You are on page 1of 27

O que a Filosoa

Jorge Barbosa Filosoa Cincias Sociais e Econmicas Setembro, 2013

O QUE A FILOSOFIA

Jorge Barbosa, Setembro 2013


O que a Filosoa

I)O lsofo no o sbio.


II)Anlise do conceito de sabedoria.
A) A sabedoria como ideal terico.
1) Pensamento imediato, pensamento losco.
2) As condies da emergncia do pensamento losco.
a) Condies materiais de natureza econmica.
b)Condio poltica.
c) Condio intelectual e moral.
3) As caractersticas do esprito losco.
a) A capacidade de se espantar ou de se maravilhar.
b) Esprito de dvida.
c) Esprito de exame: reexividade.
4) Pensamento sosta - pensamento losco.
5) A sabedoria losca como alternativa violncia.
B) A sabedoria como ideal prtico.

4 5 6 6 9 9 10 11 12 12 14 15 18 21 25

Jorge Barbosa, Setembro 2013


O que a Filosoa

Coloca-se muitas vezes a questo de saber o que a filosofia. Esta questo pode ser colocada por um aluno do ensino secundrio que se inicia nesta disciplina, tal como pode ser colocada por uma pessoa de bem que manifesta muitas dvidas sobre o interesse de uma disciplina, muitas vezes, deteriorada na cena pblica. Com efeito, a filosofia est na moda, mas no garantido que aqueles que asseguram o seu sucesso meditico sejam os seus mais fieis servidores. Acontece, como mostra a leitura dos grandes filsofos, que nada mais problemtico do que a resposta a esta questo. Esta dificuldade relaciona-se com o facto de a definio da filosofia fazer desde logo parte do prprio questionamento e da prtica filosfica. Cada autor encarna a intencionalidade filosfica sua maneira, reatualiza a sua natureza e as suas finalidades, de tal modo que pode at ser muito interessante descrever as variaes dessa intencionalidade. Neste texto, no se procura apresentar a prpria intencionalidade filosfica, mas to s aquilo que ela tem de mais essencial. Ser, ento, defendida uma certa ideia da filosofia, aquela que Plato atribui a Scrates e que inspira a maior parte do que dito neste texto. Esta ideia pode ser discutida por todos aqueles que, do interior da filosofia, so conduzidos a problematiz-la. No entanto, no me parece que possamos, sem contradio, desqualificar radicalmente a postura socrtica e continuar a pretender fazer filosofia.

O que a filosofia? Qual a sua natureza e quais so os seus desafios? A etimologia da palavra d-nos uma primeira indicao. Segundo a terminologia grega ( uma palavra composta de , amar et de , sabedoria, saber), a filosofia define-se como o amor sabedoria. O que que isto quer dizer?

Jorge Barbosa, Setembro 2013


O que a Filosoa

I)O lsofo no o sbio.

Domingo, 15:01 Recordemos que o nmero sete era considerado o nmero da sabedoria. A tradio pretendia, portanto, que esses sbios fossem em nmero de sete. A lista dessas sete pessoas tinha sido determinada pelos sacerdotes de Delfos (segundo o orculo) em 585 a.C.. Embora possa variar segundo os historiadores, essa lista, de acordo com Digenes de Larcio, era constituda por Tales de Mileto, Bias de Prieno, Slon de Atenas, Chilon de Esparta, Periandro de Corntio, Epimnides de Creta, Ferecides de Siros, Pitacos de Mitilene, Clebulo de Lindos (em Rodes), Mison (de origem obscura) e Anacarsis (filho de um rei brbaro e de uma grega)
Jorge Barbosa

importante salientar que, ao apresentar-se como algum que gosta de saber, o filsofo anuncia claramente que no um sbio. O (filsofo) no o (sbio). A figura do filsofo, a figura de Scrates, surge historicamente em contraste com a do sbio. certo que aquele (Scrates) que, justamente, foi chamado o pai da filosofia foi reconhecido pelo orculo de Delfos como o homem mais sbio de Atenas. Mas a resposta da Pitonisa questo do seu amigo Querefonte vai surpreender Scrates. No compreende que possa ser agraciado com essa honra, pois se h alguma coisa que o distingue dos seus concidados certamente a conscincia da sua ignorncia. Proclama alto e bom som que no sabe nada. S sei que nada sei, diz ele. Embora questione os homens que se cruzam com ele na praa pblica sobre os grandes assuntos que deveriam preocupar a conscincia humana, nem por isso se apresenta como conhecedor das respostas s suas perguntas. Estranha figura a deste homem cuja misso consiste em acordar os homens para a conscincia de si mesmos. Exorta-os a conhecerem-se a si mesmos, a refletir sobre o mistrio da sua condio. Reconduzido sua verdade existencial, esta revela-se ser a de um ser produzido pela energia do desejo. Viver, para cada um de ns, desejar, projetar-nos para objetos ou para finalidades das quais depende a realizao da nossa existncia. Mas o que que desejamos verdadeiramente? Ao afirmar que s h um saber, o saber do Eros (o amor-desejo), [Eu que garanto s saber a respeito do amor Banquete 177d], Scrates apresenta-se como aquele que dramatiza na sua pessoa a resposta a esta interrogao. Isto significa que um ser de desejo um ser privado da plenitude dos deuses. O desejo sinal de uma falha, de uma pobreza ontolgica, pois no se deseja o que se possui, mas s aquilo que nos faz falta. Mas para tender para aquilo que nos poderia preencher, precisamos de ter conscincia dessa falha e neste sentido o desejo rico, pois s aquele que tem a inteligncia da sua misria est em condies de a superar. Scrates , portanto, ao mesmo tempo pobre e rico. Tal como o Eros (o amor), de que ele se considera um arqutipo, a sua natureza ambgua. No tem a perfeio dos deuses, mas tende para ela, e se d o nome de sabedoria quilo que permite ao desejo ter a inteligncia de si mesmo e no se deixar enganar por coisas sem sada, porque o soberano bem da vida no oferecido aos homens como uma ddiva do cu. O seu verdadeiro nome felicidade. Acontece que no h felicidade possvel sem a compreenso daquilo que nos pode fazer felizes e sem que sejam ativados os meios apropriados a essa compreenso. Por esta razo, o desejo filosfico ou o desejo de sabedoria no fundo o saber e a sabedoria do desejo.
Jorge Barbosa, Setembro 2013
4

O que a Filosoa

A sabedoria no de forma nenhuma a finalidade da existncia. O nosso fim supremo o sucesso da nossa vida, a sua realizao, s que sem a sabedoria no conseguiremos alcanar essa realizao plena. Por isso, a sabedoria definida pelos antigos como o mtodo da vida boa e feliz. Procedendo deste modo, conferem filosofia uma dimenso existencial. O que est em jogo na filosofia no um simples exerccio intelectual, pelo contrrio o nosso ser e a nossa vida naquilo que o mais importante para ns, isto , a felicidade.

II)Anlise do conceito de sabedoria.

primeira vista, nos tempos que correm, temos de admitir que a sabedoria no corresponde a um ideal muito em voga. A moda est em tudo o que contra ou anti (a contracultura, a antifolosofia, a anti-arte). Pouco importa que vejamos claramente que aqueles que se consideram anticonformistas acabem por ser o cmulo do conformismo. Nem por isso, os ideais tradicionais da sabedoria deixam de parecer fora de moda. A paixo, a alienao de si mesmo, o delrio, as exaltaes sociais ou pessoais revestem-se de maior prestgio numa sociedade do espetculo do que as sbrias virtude do filsofo socrtico. Em todo o caso, no nos deixemos cair na ratoeira dos preconceitos do momento, e vejamos um pouco melhor o que devemos entender por sabedoria. Num primeiro sentido, o termo sabedoria pode ser sinnimo de saber: filsofo aquele que gosta de saber e a sabedoria corresponde a um ideal terico. Num segundo sentido, o termo remete para uma certa maneira de conduzir a vida. O filsofo aquele que procura uma postura existencial marcada pelo sentido da medida, pela serenidade, pelo acordo consigo mesmo e com o mundo: a sabedoria corresponde ento a um ideal prtico. Esta distino entre polaridade terica e polaridade prtica da sabedoria puramente especulativa pois os dois ideais implicam-se mutuamente. intil pensar que podemos conduzir bem a nossa vida sem sermos esclarecidos, ou que sejamos capazes de exercer o nosso pensamento com retido, na violncia das paixes ou no desregramento do comportamento. Os antigos usavam duas palavras para designar as duas dimenses da sabedoria: Sophia para o saber ou sabedoria terica e Phronesis para a sabedoria prtica ou prudncia.

Jorge Barbosa, Setembro 2013


O que a Filosoa

A) A sabedoria como ideal terico.

