You are on page 1of 8

DOCENTE II

EDUCAO FSICA
Domingo - Manh Durao da Prova: 4 horas
Leia atentamente as instrues abaixo. 01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este caderno, com 50 (cinqenta) questes da Prova Objetiva e 02 (duas) questes da Prova Discursiva, sem repetio ou falha, assim distribudas: Portugus 01 a 10 Conhecimentos Pedaggicos 11 a 20 Conhecimentos Especficos 21 a 50 Discursivas 02

b) Um carto de respostas destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. c) Um caderno de respostas para as questes discursivas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no carto de respostas. Caso contrrio, notifique imediatamente o fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do carto de respostas, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta. 04 - No carto de respostas, a marcao da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao interno do quadrado, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta, de forma contnua e densa. Exemplo: A B C D E

05 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 (cinco) alternativas classificadas com as letras (A, B, C, D e E),s uma responde adequadamente questo proposta. Voc s deve assinalar uma resposta. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. 06 - Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que: a) Utilizar, durante a realizao das provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda telefnica, notebook, calculadora, palmtop, relgio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicao b) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o carto de respostas. Obs.: Por motivo de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 1 (uma) hora a partir do incio da prova. 07 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu carto de respostas. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Prova no sero levados em conta.

www.fesp.rj.gov.br concurso@fesp.rj.gov.br

w ww.pciconcursos.com.br

Docente II - Educao Fsica

Dia 27.04.2008 - Manh

PORTUGUS
FIM DAS GELEIRAS AUMENTAR A FOME
As geleiras esto derretendo no ritmo mais rpido dos ltimos cinco mil anos, e esse fenmeno uma ameaa a milhes de pessoas e mltiplos ecossistemas, segundo o Programa Ambiental das Naes Unidas (ONU). De acordo com o Earth Policy Institute, a China e a ndia esto entre as naes que seriam mais afetadas. Os agricultores tero cada vez mais dificuldades para irrigar suas colheitas. A irrigao vital para a produo agrcola, mas tende a diminuir com o derretimento das geleiras que alimentam os grandes rios da sia. O Ganges, o Amarelo e o Yangtze recebem gua das chuvas durante a poca da mono. Mas na estao seca eles dependem muito das guas do degelo na cordilheira do Himalaia. A geleira Gangotri, sozinha, supre 70% do fluxo do Ganges no perodo da seca. na estao de seca que a gua mais necessria para irrigar as plantaes de arroz e trigo, principais fontes de calorias de centenas de milhes de pessoas. O relatrio do Painel Intergovernamental para Mudanas Climticas (IPCC) diz que muitas geleiras do Himalaia podem desaparecer at 2035. Segundo Brown, glaciologistas chineses estimam que dois teros das geleiras na regio do Tibete-Qinghai deixaro de existir em 2060. Com a reduo drstica de gua, o fluxo dos grandes rios se tornaria sazonal, adverte Brown, que tem documentado efeitos dos danos ambientais na produo alimentar. China e ndia so responsveis por metade da produo de trigo e arroz do mundo.
O Globo, 21-3-2008

05. O segmento do texto que no soa como desastre : A) Fim das geleiras aumentar a fome; B) Mas na estao seca eles dependem muito das guas do degelo; C) muitas geleiras do Himalaia podem desaparecer at 2035; D) dois teros das geleiras na regio do Tibete-Qinghai deixaro de existir em 2060; E) Os agricultores tero cada vez mais dificuldades para irrigar suas colheitas. 06. ...a China e a ndia esto entre as naes que seriam mais afetadas; o emprego do futuro do pretrito (seriam) nesse segmento do texto mostra um(a): A) B) C) D) E) previso que certamente se realizar; fato a ocorrer em futuro prximo; ocorrncia de difcil realizao; acontecimento provvel no futuro; fato que ocorrer inevitavelmente.

07. A afirmao abaixo que no est presente no texto, de forma direta ou implcita, : A) O derretimento das geleiras ocasionar problemas para os agricultores; B) O derretimento das geleiras fruto do aquecimento global; C) Na poca da mono, o problema do derretimento no to grave; D) Na poca da seca, a gua das geleiras vital para a irrigao; E) Sem as geleiras, o rio Ganges e outros rios asiticos secaro. 08. ...que tem documentado efeitos dos danos ambientais...; o tempo verbal sublinhado indica uma ao que: A) B) C) D) E) terminar em futuro prximo; se vem processando ultimamente; terminou h muito pouco tempo; se completou antes de outra ao passada; durou no tempo passado e se encerrou no presente.

01. O ttulo dado ao texto, em funo do que lido, deve ser visto como: A) B) C) D) E) um alerta contra uma ameaa; uma previso ameaadora contra as geleiras; uma informao com tom de conselho aos homens; uma crtica falta de ao das autoridades; um manifesto contra os pases emergentes.

