 1
Avaliao diagnstica Tcnica de corrida Partida de diferentes posies

Aula n 2
Resistncia Tcnica de corrida Partida a partir de diferentes estmulos

Aula n 3
Resistncia Corrida de 40m

Aula n 4

Aula n 5

Aula n 6
Resistncia Ligao da corrida preparatria com a chamada e a impulso

Resistncia Avaliao da corrida de velocidade

Resistncia Exercitar a impulso

Aula n 7
Resistncia Ligao da corrida preparatria com a chamada e a impulso e com a queda

Aula n 8

Aula n 9

Resistncia Salto em comprimento

Resistncia Lanamento do peso

Aula n 10
Resistncia Lanamento do peso

Aula n 11
Resistncia Lanamento do peso

Ano: 5 Material: Caixa de areia, paus, arcos, coletes, pesos, elstico. Competncias Essenciais: Cooperar com os colegas cumprindo as regras que garantam as condies de segurana e a preparao, arrumao

e preservao do material. Realizar uma corrida em regime de resistncia aerbia durante 6 minutos resistindo fadiga. Adquirir / Exercitar a tcnica de corrida. Saltar em comprimento com a tcnica de voo na passada, com corrida de balao. Realizar o lanamento do peso.

Aula

Contedos
Resistncia Tcnica de Corrida. Partida de p.

Objectivos Especficos
Avaliao diagnstica da resistncia Introduzir a tcnica de corrida e a partida de p.

Funo Didctica
1 Transmisso

Organizao Metodolgica
Vagas

Critrios de xito
Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar. Cabea levantada. Apoios activos sobre a parte anterior do p. Manter uma elevada frequncia de movimentos. Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar. Cabea levantada. Apoios activos sobre a parte anterior do p. Manter uma elevada frequncia de movimentos.

Resistncia Tcnica de Corrida. Partida de p.

Resistir ao esforo Exercitar a tcnica de corrida e a partida de p.

Exercitao

Vagas

Aula

Contedos

Objectivos Especficos

Funo Didctica

Organizao Metodolgica

Critrios de xito
Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar. Apoios activos sobre a parte anterior do p. Manter uma elevada frequncia de movimentos.

Resistncia Resistir ao esforo Consolidao Vagas Tcnica de Corrida Consolidar a tcnica de corrida 40 m

40 m Resistncia 4

Avaliar a velocidade Resistir ao esforo

Avaliao sumativa Exercitao

Vagas

Apoios activos sobre a parte anterior do p. Manter uma elevada frequncia de movimentos. Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar.

Resistncia Salto em comprimento 5

Resistir ao esforo Introduzir o salto em comprimento Exercitar a impulso

Exercitao 1 Transmisso

Fila indiana

Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar. Chamada activa. Projectar a perna de balano para cima e para a frente.

Resistncia Salto em comprimento 6

Resistir ao esforo Exercitao Associar a corrida de balano chamada e impulso

Fila indiana

Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar. Apoios activos e breves. Efectuar a corrida de balano e apoiar o p de impulso na tbua de chamada.

Aula

Contedos
Resistncia Salto em comprimento

Objectivos Especficos
Resistir ao esforo Ligar a corrida de balano com a impulso, o voo e a queda

Funo Didctica
Exercitao

Organizao Metodolgica
Fila indiana

Critrios de xito
Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar. Apoios activos e breves. Efectuar a corrida de balano e apoiar o p de impulso na tbua de chamada. Rodar os braos para a frente e cair sobre os dois ps avanando o tronco. Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar. Efectuar a corrida de balano e apoiar o p de impulso na tbua de chamada. Projectar a perna de balano para cima e para a frente. Rodar os braos para a frente e cair sobre os dois ps avanando o tronco. Colocao de lado para o local de lanamento, com as pernas afastadas. Segurar o peso com os dedos abertos e sem tocar na palma da mo. Encostar o peso ao pescoo como cotovelo afastado do corpo e o brao livre elevado. Inclinar o tronco sobre a perna mais afastada da antepara. Rodar o corpo e empurrar o peso para a frente e para cima. Estender o brao esquerdo com a palma da mo para cima para que o testemunho seja entregue de cima para baixo. Segurar o testemunho pela sua parte anterior e passa-o para a outra mo. Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar.

Resistncia Salto em comprimento 8

Resistir ao esforo Exercitar / Avaliar o salto em comprimento

Exercitao Avaliao

Fila indiana

Lanamento do peso Resistncia

Introduzir o lanamento Resistir ao esforo

1 Transmisso Exercitao

Vagas

Aula

Contedos
Lanamento do peso Resistncia

Objectivos Especficos
Exercitar/ consolidar o lanamento do peso Resistir ao esforo

Funo Didctica
Exercitao

Organizao Metodolgica
Vagas

Critrios de xito
Colocao de lado para o local de lanamento, com as pernas afastadas. Segurar o peso com os dedos abertos e sem tocar na palma da mo. Encostar o peso ao pescoo como cotovelo afastado do corpo e o brao livre elevado. Inclinar o tronco sobre a perna mais afastada da antepara. Rodar o corpo e empurrar o peso para a frente e para cima. Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar. Apoios activos sobre a parte anterior do p. Manter uma elevada frequncia de movimentos. Colocao de lado para o local de lanamento, com as pernas afastadas. Segurar o peso com os dedos abertos e sem tocar na palma da mo. Encostar o peso ao pescoo como cotovelo afastado do corpo e o brao livre elevado. Inclinar o tronco sobre a perna mais afastada da antepara. Rodar o corpo e empurrar o peso para a frente e para cima. Realizar uma corrida durante 6 minutos sem parar.

10

Resistncia Lanamento do peso

Exercitar/ avaliar os contedos abordados

Avaliao sumativa

Vagas

11

You might also like