You are on page 1of 20

1

SOLO GRAMPEADO ALGUNS DETALHES EXECUTIVOS ENSAIOS CASOS DE OBRAS ( reviso final de 06.10.2003)

AUTORES : Pitta, Geol. Cairbar Azzi Souza, Eng. George Joaquim Teles Zirlis, Eng. Alberto Casati Diretores da Solotrat Engenharia Geotcnica Ltda NDICE
1. APRESENTAO 2. ALGUNS DETALHES EXECUTIVOS 2.1. Concreto Projetado - Armao 2.2. Concreto Projetado Trincas/Juntas Frias 2.3. Chumbador Injetado 3. ENSAIOS DE TRAO EM CHUMBADOR 4. DESEMPENHO DE UM PROJETO 5. ALGUNS CASOS PECULIARES DE OBRAS RECENTES 6. CONCLUSES / DISCUSSES 7. BIBLIOGRAFIA 8. AGRADECIMENTOS 9. TABELA 14

Este artigo contm 14 tabelas; 21 fotos e 23 figuras.

1.APRESENTAO Este artigo objetiva divulgar algumas particularidades executivas, para arrimos em Solo Grampeado, que os autores tem executado recentemente. Trata-se de continuidade e complemento das publicaes anteriores dos mesmos autores(4,5,6). Esta vivncia advm da execuo, acompanhamento e observao de 72.763 m2 de obras conforme tabela 1. As obras executadas a partir da Perodo Autor rea (m2) rea total(m2) publicao destes autores de 1996(5), at outros 18.767 18.767 agosto de 2003 esto livro ABMS(5) 1983 a 1996 listadas na tabela 14, 26.709 item 9 , num total de estes 72.763 46.054 m2. de 1996 at 2003 46.054
Tabela 1 Resumo de obra executadas

Sero mostrados alguns detalhes especficos de execuo, ensaios trao do chumbador, medidas de deformaes e alguns casos peculiares de aplicao do Solo Grampeado. Pretendemos neste documento fornecer informaes que promovam a discusso visando ajudar a consolidar esta tcnica em todos os mbitos, do projeto, da aplicabilidade, da execuo e da contratao para as condies dos solos brasileiros. 2.DETALHES EXECUTIVOS A premissa bsica dos autores para definio e execuo dos elementos que compem o Solo Grampeado, de que a estabilizao do macio ocorre pela introduo e injeo do chumbador e que o revestimento do paramento promove a estabilizao da face do talude. Dois casos de obra abaixo ilustram nossa premissa.
9

Industria Qumica Stiefel-Av. JK, Bonsucesso-Guarulhos/SP. Neste caso houve a queda de parte do revestimento de concreto projetado , aps 6 meses da entrega da conteno em Solo Grampeado, foto1 e foto 2. Porm o macio com paramento vertical e sobrecarga nada sofreu, figura 1. O motivo do acidente, ocorrido durante perodo de chuvas, foi de que todo o sistema de drenagem, por tiras verticais de dreno fibroqumico instalado entre o concreto projetado e o macio, teve sua sada junto base do muro errnea e propositalmente vedada.
Figura 1 Macio com paramento

Foto 2 Vista Geral do Arrimo, Av. JK-Guarulhos/SP

Foto 1 - Detalhe do paramento rompido, Av. JK-Guarulhos/SP

Cond. Vila Amalfi, R Dr Jos Gustavo Bush Morumbi/SP, foto 3, foto 15 e figura 18. Nesta situao o revestimento do talude gramado embora o paramento tenha sua superfcie inclinada entre 60 e 80 graus, e alturas entre bermas de at 8,3m .

Foto 3 - Paramento em grama, e talude com chumbadores, Cond. Vila Amalfi

2.1. CONCRETO PROJETADO - ARMAO O concreto projetado no tem funo primordialmente estrutural, pois recebe carregamentos seguramente muito pequenos. Porisso no deve receber armao em densidades de ao usuais para concreto convencional. Tem-se utilizado fibras metlicas com taxas entre 30 e 40 kg/m3, fibras sintticas de polipropileno com taxas entre 5 e 8 kg/m3, ou telas metlicas eletrosoldadas com taxas entre 10 e 60 kg/m3. Esta armao resulta principalmente importante para suportar as tenses de variaes trmicas. Quando os autores iniciaram as primeiras obras, eram aplicadas telas com elevadas taxas de armao, sem juntas. Fomos cada vez mais reduzindo estes valores e a prtica atual de se armar o concreto somente com fibras. Ocorre que as peas de concreto submetidas s oscilaes de temperatura passam a apresentar trincas preferencialmente verticais. Estas no comprometem a estabilidade do arrimo, mas devem ser adequadamente tratadas. Sugerimos a execuo de juntas no sentido vertical contnuo, espaadas entre 10 e 20 metros, ou de acordo com anlise estrutural. A escolha do concreto projetado como revestimento se deve sua grande durabilidade tenacidade e facilidade de aplicao. Alm disso nas obras permanentes nenhum acabamento complementar necessrio, considerando-se pronta para o uso ao trmino de sua aplicao. Podemos inclusive aplicar um sarrafeamento superfcie, que oferece acabamento semelhante a aplicao de formas resinadas. A tenacidade a propriedade do concreto projetado armado com fibras, que melhor o caracteriza para aplicao ao Solo Grampeado. A figura 2 ilustra este comportamento pela comparao com o concreto armado convencional armado e no armado.
Figura 2 Comparao de valores de Tenacidade do concreto projetado com vrias armaes

2.2. CONCRETO PROJETADO TRINCAS/JUNTAS FRIAS Para construo de arrimos em corte, portanto de cima para baixo, ocorrem dois tipos de juntas : verticais e horizontais. As consideraes para as verticais foram apresentadas no item 2.1 e seu tratamento se dar pela construo de juntas. No caso horizontal, nenhum tratamento necessrio, apenas duas aes construtivas a seguir descritas: a)Aps o trmino de uma etapa e imediatamente aps a escavao de nova faixa horizontal, devemos aplicar trechos verticais de concreto projetado, apoiando-o na base da berma, figura 3. Estes no necessariamente adjacentes e contnuos, devem sustentar provisria e verticalmente o revestimento de concreto projetado antes da execuo do chumbador, foto 4. Alternativamente podem ser deixadas pequenas damas entre eixos do chumbador, foto 5 e foto 6. Caso no se aja desta forma com muita possibilidade ocorrero trincas horizontais no concreto devido ao peso prprio do revestimento.

