You are on page 1of 37

XenServer 6 FREE

Autor: Marcos Jos Andrade Viana Analista de Infraestrutura de TI Embrapa Milho e Sorgo

Contedo
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. Introduo ............................................................................................................................. 1 Requerimentos para o XenServer ......................................................................................... 2 Baixando Citrix XenServer 6 e XenCenter ............................................................................. 3 Resumos da instalao do Xen .............................................................................................. 3 Instalao e Requerimentos do XenCenter........................................................................... 3 Instalando o XenServer ......................................................................................................... 3 Instalando o XenCenter ...................................................................................................... 15 Conhecendo o XenCenter................................................................................................... 16 Criando uma Mquina Virtual (VM) .................................................................................... 20 Criando uma Storage NFS................................................................................................ 26 Criando uma Storage ISO ................................................................................................ 29 Clonar uma VM................................................................................................................ 32 Snapshots de VMs ........................................................................................................... 33 Instalao e utilizao do XenServer Tools ..................................................................... 35

1. Introduo
Esse tutorial visa descrever a instalao e configurao de um ambiente para virtualizao de servidores usando o Xen Server 6, verso FREE. A escolha do Xen Server 6 FREE da Citrix foi devido a essa distribuio possuir vrias vantagens em relao a verso FREE de seu maior concorrente da VmWARE, como pode-se verificar no quadro abaixo.
Funcionalidades Suporte a Vrios Sockets (Processador Fsico) Memria Ram no Host Tamanho mximo de Memria RAM na VM 1 TB RAM no Host 128 GB RAM Citrix XenServer 6 Sem restries VMware ESXi 5 Suporte a Somente 01 Socket (Processador Fsico) 32 GB no Host 32 GB RAM

Instalao Bare-metal Ferramentas de migrao P2V e V2V Gratuitas Gerenciamento Mltiplo de Servidores Pools de Recursos (Cluster) e Storage Compartilhado Snapshots de mquinas virtuais (VM) Monitoramento de performance em tempo Real Migrao a Quente (XenMotion) e Backup de VMs Incluso Quantidade de vCPU (Processador Virtual) por mquina Virtual Modo Manuteno Atualizao do Hypervisor Templates VMs Clonar VMs Suporte a SNMP

Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito. Para servidores com mesmo hardware Gratuito Grauito Gratuito Suporte a 16 vCPU para VMs Windows e suporte a 32 vCPU para VMs Linux Incluso Facilitado com Assistentes dentro do XenCenter Gratuito Gratuito Gratuito

Gratuito Gratuito No possui. Gerenciamento Comprar vCenter Server No possui No possui No possui No possui 8 vCPU para cada VM

No possui Linha de comando No Possui No Possui No Possui

Fonte: http://www.centralcloud.info/?p=788

2. Requerimentos para o XenServer


XenServer executado diretamente no seu hardware, ento no haver nada entre o hardware e o XenServer. Em outras palavras, o XenServer funcionar literalmente como o sistema operacional. Ele vai falar diretamente com o hardware, incluindo a interface de rede (NIC) e controlador de armazenamento. Ele requer uma CPU 64-bit com a tecnologia Intel VT ou AMD-V habilitado, isso mais como uma especificao recomendada, no significa que XenServer no ser instalado se o seu processador no possuir suporte a Intel VT ou AMD-V habilitado. Porm, ele ter seus recursos e funcionalidades bem limitadas. O XenServer um hypervisor paravirtualizado, usa a tcnica de paravirtualizao. Portanto, requer que o processador existente em seu servidor fsico possua suporte a tecnologia de virtualizao para que voc aproveite todas as funcionalidades e vantagens dessa tecnologia. peciso de um mnimo de 2 GB de RAM s para instalar XenServer, mas o recomendado de pelo menos 8 GB, especialmente se voc pretende hospedar mltiplas mquinas virtuais. XenServer sozinho vai exigir 16 GB de espao em disco. Mas, novamente, voc vai precisar de mais para as mquinas virtuais caso deseje hosped-las localmente.

