You are on page 1of 31

Aspectos contemporneos da reproduo assistida ngela Mara Piekarski Ribas

Resumo: O presente estudo visa a analisar aspectos contemporneos atinentes reproduo assistida, especialmente com relao problemtica dos embries excedentes e da pesquisa com clulas-tronco embrionrias, vislumbrando-a diante da sociedade atual, com todas as suas nuances, a fim de se compreender, afinal, a sistemtica que atualmente norteia o assunto. Palavras-chave: Reproduo Assistida Monoparentalidade Paternidade scio-afetiva Embries excedentes Clulas-tronco. Sumrio: 1. Introduo; 2. Reproduo Assistida: 2.1. Consideraes gerais; 2.2. Aspectos ticos e Religiosos; 2.3. Tutela Jurdica: 2.3.1. Esterilidade e direito procriao; 2.4. Reproduo Assistida; 3. Rumos da Reproduo Assistida: 3.1. Monoparentalidade; 3.2. Paternidade scio-afetiva; 3.3. Anonimato do doador de gametas; 3.4. Inseminao post mortem; 3.5. Embries Excedentes e Clulas-tronco embrionrias; 4. Atuais Anseios Sociais quanto ao Incio da Vida; 5. Concluso; 6. Notas; 7. Referncias. 1. Introduo Mister se faz a anlise de que em dcadas a sociedade modificou-se estruturalmente de uma maneira espantosa, assim como o ordenamento jurdico vem mostrando algumas recentes inovaes acerca da procriao assistida e temas a ela atinentes. imprescindvel, pois, a compreenso do tema, a fim de se analisar quais so as modificaes sociais relacionadas ao tema, algumas advindas das tcnicas de reproduo assistida e outras, geradoras destas, elucidando-se quais os rumos tomados pela sociedade e explicando como muitos de seus problemas contemporneos interagem. A sociedade moderna est passando por uma reviso de seus conceitos e princpios tradicionais, principalmente com relao ao direito de famlia. Contemplando-se alguns aspectos polmicos acerca da reproduo assistida, possvel vislumbrarmos os rumos que vm sendo tomados pela legislao, doutrina e jurisprudncia brasileiras.

provvel, pois, que estejamos participando de uma mudana profunda em conceitos acerca do vnculo familiar e, inclusive, da prpria vida, de modo que ao menos devemos tentar acompanhar conscientemente este processo nico pelo qual a sociedade est passando. 2. Reproduo Assistida 2.1. Consideraes gerais A Reproduo Humana Assistida a interveno do homem no processo de procriao natural, possibilitando que pessoas com problemas de infertilidade alcancem a maternidade ou a paternidade. A influncia das religies levou crena de que a fertilidade ou esterilidade era uma manifestao exclusiva de Deus, sendo inadmissvel qualquer intromisso do homem nessa seara, dogma que permaneceu durante sculos. [1] A plula anticoncepcional, contudo, tornou possvel aos casais um planejamento familiar, assim como a tecnologia advinda com as tcnicas de reproduo assistida permitiu aos casais infrteis ultrapassar esse determinismo biolgico, dissociando a esterilidade de um simples acaso da natureza ou um desgnio de Deus, para encontrar-lhe causas e solues cientficas. Em 25 de julho de 1978, no Hospital Geral de Oldham, Inglaterra, nasceu Louise Brown, o primeiro beb de proveta do mundo. No Brasil, a primeira experincia bem sucedida de fertilizao in vitro tem como resultado a curitibana Anna Paula Caldeira, que nasceu em 7 de outubro de 1984. [2] A partir do nascimento do primeiro beb de proveta, amplamente divulgado pelos meios de comunicao, as prticas biomdicas na rea de reproduo assistida se difundiram e passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, trazendo questes como: o congelamento de espermas e embries, e as prticas heterlogas de reproduo assistida, inclusive para pessoas solteiras e post mortem. [3] 2.2. Aspectos ticos e Religiosos A reproduo assistida no viola princpios ticos[4], pois respeita a realizao de cada ser, no tocante possibilidade de procriao, e a vida como resultado de uma deciso de amor, inclusive mais consciente que a fecundao obtida pelo mtodo tradicional, em funo do termo de consentimento informado. Slvio de Salvo VENOSA [5] afirma, acertadamente, que se deve comprovar a necessidade, oportunidade e convenincia da medida, admitida como ltimo

recurso do casal na busca pela fertilidade, quando todos os tratamentos possveis para a reproduo natural tenham se frustrado. importante ressaltar que, em funo de aspectos ticos e para que a reproduo assistida continue a representar uma deciso de amor, deve existir necessidade de sua utilizao, ou seja, a esterilidade, a fim de que tal procedimento no seja banalizado a ponto de ser o meio mais conveniente para escolher as caractersticas genticas dos filhos. Nesse sentido, a Resoluo 1.358/92 do Conselho Federal de Medicina probe a utilizao da reproduo assistida com o intuito de seleo de caractersticas genticas, salvo se para a preveno de doenas genticas. Contudo, entende-se que as tcnicas de reproduo assistida s devem ser utilizadas quando existente probabilidade de sucesso, ou seja, se os embries no possurem notveis anomalias, que impediriam o desenvolvimento intrauterino ou produziriam um feto com malformaes graves. [6] J com relao ao aspecto religioso, a posio tradicional da Igreja Catlica considera que o embrio um ser humano desde a concepo, motivo pelo qual adotou uma postura dogmtica que no aceita a evoluo da tecnologia, condenando a fecundao artificial sob o argumento de que altera o ritmo natural da vida. [7] Os ltimos documentos publicados pela Igreja - a Instruo sobre o respeito vida humana nascente e a dignidade da procriao, conhecida Donnum Vitae, e o Evangelium Vitae esto em consonncia com a sua posio tradicional, considerando tanto a fecundao artificial homloga como heterloga como moralmente ilcitas. [8] Em que pese a oposio da Igreja Catlica com relao s tcnicas de reproduo assistida, respaldada no conceito tradicional de famlia e na considerao de que apenas quando h a fecundao natural est presente o amor familiar, a realidade que muitas vezes naquelas gestaes, planejadas e longamente aguardadas, com o auxlio de tais tcnicas, encontra-se uma maior maturidade dos pais, que se preparam especialmente para a paternidade, no sendo racional impedir-lhes de exercer essa funo. Por influncia religiosa, existia certa crena popular de que seria inadmissvel a intromisso humana na reproduo. preciso salientar que as tcnicas de reproduo assistida representam um avano cientfico, tal como os existentes nas mais variadas reas da sade, de modo que impedir sua utilizao seria o mesmo que impedir a cura de doenas que no passado inevitavelmente levavam morte.

Demonstra-se, assim, que existem muitas interferncias do homem no mundo em que vive, as quais levam a sociedade rumo a uma melhor qualidade de vida, erradicando doenas, por exemplo. Enfim, se a fecundao assistida fosse questionada por interferir nos desgnios de Deus, ento, no deveriam existir tambm os hospitais, de forma a permitir que aqueles se cumprissem, ainda que fatalmente. Ora, os avanos cientficos vm, ao longo dos tempos, dissociando os mais diversos eventos do mero acaso da natureza, mostrando a possibilidade de o homem utilizar seu saber cientfico em prol da comunidade. Em contrapartida oposio religiosa, a fecundao in vitro recebe uma crescente aceitao nos meios cientficos, ainda que alguns a submetam a condies e restries ticas. Percebe-se, pois, que a moral catlica tradicional deve ser repensada luz das conquistas cientficas atuais. [9] 2.3. Tutela Jurdica Atualmente, no Brasil, no possumos nenhuma lei que ampare e regulamente a evoluo da tecnologia empregada na reproduo assistida, resultando numa prtica livre e sem controle governamental, sobretudo em funo do brocardo jurdico segundo o qual o que no proibido permitido. [10] As nicas normas existentes esto contidas na Resoluo 1.358 do Conselho Federal de Medicina, de 1992, que traa os caminhos ticos a serem seguidos pelos mdicos, porm, no possui carter impositivo ou sancionador em caso de descumprimento de seus preceitos. [11] O atual Cdigo Civil apenas mencionou algumas tcnicas de reproduo assistida, constatando sua existncia, todavia, deixou de regulament-las, motivo pelo qual a matria precisa ser objeto de regulamentao por lei especfica. [12] O art. 1.597 do Cdigo Civil trata da presuno de paternidade na constncia do casamento em relao aos filhos havidos de fecundao artificial. Segundo tal dispositivo, presumem-se concebidos na constncia do casamento os filhos: (...) III havidos por fecundao artificial homloga, mesmo que falecido o marido; IV havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, decorrentes de concepo artificial homloga; V havidos por inseminao artificial heterloga, desde que tenha prvia autorizao do marido.

