You are on page 1of 18

O gnero em diferentes abordagens discursivas.

So Paulo: Paulistana, 2011

O poema em prosa: uma anlise de Galxias, de Haroldo de Campos


_____________________________________________________________________________ Alessandra Ferreira Ignez1 Resumo: Vertentes contemporneas e mesmo alguns autores do incio do sculo XX, dentre eles Mikhail Bakhtin, percebem a impossibilidade de se abordar a questo do estilo dissociando-a da do gnero discursivo. Os gneros, como esferas da comunicao, assentam-se sobre um trip: contedo temtico, estilo e construo composicional. Cada esfera possui finalidades distintas que provocam diferentes usos da lngua (estilo). No caso do poema em prosa, sua natureza hbrida: so utilizados tanto aspectos estilsticos quanto o contedo temtico do poema dentro de uma estrutura prosaica. Restringindo-se questo estilstica, pode-se observar que, nesse gnero, assim como nos poemas em geral, o poeta tenta arquitetar seu texto de modo que a forma passe a retomar o contedo. Neste trabalho, pretende-se mostrar como aspectos estilsticos do poema em prosa aparecem em Galxias, de Haroldo de Campos, e quais seus efeitos expressivos. Palavras-chave: estilo; poema em prosa; expressividade; hibridismo; gnero

1. Introduo
Podemos encontrar vrios gneros pertencentes esfera do discurso literrio. Dentre eles, encontram-se o poema, a novela, o romance, o conto etc. Sob a designao de textos poticos ou de textos em prosa agrupam-se. O poema pertence ao mbito da poesia, e os outros mencionados, ao da prosa. Vale assinalar que a poesia pode manifestar-se, como afirma Goldstein (2006, p.64), em outras obras artsticas, como dana, escultura, cano etc, entretanto tambm se concretiza no poema. Como as outras artes, o poema possui uma linguagem totalmente voltada para si. A sua forma remete ao contedo, e essa relao se d de maneira muito estreita. Sendo assim, as palavras ganham nesse gnero, graas organizao formal do texto, aspectos semnticos flutuantes, o que faz com que o texto convide o leitor a uma releitura e que lhe oferea mais de uma interpretao. preciso ressaltar que esses efeitos poticos so obtidos por meio da organizao do texto, a qual busca explorar a sua parte significante, que atrelada do contedo, passa a significar no discurso.

Doutoranda do Programa de Filologia e Lngua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP. Bolsista Capes, desenvolve pesquisa sob orientao da Dra. Elis de Almeida Cardoso. E-mail: ale_ignez@hotmail.com.

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

No contexto da literatura, porm, no possvel dizer que a prosa (literria) no tenha preocupaes referentes expressividade da parte significante do texto, mas, o poema e a prosa literria apresentam, em graus diferentes, essa preocupao: no primeiro caso, existe uma busca pela mxima explorao da parte significante e, no segundo, isso ocorre em grau menor. Diferenas so apontadas entre prosa e poesia, e, muitas vezes, at hoje, so consideradas opostos. O que dizer, ento, do surgimento, no Romantismo, de um poema escrito dentro da estrutura prosaica? A partir desse movimento, existe uma tendncia em romper com moldes estabelecidos, em criar novas formas de se fazer poesia. Desde ento, alguns poetas, passam a fazer uso da prosa para escrever poemas; criando, portanto, o poema em prosa. Surge, assim, um terreno sem fronteiras, em que prosa e poema encontram-se, um campo onde existem ambiguidades formais. Como afirma Goulart (2003, p.11), tal gnero surge com a crise do verso, durante a poca do Romantismo, pois alguns poetas consideravam a versificao uma forma de inibio do ato criativo. O poema, nesse caso, estrutura-se dentro dos moldes da composio prosaica. Muitos o consideravam uma anomalia, pois no podiam conceber poema sem o verso. Como diria Johnson (1982, p.113), alguns o julgavam um monstro hbrido. Considerar hoje que o poema um texto que se estrutura em versos no seria bastante, pois, adotando essa definio, teramos de refutar a ideia de poema em prosa, visto que, nesse caso, o poema no versificado. Torna-se necessrio, ento, rever as concepes existentes sobre poema. Deve-se perceber que, como assinala Sandras (1995, p. 19), o poema em prosa um conjunto de formas literrias breves pertencentes a um espao de transio em que so redefinidas as relaes entre prosa e verso, trazendo novas concepes de poema.

2. Consideraes sobre as propriedades do poema em prosa


A noo de gnero proposta por Bakhtin (1997, p.279) auxilia-nos muito nessa reconsiderao sobre o poema. Como este um gnero, sustenta-se sobre um trip: contedo temtico, construo composicional e estilo. Os versos, no caso, fazem parte da composio desse gnero, porm a ele resta tambm um estilo, ou seja, uma forma particular de emprego da lngua e um contedo temtico, isto , uma abordagem potica de assuntos. Dentre os aspectos