Foto 4 - Pilares provisrios de concreto projetado, Sto. Andr

Figura 3 - Fases de aplicao do concreto projetado Foto 5 - Vista geral de fase intermediria de aplicao

b) O concreto projetado dever ser aplicado em espessura variada. Na emenda superior do trecho j executado, ter a espessura final , valor este que ser reduzido para cerca de 50% do total junto base da berma, fase 1, segue-se com o complemento, fase 2, e assim sucessivamente at o final, figura 4. Desta forma no surgiro trincas horizontais.

figura 4 - Fases construtivasConcreto Projetado :fase1, fase2,...fase1, fase2,... Foto 6 - Detalhe das damas provisrias entre chumbadores

2.3. CHUMBADOR INJETADO Sendo o chumbador o elemento que estabiliza o macio, sua execuo deve ser criteriosa e em etapas bem definidas. A seguir ilustramos os passos de execuo: 9 PerfuraoPerfurar no comprimento de projeto, com dimetro da ferramenta de 75mm, que resulta num dimetro acabado superior. Garantir a estabilidade da parede durante a perfurao, pelo uso de gua limpa, lamas ou revestimento metlico provisrio, figura 5.
Figura 5 - Perfurao do macio
9

Instalao- Preencher a perfurao com calda de cimento de forma ascendente, com auxlio de tubulao de injeo provisria, da extremidade inferior da escavao para a boca. Imediatamente em seguida introduzir a armao metlica com seus acessrios de injeo. Alternativamente pode-se colocar a armao, e em seguida preencher a cavidade com calda de cimento, com auxlio de tubulao de injeo provisria, de forma ascendente da extremidade inferior da escavao para a boca. Este preenchimento chamado de bainha figura 6.

Figura 6 - Instalao da armao metlica e acessrios de injeo


9

Armao/Acessrios - Usualmente a armao composta por barra de ao CA 50 A com dimetro de 20mm dotada de dobra em sua extremidade superior. Obviamente pode ser qualquer tipo de ao, bem como ter rosca em sua extremidade que permita um tracionamento. Esta barra deve receber pintura anticorrosiva convencional para aos. Ao longo da barra so fixados centralizadores a cada 2,0m aproximadamente, e tubulao de polietileno com 9 a 12mm de dimetro, dotadas de vlvulas de injeo, figura 6 e 7. Considera-se necessrio pelo menos duas composies de tubos de injeo. As vlvulas so para injeo coletiva e se dispem ao longo do chumbador, pelo menos a cada 0,5m defasadamente uma Figura 7 - Detalhe da armao metlica e acessrios. tubulao da outra. Injeo Como material de injeo utilizamos caldas de cimento e gua. So preparadas em misturadores de alta turbulncia para que seja produzida uma suspenso estvel, sem o que a injeo no eficiente. Seu trao varia numa relao gua/cimento em peso entre 0,5 e 0,7. As bombas de injeo, de pisto, devem ter capacidade para trabalho com presses de injeo de at 4,0 MPa e vazes de 60 l/min. Somente possvel uma fase de injeo para cada composio de injeo instalada. O valor das presses e volumes compilado e analisado. O resultado desta anlise, oferecer o diagnstico do chumbador,

podendo sugerir para os prximos a necessidade da instalao de mais mangueiras de injeo ou at sua reduo, figura 8.

Figura 8 - Fases de injeo do chumbador

3.ENSAIOS DE TRAO EM CHUMBADOR A seguir so apresentados resultados de ensaios de rutura trao em chumbadores para 5 casos de obra. A figura 9 apresenta um resumo geral dos casos que sero individualmente a seguir apresentados. O objetivo principal dos ensaios era de se constatar e de alguma forma quantificar, as melhorias decorrentes da injeo. Todos os chumbadores foram especialmente executados para ensaio e se localizavam entre 2 e 4 metros abaixo da crista do talude. Os ensaios foram todos do tipo rpido, em estgios de carga de 10 kN, com aplicao de carga por macaco e bomba hidrulicos. Seguem tambm as respectivas sondagens com os ensaios SPT e/ou SPT-T disponveis.

Figura 9 Resumo comparativo dos dados de ensaio de ruptura de chumbador em 5 casos de obra.

3.1Obra 130 R.Indubel-Cumbica, Guarulhos/SP


130-Silto Argiloso l = 4m, Perfurao 75 mm, Ao CA50A 20mm Fase nica Carga Carga Ruptura por Metro Bainha Chumbador VolumePressoRuptura Linear do Chumbador (litros) (litros) (Mpa) (KN) (KN/m) 1 35 77 19 2 60 77 19 3 40 84 21 S Bainha 4 85 77 19 5 50 70 18 6 90 97 24 7 45 65 1,5 119 30 Bainha + 8 50 50 1,5 112 28 Fase 9 70 80 1,2 119 30 nica 10 60 70 1,5 112 28

Tabela 2 - Dados do ensaio de rutura de chumbadores, R.Indubel

Figura 10 - Sondagem a percusso SPT , tpica, R. Indubel

3.2 Obra 268 Av. Oscar Americano-Morumbi/SP-Hospital So Luiz


268-Argilo Arenoso l = 6m, Perfurao 75 mm, Ao CA50A 20mm Fase nica Carga Carga Ruptura por Metro Bainha Chumbador Volume Presso Ruptura Linear do Chumbador (KN/m) (litros) (litros) (Mpa) (KN) 16 1 40 98 16 2 50 98 S Bainha 3 18 35 105 18 4 40 105 16 5 40 98 27 6 45 70 1,2 161 25 Bainha + 7 50 50 1,5 147 27 Fase 8 60 90 1,0 161 23 nica 9 35 40 1,5 140 26 10 40 50 1,5 154