O Novo Cdigo Civil contempla, ainda que de maneira no aprofundada, a fecundao artificial homloga, inclusive a post mortem, e a inseminao heterloga, desde que com prvia autorizao do marido, constituindo um grande avano na legislao se comparada com o Cdigo Civil revogado. [13] A Resoluo 1.358/92 do Conselho Federal de Medicina, por sua vez, tem como regras principais a serem observadas na reproduo assistida: a vedao de comercializao de partes do corpo humano; a doao gratuita de gametas ou embries; o sigilo sobre a identidade dos doadores e receptores; a obrigatoriedade de consentimento informado para os casais infrteis e doadores; o tempo mximo de 14 dias para a permanncia do embrio fora do corpo materno; etc. [14] Existem alguns projetos de lei em trmite no Congresso Nacional sobre a reproduo assistida, consistindo em pequenas variaes da Resoluo 1.358/92 e que devem ser aperfeioados.[15] Um dos projetos mais completos o elaborado pelo Senador Lcio Alcntara (n 90/99), que se encontra em fase mais adiantada de tramitao, embora alguns de seus dispositivos sejam considerados inconstitucionais. [16] 2.3.1. Esterilidade e direito procriao Desde os tempos mais remotos, a esterilidade foi considerada um mal, em contraposio fecundidade, vista como uma ddiva. Nas artes muito se cultuou a mulher grvida, j que a fecundidade era tida como um elo com o divino, e na prpria Bblia h referncias expressas esterilidade como sinal de castigo. [17] A discriminao pela pessoa estril se reflete ainda hoje sobre a sociedade moderna, podendo aquela sentir-se desigual s demais pessoas do convvio social no pelo fato de ser incapaz de conceber, mas sim por no poder escolher entre ter ou no ter filhos. Todavia, o avano da cincia permitiu aos casais estreis a possibilidade de procriar, de exercer a maternidade ou a paternidade. [18] No Direito Brasileiro, pode-se falar verdadeiramente do direito procriao em face do art. 226, 7 da Constituio da Repblica e da lei 9.263/96. [19] A Constituio, no 7 do art. 226, expressamente cuida do planejamento familiar, estabelecendo a liberdade de deciso do casal, desde que respeitados os princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, ao mesmo tempo em que impe ao Estado o dever de recursos educacionais e cientficos para o exerccio de tal direito. [20] Entende-se que, sendo funo constitucional do Estado a promoo e o incentivo ao desenvolvimento tecno-cientfico (art. 218 do CF), e a proteo da

famlia (art. 226 da CF), inclusive propiciando recursos educacionais e cientficos para o planejamento familiar (art. 226, 7), seria incoerente uma proibio de procriar mediante as tcnicas de reproduo assistida. Com o advento da Lei n 9.263/96, regulamentou-se em nvel infraconstitucional o planejamento familiar, direcionado no mais ao casal apenas, mas ao homem e mulher, individualmente considerados. Logo, podese depreender o reconhecimento da existncia do direito de qualquer pessoa (homem ou mulher) ao planejamento familiar, incluindo a adoo de tcnicas de reproduo assistida, inferindo-se que a lei autorizou a monoparentalidade obtida por esse meio. [21] Diante do exposto e da anlise de nosso ordenamento jurdico, percebe-se que o legislador assegurou o direito procriao, configurando-se a utilizao de tais tcnicas, portanto, como uma atividade lcita, pois o Estado no pode negar s pessoas que se beneficiem dos avanos advindos de reas que ele mesmo d especial proteo. [22] 2.4. Reproduo Assistida A Procriao Artificial ou Reproduo Medicamente Assistida (RMA), um conjunto de tcnicas atravs das quais se permite a reproduo assexuada, com importncia especialmente em casos de esterilidade, em que a concepo s ser possvel por meio de tais tcnicas. [23] As tcnicas mais comuns de Reproduo Mecanicamente Assistida (RMA) so: a) Inseminao intra-uterina: os espermatozides, previamente recolhidos e congelados, so reaquecidos a 37C. e transferidos, por meio de uma cnula, para o interior do aparelho genital feminino (fundo do tero), onde se d a fecundao; b) Transferncia intratubria de gametas (GIFT): os gametas feminino e masculino so previamente isolados e transferidos para o interior das trompas uterinas, onde ocorrer "naturalmente" a sua fuso; c) Transferncia intratubria de zigotos (ZIFT) ou inseminao extra-uterina: ambos os gametas do casal so colocados em contato in vitro (em um tubo de laboratrio) em condies apropriadas para sua fuso, implantando-se os zigotos resultantes no tero da mulher; d) Fecundao in vitro (FIVETE): o zigoto ou zigotos continuam a ser incubados in vitro no mesmo meio em que surgiram, at que se d sua segmentao. O embrio ou embries resultantes (no estgio de 2 a 8 clulas)

so transferidos para o tero ou para as trompas. o chamado "beb de proveta". [24] A FIVETE (Fertilizao in vitro e transferncia de embries) geralmente utilizada quando a mulher no consegue manter o feto em seu tero at o final da gravidez.[25] Nas tcnicas de inseminao artificial, os gametas (vulo e espermatozide) podem provir do casal, caso em que a RMA ser homloga, ou no, quando ser heterloga. Este ltimo tipo de RMA ocorre na hiptese de um ou ambos os gametas do casal no serem viveis, havendo a necessidade de se recorrer a um doador de espermatozides ou de vulos. [26] A inseminao homloga indicada para casos de incompatibilidade ou hostilidade do muco cervical, oligospermia (quando baixo o nmero de espermatozides ou reduzida sua mobilidade) e retroejaculao (quando os espermatozides ficam retidos na bexiga). [27] A inseminao heterloga utilizada, por exemplo, nos casos de absoluta esterilidade masculina (causada por azzospermias ou oligospermias), incompatibilidade do fator RH e havendo doenas hereditrias graves do marido. [28] Da inseminao homloga decorrem algumas questes que merecem destaque no contexto social contemporneo, como a maternidade sub-rogada, o congelamento de embries e a procriao artificial post mortem. Da inseminao heterloga, merecem destaque: a doao de gametas, que remete paternidade scio-afetiva, e a inseminao sem o consentimento do marido. 3. Rumos da Reproduo Assistida 3.1. Monoparentalidade A sociedade, ao longo dos tempos, com a evoluo social e tecnolgica, passou por modificaes estruturais, deixando de reconhecer como famlia apenas a advinda do casamento, assim como presenciou a runa da estrutura familiar patriarcal, centralizada na figura do pai, que detinha o ptrio poder e a quem cabia, inclusive, o poder de deciso sobre a fecundao e a formao familiar. [29] O ordenamento jurdico vem se adaptando s novas realidades sociais, com a substituio do ptrio poder pelo poder familiar, bem como com o reconhecimento da famlia monoparental e da igualdade entre os filhos e entre os cnjuges.

Historicamente se percebe uma supremacia do homem nas relaes familiares e a existncia, por sculos, de uma famlia biparental, ao menos teoricamente. Esses aspectos insistem em deixar alguns resqucios na sociedade moderna, de modo a fazer com que alguns estudiosos relutem em aceitar um direito procriao, posicionamento que provavelmente possui arraigadas razes culturais. A famlia monoparental uma realidade social que no pode ser negada, bastando verificar a numerosa existncia de pais e mes solteiros, que na maioria das vezes cumprem seu mister de forma admirvel. O direito procriao, que permite a utilizao das tcnicas de reproduo assistida pelas pessoas em geral, ainda que cumpridos certos requisitos, assegurado pelo ordenamento jurdico brasileiro e est intimamente relacionado possibilidade de pessoas no vinculadas a um parceiro, como mes solteiras, delas se utilizarem. Seria ilgico se nosso ordenamento, com fulcro no artigo 42, caput, do Estatuto da Criana e do Adolescente, permitisse que pessoas solteiras adotassem uma criana e, simultaneamente, proibisseas de recorrer reproduo assistida, sobretudo porque se reconhece a monoparentalidade como entidade familiar. Ademais, se a monoparentalidade foi expressamente reconhecida na Constituio Federal como espcie de famlia (art. 226, 4), no se pode negar a constituio de uma famlia monoparental, ainda que advinda de adoo, como o caso de uma mulher solteira que adote. Tal como na adoo, tambm no h razo em se proibir a utilizao de tcnicas de reproduo assistida por pessoas no vinculadas ao casamento ou unio estvel. A hiptese, na verdade, idntica quela de mulheres que, ao engravidarem, so surpreendidas com o abandono do parceiro. [30] H quem entenda, como Anison Carolina PALUDO [31], que o uso de tais tcnicas deve ser permitido inclusive com relao aos homossexuais, uma vez que, devido a sua opo sexual, torna-se impossvel a procriao de forma natural. Alm disso, fundamenta-se no art. 3 inciso IV da Constituio Federal Brasileira, que estabelece como dever do Estado "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao". O argumento segundo o qual a monoparentalidade seria admitida tanto em caso de adoo como na reproduo assistida, poderia ser transplantado para justificar a reproduo assistida por homossexuais, j que alguns tribunais [32] do pas vm permitindo a adoo pelos mesmos. Certo que, permitida a adoo por homossexuais, no haveria bice para que homossexuais se utilizassem das tcnicas de RMA. Entretanto, ainda que se considere a existncia de um direito procriao para pessoas separadas,