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

estilsticos do poema, possvel observar que os principais so os acoplamentos de grandes segmentos de um texto (LEVIN, 1975, p. 61-62), as repeties e o gosto pela conotao. Os acoplamentos revelam as convergncias entre os diferentes planos do texto, fazendo com que se espelhem; o plano sonoro, por exemplo, pode reforar, por meio de sua organizao, o plano do contedo. Alm desse tipo de reiterao complexa, o poema marcado por outros tipos de repetio que intensificam uma ideia ou do destaque forma textual. Segundo Cohen (1982, p.54), existem trs tipos de redundncia: do signo, do significante e do significado. O primeiro tipo refere-se repetio de uma mesma palavra. O segundo pode manifestar-se de duas formas: total uso de homnimos e parcial uso de traos prosdicos constitutivos do verso: rimas, aliterao, metro etc. O terceiro tipo diz respeito ao uso da sinonmia (redundncia total) e do pleonasmo (redundncia parcial). De acordo com o autor (1982, p.58), a poesia caracteriza-se pela explorao do sentido pattico, afetivo das palavras. A redundncia, segundo ele, intensifica essa tonalidade afetiva das unidades lexicais. Micheletti (1997, p.151) tambm cita a repetio de estruturas sintticas, que, assim como as outras, possui um efeito intensificador. Na prosa, a repetio utilizada como elemento coesivo. Nesse universo, entretanto, evita-se uso exagerado de repeties, pois se pretende chamar a ateno para o contedo textual e no para a forma do texto. No discurso literrio, existe uma preferncia pela conotao e plurissignificao. O discurso literrio, seja ele, a prosa literria ou o poema, em diferentes graus, preza pela possibilidade de mltiplas leituras e pelo sentido figurado. Cohen (1966, p.165) possui uma viso sobre denotao e conotao que interfere de maneira direta no discurso literrio. Como se sabe, a literatura busca novos modos de traduzir conceitos j conhecidos, esforando-se tambm para refletir um modo subjetivo de tratar determinado referente. Sendo assim, o autor diz que a conotao e a denotao possuem o mesmo referente, entretanto se opem no plano psicolgico: a denotao designa a resposta cognitiva e a conotao a resposta afetiva, provocadas por expresses diferentes do mesmo objeto. A conotao, diferentemente da denotao, trabalha com aspectos afetivos da linguagem, que fazem tambm com que o interlocutor preste ateno nas escolhas operadas para se constituir o discurso, isto , a ateno volta-se em direo da forma de expresso.

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

Observando o discurso potico, pode-se afirmar que possui uma maneira distinta de dizer, que se preocupa com a organizao desse falar, de modo que a forma passe a ter significao para o enunciado. Da inter-relao entre o plano do significado e o da expresso, surgem efeitos de expressividade. Verifica-se que, no caso do poema em prosa, os escritores lanam mo do estilo potico e do contedo temtico do gnero poema no universo prosaico. Nesse gnero, todas as caractersticas do estilo potico so aproveitadas, exceto os versos, que, na realidade, fazem parte da construo composicional do poema, e as rimas. Antes de continuarmos a explorar as caractersticas desse gnero, vlido mencionar que muitos pensam que o poema em prosa seria uma prosa potica, entretanto estes so gneros textuais distintos. De acordo com Sandras (1995, p.22), existe uma diferena entre eles embora pertenam ao discurso potico: a prosa potica, segundo ele, utiliza fundamentalmente recursos rtmicos e prosdicos da lngua, que tradicionalmente so utilizados em poemas, e o poema em prosa vai alm, fazendo uso dos acoplamentos caractersticos do discurso potico e das repeties. Goldstein (2006, p.64-65) tambm diz que o poema em prosa um texto completo que apresenta caractersticas prprias do poema, mas, em vez de ser escrito em versos, escrito de maneira sequencial. Para a autora, diferencia-se da prosa potica, porque esta se caracteriza por ser um pequeno trecho potico escrito em prosa que se insere dentro de outros gneros: notcia, crnica, romance, pea teatral, carta etc. Vale tambm lembrar que o poema em prosa tem como substantivo definidor poema, o que significa dizer que se trata de um poema escrito dentro de um aspecto formal diferente do tradicional. Entretanto, a prosa potica um tipo de texto em prosa e possui tambm finalidades prximas aos textos desse universo, assim como o poema em prosa se presta aos objetivos do poema. Segundo Moiss (1967, p.55), o poema em prosa um poema pelo fato de seu criador buscar, por meio dele, veicular poesia. Vale ressaltar tambm que no se dedica como outros textos em prosa inclusive a prosa potica a fins narrativos e demonstrativos, mas, se faz uso da narrao, por exemplo, o faz a fim de alcanar propsitos poticos.
Da a sua identidade: inconfundvel quando em presena do poema em verso, o poema em prosa tambm se distingue do conto ou da crnica de inflexo lrica, expresses em prosa com que mais se assemelha. E a diferena mostra-se palpvel pela ausncia, no poema em prosa, do trao identificador da crnica e do conto poticos: o episdico, o narrativo, o enredo. (MOISS, 1967 p. 55)

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

A prosa sobrevive do contar, do informar, do discutir. Os romances, os contos, por exemplo, apresentam-nos histrias de personagens; histrias que se desenvolvem em uma sequncia temporal. O poema em prosa pode, como assinala Goulart (2003, p.11), apresentar fragmentos narrativos ou at mesmo pequenas histrias, mas importante dizer que no perde de vista a poeticidade do texto. Muitas vezes, esses fragmentos surgem como uma digresso ou de maneira truncada e so escritos de modo que uma viso de mundo seja evidenciada. Como nos poemas, o poema em prosa apresenta uma ausncia de referncia externa. Alm disso, intemporal, sendo, portanto, adaptvel tambm ao gnero o gosto pela descrio. Bernard (1994, p.444) assevera que o gnero apresenta uma dualidade: por um lado, escrito em prosa, busca romper com a mtrica e a estilstica impostas, por outro, sendo tambm um poema, busca uma forma organizada, fundada sobre si, subtraindo o tempo. A narrativa empregada nos poemas em prosa no busca propriamente apresentar personagens e histrias, mas funciona como uma forma de expresso de um eu-lrico no universo prosaico. No romance, encontram-se vozes de vrios personagens, que representam vrios tipos sociais. Contudo, no poema, comum encontrar uma voz: a do eu-lrico, excluem-se, entretanto, desse carter monolgico, poemas que se aproximam do prosaico e poemas irnicos, nos quais outras vozes so percebidas. O eu-lrico, essa entidade do poema, por meio de fragmentos narrativos, da descrio ou da reflexo revela sua percepo da realidade no poema em prosa. Essa mais uma particularidade desse gnero; que se presta ao lirismo, deixando que sejam evidenciados os sentimentos, as angstias e os pensamentos do enunciador. Alguns ainda poderiam confundir o poema em prosa que normalmente uma escrita breve, que pode possuir alguns trechos narrativos com um conto. Goulart (2003, p. 12) mostra que Marano Barquero Goyanes prope uma soluo simplista para que esse equvoco seja evitado: se o assunto se deixar resumir, tratar-se-ia de um conto; porm, se tal tarefa tornar-se complicada ou impossvel, pode-se supor que se trata de um poema em prosa. Neste ltimo caso, possvel dizer que o discurso potico no se deixa traduzir sem perder sua essncia (a forma), podendo-se, portanto, falar em intradutibilidade do discurso potico. O lirismo tambm uma de suas pistas. necessrio que o leitor observe se a narrao se presta ao contar ou se serve para exprimir uma ideia ou percepo da realidade de um eu-lrico. O gnero em questo emerge de um sentimento de revolta contra as regras impostas, tendo, assim, uma natureza anrquica, que tenta misturar dois mundos textuais, rompendo com