O recurso ideia de sabedoria no evidente quando o que est em questo o saber, pois estamos habituados a opor o saber ignorncia e no quilo que a ausncia de sabedoria, ou a falta de sabedoria que poderamos qualificar de loucura. Havendo comportamentos loucos, acreditamos ento que h pensamentos loucos. Ora se entendermos a ignorncia pelo seu carcter insensato, aberrante, irrefletido, e infundado das representaes e do discurso, temos tambm de reconhecer que a falta de sabedoria no monopolizada pelos grandes delirantes. Estes tm, pelo menos, a vantagem de exibir com clareza o seu delrio, mas podemos questionar-nos sobre se no levam ao limite uma desordem mais compreensvel num hospital psiquitrico do que em qualquer outro lugar. Mas no nos basta ser sos de esprito para estarmos ao abrigo da ignorncia, da cegueira, da estupidez e da baixeza. Talvez porque tem uma conscincia aguda daquilo que ameaa sempre o exerccio do esprito, o filsofo um ser singular. Vive a vida como toda a gente, mas existe nele uma alteridade irredutvel, cujo preo a solido no melhor dos casos, ou a condenao morte no caso de Scrates. que a grande viragem a que se chama filosofia muda tudo, e sobretudo a maneira habitual de pensar. Por esta razo, o filsofo muitas vezes percecionado como uma ofensa viva por todos aqueles que querem viver no quentinho das suas certezas. E no esto enganados. O pensamento , por natureza, perigoso. como um vento forte que varre o conforto intelectual, subverte os hbitos mentais e envergonha sempre a estupidez, a baixeza e a vulgaridade, para retomar uma frmula de paternidade nietschiana. Mas o que que isto quer dizer? Tentemos compreender, para j, o que que pensamento quer dizer.

1) Pensamento imediato, pensamento losco.

Todos os homens, desde o mais primitivo ao mais civilizado, fazem uso da sua mente ou do seu esprito, uma vez que todos o tm. Se pensar consistisse somente neste exerccio do esprito ou da mente, teramos de admitir que todos os homens pensam. Todos, com efeito, vivem num mundo de significados e de valores. O real no para nenhum ser humano uma presena muda; o correlato do seu desvendar, realizado pela lngua que falam e pela cultura a que pertencem. O mesmo dizer que todos procuram um sentido, todos comunicam significados e valores que estruturam a sua relao com o mundo e com os outros homens. Neste sentido, o homem um ser
Jorge Barbosa, Setembro 2013
6

O que a Filosoa

pensante porque um ser que fala. O pensamento no monoplio de ningum, prprio da condio humana, mesmo nas suas condies patolgicas, pois as palavras de um doente mental, por muito delirantes que sejam, no so completamente destitudas de sentido. No entanto, no basta usar o esprito, atravs da palavra, para pensar verdadeiramente. A criana fala, mas, que se saiba, nenhuma criana autor de uma obra filosfica; por outro lado, durante milnios muitos homens viveram sem saberem o que que pensar quer dizer. que h uma grande diferena entre o que se pode chamar o pensamento imediato (ou espontneo) e o pensamento filosfico, ou pensamento muito simplesmente. O pensamento imediato desenvolve-se sob o signo da passividade. O pensamento filosfico desenvolve-se sob o signo da atividade ou da ao humana. O primeiro corresponde alienao dos domnios da mente e da moral, o outro corresponde reapropriao desse domnio. Com efeito, na medida em que aquilo que pensamos a caixa de ressonncia de representaes construdas em ns pela educao que recebemos e pelo ambiente cultural a que pertencemos, errado pretender que somos o sujeito ativo dos nossos pensamentos. Estes pensamentos so fabricados, independentemente da nossa iniciativa intelectual, por instncias exteriores das quais somos um brinquedo inconsciente. Absorvemo-los com o leite materno e ao longo do nosso desenvolvimento pelo simples facto de estarmos imersos num contexto familiar, social, histrico, e por aprendermos a falar uma lngua particular, pois nenhum lngua uma descodificao neutra da realidade. Todas analisam o real de acordo com interesses e com tradies, na situao singular deste ou daquele grupo. Daqui segue-se que, na sua forma imediata, o pensamento menos da ordem do pensado do que da ordem do no pensado. Funciona no interior de um sistema de representaes que o influenciam, sem que tomemos conscincia dessa influncia, o que corresponde ao que podemos chamar determinismo ideolgico. Deste modo, o pensamento o porta-voz de significados que o aprisionam. Foram to bem interiorizados que se solidificaram sob a forma de hbitos mentais que se impem com uma tal evidncia que se constituem em obstculos internos atividade pensante. Quer isto dizer que no pensamos como respiramos e que no basta dispormos de um esprito ou de uma mente para pensar verdadeiramente. O pensamento verdadeiro realiza-se sempre como pensamento do pensamento, isto , como movimento de retorno ou de reflexo da mente sobre si mesma, de forma a submeter as suas produes a um exame racional. Atualiza-se, portanto, como reflexo crtica sobre o que at ento era evidente. Marca o momento em que o sentido deixa de ser aceite como um significado recebido, para se transformar num significado problemtico. Constitui, portanto, um ponto de ruptura entre um antes e um depois. Era a isto que Scrates se referia ao dizer que a vida filosfica era uma

Jorge Barbosa, Setembro 2013


O que a Filosoa

espcie de segundo nascimento. E isto vale tanto para toda a humanidade como para cada homem particular. Para a humanidade em geral, claro o que se quer dizer, se nos lembrarmos que a filosofia nem sempre existiu. Nasce em Mileto, na sia Menor no sculo VI a.C. Este nascimento testemunha que a aventura humana no est substancialmente ligada aventura filosfica. Pelo contrrio, a aventura humana est ligada ao pensamento religioso ou mtico, que, esse, acompanha o homem em todas as pocas e em todos os lugares. Com efeito, os homens sempre tiveram necessidade de tornar inteligvel a sua experincia, de compreender de onde vm e para onde vo, de estabelecer regras de convivncia coletiva. As narrativas mticas desempenhavam a funo de dar resposta a estas questes. O pensamento mtico precedeu, ento, o pensamento racional. Tal como a cincia e a filosofia, a vocao do pensamento mtico era produzir inteligibilidade. Forneceu aos nossos mais longnquos antepassados os significados e os valores, sem os quais nenhuma vida humana seria possvel, e forneceu s sociedades humanas o cimento ideolgico indispensvel para a sua coeso. Mas claro que este modo de pensamento, que se conserva ainda bem vivo para uma grande parte da humanidade, fundamentalmente diferente do modo de pensamento racional. Concede um grande espao ao imaginrio, em vez e no lugar da razo. Faz intervir nas suas explicaes a crena em seres sobrenaturais, cujas aes esto no princpio das coisas tal como elas so, e tal como devem continuar a ser, sob pena de grandes desordens csmicas e sociais. Tm ainda uma caracterstica muito prpria: que as narrativas mticas no se apresentam como criaes humanas, mas como revelaes divinas, recolhidas por iniciados que detm a autoridade sobre o grupo a que pertencem. Daqui decorre, ento, que o logos (o discurso racional) aquele que se constri a partir do mito e em ruptura com ele. Esta conquista acompanhada na cena social por profundas transformaes. Com efeito, na justa medida em que os significados so transmitidos no modo de uma tradio sagrada, a sua verdade no est sujeita a discusso, como tambm no se discute o poder dos guardies do templo que as impem. A submisso s verdades religiosas uma submisso a uma tutela teolgicopoltica, da qual se pode dizer que no nos conseguimos libertar s por termos um esprito ou uma mente capaz de nos garantir essa libertao. Este preconceito idealista contribui para ignorar que a capacidade para iniciar uma relao crtica com as verdades comuns est associada a condies histricas particulares.

Jorge Barbosa, Setembro 2013


O que a Filosoa

2) As condies da emergncia do pensamento losco.

a) Condies materiais de natureza econmica.

Antes de mais, convm ter conscincia de que, enquanto os recursos do esprito estiverem comprometidos com a resoluo de problemas prticos, os homens no tm a liberdade para fazer da busca da verdade um fim em si mesmo. No tm nem tempo nem disponibilidade mental para isso. Neste sentido, a filosofia um luxo, Est ligada, por um lado, riqueza de uma sociedade capaz de fazer surgir uma classe de homens que tm a liberdade de colocar a si mesmos problemas tericos, e, por outro lado, a uma organizao social desigual, pois, para que alguns disponham deste tempo livre, necessrio que outros trabalhem para satisfazer as necessidades da vida. Foi uma sociedade esclavagista que, esgotando as reservas imensas das suas colnias em mo de obra til sua prosperidade, inventou a filosofia. No devemos ver, nesta verdade histrica perturbadora, uma consolidao da atividade pensante, nem sequer considerar que a valorizao da vida teortica pelos gregos puramente ideolgica, como pretendem aqueles que s conseguem ver nos seus valores a expresso e a justificao de uma situao de interesses instalados. Pelo contrrio, devemos compreender sobretudo o sinal de que as atividades utilitrias relacionam-se, por natureza, com a servido. Pois, antes de ser um escndalo social, a alienao material uma caracterstica prpria da condio humana na medida em que coagida, pela necessidade de satisfazer as necessidades animais, a dedicar-se a tarefas que no so fins em si mesmas, mas somente os meios para atingir fins impostos pela natureza (comer, vestir-se, abrigar-se, proteger-se, etc.). A humanidade est condenada a resolver o problema da sua sobrevivncia, antes de ser capaz de lutar pelas finalidades que lhe so prprias. O trabalho , portanto, o tributo que a humanidade tem de pagar pelo facto de fazer parte da animalidade. Se no fosse assim, se a sua natureza fosse puramente espiritual, a existncia desenvolver-se-ia na liberdade, e os homens consagrar-se-iam s atividades que so dignas de um homem livre. Os gregos antigos chamaram-lhes atividades liberais, sendo a mais excelente de todas a atividade pensante, porque, ao filosofar, o homem realiza a funo que o distingue do animal e o define na sua humanidade. Assim, portanto, embora tenha sido para escapar ignorncia que os primeiros filsofos se dedicaram filosofia, evidente que procuravam o saber pelo saber e no como um fim utilitrio. E o que se passou prova disso mesmo; quase todas as necessidades da vida e as coisas que interessam ao bem-estar estavam satisfeitas, quando comearam a procurar uma disciplina deste gnero. Concluo que, manifestamente, ns no temos nesta investigao nenhum interesse que lhe seja estranho. Tal como consideramos livre aquele que um fim para si mesmo e que no
Jorge Barbosa, Setembro 2013
9