02. Ao citar instituies como o Programa Ambiental das Naes Unidas e o Earth Policy Institute, o autor do texto pretende: A) criticar as altas autoridades que nada fazem para proteger o meio ambiente; B) dar mais credibilidade e autoridade s informaes transmitidas; C) mostrar a importncia do artigo para os leitores do jornal; D) indicar a preocupao das autoridades em relao ao problema citado; E) demonstrar sua competncia ao tratar do assunto. 03. A irrigao vital para a produo agrcola; o item que mostra essa frase do texto reescrita de forma a alterar o seu sentido original : A) B) C) D) E) Para a produo agrcola, a irrigao vital; A irrigao, para a produo agrcola, vital; vital para a produo agrcola a irrigao; Vital para a produo agrcola a irrigao; A produo vital para a irrigao agrcola.

09. A frase em que ocorre um adjetivo em grau comparativo ou superlativo : A) As geleiras esto derretendo no ritmo mais rpido dos ltimos cinco mil anos; B) Os agricultores tero cada vez mais dificuldades para irrigar suas colheitas; C) a China e a ndia esto entre as naes que seriam mais afetadas; D) A irrigao vital para a produo agrcola; E) eles dependem muito das guas do degelo. 10. A irrigao vital para a produo agrcola, mas tende a diminuir com o derretimento das geleiras que alimentam os grandes rios da sia. O Ganges, o Amarelo e o Yangtze recebem gua das chuvas durante a poca da mono. Mas na estao seca eles dependem muito das guas do degelo na cordilheira do Himalaia. A geleira Gangotri sozinha supre 70% do fluxo do Ganges no perodo da seca; nesse segundo pargrafo do texto, o adjetivo que explicado no prprio pargrafo : A) B) C) D) E) vital; agrcola; grandes; seca; sozinha.

04. Segundo o texto, o fim das geleiras aumentar a fome porque: A) a China e a ndia produzem 70% de trigo e arroz do mundo; B) as terras agrcolas da sia sero inundadas pelas guas dos rios; C) a irrigao das terras agrcolas se tornar mais difcil; D) os rios Ganges, Amarelo e Yangtze aumentaro o seu fluxo; E) os agricultores no podero mais prever as colheitas.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

DOS

REIS 2 w ww.pciconcursos.com.br

Dia 27.04.2008 - Manh

Docente II - Educao Fsica


14. Os relatrios do SAEB, ao longo de uma dcada, foram analisados por Gomes em Novas Perspectivas Sociolgicas. O autor destaca que um item avaliado, cujo efeito mostrou-se nulo sobre o desempenho dos alunos, gerando dvidas quanto sua efetividade, foi: A) o desenvolvimento pelo professor de mais de oitenta porcento dos contedos; B) o acesso informao e a suficincia de recursos na escola; C) a exigncia de concurso pblico para o ingresso de professores e diretores; D) a realizao de reunies pedaggicas peridicas; E) a escolaridade adequada de diretores e professores. 15. Hoffmann afirma que h, por parte dos professores, o uso equivocado dos testes, principalmente considerando-se que a sua finalidade mais importante, na escola, deve ser: A) B) C) D) E) investigao, mensurao e classificao; investigao, anlise de resultados e nova ao; constatao, mensurao e anlise de resultados; constatao, classificao e repetio de contedos; anlise de resultados, repetio de contedos e classificao.

CONHECIMENTOS PEDAGGICOS
11. O sculo XVIII poltico-pedaggico por excelncia. nesse sculo que se realiza a passagem do controle da Educao da Igreja para o Estado. Dentre os grandes pensadores da poca, chamados iluministas ou ilustrados, que lutavam em defesa da racionalidade, das liberdades individuais e contra o desmedido poder da Igreja e dos governantes, podem-se citar Rousseau, Kant e os pedagogos Pestalozzi, Herbart e Froebel. De acordo com Gadotti, o iluminismo educacional representou o fundamento da pedagogia burguesa que, ainda nos dias atuais, insiste predominantemente na: A) transmisso de contedos e na formao social individualista; B) educao integral e na formao social do trabalhador; C) transformao da razo social em fora social e na autonomia pedaggica; D) auto-educao e no trabalho coletivo; E) pedagogia do dilogo e na formao social coletiva. 12. Lauro de Oliveira Lima, cujo pensamento est estreitamente vinculado prtica de uma escola experimental piagetiana, prope, em sua teoria da educao, os dez mandamentos do ensino. Assinale a alternativa que indica um desses mandamentos: A) Prestigie a memorizao ela pode resultar na melhor apreenso dos contedos; B) Prepare antecipadamente o material didtico a ser utilizado, de acordo com o planejamento dos contedos a serem transmitidos; C) Considere, prioritariamente, o contexto social da criana e as interaes que ela estabelece com as outras crianas e com os adultos; D) A disciplina fundamental evite propor jogos e brincadeiras que tornam as crianas dispersivas; E) Leve as crianas a discutirem entre si as situaes propostas, respeite suas concluses, mesmo as erradas elas correspondem ao nvel mental da criana. 13. Relacione os processos atravs dos quais a escola referenda o controle social, listados esquerda, com os respectivos resultados apresentados direita. 1- repetio ( ) constri indivduos submissos, que no manifestam espontaneidade e criatividade ( ) inibe o esprito de iniciativa, tolhe a inteligncia ao privilegiar a formao de hbitos ( ) inibe o esprito de iniciativa, tolhe a inteligncia ao privilegiar a formao de hbitos ( ) enquadra as crianas nos padres estabelecidos atravs do medo, das punies e recompensas ( ) perpetua a desigualdade social atravs do autoritarismo e do desrespeito pessoa