Tabela 3 - Dados do ensaio de rutura de chumbadores, Av. Oscar Americano Figura 11 - Sondagem a percusso SPT-T , tpica, Av. Oscar Americano

3.3 - Obra 479 Rua Bahia 945/965 Higienpolis/SP


479-Argila Vermelha Paulista l = 6 m, Perfurao 75 mm,- Ao CA50A 20mm Fase nica Carga Ruptura por Metro Carga Bainha Linear do Chumbador Volume Presso Ruptura Chumbador (KN/m) (litros) (litros) (Mpa) (KN) 9 S Bainha 1 48 53 bainha + 1 No foi possvel realizar o ensaio 2 Fase de 22 3 48 40 0,4 130 injeo Bainha + 2 Fases de injeo
Reinjeo em 3 fase aps ruptura

4 5 6* 7* 6 7

48 48 48 48 48 48

40 40 40 40 40 40

0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6

160 185 177 185 193 177

27 31 30 31 32 30

479-Argila Vermelha Paulista l = 4 m, Perf. 75 mm, Ao CA50A 20mm Carga Carga Ruptura por Metro Fase nica Bainha Chumbador Volume Presso Ruptura Linear do Chumbador (litros) (litros) (Mpa) (KN) (KN/m)

13 12 Bainha + 1 11
S Bainha Fase de 10 injeo Bainha + 9 2 Fases de 8 injeo

48 48 48 48 48 48

40 40 40 40

0,4 0,4 0,6 0,6

53 77 146 146 123 108

13 19 37 37 31 27

Tabela 4 - Dados do ensaio de rutura de chumbadores, R. Bahia

Figura 12 - Sondagem a percusso SPT , tpica, R. Bahia

3.4 Obra 490 Ed. Urban Loft-Rua Samia Haddad 151- Morumbi/SP
490-Saprolito de Gnaisse Morumbi l = 6 m, Perfurao 75 mm, Ao CA50A 20mm Carga Carga Ruptura por Metro Fase nica Bainha Chumbador Volume Presso Ruptura Linear do Chumbador (litros) (litros) (Mpa) (KN) (KN/m) 19 115 5 S Bainha 48 No foi possvel realizar o ensaio 6 48 * 2,0 146 24 7v Bainha + 1Fase (chumbadores verticais) 8v 31 48 * 2,0 185 Bainha + 1 Fase de 28 1 48 40 1,1 170 injeo Bainha + 2 Fases de injeo

2 3 4

48 48 48

40 * 80

1,3 2,0 1,3

224 232 193


2

37 39 32

* Foi realizada a injeo em mxima presso (20Kg/cm ), porem sem consumo.

Tabela 5 - Dados do ensaio de rutura de chumbadores, R. Samia Haddad

Figura 13 - Sondagem a percusso SPT, tpica, R. Samia Haddad

3.5 Obra 355/500 Hosp.Benef. Portuguesa/Rua Martiniano de Carvalho 969- Paraiso/SP


Chumbador S Bainha Bainha + 1 Fase de injeo Bainha + 2 Fases de injeo 500-Argila Vermelha Porosa Paulista l = 6 m, Perfurao 75 mm, Ao CA50A 20mm Fase nica Carga Carga Ruptura por Metro Bainha Ruptura Linear do Chumbador Volume Presso (litros) (litros) (Mpa) (t) (KN) (t/m) (KN/m)

1 2 3 4 5 6

48 48 48 48 48 40 40 40

12,80 128 2,10 17,60 176 2,90 No foi Possvel realizar o ensaio 1,50 1,50 1,50 19,90 21,20 22,10 199 212 221 3,30 3,50 3,70

21 29 33 35 37

Tabela 6 - Dados do ensaio de rutura de chumbadores, Hosp. Benef. Portuguesa

Figura 14 - Sondagem a percusso SPT-T , tpica, Hosp. Benef. Portuguesa

4. DESEMPENHO DE UM PROJETO Relatamos abaixo um caso de obra, em que houve um rigoroso e especfico acompanhamento tcnico do projeto e da execuo da obra, com a realizao de muitos ensaios e medidas. A explicao e descrio dos critrios de projeto e anlise dos ensaios, no escopo deste artigo, nem da competncia dos autores. Para implantar as ampliaes do Hospital da Beneficncia Portuguesa, em rea de 2.900 m2, densamente urbanizada, localizada R.Martiniano de Carvalho 969, na cidade de Figura 15 - Corte esquemtico do projeto So Paulo, foram necessrias escavaes verticais ( cortina 7), Hosp. Benef. Portuguesa

e profundas. Estas escavaes para os quatro subsolos, deixaram 2.841 m2 de paredes verticais com alturas variveis entre 10,0 e 13,50m. Numa primeira etapa, foram executados 1.905 m2 entre maio e setembro de 2000 e o complemento final de 936 m2 entre novembro de 2002 e fevereiro de 2003, figura 15 , foto 7 e foto 8. Foram realizadas medidas de recalque e deformao horizontal da crista do talude, em vrios pontos da obra.

Foto 7 - Visa Geral da obra durante a primeira fase, Hosp. Benef. Portuguesa

Foto 8 - Visa Geral da obra durante a fase final, com vizinhos, na divisa, Hosp. Benef. Portuguesa

Apresentamos na Tabela 7, para quatro prumadas, fotos 9 e10, os valores em porcentagem das relaes das deformaes medidas com aparelho tico, verticais e horizontais, com suas alturas. Ressalta-se que os pinos foram colocados nas edificaes lindeiras, conforme fotos, 9A e 10A, cerca de 5,0m acima da crista da escavao, para que fosse possvel a tomada de deformao, ao longo de toda Tabela 7 - Deformaes junto a crista do muro, Hosp. Benef.
Portuguesa

10

a obra. Observamos variaes da relao da deformao horizontal com a altura entre 0,04% e 0,20%, e da relao da deformao vertical com a altura entre 0,12% e 0,14%.