Considerase ideolgico todo o sistema de representaes que s tem valor terico de fachada e que s reflete, na inconscincia do seu prprio determinismo, um contexto socioeconmico com a funo de o justificar
Jorge Barbosa:

O que a Filosoa

existe para outro, assim tambm esta cincia a nica de todas as cincias que uma disciplina liberal, pois s ela um fim para si mesma. Aristteles, Metafsica, Livro A, Tomo1, Vrin, p. 9.

b)Condio poltica.

No entanto, no basta libertar-nos da dependncia do trabalho para termos tempo livre para pensar. Prova disso o facto de um grande nmero de sociedades antigas terem sido prsperas sem terem tornado possvel o surgimento da filosofia. Faltavalhes a condio poltica, que faz, da possibilidade de exercer o esprito de maneira autnoma, um direito consagrado na relao poltica. Pois, enquanto for tabu pr em dvida as verdades reveladas, enquanto o exerccio livre do esprito motivo de priso ou de morte, a liberdade de pensar um logro. Pode ser privilgio de alguns favorecidos pelos deuses, votados clandestinidade, mas no faz sentido sobrestimar as capacidades de um esprito solitrio. No conseguimos pensar sozinhos. a troca, a circulao das ideias, a sua discusso que permitem que cada um faa um uso fecundo da razo. A filosofia implica uma sociedade, na qual os sbios e os pensadores possam fazer um uso pblico da razo. Implica que os significados e os valores sejam discutidos num amplo debate pblico. Quando os espritos esclarecidos so condenados ao silncio, quando um pensamento nico, que se apresenta sem alternativa, se protege de todas as crticas pela intimidao, pelo terror, ou pela reduo dos homens pobreza, os espritos no tm condies para se libertar do obscurantismo em que esto encerrados. A Luzes e o seu progresso so uma tarefa coletiva, muito mais do que um assunto pessoal ou privado. Por outras palavras, ou nos libertamos coletivamente das supersties, ou ento mantemo-nos numa situao de menoridade intelectual e moral, imputvel s estratgias de domnio daqueles que pretendem salvaguardar o seu poder e, por conseguinte, a covardia e a preguia da maioria. No surpreende, portanto, que a sociedade que inventou a filosofia tenha sido tambm aquela que inventou a democracia. Com esta inveno, a humanidade reapropria-se do poder que tinha sido, at ento, atribudo aos deuses, isto o poder de instituir o seu mundo. Os homens reivindicam o direito de decidir as regras da sua vida coletiva, o direito a discutir a lei, a ser o autor da sua histria. Esta reapropriao do poder poltico marca a entrada das sociedades no regime da historicidade. Com efeito, enquanto a fonte de sentido e da lei foi a instncia divina, os homens no tinham a liberdade de ser os autores da sua aventura. So heternomos. Recebem a sua lei do alto ou de qualquer outro lado. O invisvel reina sobre o visvel, o sagrado governa o profano. O homem arcaico vive a sua histria anulando-se. Todos os seus
Jorge Barbosa, Setembro 2013
10

O que a Filosoa

Le dsenchantement du monde, Gallimard, 1985, p.11.


Jorge Barbosa:

actos so ritos de comemorao, de participao, de repetio do passado fundador. Como diz Marcel Gauchet, A religio o enigma da nossa entrada em marcha-atrs na histria Neste sentido, o surgimento da filosofia traa uma fronteira entre o que se pode chamar, como faz Jan Patocka, a condio pr-histrica da humanidade e a sua condio histrica, que foi iniciada pelos Gregos. A atividade pensante implica, portanto, uma situao de crise: crise do sentido, destruio do sentido recebido e dos parmetros tradicionais.Quer isto dizer que a filosofia se realiza como anarquia intelectual e poltica, como triunfo dos arbtrios individuais, como niilismo e como reivindicao de uma autonomia anmica? Claro que no. que para compreender o nascimento da filosofia temos de compreender tambm que as condies materiais e polticas no so suficientes para explicar a intencionalidade filosfica. So ainda indispensveis condies intelectuais e morais.

c) Condio intelectual e moral.

As condies intelectual e moral so to difceis de explicitar como de pr em prtica, uma vez que, garantidas as duas primeiras (econmica e poltica), as condies intelectual e moral dependem da iniciativa pessoal. Ora, nada mais raro nos homens do que um autntico esprito filosfico, raro e perigoso como mostra o destino de Scrates. Em 399 a.C., Atenas condena o filsofo a beber a cicuta, e, como todos sabemos, o governo ateniense no nem uma tirania, nem um totalitarismo; pelo contrrio, uma democracia. No ser esta a prova de que, sendo a liberdade poltica necessria para pensar livremente, ela no suficiente? Outros poderes alienantes entram em jogo em sociedades democrticas. Para alm desses poderes, outros ainda mais temveis, por serem internos ao pensamento, tm de ser ultrapassados. Com efeito, espontaneamente, muitos acreditam que ser livre de pensar consiste em pensar o que se quer. Confundimos facilmente a liberdade do pensamento com a liberdade de opinio. Ora, opinar no pensar. Todos os homens tm opinies, mas poucos so aqueles que pensam. Este um paradoxo que surpreende muito mais gente do que aquela que pode sentar-se comodamente num autocarro. Quanto mais os homens sentem prazer em ouvir dizer que so livres de pensar, mais lhes penoso ter de se libertar daquilo que torna essa liberdade ilusria. Acreditam ingenuamente que a liberdade do esprito um dado, quando na verdade s pode ser uma conquista. Os alunos do ensino secundrio so, muitas vezes, testemunhas vivas disto mesmo. Esperam da filosofia sobretudo satisfaes narcsicas. Tero, se tudo correr bem, oportunidade disso, mas, durante algum tempo, interpretam o criticismo filosfico como uma oportunidade para fazer valer as suas opinies.

Jorge Barbosa, Setembro 2013


11

O que a Filosoa

O acto de pensar obedece a certas exigncias. E quais so essas exigncias? o que temos de ver agora para aprofundar a converso intelectual e moral que a atividade pensante implica. A atividade pensante no se desenvolve como se fosse um movimento natural. Na verdade, pensar parar. A atividade pensante tambm no expanso e exteriorizao existencial, mas retorno sobre si e desenvolvimento das potencialidades da interioridade espiritual. O acto atravs do qual o pensamento reclama a sua liberdade , assim, inseparvel de uma certa atitude mental que define o que prprio do acordar filosfico.

3) As caractersticas do esprito losco.

a) A capacidade de se espantar ou de se maravilhar.

Um sujeito pensante um ser que renova uma virtude da infncia que consiste em lanar um olhar surpreendido sobre o mundo. Porque que existe alguma coisa e no nada? Porque que as coisas so como so e no de outro modo? A surpresa, o espanto, a curiosidade ou desequilbrio (como dir Piaget mais tarde) so o oposto da inrcia intelectual. Esta inrcia faz triunfar sobre as questes o conforto das respostas recebidas. A criana algum que interroga com a vivacidade de um esprito curioso e, ao mesmo tempo, aquele que confia na autoridade que lhe d uma resposta. crdulo, e esta credulidade cedo o pe a dormir e o torna uma presa fcil de todos os endoutrinamento ideolgicos. O despertar intelectual tem de singular o facto de reencontrar a disponibilidade da infncia para o questionamento, rompendo simultaneamente com a ingenuidade e a passividade. As respostas comuns, vulgares, j no so aquilo que encerram, mas, pelo contrrio, aquilo que suscitam. Sobretudo quando tomamos conscincia da sua multiplicidade e da sua diversidade. No ser impressionante que as respostas dos homens a questes idnticas sejam to diferentes? Como possvel no nos sentirmos interpelados pela heterogeneidade e pelas contradies das representaes humanas? O filsofo Epicteto dizia, neste sentido, que o que d incio ao esforo de pensar menos o enigma do mundo do que as contradies das opinies humanas que pretendem resolver esse enigma. Este o incio da filosofia. Todas as opinies esto certas? Como poderiam elas estar certas se so contraditrias? - Portanto nem todas so certas, mas s-lo-o, pelo menos as nossas? E porque no as dos Srios ou as dos Egpcios? Porqu as minhas, mais do que as deste ou daquele? Espantar-se o mesmo que romper com o que familiar, por outras palavras, ter a experincia de que o que, at ento, era evidente, deixou de o ser. Os grandes autores no escondem que h nesta tomada de conscincia uma vivncia desestabilizadora,
Jorge Barbosa, Setembro 2013
12

Jorge Barbosa Domingo, 16:45

Entretiens, II, XI.