16. Duas tendncias pedaggicas consideram que o professor desempenha papel insubstituvel nas relaes professoralunos. Na primeira, o professor exerce toda a sua autoridade para impedir qualquer comunicao entre os alunos. Na segunda, o professor o mediador das trocas que se estabelecem na interao entre o sujeito e o meio, havendo comunicao entre todos. Segundo Luckesi, essas duas tendncias so, respectivamente: A) B) C) D) E) a liberal tradicional e a liberal renovada no-diretiva; a progressista libertadora e a progressista libertria; a liberal renovada no-diretiva e a progressista libertadora; a crtico-social dos contedos e a progressista libertria; a liberal tradicional e a crtico-social dos contedos.

17. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional considera despesas de manuteno e desenvolvimento do ensino as que so realizadas com vistas consecuo dos objetivos bsicos das instituies educacionais de todos os nveis. Assinale a alternativa que indica a despesa que se enquadra no conceito de manuteno e desenvolvimento do ensino: A) subveno a instituies pblicas ou privadas de carter assistencial; B) programas suplementares de alimentao; C) manuteno de programas de transporte escolar; D) obras de infra-estrutura; E) formao de quadros especiais para a administrao pblica. 18. O aluno colocado diante de um painel onde aparece uma questo relativa a algo que ele j conhece e, ao mesmo tempo, uma nova informao sobre o mesmo tema. O aluno deve responder questo apresentada e, se acertar, a mquina passar automaticamente para a questo seguinte, que ser referente informao dada imediatamente antes. Se no acertar, no poder prosseguir, devendo retornar a algum passo anterior.
(Fontana e Cruz)

2- condicionamento

3- represso

4- reproduo das condies sociais

A seqncia correta : A) B) C) D) E) 2, 4, 3 e 1; 2, 1, 3 e 4; 3, 1, 2 e 4; 3, 4, 1 e 2; 4, 2, 1 e 3.

Essa uma breve descrio do funcionamento da mquina de ensinar idealizada por Skinner. Dessa mquina de ensinar, derivou, na educao formal, o: A) B) C) D) E) mtodo dos centros de interesse; mtodo dialgico; teste de prontido; ensino por instruo programada; projeto participativo na escola.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS 3 FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ w ww.pciconcursos.com.br

Docente II - Educao Fsica


19. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que preciso reverter o quadro de discriminao e excluso existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situaes socioeconmicas, regionais, culturais e tnicas. Sendo assim, ao definir suas propostas pedaggicas, as escolas devero explicitar, dentre outros aspectos: A) o reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores; B) um cdigo de conduta para toda a comunidade escolar; C) estratgias traadas para minimizar as dificuldades econmicas da comunidade; D) medidas severas visando a garantir o respeito a toda a comunidade escolar; E) os limites precisos da atuao de cada profissional que atua na escola. 20. No raro nos centros urbanos brasileiros que algumas crianas fiquem aos cuidados de outra pessoa que no o pai ou a me. essa pessoa quem estabelece os vnculos com a escola leva e busca a criana, participa das reunies de pais, acompanha o rendimento escolar, etc, desempenhando o papel de guardio de fato da criana. Em casos como esse, a guarda de direito poder ser concedida a essa pessoa. De acordo com o artigo 28 do Estatuto da Criana e do Adolescente, sempre que for possvel, a criana dever ser ouvida previamente e sua opinio devidamente considerada. Na apreciao do pedido de guarda, tambm devero ser levados em conta aspectos como: A) o grau de parentesco e a opinio de professores da criana; B) o grau de parentesco e a relao de afinidade ou afetividade; C) o ambiente familiar adequado e o nvel de escolaridade do solicitante; D) a opinio de professores da criana e a relao de afinidade; E) a relao de afinidade e uma situao econmica privilegiada do solicitante.