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

as normas estabelecidas. Mas, ao mesmo tempo, a produo do poema exige certa organizao. Desse modo, percebemos que a juno dos dois gneros reflete o esprito do poeta, em que coexistem foras opostas2. Tal coexistncia de opostos se manifesta de maneira frequente em poemas em prosa, em que palavras antnimas ou ideias opostas tambm so unidas.
[Pome en prose] Union insolite sans doute, et impliquant une association de contraires (dans la langue courante, le proaque nest-il pas le contraire du potique ?) : et en effet le pome en prose, non seulement dans sa forme, mais dans son essence, est fond sur lunion des contraires : prose et posie, libert et rigueur, anarchie destructrice et art organisateur... De l sa contradiction interne, de l ses antinomies profondes, dangereuses - et fcondes ; de l sa tension perptuelle et son dynamisme. (BERNARD, 1994, p.434)

A coexistncia dos dois gneros torna-se num primeiro momento surpreendente, mas uma reviso permite que seja percebida como um benefcio ao texto, que aproveita aspectos expressivos dos dois universos. Do poema, aproveitam-se o estilo, o contedo temtico prprio desse gnero, o lirismo, a intemporalidade, a falta de referncia externa etc. No caso da prosa, podemos dizer que se incorporam no poema a ironia e o humor. Ambos, que, de acordo com as concepes clssicas, poderiam empobrecer o poema, so bastante frequentes no poema em prosa. Vale lembrar que a ironia pode ser considerada um desdobramento do eu, sendo referncia a um discurso alheio e tendo, pois, um efeito polifnico. A juno desses dois universos rene efeitos monofnicos e polifnicos. A aproximao de prosa e poesia nos faz rever a centralizao e autoritarismo do texto. No poema em prosa, o eu-lrico deixa transparecer um outro em seu discurso por meio da ironia e do dilogo com outros discursos. Ao mesmo tempo em que o poema em prosa mantm a entidade do poema eu-lrico -, que manifesta, ao longo do texto, suas vises de mundo, deixa ecoar outras vozes. Observa-se que a modernidade fez com que a aproximao da prosa e da poesia se engendrasse de maneira mais estreita: de um lado, temos o poema que se insere nos moldes prosaicos e, de outro, poemas versificados que trazem para seu interior a linguagem da prosa. No comum o poema moderno que se aproxima de alguma forma da prosa ser centralizador da linguagem, ele, por influncia da prosa, comea a apresentar uma tendncia descentralizadora.3

Hoje, no se percebe mais a prosa e a poesia como gneros opostos, mas sim como gneros diferentes, que apresentam caractersticas prprias. Entretanto, no Romantismo, por exemplo, eram tidos como contrrios, o que justifica o trabalho intenso com palavras opostas no nesse tipo de texto. 3 Alguns autores, dentre eles Bakhtin, vem a poesia como um territrio em que a fala alheia abafada por uma nica voz ou s percebida de maneira subentendida. No entanto, esse aspecto monofnico, segundo eles, no anula o dialogismo que estabelece com outros textos, visto que todo discurso mantm um dilogo com os de outrem, podendo tal dilogo ser feito de maneira mais

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

Os poemas em prosa tambm fazem uso de palavras consideradas precisas, realistas e comuns, o que geralmente era condenado de acordo com o modelo clssico de poesia. Observa-se tambm que os clichs e lugares comuns, prprios da prosa, penetram no poema. claro que todos esses recursos acabam gerando efeitos expressivos para o texto; efeitos que surpreendem o leitor, visto que este percebe elementos de um universo textual inserido no outro. Bernard (1994, p.75) tambm diz que alguns autores de poema em prosa, no que concerne a escolhas lingusticas e estilsticas, optam por um estilo bblico. A autora chega a dizer que Lamennais o criador de uma espcie de poema em prosa bblico. Tal afirmao feita em virtude de o poeta recorrer a uma diviso textual em versets e abusar da conjuno e na extremidade das frases, bem como de paralelismos e refres. A autora diz que existe, s vezes, uma busca pela imitao das parbolas e pelo tom proftico, mas que, em outros momentos, alguns poetas deixam de lado um tom harmonioso e produzem textos com vises macabras, noturnas, apocalpticas. Talvez, possamos pensar que a viso apocalptica reflita o fim das fronteiras entre prosa e poesia ou a destruio da concepo de poema antiga. Alm das caractersticas lingusticas apresentadas, existem aspectos de natureza temtica que so recorrentes nesse tipo textual. Sandras (1995, p.147) afirma que poetas usam em seus poemas em prosa o tema fazer poesia, ou seja, lanam mo de um recurso metalingustico, que, nesse caso, podemos chamar de metapotico. importante assinalar que tal tema tambm promove um efeito de reiterao, sendo possvel, mais uma vez, perceber que o poema em prosa um universo fechado nele mesmo. Esse universo fechado faz com que no perca seu status de poema dentro da prosa. Sua forma anrquica, como diz Bernard, busca, por meio da destruio de moldes antigos, criar um novo mundo potico. Conclui-se, ento, que o poeta torna-se um criador no s do texto, mas de um novo gnero, de um novo modo de expresso.