Pode-se instalar at 1 TB de RAM, 16 placas de rede, e 64 processadores lgicos em um host fsico que executa o XenServer. Lembre-se que os processadores lgicos uma combinao dos ncleos, o hyperthreading que est ativado, etc. recomendado que voc verifique a lista de compatibilidade de hardware (HCL) no hcl.xensource.com antes de comprar qualquer do hardware ou perifricos que voc pretende anexar ao seu servidor.

3. Baixando Citrix XenServer 6 e XenCenter


Voc pode baixar XenServer e XenCenter de http://www.citrix.com/XenServer . Ou se voc tiver uma conta MyCitrix, voc pode ir para http://www.citrix.com/mycitrix e baixlo de l. XenServer 6 um 508 MB download (ISO), enquanto XenCenter uma descarga 41 MB.

4. Resumos da instalao do Xen


Configurar o XenServer rpido e fcil e leva aproximadamente 10 minutos. Abaixo esto os passos:

1. Queime o ISO baixado para um CD e insira em sua unidade ptica. 2. Certifique-se de VT (ou AMD-V) est ativado no BIOS do seu servidor. 3. Inicialize o CD. 4. Responda s perguntas bsicas de instalao e reinicie. 5. Realizar configuraes iniciais, como atribuir um endereo IP, um nome de host, senha, e assim por diante. 6. Conecte o seu XenServer usando XenCenter.

5. Instalao e Requerimentos do XenCenter


Citrix XenCenter um aplicativo baseado no Windows que pode ser instalado em uma mquina fsica ou virtual. Deve ser instalado em qualquer um dos seguintes Windows: Windows XP, Vista, 7, Server 2003, 2008 e 2008R2. Ele requer .NET Framework 3.5. O requisito de CPU mnima de 750 MHz e 1 Ghz o mais recomendado. RAM mnima exigida de 1 GB, mas o recomendado 2 GB. Ocupa 100 MB de espao em disco e funciona com uma placa de rede com pelo menos 100 Mb de velocidade. Finalmente, a resoluo mnima exigida de tela de 1024 x 768. Mais adiante ser demonstrado o processo de instalao.

6. Instalando o XenServer
Monte o ISO CD que queimou em seu servidor fsico.

Uma vez que ele inicia j vai comear a instalar automaticamente o XenServer.

A primeira informao que ser solicitada o tipo de teclado que pretende utilizar. Escolha um e clique em OK.

Clique OK novamente na tela seguinte que apenas informativa sobre instalao do XenServer.

Sinta-se a vontade para ler o Contrato de Licena e clique em Aceitar EULA quando voc estiver pronto clique em Accept EULA.

A CPU desse servidor j est com a tecnologia Intel VT habilitada. No entanto, propositalmente ela foi desativada, a fim de mostrar o que voc vai encontrar ao instalar XenServer em um sistema que no tem Intel VT (ou AMD-V) habilitado. Assim como, se seu sistema j possui Intel VT (ou AMD-V), porm voc se esqueceu de ativ-lo. Ento isso que voc vai ver.

Tudo que voc tem a fazer voltar para a BIOS e habilit-lo l. Agora, vamos ver o que acontece quando voc clica em OK. O sistema ir continuar a ser instalado normalmente e a prxima pergunta referente ao lugar onde voc gostaria de instalar o XenServer. Em nosso caso, existe 50 GB de espao em disco local livre, ento vamos em frente e instalar XenServer l. Eu s selecionar a e clique em OK. No vamos marcar a opo Enable. ...XenDesktop ela s deve ser marcarda para otimizar

a utilizao de virtualizao de Desktops no XEN e isso no nosso foco no momento.

Selecione a fonte de sua mdia de instalao. Em nosso caso, a mdia local, mas pode ser HTTP, FTP ou NFS para voc. Clique em OK.

Em seguida, voc ser perguntado se deseja instalar quaisquer pacotes adicionais, como drivers. Em nosso caso, no temos nenhum, ento s selecione No.

Depois disso, voc ser perguntado se deseja verificar a integridade da ISO que voc baixou para se certificar de que no est corrompido e que ele um bom ISO para efetuar a instalao. Desde que se tenha certeza que o ISO est ok no preciso realizar esse teste, ento vamos optar por pular esta parte e clique em OK.

