You are on page 1of 3

Filosofia

Srgio Brasil & Elmo Ricardo


seansool@hotmail.com www.elmopensamentocritico.com.br

04
NOITE
cs - 110612

Mimeses
Para Aristteles representao.

agrad-lo, no pode choc-lo, provoc-lo, faz-lo pensar, faz-lo ter informaes novas que o perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparncia, o que ele j sabe, j viu, j fez.

mimeses

Kant e a tica do Dever


Se a razo prtica tem o poder de criar normas e fins ticos morais, tem tambm o poder de imp-los a ns mesmos. Esta imposio Kant chama de dever. Essa exigncia denominada por Kant imperativo categrico, ou seja, uma determinao imperativa, que deve ser observada sempre, em toda e qualquer deciso ou ato moral que venhamos a praticar. Em outras palavras, o que Kant quer dizer que a nossa ao quando correta deve ser tal que possa ser universalizada, ou seja, que possa servir de exemplo, que possa ser realizada por todos os outros indivduos sem prejuzo para a humanidade. E por que ns realizamos atos contrrios ao dever e, portanto, contrrio razo? Kant dir que porque a nossa vontade tambm afetada pelas inclinaes, que os desejos, as paixes, os medos, e no apenas pela razo. Por isso ele afirma que devemos educar a vontade* para alcanar a boa vontade, que seria a vontade guiada unicamente pela razo. Kant faz da idia do dever o centro de sua filosofia moral. Um ato moralmente bom se funda no interesse absoluto e resulta do dever cumprido simplesmente pelo dever. Uma ao moralmente boa obedece unicamente lei moral estabelecida pela razo prtica, Uma ao moralmente boa aquela que se realiza em conformidade com o dever (imperativo categrico) independente de qualquer outra influncia. Resulta, pois, de uma vontade, autnoma e livre, isto . Da Kant afirmar que a virtude consiste na fora moral da vontade de um homem no cumprimento do seu dever. Mas poderamos questionar: E se agirmos apenas por dever?

Representar a realidade por meio da fantasia, sentimento e emoo. Algum fato acontecido ou inventado. Para Aristteles, o homem possui uma tendncia para imitar. Imitar representar, por certos meios linhas, cores, volumes, movimentos e palavras- coisas e aes, com o mximo de semelhana ou fidelidade. Proporcionar a semelhana da obra com a realidade. Valoriza a obra de arte em funo de sua semelhana com o real (verossimilhana). Imitar Simular.

Indstria Cultural e Cultura de Massa


Esses conceitos esto no seu mais conhecido trabalho, a Potica. Ou seja, para Aristteles mimesis representao. um termo difundido por Adorno e Horkheimer para designar a Indstria da diverso vulgar, cultura baseada na idia e na prtica do consumo de "produtos culturais" fabricados em serie. Significa dizer que as obras de arte so mercadorias, como tudo o que existe no capitalismo, veiculada pela televiso, radio, revistas, jornais, msica, propaganda e etc. Atravs da indstria cultural e da diverso se obteria a homogeneizao dos comportamentos, a massificao das pessoas; A falta de perspectiva de transformao social levou Adorno Horkheimer a se refugiar na teoria esttica, por entender que o campo da arte o nico reduto autntico da razo emancipatria e da crtica opresso social. Mais um detalhe importante enquanto funo da mdia contempornea na deformao de mentes e intelectos: a disperso da ateno e a infantilizao. A indstria cultural vende Cultura. Para vend-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e

Para Kant natureza humana uma natureza racional. Essa natureza racional deve se sobrepor aos instintos, retirando o homem do determinismo natural e introduzindo-o no reino da liberdade moral, mesmo que isso implique o sacrifcio de sua felicidade pessoal. No nascemos com o dever, no nascemos com a vontade espontnea de fazer as coisas corretas, com valores, fins e leis morais, muito pelo contrario.

Somos animais, somos submetidos a causalidade necessria da natureza. O que predomina em ns so os instintos, impulsos, desejos e paixes (e costumam ser mais fortes que a razo). O poder das emoes em nosso comportamento a parte da natureza exercendo domnio sobre ns.

1-

A cidade de Atenas promoveu um concurso para a escolha da esttua da deusa Atena, a ser instalada no Paternon. Dois escultores apresentaram suas obras. Uma delas era uma mulher perfeita e foi admirada por todos. A outra, era uma figura grotesca: a cabea enorme, os braos muito longos e as mos maiores que os ps. Quando as duas esttuas foram colocadas nos altos pedestais do Paternon, onde eram vistas de baixo para cima, a esttua perfeita tornarase ridcula: a cabea e as mos de Atena pareceram minsculas e desproporcionais para seu corpo; em contrapartida, a esttua grotesca tornara-se perfeita, pois a cabea, os braos e as mos se tornaram proporcionais ao corpo. A esttua grotesca foi considerada a boa imitao e venceu o concurso.
(CHAU, Marilena, Convite Filosofia, So Paulo, Editora tica, 2003, p. 284, texto adaptado).