3. Galxias: entre o limite da prosa e da poesia

ou menos explcita. Barros (2003, p. 06) afirma que os textos so dialgicos porque resultam do embate de muitas vozes socia is; podem, no entanto, produzir efeitos de polifonia, quando essas vozes ou algumas delas deixam-se escutar, ou de monofonia, quando o dilogo mascarado e uma voz, apenas, faz-se ouvir. Sendo assim, Bakhtin diz que a polifonia caracterstica do romance, visto que, nele, vrias vozes aparecem e defendem seu ponto de vista, mas, como dito, desde o Romantismo e, com mais fora, com o advento da modernidade, a prosa passa a exercer influncia sobre a poesia, e os poemas passam a deixar evidentes vozes alheias. Faz-se importante, contudo, ressalvar que as vozes tambm se deixavam ouvir em poemas irnicos anteriores ao Romantismo, mas que tal eco avolumou-se a partir de ento.

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

Galxias uma obra multifacetada representante da fuso mais profunda entre prosa e poesia, podendo ser denominada, no dizer de Caetano Veloso, proesia. No entender de seu prprio autor (1977, p.53), caracteriza um encaminhamento em direo da abolio de fronteiras entre os dois gneros. Em um fragmento da obra, o poeta menciona uma notcia veiculada em um jornal italiano sobre um travesti que fugia da polcia e que, no decorrer de sua fuga, despia-se, a fim de revelar sua identidade. A narrao desse fato entremeia-se com reflexes do eu-lrico sobre a construo textual.
(...) pois um texto que quer ser mais do que uma........................................................ estria e menos do que uma estria que outra coisa pode ser seno um............. abominoso travestimento de gneros quando i carabiniere della radiomobile............ hanno ragiunto la donna si sono trovatti dinanzi ad um trevestito la......................... parruca era finita a terra in una pozzanghera um texto sem contedo fixo........................ ed enrico bagoni quaranta e sei anni da porto ferraio senza fissa dimora............................ e residente presso alcuni amici di vico fregoso gemava per lo slogamento.................... della caviglia destra enfim mais um reprovvel expermemento da aliteratura......... 4 contempustnea em suas viciosas viagens ronda do seu prprio nombigo (CAMPOS, 2004, p.43)

Observe-se que, para o eu-lrico, um romance que no quer propriamente falar de personagens e histrias e que se preocupa com seu prprio nombigo isto com seu prprio ser, com sua prpria construo, no deixa de ser um travestimento de gneros. Para o enunciador, existem, em um s corpo textual, dois gneros prosa e poesia -, que se fundem num todo. O poema insere-se na prosa e passa, por exemplo, a discutir o fazer potico, trabalhando numa perspectiva metalingustica. Por conseguinte, ao mesmo tempo, pode-se dizer que a prosa de fico contaminada pelo estilo potico crtico. Haroldo afirma (1977, p.36) que fora inventado por Mallarm o chamado poema crtico, que questiona a arte de poetar, porm sob um prisma diferente das artes poticas versificadas tradicionais: o que est em causa no um receiturio de como fazer poesia, mas uma indagao mais profunda da prpria razo do poema, uma experincia de limites. Tem-se, nesse excerto, portanto, um exemplo de expermemento criao lexical que nos remete por sua sonoridade s palavras esperma e experimento da nova literatura, isto , a experincia de fazer poesia de modo diferente. O poema est to voltado para si que acaba por falar de si mesmo. O poema o objeto do poema em prosa. Ele um universo fechado,
4

O texto de Galxias no tem pontuao e as pginas no so numeradas. Na nota feita segunda edio, explica-se que o projeto inicial tinha como objetivo proporcionar a possibilidade de os fragmentos serem lidos em mltiplas ordens, por isso as pginas da obra no possuem numerao. Haroldo de Campos produz uma obra aberta obra em que o leitor pode montar e remontar o seu sentido por inmeras vezes, no decorrer de suas novas leituras. Entretanto, para este trabalho, indicar-se-o as pginas de acordo com sua ordem sequencial, a fim de que a busca pelos trechos na obra seja facilitada.

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

como afirma Bernard. O poema, por tratar de si, termina por se desnudar perante o leitor, mostrando sua identidade hbrida, assim como o travesti da notcia, e faz com que o interlocutor passe a refletir sobre a matria que tem diante dele.
H o carter metalingustico, como de fato a desnudao do procedimento, a maneira como o texto se traveste, atravessa os gneros, no masculino nem feminino, teria relao com as categorias da prosa e da poesia. O que este texto afinal? O desmascaramento do travesti acompanhado de uma espcie de tentativa metalingustica de acompanhar o que seja o texto. (CAMPOS, apud LIMA, 1994, p. 203)