desde que haja necessidade do procedimento, tanto a adoo como a utilizao das tcnicas de reproduo assistida por homossexuais ainda geram muita polmica na sociedade. Com a transformao social, passaram a existir inmeros pais solteiros, a cuja realidade o direito se adaptou, reconhecendo a famlia monoparental. Diferente o caso dos homossexuais, cuja capacidade para orientar os filhos no tocante sexualidade pode ser questionada, alm de no sabermos se a sociedade est realmente preparada para esta mudana. Enfim, apesar das decises judiciais favorveis adoo por casais homossexuais, esse posicionamento minoritrio, representando uma pequena parcela social. Se a adoo por homossexuais amplamente questionvel, o mesmo ocorre com a utilizao de tcnicas de reproduo assistida pelos mesmos. Apenas a evoluo da sociedade poder nos trazer respostas, posto que em alguns pases, como na Dinamarca, Frana, Portugal, Sucia e Alemanha h a expressa previso de matrimnio entre pessoas do mesmo sexo, enquanto no Brasil tem-se uma legislao essencialmente omissa, apesar da recente Lei Maria da Penha, que trata da violncia domstica, estabelecer no artigo 5 que as relaes pessoais independem de orientao sexual. [33] 3.2. Paternidade scio-afetiva No se pode ignorar que o vnculo familiar moderno se distanciou do modelo tradicional, sendo formado por laos scio-afetivos. O pluralismo familiar uma realidade, no apenas percebida no mundo ftico, como tambm reconhecida constitucionalmente.[34] O advento das tcnicas de reproduo assistida auxiliou na instituio de uma nova concepo de filiao, em que o aspecto afetivo sobrepujou o meramente biolgico, advindo da a chamada paternidade scio-afetiva. O papel da vontade, nos casos de reproduo assistida, passou a ter bastante relevncia, fazendo ruir todo o arcabouo existente no tocante ao sistema de presunes de paternidade, maternidade e filiao, os quais foram institudos sob a gide de uma sociedade eminentemente patriarcal. [35] Antigamente vigia o princpio mater semper certa est, segundo o qual a me era sempre certa, j que era impossvel fecundar o vulo fora do tero materno ou transplant-lo em outra pessoa, entretanto, com o advento da reproduo assistida tal princpio deixou de ser uma verdade incontestvel. Logo, a certeza da maternidade no pode ser fundada to somente na gestao do beb,

especialmente nos casos de maternidade sub-rogada (barriga de aluguel). [36] Com relao paternidade, o brocardo pater ist est, quem nuptiae demonstrat, segundo o qual se tem como pai da criana o marido de sua me, tambm foi fulminado pelo advento de novas relaes familiares, especialmente nos casos de inseminao heterloga. No h maiores problemas com a inseminao homloga, em que a paternidade biolgica coincide com a scio-afetiva, salvo se a inseminao ocorrer post mortem (caso em que h a dissoluo do casamento). [37] A atual orientao doutrinria prega uma desbiologizao da filiao, reconhecendo-se a paternidade e a maternidade alm dos laos biolgicos, para valorizar o elemento afetivo ou psicolgico, a inteno de assumir as responsabilidades e deveres em face da filiao.[38] Dessa maneira, o fato gerador do vnculo de parentesco deixou de ser o ato sexual para consistir na vontade, aderindo-se, pois, a uma concepo mais humanizada de famlia, consoante com o princpio da dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, Maria Helena DINIZ [39] define como filiao o vnculo existente entre pais e filhos, seja em funo de um parentesco consangneo em linha reta e em 1 grau, ou em funo de uma relao scio-afetiva, advinda da relao de adoo ou da inseminao artificial heterloga. Na inseminao heterloga, caso em que um dos gametas, seja masculino ou feminino, mostra-se inbil para suscitar a fecundao, a inseminao pressupe a doao de gametas (vulos ou smen). Nesse caso, a fecundao se torna possvel com a juno do material gentico de um componente do casal com o advindo de doao, implantando-se o embrio resultante na mulher que solicitou do procedimento, de modo que a criana ser filha gentica de apenas um dos membros do casal. Percebe-se, pois, que na doao de gametas relega-se a um segundo plano a questo gentica, de modo que, se houve uma doao de vulos, a me gestacional ser detentora da maternidade, no obstante no ser a criana sua filha gentica. Por outro lado, tendo-se em vista um caso de maternidade sub-rogada, em que os embries obtidos de material fecundante do casal (inseminao homloga) so implantados em uma terceira mulher, que gestar a criana, a me gentica ser detentora da maternidade, considerando-se a me gestacional como mera hospedeira. [40] primeira vista, as solues para ambos os casos poderiam parecer incongruentes, porquanto ora se privilegia o aspecto biolgico, j que a me

gestacional se submete ao parto, ora o aspecto gentico. Entretanto, ambas as situaes possuem seu fundamento na paternidade scio-afetiva, haja vista que se concede importncia ao nimo de procriar e pela inteno de assumir, independentemente do vnculo biolgico ou gentico, as responsabilidades e deveres em face da filiao. No poderia ser diferente, porque apenas a paternidade scio-afetiva pode explicar a filiao advinda da maternidade de substituio, caso em que uma terceira mulher, alm de gestar uma criana, que ser posteriormente entregue a um casal, ainda doa seus vulos.[41] Essa mulher se apresenta como me biolgica e gentica da criana gerada, no entanto, no preenche o requisito da filiao scio-afetiva, visto que no existiu a inteno de assumir essa maternidade, mas de to somente contribuir para a paternidade e maternidade de outrem. justamente em funo da paternidade scio-afetiva que na inseminao heterloga de uma mulher, cujo procedimento envolve a doao de smen, h a exigncia do consentimento do marido, pois atravs dele o homem assume a paternidade da criana, demonstrando a inteno de assumir a filiao, como se houvesse uma adoo antenatal do filho. Logo, o marido no poderia desistir da paternidade aps o procedimento, nem tampouco impugn-la. 3.3. Anonimato do doador de gametas Em casos de inseminao heterloga com doao de gametas h a chamada multiparentalidade, que consiste na existncia de mais de um pai ou de uma me para o sujeito resultante de uma reproduo medicamente assistida, fazendo surgir a condio de pais biolgicos (ou genticos) da criana e pais scio-afetivos, que tiveram nimo de procriar. [42] Como no possvel que uma pessoa concebida por tcnica de reproduo assistida tenha uma pluralidade de mes e pais, considera-se to somente a paternidade scio-afetiva, desconsiderando a biolgica. [43] No que tange ao doador de gametas, no restam dvidas sobre a necessidade de seu anonimato, haja vista a doao implicar em abdicao da paternidade, incluindo quaisquer direitos e deveres a ela inerentes. Entretanto, at que ponto ficaria assegurado tal anonimato, se o Estatuto da criana e do adolescente prev a investigao de paternidade a qualquer tempo? Primeiramente, assevera-se que o anonimato do doador no deve ser concebido em uma noo absoluta, porquanto pode ser afastado em prol de interesses de maior relevncia. No se pode esquecer que, havendo doao de gametas por um doador annimo, existe a possibilidade de parentes

biolgicos desejarem casar entre si, sem saberem do impedimento existente, gerando filhos com mazelas biolgicas. [44] Por esse motivo, o doador de gametas ou de embries permanece como genitor biolgico do filho resultante de tcnica de RMA, tal como ocorre na adoo. O Direito brasileiro parece acompanhar o direito sueco, que praticamente equipara a situao causada pela reproduo heterloga situao da adoo, pois em ambos os casos, ao menos um dos pais no progenitor biolgico da criana, o que justifica a similaridade estabelecida.[45] Da mesma maneira que na adoo, o doador de gameta, assim como o pai biolgico, abdica de sua paternidade, de modo que o vnculo com a criana gerada teria apenas reflexos jurdicos negativos, no sendo capaz de atribuir quele os direitos e deveres relativos paternidade, tais como alimentos, herana, direito ao nome, etc. Nessa esteira de entendimento, Maria Helena DINIZ [46] nos ensina que a criana gerada atravs de reproduo heterloga tem direito apenas a sua identidade gentica, sobretudo para se prevenir de molstias congnitas e evitar o incesto, o que no se confunde com o direito filiao, nem gera o direito de reivindicar nome de famlia, penso alimentcia e herana do pai gentico. Assim, no poder pleitear o estabelecimento de relao de parentesco, nem responsabilidade civil do doador. evidente que se houvesse o reconhecimento de paternidade dos doadores de gametas, responsabilizando-os pelos inmeros filhos advindos de um ato de benevolncia, desestimular-se-ia a doao e inviabilizar-se-ia a prpria reproduo assistida em muitos casos, j que no raro a doao de gametas apresentar-se como a nica chance de um casal estril possuir um filho. Portanto, vislumbra-se a incongruncia de tal entendimento, que afrontaria a prpria paternidade scio-afetiva, reconhecida sistematicamente por nosso ordenamento jurdico. 3.4. Inseminao post mortem Na inseminao post mortem, possvel esposa ser inseminada com smen de seu marido, criopreservado em um banco de smen, aps o falecimento deste. H divergncia na legislao internacional acerca da possibilidade de tal prtica, de modo que a Alemanha, a Sucia e a Espanha vedam-na.[47] Embora alguns autores brasileiros rechacem a RMA post mortem, esta prtica defendida por autores que, consentneos com a realidade atual e com o Cdigo Civil de 2002 (art. 1.597, III), sustentam ser o vnculo de filiao determinado pelo consentimento deixado em vida pelo de cujus.