Foto 9A Detalhe D2 e C2

Foto 9 Prumadas A1, D2, C2 e C1

Fotos 10A Detalhes B2 e C2.

Foto 10 Prumadas B2, A3,A2 e A1

11

5.ALGUNS CASOS PECULIARES DE OBRAS RECENTES Para ilustraes reais de sua aplicabilidade, seguem alguns exemplos onde foi adotada a soluo de arrimo em Solo Grampeado. R.Indubel-Cumbica, Guarulhos/SP, 1996, 1600 m2 Neste caso houve a rutura do talude por cunha localizada entre seu p e 2/3 da altura. O talude foi recomposto com sacos de solo-cimento e estabilizado permanentemente com o Solo Grampeado, no s na regio rompida, mas nos taludes adjacentes foto 11, foto 12 e figura 16.

Foto 11 - Talude recomposto com solo-cimento, R. Indubel

Foto 12 - Recuperao dos talude adjacentes, R. Indubel

Figura 16 - Corte esquemtico do projeto, R Indubel

Variante Ferroviaria MRS Ipelndia- Suzano/SP,2001, 2050 m2 Neste caso houve a rutura do talude, por cunha localizada entre seu p e prximo crista. A sua estabilizao permanente ocorreu pela aplicao do Solo Grampeado, a montante da rutura, na face remanescente imediatamente aps a remoo do solo corrido, foto 13, foto14 e figura 17.

Foto 13 Vista do talude rompido,Suzano Suzano

Foto 14 Vista do talude contido em Solo Grampeado,

12

Figura 17 Corte esquemtico do projeto, Suzano

Cond. Vila Amalfi, R Dr Jos Gustavo Bush -Morumbi/SP,2001, 858 m2 Neste caso foi necessria a execuo de cortes para permitir o acesso junto a entrada do condomnio. Por questes estticas, o revestimento do paramento deveria ser obrigatoriamente orgnico. O projeto especificou e foi aplicado revestimento de grama fixada com tela. A estabilidade permanente da encosta foi alcanada pela execuo de chumbadores com cortes que tinham at 80O , e altura entre bermas de at 8,3m, foto 3, foto 15 e figura 18.

Foto 15 Vista do talude contido em Solo Grampeado, paramento com grama, Cond. Vila Amalfi

Figura 18-Corte esquemtico do projeto, paramento com grama, Cond. Vila Amalfi

Prefeitura Municipal de Poos de Caldas Poos de Caldas/MG,2001 ,2739 m2 Neste caso objetivava-se estabilizar permanentemente talude em movimento, resultante de depsitos antigos de resduo de pedreira, junto avenida de acesso Poos de Caldas. Como no caso anterior o paramento foi estabilizado pela aplicao de grama e o talude pelos chumbadores, foto 16 e figura 19.

Foto 16 Vista do talude contido em Solo Grampeado, paramento com grama, Poos de Caldas

Figura 19-Corte esquemtico do projeto, paramento com grama, Poos de Caldas

13

Centro Empr. Pereira Barreto, Av. Pereira Barreto1395 Sto. Andr/SP, 2001, 1960 m2 A necessidade da aplicao do Solo Grampeado era estabilizar permanentemente corte vertical visando a implantao de 4 subsolos do edifcio, figura 20 e foto 17.

Figura 20 - Corte esquemtico do projeto, Sto Andr

Foto 17 - Vista geral da obra durante a execuo, Sto Andr

Ed. Urban Loft-Rua Samia Haddad 151- Morumbi/SP , 2002, 770 m2 O Solo Grampeado foi aplicado para conter permanentemente corte vertical visando a implantao de edifcio. Neste caso h uma grande peculiaridade, em que por razes estticas o muro teve sua geometria em planta convexa, com relao a escavao e altura mxima de 18.80m, figura 21 e foto 18.

Figura 21 - Corte esquemtico do projeto, R. Samia Haddad

Foto 18 - Vista geral da face cnvexa do arrimo, R. Samia Haddad

Ed. Grafos-R. das Goiabeiras 82, B.Jardim-Sto. Andr/SP, 2003, 916m2 A necessidade para aplicao do Solo Grampeado era estabilizar corte vertical visando a implantao de 3 subsolos do edifcio, figura 22, foto 19.

Figura 22 Corte esquemtico do projeto, R. das Goiabeiras

14

Foto 19 - Vista geral da obra durante a execuo, R. das Goiabeiras

Saargummi Rodov. Anchieta km17,5- S.B. Campo/SP, 2003, 690m2 Neste caso objetivou-se estabilizar permanentemente talude j cortado h mais de 5 anos, com a presena intensa do lenol fretico, que comeava a apresentar sinais de instabilidade, foto 20, foto 21 e figura 23.

Foto 20 - Aplicao do concreto projetado, Rod. Anchieta

Foto 21 - Vista geral das paredes estabilizadas com paramento irregular, Rod. Anchieta

Figura 23 - Corte esquemtico do projeto, Rod. Anchieta

6.CONCLUSES / DISCUSSES Visando promover o debate colocamos algumas questes, para as quais oferecemos uma resposta, que representa nossa opinio atual. Questo1. Por definio, o Solo Grampeado uma tcnica de melhoria de solo. Este um conceito com o qual concordamos e que internacionalmente aceito. Qual o mecanismo realmente constatado de escorregamento para os solos brasileiros onde tem sido aplicado? Nestes casos, onde passa a superfcie de rutura crtica? Ela intercepta os chumbadores, ou o conjunto dos chumbadores implantados no terreno cria um novo macio com novas caractersticas que arrima o macio a montante dos chumbadores? Resposta1. Nossa opinio de que o solo se torna o material de constituio de um grande muro de peso limitado pela dimenso do chumbador, que foi melhorado pelas injees e introduo dos chumbadores.