Configure uma senha para a conta de root.

Voc pode ento escolher se deve permitir que o DHCP atribua a esta instalao um endereo IP ou se vai atribuir um endereo IP manualmente. Em nosso caso, vamos deixar o DHCP fazer a atribuio. Mas quando for usar em um ambiente de produo aconselhado que se destine um ip esttico para o servidor.

Em seguida ser a configurao do host. Novamente, voc pode deixar DHCP cuidar disso, caso deseje, ou pode atribuir um nome manualmente ao host. Escolhemos atribuir um, dando-lhe o nome de "xs.trainsignal.com". No entanto, vamos deixar para DHCP definir a configurao de DNS. Como voc pode ver, voc tambm pode fazer as coisas manualmente. Clique em OK.

Encontre sua localizao geogrfica, selecione e clique OK.

Encontre sua cidade ou rea e clique em OK.

Se voc tiver um servidor NTP, fundamental que voc configure as definies de tempo em seu XenServer corretamente. E recomendado, que se voc vai fazer vrias instalaes do XenServer deve ter um servidor NTP de algum tipo rodando em sua rede. Selecionar a opo using NTP na tela e digite o endereo IP do servidor NTP na tela seguinte e clique em OK.

Neste ponto, voc deve estar pronto para instalar XenServer, ento v em frente e clique em Install XenServer.

Em seguida, voc ver a preparao para a tela de instalao.

Se voc optar por definir a hora manualmente, como fizemos, voc ver algo como isto:

Digite o horrio correto (ou fazer com que tudo est bem) e clique em OK. Quando voc chegar tela de Instalao Concluda, clique em OK para concluir o processo.

Voc vai ento passar por uma reinicializao final, imediatamente aps o qual o XenServer deve ser instalado e pronto. S no se esquea de ejetar a mdia tica que continham o seu instalador.

O que fizemos at agora foi cobrir a configurao bsica do servidor. Ele j incluiu uma atribuio de endereo IP, assim voc pode se conectar a esse servidor imediatamente apso boot. Tome nota de que o endereo IP, porque voc vai precisar dele logo a afrente nesse tutorial.

7. Instalando o XenCenter
Ento, agora vamos mostrar o processo de instalao do XenCenter e como conectar ao seu servidor recm-configurado. Baixe o arquivo de instalao para XenCenter em um ambiente Windows. Pode ser qualqeur estao de sua rede.

Quando ele estiver pronto, inicie o instalador. apenas uma simples instalao, ento basicamente voc s precisa continuar clicando em Next at chegar tela com o boto Install e clicar nele.

Clique Yes.

Ento clique em Finish.

8. Conhecendo o XenCenter
Vamos dar um breve passeio no XenCenter. Para isso, inicialmente Inicie o programa no menu Iniciar.

A primeira coisa que vai lhe ser pergunto se voc quer verificar periodicamente a Internet para atualizaes. Eu sugiro que voc clique em Yes.

Veja como XenCenter parece (vide imagem abaixo) antes de qualquer host ou pools de servidroes serem adicionados a ele. Para se conectar ao host XenServer que voc configurou anteriormente, clique em Adicionar um servidor.

Digite o endereo IP do servidor e tambm a senha que voc atribuiu para a sua conta root. Depois clique em Add.

Uma das primeiras coisas que voc deve ter certeza de que voc realmente dicionou um novo XenServer no XenCenter, para isso necessrio salvar e restaurar o estado de conexo do servidor . Marque a caixa abaixo que vai fazer exatamente isso.

Depois disso voc ter permisso para configurar uma senha mestre para todos os XenServers voc estar associando com este XenCenter. Clique Require a master password e em seguida, digite sua senha mestra desejada nos campos fornecidos.

Aps clicar em OK, voc ser levado de volta tela principal, onde voc ver o seu XenServer j adicionado XenCenter.

