You are on page 1of 18

i

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A. Projeto Multidisciplinar de Auto-aprendizagem III Cleide Marly Nebias

Ttulo do PMA mximo de 2 linhas

BELO HORIZONTE 2011

Cleide Marly Nebias,

Ttulo do PMA

Projeto apresentado, como exigncia parcial para a disciplina Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem III , na Nome da Instituio, sob a orientao do(a) prof. ou profa. ttulo (Dr, Ms, Esp). nome completo do professor orientador.

BELO HORIZONTE 2011

ii

A dedicatria opcional. Segue um exemplo: Este trabalho dedicado a todos os alunos que compreenderam que seus esforos sempre so recompensados.

iii

AGRADECIMENTOS

Tambm uma pgina opcional. Aqui so indicados alguns exemplos. Aos pais, por seu amor e carinho. Aos amigos, pelo apoio e compreenso. Aos professores, pelo conhecimento e dedicao. A todos que, direta ou indiretamente contriburam, para a realizao deste trabalho.

iv

Tambm opcional. O nico lugar onde o sucesso vem antes do trabalho no dicionrio. Albert Einstein

RESUMO

SOBRENOME, Nome. Ttulo: subttulo. Data da defesa. Volume ou folhas. Projeto Multidisciplinar de Auto-aprendizagem II (grau e rea de concentrao) Unidade de ensino ou nome da escola, Instituio, Local, data da publicao. Seguindo o modelo, a referncia ento seria (de acordo com a folha de rosto): NEBIAS, Cleide Marly. Ttulo do PMA 2010. 15 f. Projeto Multidisciplinar de Auto-aprendizagem II (Bacharel, Licenciado ou Tecnlogo em Nome do Curso) - Faculdade Anhanguera de ... ou Centro Universitrio..., Anhanguera Educacional S.A., Valinhos, 2010.

No resumo de todo trabalho cientfico existem alguns itens que devem, necessariamente, ser descritos para que o leitor tenha idia do que trata o trabalho. Desta forma, o resumo deve fornecer informaes sobre o objetivo da pesquisa, o problema estudado e o encaminhamento dado ao problema com os resultados atingidos. O resumo completo deve estar em um nico pargrafo. Uma dica importante a de que um texto inicial bem escrito pode influenciar, e muito, no interesse do leitor pela obra apresentada. Palavras-chave: metodologia cientfica, trabalho de concluso de curso, resultados.

vi

LISTA DE FIGURAS

vii

LISTA DE TABELAS

viii

LISTA DE SIGLAS

ABNT AESA TCC

Associao Brasileira de Normas e Tcnicas Anhanguera Educacional S.A. Trabalho de Concluso de Curso

ix

SUMRIO

AGRADECIMENTOS.......................................................................................iii RESUMO.....................................................................................................v LISTA DE FIGURAS........................................................................................vi LISTA DE TABELAS......................................................................................vii LISTA DE SIGLAS........................................................................................viii Captulo 1 - Introduo................................................................................10 Captulo 2 - Reviso de Literatura..................................................................11 Captulo 3 - Monografia................................................................................13 3.1Organizao da monografia......................................................................13 3.2Redao da monografia..........................................................................14 Captulo 4 Anlises e Resultados..................................................................15 Captulo 5 Consideraes Finais...................................................................16 Referncias Bibliogrficas.............................................................................17

10

Captulo 1 - Introduo

Introduo uma explicao inicial do trabalho j elaborado, que leva o leitor compreenso mais precisa do tema desenvolvido no trabalho. Apresente o trabalho pronto para o leitor. Uma introduo para ser clara e precisa deve conter: Apresentao do assunto: deve iniciar a introduo apresentando o assunto, tendo o cuidado de usar uma linguagem clara e exata, evitando termos equvocos e inexpressivos 1.1 Apresentar os objetivos do trabalho de pesquisa 1.2 Justificativa do tema: deve-se apresentar o porqu da escolhida do referido tema ou enfoque, o que motivou a escolher tal ou qual tpico 1.3 Ressaltar a relevncia do tema: deve-se provar que o tema eleito interessante e tem importncia 1.4 Explicar a metodologia adotada na realizao da pesquisa