15

Questo2. Qual a carga que chega ao paramento? Ser necessrio sempre a aplicao de revestimento de concreto ? Resposta2. Observamos que a carga no paramento muito pequena, insuficiente para promover a rutura e instabilizao do arrimo. O revestimento do paramento estabiliza apenas localmente a poro de solo. Questo3. Como evitar pequenos desplacamentos da face do talude durante os trabalhos? Resposta3. A velocidade de execuo permite que estejamos trabalhando dentro do tempo de estabilidade ( Stand up time ) de cada material at que seja executada a interveno. Entretanto em condies onde este tempo muito curto, como argilas moles por exemplo, necessrio contemplar-se um reforo. Temos executado chumbadores verticais previamente ao incio dos trabalhos, ao longo do eixo da cortina, usualmente posicionados em distncias conforme o espaamento dos chumbadores de arrimo e com comprimentos da altura a escavar. A prtica desta atitude mostrou uma grande reduo de trincas e das deformaes nas edificaes lindeiras, aumentando ainda a produtividade. Questo4. Afirmamos que a aplicao de concreto projetado, armado com fibras o ideal em termos prticos de execuo. Sua adio ocorre juntamente com os agregados obtendo-se mistura final adequadamente homognea. Desde 1995 temos aplicado fibras metlicas e recentemente surgiu no mercado a fibra de polipropileno. Sua aplicabilidade excelente e definitivamente encerra em todas instncias o problema de corroso. Qual seria a fibra mais indicada, se forem ambas tcnica e economicamente equivalentes? Resposta4. Na Tabela 8 so apresentadas algumas caractersticas obtidas de ensaios de laboratrio em placas de fibras metlicas e de polipropileno. Entendemos que a fibra de polipropileno pode ser uma opo excelente para armao do concreto projetado.
Caracterstica
consumo trao na flexo tenacidade fator de tenacidade

Unidade
kg/m3 Mpa joule MPa

Tipo de fibra Ao Polipropileno Dramix 65/35 Sheikan 40


35,0 4,0 15,0 2,2 6,0 4,9 12,7 1,8

Tabela 8 - Caractersticas tcnicas fibras metlicas e fibras de polipropileno

Questo5. Como contratar um arrimo em Solo Grampeado? Resposta5.O Solo Grampeado uma soluo para muro de arrimo. Os preos unitrios que o compem so basicamente: perfurao para chumbador; fornecimento preparo e instalao do ao com centralizadores pintura anticorrosiva e tubos de injeo com vlvulas; injeo de calda de cimento sob presso com controle de volume; preparo fornecimento e aplicao de concreto projetado armado com fibras; fornecimento e aplicao de drenos de paramento; perfurao fornecimento e instalao de DHP; escavao parcializada; andaimes. Estes itens no podem ser comparados com outros servios geotcnicos, mesmo que da mesma forma construdos. A despeito de termos para cada projeto especficos comprimentos de chumbador, espessura de concreto projetado ou comprimento de DHP, deve ocorrer uma contratao pelo projeto global, ou por unidade de rea contida, por exemplo metro quadrado. Questo6. Como avaliar o desempenho de uma estrutura de arrimo em Solo Grampeado? condio obrigatria a injeo do chumbador? Resposta6. Apresentamos na Tabela 9, os valores das quatro medidas para o nico caso de obra instrumentada que vivenciamos, na construo do arrimo para a Beneficncia Portuguesa citada no item 4, comparada com 8 casos da literatura internacional.

16
Referncia Guilloux(12) Shen-Samaritan (16) Shen-Davis(17) Gassler(11) Blondeau & Ledeuil(12) Nicholson(12) Nicholson(12) Clouterre(10) Benef. Portuguesa - A3 Benef. Portuguesa - B2 Benef. Portuguesa - C2 Benef. Portuguesa - D1 Ano Altura(m) 1980 14,0 1981 13,7 1981 9,2 1981 6,0 1982 16,5 1982 9,1 1985 12,3 1991 5,0 10,42 10,50 2002 12,16 13,50 Def. horiz./altura(%) 0,11 0,29 0,17 0,25 0,15 0,04 0,08 0,21 0,11 0,05 0,20 0,04

.
X

Tabela 9 - Valores da % de deformao horizontal com relao a altura do corte.

Na tabela 10 se encontram valores da relao da deformao horizontal com a altura, para a mobilizao do empuxo ativo, conforme Bowles (8). Na tabela 11 tem-se valores para valas escoradas conforme Peck (15).
Tabela 10 Deformao para mobilizao do empuxo ativo, Apud Bowles (8). Solo Arenosos compactos. Arenosos fofos. Argilosos rijos. Argilosos moles. Solo Areias e argilas moles e duras. Argilas moles e muito moles ( com este material at a base da escavao. Argilas moles e muito moles ( com este material abaixo do fundo do vale. H/H (%) 0.1 a 0.2 0.2 a 0.4 1a2 2a5 H/H (%) 0.1a 0.2 1a 2 >2

Tabela 11 deformao junto face da escavao para valas escoradas para prdios de Chigago, Oslo, com profundidades variveis de 9.00 22.00m, Apud Peck (15).

