You are on page 1of 3

PROVA DE SOCIO0LOGIA 2 Ano 1).

No Brasil a preocupao com a cidadania se revela em alguns dos elementos abaixo, com exceo do (a): a) igualdade de todos perante a lei; b) incluso dos deficientes na sociedade; c) estatuto do idoso; d) estatuto da criana e do adolescente; e) os fichas sujas poderem se candidatar as eleies. 2). Era a manh ensolarada do dia 1 de maio de 1980, e as pessoas que haviam chegado ao centro de So Bernardo do Campo para a comemorao da data se depararam com a cidade ocupada por 8 mil policiais armados, com ordens de impedir qualquer concentrao. J desde as primeiras horas daquele dia as vias de acesso estavam bloqueadas por comandos policiais que vistoriavam nibus, caminhes e automveis [...]. Pela manh, enquanto um helicptero sobrevoava os locais previstos para as manifestaes, carros de assalto e brucutus exibiam a disposio repressiva das foras da ordem (SADER, Eder. Quando novos personagens entram em cena. So Paulo: Paz e Terra, 1995. p. 27.) Com base nos conhecimentos sobre a histria recente do Brasil, correto afirmar que, nesse episdio, o autor se refere ao: a) Movimento estudantil, que lutava contra a reforma universitria de perfil privatista, implantada pelo governo Joo Figueiredo. b) Movimento operrio, que lutava contra a ditadura militar, contra o arrocho salarial e pela democratizao do pas. c) Movimento das panelas vazias, que, apesar de o pas j se encontrar plenamente democratizado, restringia sua luta reposio das perdas salariais devido ao arrocho imposto na dcada anterior pelo regime militar. d) Movimento dos desempregados, constitudo no processo de abertura poltica, e que sustentava a bandeira do pleno emprego. e) Movimento campons, que, embora se constitusse numa fora poltica emergente dos escombros do regime militar, mostrava grande capacidade de mobilizao das classes mdias urbanas. 3). Empregar parentes na administrao publica, sem concurso, uma pratica dos polticos brasileiros, que recebe o nome de: a) ao afirmativa; b) terceiro setor; c) nepotismo; d) prevaricao; e) discriminao racial; 4) Sobre os Movimentos Sociais correto afirmar que: a) So aes de determinados grupos sociais, com objetivos de mudanas sociais, radicais ou reformistas. b) So organizaes clandestinas que lutam por uma revoluo mundial. c) Os movimentos sociais so aes coletivas ligadas apenas a questes econmicas. d) So mobilizaes feitas em todo o mundo, com objetivo de mudar os padres sociais e estticos do planeta. e) Todas as alternativas esto corretas.

5)A charge de Miguel Paiva, publicada no dia da promulgao da atual Constituio brasileira, aponta para a contradio entre realidade social e garantias legais. No Brasil, o acesso aos direitos de cidadania limitado fundamentalmente pelo seguinte fator: (A) formao profissional (B) demanda habitacional (C) distribuio da riqueza (D) crescimento da populao

6-O Estatuto da Criana e do Adolescente aplica-se, apenas, a pessoas a) entre 12 e 18 anos. b) at 16 anos e, nos casos expressos em lei, at 18 anos. c) at 12 anos incompletos. d) at 18 anos e, nos casos expressos em lei, at 21 anos. e) Entre 12 e 16 anos. 7. A cidadania traz em primeiro lugar a ideia de conscincia coletiva, de vontade geral, ideia que, de Hobbes a Rousseau, constituiu, no a democracia liberal respeitadora dos direitos humanos fundamentais, mas o esprito republicano, a ideia dos antigos. (...) A ideia de repblica evoca os deveres e sacrifcios que o cidado deve aceitar para defender e tornar vivel a comunidade de cidados.
(ALAIN TOURAINE, 1998, p. 205)

H uma relao direta entre direitos e obrigaes nos sistemas democrticos. E, nos sistemas republicanos, uma nfase nos interesses a) econmicos. b) particulares. c) privados. d) pblicos. e) regionais. 8).Alguns movimentos sociais organizam-se institucionalmente na forma de organizaes no governamentais. As ONGs tambm possuem objetos bastante diversos e muitas vezes dependem de uma parceria entre o setor privado e o governo para levar a cabo suas atividades. Hoje em dia, h um

crescente nmero de ONGs internacionais que agem em escala mundial a fim de promover seus objetivos. As organizaes no-governamentais divulgam princpios que fortalecem o sistema democrtico. Entre os princpios apresentados a seguir, identifique aquele que fortalece a organizao da sociedade civil diante do Estado. a) O compromisso com o representante poltico eleito legitimamente pelos processos legais. b) A difuso de polticas assistencialistas que disseminem ideologias solidrias. c) A liberdade de expresso e a capacidade de defender a propriedade privada diante do Estado. d) O compromisso com a produo familiar, corporativa, baseada em grupos de presso poltica. e) A pluralidade de interesses e a capacidade de agir independentemente dos interesses do governo. 9). (PITGORAS) Assinale a alternativa seguir que melhor completa a frase. O aumento da participao poltica por via dos movimentos sociais, assim como o adensamento das redes institucionais de integrao da sociedade civil nas polticas pblicas, vai realizando na contemporaneidade os princpios da _______________. a) democracia participativa. b) modernidade democrtica. c) poltica fiscal austera. d) democracia representativa. e) cooptao elitista.

10) Sobre a cidadania no Brasil, assinale o que for correto.


( A) Durante o governo de Getlio Vargas, entre 1930 e 1945, pela primeira vez, os direitos sociais foram universalizados, chegando a amplas parcelas da sociedade brasileira. Esse processo foi acompanhado pelo fortalecimento e pela autonomia das organizaes operrias. (B) Os Estatutos da Criana e do Idoso exemplificam as modificaes recentes que a cidadania sofreu no contexto brasileiro, incorporando novas demandas ao seu contedo. (C) A Constituio de 1988, apesar de ser denominada por muitos Constituio Cidad, no produziu mudanas legais significativas em termos de extenso dos direitos de cidadania. (D) O Frum Social Mundial resultou da iniciativa de alguns brasileiros e um movimento que se posiciona contra a atual ordem econmica globalizada, que tem restringido direitos sociais de cidadania at ento assegurados por leis. (E) A extenso dos direitos de cidadania s classes populares esteve, historicamente, sob o controle estrito das elites, j que no houve movimentos sociais capazes de questionar essa situao.

You might also like