Dia 27.04.2008 - Manh

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21. Ghiraldelli (1989) resgatou cinco tendncias da educao fsica brasileira. Tais tendncias esto diretamente vinculadas a determinadas matrizes filosficas. Relacione a coluna da esquerda, que apresenta as matrizes filosficas, com a coluna da direita: (1) (2) (3) (4) liberalismo americano fascismo comunismo liberalismo ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) militarista popular higienista pedagogicista competitivista

A seqncia correta e: A) B) C) D) E) 1, 3, 2, 3 e 4; 4, 1, 2, 4 e 3; 2, 3, 1, 4 e 4; 2, 3, 4, 1 e 1; 2, 4, 3, 1 e 2.

22. Bracht (1992) utiliza-se da teoria da diferenciao dos sistemas (instituies) sociais para analisar a autonomia pedaggica da educao fsica. O autor aponta duas instituies que influenciaram a Educao Fsica brasileira: a militar (que marcou a educao fsica nacional com seus mtodos ginsticos) e a instituio esporte. Pode-se citar como exemplo de cdigo da instituio esporte introduzido na educao fsica: A) a exercitao corporal com o objetivo do desenvolvimento da aptido fsica; B) a incumbncia do instrutor de apresentar os exerccios, dirigir e manter a ordem e a disciplina; C) o planejamento tendo mais importncia que o professor e o aluno no processo de ensino; D) a exercitao corporal com o objetivo de formao do carter; E) a conservao de turmas para aula de educao fsica por gnero. 23. Entendendo representaes sociais como a verso contempornea do senso comum (Mascovici apud S, 1996) e, por esta razo, essencialmente dinmicas, produtos de determinaes passadas e presentes, e como construtoras de conhecimentos sociais, podemos reverter esse quadro em que temos as representaes da Educao Fsica solidrias com a ideologia burguesa, na medida em que recuperarmos o ncleo sadio do senso comum chamado por Gramsci de bom senso aproveitando todo o seu potencial transformador.
(BARBOSA, 2001).

A proposta acima pode ser concretizada quando o professor de Educao Fsica: A) ensina futebol para as meninas baseando-se apenas em conceitos fisiolgicos e biomecnicos; B) introduz a capoeira como contedo programtico, abordando seus aspectos biomecnicos e sociolgicos; C) monitora a prtica de lazer dos alunos com jogos populares; D) ministra somente aulas prticas para trabalharmos o movimento corporal; E) introduz os jogos de salo como contedo programtico para os alunos que no gostam de praticar atividades fsicas.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ
DOS

REIS 4 w ww.pciconcursos.com.br

Dia 27.04.2008 - Manh

Docente II - Educao Fsica


28. Santin (in Moreira, 1992), ao discutir o conceito de corporeidade e suas perspectivas no campo da Educao Fsica, aponta duas alternativas: a da razo cientfica e a dos valores estticos. Para o autor, a Educao Fsica classifica os corpos dentro de uma tica de aptido, mantendo-se presa a uma compreenso de corporeidade limitada ao corpo fsico. E diante deste quadro que Santin traa dois painis onde se observam duas imagens de corporeidade humana: A) uma corporeidade disciplinada e uma corporeidade cultuada e cultivada; B) uma corporeidade disciplinada e uma corporeidade subordinada; C) uma corporeidade cultuada e uma corporeidade festiva; D) uma corporeidade dual e uma corporeidade singular; E) uma corporeidade cultuada e cultivada e uma corporeidade autnoma e independente. 29. Os dados recentes indicam que os jovens esto crescendo em estatura mdia e em massa muscular, como produto de mudana no campo da sade, da alimentao e, talvez, da prpria prtica de atividades fsicas (Lovisolo, 2000). Esses dados revelam a sobrevivncia de um projeto de sociedade que, nas primeiras dcadas do sculo passado, influenciou fortemente a Educao Fsica brasileira. Trata-se do projeto: A) militarista; B) higienista; C) humanista; D) ginstico; E) olmpico. 30. Para Ghiraldelli (1989) o profissional de Educao Fsica antes de tudo um intelectual, especialmente o professor. O trabalho intelectual, na rea da Educao Fsica, consiste na relao com o movimento e com o corpo em que um tipo especfico de cultura seja usufrudo pelas pessoas que a buscam. Trata-se da cultura: A) de massa; B) erudita; C) esportiva; D) popular; E) criadora extra-universitria. 31. Segundo Oliveira (1985) a educao fsica escolar de orientao humanista tem seis princpios bsicos: aprendizagem significativa, potencial criativo, individualidade, jogo, exerccio natural e liberdade. A atividade que cumpre a maior parte desses princpios : A) pique bandeira; B) manejar a bola quicando-a no cho; C) correr em volta da quadra; D) toques de voleibol na parede; E) exerccios abdominais. 32. O esporte um fenmeno social que como tal pode ser abordado utilizando-se diferentes matrizes tericas. Essas, por sua vez, decorrem das diferentes vises de sociedade ou das teorias sociais escolhidas para a anlise. Gruneau (in Bracht, 1992) identifica duas abordagens para o esporte: a estrutural-funcionalista e a do conflito. A partir da tica do conflito correto afirmar que o esporte: A) oferece a oportunidade para a aprendizagem de diferentes papis sociais; B) reflete uma srie de valores importantes para a sociedade, em que o recrutamento cumpre a funo de integrao social; C) educa por ensinar a criana a conviver com a vitria e a derrota; D) funciona, nas sociedades industriais e ocidentais, como um mecanismo de mobilidade social; E) est intimamente relacionado com as diferenas de classe em termo de poder e riqueza.