Segue resumo da faixa de variao de valores da carga de rutura por metro linear, resultante de ensaios de arrancamento de chumbadores executados em obras realizadas na cidade de So Paulo, conforme dados do item 3 na tabela 12. Inclue-se um dado extrado do artigo de Bruce(12) para caso de obra na Frana.
Faixa de variao dos Referncia Solo valores de rutura a trao em chumbador (kN/m) Sem injeo Com injeo Beneficncia Portuguesa-Paraiso R. Samia Haddad-Morumbi Grande So R.Bahia-Higienpolis Paulo Av. Oscar Americano-Morumbi R. Indubel-Guarulhos Frana(12) Versailles-Chantier, corte Ferrovirio argila porosa paulista silte argiloso argila porosa paulista argilo arenoso silte argiloso areia fontainbleau 21 a 29 19 9 a 19 16 a 18 18 a 24 22 33 a 37 24 a 39 22 a 37 23 a 27 28 a 30 ---

Tabela 12 - Valores da carga de rutura de chumbador por metro linear

Na tabela 13, extramos dos artigos de Shen(16), e Clouterre(10) valores da carga mxima mobilizada no chumbador, por metro linear.
Referncia Projet Clouterre(1991) Shen-Davis(1981) Carga medida no chumbador (kN/m) 1.1 a 1.3 3.5 a 3.7

Tabela 13 - Carga mobilizada no chumbador por metro linear

17

A diferena dos valores da carga de rutura e da carga medida no chumbador muito grande, ou seja o valor medido muito menor. Shen (14) lembra que o mtodo construtivo deve ser criteriosamente descrito, normalizado e representar aquilo efetivamente executado. Sugere que a avaliao do desempenho, deva advir da observao das deformaes, que a mesma opinio de Guimares Filho (2). Na apresentao do Estado da Arte, para o congresso de So Francisco, Shlosser(18), declara necessria a avaliao das deformaes, bem como considera o solo como principal material de construo na confeco do arrimo em Solo Grampeado. Pelos dados acima entendemos que h muito por se aprender sobre o Solo Grampeado. Listamos alguns pontos muito importantes que tentam responder como se poderia avaliar o desempenho de um arrimo em Solo Grampeado: A observao por meio das deformaes deve ser obrigatria durante a construo dos arrimos em Solo Grampeado. O mtodo executivo muito importante e deve ser detalhadamente padronizado e fielmente executado. A injeo do chumbador fundamental para a eficincia do Solo Grampeado, muito mais qualitativamente que quantitativamente devendo sempre ser realizada, e avaliada. A observao da geologia e hidrogeologia previamente ao detalhamento do projeto, e o dirio acompanhamento dos trabalhos definem os passos de um projeto, que somente se encerra aps o trmino da execuo da conteno. As anlises matemticas, por meios eletrnicos ou manuais, no permitem definir previamente por si s qual o projeto mais seguro ou econmico, quer pelas insuficientes informaes do subsolo usualmente oferecidas para projeto, quer pela grande dificuldade em simular o comportamento especfico dos solos brasileiros, especialmente dos residuais e dos sedimentos tercirios. Para se compreender em todos os mbitos a tcnica do Solo Grampeado, seria necessrio melhor estud-lo. O estmulo para o desenvolvimento de teses de psgraduao deve ocorrer, diretamente ligado s reais condies de aplicao na sociedade. Uma proposta mais ambiciosa, poderia partir do Projet National Clouterre, desenvolvido na Frana entre 1985 e 1989, continuando-o para nossas condies e objetivos, e da mesma forma envolvendo todos os setores interessados da sociedade brasileira. O solo o principal material de construo dos Arrimos em Solo Grampeado

7.BIBLIOGRAFIA Seguem alguns artigos da bibliografia nacional e internacional, que os autores se referem ou recomendam como consulta. Nacional : 1. GUIMARES FILHO J.D.(1984)-Consolidao de solos por injees: Discusso sobre uma prtica bem sucedida, mas que no est de acordo com as teorias clssicas existentes. Revista Solos e Rochas, Volume7, p.99-107. 2. GUIMARES FILHO J.D.(1994)-O Alvio controlado de tenses na tcnica de Solo Grampeado. Revista Solos e Rochas, Volume17, n.3, p. 195-201. 3. IYOMASA, W.S., RODRIGUES, J. E.(2002)- Fraturamento Hidrulico e Injeo de SoloCimento em Macio Terroso, Revista Solos e Rochas, So Paulo, 25,(2),p. 105-118. 4. ZIRLIS, A.C.; PITTA, C.A.; SOUZA, G.J.T e Oliveira, M.(1992)-Soil Nailing: Chumbamento de Solos, Experincia de uma Equipe na Aplicao do Mtodo. In: COBRAE Conferncia Brasileira de Encostas, vol. 1 Rio de Janeiro, pp. 81 a 99

18

5. ZIRLIS, A.C.(1998)-Reforo do Terreno-Solo Grampeado, Livro: Fundaes Teoria e Prtica, PINI- ABMS-ABEF, Captulo 18.3.1, So Paulo, p. 641-642 e 656-668. 6. ZIRLIS, A.C. PITTA, C.A.(2000)-Chumbadores Injetados: A Qualidade do Solo Grampeado. SEFE IV- Seminrio de Engenharia de Fundaes Especiais e Geotecnia, julho Vol.2, p.541-547. Internacional: 7. BAUER (1989) - Soil Nailing - The Bauer System - Catlogo de Servios. 8. BOWLES, JOSEPH E.(1982)-Foundation Analysis and Design, terceira edio, McGrawHill, p.380. 9. CAMBEFORT H. (1960)-Injection des Sols. Editions Eyrolles, Paris. 10. CLOUTERRE (1991)-Recommandation Clouterre, Projet National Clouterre, Presses de I ENPC, Paris. 11. GASSLER G. , GUDEHUS, G.(1981)-Soil Nailing some Aspects of a New Technique. Anais do 10o. Cong. Int. de Mec. Solos e Eng. de Fund. Estocolmo, Vol. 3 p.665-670. 12. BRUCE D.A., JEWELL, R.A.(1986)-Soil Nailing: Application and Practice - Part 1. Ground Engineering, November, p.10-15. 13. BRUCE D.A., JEWELL, R.A.(1987)-Soil Nailing: Application and Practice - Part 2. Ground Engineering, January, p.21-33, 38. 14. GASSLER G., GUDEHUS G.(1981) - Soil Nailing some Aspects of a New TechniqueAnais do 10o. Cong. Int. de Mec. Solos e Eng. de Fund. Estocolmo, Vol. 3 p.665-670. 15. PECK, RALPH B.(1969) Deep Excavations and Tunnelling in Soft Ground Proceding of the Seventh IC. On S. M. F. E, - The State of Art Volume, p.266. 16. SHEN C.K., BANG S., HERMANN L.R.(1981) - Ground Movement Analysis of Earth Support System- Jornal da ASCE, Vol. 107 GT 12, p. 1609-1624. 17. SHEN C.K., BANG S.,ROMSTAD K.M., KULCHIN L., DeNATALE J.S.(1981) - Field Measurements of Earth Support System, Jornal da ASCE Vol 107, GT 12, p. 1625-1642. 18. SCHLOSSER F., MAGNAN J.P., HOLTZ R.D.(1985)-Geotechnical Engineered Construction State of the Art- Proceedings of the Eleventh Internacional Conference on Soil Mechanics and Foundation Engineering Volume 5, p.2499-2504. 8. AGRADECIMENTOS Os autores gostariam de agradecer a todos os profissionais dos escritrios de projeto e consultoria, de alguma forma envolvidos neste trabalho: A.H. Teixeira, Ceppolina, Consultrix, Godoy & Maia, Interact, Luciano Decourt, M. Hosken, Roma.