No fragmento de Galxias citado, podemos destacar, dentre outros, dois aspectos presentes em poemas em prosa: a preocupao com a revelao do processo de escrita, isto , uso de recurso metalingustico e o aproveitamento da narrao para a exteriorizao do pensamento ou para a reflexo filosfica do eu-lrico. A metalinguagem constante na obra. Galxias pode ser considerada o universo da escrita, da palavra. Alm disso, pode ser vista como uma galxia discursiva, que estabelece dilogo com outros textos, como no caso acima, em que faz referncia a uma notcia de jornal. A obra em questo tenta pr em prtica toda a ideia que o poeta faz acerca da escritura contempornea. Existe um hibridismo entre os gneros que provoca a curiosidade do leitor. O fazer poesia posto em foco; o poeta mostra que, sem versos, o poema surge na prosa. A concepo de que o poema deve encerrar-se em si to latente que faz com que seja o centro temtico do texto. O resultado do poema explica a sua produo, a qual discutida no decorrer do discurso. A prosa passa a acolher o poema crtico. Vale tambm notar que Galxias um campo em que a ironia e o humor esto presentes. No trecho citado, por exemplo, o eu-lrico diz que a no histria configura um texto que representa um abominoso travestimento de gneros, isto , mais um reprovvel expermemento da aliteratura contempustnea. Fica evidente a ironia nos usos dos adjetivos abominoso e reprovvel, uma vez que o prprio poeta faz uso desse travestimento e o prega ao longo do seu discurso. possvel, portanto, deixar ouvir a voz daqueles que reprovam a mescla de prosa e poesia. Alm disso, o enunciador provavelmente no considera sua literatura uma aliteratura, isto , a ausncia de uma, no mximo, considera-a diferente e experimental. Quanto palavra contempustnea, remete-nos noo de uma literatura contempornea corrompida, em virtude de o radical pustul(de pustulento) estar inserido no adjetivo. evidente que a literatura moderna rompe com os moldes estabelecidos, porm o enunciador no v o fato como algo negativo, mas positivo. O uso, portanto, de palavras com valor semntico depreciativo que se referem nova forma de fazer

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

poesia irnico, pois, na voz do eu-lrico, so percebidas as vozes de outrem. Mais uma vez, possvel verificar uma das tendncias do poema em prosa, insero no universo potico da ironia e do humor. Nota-se que um discurso que poderia ter um carter monolgico, pelo fato de apresentar apenas um eu-lrico que discursa, possui uma natureza polifnica, pois, por meio da ironia, deixa transparecer vozes alheias. A fim de mostrar que Galxias um poema escrito dentro do molde prosaico, ser realizada uma anlise de um fragmento da obra. Esse excerto ser submetido a uma anlise estilstica, que ir explorar os aspectos estilsticos concernentes ao gnero em que se insere a obra, bem como seus efeitos expressivos. A obra haroldiana estudada no possui paginao, a fim de que o leitor possa l-la em mltiplas ordens, construindo, a cada leitura, novos sentidos. Lendo-se a obra, percebe-se que o leitor se orienta pela primeira pgina - que assim comea: e comeo aqui -, bem como pela ltima - que diz: fecho encerro reverbero aqui me fino. Elas servem de orientao para os leitores, pois algumas palavras nessas pginas determinam onde comea e onde termina a obra. Observa-se, porm, que as quarenta e oito pginas restantes, alm de no possurem uma paginao que determine a ordem a ser seguida, no possuem palavras que indiquem uma sequncia obrigatria de leitura. Deve-se salientar tambm que cada pgina do livro, de certa maneira, desenvolve autonomamente a discusso sobre a escrita. Essa independncia parcial das pginas permite que as quarenta e oito pginas sejam lidas de acordo com a ordem escolhida pelo leitor. O importante notar que todas as pginas pertencem ao mesmo universo, isto , galxia potica criada por Haroldo. Para anlise, ser utilizado um excerto da primeira pgina, a qual tambm funciona de ponto orientador para os leitores, a fim de que possa servir de demonstrao para aquilo que se pretende afirmar: Galxias um poema em prosa pelo fato de se servir de aspectos estilsticos do poema no universo prosaico. Assinala-se que se apresentar uma possvel interpretao do texto, baseada em elementos estilsticos, isto , lingusticos.

4. Anlise
e comeo aqui e meo aqui este comeo e recomeo e remeo, e arremesso..............e aqui me meo quando se vive sob a espcie da viagem o que importa............................

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

no a viagem mas o comeo da por isso meo por isso comeo escrever mil pginas escrever milumapginas para acabar com a escritura para........................... comear com a escritura para acabarcomear com a escritura por isso ................. recomeo por isso arremeo por isso teo escrever sobre o escrever ............................... o futuro do escrever sobrescrevo sobrescravo em milumanoites miluma-......................... pginas ou uma pgina em uma noite que o mesmo noites e pginas ................. mesmam ensimesmam onde o fim o comeo (...) (CAMPOS, 2004, p.01)

Esse trecho trata do trabalho contnuo e incessante do escritor. Nele, o enunciador mostra que esse trabalho possui um movimento circular, isto , comea, termina, comea. Desse modo, o comeo e o fim se unem nesse crculo vicioso. A passagem tambm fala que a obra escrita um trabalho metalingustico, pois trata da escrita sobre a escrita. Pode-se, portanto, entender as palavras comeo e fim no s como o incio e o trmino do trabalho do escritor, mas tambm como o comeo e o fim dessa obra potica, chamada pelo enunciador, em outro momento, como umbigodolivromundo, isto , obra que gira em torno de seu universo textual, que comea e finda nela mesma. vlido notar que essa noo de obra que comea e encerra em si mesma, normalmente, a que se tem para o discurso potico em geral. No trecho, existem repeties de significante tanto parcial quanto total que retomam a ideia de trabalho difcil e incessante. Em relao s parciais, verifica-se a repetio dos seguintes sons: /meso/ e /r/ -, que possuem um sentido para o discurso. Quanto s recorrncias totais, pode-se observar o uso de dois homnimos: comeo (verbo) e comeo (substantivo), alm de arremesso (do verbo arremessar) e arremeo (verbo formado a partir da juno de arre + medir). Nas palavras em que h o som /meso/, a slaba me a tnica de todos os casos e as o ou (s)so so as ltimas. Nota-se que a tnica sugere o incio do ato de escrever momento em que o autor est com fora- e as slabas o e (s)so (mais fracas no caso) que possuem um som sibilante representam o seu esgotamento, as foras e as ideias esvadas. Esse som sibilante representa quase o ltimo sopro criativo do poeta. Entretanto, ele volta a escrever, gerando um movimento circular, isto , escreve, no escreve, escreve. Essa ideia circular representada pela repetio dos sons; o /me/ marca o comeo da escrita e o /so/ o final da, o qual logo seguido de outro /me/, que marca o recomeo e assim por diante. preciso notar que os homnimos utilizados tambm possuem o som /meso/. Alm disso, a noo de circularidade pode ser representada pelo som da letra r em arremesso, recomeo, remeo e arremeo. Cmara Jnior