A doutrina majoritria tem entendido que a inseminao post mortem exige como pressuposto o consentimento deixado em vida pelo de cujus, por meio de declarao expressa, conforme os ensinamentos de Maria Helena DINIZ.[48] Destarte, no bastaria a manifestao tcita, de modo que a maioria da doutrina e o Enunciado 106 do Conselho de Justia Federal, aprovado na I Jornada de Direito Civil de 2002, exigem autorizao escrita do de cujus. O consentimento para a inseminao post mortem, dado pelo de cujus, procede-se da mesma forma que o consentimento do marido, para que sua esposa receba o smen de outro homem, na reproduo heterloga, equivalendo a uma adoo antenatal do filho, ou seja, antes mesmo do seu nascimento. Tal consentimento contm o elemento anmico, que consiste no desejo de constituir e manter um vnculo de paternidade com a criana, fazendo valer, mais uma vez, o princpio da paternidade scio-afetiva. Resta-nos saber se a criana resultante de inseminao post mortem possui direitos sucessrios. A Espanha veda a inseminao post mortem, embora garanta direitos ao nascituro (inclusive sucessrios) quando houver declarao escrita do de cujus, por escritura pblica ou testamento. J a Inglaterra permite tal prtica, apesar de no garantir direitos sucessrios, salvo se houver documento expresso neste sentido. [49] A personalidade est atrelada possibilidade do sujeito ser titular de direitos e obrigaes. Nesse sentido, existem trs correntes doutrinrias brasileiras acerca do incio da personalidade: a natalista, a concepcionalista e a da personalidade condicional. Pela corrente natalista, a personalidade civil se inicia a partir do nascimento com vida, enquanto para a teoria concepcionista, a partir da concepo. [50] O art. 4 do Cdigo Civil dispe: A personalidade civil do homem comea com o nascimento com vida; mas a lei pe a salvo desde a concepo os direitos do nascituro. Na primeira orao, adotou-se a teoria natalista, enquanto que na segunda, a concepcionista. Resta-nos claro, contudo, que a personalidade no se inicia apenas com o nascimento nem tampouco com a concepo, pois se assim fosse, estar-se-ia indo de encontro primeira afirmao, donde se extrai que o legislador no teve a inteno de conceder direitos atuais ao nascituro, mas apenas resguardar algumas expectativas de direito. [51] Nesse sentido, a teoria da Personalidade condicional, que nos parece mais acertada, estabelece que, conquanto se reconhea direitos ao nascituro desde a concepo, o nascimento com vida uma condio suspensiva para sua efetivao, assim, somente adquirir direitos patrimoniais (como herana e doao) se nascer com vida. Por outro lado, entende-se que o embrio laboratorial no estaria inserido no conceito de nascituro, motivo pelo qual no

possui tais direitos assegurados, salvo se implantado em um tero feminino. [52] De qualquer modo, independentemente da teoria adotada, so assegurados inmeros direitos ao nascituro, dentre os quais o direito sucesso, que especialmente nos interessa. [53] A criana resultante de inseminao post mortem evidentemente possui direitos sucessrios, j que filha biolgica do de cujus e a Carta Magna veda qualquer discriminao entre os filhos, sejam advindos ou no de tcnicas de reproduo assistida. Todavia, tem-se-lhe concedido apenas a sucesso testamentria (e no a sucesso legtima), respaldada no dispositivo referente prole eventual, motivo pelo qual se exige que haja concepo no prazo de dois anos e exista disposio do de cujus sobre a me do beneficirio. Logo, no havendo testamento para beneficiar a sua prole eventual, os filhos concebidos post mortem com smen congelado do de cujus no seriam herdeiros. [54] Esse entendimento pode vir a sofrer alteraes, no sentido de se permitir tambm a sucesso legtima prole post mortem, dada a impossibilidade de desigualdade de tratamento entre os filhos.[55] provvel que, em um futuro prximo, seja concedida a igualdade de tratamento entre tais filhos, tal como ocorreu com o Cdigo Civil de 2002, quando suprimiu as antigas classificaes de filhos legtimos, ilegtimos, adulterinos, etc., reconhecendo que eles possuem os mesmos direitos, sendo irrelevante se nascidos dentro ou fora de uma relao matrimonial, atravs ou no de tcnicas de reproduo assistida. 3.5. Embries Excedentes e Clulas-tronco embrionrias A evoluo social tem trazido sociedade essa questo polmica, alvo de atuais debates sociais, visto que envolve o direito utilizao das tcnicas de reproduo assistida e a possibilidade de desenvolvimento pela cincia de tcnicas que levam cura de doenas, esbarrando em um aspecto polmico: o incio da vida. Referimo-nos problemtica da destinao dos embries excedentes advindos das tcnicas de reproduo assistida, sobretudo com relao a sua utilizao para a pesquisa com clulas-tronco. As clulas-tronco possuem uma caracterstica peculiar, pois podem constituir diferentes tecidos do organismo, motivo pelo qual tm sido intensamente estudadas, uma vez que podem tratar infindveis problemas, como cncer, mal de Parkinson, Alzheimer, doenas degenerativas e cardacas, e doenas neuromusculares em geral. [56]

H muitas incertezas quanto manipulao de tais clulas, de modo que os cientistas normalmente as depositam em uma regio especfica do corpo humano e esperam que haja a substituio das clulas lesionadas. Luiz Eugenio MELLO, pr-reitor de graduao da Universidade Federal de So Paulo, afirma que o mecanismo de atuao da aspirina s foi descoberto depois de dcadas de utilizao do remdio, sustentando que s vezes, entender que uma estratgia funciona vem antes de entender como ela funciona.[57] O Brasil o pas que possui o maior nmero de pacientes inscritos em testes de terapia de clulas-tronco.[58] Pesquisas recentes nessa rea tm mostrado a eficcia da tcnica, que tem melhorado sensivelmente a vida dos pacientes que a ela se sujeitaram, representando uma esperana para milhes de brasileiros e um passo gigantesco na histria da cincia. Vislumbra-se a possibilidade de as clulas-tronco serem usadas para reparar clulas ou tecidos danificados por uma doena ou um ferimento, existindo a expectativa de que sejam desenvolvidos rgos inteiros em laboratrio para substituir os lesionados.[59] As clulas-tronco podero evitar transplantes, contudo, isso ocorrer com o advento de novas tcnicas, mais aperfeioadas do que as utilizadas atualmente. [60] As clulas-tronco adultas possuem certas limitaes, ao passo que as clulastronco embrionrias vm se mostrando mais eficazes na formao de qualquer tecido do corpo humano, alm de possibilitarem a cura de doenas cerebrais, a criao de rgos para transplante e o tratamento de doenas genticas. Deve-se ressaltar que a pesquisa com clulas-tronco embrionrias pressupe embries advindos ou das tcnicas de reproduo assistida, como embries excedentes de clnicas de fertilidade ou por via da clonagem. A clonagem consiste em um processo pelo qual se obtm um novo ser de uma clula somtica j diferenciada, que introduzida em um vulo e, de alguma forma, regride a um estgio inicial, comportando-se o vulo como se tivesse sido fecundado. A clonagem pode ocorrer para fins reprodutivos, tal como aconteceu com a ovelha Dolly, ou meramente teraputicos. [61] Os gmeos univitelinos ou monozigticos so clones naturais, oriundos de um nico zigoto que se subdividiu at o 14 dia aps a fecundao. A ovelha Dolly foi gerada por meio da clonagem reprodutiva, como se fosse uma irm gmea nascida posteriormente, porm, foi um processo difcil, j que a clonagem reprodutiva possui uma eficincia baixa e um grande nmero de abortos e embries malformados. [62]

Os animais resultantes de clonagem reprodutiva apresentam inmeros problemas, como gigantismo, defeitos cardacos, problemas imunolgicos, etc. Dolly precisou ser sacrificada aos seis anos de idade, quando a expectativa de vida de ovelhas de doze anos, porque possua uma doena pulmonar progressiva, comum apenas em animais mais velhos. [63] Por esses motivos, as academias de cincia de vrios pases, inclusive do Brasil, solicitam o banimento da clonagem reprodutiva humana, ao mesmo tempo em que incentivam a clonagem teraputica, procedimento em que o vulo fecundado, por uma clula somtica, no implantado em um tero, mas se divide em laboratrio para a fabricao de diferentes tecidos, consistindo em uma cultura de tecidos, prtica laboratorial muito comum. [64] A clonagem teraputica representa uma grande esperana na produo de rgos e tecidos de mesma composio gentica do paciente, evitando-se a rejeio e incompatibilidade com o organismo do transplantado. Alm disso, seria possvel prever o futuro fim das filas para transplante de rgos, caso essa tecnologia fosse desenvolvida.[65] No entanto, a clonagem teraputica tambm possui suas limitaes, pois dificilmente teria utilidade para os doentes cerebrais, devido pequena taxa de sucesso da clonagem e a necessidade de diversas repeties, e para os portadores de doenas genticas, cujas clulas tambm possuem o mesmo defeito gentico. Simultaneamente ao desenvolvimento de tecnologias que necessitam da utilizao de embries, estima-se que existam apenas no Brasil vinte mil embries congelados, dos quais 90% no possuem qualquer expectativa de vida e poderiam ser utilizados em pesquisas cujo objetivo salvar vidas e curar doenas, enfim, melhorar a qualidade de vida da populao. [66] Esse excedente de embries existe em virtude da complexidade do implante dos pr-embries no tero, pois a obteno da gravidez se faz em um percentual de 50% e por esse motivo estimula-se a ovulao na mulher.[67] Como todos os embries obtidos no podem ser implantados de uma vez s, j que seriam grandes os riscos de uma gestao gemelar, o que poderia causar risco vida da gestante e dos bebs, ficam eles criopreservados, para uma utilizao posterior pelo casal. Assim sendo, eventual proibio sobre a existncia dos embries excedentes inviabilizaria a prpria reproduo assistida, atentando contra o direito de procriao.