O que a Filosoa

angustiante. grande a tentao para abandonar a tarefa iniciada. Reencontrar a tranquilidade do significado recebido, mais do que comprometer-se na aventura da busca da verdade. Esta requer coragem e que nos aventuremos a deixar de nos alienarmos nos contedos de pensamento que estabelecem a nossa heteronomia, para examinar s com os nossos recursos o que que eles tm que justifique a sua pretenso a ser verdadeiros. Ser por preguia ou por covardia, como diz Kant, que a maior parte dos homens no assume esta responsabilidade do esprito? Renunciam a servir-se do seu entendimento e parece que se satisfazem com a sua menoridade intelectual. Que esta satisfao exista num contexto social em que a pluralidade de opinies no um direito de cidadania, ainda podemos compreender. Mas o que nos pode deixar perplexos que que a necessidade de distinguir o verdadeiro do falso no se imponha imperativamente em sociedades onde se exprimem as opinies mais diversas e mais contraditrias. Como possvel que os homens se acomodem to bem contradio das respostas dadas a uma mesma questo? H aqui um duplo escndalo para o esprito: Em primeiro lugar, o escndalo do conflito de opinies. Impossvel ficarmos indiferentes a ele, se nos respeitarmos a ns mesmos, e se a preocupao com a verdade for uma exigncia essencial da razo humana. Duas proposies contraditrias no podem ser simultaneamente verdadeiras. A necessidade de de as submeter a um exame racional um imperativo para quem queira alcanar a verdade. Porque ser que to poucos homens se sentem na obrigao de proceder a este exame? Isso significa que a maioria dos homens renunciou a pretender a verdade?. Pois, se pode haver verdade alguma, ela no pode variar de indivduo para indivduo, de uma poca para outra, de um grupo para outro. Onde haja vrias verdades, a coerncia exige que no se acredite em nenhuma, que nenhuma seja verdade. Ento a indiferena da maior parte dos homens perante o conflito de opinies testemunha que j fizeram o luto da verdade, que a verdade j est morta? De modo nenhum, e este o segundo escndalo. O segundo escndalo o que corresponde inconsequncia humana em reivindicar a verdade para enunciados que no tenham legitimidade a uma tal pretenso. Pois como posso saber se o que digo verdadeiro, enquanto no me der ao trabalho de verificar se tenho razo em acreditar nisso? Ora, a este tipo de crenas que os Gregos chamaram doxa, e que podemos traduzir por opinio. opinio toda a afirmao que no tenha sido submetida a um exame crtico. recebida como verdadeira sem que nos preocupemos seriamente com saber se esse enunciado verdadeiro ou falso. Todas as nossas primeiras ideias so, neste sentido, opinies, isto , preconceitos, ideias a priori, ideias feitas. Acreditamos que so verdadeiras, mas no sabemos se existem razes para acreditar nelas. No podemos, portanto, submet-las a slidas razes tericas, embora nem por isso deixem de ser certas para quem as enuncia. Estranho paradoxo: quanto menos uma ideia questionada no seu valor de verdade, mais ela se reveste do prestgio de ser verdadeira, para o seu adepto. A opinio
13

Jorge Barbosa, Setembro 2013


O que a Filosoa

dogmtica por natureza. Ora, o pior inimigo do esprito no o erro, mas o dogma. Reencontrar a faculdade de nos admirarmos , portanto, o mesmo que despertar de uma espcie de sono dogmtico, e tornar-se disponvel para uma verdadeira pesquisa da verdade. Foi a esta tarefa que se dedicou Scrates na relao que manteve com os seus concidados. Atravs da prtica da ironia (fingimento de ingenuidade), esforase por desestabilizar os seus interlocutores, por lhes devolver a liberdade que perderam. Esto de tal modo convencidos de estar na posse das respostas s questes colocadas por Scrates, que nem se do ao trabalho de refletir sobre elas. So prisioneiros de um falso saber, que a interrogao socrtica faz estalar, confrontandoos com as suas contradies. Ao proceder deste modo, tomam conscincia da sua ignorncia e podem dar incio converso intelectual e moral de que se falou mais acima. De facto, quando nos espantamos de novo, e, em primeiro lugar, com a nossa prpria inconsequncia transformamos radicalmente a nossa relao com a verdade e com os outros. Deixamos de nos colocar numa estratgia de poder, onde o desafio impor aos outros uma verdade de que pensamos ser os titulares.

b) Esprito de dvida.

Duvidar consiste em deixar de de estar submetido ao poder de uma certeza. A certeza uma servido interior, pois corresponde a um estado de esprito que adere a um contedo de pensamento que acredita (ou sabe) que verdadeiro. Um esprito absolutamente certo de alguma coisa est privado de toda a possibilidade de recuo para examinar o valor do enunciado que o domina tanto quanto o esprito julga domin-lo. Nada pior do que a adeso massiva, sem reservas, sem dvidas. Deixa de haver jogo entre o pensamento e o seu contedo. Deixa de haver liberdade. Esta relao com as ideias prpria do fanatismo, do sectarismo tpico dos compromissos ideolgicos. No podemos discutir com certos espritos. Ou os confortamos nas suas convices, ou os ignoramos, ou batemo-nos para impedir a imposio social do seu ponto de vista. A violncia inerente convico destri as condies de possibilidade de um verdadeiro dilogo entre os homens, de tal forma que a capacidade para se libertar dos seus malefcios a primeira vitria do esprito sobre si mesmo. S os tolos e as ostras aderem, dizia Valry para pr em evidncia a amplitude da alienao consubstancial a esta maneira de nos relacionarmos com os significados e com os valores. Esta a razo pela qual o acto fundador da filosofia , para Descartes, a prtica metdica da dvida. H j algum tempo, escreve Descartes, que me apercebi de que, desde os meus primeiros anos de vida, tinha recebido numerosas opinies falsas, e de que aquilo que fundei desde ento baseado em princpios to mal fundamentados, s podia ser muito duvidoso e incerto; de forma que faltava dedicar-me, por uma vez na vida, a desfazerJorge Barbosa, Setembro 2013
14

O que a Filosoa

Jorge Barbosa Domingo, 18:38

me de todas as opinies que tinha recebido na minha educao, e a comear tudo de novo desde os fundamentos, se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas cincias. Quer se trate de Scrates com a ironia, de Descartes com a dvida ou de Kant com o projeto crtico, a exigncia do pensamento atualiza-se sempre como uma atividade de libertao daquilo que procede de uma autoridade diferente do esprito, para fundamentar de novo o que pode ser considerado verdadeiro. Isto no significa que o varrimento do pensamento seja uma destruio por princpio, como se nas crenas humanas nada pudesse ser justificado por argumentos racionais. A dvida no tem preconceitos sobre a verdade ou sobre o erro do que posto em dvida. Pode acontecer que, no termo do exame, a verdade do enunciado resista, mas ento basearse- em razes diferentes das que sustentam a opinio. Normalmente, o que faz a fora da opinio o hbito, o prestgio do nmero (somos de modo a que nos paream verdadeiras as opinies partilhadas pela maioria) e o prestgio da autoridade. Ora, no porque sempre se pensou algo que isso verdadeiro, no porque um erro partilhado pelo maior nmero de pessoas que ele se transforma em verdade, no por Aristteles ter dito que isso verdadeiro. Ser ainda necessrio garantir essa verdade, atravs de um exame racional no termo do qual a verdade ser teoricamente estabelecida ou a falsidade desmascarada. Daqui decorre que uma verdade teoricamente fundamentada bem diferente de uma verdadeira opinio. Esta uma distino subtil que estabelece que o que faz o carcter opinativo de uma afirmao no o contedo, que pode ter valor de verdade, a relao que aquele que a formula mantm com ela. incapaz de a fundamentar racionalmente. O espanto, a dvida no so fins em si. So disposies intelectuais necessrias para nos comprometermos no caminho do conhecimento, isto para conduzir um verdadeiro exame.

Mditations mtaphysiques. I. 1641.

Jorge Barbosa Domingo, 20:57: Conferir o tema da opinio verdadeira em Plato.

c) Esprito de exame: reexividade.