3-

a) um sistema misto de democracia semidireta, no qual atuariam mecanismos corretivos das distores da representao poltica tradicional. b) a constituio de uma Repblica, na qual os deputados teriam uma participao poltica limitada. c) a democracia direta ou participativa, mantida por meio de assembleias frequentes de todos os cidados. d) a democracia indireta, pois as leis seriam elaboradas pelos deputados distritais e aprovadas pelo povo. e) um regime comunista no qual o poder seria extinto, assim como as diferenas entre cidado e sdito. Adorno e Horkheimer (os primeiros, na dcada de 1940, a utilizar a expresso industria cultural tal como hoje a entendemos) acreditam que esta indstria desempenha as mesmas funes de um estado fascista (...) na medida em que o individuo levado a no meditar sobre si mesmo e sobre a totalidade do meio social circundante, transformandose em mero joguete e em simples produto alimentador do sistema que o envolve.
(COELHO, Teixeira. O que industria cultural, So Paulo, Editora Brasiliense, 1987, p. 33. Texto adaptado)

O exemplo citado no texto acima ilustra como os gregos na Antiguidade concebiam a relao entre arte e natureza. Tendo por base a concepo aristotlica acerca dessa relao, podemos dizer que a esttua grotesca venceu o concurso porque o escultor a) imitou a deusa Atena considerando que para uma obra ser bela tem de ter, alm da proporo, certa esquisitice. b) no se preocupou em reproduzir uma cpia fiel da deusa Atena, pois no mundo sensvel temos apenas uma imitao da verdadeira realidade que se encontra no mundo inteligvel. c) tomou como parmetro, ao representar a deusa Atena, a ideia de que o belo relativo ao gosto de cada pessoa, por isso a deusa poderia ser percebida diferentemente por cada um, dependendo do lugar onde fosse colocada. d) reproduziu a deusa Atena tendo como padro de beleza o imaginrio popular da poca, que apreciava figuras grotescas. e) representou a deusa Atena levando em conta que o belo consiste na proporo, na simetria e na ordem, por isso fez um clculo matemtico das propores entre as partes do corpo, o local em que seria instalada e como seria vista. 2A soberania no pode ser representada pela mesma razo por que no pode ser alienada, consiste essencialmente na vontade geral e a vontade absolutamente no se representa. (...). Os deputados do povo no so nem podem ser seus representantes; no passam de comissrios seus, nada podendo concluir definitivamente. nula toda lei que o povo diretamente no ratificar; em absoluto, no lei.
(ROSSEAU, J.J. Do Contrato social, So Paulo, Abril Cultural, 1973, livro III, cap. XV, p. 108-109)

Adorno e Horkeimer consideram que a indstria cultural e o Estado fascista tm funes similares, pois em ambos ocorre a) um processo de democratizao da cultura ao coloc-la ao alcance das massas o que possibilita sua conscientizao. b) o desenvolvimento da capacidade do sujeito de julgar o valor das obras artsticas e bens culturais, assim como de conviver em harmonia com seus semelhantes. c) o aprimoramento do gosto esttico por meio da indstria do entretenimento, em detrimento da capacidade de reflexo. d) um processo de alienao do homem, que leva o individuo a perder ou a no formar uma imagem de si e da sociedade em que vive. e) o aprimoramento da formao cultural do individuo e a melhoria do seu convvio social pela inculcao de valores, de atitudes conformistas e pela eliminao do debate, na medida em que este produz divergncias no mbito da sociedade.

4-

Em minha opinio, o voto livre deve ser defendido por razes filosficas. (...) Ao tornar o voto obrigatrio, de algum modo reduzido o grau de liberdade que existe por trs da deciso espontnea do cidado de ir seo eleitoral e escolher um candidato. Podemos afirmar que o voto obrigatrio, constrangido pela lei, no moral se comparado ao sufrgio livre, resultado da deliberao de um sujeito autnomo. E, para Kant, h uma identidade entre ser livre e ser moral.
(Disponvel em http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult 510u356288.shtml. Texto adaptado)

Rousseau, ao negar que a soberania possa ser representada preconiza como regime poltico:

O autor do texto se manifesta contrrio ao voto obrigatrio e justifica sua posio tendo por base a

tica kantiana. Do ponto de vista de Kant, o individuo ao votar constrangido pela lei no age moralmente porque a) a ao praticada no foi livre, na medida em que uma ao verdadeiramente livre deve visar felicidade do individuo e no ao interesse do Estado. b) forado, sem aprovao de sua vontade, a praticar um ato cujo mbil no o princpio do dever moral. c) o seu voto no foi fruto de uma escolha consciente, mas sim motivado por ideologias partidrias. d) sua ao foi praticada por imposies do Estado e favorece candidatos desonestos, que podem comprar votos. e) agiu por imposio da lei jurdica e no da lei moral, que requer que sua escolha esteja comprometida com interesses externos ao sujeito.

You might also like