Resta-nos analisar os posicionamentos quanto questo no direito comparado. Na Inglaterra, em obedincia a uma lei limitando o tempo de estocagem de embries humanos a cinco anos, milhares de embries foram eliminados. [68] A Alemanha, por meio de uma lei aprovada em 1991, probe a utilizao de embries, porm, apresenta uma lacuna, j que apesar das clulas-tronco embrionrias no poderem ser produzidas no pas, no h qualquer proibio com relao manipulao das mesmas, se adquiridas em outros pases. Isso porque se teme uma migrao de cientistas para pases em que possam livremente pesquisar sobre o tema. [69] A tendncia geral na Europa consiste na relativizao da proteo ao embrio, podendo-se citar a Frana, que est revisando as questes de Biotica. Prevse que futuramente haver a permisso da pesquisa com embries, desde que possuam no mximo sete dias de vida e haja consentimento dos casais genitores. [70] A Gr-Bretanha assume a posio dianteira no campo da biotica. Desde 1990, permite a pesquisa com embries de at duas semanas de idade, pois considera que a vida comea juridicamente a partir do 14 dia aps a fecundao. Estima-se que dos quase oitocentos mil embries gerados por inseminao artificial, cinqenta mil chegaram s mos dos pesquisadores. [71] No final de 2000, o Parlamento ingls discutiu a questo, que culminou com a aprovao da pesquisa com embries at 14 dias para clonagem teraputica. Proibiu-se, porm, a clonagem reprodutiva, que consiste na implantao de clulas-tronco embrionrias no tero feminino. [72] A maioria dos pases da comunidade europia, o Canad, a Austrlia, o Japo, a China, a Coria e Israel aprovaram pesquisas com clulas embrionrias de embries at 14 dias. Essa posio respaldada pelas academias de cincia de 63 pases, inclusive do Brasil. [73] A pesquisa com clulas-tronco embrionrias, portanto, surge como alternativa para a destinao dos embries excedentes e como a nica perspectiva para algumas enfermidades, como as doenas cerebrais e doenas genticas, no curveis por meio das clulas-tronco adultas nem tampouco pela clonagem teraputica. As pesquisas, porm, sofrem um entrave: a inviolabilidade da vida humana, o que exige a anlise de seu incio sob uma tica interdisciplinar, j que o tema transcende o direito civil. Enfim, o incio da vida, questo que vem sido protelada h muito tempo, agora surge como grande e premente necessidade legislativa e social. Recentemente, com o artigo 5 da Lei de Biossegurana (Lei 11.105/05), o Brasil, diante dos novos anseios sociais, permitiu a pesquisa cientfica com

clulas-tronco embrionrias, desde que cumpridos alguns requisitos, embora tenha proibido a clonagem teraputica. Contudo, foi proposta uma ao de inconstitucionalidade no STF, alegando que o referido dispositivo violaria o direito vida, cujo atual deslinde foi favorvel pesquisa com clulas-tronco embrionrias, demonstrando os novos rumos ideolgicos trilhados pela sociedade. [74] Enquanto o STF discutia a questo no Brasil, as pesquisas com clulas-tronco s avanaram no exterior, recebendo incentivos governamentais.[75] Se o STF porventura houvesse decidido pela proibio de tais pesquisas, nosso pas sofreria um grande retrocesso cientfico, perderia cientistas e, futuramente, necessitaria da tecnologia assim desenvolvida. [76] Mais do que desenvolver tecnologias visando o bem-estar de sua populao, o Brasil deve revisar suas leis, seja regulamentando adequadamente a reproduo assistida, cujo projeto de lei mais completo (PL 90/99) ainda se mostra insatisfatrio, como permitindo o desenvolvimento das tecnologias relacionadas s clulas-tronco embrionrias e a clonagem teraputica. Para que nosso pas possa regular tais condutas adequadamente, faz-se necessrio, talvez, uma nova concepo para o incio da vida, em consonncia com o novo contexto em que a sociedade se encontra, sendo capaz de afastar dogmas religiosos irrefutveis e concepes tradicionais que no mais se adequam ao novo mundo em que vivemos. Como vimos ao longo desse trabalho, a sociedade evoluiu, modificaram-se os conceitos de famlia, de paternidade, de filiao e, assim, tambm, os de vida. O Direito to-somente acompanha essas mudanas sociais, controlando o uso da tecnologia atravs da regulamentao de condutas. A Teoria Tridimensional do Direito nos ensina, justamente, que direito fato, valor e norma, demonstrando que no se trata de um fenmeno esttico, mas dinmico, envolvendo os fatos que ocorrem na vida social, os valores de uma sociedade em determinado momento histrico (pela evoluo das idias) e as estruturas normativas. Portanto, imprescindvel uma definio acerca do incio do direito vida, extrada da prpria sociedade em que vivemos, seja de suas normas, de suas concepes cientficas ou de seu avano social. 4. Atuais Anseios Sociais quanto ao Incio da Vida A realidade social e tecnolgica dos dias atuais em muito se difere de pocas em que o conceito de vida surgiu. Alis, os conceitos sempre se adaptam ao contexto a que se referem, pois no persistem se contrrios s necessidades e

concepes sociais, mas acertados e adequados.

extinguem-se,

dando

lugar

standarts mais

A fecundao assistida uma realidade, e com ela adveio a problemtica dos pr-embries excedentes, que muitas vezes precisam ser descartados pela sua inviabilidade e, por outro lado, podem ser utilizados na pesquisa com clulastronco embrionrias. Simultaneamente, surge a tcnica da clonagem teraputica, til para salvar muitas vidas, curando diversas doenas, mas que implica a manipulao de vulos e sua diviso em laboratrio sem a implantao no tero, esbarrando igualmente na questo do incio da vida. No Brasil, embora o ordenamento jurdico constitucional priorize a inviolabilidade do direito vida, h uma omisso acerca da definio do exato momento do incio da vida, deixando a questo para ser resolvida pela doutrina e jurisprudncia. A questo, porm, que no quer calar : poderiam alguns embries excedentes ser utilizados em pesquisas com clulas-tronco ou a inviolabilidade de seu direito vida deve ser resguardada a todo custo? [77] Sob a tica civilista, o nascituro tem direitos da personalidade garantidos desde a concepo, o que lhe assegura inmeros direitos, tais como: o direito aos alimentos, direito sucesso e a receber doaes. Contudo, entende-se que apenas o embrio implantado no aparelho reprodutor de uma mulher, pode ser considerado nascituro, de modo que o embrio laboratorial, tanto o primplantatrio como o excedentrio, no possui tais direitos assegurados. [78] Em oposio teoria da Personalidade condicional, existe a teoria Concepcionista, que entende existir vida desde o momento da concepo, protegendo o ser humano em qualquer fase de seu desenvolvimento, incluindo os embries, e apresenta-se incompatvel com a reproduo assistida e com a pesquisa de clulas-tronco embrionrias, j que esta envolve destruio dos mesmos. [79] Segundo Orlando GOMES [80], a existncia da personalidade civil coincide com a durao da vida humana, porm, a ordem jurdica admite aquela em hipteses em que esta no ocorre, como no exemplo da personalidade fictcia do nascituro e do ausente. Estas fices atribuem personalidade porque reconhecem a aptido para ter direitos, mas seria logicamente absurdo admitir a condio de pessoa natural para quem ainda no nasceu ou j morreu. Apenas dilata-se o termo inicial e final da vida humana para que sejam protegidos certos interesses. Assim, as teorias acerca da personalidade civil do nascituro no constituem material adequado para a anlise do incio do direito vida e,

consequentemente, para resolver a problemtica dos embries excedentes de tcnicas de reproduo assistida. Esse o motivo pelo qual passamos a uma breve explanao multidisciplinar acerca do tema. De forma sucinta h quatro correntes quanto ao incio da vida humana: [81] a) Teoria da fecundao: defende que o incio da vida comea com a concepo, pois uma vez penetrado o vulo pelo espermatozide, surgiria uma vida distinta de seus progenitores, com patrimnio gentico nico, indito e irrepetvel. [82] b) Teoria da nidao: defende que o incio da vida comea com a implantao do embrio no tero; c) Teoria enceflica: defende que o incio da vida comea com o incio da atividade cerebral; d) Teoria do Nascimento: defende que o incio da vida comea com o nascimento com vida do embrio. Esse critrio desconsidera totalmente o embrio como ser humano, no condizendo com nosso ordenamento jurdico, que concedeu direitos e obrigaes ao nascituro, nem com os avanos das cincias biolgicas. As religies em geral condenam veementemente a pesquisa com clulastronco embrionrias, ao passo que o comit francs de biotica caracteriza o embrio como pessoa humana em potencial, reconhecendo no saber se a preservao de um ser biolgico prometido a uma existncia trgica consiste no mais alto senso moral ou em uma reprovvel obstinao pela vida. [83] A Igreja Catlica entende que o incio da vida se d com a fecundao, repudiando qualquer tipo de experimentao com embries, bem como seu congelamento, e inclusive as tcnicas de fecundao in vitro. [84] No razovel que em nome de uma dogmatizao do direito vida retirada a oportunidade da cincia de encontrar a cura, seja atravs clulas-tronco ou outras tcnicas atuais, para milhares de crianas possuem distrofia muscular, doena que leva deteriorao muscular morte precoce, ou de idosos com doenas degenerativas. [85] seja das que e

Faz-se necessria uma reflexo profunda acerca do incio do direito vida, o que afeta a existncia de verdades absolutas secularmente consideradas. Pode-se mencionar que a Igreja Catlica, que sempre proclamou o valor absoluto da vida humana, por solicitao do Papa, pedira ao bilogo italiano Daniele Petrucci a destruio de embries in vitro, o que demonstra o quo restrito pode ser o pensamento advindo de dogmas irrefutveis. [86]