Exame uma palavra j muito frequentemente utilizada. Mas no basta dizer a palavra para que seja claro o que ela quer dizer. Como fazer para conduzir um exame digno desse nome? Examinar exige que procedamos a uma operao de reflexo no sentido ptico do termo. Tal como o raio de luz reenviado numa outra direo ao encontrar um obstculo, assim tambm refletir, para o pensamento, fazer um retorno sobre si mesmo, afim de se tomar a si mesmo como objeto e de se fundamentar atravs do domnio das suas operaes. Este o desafio do esforo reflexivo. Restaurar o esprito no papel que deveria ser o seu: o de estar no fundamento dos seus actos, de

Jorge Barbosa, Setembro 2013


15

O que a Filosoa

ser o seu autor e o seu juiz. Comear tudo de novo desde os fundamentos, se quiser estabelecer algo de firme e de constante nas cincias, diz Descartes. Por exemplo, sempre que falamos fazemos surgir algum sentido, mas a razo, em ns, pode consentir esse sentido? sensato ou absurdo, justificvel ou no? S a reflexo faz aceder inteligncia aquilo que dizemos verdadeiramente. O mesmo se passa com os valores. Sempre que falamos fazemos uso de noes que supem valorizaes. Bem/mal, belo/feio, justo/injusto, til/intil, etc a fala comum est saturada com estas distines, mas qual o valor dos valores que enunciamos? A razo pode faz-los seus? Confirma-se aqui o que j foi dito: o pensamento filosfico no um pensamento de primeiro grau. O pensamento de primeiro grau uma ausncia de pensamento ou um impensado que mantm uma relao imaginria consigo mesmo. Ns acreditamos ser os autores, os sujeitos autnomos dos nossos discursos. A reflexo faz-nos tomar conscincia do que uma iluso. Desde que estejamos atentos aos actos do esprito para interrogar o seu fundamento e a sua legitimidade, descobrimos que o sujeito do discurso no refletido est longe de ser o sujeito racional. Porqu? Porque no est imediatamente na posse de si mesmo. Embora a razo seja uma faculdade natural, ela precisa de aprender para se desenvolver. No foi por acaso que Plato mandou inscrever no fronto da Academia: Ningum que no seja gemetra entra aqui. significativo que, com esta frase, se queira dizer que no se rompe com a opinio por um truque de varinha mgica. Se entendermos por sujeito racional, o sujeito que respeita, no exerccio do esprito, os princpios da razo , convm submetermo-nos primeiro dura escola das matemticas, para termos a experincia de que no podemos dizer o que nos apetece, que a razo tem a sua necessidade e que s aquele que se conforme a ela conduz com retido o seu raciocnio. As matemticas so uma disciplina onde aprendemos a no fazer batota com a razo. Incitam-nos a desconfiar da imaginao, das impresses sensveis, e sobretudo revelam-nos a dimenso universal da razo. O teorema de Pitgoras no depende do arbtrio do seu inventor, nem de contingncias histricas ou culturais. Tem uma necessidade e uma universalidade que a da razo, faculdade comum a todos os homens desde que se conformem s suas exigncias. O mesmo dizer que no podemos esperar dos homens uma verdadeira reflexo filosfica na ausncia de uma formao intelectual muito rigorosa. Na apresentao que Plato faz do caminho do conhecimento, na imagem da linha (Repblica, 510 a), a esfera da inteligibilidade est dividida em duas partes: a primeira o conhecimento dianotico (matemticas e aquilo a que hoje chamamos cincias); a dialtica ou filosofia s surge depois, em segundo lugar. Plato achava que s nos podemos dedicar filosofia na idade adulta e solidamente armados no plano intelectual e moral. Na ausncia destes prrequisitos, o exame filosfico corre o risco de no passar de um jogo estril para adolescentes prontos para degradar a crtica filosfica em crtica pela crtica, cujo desafio j no a pesquisa da verdade, mas a afirmao de si mesmo. Devemos, diz ele, dar aos adolescentes e s crianas uma educao e uma cultura apropriadas sua
Jorge Barbosa, Setembro 2013
16

Jorge Barbosa Domingo, 21:45 por exemplo: princpios lgicos de identidade, de no contradio, princpios racionais de razo suciente

O que a Filosoa

Jorge Barbosa Domingo, 22:23

Rpublique, 498c

juventude; cuidar bem do seu corpo no momento em que est em crescimento e em formao, afim de o preparar para servir a filosofia, depois quando alcana a idade adulta, reforar os exerccios que lhe so prprios Eduquemo-los ento para assumir as responsabilidades sociais (obrigaes polticas e militares) que ainda falta tempo para se entregarem filosofia, pois esta supe no s a formao, mas tambm a experincia e sobretudo um esprito libertado de de qualquer outra preocupao que no a da busca da verdade. A pedagogia de Plato no separa, portanto, a formao intelectual da formao moral, pois num sentido profundo, que j no nos familiar, as virtudes intelectuais so solidrias com a virtude moral. Com efeito, o que impede o esprito de se exercer segundo a sua necessidade prpria, remete para a dominao, em ns, de uma dimenso do nosso ser disposta a subverter a nossa razo. Esta dimenso a dimenso sensvel. Antes de sermos um ser de razo, somos um ser sensvel. Somos um corpo no sentido lato e verdade que este torna impossvel uma relao transparente com a verdade. O real refratado na parede dos nossos sentidos, da nossa particularidade emprica com as suas determinaes sexuais, sociais, histricas, ideolgicas, religiosas. Temos desejos, paixes ou interesses, e basta observar os homens para nos apercebermos de que colocam o esprito ao servio da justificao e da satisfao desses desejos, paixes e interesses. Raciocinam muito, mas a lgica que aplicam uma lgica passional. No utilizam a sua razo para examinar se as definies nas quais baseiam os seus discursos seguem o caminho da razo, ou se as crenas que defendem tm coerncia e legitimidade. Utilizam-na para provar uma verdade colocada no exterior da razo por uma instncia heterognea sua natureza (desejo, interesse, posio religiosa, situao de classe, etc.). A razo portanto cegada e alienada. No livre para um exerccio autnomo pois instrumentalizada. Esta instrumentalizao da razo, ao servio de fins ou de princpios que revelam o imenso poder da nossa parte irracional, e verdadeiramente imoral para Plato. Para ele, a razo o que faz a dignidade do homem e aquilo que o homem deve honrar para respeitar a sua prpria humanidade. Mas isso passa por um trabalho de si sobre si que consiste numa ascese: libertar-se interiormente daquilo que nos mantm prisioneiros, libertar os olhos da alma da priso do corpo para retomar as metforas de Plato. Plato fala de purificao e de catarse. Esta uma operao dolorosa para a qual necessrio que o sujeito tenha boas disposies naturais. Se a natureza no ajudar um pouco, intil pensar que esta tarefa esteja ao alcance dos homens. Scrates dedicava-se a ela com a ironia. Confrontando os seus interlocutores com as suas contradies, desmascarava a verdade da opinio que consiste em confundir o verdadeiro com o que nos til, vantajoso ou conveniente. Punha em evidncia que o imprio da opinio o imprio em cada um de ns daquilo que temos de afastar para comear a compreender o que quer dizer pensar. Mas o sentido da ironia no se esgota nesta funo crtica. Ela inseparvel da maiutica, isto , de uma estratgia cujo desfio o de revelar cada um verdade de si mesmo. Trata-se de descobrir que somos uma alma, que esta a nica autoridade a respeitar e que dedicada ao domnio
Jorge Barbosa, Setembro 2013
17

Jorge Barbosa Domingo, 22:45 Conferir tema de Plato sobre o corpo tmulo ou priso da alma.

O que a Filosoa

de si mesma, templo da verdade. Por esta razo, ele comparava a sua arte da sua me, parteira que ajudava a dar luz os corpos, enquanto ele ajudava a dar luz os espritos. Talvez seja intil chamar a ateno para o facto de encontrarmos aqui a condio mais difcil de realizar. ela que traa a fronteira entre um autntico esprito filosfico e espritos intelectualmente muito poderosos, mas estranhos intencionalidade filosfica. Esses espritos muito poderosos, beneficiando de um grande poder social, chamavam-se, na poca de Scrates, sofistas. Protgoras, Grgias, Hpias, Prodicus so grandes representantes do pensamento sofista. Todos so estrangeiros em Atenas, onde se instalam periodicamente para ensinar, fazendo-se pagar caro pelas suas lies. Scrates foi acusado de ser um deles e, no entanto, tal como Plato o apresenta nos seus Dilogos, Scrates dramatiza a oposio da filosofia sofstica. Isto levanos a defender que, historicamente, a filosofia emerge de uma dupla ruptura: No sculo VI a.C., com a escola de Mileto, uma ruptura com o pensamento mtico. No sculo V a.C., com Scrates, uma ruptura com o pensamento sofista.

4) Pensamento sosta - pensamento losco.

