You are on page 1of 3

ATOS UNILATERAIS Os atos unilaterais podem ser enquadrados como negcio jurdico unilateral, mas no pode ser contrato

porque falta a vontade da outra parte. Por ser um negcio jurdico, ele cria obrigaes sendo estas as previstas em lei O Cdigo Civil nos mostra as quatro espcies de atos unilaterais que so: I Promessa de Recompensa; II Gesto de Negcios; III Pagamento Indevido e IV Enriquecimento sem Causa. I Promessa de Recompensa: Podemos encontrar o embasamento sobre o ttulo nos Artigos 854 usque 860 do Cdigo Civil. o ato pelo qual algum por meio de anncios pblicos se compromete a recompensar ou gratificar a quem preencha certa condio ou desempenhe algum tipo de servio ficando assim o promitente obrigado a cumprir o prometido. Caso o servio foi prestado por mais de uma pessoa, ter direito somente aquele que primeiro executou ou satisfez a condio. O promitente pode revogar a promessa desde que com a mesma publicidade, antes de prestado o servio ou preenchida a condio. No caso de prazo fixado, entendese que renunciou ao direito de revogar sua oferta, durante esse prazo. Ao candidato de boa-f, que houver feito despesas com a finalidade de satisfazer a promessa, ter o direito de ser reembolsado. No caso de concurso pblico, aquele que apresentar o melhor resultado ser recompensado com a promessa, a promessa irrevogvel pois necessita de fixao de um prazo. As obras premiadas somente ficaro pertencendo ao promitente se assim for estipulado na publicao da promessa. O preo ter o carter de preo da obra e deve ser entendido como recompensa ao trabalho artstico, cultural ou intelectual do participante. II Gesto de Negcios: Previsto nos Artigos 861 usque 875 do Cdigo Civil. Cuida-se da realizao de atos no interesse de outrem, como se fosse seu representante, sem estar o agente investido dos poderes necessrios. administrao oficiosa de interesses alheios. Podemos caracterizar a gesto de negcios da seguinte forma: a) a gesto deve incidir sobre negcio alheio; se o negcio for do prprio gestor, cuidase de mera administrao; b) o gestor h de dirigir negcio alheio segundo o interesse do dono ou sua vontade presumida (art. 861); se age contra sua vontade manifesta ou presumida, h ato ilcito e o gestor responde inclusive pelo caso fortuito, se no provar que ele sobreviria, ainda que a gesto no tivesse se iniciado (arts. 862 e 863); c) o gestor deve ostentar inteno de agir proveitosamente e se comportar de modo a exteriorizar essa inteno (art. 866); d) cuida-se de ao oficiosa; se houver autorizao ou posterior ratificao, tem-se mandato (art. 873); e) a gesto apenas possvel na prtica de atos de natureza patrimonial. As obrigaes do gestor so: a) responder perante o dono do negcio e perante os terceiros com quem tratar (art. 861); b) comunicar ao dono do negcio o incio da gesto, tanto que se faa possvel, se da espera no resultar perigo (art. 864); c) administrar no interesse do dono e segundo sua vontade real ou presumida (art. 861); d) proceder com diligncia habitual (art. 866);

e) no se fazer substituir na gesto (art. 867), nem promover operaes arriscadas (art. 868); Obs.: ningum obrigado a iniciar a gesto, mas, se a iniciou, deve agir com o mximo de diligncia, para que no advenha ao dono qualquer prejuzo. As obrigaes do dono do negcio so: a) indenizar as despesas necessrias e os prejuzos do gestor, caso queira aproveitar-se da gesto (art. 868, pargrafo nico); b) na gesto til, o dono do negcio deve cumprir as obrigaes contradas (art. 869), alm de indenizar prejuzos e despesas necessrias e teis; c) na gesto necessria (para acudir prejuzos iminentes), os efeitos so os mesmos da gesto til (art. 870). Devemos tambm mencionar duas figuras que se assemelham: a) prestao de alimentos na ausncia do alimentante (art. 871); b) realizao com despesas com o enterro (art. 872). Em ambos os casos, possvel reaver as quantias pagas. No assim, se predominou, no ato, o esprito de benemerncia. Outro ponto importante a ratificao que o ato pelo qual o dono do negcio, ciente da gesto, aprova o comportamento do gestor. A ratificao pura e simples do dono do negcio retroage ao dia do comeo da gesto e produz todos os efeitos do mandato. III Pagamento Indevido: (Artigos 876 usque 886 do Cdigo Civil) O pagamento indevido cria para o recebedor um enriquecimento sem causa gerando para o pagador o direito de uma ao para reaver o pagamento indevido. Caracteriza o pagamento indevido: a) a existncia de um pagamento; b) prova da inexistncia de causa jurdica que justifique o pagamento, pois se no h vnculo preexistente, falta a razo que justifique a obrigao do pagamento pelo lesado; e c) o lesado (aquele que pagou) deve demonstrar que cometeu um erro ao efetuar o pagamento. Estes trs pressupostos em conjunto caracterizam o pagamento indevido. Tais elementos caracterizadores devem ser comprovados pelo lesado, cabendo a ele o nus da prova. Para ter direito ao, o pagador no deve, ainda, dispor de outro tipo de ao para que possa se valer da repetio. A ausncia de direito restituio quando inutilizou-se o ttulo da dvida, deixou prescrever a ao ou abriu mo das garantias que asseguravam seu direito (art. 880); quando o accipiens demonstra que a dvida estava prescrita (art. 882) e quando o pagamento visa a obter fim ilcito, imoral ou proibido em lei. IV Enriquecimento sem Causa: (Artigos 884 usque 886 do Cdigo Civil) muito similar ao instituto do pagamento indevido. vedado o enriquecimento sem causa que o justifique. caracterizado pelo aumento patrimonial, enriquecimento custa de outrem e ausncia de justa causa. Art. 884. Aquele que, sem justa causa, se enriquecer custa de outrem, ser obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualizao dos valores monetrios.

Pargrafo nico. Se o enriquecimento tiver por objeto coisa determinada, quem a recebeu obrigado a restitu-la, e, se a coisa no mais subsistir, a restituio se far pelo valor do bem na poca em que foi exigido. Art. 885. A restituio devida, no s quando no tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas tambm se esta deixou de existir. Art. 886. No caber a restituio por enriquecimento, se a lei conferir ao lesado outros meios para se ressarcir do prejuzo sofrido.

You might also like