24. Os Parmetros Curriculares Nacionais de 5 a 8 srie recomenda que a mdia seja objeto explcito de ensino e aprendizagem na Educao Fsica, tanto como meio (educar com a mdia) quanto como fim (educar para a mdia), com a finalidade de capacitar o aluno a uma apreciao crtica em relao a ela. De acordo com os PCNs a mdia que, por suas caractersticas e funes, possibilita encontrar um nmero maior de matrias de carter mais analtico e investigativo sobre a relao sade-atividade fsica, modelos de beleza corporal e interesses polticos e econmicos no esporte, : A) a televiso; B) o rdio; C) o jornal; D) o vdeo; E) o cinema. 25. Weineck (1986), citando Claparerde reafirma a idia de que as crianas no so adultos em miniatura e que, portanto, as atividades que visam o treinamento das mesmas diferem em objetivos, mtodos e contedos em muitos pontos de vista dos que convm aos adultos. Nesta perspectiva o autor no recomenda que sejam aplicadas na infncia: A) cargas de treinamento aerbico, j que a capacidade glicoltica nesta fase ainda medocre; B) cargas de treinamento que produzem um excesso de cido ltico, j que a capacidade anaerbica s aumenta com mais fora na puberdade; C) treinamentos de resistncia onde recuperao e carga se alternam constantemente e de maneira livre sob forma de intervalos; D) pequenos jogos de equipe como estratgias para o treinamento de resistncia; E) cargas de treinamento aerbico, j que o nmero de mitocndrias maior nas crianas. 26. Gallahue (in Go Tani, 1988), prope um modelo de seqncia de desenvolvimento motor que serve de base para a constituio de um programa de educao fsica. Este programa, segundo o autor, tem como princpio a idia de que alteraes no comportamento motor partem sempre dos nveis mais simples para os mais complexos. Neste sentido, a aprendizagem de um amplo repertrio de habilidades bsicas deve preceder a aprendizagem de habilidades especficas mais complexas. A fase do desenvolvimento motor que antecede o perodo em que os movimentos esto relacionados ao desporto : A) dos movimentos especializados, em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas so refinadas; B) dos movimentos rudimentares, que representam as formas bsicas dos movimentos voluntrios; C) dos movimentos reflexos, que so movimentos involuntrios controlados subcorticalmente; D) dos movimentos fundamentais, em que as crianas esto ativamente envolvidas na explorao e experimentao de suas capacidades motoras; E) o estgio de utilizao permanente. 27. Brotto (in Darido, 2003), afirma que a estrutura social o fator determinante para indicar se os membros de um determinado grupo social iro competir ou cooperar entre si. Neste sentido, o autor entende que: A) h uma predisposio gentica em determinados indivduos que os impele a prticas competitivas; B) o esprito competitivo um elemento constitutivo da natureza animal e, por conseguinte, dos homens; C) o esprito cooperativo um elemento constitutivo da natureza humana que ser despertado no encontro do homem com a sua espiritualidade; D) h um condicionamento, um treinamento na escola, na famlia, na mdia, para fazer com que as pessoas acreditem no ter escolhas e que aceitem a competio como alternativa natural; E) a natureza humana essencialmente competitiva mas possvel treinar e condicionar o homem para prticas cooperativas e solidrias.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS 5 FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ w ww.pciconcursos.com.br

Docente II - Educao Fsica


33. Os Parmetros Curriculares Nacionais afirmam que a Educao fsica garante aos alunos acesso a conhecimentos prticos e conceituais; considera as caractersticas do aluno em todas as suas dimenses, independente do contedo escolhido; afirma que seus diversos contedos so direitos de todos, ampliando a contribuio da Educao Fsica para o exerccio da cidadania. A referida proposta entende educao fsica como: A) B) C) D) E) cultura do movimento; aptido fsica; desporto; cultura corporal; lazer.