Ademais, antes da Igreja Catlica se amparar na intangibilidade da vida humana desde a fecundao, sustentou, com a mesma veemncia, a tese da animao retardada, de fundamento bblico, que consistia na infuso da alma por Deus em um momento posterior fecundao e atividade sexual dos progenitores.[87] Tal posicionamento, sustentado por sculos, leva-nos a refletir acerca da rgida postura que adotam alguns defensores da humanizao instantnea do fruto da concepo, o que d intangibilidade do embrio fora de verdade revelada, alm de equiparar a fecundao in vitro a um sacrifcio de vidas humanas. [88] Tambm se faz necessrio lembrar que quando foi introduzida a vacinao contra a varola, os telogos discutiram se tal prtica deveria ser admitida ou se seria uma violncia para com a natureza dos homens e as leis de Deus. [89] Percebe-se que a moral catlica tradicional deve ser repensada luz das conquistas cientficas atuais e, como enfatiza Eduardo A. AZPITARTE: "Seria prefervel que, se a moral catlica chegasse a se enganar, alguma vez o fizesse por animar a um encontro apaixonado com a verdade e o bem e no que, por segurana, como sucedeu em outras situaes histricas, ficasse para trs na marcha da cincia e do progresso." [90] Os defensores da teoria da fecundao normalmente sustentam que a partir da concepo tem-se um novo ser, dotado de patrimnio gentico nico, argumento inverdico, pois existem formaes patolgicas naturais, que, embora possuam um DNA diverso do corpo materno, no podem originar um ser humano, como a mola hidatdica e o teratoma. Estes consistem em conjuntos de clulas com o mesmo DNA do embrio, suscetveis de crescimento e que jamais poderiam ser considerados como vida humana. [91] Um argumento cientfico que embasa a teoria da nidao a segmentao do indivduo, que consiste no fato de os gmeos monozigticos [92], que possuem o mesmo cdigo gentico, separarem-se no momento da implantao do zigoto no tero, ou ao menos, obrigatoriamente, antes que se finde a nidao (14 dias aps a fecundao). Desse modo, s se poderia cogitar de um ser humano quando presente a caracterstica da unicidade e, at que se ultrapassasse essa fase de segmentao, no haveria como reconhecer ambos os seres como uma pessoa.[93] Na esfera penal, considera-se para fins de cometimento do aborto, que a vida intra-uterina se inicia com a fecundao ou constituio do ovo ou zigoto, ou seja, a concepo. Entretanto, tendo-se em vista a ausncia de proibio de comercializao, no pas, do DIU e das plulas anticoncepcionais do "dia seguinte", que impedem a implantao do zigoto no tero, deve-se aceitar, para fins penais, sob pena de considerar tais prticas como abortivas, o

posicionamento de que a vida se inicia juridicamente com a implantao do ovo no tero materno (nidao). [94] interessante ressaltar que o emprego de meios como a plula do dia seguinte e o DIU impedem tanto a fecundao como a nidao. Assim, adotada a teoria da nidao, os sistemas que impedem a fixao do vulo fecundado, seja por meios mecnicos ou pela ingesto de hormnios ou outras drogas, sero considerados anticonceptivos e no abortivos; enquanto que se houvesse a adoo da teoria da fecundao todos estes mtodos configurariam manobras abortivas. [95] Poder-se-ia imaginar que o critrio da nidao inadequado por no proteger a vida humana advinda da fecundao in vitro [96], porm, o pr-embrio assim obtido pode receber tutela jurdica no por ser considerado vida humana, mas atravs de norma especificamente a ele destinada, que regulamentasse de forma adequada o destino dos pr-embries excedentes. De maneira similar, o aborto j incide somente sobre a morte de um embrio j implantado no tero materno, e no sobre aqueles fecundados em laboratrio. Verifica-se que, frente a uma interpretao sistemtica do ordenamento jurdico, inclusive das normas penais, que repelem o aborto, protegem o direito vida e no cobem prticas contraceptivas que impedem a fixao do zigoto, a nica interpretao vivel e harmnica seria a de que o ser humano s considerado a partir da nidao, da fixao do embrio no tero. [97] Atualmente, com o advento da clonagem reprodutiva, em que qualquer clula somtica (seja de uma cutcula ou de um fio de cabelo) pode gerar um ser se implantado em um tero, pode-se chegar ao cmulo de se considerar que a destruio de qualquer clula humana representa a destruio de uma vida humana em potencial. Alm disso, inviabilizar-se-ia as pesquisas com clulastronco embrionrias, j que os cientistas, ao manipularem tais clulas, buscando produzir tecidos e rgos para transplantes, poderiam incidir em condutas equiparadas ao homicdio. [98] Nesse sentido, mostra-se lgico o posicionamento das academias de cincia de 63 pases, inclusive do Brasil, que aprovaram pesquisas com clulas embrionrias de embries at 14 dias, o que refora o critrio da nidao, j que esta ocorre aproximadamente neste momento. Do mesmo modo, basta vislumbrarmos os recentes posicionamentos no direito comparado, pois a maioria dos pases da comunidade europia, a GrBretanha, o Canad, a Austrlia, o Japo, a China, a Coria e Israel, tm considerado que a vida comea juridicamente a partir do 14 dia aps a fecundao, o que respalda a teoria da nidao.

O recente dispositivo da Lei de Biossegurana, declarado constitucional pelo STF, permitiu a pesquisa com clulas-tronco embrionrias, o que exige, talvez, uma nova concepo para o incio do direito vida, pois a captao dessas clulas-tronco pelos cientistas implica a destruio do embrio e, para alguns estudiosos do assunto, mais vale salvar uma vida j existente do que obstinadamente proteger uma promessa de vida. Percebe-se, portanto, que a sociedade nitidamente clama por uma evoluo do conceito de vida, atravs de uma anlise apurada dos problemas outrora inexistentes, como o nmero alto de pr-embries congelados no pas, a permisso governamental quanto ao uso de meios anticontraceptivos que impedem a fixao do zigoto no tero, dentre outros.[99] O recente posicionamento do STF que permitiu a pesquisa com clulas-tronco embrionrias beneficia milhares de portadores de doenas degenerativas e hereditrias, igualmente demonstrando o caminho que est sendo trilhado rumo a uma nova concepo acerca do incio da vida e novos horizontes para a sociedade moderna. 5. Concluso A sociedade hodierna em muito se difere da concebida por nossos ancestrais, apresentando novas tecnologias e conceitos, alguns aparentemente trazidos pela reproduo assistida, a maioria decorrncia verdadeira da evoluo social, que age concomitantemente sobre os vrios setores sociais. Vislumbra-se o desenvolvimento do conceito de paternidade scio-afetiva, em detrimento das antigas concepes que davam prevalncia aos critrios gentico e biolgico. Demonstra-se, pois, que a sociedade ruma a concepes mais humanizadas, e no somente cientficas, embora estas influenciem aquelas. H, na realidade, uma interao entre os vrios setores sociais e as inmeras cincias na busca de solues para os problemas contemporneos. Logo, factvel a constatao de que a sociedade clama por uma evoluo nas concepes acerca da vida humana, que repercutem em vrios setores jurdicos, dentre eles a reproduo assistida. A grande quantidade de pr-embries congelados no pas, a necessidade em se utilizar embries para a pesquisa com clulas-tronco embrionrias, a permisso governamental quanto ao uso de meios anticontraceptivos que impedem a fixao do zigoto no tero, como o DIU, so fatos que denotam a escolha social pelo critrio da nidao quanto ao incio da vida. Esse critrio j est explcito, seja nas normas penais, na conduta da comunidade ou nos anseios cientficos.

Simultaneamente, o DNA, que embasa a teoria do incio da vida pela fecundao, mostra-se como um aspecto no primordial para a determinao do incio da vida, pois o ser humano intra-uterino no pode ser reconhecido to-somente pelo seu material gentico, da mesma forma que um cadver no o . Da mesma maneira, a paternidade, de um modo geral, desvinculou-se do mero fator gentico e biolgico quando se erigiu a paternidade scio-afetiva. Se formos um pouco mais alm, poderemos perceber que, assim como o DNA deixou de ser o aspecto primordial para o incio da vida humana, tambm no o para seu trmino, inferindo-se da um novo conceito de vida. No h como negar, nem voltar atrs, a tecnologia hoje existente incorpora-se nossa realidade, e de nada adianta tentarmos legislar para os nossos antepassados. Certo que, utilizando-se do bom senso, o homem ser capaz de trazer cada vez mais melhorias sociedade, podendo fazer uso, para esta finalidade, de regramentos os mais diversos. A Reproduo Humana Assistida palco de inmeras inovaes tecnolgicas, em que se somam conhecimentos cientficos a fim de obter uma melhor qualidade de vida dos indivduos. Nosso ordenamento jurdico simplesmente retrata os anseios sociais e, na retaguarda da evoluo biotecnolgica, busca solues para os problemas j existentes e aqueles que possivelmente, em um futuro prximo, possam surgir. Incumbe ao Direito adaptar-se s novas realidades sociais, substituir antiquados conceitos por concepes mais consentneas com a atualidade, assim como quando reconheceu o poder familiar, a igualdade entre os filhos e entre os sexos, o pluralismo familiar e a monoparentalidade, dentre outros. Todavia, evidente que o ordenamento jurdico ainda assegurar direitos e formular teorias hoje no imaginveis, porque existe um processo de transformao e evoluo contnuos. Dessa forma, provvel que inexistam dvidas, em um futuro prximo, acerca da utilizao de clulas-tronco embrionrias, do direito de procriao e do direito de sucesso legtima prole post mortem, dentre outros. No obstante, imprescindvel que estejamos atentos a todas as mudanas pelas quais nossa sociedade ainda passar, que sejamos capazes de aderir a novas concepes, deixando de lado dogmas antes irrefutveis.