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

(1977, p.35) fala sobre a ideia de rolamento que o som /r/ produz. Faz-se tambm importante ressaltar a criao de arremeo para o contexto. Essa palavra criada por justaposio satisfaz tanto exigncia da repetio do som nesse contexto quanto transmite a ideia de fadiga e de tdio do poeta, uma vez que uma de suas partes composta por arre, que significa sensao de cansao e aborrecimento. Com a criao desse neologismo, o autor tambm foi capaz de mostrar o seu trabalho rduo. Verifica-se que o /r/, em outros momentos, combina-se com algumas oclusivas - escrever, escritura, sobre, sobrescrevo e sobrescravo -, produzindo outro efeito. Na pronncia de escrever, por exemplo, o /r/ parece se tornar um obstculo. O mesmo se verifica na pronncia das outras palavras mencionadas. Sendo assim, talvez sugira, nesses casos, os obstculos, as dificuldades que o escritor encontra para escrever. Por meio da anlise das recorrncias de significante, pode-se afirmar que existe uma convergncia entre o campo fnico e o semntico. Na passagem escolhida, existem algumas repeties de signos: comeo (verbo), comeo (susbtantivo), recomeo (verbo), acabar, meo, escrever (verbo), escrever (com valor de substantivo), escritura, milumapginas, pgina, viagem, aqui e noite. A palavra comeo (verbo) aparece por duas vezes no trecho, e o substantivo comeo, por trs vezes. Encontram-se, ainda, duas recorrncias de recomeo e uma de comear. Todas possuem a mesma raiz. Cria-se tambm acabarcomear, que possui o verbo comear em uma de suas bases. Essas palavras disseminadas no fragmento reforam a ideia de que o escritor sempre tem de comear seu trabalho, que sempre haver um recomeo, ou seja, a volta ao incio. Para haver o recomeo da escrita, h tambm o seu trmino. O verbo acabar utilizado pode servir para recuperar essa ideia. Outra contribuio vem da criao acabarcomear, que tambm sugere, pela sua forma e pelo seu sentido, que o fim est ligado ao comeo. No decorrer da pgina em que se encontra esse excerto, faz-se uma metfora que consiste em dizer que o livro o mar. Sendo assim, observa-se que possvel ler a palavra barco dentro do vocbulo criado acabarcomear , podendo-se interpretar que o poeta, assim que acaba um trabalho, toma um barco na direo de um novo comeo. No existe ruptura entre as etapas, tal ideia corroborada pela justaposio das palavras que indicam as fases do escrever. As duas recorrncias de meo, a ocorrncia de remeo e a escolha de arremeo indicam que o trabalho do escritor de textos poticos tenta sempre ser medido e pensado.

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

A palavra escrever, por sua vez, repetida por cinco vezes, e o substantivo escritura, repetido por duas vezes, sugerem que a escrita o ofcio do poeta incessante. O neologismo semntico sobrescrever indica que o escritor escreve sobre escrever. Ele se torna escravo de seu trabalho sobrescravo. Vale notar que o prefixo sobre, antecedendo escrever e escravo, pode sugerir, pela sua posio e pelo sentido adquirido, a soberania do trabalho do escritor sobre ele, pois a base sobre antecede as outras bases, ganhando destaque, deixando as outras numa posio posterior, que, no contexto, talvez possa ser interpretada como inferior. Entretanto, o prefixo de sobrescravo, tambm nos remete ideia de superioridade, seu sentido primeiro, e pode deixar sugerir que o poeta, apesar de ser escravo da escrita, uma espcie de escravo soberano, pois a domina, isto , ela precisa dele para existir. Tal criao bastante sugestiva. O volume do trabalho do escritor aumentado pela repetio da palavra pginas. Tal repetio sugere o grande nmero de pginas que escreve. Esse volume talvez ganhe maior proporo com uso da criao milumapginas, que empregada por duas vezes. Alm de a repetio do neologismo produzir esse efeito intensificador, preciso mencionar que a sua massa tambm refora a impresso de que existem muitas pginas escritas. Esse efeito intensificador da repetio tambm ocorre com a recorrncia da palavra noite, que indica que longo o tempo que o poeta leva para escrever. Essa ideia tambm reforada pelo fato de, na segunda ocorrncia, noite estar no plural. O neologismo milumanoites provoca o mesmo efeito, seja por ter noite em sua composio, seja por ter uma massa extensa. Vale mencionar que esta criao faz uma referncia obra As mil e uma noites. Pode-se interpretar que o poeta produz milumanoites de histria ou poesia ou que a escrita sua razo de viver, que a palavra o torna vivo e o faz vencer a morte. Quando o enunciador diz que noites e pginas mesmam ensimesmam onde o fim o comeo, ele, com a criao mesmar, acaba reforando a ideia de rotina e, com ensimesmam, sugere que as noites e as pginas escritas giram em torno delas mesmas. Nesse caso, a concepo de texto que finda em si mesmo reforada. A repetio da palavra viagem pode sugerir que, a todo tempo, o leitor viaja pela galxia do texto, que comea e finda em si mesmo. A palavra aqui, repetida, demarca de onde o enunciador e o leitor partem para essa viagem.