Dia 27.04.2008 - Manh

38. Segundo Oliveira (1985) luz dos princpios doutrinrios de cada poca poderemos compreender e analisar as tendncias da educao fsica mundial e, especialmente, da educao fsica brasileira. Ao analisar a educao fsica nacional dos anos 20 e 30 do sculo passado constata-se a adoo, por rgos oficiais brasileiros, do Regulamento Geral de Educao Fsica , que, por sua vez, resultou do combate aos mtodos ginsticos estticos e rgidos. Esse regulamento foi elaborado por representantes da escola: A) inglesa; B) alem; C) francesa; D) nrdica; E) nipnica. 39. Segundo Barbosa (2001), o significado atribudo Educao Fsica veiculado pela prpria escola. Sendo assim, ao invs de buscar objetivos especficos para a Educao Fsica Escolar o autor sugere identific-la com o objetivo geral de uma educao revolucionria que consiste em: A) dar ao aluno condies de montar um plano de condicionamento fsico que favorea o conhecimento do seu corpo e de suas necessidades orgnicas; B) trabalhar prioritariamente o movimento corporal, visando aprimorar as potencialidades fsicas de cada aluno, gerando benefcios fisiolgicos; C) aumentar a resistncia orgnica s doenas em geral, promovendo a qualidade de vida da populao, atravs do exerccio fsico e do esporte; D) utilizar as aulas de Educao Fsica para formar o indivduo crtico, autnomo e consciente dos seus atos; E) utilizar as aulas de Educao Fsica para formar indivduos idealistas. 40. Por desconhecimento, receio ou mesmo preconceito, a maioria dos portadores de necessidades especiais tendem a ser excludos das aulas de Educao Fsica. A participao nessa aula pode trazer muitos benefcios a essas crianas, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integrao e insero social, que levam este aluno a uma maior condio de conscincia, em busca da sua futura independncia. Neste sentido, de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais, o professor de Educao Fsica deve ter cuidado nas aulas com a: A) exposio dos alunos; B) fora dos alunos; C) presena dos pais nas aulas; D) reabilitao do aluno; E) performance para o esporte paraolmpico.

34. Weineck (1986), afirma que de acordo com a idade, o crescimento da cabea e do crebro, de um lado, e do corpo em geral, de outro, tm evolues diferentes. O crebro de uma criana atinge, aos seis anos, o seguinte percentual do crebro de um adulto: A) B) C) D) E) 50-75%; 25-50%; 25-30%; 90-95%; 95-100%.

35. De acordo com Chochi (in Go Tani, 1988), o desenvolvimento motor tem basicamente dois processos fundamentais: o aumento da diversificao do comportamento e o aumento da complexidade do comportamento. Estes dois processos podem ser entendidos, respectivamente, como: A) o aumento da interao entre os elementos do comportamento e o aumento na quantidade de elementos do comportamento; B) o aumento do intercmbio entre os elementos da conduta e o aumento na abundncia de elementos do conduta; C) o aumento na quantidade de elementos do comportamento e o aumento da interao entre os elementos do comportamento; D) o aumento da interao entre os elementos do desempenho e o aumento na abundncia de elementos do desempenho; E) o aumento do intercmbio entre os elementos da conduta e o aumento na quantidade de elementos do conduta. 36. Para Resende (in Darido, 2003), preciso superar o modelo tradicional de avaliao somativa e classificatria, historicamente autoritria e coercitiva. O autor prope que a avaliao deve ser encarada e utilizada como um contnuo processo de: A) seleo dos alunos mais aptos para a prtica esportiva; B) comparao do desempenho dos alunos, referendado em um determinado padro de comportamento motor; C) auto-avaliao dos alunos; D) medio, por meio de testes, das aptides e capacidades adquiridas ao longo do ano letivo; E) diagnose que vise identificar e compreender o nvel de aprendizagem dos alunos. 37. Lovisolo (2000) divide a Educao Fsica em quatro tribos: a da potncia, a da conservao, a da esttica e da educao fsica escolar. O questionamento o aumento da aptido fsica correlacionase positivamente com o aumento da sade? um problema gerado entre as tribos: A) B) C) D) E) da da da da da potncia e da conservao; esttica e da conservao; educao fsica escolar e da potncia; esttica e da potncia; esttica e da educao fsica.
DOS