Jorge Barbosa Domingo, 23:58

O ensino dos sofistas difcil de unificar. Jaeger salienta que todos tm um ponto comum: todos professavam a aret (a virtude) poltica, e todos desejavam inculc-la, aumentando as capacidades intelectuais pelo exerccio. Dizemos, esclarece ele ainda que eles foram os fundadores da cincia da educao. Criaram, com efeito, a pedagogia e () a cultura intelectual, ainda nos dias de hoje, segue em larga medida as vias que eles traaram. Num certo sentido, os sofistas so os fundadores do humanismo. Isto muito claro na narrativa do mito de Prometeu, que Plato pe Protgoras a recitar no dilogo com o mesmo nome. Protgoras mostra que a natureza do homem produzir cultura, graas sua inteligncia tcnica e moral. Donde a necessidade de desenvolver as competncias politcnicas, aquilo a que se dedica o sofista Hpias cujo objetivo era sem dvida, ao contrrio da caricatura que Plato faz dele, ensinar as regras gerais das artes (arte=saber fazer). Tendo tambm necessidade de explorar os recursos da fala, pois a linguagem o instrumento do pensamento e a fala, o meio atravs do qual os homens exercem o poder de uns sobre os outros. Grgias, por exemplo, diz que que se a arte do seu irmo mdico fazer um diagnstico e prescrever um tratamento, a sua arte, a de Grgias, a de persuadir o doente a escutar os conselhos daquele que possui a cincia. E na assembleia do povo, se o especialista militar ou jurdico no
Jorge Barbosa, Setembro 2013
18

Paideia. 3 du L. II.

Jorge Barbosa Segunda-feira, 00:02 Ibid.

O que a Filosoa

tiver eloquncia, o demagogo, especialista em oratria, acabar por receber a maioria dos votos. A educao sofista baseia-se, portanto, no relevo atribudo s tcnicas e linguagem, os dois atributos da natureza humana. Plato manifesta uma extrema severidade com a paideia (educao sofista). Acusa, no Sofista, esses mestres de um novo gnero, de serem fazedores de prestgios. Esta crtica incide sobre dois pontos essenciais: por um lado, o sofista sabe falar de uma arte que no possui, e, por outro lado, o logos tem uma vocao diferente daquela que lhe atribuda pelos sofistas. Plato reprova-lhes o facto de serem fazedores de opinio e de no se preocuparem com uma autntica educao intelectual e moral, apesar de utilizarem frequentemente o nome de educao para aquilo que propem. O diferendo aparece claramente na oposio Protgoras - Scrates. No entanto, todos os dilogos platnicos pem em cena a alteridade de duas maneira de conceber o homem e a sua vocao. Este o ponto essencial onde o esprito filosfico se afirma na sua originalidade, correndo o risco de ser incompreendido pela maioria. Com efeito, hoje, tal como antes, os homens sentem-se mais prximos de Protgoras do que de Scrates, e no conflito que ope os dois, Protgoras parece ter sado a ganhar ao longo da histria. O que que ensinava Protgoras de to tpico para a nossa modernidade? Defendia que o homem era a medida de todas as coisas. Se esta afirmao quisesse dizer que s a autoridade da razo humana poderia decidir sobre o verdadeiro e o falso, sobre o bem e o mal, sobre o justo e o injusto, Scrates no criticaria Protgoras por isso. S que, quando Scrates fala da razo, atribui-lhe um significado muito diferente do de Protgoras. Para o sofista, a razo uma faculdade subordinada. um simples meio de argumentao e de raciocnio ao servio das paixes e dos interesses de uns e de outros. Para Scrates, lno sendo um simples instrumento, a razo uma instncia particular, uma faculdade dos princpios e dos fins, cujas exigncias o homem deve respeitar para se colocar altura da dignidade que ela lhe confere. O homem a alma, diz Scrates, para querer dizer que a razo define uma dimenso de superioridade ontolgica irredutvel dimenso emprica, na qual Protgoras pretende circunscrever a natureza humana. A alternativa no apresenta qualquer equvoco: Para um, o homem uma simples realidade fenomnica entre todas as outras, regida pelo conjunto das leis que o determinam, sendo que o exerccio da razo no escapa a esta determinao; para o outro, o homem tem uma especificidade metafsica e moral, de que a razo uma prova convincente. Num caso, o homem um simples ser reduzido sua particularidade emprica, o sexo, o temperamento, a classe social, a situao histrica; no outro caso, o homem dotado da capacidade de transcender estes limites para aceder a um horizonte de universalidade.
19

Jorge Barbosa, Setembro 2013


O que a Filosoa

Se a particularidade emprica for inultrapassvel, estamos, ento, condenados a ver o mundo atravs do nosso prisma particular, e, no sendo possvel a razo adquirir qualquer autonomia, teremos de renunciar ideia de uma verdade universal e eterna. Haver tantas maneira possveis de nos representarmos as coisas quantos os sujeitos falantes que contactam com elas, tantos reais quantos os sujeitos que vivem neles. Cada um teria a sua verdade. O conflito de opinies seria um destino inevitvel. Protgoras defende, portanto, a opinio subjetivista e relativista em matria de verdade. Embora seja permitido dizer tudo, haveria certas ideias que seriam mais teis do que outras, face s necessidades ou aos interesses da maioria. Se fosse assim, a tarefa dos homens no seria a de procurar a verdade, a de se aplicar a discriminar o verdadeiro do falso; seria a de aprender a tornar socialmente poderosas as ideias mais teis, e isto passaria pelo domnio da linguagem. Por conseguinte, os sofistas ensinam a retrica ou a arte de argumentar para serem capazes de defender uma ideia com tanta habilidade quanto a sua contrria. No fundo, ensinam uma arte de falar, dessolidarizada com a preocupao da verdade e do valor. A isto podemos chamar uma tcnica de poder. Que esta prtica sofista do discurso contrria prtica socrtica, isso j o sabemos. Mas, agora, a questo a de saber se conseguimos seguir Scrates respeitando os seus pressupostos. Pois parece verdade que, entre os homens, as opinies so soberanas. Se, por vezes, os homens conseguem superar os seus diferendos, no tanto pela virtude do exame racional, mas pela submisso regra poltica da democracia. Esta determina, com efeito, que, quando os membros de um grupo no se entendem, o conflito resolvido pelo princpio da maioria. Feliz instituio esta da maioria que permite superar a violncia das discrdias humanas sem recurso s armas. No entanto, uma maioria sempre uma fora, e no por sermos o mais forte que temos necessariamente razo. Neste sentido, a democracia no nos afasta de uma relao de fora. Quer se queira quer no a razo nunca poder ajoelhar-se diante do altar da fora. Sendo a instncia que nos permite representar o direito, a razo aspira a garantir o seu reino sem recorrer a meios que lhe sejam externos. Por isso, o filsofo o homem que chama o outro razo para romper com a violncia ideolgica e poltica. Sonha com uma cidade em que o dilogo, conduzido no silncio das paixes e na ascese dos interesses e dos desejos, poderia unir os homens num mundo comum. Pensando bem, este mundo comum no um fantasma de pesadelo. A matemtica certifica sem reservas essa possibilidade, na medida em que a sua verdade tem uma universalidade que se fundamenta exclusivamente na sua necessidade racional. Porque que a razo, sendo o instrumento de medida comum na matemtica, no poderia desempenhar a mesma funo em outros objetos, para alm dos nmeros e das figuras? O muito realista Hobbes reconhecia que, se a verdade matemtica fosse, como a questo do justo e do injusto, presa das paixes e dos interesses humanos, poderamos apostar que os homens a discutiriam com uma violncia e uma parcialidade comparveis s de que fazem prova habitualmente. E tem toda a razo. Se formos realistas, Protgoras e Hobbes no vem mal as coisas.
Jorge Barbosa, Setembro 2013
20

O que a Filosoa

A luta de interesses, a violncia das oposies, a instrumentalizao ideolgica da razo, hoje como antes, so um dado observvel. Isto absolutamente incontestvel, mas no significa que devamos aprovar o facto, como se o que devesse ser a medida do que pode ser. Com efeito, nada autoriza a reduo do homem sua dimenso emprica e a negar que ele tem a possibilidade de transcender os limites, onde os sofistas se esforam por o encerrar. S a m f poderia levar-nos a negar que a razo seja em ns um poder de transcendncia. Se no fosse assim, como poderamos ter redigido e aprovado uma Declarao universal dos direitos do homem? No ter sido necessrio romper com o crcere etnocntrico, que todos os amantes da determinao tnica da condio humana consideram inultrapassvel de facto e legtima de direito? Foi o poder de transcendncia da razo que permitiu a cada membro de uma cultura libertar-se do seu enraizamento cultural, iniciar uma relao crtica com os valores e com os significados particulares do seu grupo, denunciar a sua unilateralidade e promover a ideia de valores e significados universalizveis de direito. O racionalismo das Luzes nasceu em solo europeu, mas no a expresso da particularidade da cultura ocidental. a honra do gnero humano. Do mesmo modo, o poder de transcendncia que permite que cada um, por pouco esforo que faa, tome conscincia do seu desejo de se libertar da sua lei, para deixar de confundir o verdadeiro, de acordo com a norma do esprito, com o que parecer ser verdadeiro, segundo a norma dos afetos. tambm esse poder da razo que entra em jogo, quando somos capazes de nos elevar acima da parcialidade dos nossos interesses, para determinar as nossas reivindicaes justas, e para tentar concili-los de modo a que o interesse de uns no seja a desgraa dos outros. Por outras palavras, Scrates pede-nos que encaremos a razo como, para as questes do sentido e do valor, o equivalente do instrumento de medida matemtica, para a questo das quantidades. Pede-nos que faamos amizade atravs do esprito, e que, por esta via, subvertamos a nossa relao com a verdade e com os outros. J no se trata de acreditar que estamos na posse da verdade, mas de a procurarmos em conjunto, uma vez que a sua pedra de toque no so as pretenses de uns ou de outros, mas o acordo dos espritos no uso da razo.