9. Criando uma Mquina Virtual (VM)


No XenCenter Clique com o boto direito do mouse sobre o servidor fsico que voc deseja instalar uma nova mquina virtual. Quando fizer isso, surgir um menu suspenso, nele escolha a opo New VM...

Surgir uma tela com vrias Templates, voc deve escolher uma delas, vamos escolher o Debian Squeeze 64 bits, depois clique em Next.

Na prxima tela voc vai escolher um nome e escrever um comentrio para a mquina virtual que est sendo criada.

Na prxima tela escolha o dispositivo onde voc vai colocar o CD/DVD de instalao do Sistema Operacional que voc est instalado na mquina virtual, em nosso caso, Debian Squeeze.

Na prxima tela voc vai escolher o local onde vai instalar a mquina virtual, se existisse um pool de servidores configurado, nessa tela seriam mostrados todos os servidores desse pool pra que voc escolhesse onde desejava colocar a mquina virtual. No entanto como no temos s surgir o servidor no qual clicamos com o boto direto para iniciar a instalao da VM.

Nessa prxima tela, voc vai escolher o nmero de CPUs e quantidade de memria que deseja destinar a maquina virtual.

Agora voc vai informar o tamanho do disco que deseja destinar a maquina virtual. Por padro surgira um disco de 8GB voc pode clicar sobre ele depois no boto

Proprierties e alterar o tamanho desse disco. Assim como voc tambm pode adicionar um novo disco clicando em Add...

Depois vai escolher qual a placa de rede que deseja utilizar. No caso abaixo esto sendo exibidas as 4(quatro) interfaces que nosso servidor possui.

E ento, na prxima janela clique em Finish para finalizar a instalao. Perceba que a opo para deixar a maquina virtual startar automaticamente aps sua criao ficou selecionada.

Depois de finalizada, certifique-se de que o disco de instalao est dentro da unidade de CD/DVD para iniciar a instalao do sistema operacional na VM, o processo de instalao pode ser acompanhado pela console no XenCenter. Para isso, clique na maquina virtual que voc acabou de criar e depois na aba console. D prosseguimento a instalao normalmente como se instala em qualquer mquina fsica. Depois de finalizada voe poder fazer acesso a mquina virtual via SSH ou pelo prprio console do XenCenter.

Obs.: Caso ocorra algum erro na primeira inicializao da maquina virtual voc deve executar o comando abaixo dentro da console do Servidor(Mquina Fsica e no virtual) no XenCenter, no caso acima o servidor fsico o xenserver2, ento clique nele e depois na aba Console. O nmero uuid o da mquina virtual e voc pode colet-lo clicando na aba General da mquina virtual. xe vm-param-set uuid=2e6340b8-30ec-30a9-126f-d10201ab4f28 policy="BIOS order" HVM-boot-params:order="dc" HVM-boot-

10.

Criando uma Storage NFS

Abaixo ser demonstrado como criar um Storage NFS para ser utilizado pelas mquinas virtuais a serem criados em um servidor XenServer. Como no temos um pool de servidores o storage ser criado individualmente s para um XenServer e consequentemente as VMs que sero criadas nele. OBS.: Se houvesse um pool de servidores ele poderia ser criado para esse pool e a migrao de maquina virtuais entre servidores do pool seria feita de forma trivial, mesmo na verso free do XenServer. O Primeiro passo instalar e configurar o NFS no Storage para que seja possvel o acesso a partir do XenSever. Em nosso caso instalamos o NFS em um Storage(que na realidade um servidor Linx Debian) e criamos um compartilhamento NFS chamado storage. Depois disso s clicar como boto direito do mouse sobre o XenServer para o qual deseja disponibilizar um storage e escolher a opo New SR...

Surgir uma tela onde voc poder escolher o tipo de conexo com o Storage, perceba que o XenServer possui suporte a vrias conexes, aqui vamos usar a NFS escolhendo a opo NFS VHD e depois clicando em Next.

Na prxima tela voc ir digitar um nome para o Storage.

Agora necessrio informar o nome ou ip do Storage e o compartilhamento NFS que voc deseja conectar. Para certificar-se que o acesso ao compartilhamento NFS est ok clique no boto Scan. Se no surgir nenhum erro basta clicar em Finish para finalizar a instalao do Storage.