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

REIS 6 w ww.pciconcursos.com.br

Dia 27.04.2008 - Manh

Docente II - Educao Fsica


44. O absentesmo e a pontualidade do professor de educao fsica so questes ticas implcitas didtica (Faria Junior , 1999). Avalie as afirmativas a seguir referentes no observncia desses princpios: I- Fere o direito de os alunos praticarem atividades fsicas, pois esse est estritamente vinculado ao dever dos profissionais da Educao Fsica de oferec-las. II- Causa estresse no praticante de atividade fsica, especialmente no caso de pessoas mais idosas. III- Do ponto de vista pedaggico, quebra a continuidade do programa e dificulta a aprendizagem seqencial. Assinale: A) se apenas a I est correta; B) se apenas a II est correta; C) se apenas a III est correta; D) se apenas a I e a III esto corretas; E) se I, II e III esto corretas. 45. O Esporte, como instituio social, reconhecido oficialmente no Brasil a partir de trs dimenses ou manifestaes: educacional, de rendimento e de participao. Entretanto, Bracht (in Assis de Oliveira, 2001), considera que: A) as abordagens e anlises de qualquer uma destas dimenses de forma isolada possvel porque no h nenhuma inter-relao nas manifestaes; B) o esporte s pode ser considerado educacional quando est vinculado aos princpios ticos e morais da sociedade contempornea; C) a prtica esportiva tem uma dimenso educativa e o esporte que acontece na escola pode estar vinculado tanto ao esporte-participao, em sua dimenso de lazer, quanto ao esporte-performance, em sua dimenso de espetculo ou alto rendimento; D) a prtica esportiva tem uma dimenso educativa, porm o esporte s pode ser considerado educacional quando acontece na escola; E) o esporte educacional que hoje fornece o modelo para o esporte de alto rendimento e para o esporte em sua dimenso de lazer mantm uma inter-relao. 46. A ginstica pode ser compreendida como uma tcnica de trabalho corporal que, de modo geral, assume um carter individualizado com finalidades diversas, incluindo a de melhoria da aptido fsica. Neste sentido, segundo os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (1999), uma das competncias e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos nas aulas de Educao Fsica seria: A) aumentar a resistncia muscular localizada; B) desenvolver as noes conceituais de fora, resistncia e flexibilidade, sem aplic-las em suas prticas corporais; C) desenvolver as noes conceituais de esforo, intensidade e freqncia, aplicando-as em suas prticas corporais; D) aumentar a fora, a resistncia e a flexibilidade, sem desenvolver suas noes conceituais; E) estimular todas as capacidades fsicas e funes psicomotoras. 47. A lei 10.639/03, que altera a Lei 9394/96 (LDB), tornou obrigatria, nos currculos dos nveis fundamental e mdio a temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira, o que estimula a incluso da capoeira nas aulas de Educao Fsica Escolar. Para o Coletivo de Autores (1992), a capoeira sintetiza em seu gestual a luta do negro por liberdade. Sendo assim, a Educao Fsica brasileira precisa resgatar a capoeira: A) enquanto esporte de combate, capaz de resgatar os princpios filosficos implcitos nas artes marciais; B) enquanto esporte, dando-lhe um tratamento exclusivamente tcnico; C) enquanto jogo, como elemento bsico para a mudana das necessidades e da conscincia infantil e juvenil; D) enquanto manifestao cultural, integrada histria e ao movimento poltico e cultural que a gerou; E) enquanto ginstica, a fim de desenvolver as valncias fsicas.

41. Em virtude da enorme variedade de pontos de vista acerca da educao em funo, principalmente, de diversificaes poltico-cultural -, notamos a existncia de vrias correntes educacionais, que redundam em diversos modos de pensar acerca do ato pedaggico: perenialismo, essencialismo, progressivismo, reconstrucionismo e existencialismo.
(Oliveira, 1985).