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

Nota-se que as escolhas lexicais referem-se ao ato de escrever: o comeo e o fim da escritura, o escrever, as pginas, as noites gastas etc. Tais escolhas e a repetio dos signos reforam o sentido do texto. Observando o campo sinttico, encontram-se vrios paralelismos. Comecemos com os seguintes exemplos: e comeo aqui / e meo aqui este comeo / e recomeo / e remeo/ e arremesso / e aqui me meo/; por isso meo/ por isso comeo escrever mil pginas escrever milumapginas / por isso recomeo / por isso arremeo / por isso teo /; para acabar com a escritura / para comear com a escritura / para acabarcomear com a escritura/. Primeiro, vale dizer que a repetio das conjunes (polissndeto) faz com que todas as oraes ganhem destaque. Alm disso, produz um efeito intensificador. Com a repetio da conjuno e, parece que as aes do escritor so somadas, que seu trabalho aumenta. As ocorrncias de por isso, seguidas de aes, tambm produzem o mesmo efeito. J a repetio da conjuno para sugere que o escritor tem mais de uma finalidade. As duas primeiras oraes introduzidas por e apresentam sujeito oculto, verbo transitivo direto, adjunto adverbial de lugar e mesmo objeto direto, as trs seguintes possuem sujeito oculto, verbo intransitivo, e a ltima, adjunto adverbial de lugar, objeto direto, sujeito oculto, verbo transitivo (a mesma estrutura das duas primeiras, mas com a ordem dos elementos da orao diferente). As oraes introduzidas por por isso possuem estruturas semelhantes. A primeira ocorrncia e as trs ltimas ocorrncias assim se estruturam: possuem sujeito oculto e verbo intransitivo. A segunda trata-se de uma perfrase verbal, e podemos considerar que assim se estrutura: sujeito oculto, verbo transitivo direto e objeto direto, imitando, as duas primeiras ocorrncias e a ltima das oraes introduzidas por e, porm no possui adjunto adverbial. Seguindo essa perfrase, subentendemos outra: (por isso comeo) escrever milumapginas. A maioria das oraes que so antecedidas pelas conjunes e e por isso terminam com uma palavra que possui o som /meso/ ou /eso/ (no caso de teo). Tal terminao lembra comeo. Em virtude de essas palavras que lembram comeo estarem no final das oraes, o leitor pode entender que o fim o comeo, como diz o prprio enunciador. Alm disso, devido ao fato de essas oraes comearem com uma conjuno e terminarem com uma palavra com o mesmo som final, a ideia de trabalho circular retomada. Tal retomada se d pela retomada da estrutura. As duas primeiras ocorrncias de oraes introduzidas por e, como foi dito, estruturam-se assim: conjuno, (sujeito oculto), verbo transitivo direto e objeto direto; e a ltima: conjuno,

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

objeto direto, (sujeito oculto) e verbo transitivo direto. Tal inverso da ordem faz com que a ltima orao tambm termine com o som /meso/. Algo bastante interessante nessa ltima orao que o sujeito da ao o prprio paciente. Desse modo, a ao provocada por um sujeito termina nele mesmo, atingindo-o. Isso pode sugerir que o fim da obra est nela mesma ou que o comeo o mesmo que o fim. A segunda ocorrncia de orao iniciada por por isso possui uma perfrase verbal, e, em sequncia dessa orao, h outra que subentendemos ter a mesma estrutura: por isso comeo escrever mil pginas escrever milumapginas. Pe-se nfase, com a elipse de por isso comeo, no verbo escrever. Pela repetio dessa palavra, o trabalho do escritor parece aumentar. Milumapginas e mil pginas so os objetos diretos dos verbos. Essas palavras encerram as oraes mencionadas e sugerem, nessa posio final, que o produto do trabalho do escritor so as pginas escritas. Todas as oraes introduzidas por para estruturam-se do seguinte modo: conjuno, (sujeito oculto), verbo transitivo indireto e objeto indireto. Assim como algumas introduzidas por e e outras por por isso, possuem um complemento, mas, nesse caso, no um objeto direto, mas indireto. Todas terminam com a mesma palavra: escritura. curioso que o enunciador diz que pretende comear e terminar com a escritura. Pode-se pensar que quer comear e finalizar seu trabalho, mas as oraes tambm sugerem que quer ir do incio ao fim com a escritura. No final das contas, ou de cada uma dessas oraes introduzidas por para, ele realmente termina com a palavra escritura, o que pode sugerir que vai at o final com ela. Entretanto, pela repetio de escritura, essa palavra reaparece, o que pode sugerir tambm que seu trabalho retomado aps o trmino. H tambm outro fragmento expressivo: sobrescrevo sobrescravo em milumanoites milumapginas ou uma pgina em uma noite que o mesmo. Isso significa que, fracionando mil, teremos uma noite para uma pgina. Entretanto, a estrutura do discurso que nos chama ateno: (sujeito oculto), verbo transitivo direto, predicativo do sujeito, adjunto adverbial de tempo, objeto direto, conjuno, objeto direto, adjunto adverbial de tempo e orao subordinada adjetiva. Percebe-se que antes da conjuno o adjunto adverbial antecede o objeto e depois, ocorre o inverso. Tal inverso mencionada que produz um efeito expressivo para o texto, pois o que est no comeo pode estar no fim, e o que est no fim pode estar no comeo, ou seja, a inverso da estrutura pode sugerir que o fim o comeo.