5) A sabedoria losca como alternativa violncia.

A misso socrtica revela-se, ento, uma misso de reconciliao dos homens no seio de uma comunidade razovel.

Jorge Barbosa, Setembro 2013


21

O que a Filosoa

Misso utpica, diria um pessimista. A natureza das paixes bem mais poderosa no homem do que a sua natureza racional. Pior ainda, h quem diga que a ideia de uma transcendncia possvel do esprito uma iluso idealista. No foi preciso esperar pelos filsofos da desconfiana (Marx, Nietzche, Freud) para instruir o processo da razo concebida como instncia universal e transcendente. Esse j era o debate levado a cabo pelos sofistas. A crise da razo to velha como a emergncia do seu magistrio. D ideia de que a razo nunca pde verdadeiramente impor a sua autoridade e que nunca desestabilizou a autoridade da tradio ou de Deus, a no ser quando imps s sociedades a anarquia racionalista, quando as capacidades de argumentao e de demonstrao do esprito foram mobilizadas e as ideias mais loucas no deixaram de ter defensores talentosos, muito hbeis na arte de lhes conferir alguma verosimilhana. Misso difcil, responderia o filsofo, mas no impossvel. Com efeito, o que torna possvel um verdadeiro dilogo entre os homens no diferente daquilo que torna possvel a atividade pensante, isto : uma formao intelectual rigorosa, mas sobretudo uma converso intelectual e moral, que est ao alcance de todos os seres dotados de esprito. S duas condies so requeridas: Por um lado, um sentido do problema, da ambiguidade das coisas e da sua complexidade. Por outro lado, a convico de que no podemos ter razo sozinhos, de que o que fundamentado na razo, tambm o deve ser em direito por qualquer outro ser que disponha de razo. Nos antpodas do homem prisioneiro da opinio, o pensador , ento, o homem que se distancia de um contedo de pensamento, o examina fazendo a si mesmo as objees que os outros poderiam fazer-lhe se estivessem presentes. O pensamento procede, ao contrrio da discusso com o outro, por questes e respostas num percurso, cujo desafio superar uma dificuldade terica. Pois se no houvesse problema inicial, se tudo fosse claro para o esprito humano a ponto de todos estarem de acordo, no havia necessidade de fazer luz sobre ele. O pensamento , ento, dialgico por essncia, porque se defronta com o problemtico. Por que razo? Plato diz que o pensamento um dilogo da alma consigo mesma. Hannah Arendt, do mesmo modo, acentua esta ligao do pensamento com o dilogo, sublinhando que para pensar preciso ser vrios em um. E Kant lembra que a tica do pensamento implica trs mximas diretoras: 1) Pensar por si mesmo ou mxima do pensamento sem preconceitos, 2) Pensar colocando-se no lugar dos outros ou mxima do pensamento alargado, 3) Pensar estando sempre de acordo consigo mesmo ou mxima do pensamento consequente. A segunda mxima de Kant particularmente significativa. A estreiteza de esprito tpica daquele que no consegue libertar-se das suas palas, porque incapaz de se
Jorge Barbosa, Setembro 2013
22

Jorge Barbosa Segunda-feira, 22:44

O pensamento um discurso que a alma tem consigo mesma sobre os objetos que ela examina Parece-me que a alma, quando pensa, no faz mais do que conversar consigo mesma, interrogando e respondendo, afirmando e negando Thtte, 190a.
Jorge Barbosa Segunda-feira, 22:50

Todo o pensamento () se elabora na solido, um dilogo entre mim e eu mesmo, mas este dilogo de dois-em-um no perde o contacto com o mundo dos meus semelhantes: estes so, com efeito, representados no eu com o qual conduzo o dilogo do pensamento. Le systme totalitaire, III, Points Seuil, 1972, p. 228.

O que a Filosoa

abrir alteridade. A unilateralidade do seu olhar, a determinao da sua situao condenam-no a fechar-se numa espcie de mitologia pessoal ou comunitria. Faltalhe a mais elementar sabedoria, que consiste em assegurar a retido do seu prprio entendimento.

Jorge Barbosa Ontem, 10:33

Quando vemos, um e outro, que o que tu dizes verdadeiro, quando vemos, um e outro, que o que eu digo verdadeiro, pergunto eu onde que vemos isso? No seguramente em ti que o vejo, no seguramente em mim que o vs. Vemolo, um e outro, na imutvel verdade que est acima das nossas inteligncias. Agostinho, Les Confessions, XII, XXV, 35, Pliade I, p. 1079.
Jorge Barbosa Ontem, 11:03

Segue-se, ento, que o mtodo do pensamento a dialtica ou a arte do dilogo elevada dignidade de um processo de reflexo. Uma questo pede respostas que o exame conduz a problematizar pacientemente at ao ponto em que, separado o trigo do joio, podemos entender-nos sobre verdades comuns. A verdade revelao de um ns em lugar de um tu e um eu. Os sucessos da reflexividade ou da regresso dialtica no devem, todavia, fazernos esquecer os seus fracassos. Acontece, com efeito, que ela desemboca, por vezes em aporias, isto , em impasses tericos, como podemos ver nos dilogos socrticos de Plato. Mais fieis s lies do mestre, em vez de alcanarem uma concluso positiva, esses dilogos confrontam o esprito com a sua prpria impotncia. O que no corresponde a um conhecimento menor ou menos importante do que qualquer outro, porque, como diz Descartes, se descobrirmos que o conhecimento procurado ultrapassa inteiramente o alcance do esprito humano, no nos julgaremos, por isso, mais ignorantes, pois saber isso no uma cincia menor do que saber o que quer que seja. Pela dimenso aportica do seu discurso, Scrates mais modesto do que o seu discpulo Plato. Para este, a dialtica o mtodo da cincia, o meio de nos elevarmos dos conhecimentos sensveis ou opinativos s Ideias ou inteligveis puros, que a alma pode apreender intuitivamente no termo da ascenso dialtica. A experincia aconselha-nos a ter menos pretenses. Se a reflexo nos permite romper com o dogmatismo da opinio, no para o substituir pelo dogmatismo filosfico. No h um saber absoluto em filosofia. Mas isto no uma forma de defender o ceticismo. Neste aspeto, o filsofo como o cientista. S que, enquanto o cientista duvida de tudo exceto da cincia, o filsofo duvida de tudo exceto das virtudes do exame para esclarecer o juzo e fundamentar racionalmente as verdades. Ao dizer verdade racional, no se quer dizer verdade indiscutvel. Para isso, seria necessrio que o percurso ou mtodo racional se pudesse fundamentar a si mesmo. Ora, o percurso filosfico (de resto, tal como o mtodo cientfico) no consegue fazer valer-se de semelhante garantia. Um e outro baseiam-se num fundamento irracional que consiste em fazer da razo a nica medida em assuntos de verdade. Mas impossvel demonstrar a validade deste pressuposto, pois, qualquer que seja a sua demonstrao, ela pressupe o que para demonstrar, isto , que o respeito pelos
Jorge Barbosa, Setembro 2013
23

