You are on page 1of 2

A abordagem interdisciplinar na escola.

A interdisciplinaridade surgiu no final do sculo passado a partir da necessidade de justificar a fragmentao causada por uma epistemologia de cunho positivista. As cincias foram divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um dilogo entre elas. Considerada pela cincia da educao como uma relao interna da disciplina matriz e a disciplinada aplicada, a interdisciplinaridade passou a ser um termo aceito na educao por ser vista como uma forma de pensamento. Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar transdisciplinaridade, etapa que no ficaria na interao e reciprocidade entre as cincias, mas alcanaria um estgio onde no haveria mais fronteiras entre as disciplinas. Pois bem, atualmente a interdisciplinaridade tem sido abraada por grande parte dos educadores, visto que tal postura garante a construo do conhecimento de maneira global, rompendo com as fronteiras das disciplinas, pois apenas a integrao dos contedos no seria satisfatrio. Geralmente aplicada j nas sries iniciais do Ensino Fundamental, os professores devem incentivar os alunos a construrem relaes entre os diferentes contedos presentes nas diversas disciplinas do currculo. de suma importncia levar em conta no momento da avaliao de um projeto didtico, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante a realizao desse. Um projeto definido como satisfatrio com base nas aprendizagens que proporciona aos seus alunos, no pela qualidade pontual de seu produto final. Vale ressaltar aos educadores que a interdisciplinaridade quando voltada para a educao, em especial aos projetos educacionais, baseia em alguns princpios, entre eles: Noo de tempo: o aluno no tem tempo certo para aprender. No existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda hora e no apenas na sala de aula.

Na crena de que o indivduo que aprende. Ento, preciso ensinar a aprender, a estudar etc., estabelecendo uma relao direta e pessoal com a aquisio do saber. Embora adquirido individualmente, o conhecimento uma totalidade. A criana, o jovem e o adulto aprendem quando possuem um projeto de vida e o contedo do ensino significativo para eles no interior desse projeto. O aprendizado envolve emoo e razo no processo de reproduo e criao do conhecimento.

Objetivos da metodologia do trabalho interdisciplinar

1 Integrar os contedos; 2 Passar de uma concepo fragmentria para uma concepo unitria do conhecimento; 3 Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuio das diversas cincias; 4 Ter o ensino-aprendizagem centrado numa viso de que aprendemos ao longo de toda a vida, entre outros. A ao pedaggica atravs da interdisciplinaridade propicia a construo de uma escola participativa e decisiva na formao social do indivduo, bem como uma prtica coletiva e solidria na organizao da escola. Um projeto interdisciplinar de educao dever ser marcado por uma viso geral da educao, num sentido progressista e libertador. Por Elen C. Campos Caiado Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia Equipe Brasil Escola

You might also like