You are on page 1of 40

TEMPLRIOS

Non Nobis Domine, Non Nobis, Sed Nomini Tuo ad Gloriam!


( No por ns Senhor, no por ns, mas para a glria de Teu nome! )

No ano 1071 os turcos mulumanos tomaram Jerusalm. Na Europa, a Igreja Catlica organizou expedies militares em direo Terra Santa, com o objetivo oficial de reconquistar os territrios sagrados de sua religio. Essas expedies foram denominadas Cruzadas, pelo fato de que seus peregrinos usavam uma cruz nas vestimentas e bandeiras.

No ano 1118, Jerusalm j era um territrio cristo. Assim, nove monges veteranos da primeira Cruzada, entre eles Hugh de Payen, dirigiram-se ao rei de Jerusalm Balduno I e anunciaram a inteno de fundar uma ordem de monges guerreiros.

Dentro de suas possibilidades, se encarregariam da segurana dos peregrinos que transitavam entre a Europa e os territrios cristos do Oriente. Os membros fizeram votos de pobreza pessoal, obedincia e castidade.

Os denominados Pobres Cavaleiros de Cristo se instalaram numa parte do palcio que foi cedida por Balduno, um local que outrora foi o Templo de Salomo. Por isso ficaram conhecidos como Cavaleiros do Templo, ou Cavaleiros Templrios.

Apenas em 1127 no Conclio de Troyes, o Papa Honrio II outorgou a condio de Ordem, concedendo um hbito branco com uma cruz vermelha no peito. O smbolo era um cavalo montado por dois soldados, numa aluso a pobreza.

A Ordem desenvolveu uma estrutura bsica e se organizou numa hierarquia composta de sacerdotes at soldados.

A esta altura, constituda no apenas por religiosos mas principalmente por burgueses, os Templrios se sustentavam atravs de uma imensa fortuna que provinha de doaes dos reinados.

Durante um perodo de quase dois sculos, a Ordem foi a maior organizao Militar Religiosa do mundo. Suas atividades j no estavam restritas aos objetivos iniciais.

Os soldados templrios recebiam treinamento blico; combatiam ao lado dos cruzados na Terra Santa; conquistavam terras; administravam povoados; extraam minrios; construam castelos, catedrais, moinhos, alojamentos e oficinas; fiscalizavam o cumprimento das leis e intervinham na poltica europia.

Alm de aprimorarem o conhecimento em medicina, astronomia e matemtica. Houve at mesmo a criao de um sistema semelhante ao dos bancos monetrios atuais.

Ao iniciar a viagem para a Terra Santa, o peregrino trocava seu dinheiro por uma carta de crdito nominal que lhe era restituda em qualquer posto templrio. Assim, seus bens estavam seguros da ao de saqueadores. O poder dos Templrios tornouse maior que a Monarquia e a Igreja.

As seguidas derrotas das Cruzadas no sculo XIII, comprometeram a atividade principal dos Templrios, e a existncia de uma Ordem Militar com tais objetivos j no era necessria. Neste mesmo perodo, o Rei Felipe IV - O Belo - comandava a Frana.

Felipe IV devia terras e imensas somas em dinheiro aos Templrios. Assim, props ao arcebispo Beltro de Got uma troca de favores. O monarca usaria sua influncia para que o religioso se tornasse Papa.

Por sua vez, Beltro de Got se comprometeria a exterminar a Ordem dos Templrios assim que alcanasse o papado. No ano de 1305, Beltro de Got sobe ao Trono de So Pedro como o Papa Clemente V.

Neste momento tinha incio as acusaes contra os cavaleiros e a implacvel perseguio em toda a Europa.

O processo inquisitrio contra os Templrios se estendeu por vrios anos sob torturas e acusaes diversas, como heresia, idolatria, homossexualismo e conspirao com infiis.

Por volta do dia 20 de setembro de 1307 Filipe VI enviou cartas lacradas a todos os senescais do reino com ordens expressas de que somente fossem abertas na noite de quinta-feira 12 de outubro.

Quando as cartas foram simultaneamente abertas, a ordem expressa do rei resumia-se em: os Templrios so acusados de graves heresias e crimes.