19

9. TABELA 14 Obras executadas por estes autores a partir de 1996 a 2003.


Identificao Ano Solo Alt. (m) 96 97 Residual Aterro 13,0 5,1 4,0 7,0 4,0 9,0 7,0 15,0 6,0 4,0 6,5 4,0 9,7 8,5 11,0 5,2 6,0 8,0 15,0 6,5 6,0 11,0 9,8 10,5 6,0 7,2 6,0 4,2 2 a 7,5 8,0 6,0 13,5 5,0 4,0 11,0 11,4 10,0 7,0 8,0 10,0 4,5 10,0 Incl Compr Armao (o) 60 80 90 90 60 70 90 70 90 90 90 90 90 80 70 90 90 90 70 90 90 90 90 90 60 90 90 90 70 a 90 60 90 90 90 60 75 75 90 90 90 90 90 90 (m) 6,0 10,0 4,0 5,0 4,0 8,0 6,0 5,0 4,0 6,0 6,0 4,0 5,0 10,0 4,0 3,0 3,0 5,8 6,0 8,0 6,0 8,0 6,8 8,0 8,0 4,0 6,0 6,0 9,0 8,0 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 22 20 20 20 20 20 20 25 13 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 25 25 20 20 20 20 Espaam 1,5 1,8 1,0 1,5 1,6 1,2 1,0 2,0 1,0 1,5 1,0 1,7 1,5 1,4 1,5 1,0 1,0 1,5 1,5 1,7 1,5 1,2 1,4 1,4 1,6 1,5 1,4 1,5 20,0 1,5 1,3 1,2 1,2 1,5 1,5 1,2 1,2 1,5 1,5 1,1 1,0 1,3 1,4 1,0 1,5 1,5 1,6 1,0 2,0 2,1 1,5 1,2 1,3 1,5 1,2 1,5 1,0 1,0 1,5 1,5 1,4 1,5 1,5 1,4 1,5 1,4 1,5 1,3 1,5 2,3 1,5 1,4 1,3 1,3 1,3 1,5 1,3 1,3 1,5 1,5 1,1 1,4 Esp. (mm) 80 50 75 80 60 80 80 100 100 100 100 70 150 130 70 70 70 100 100 70 70 80 No 100 70 100 70 100 80 70 70 80 70 70 100 100 50 50 80 80 70 100 1 Q 92 F. de Ao F. de Ao F. de Ao 1 Q 138 F. de Ao F. de Ao 2 Q 138 1 Q 92 F. de Ao F. de Ao F. de Ao 2 Q 283 F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao No F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao Tela F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao Q 138 Q 138 F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao Armao Taxa ao 32 35 40 40 37 40 40 44 15 40 40 40 60 35 40 40 35 40 40 40 40 40 No x 35 35 35 30 30 30 40 35 40 35 35 35 30 44 44 30 30 30 30 x x x x x x x x x x x x x x x gua rea (m2) Pinheiros, SP S.Bernardo, SP Guarulhos, SP R.Antonieta Leito, SP R.So Nicolau , SP R. lvaro de Souza, SP R. Hngara, SP Lenis Paulista, SP Votorantim, SP S.B.Campo, SP Colgio ,Sto. Andr, SP Av. Joo Paulo Ablas, SP Sorocaba, SP Taboo da Serra, SP Creche Cardeal Mota, SP R.Jacatiro, SP 130 480 205 208 40 135 150 562 1.200 80 248 170 700 150 300 98 Talude Chumbador (mm) Qt Diam Hor Vert Revest.Concr.Projetado

97 Silto Argiloso 97 Argila Siltosa 97 Solo residual 97 97 97 97 98 98 Aterro Residual Siltoso Aterro Aterro Aterro 97 Silto Argiloso

98 Areia Argilosa 98 98 99 99 99 99 99 99 99 99 00 00 00 00 00 00 00 00 Aterro Residual Residual Residual Residual Residual Residual Residual Saprolito Sedimento Residual Residual Residual Coluvio Coluvio Coluvio Residual Residual

S.B.Campo, SP 160 Av. Oscar Americano, SP 1.160 Taboo da Serra, SP R. Antnio Le Voci, SP R. Feltrins, S.B.Campo, SP R. Hungara II, SP Ed. Metr., Sto. Andr,SP Ed. Lumiere, Sto Andr, SP Hangar Congonhas, SP 500 512 400 374 110 1.350 225

CEF, Diadema, SP 263 Rod. Raposo Tavares, SP 130 Ed. Millenium,Sto. Andr, SP 130 R.Prata, Taboo da 1.048 Serra,SP Pq Pinh., Taboo da 574 Serra/SP Itapecerica da Serra, SP 213 Hospital Benef. 1.785 Portug,SP Lar ABC, So Bernardo,SP 110 R. Estevo Jordo, SP Fav.Capuava, Sto. Andr,SP Ipelandia, Suzano, SP Queluz ,SP Cruzeiro, SP SP280 Marginal Leste,SP SP280 Marginal Oeste,SP S. Bernardo do Campo,SP C. E. Kennedy, SB Campo,SP 140 2.170 2.050 595 300 821 1.625 51 571