Notas:

[1] FRAGA, Thelma Arajo Esteves. Do Direito Procriao e seus reflexos. In: MELLO, Cleyson de Moraes; FRAGA, Thelma Arajo Esteves (Org.). Temas Polmicos de Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2003. p. 294. [2] CARRASQUEIRA, Simone de Almeida. Procriao assistida: em busca de um paradigma. Jus Navigandi, Teresina, ano 3, n. 31, maio 1999. Acesso em: 10 abr. 2007. [3] PALUDO, Anison Carolina. Biotica e Direito: procriao artificial, dilemas tico-jurdicos. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 52, nov. 2001. Acesso em 10 abr. 2007. [4] PESSINI, Lo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Problemas atuais de Bio-tica. 4. ed. So Paulo: Loyola, 1997. p. 226-230. [5] VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: Direito de Famlia. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2003. 6. vol. p. 281-282. [6] MARTNEZ, Stella Maris. Manipulao Gentica e Direito Penal . So Paulo: IBCCRIM, 1998. p. 36-37. [7] SILVA, Eliane Cristina. Aspectos Jurdicos Relevantes da Reproduo Humana Assistida. In: MELLO, Cleyson de Moraes; FRAGA, Thelma Arajo Esteves (Org.). Temas Polmicos de Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2003. p. 270 e 273. [8] Ibidem,p. 274. [9] PESSINI, Lo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Ob. cit., p. 232233. [10] MOREIRA FILHO, Jos Roberto. Conflitos jurdicos da reproduo humana assistida. Biotica e Biodireito. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 54, fev. 2002. Acesso em 10 abr. 2007. [11] SILVA, Eliane Cristina. Ob. cit., p. 259. [12] VENOSA, Slvio de Salvo. Ob. cit., p. 277. [13] DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Direito de Famlia. 20. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. 5. vol. 20. ed. p. 428. [14] FRAGA, Thelma Arajo Esteves. Ob. cit., p. 302. [15] GOLDIM, Jos Roberto. Incio da Vida de uma Pessoa Humana. Porto Alegre, RS. Acesso em: 10 abr. 2007. [16] FRAGA, Thelma Arajo Esteves. Ob. cit., p. 302; SILVA, Eliane Cristina. Ob. cit., p. 285. [17] Apud FRAGA, Thelma Arajo Esteves. Do Direito Procriao e seus reflexos. In: MELLO, Cleyson de Moraes; FRAGA, Thelma Arajo Esteves (Org.). Temas Polmicos de Direito de Famlia . Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2003. p. 293 e 294. [18] PALUDO, Anison Carolina. Ob. cit., acesso em 10 abr. 2007. [19] LIMA, Taisa Maria Macena de. Filiao e Biodireito: uma anlise das presunes em matria de filiao em face da evoluo das cincias biogenticas. Revista Brasileira de Direito de Famlia, v.4, n.13, p.143-161, abr./jun. 2002.

[20] GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. Filiao e Reproduo Assistida: Introduo ao tema sob a perspectiva do direito comparado. Revista Brasileira de Direito de Famlia n 5, abril/maio/junho/2000. p. 7. [21] Ibidem. [22] PALUDO, Anison Carolina. Ob. cit., acesso em 10 abr. 2007. [23] PESSINI, Lo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. O b. cit., p. 219. [24] Ibidem, p. 220; RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Famlia. 1. ed. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1994. Vol 1. p. 245. [25] CARRASQUEIRA, Simone de Almeida. O b. cit., acesso em: 10 abr. 2007. [26] PESSINI, Lo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. O b. cit., p. 221; PALUDO, Anison Carolina. Ob. cit., acesso em: 10 abr. 2007. [27] RIZZARDO, Arnaldo. Ob. cit., p. 247. [28] VENOSA, Slvio de Salvo. O b. cit., p. 280.; RIZZARDO, Arnaldo. O b. cit., p. 247. [29] SILVA, Eliane Cristina. Ob. cit., p. 276. [30] GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. Ob. cit. [31] PALUDO, Anison Carolina. Ob. cit., acesso em 10 abr. 2007. [32] De dezembro de 2005 a junho de 2006, a Justia concedeu o direito adoo por casais homossexuais no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, sob o argumento de que no existe qualquer norma proibitiva, pois o Novo Cdigo Civil de 2002 apenas exigiu a idade mnima de 18 anos (art. 1.618). (SILVA, Mrio Bezerra da. Unio homossexual e a Justia. Elaborado em maio 2007. Acesso em 10 abr. 2007.) [33] Ibidem. [34] GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. Ob. cit. [35] Ibidem. [36] MOREIRA FILHO, ob. cit., acesso em 10 abr. 2007. [37] Ibidem. [38] Ibidem. [39] DINIZ, Maria Helena. Ob. cit., p. 427. [40] VENOSA, Slvio de Salvo. Ob. cit., p. 284. [41] LIMA, Taisa Maria Macena de. Ob. cit.; SILVA, Eliane Cristina. Ob. cit., p. 253. [42] GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. Ob. cit. [43] Ibidem. [44] Ibidem. [45] Ibidem. [46] DINIZ, Maria Helena. Ob. cit., p. 438. [47] MOREIRA FILHO, Jos Roberto. Ob. cit. [48] DINIZ, Maria Helena. Ob. cit., p. 433. [49] MOREIRA FILHO, Jos Roberto. Ob. cit. [50] SILVA, Eliane Cristina. Ob. cit., p. 260. [51] Srgio Abdalla apud SILVA, Eliane Cristina. Aspectos Jurdicos Relevantes da Reproduo Humana Assistida. In: MELLO, Cleyson de Moraes; FRAGA,

Thelma Arajo Esteves (Org.). Temas Polmicos de Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2003. p. 261. [52] VENOSA, Slvio de Salvo. Ob. cit., p. 282. [53] SILVA, Eliane Cristina. O b. cit., p. 262-265; MOREIRA FILHO, Jos Roberto. Ob. cit. [54] VENOSA, Slvio de Salvo. Ob. cit., p. 283. [55] SILVA, Eliane Cristina. Ob. cit., p. 283. [56] MEDEIROS, Leonardo. Entenda a polmica sobre as clulas-tronco . So Paulo, SP. Elaborado em: mar. 2004. Acesso em 10 abr. 2007; SEGATTO, Cristiane; BUSCATO, Marcela. Por dentro dos novos tratamentos com clulastronco. Revista poca, n 475, p. 94-104, 25 jun. 2007. p.95-101. [57] Luiz Eugenio Mello apud SEGATTO, Cristiane; BUSCATO, Marcela. Por dentro dos novos tratamentos com clulas-tronco. Revista poca, n 475, p. 94-104, 25 jun. 2007. p.96. [58] SEGATTO, Cristiane; BUSCATO, Marcela. Ob. cit., in: Revista poca, p.96. [59] WATSON, Stephanie. Como funcionam as clulas-tronco. Traduzido por HowStuffWorks Brasil. Elaborado em 11 nov. 2004. Acesso em: 10 abr. 2007. [60] SEGATTO, Cristiane; BUSCATO, Marcela. Ob. cit., p.100. [61] ZATZ, Mayara. Clonagem e Clulas-tronco. Campinas SP. Elaborado em jul./set. 2004. Acesso em 10 abr. 2007. [62] Ibidem; BEIGUELMAN, Bernardo. Nada contra a clonagem. So Paulo, SP. Acesso em 10 abr. 2007. [63] ZATZ, Mayara. Clonagem ... Ob. cit., acesso em 10 abr. 2007. [64] Ibidem. [65] ZATZ, Mayara. O que clonagem teraputica. So Paulo SP. Acesso em 10 abr. 2007. [66] SEGATTO, Cristiane; BUSCATO, Marcela. Ob. cit., p. 97. [67] MARTNEZ, Stella Maris. Ob. cit., p. 36-37. [68] CARRASQUEIRA, Simone de Almeida. O b. cit., acesso em: 10 abr. 2007. [69] WATSON, Stephanie. Ob. cit., acesso em: 10 abr. 2007. [70] Ibidem. [71] Ibidem. [72] Ibidem. [73] ZATZ, Mayara. Clonagem ... Ob. cit., acesso em 10 abr. 2007. [74] SEGATTO, Cristiane; BUSCATO, Marcela. Ob. cit., p.101. [75] Ibidem, p.103. [76] TEMPORO, Jos Gomes. A vida no comea na fecundao: as idias do Ministro da Sade, Jos Gomes Temporo, o homem que colocou fogo no debate sobre o aborto no Brasil. Revista Super Interessante, n 240, p. 24-25, Jun. 2007. Entrevista. p. 25. [77] PESSINI, Lo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Ob. cit., p. 222, 234. [78] VENOSA, Slvio de Salvo. Ob. cit., p. 282.