Na madrugada de sexta-feira 13 de outubro de 1307 todos foram aprisionados e postos a ferros. Da a crena de que toda a sexta-feira 13 um dia de azar.

Na Frana, o ltimo GroMestre da Ordem, Jacques de Molay, e outros 5 mil cavaleiros foram encarcerados pelos soldados do Rei Felipe.

No entanto, ao tentar apoderarse do precioso segredo que a Ordem dos Templrios possua no seu tesouro, Filipe VI encontrou uma decepo: a frota de navios Templrios ancorados na Frana desaparecera misteriosamente para nunca mais ser vista.

Finalmente, em 18 de maro de 1314, Jacques de Molay, aos 70 anos de idade, foi levado fogueira da Santa Inquisio s margens do Rio Sena, em Paris.

Foram essas as suas ltimas palavras:


"NEKAN, ADONAI !!! CHOL-BEGOAL!!! PAPA CLEMENTE... CAVALEIRO GUILHERME DE NOGARET... REI FILIPE: INTIMO-OS A COMPARECER PERANTE AO TRIBUNAL DE DEUS DENTRO DE UM ANO PARA RECEBEREM O JUSTO CASTIGO. MALDITOS! MALDITOS! TODOS MALDITOS AT A DCIMA TERCEIRA GERAO DE VOSSAS RAAS!!!"

Clemente V morreu trinta e trs dias depois e o Rei Felipe, o Belo, em pouco mais de seis meses.

Dizem as lendas, que a frota se dirigiu para Portugal, onde sabia contar com forte proteo.

Perante as ordens do Papa no sentido de extinguir os Templrios e executar os seus cavaleiros, o rei D. Dinis instaurou um processo de inqurito de forma a averiguar sobre a culpa ou inocncia desses cavaleiros.

O inqurito concluiu, (como seria de esperar), que os cavaleiros da Ordem dos Templrios estavam inocentes de todas as acusaes. Em virtude disso, nenhuma morte ocorreu.

Mais que isso, o rei portugus resolveu o assunto com aguda habilidade diplomtica: Retirou todos os bens materiais da Ordem dos Templrios, e transferiu-os para uma nova ordem que criou ao abrigo da coroa Portuguesa.

Deu a essa nova ordem o nome de Ordem de Cristo, cujo o smbolo era precisamente a famosa Cruz da Cristo vermelha num fundo branco.

Em 1319, nascia assim a Ordem de Cristo, provavelmente um dos ltimos redutos na Europa onde os templrios continuaram a existir e a viver na persecuo das suas santas metas, e conservando os seus mticos segredos.

Contam as lendas que os templrios estiveram ocultamente envolvidos nas aventuras martimas portuguesas. H mapas incluindo o Brasil desde 1389.

Infante D. Henrique, Pedro Alvares Cabral, Vasco da Gama entre outros, foram todos eles membros da Ordem de Cristo, ou seja: Templrios.

As naus que aportaram no Brasil traziam a bandeira desta nova Ordem. Pedro lvares Cabral seria no apenas um navegador, mas um dos altos comandantes da Ordem de Cristo, que fez uso dos mapas e cartas de navegao templrias para "descobrir" o Brasil.

Rezam as lendas que a Ordem dos Templrios assim se instalou no Brasil ate aos dias de hoje. Inmeros smbolos de municpios no Brasil possuem ainda hoje cones que so de inspirao templria.

Atualmente, os Templrios esto presentes em diversos pases, onde se dedicam atividades em prol do bemestar moral e material da civilizao e progresso do ser humano.

Propugnam a ajuda a orfanatos, o amparo velhice e s crianas desamparadas, o estmulo moral e material s cincias e s artes em geral.

E, acima de tudo, sendo uma ordem de carter ecumnico, no faz distino de raa, credo, nacionalidade e de estirpe, respeitando em qualquer caso, as leis e as tradies de todos os povos e de todos os pases por onde estendem suas atividades.

Non Nobis Domine, Non Nobis, Sed Nomini Tuo ad Gloriam!


(Salmo de David e Lema dos Templrios)

J.Truffi

You might also like