Regra VIII das Rgles pour la direction de lesprit

O que a Filosoa

princpios lgicos e pelos princpios racionais so necessrios para garantir a retido do pensamento que os pretenda validar. Disto prova a impotncia do filsofo racionalista para convencer aquele que desqualifique a razo nessa pretenso, e considere, por exemplo, que s a submisso a uma autoridade divina pode ser uma via para a salvao. Neste sentido, a antinomia das vias abertas por Atenas e por Jerusalm (as religies de Abrao - judasmo, cristianismo e islamismo) irredutvel. A pluralidade humana ainda pressupe outras vias, porventura, igualmente irredutveis. Para elucidar uma questo, vrios princpios podem ser formulados, cada um com a sua legitimidade. Por exemplo, podemos defender que uma distribuio justa das honras, dos poderes e das riquezas uma repartio igualitria, baseando-se este princpio na ideia de que os homens so iguais em dignidade, quaisquer que sejam os seus talentos ou o seu mrito. Mas podemos tambm defender que injusto tratar igualmente seres desiguais em talento e em mrito e que, portanto, a cada um deve ser dado aquilo que merece. Ser possvel superar o diferendo entre partidrios de uma ordem social igualitarista e uma outra hierarquia? Racionalmente, no. Estamos aqui em presena de um enigma, em termos filosficos, pois no nos possvel demonstrar que um princpio mais racional do que outro. Os dois tm a sua legitimidade do ponto de vista da razo. Mas podemos compreender razoavelmente que esta igual legitimidade fundamenta a obrigao de respeitar o direito de ambas as reivindicaes, esforando-nos por as conciliar. O princpio igualitrio impe a atribuio dos mesmos direitos e deveres bsicos a todos os membros do grupo. Todos os cidados so iguais em direitos. Um voto vale um voto, por exemplo, independentemente do mrito de cada um na apreciao das condies polticas. Todos podem tambm pretender o respeito pelas liberdades fundamentais (expresso, pensamento, circulao proteo, etc.). O princpio hierrquico induz-nos a no nos limitarmos a uma definio abstrata do ser humano e a ter em conta caractersticas concretas de uns e de outros. Em todas as atividades, alguns so mais eficazes socialmente do que outros que at podem ser mais talentosos. Seria injusto no proporcionar bens aos talentos e aos mritos, sobretudo se estes s dependerem da responsabilidade das pessoas, o que pressupe que, socialmente, seja garantida a igualdade de oportunidades para desenvolver e manifestar o mrito e o talento de cada um. Poder-se-ia desenvolver o mesmo tipo de raciocnio, a propsito da antinomia do princpio de liberdade e do princpio de igualdade, ou ento a propsito do debate muito atual a respeito do casamento de homossexuais. Estas antinomias, mais do que racionalidade, exigem de ns razoabilidade. Estes exemplos sugerem que os problemas so complexos e que o erro consiste sempre em nos fecharmos numa posio unilateral. Este o risco que corre aquele que se limita a fazer um uso estritamente formal da razo. Este uso estritamente formal da razo surdo ambiguidade das coisas, aos constrangimentos do real,
Jorge Barbosa, Setembro 2013
24

O que a Filosoa

Jorge Barbosa Ontem, 20:26

pluralidade humana, e, sobretudo e mais grave, exigncia moral. A preocupao em sermos racionais no deve dispensar-nos de sermos razoveis. A sabedoria filosfica exige, ento, o senso da proporo e a recusa de todas as formas de integrismo racional. Implica uma espcie de revelao que sobretudo a dedicao a uma tarefa crtica, mais do que a certezas dogmticas, ainda que racionalmente fundamentadas. neste sentido que podemos concordar com Russell quando afirma que o valor da filosofia reside na sua prpria incerteza. Incerteza, recordemos, sobre os resultados, no sobre a sua funo libertadora da estupidez e da baixeza e ainda menos sobre a sua capacidade para se desenvolver numa comunidade de seres razoveis, unidos pela conscincia da sabedoria que lhes falta e pela vontade de, em conjunto, honrar as suas exigncias.

O homem razovel , talvez, sobretudo e fundamentalmente aquele que percebe os limites da razo. (Gabriel Marcel Le dclin de la sagesse, pag. 89)

B) A sabedoria como ideal prtico.

Se esta parte fosse objeto de um aprofundamento comparvel ao da parte anterior, este texto sobre a natureza da intencionalidade filosfica correria o risco de ser bem indigesto.
Jorge Barbosa Ontem, 20:52

A moral consiste em se saber esprito e, a este ttulo, obrigado absolutamente, pois noblesse oblige afirma Alain, na Septime lettre sur Kant.
Jorge Barbosa Ontem, 21:28

Limitemo-nos, ento, a algumas breves consideraes. J compreendemos que o filsofo o homem que se sente na obrigao de honrar as exigncias da razo, na medida em que esta , para ele, o fundamento da dignidade humana e uma instncia universal e transcendente, altura da qual o filsofo deve ascender. Ora, viver no s pensar, conhecer, julgar, tambm agir, projetar-se de um certo modo no mundo, lutar por finalidades que acreditamos poderem trazer-nos felicidade. Tal como a sabedoria terica a virtude do esprito nas suas operaes intelectuais, assim tambm a sabedoria prtica a virtude do homem na conduo da sua vida. Nos dois casos, convm recordar que somos seres dotados de razo e que a razo o fundamento das nossas obrigaes. Nas suas exortaes aos seus concidados, Scrates no diz coisa diferente desta. Cuidar da sua alma, eis o que o que deveria ser a grande misso do homem. Estas palavras de Scrates no devem ser interpretadas como um convite ao ascetismo. As necessidades da nossa natureza animal tm a sua legitimidade, o bemestar material tambm, mas no devem constituir o horizonte da vida ao ponto de lhes

No tenho, com efeito, outro objetivo, ao andar pelas ruas, que no seja o de vos persuadir, jovens e velhos, que no devemos dedicar-nos mais ao corpo e s riquezas do que ao aperfeioamento da alma. Repito que no so as riquezas que que fazem a virtude, mas que da virtude que provm as riquezas e tudo o que vantajoso, quer aos particulares quer ao Estado.Apologie de Socrate, 30b

Jorge Barbosa, Setembro 2013


25

O que a Filosoa

serem sacrificadas as exigncias espirituais e morais e de comprometer os bens superiores da existncia humana que so a liberdade, a felicidade e a moralidade. As palavras de Scrates visam incitar cada um a dar ordem ao seu ser e sua ao, afim de projetar em si e fora de si a face da natureza humana, naquilo que faz a sua superioridade ontolgica. No tendo nascido to pouco para se conformar ignorncia e menoridade intelectual, o homem s tem de obedecer lei que lhe pode ser dada pela sua razo. Temos, ento, de nos libertar da escravido da nossa natureza sensvel, para simultaneamente potenciar o exerccio do esprito e libert-lo da cegueira das paixes e potenciar a sua forma de ser obstculo violncia e indignidade. Assim se compreende que a sabedoria terica e a sabedoria prtica so interdependentes. Uma no se desenvolve sem a outra. O erro tem origem sempre na subverso da exigncia razovel de uma lei diferente da nossa, quer se trate dos desejos, das paixes ou dos interesses. Esta preocupao em dar uma expresso razovel parte irracional da sua natureza tpico daquele que ama a sabedoria. essa a sua tarefa. Para eles, cada ser da natureza tem uma funo que s ele pode cumprir. Os gregos chamam virtuoso quele que realiza a sua misso de forma excelente. Assim, tal como a virtude do olho ver bem, assim tambm a virtude do homem desenvolver a sua faculdade razovel na sua excelncia, sob a forma das virtudes intelectuais e virtudes morais. Umas e outras virtudes supem a coragem de preservar, em todas as ocorrncias da vida, os valores do esprito: a verdade no plano terico, o melhor e o mais justo, no plano prtico. S a reflexo nos liberta da loucura e torna possvel uma vida boa e feliz: Boa, o mesmo que dizer preocupada em no ter de se envergonhar com ela mesma. Antes de ser uma relao com os outros, a moral uma relao consigo mesmo. Trata-se de viver em boa companhia connosco prprios, estar de acordo com o nosso juiz interior, aquele que encarna o ponto de vista do universal e que pergunta sempre: podes universalizar o princpio da tua ao? podes querer que todos os homens ajam como tu ages?. Reconhece-se aqui o imperativo categrico tal como Kant o enuncia. A experincia comum, de onde decorre este imperativo, a de um ser que tem que viver com a testemunha interior que cada um traz em si. No interessa a forma como esta dualidade teorizada (dualismo do sensvel e do inteligvel em Plato e em Descartes, dualismo da natureza e da liberdade, de fenmeno e do nmeno em Kant). O essencial compreender que no podemos viver em paz na contradio interior e no desprezo por ns mesmos. Por isso Hannah Arendt liga o seguinte preceito socrtico: cometer a injustia pior do que a sofrer, pelo menos eu preferiria sofr-la a comet-la. a uma outra afirmao: mais me valia servir-me de uma lira dissonante e mal afinada, dirigir um coro desafinado, ou estar em desacordo ou em oposio com toda a gente, do que
26

Jorge Barbosa Ontem, 22:07

Gorgias, 469c

Jorge Barbosa, Setembro 2013


O que a Filosoa

Jorge Barbosa Ontem, 22:12

Gorgias, 482bc

ser um e contradizer-me . Se um mundo de celerados uma ofensa humanidade sobretudo porque nenhum ser razovel quer estar em guerra, mais consigo prprio do que com os outros, sendo que o importante que nos convenamos de que a paz moral que condiciona a paz social e no o inverso. Ningum, com efeito, tem nada a recear do homem que se esfora por ser sbio, pois, tal como afirma Scrates, da virtude que provm as riquezas e tudo o que vantajoso, para os particulares e para o Estado. Feliz, quer dizer preocupada em fazer concordar o seu desejo com o real. A felicidade de existir exige temperana. Aquele que no sabe gerir o seu desejo, libertando-o dos delrios da imaginao e da sua tendncia a no se limitar, aquele que no sabe orientar o seu desejo mais no sentido do que o alegra do no sentido do que o entristece entrega a sua existncia s dores da insatisfao permanente, resgate da desmedida e da falta de lucidez.

, portanto, correto dizer, e a experincia filosfica disso testemunha, que a sabedoria o mtodo da vida boa e feliz. Mas esta concluso no deve fazer esquecer a mensagem da introduo. O filsofo no o sbio. No compete aos homens beneficiar da plenitude e da felicidade dos deuses, somente tender para elas.

Jorge Barbosa, Setembro 2013


27

You might also like