O Sotrage criado agora ser exibido na tela do XenCenter como mostramos na figura abaixo.

Com um storage configurado agora quando for criar uma mquina virtual e chegar na janela de criar o disco da maquina virtual voc poder optar por criar o disco localmente ou no storage. Como pode-se perceber na janela abaixo. Obs: Se o disco for criado no Storage, pricipalment usando tecnologia NFS, o acesso aos dados ficar mais lento. O ideal usar tecnologias Fiber Channel ou iSCSI para fazer conexo a um Storage.

11.

Criando uma Storage ISO

Um Storage de ISOs facilita o processo de instalao do Sistema Operacional em mquinas virtuais, com ele configurado no preciso inserir o CD/DVD do SO sempre que for iniciar a instalao de uma nova VM. O Procedimento muito parecido com o de criar um Storage NFS. Clique com o boto direito sobre o XenServer e escolha New SR...

Na prxima janela escolha a opo NFS ISO e clique em Next.

Escolha um nome para o Storage de ISOs

Informe o caminho de acesso. Perceba que criamos um repositrio dentro do nosso Storage NFS, mas poderia ser em qualquer outro local que use NFS para conexo. Depois clique em Finish.

Agora, quando for criar uma mquina virtual e chegar na janela onde escolhe o dispositivo onde est o CD/DVD de instalao do Sistema Operacional poder optar por

apontar para um ISO que deve estar armazenada no Storage ISO que acabamos de criar. O procedimento exibido na janela abaixo.

12.

Clonar uma VM

A funcionalidade de clonar VM trivial usando o XenCenter. Bastar clicar com o boto diretito sobre a VM que deseja clonar e escolher a opo Copy VM... .

Depois s escolher o local para onde deseja copiar a VM, perceba que voc tambm tem a opo de copi-la para o Storage. Se tivssemos um pool de servidores poderamos copiar para qualquer outro servidor do pool.

13.

Snapshots de VMs

Podemos realizar backups de VMs por meio de snapshots mesmo com ela em pleno funcionamento. Basta ir a guia Snapshots e depois escolher a opo Take Snapshot..

Ser solicitado um nome para o snapshot e logo depois ele ser criado.

Depois de criado o snapshot ele pode ser utilizado como template para criar outras VMs ou mesmo ser exportada para outro repositrio. Para exportar basta clicar com o boto direito sobre o snapshot, como exibimos na imagem abaixo

14.

Instalao e utilizao do XenServer Tools

Sem o XenServer Tools no podemos: - Efetuar shutdown, reboot ou suspend em VM. - Visualizar desempenho de dados das VMs no XenCenter - Migrar uma VM online com o XenMotion - Criar snapshot em memria ou reverter para snapshot - Ajustar o nmero de vCPUs em uma VM rodando Linux (VM Windows requerem reboot para surtir efeito) - Criao de um nico pool com todos os servidores

Para instalar Xenserver Tools clique com boto direito na mquina virtual e escolher a opo Instalar XenServer Tools. Ele deve ser instalado para cada mquina virtual.

Ento o XenCenter abrir automaticamente a console da VM na qual deseja instalar o XenServer Tools. Execute os comandos abaixo para completar a instalao: cd /mnt/ mkdir xs-tools mount /dev/scd0 xs-tools/ cd xs-tools/Linux/ Para verses baseadas em Debian: ./install.sh Para verses baseadas em RedHat: rpm -Uhv xe*x86_64.rpm

Depois de instalado o XenServer Tools voc poder acompanhar a performance de vrios aspectos de hardware de sua VM, como: Processador, Memria e Placas de Rede. importante ressaltar que tambm podemos instalar o pacote para acompanhar o desempenho do Servidor Fsico. Abaixo exibimos a tela de performance para o servidor fsico e para uma mquina virtual.

FIM
Referncias: http://www.petri.co.il/install-xenserver-6.htm http://www.citrix.com.br
http://virtualizacao.ribafs.org/citrix-xenserver/23-roteiro-xenserver

You might also like