You are on page 1of 10

Relatrio do Experimento do Laboratrio de Sistema Eltrico Martimo Experimento 1: Montagem e testes da configurao direta com sinalizao dos motores

CA e de induo, conforme os diagramas de fora ou potncia e de comando e proteo (sinalizao): Na figura abaixo mostra o diagramas de fora ou potncia, comando e proteo (sinalizao), da partida direta.

Comentrio: A partida direta de um motor de induo trifsico, como j se saber exige da rede de alimentao uma corrente bastante elevada, que depende da potncia do motor eltrico, essa pode ocasionar quedas de tenses na rede de alimentao ,interferindo em equipamentos eletrnicos. No entanto a partida direta em relao a vida til do motor ela e a melhor pois no existe muita resistncia para a corrente de partida .

Experimento 2: Montagem e testes da configurao direta com reverso dos motores CA e de induo, conforme os diagramas de fora ou potncia e de comando e proteo: Na figura abaixo mostra o diagramas de fora ou potncia, comando e proteo, da partida direta com reverso.

Comentrio: Nesta partida o motor girar no sentido horrio e anti-horrio, ou seja o moto eltrico gira nos dois sentido, sendo que tem que para um sentido pra poder aciona o outro, ou seja, primeiro parte no sentido horrio, depois tem que para aciona o sentido antihorrio, isto acontece quando invertemos duas fase de entrada do motor eltrico.

Experimento 3 Montagem e testes da configurao estrela tringulo dos motores CA e de induo, conforme o diagrama de comando e proteo: Na figura abaixo mostra o diagrama de comando e proteo da partida estrela-tringulo.

Na figura abaixo mostra o diagrama de fora ou potncia da partida estrela-tringulo.

Comentrio: A partida estrela-tringulo e utilizada para amenizar queda de tenso na rede de alimentao, reduzindo a corrente de partida do motor de induo eltrica C.A trifsicos. um dos mtodos mais utilizados para dar a partida com tenso reduzida do motor eltrico . Sendo quando partimos o motor eltrico ele entra com 1/3 de sua correte nominal ( partida estrela) , quando o temporizado atuar para troca o circuito para triangulo o temporizado demora um pouco para acionar por este e o tempo para instigue o arco voltaico dos contato que aciona a partida triangulo sendo assim o motor entra em seu rendimento de trabalho.

Experimento 4: Montagem e testes da configurao compensada dos motores CA e de induo, conforme o diagrama de comando e proteo e de fora ou potncia Na figura abaixo mostra o diagrama de comando e proteo da partida compensada.

Comentrio: Neste tipo de partida, utilizamos um autotransformador para gerencia o processo com os taps comerciais de 50%, 65% e 80%, com finalidade de reduzir a corrente de partida do motor. O autotransformador usado somente durante a partida e quando o motor atinge aproximadamente 90% de sua velocidade nominal, esse desligado (temporizado) e o motor e ligado direto na rede de alimentao, ou seja, o rele de tempo (temporizado) e acionado para efetua a troca do chaveamento, assim o motor consegue fica com a tenso nominal de funcionamento. Conforme vamos alterado o taps a correte de partida vai alterado,ou seja, tap de 50% corresponde corrente de 25% da corrente de partida do autotransformador, tap de 65% corresponde corrente de 42% da corrente de partida do autotransformador e tap de 80% corresponde corrente de 82% da corrente de partida do autotransformador.

Experimento 5 Montagem e testes da configurao triangulo dos motores CA e de induo, conforme o diagrama de fora: Na figura abaixo mostra o diagrama de fora ou potncia da partida tringulo.

Comentrio Na partida direta em forma de triangulo o motor eltrico entra com a corrente nominal, ou seja, o motor entra com trabalho nominal (100% de sua carga), com isso ocasiona queda de tenso na rede de alimentao, prejudicando qualquer equipamento eletrnico ligado na mesma linha de alimentao. Entretanto um de seus benefcios a relao de manuteno do motor eltrico, aumentando sua vida til, pois ele parte com a carga de trabalho mxima.

Experimento 6 Montagem e testes da configurao estrela dos motores CA e de induo, conforme o diagrama de fora: Na figura abaixo mostra o diagrama de fora ou potncia da partida estrela

Comentrio: Na partida direta em forma de estrela o motor eltrico entra com 1/3 de sua corrente nominal, ou seja, a potncia utilizada de 33,33% de sua carga. Com isso a partida se torna mais suave no afetando os equipamentos ligados na mesma rede eltrica, em contrapartida esse sistema diminui a vida til do motor ocasionada pelo aquecimento de suas bobinas

Experimento 7: Montagem e testes da configurao compensada dos motores CA e de induo, conforme o diagrama de fora ou potncia. Na figura abaixo mostra o diagrama da partida compensada.

Comentrio: Na partida direta com autotransformador a corrente nominal do motor eltrico varia conforme o tap de ligao (50%, 65% e 80%) sendo sua finalidade de reduzir a corrente de partida. Conforme vamos alterado o taps a correte de partida vai alterado,ou seja, tap de 50% corresponde corrente de 25% da corrente de partida do autotransformador, tap de 65% corresponde corrente de 42% da corrente de partida do autotransformador e tap de 80% corresponde corrente de 82% da corrente de partida do autotransformador.

Experincia 8 - Ligao de transformadores trifsicos em Estrela - Tringulo;

Comentrio: Analisando a transformadora trifsica Estrela - Tringulo e lembrando que a relao de transformao dada pela relao entre as tenses dos enrolamentos primrio/secundrio vemos que: No lado em Estrela a tenso do enrolamento corresponde tenso de fase do sistema, No lado em Tringulo a tenso do enrolamento corresponde tenso de linha do sistema. Experincia 9 - Ligao de transformadores monofsicos;

Comentrio: Um transformador tem enrolamentos primrios e secundrios. O primrio a entrada do transformador e o secundrio a sada. Quando o transformador eleva a tenso presente

em sua entrada, dizemos que ele um transformador elevador de tenso, caso o transformador baixe a tenso da entrada o chamamos de transformador abaixador.

You might also like