Na prxis educativa (onde a educao fsica est inserida) essas correntes esto, em ltima anlise, reduzidas a duas: comportamentalismo e humanismo. O professor de educao fsica, comprometido com a postura humanista, deve ter o seguinte procedimento: A) utilizar o jogo, o esporte, a dana e a ginstica como meio para o cumprimento dos seus objetivos educativos; B) utilizar as tcnicas diretivas como principal estratgia metodolgica; C) perceber o aluno como atleta, preocupando-se com a transferncia da aprendizagem para o desempenho esportivo; D) integrar o ambiente escolar de forma parcial, pois no se considera um agente da educao; E) dirigir a aprendizagem dos alunos de forma autoritria. 42. No modelo hegemnico de sociedade concorrencial, que valoriza e premia a competncia, o esporte, tem sido ao longo dos ltimos anos, um dos contedos mais privilegiados da Educao Fsica. Mesmo assim, para Assis de Oliveira (2001), a escola e a educao fsica so espaos privilegiados para a reinveno do esporte. Sobre as principais mudanas que viriam a alterar a atual dinmica do esporte o autor considera essencial: A) a ampliao do repertrio motor nas crianas para obteno de um desempenho timo nas fases ulteriores de desenvolvimento; B) o resgate da ludicidade na prtica esportiva com o fim de transformar o compromisso com a vitria em compromisso com a alegria e o prazer de todos; C) o resgate da ludicidade na prtica esportiva sem perder o compromisso com a competitividade; D) a garantia na prtica desportiva de uma dinmica essencialmente competitiva e aparentemente ldica; E) a promoo do desenvolvimento das capacidades coordenativas e condicionantes. 43 - De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (1999), possvel desenvolver projetos de atividades fsicas que renam os alunos por grupos de interesse e necessidades. Mas para isto, ser necessrio: A) que o professor encaminhe seu projeto equipe pedaggica da escola, submetendo-o aprovao desta, a fim de que o mesmo seja incorporado proposta de trabalho da escola e ao Regimento Escolar; B) que o professor encaminhe seu projeto ao governo, submetendo-o aprovao deste, a fim de que o mesmo seja incorporado e universalizado como poltica pblica para a educao; C) que o professor apenas desenvolva um projeto com seus alunos; D) que o professor e os alunos encaminhem um projeto secretaria de educao, submetendo-o aprovao desta, a fim de que o mesmo seja incorporado a toda rede de ensino; E) que o governo mande para o legislativo um projeto de lei que regulamente a prtica da Educao Fsica para os casos de exceo;

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS 7 FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ w ww.pciconcursos.com.br

Docente II - Educao Fsica


48. Segundo Faria Jr. e Faria (in Faria Jr., 1999) os resultados antropomtricos dos alunos tm implicao direta nas aulas e no planejamento do ensino. De acordo com os autores, so exemplos de resultados que tm implicaes diretas nas aulas: A) tamanho dos ps e das mos; B) relao peso-altura; C) ndice de massa corporal; D) anlise da composio corporal; E) somatotipologia. 49. Do ponto de vista do Coletivo de Autores (1992), o professor de Educao Fsica ao propor atividades como o excursionismo/acampamento, com o propsito de fazer com que seus alunos confrontem-se com a devastao ou preservao do meio ambiente estar: A) valendo-se de um procedimento metodolgico que visa exclusivamente o desenvolvimento da aptido fsica; B) utilizando um procedimento metodolgico que a partir da temtica da cultura corporal trata tambm de um problema scio-poltico atual; C) servindo-se de um procedimento metodolgico rompe com a hegemonia dos esportes de quadra como contedo da Educao Fsica escolar; D) usando um procedimento metodolgico que trata prioritariamente dos grandes problemas scio-polticos atuais em detrimento dos contedos e objetivos da Educao Fsica; E) utilizando tcnicas e procedimentos didtico-pedaggicos que, a partir dos conhecimentos da ecologia, trata tambm de tcnicas de escotismo. 50. Morais (in Moreira, 1992), assegura que nossa configurao no mundo se d na apresentao de um corpo, um corpo que pensa e faz pulsar a conscincia e, simultaneamente, uma conscincia que pensa e transfigura o corpo. O autor produz uma reflexo bastante complexa de corporeidade onde afirma que o estudioso da corporeidade deve se interessar pelo corpo-objeto, se aprofundar na direo do corpo-sujeito sendo conduzido ao corpo-prprio. A respeito do corpo-prprio o autor afirma que: A) o corpo vivido, existencializado de forma individual e subjetiva; B) a percepo subjetiva de sua instalao no mundo, que no se esgota no organismo, mas que abarca e abarcada pela sociedade e a cultura onde se vive; C) o corpo-problema, objeto de conhecimento da anatomia e da fisiologia; D) o corpo fsico, que sofre pela doena, que sente prazer, alegria e medo; E) o corpo vivido, existencializado de forma individual e subjetiva, que sofre pela doena, que sente prazer, alegria e medo.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ
DOS

Dia 27.04.2008 - Manh

DISCURSIVAS
QUESTO 01 Em uma perspectiva crtica do ensino dos esportes no se pode abrir mo da tcnica, das regras e das tticas sob pena de sonegao de conhecimentos.
Assis de Oliveira, 2001.

A partir da afirmativa, analise como esses contedos devem ser tratados nas aulas de Educao Fsica. QUESTO 02 Para observar o processo de construo de conhecimentos da cultura corporal como elemento de formao das individualidades e do ser social, prope-se um olhar sobre os contedos a partir de dois eixos estruturantes: a dimenso individual dos contedos e a dimenso relacional e interativa dos contedos.
Parmetros Curriculares Nacionais de 5 a 8 sries, 1998.

Considerando o momento de selecionar os contedos, apresente os pontos principais de cada eixo estruturante.

REIS 8 w ww.pciconcursos.com.br

You might also like