00 Argila Porosa 00 00 01 Coluvio Residual Coluvio

9 a13,5 1 5,0 4,0 5,5 a 9 3a4 4,0 4,0 8,0 6a10 6,0 8,0 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

01 Solo residual 01 Solo residual 01 Solo residual 01 Solo residual 01 Solo residual 01 01 Coluvio Coluvio

20

Talude Identificao Ano rea (m2) CEF Vila R, SP 245 01 01 01 01 01 01 01 Solo Residual Solo residual Solo tercirio Solo tercirio Solo residual Solo residual Solo residual Cotia, SP 270 Al. S.Caetano, Sto Andr, SP 374 Diadema - SP Cond. V.Amalfi, Morumb, SP Suzano,SP AvHigienpolisSto.Andr,SP Ed. M.AdventS.B. Campo,SP P.M. Poos de Caldas,MG C.E.P.Barreto - Sto Andre,SP Tambor/SP Taboo da Serra/SP Cons. Construtor,SP Tambor IV,SP Cons. Construtor. Terra Azul - Sto. Andr,SP Margraf,Tambor,SP Maecan - Taboo,SP Promon Telefnica / SP Savol -Sto Andre,SP Mormom - Embu/ SP R. Bahia / SP Atlntico Sul Braslia,DF R.A, Arg.Taboo da Serra/SP R.M. MizumotoLiberdade/SP R.Samia Hadad Morumbi / SP Niqueltocantins/GO Agua Mineral-Utinga / SP Hosp. Benef. Port. Fase II,SP Ed.Maria Antonia-Mooca ,SP Col.Imp.Leop.a,Santan a,SP Ed.Amsterdn-Sto Andre,SP 878 858 99 195 595 Solo Alt. (m) 4,5 5,5 11,5 8,3 8,3 6,0 4,7 10,3 23,0 11,0 4,5 7,0 2,5 3a7 6,0 11,6 3a 6 5,8 a 9,3 6,0 6,4 6,0 5,0 6,0 10,0 10,2 18,8 5,1 8,2 8,4 12,0 8,0

Chumbador Espa Incl Compr Armao am (o) 90 90 90 80 80 90 60 90 60 90 90 75 80 90 90 90 90 70 80 90 60 90 90 90 90 90 90 80 90 90 90 90 90 90 90 90 90 (m) 3,8 4 6,0 6,0 5a9 4,0 6,0 4a8 Qt Diam Hor Vert 1 1 1 1 1 1 1 1 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 16 20 20 20 20 20 20 1,2 1,2 1,2 1,1 1,3 1,5 1,2 1,3 1,5 1,2 1,3 1,2 1,1 1,2 2,0 1,2 1,3 1,2 1,2 1,1 1,2 1,3 1,4 1,3 1,5 1,1 1,1 1,3 1,5 1,5 1,5 1,5 1,2 2,0 1,3 1,3 1,5 1,5 1,3 1,3 1,2 1,0 1,2 1,5 1,2 1,3 1,5 1,2 1,4 1,1 1,2 1,1 1,2 1,5 1,0 1,2

Revest.Concr.Projetado Esp. (mm) 80 100 70 100 50 70 70 70 100 70 80 80 70 70 100 70 70 70 80 100 70 70 70 70 70 70 70 80 70 70 70 70 70 150 70 Armao Taxa ao F. de Ao 30 x F. de Ao 30 x F. de Ao F. de Ao Grama F. de Ao F. de Ao F. de Ao Grama F. de Ao F. de Ao F. de Ao Q 196 F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao 2 telas 2 telas F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F. de Ao F.Polipro. F.Polipro. F.Polipro. F. de Ao F.Polipro. 30 30 30 30 30 30 30 40 40 40 6 6 6 40 6 x x x x x x x 40 40 40 39 35 35 40 40 40 30 30 x x 30 40 40 x x x x x x x x x x x 30 30 gua

01 Solo Sedimentar Solo residual Solo residual Solo residual Coluvio Solo residual Solo residual Solo residual Solo residual Solo residual Solo residual Residual Coluvio Silte Arenoso

2.739 01 1.960 01 697 210 400 565 410 687 265 90 240 194 277 878 400 316 770 770 229 936 848 640 547 01 01 01 01 01 02 02 02 02 02

10 a 16 1 3a8 5,0 6,0 4,0 4a6 4,0 6,0 5,0 6,0 3,0 5,0 4a6 10,0 4,0 4a8 8,0 9,0 4,0 4,0 6,0 3,8a10 6,0 6,0 4a6 4a9 4 a 10 3a6 5,0 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

2.164 01

20 1,2 12,5a 1 20 1,3 1 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 1,2 1,4 1,2 1,5 1,2 1,3 1,5 1,2 1,3 1,2 1,2 1,3

02 Argila-Paulista 02 Areia Argilosa 02 02 02 02 02 02 02 03 03 Aterro Argila Siltosa Solo residual Silte Arenoso Solo residual Solo residual Argila Porosa Argila Siltosa

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

So Jos dos Campos / SP 1.029 02

Ed.Grafos-Sto Andre,SP 916 03 Saargummi -So Catano,SP 690 03 Osasco-CPTM,SP Ed.Residencial-Sto Andre,SP Sub- total rea 96 a 2003 193 03

257 03 46.054

Argila Siltosa 8,0 Argila organica silt. 6 a 9,5 Argila silto arenosa 5,4 a 9,7 Argila porosa silt. 6,8a11,8 Argila organica silt. 4,8 Argila Silt. porosa 6,0

20 1,2 16ou2 1 0 1,5 16 20 1,2 1,2

1 1

Obs: A nica obra instrumentada foi a do Hospital da Beneficncia Portuguesa. Esta foi tambm a nica considerada provisria, mas passou 2 anos sem a construo do prdio.

You might also like