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

5. Consideraes finais
Foram encontrados no excerto citado acoplamentos entre os diferentes nveis do texto. Observaram-se acoplamentos dos planos sonoro, lxico, sinttico com o semntico. Tal convergncia entre esses planos permite que o sentido do texto seja reforado. Existe na obra um direcionamento para a ideia de que o trabalho do escritor circular e para a ideia de que a obra comea e termina nela mesma. Os acoplamentos dos planos reforaram tambm essas ideias. Sendo assim, possvel dizer que forma e contedo se fundem nessa obra haroldiana, satisfazendo s exigncias de poeticidade. Tudo nesse excerto, assim como na obra, sugere um elo entre o comeo e o fim. Essa ideia reforada, a todo o momento, pela forma do discurso, o que permite concluir que houve uma explorao visvel da linguagem potica pelo autor. Fazem-se necessrias, ainda, algumas consideraes no que diz respeito a essa obra ser um poema em prosa. A partir do excerto analisado, foi possvel observar que a obra trabalha muito bem com a coexistncia de opostos, caracterstica visvel do gnero em questo. Pode-se tambm enfatizar que a obra, como j havia sido adiantado, estabelece um dialogismo com outros discursos, sendo possvel encontrar nela vozes alheias. Ficou tambm evidente a importncia da forma do texto para o seu sentido. A forma refora o contedo e passa a ter significao no discurso. Sendo assim, a alterao da forma provocaria danos ao poema. Pode-se, ento, falar que a obra Galxias no poderia ser traduzida dentro de outro modo, ou seja, a alterao da sua forma no daria ao texto o mesmo efeito. Devese, portanto, falar em intradutibilidade do texto potico. Tambm possvel dizer que Galxias um poema em prosa crtico que est voltado diretamente para a arte da escrita. O trabalho metalingustico pode fazer com que o leitor volte sua ateno para aquilo que lhe oferecido. Essa metalinguagem, junto forma circular da obra e sua estrutura lingustica que refora a ideia de continuidade -, faz da obra um universo fechado em si. Tudo gira em torno do universo galctico criado pelo autor. A todo momento, o tema criao retomado. Sendo assim, as repeties da conjuno e e os paralelismos que esto presentes na primeira pgina conferem tambm obra um tom bblico. Parece que o leitor est diante do comeo de um novo mundo, pelo qual viajar. As palavras esto

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

com o poeta, sob o seu domnio, sendo ele, portanto, o criador seu mundo potico, isto , o deus da escrita. Galxias, ento, trata-se de um novo mundo potico, que brinca o hibridismo.

Referncias bibliogrficas
BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1997. BARROS, Diana Luz Pessoa de & FIORIN, Jos Luiz (org). Dialogismo,Polifonia e Intertextualidade: em torno de Bakhtin. 2ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2003. BERNARD, Suzanne. Le pome em prose: de Baudelaire jusqua nos jours. Paris: Librairie A.G. Nizet, 1994. CMARA JNIOR, J. Mattoso. Contribuio estilstica portuguesa. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1977. CAMPOS, Haroldo. Ruptura dos gneros na literatura latino-americana. So Paulo: Perspectiva, 1977. CAMPOS, Haroldo. Galxias. 2. ed. So Paulo: Ed. 34, 2004. COHEN, Jean. Estrutura da linguagem potica. Trad. lvaro Lorencini e Anne Arnichand. So Paulo: Cultrix, 1966. COHEN, Jean. Poesia e redundncia. In: O discurso da poesia. Potique n28, Coimbra: Livraria Almedina, 1982, p.53-67. GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. So Paulo, tica, 2006. GOULART, Rosa Maria. Escritas breves: o poema em prosa. Forma breve II: o poema em prosa. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2003. Disponvel em: http://www2.dlc.ua.pt/classicos/formabreve02.pdf. ltimo acesso em 09 de setembro de 2010. JOHNSON, Barbara. Algumas conseqncias da diferena anatmica dos textos: para uma teoria do poema em prosa. O discurso da poesia. Coimbra: Livraria Almedina, 1982. LEVIN, Samuel R. Estruturas lingsticas em poesia. So Paulo: Cultrix, 1975. LIMA, Silva Ferreira. Glaxias o processo criativo de Haroldo de Campos. So Paulo: 1994. 219f. Dissertao de Mestrado PUC-SP. MICHELETTI, Guaraciaba. Repetio e significado potico (o desdobramento como fator constitutivo na poesia de Ferreira Gullar). In Filologia e lngua portuguesa, So Paulo: Humanitas FFLCH USP, 1997, n01, p.151-164. MOISS, Massaud. A criao literria prosa II: prosa potica, ensaio, crnica, teatro, jornalismo, crtica literria. 18 ed. So Paulo: Cultrix, 1967. Dados para indexao em lngua estrangeira

O gnero em diferentes abordagens discursivas. So Paulo: Paulistana, 2011

Abstract: Contemporary lines and even some authors of the early twentieth century, among them Mikhail Bakhtin, realize the impossibility of approaching the question of style dissociating it of the discursive genre. The genres, as spheres of communication, are based on a tripod: thematic content, style and compositional construction. Each sphere has different purposes that cause different uses of language (style). In the case of prose poem, its nature is hybrid: stylistic and thematic content of the poem are used into a prosaical structure. Restricting to the question of style, its possible to observe that, in this genre, as well as the poems in general, the poet tries to architect your text in order to make the form reflects the contents. This work aims to show how stylistic aspects of the prose poem appear in Galxias, by Haroldo de Campos, and their expressive effects Keywords: style; prose poem; expressiveness; hybridism; genres

You might also like