[79] GONALVES, Denise Willhelm. Reproduo assistida, clonagem teraputica e o Direito. Acesso em 10 abr. 2007. [80] GOMES, Orlando. Introduo ao Direito Civil. 18. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001. p. 143. [81] MIRANDA, Henrique Savonitti. Investigaes acerca da Constitucionalidade do "aborto sentimental" no Direito positivo brasileiro. Araraquara, SP. Elaborado em jul. 2007. Acesso em 10 abr. 2007. [82] MARTNEZ, Stella Maris. Ob. cit., p. 77. [83] PESSINI, Lo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Ob. cit., p. 223. [84] MARTNEZ, Stella Maris. Ob. cit., p. 71-72. [85] MINAR, Reginaldo. O artigo 5 da Lei n 11.105, de 2005, no inconstitucional. Elaborado em: jun. 2005. Acesso em 10 abr. 2007. [86] MARTNEZ, Stella Maris. Ob. cit., p. 35, 68. [87] Ou seja, o produto da concepo s era reputado como ser humano aps quarenta dias do ato sexual originrio, no caso de fetos masculinos, e oitenta quando se tratava de feto do sexo feminino. ( Ibidem, p. 72-74.) [88] Ibidem, p. 76. [89] BERLINGUER, Giovanni. Questes de vida. Salvador, So Paulo, Londrina: Editora APCE HUCITEC CEBES, 1991. p.47. [90] Apud BERLINGUER, Giovanni. Questes de vida. Salvador, So Paulo, Londrina: Editora APCE HUCITEC CEBES, 1991. p. 232-233. [91] MARTNEZ, Stella Maris. Ob. cit., p. 83. [92] Ibidem, p. 80. [93] Ibidem, p. 87-88; SANTOS, Larcio Jos Loureiro dos. Clulas contra a dor: deixar de usar clulas-tronco para curar crime de tortura. So Paulo, SP. Elaborado em fev. 2005. Acesso em 10 abr. 2007. [94] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal: parte especial. 17. ed. So Paulo: Atlas, 2001. v. 2. p. 93. [95] MARTNEZ, Stella Maris. Ob. cit., p. 84. [96] MIOTTO, Amida Bergamini. O Direito vida. Desde que momento? Braslia, DF. Elaborado em jul. 2002. Acesso em 10 abr. 2007. [97] CREMASCO, Joo Aender Campos; SAHEKI, Lina. O Embrio humano ante as tcnicas reprodutivas. Acesso em: 10 abr. 2007. [98] ZATZ, Mayara. Clonagem ... Ob. cit., acesso em 10 abr. 2007. [99] RIBAS, ngela Mara Piekarski. O Direito Vida diante do Princpio da Dignidade da pessoa humana e suas conseqncias jurdico-penais . 2005, 159 f. Monografia Escola da Magistratura do Paran Ncleo Ponta Grossa. p. 149. Referncias BEIGUELMAN, Bernardo. Nada contra a clonagem. So Paulo, SP. Disponvel em: <www.pphp.uol.com. br/tropico/html/textos/2349,1.shl> Acesso em: 10 abr. 2007.

BERLINGUER, Giovanni. Questes de vida. Salvador, So Paulo, Londrina: Editora APCE HUCITEC CEBES, 1991. p. 39-53. CARRASQUEIRA, Simone de Almeida. Procriao assistida: em busca de um paradigma. Jus Navigandi, Teresina, ano 3, n. 31, maio 1999. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1852/>. Acesso em: document.write(capturado()); 10 abr. 2007. CARVALHO, Gisele Mendes. Aspectos Jurdico-Penais da Eutansia. So Paulo : IBCCRIM, 2001. CREMASCO, Joo Aender Campos; SAHEKI, Lina. O Embrio humano ante as tcnicas reprodutivas. Disponvel em:<http://www2.estacio.br/graduacao/direito/novos/arquivos/em briao/> Acesso em: 15 jun 2005. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Direito de Famlia. 20. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. 5. vol. FRAGA, Thelma Arajo Esteves. Do Direito Procriao e seus reflexos. In: MELLO, Cleyson de Moraes; FRAGA, Thelma Arajo Esteves (Org.). Temas Polmicos de Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2003. p. 293305. FRASCARI, Maria Cristina. Paternidade Responsvel X Paternidade Afetiva . In: MELLO, Cleyson de Moraes; FRAGA, Thelma Arajo Esteves (Org.). Temas Polmicos de Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2003. p. 67-79. GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. Filiao e Reproduo Assistida: Introduo ao tema sob a perspectiva do direito comparado. Revista Brasileira de Direito de Famlia n 5, abril/maio/junho/2000. p. 7. GOLDIM, Jos Roberto. Incio da Vida de uma Pessoa Humana. Porto Alegre, RS. Disponvel em: <www.bioetica.ufrgs/inivida.htm/> Acesso em: 10 abr. 2007. GOMES, Orlando. Introduo ao Direito Civil. 18. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001. p. 143-153. GONALVES, Denise Willhelm. Reproduo assistida, clonagem teraputica e o Direito. Manaus, Amazonas. Disponvel em: <http://www.mp.am.gov.br/index.asp?page=cao-civel-04-41/> Acesso em: 10 abr. 2007. LIMA, Taisa Maria Macena de. Filiao e Biodireito: uma anlise das presunes em matria de filiao em face da evoluo das cincias biogenticas. Revista Brasileira de Direito de Famlia, v.4, n.13, p.143-161, abr./jun. 2002. MARTNEZ, Stella Maris. Manipulao Gentica e Direito Penal. So Paulo: IBCCRIM, 1998. p. 19-106. MEDEIROS, Leonardo. Entenda a polmica sobre as clulas-tronco . So Paulo, SP. Elaborado em: mar. 2004. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u11309.shtml/> Acesso em: 10 abr. 2007.

MINAR, Reginaldo. O artigo 5 da Lei n 11.105, de 2005, no inconstitucional. Elaborado em: jun. 2005. Disponvel em: <www.movitae.bio.br/07texto_minare.htm>. Acesso em: 10 abr. 2007. MIOTTO, Amida Bergamini. O Direito vida. Desde que momento? Braslia, DF. Elaborado em jul. 2002. Disponvel em: <http://www.pjcapixaba.com.br/site-teste/vida-plula/direito.asp/>Acesso em: 10 abr. 2007. MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal: parte especial. 17. ed. So Paulo: Atlas, 2001. v. 2. p. 62-63, 81-104. MIRANDA, Henrique Savonitti. Investigaes acerca da Constitucionalidade do "aborto sentimental" no Direito positivo brasileiro. Araraquara, SP. Elaborado em jul. 2007. Disponvel em: <http://www.savo nitti.com.br/cursos/doutrina/aborto.asp/> Acesso em 10 abr. 2007. MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais : teoria geral, comentrios aos artigos 1 a 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudncia. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. p. 59-63, 87-91. MOREIRA FILHO, Jos Roberto. Conflitos jurdicos da reproduo humana assistida. Biotica e Biodireito. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 54, fev. 2002. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2588>. Acesso em: 10 abr. 2007. PALUDO, Anison Carolina. Biotica e Direito: procriao artificial, dilemas tico-jurdicos. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 52, nov. 2001. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2333/>. Acesso em 10 abr. 2007. PESSINI, Lo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Problemas atuais de Bio-tica. 4. ed. So Paulo: Loyola, 1997. RIBAS, ngela Mara Piekarski. O Direito Vida diante do Princpio da Dignidade da pessoa humana e suas conseqncias jurdico-penais . 2005, 159 f. Monografia Escola da Magistratura do Paran Ncleo Ponta Grossa. RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Famlia. 1. ed. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1994. Vol 1. SANTOS, Larcio Jos Loureiro dos. Clulas contra a dor: deixar de usar clulas-tronco para curar crime de tortura. So Paulo SP. Elaborado em fev. 2005. Disponvel em: <http://conjur.estadao.com.br/static/text/32719,1/> Acesso em 10 abr. 2007. SEGATTO, Cristiane; BUSCATO, Marcela. Por dentro dos novos tratamentos com clulas-tronco. Revista poca, n 475, p. 94-104, 25 jun. 2007. SILVA, Mrio Bezerra da. Unio homossexual e a Justia. Elaborado em maio 2007. Disponvel em: <http://www.apriori.com.br/cgi/for/doutrina-juridicaf22/uniao-homossexual-e-a-justica-t4022.html/> Acesso em 10 abr. 2007. SILVA, Eliane Cristina. Aspectos Jurdicos Relevantes da Reproduo Humana Assistida. In: MELLO, Cleyson de Moraes; FRAGA, Thelma Arajo Esteves (Org.). Temas Polmicos de Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2003. p.241-292.

TEMPORO, Jos Gomes. A vida no comea na fecundao: as idias do Ministro da Sade, Jos Gomes Temporo, o homem que colocou fogo no debate sobre o aborto no Brasil. Revista Super Interessante, n 240, p. 24-25, Jun. 2007. Entrevista. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: Direito de Famlia. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2003. 6. vol. p. 276-285. WATSON, Stephanie. Como funcionam as clulas-tronco. Traduzido por HowStuffWorks Brasil. Elaborado em 11 nov. 2004. Disponvel em: <http://ciencia.hsw.uol.com.br/celulas-tronco.htm/> Acesso em: 10 abr. 2007. ZATZ, Mayara. Clonagem e Clulas-tronco. Campinas SP. Elaborado em jul./set. 2004. Disponvel em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0009-67252004000300014&lng=pt&nrm=iso/>. Acesso em: 10 abr. 2007. ZATZ, Mayara. O que clonagem teraputica . So Paulo SP. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/ educando/noticias/2004/mai/25/219.htm> Acesso em: 10 abr. 2007.

Informaes Sobre o Autor ngela Mara Piekarski Ribas Graduao em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa Paran; Especializao em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paran, Ncleo de Ponta Grossa; Especializao em Direito Civil pela Universidade Cndido Mendes Rio de Janeiro.

You might also like