11

Captulo 2 - Reviso de Literatura

No captulo dedicado reviso de literatura, faz-se uma discusso geral sobre os trabalhos relevantes que foram consultados e estudados para o desenvolvimento da pesquisa. Esses trabalhos podem ser encontrados em livros, peridicos e sites, sendo que a consulta deve abranger as publicaes dos ltimos 2 anos. Para o caso de autores e obras clssicas, esta exigncia no se aplica. Este modelo padro para a elaborao da monografia que apresenta o Projeto Multidisciplinar de Auto-aprendizagem (PMA) tem como principal finalidade auxiliar os alunos, dos cursos das unidades da Anhanguera Educacional (AESA), na elaborao e apresentao do documento final. Tendo essa expectativa em vista, esse arquivo foi configurado com as dimenses, formatao e distribuio de tpicos e pginas seguindo os padres regulamentados pela Associao Brasileira de Norma e Tcnicas (ABNT). Explicao importante 1: na primeira ocorrncia de uma sigla no texto, deve-se escrever por extenso o seu significado e colocar a sigla entre parnteses, conforme foi feito no pargrafo anterior com PMA, AESA e ABNT. Feito isso, pode-se utilizar apenas a sigla nas prximas referncias. Ou seja, no decorrer do texto desse modelo no h mais necessidade de descrever o significado de PMA, AESA e ABNT. Existe ampla oferta de obras que tratam da metodologia cientfica adequada para a elaborao de monografias, sendo que a grande maioria se baseia nas normas da ABNT. Isto no significa, no entanto, que exista um nico modelo para a elaborao e apresentao de relatrios tcnicocientficos (DIEHL e TATIM, 2004).

12

Explicao importante 2: os autores, cujas idias so abordadas na monografia podem ser mencionados de duas formas distintas. A primeira no mesmo formato usado no pargrafo anterior, no qual o nome do(s) autor(es) no faz(em) parte do texto, ou seja, (SOBRENOME, data da obra) neste caso o sobrenome deve estar em caixa alta. A segunda o formato usado no prximo pargrafo, no qual o(s) nome(s) do(s) autor(es) faz(em) parte do texto. A obra escrita por Traldi e Dias (1998) oferece bom material auxiliar para o desenvolvimento do texto. Entretanto, devido ao grande tempo decorrido desde sua publicao, as normas da ABNT que foram referncias para o trabalho esto desatualizadas em pequenos detalhes. No prximo captulo so descritos os aspectos do problema abordado neste documento metodolgico padro.

13

Captulo 3 - Monografia

Como o principal objetivo deste documento a exemplificao de como desenvolver uma monografia adequada, este ser o tema deste captulo. As colocaes realizadas, assim como, as informaes aqui encontradas asseguram, ao leitor, o entendimento dos passos necessrios para a composio do documento prprio a ser elaborado. Em primeiro lugar, deve-se observar que ao iniciar um captulo no correto apresentar a primeira seo deste, sem antes, redigir ao menos um pargrafo explicativo sobre o captulo observe-se que nesse captulo so apresentados dois pargrafos antes da primeira seo. Alm disso, cada captulo deve possuir um ttulo. Nesse modelo padro, por exemplo, o ttulo do Captulo 1 Reviso de Literatura e do Captulo atual Monografia.

3.1

Organizao da monografia

Uma monografia sempre composta de itens pr-textuais, textuais e ps-textuais, os quais so indicados na Tabela 1. O autor tem a liberdade em definir se usar ou no os itens marcados como opcionais, mas quando existe a obrigatoriedade da apresentao de algum item, a monografia ficar comprometida. Todo autor deve, ao menos, ler uma obra sobre metodologia cientfica, antes de redigir o projeto e o documento final de sua pesquisa. Essa ao o auxiliaria a entender melhor a importncia de cada componente no contexto da obra global. No raro, que autores se

14

confundam sobre o que, necessariamente, deveria ser descrito no resumo ou na introduo do trabalho. Esse tipo de confuso pode ser sanado, com a leitura cuidadosa destas orientaes e do acompanhamento feito pelo professor.

3.2

Redao da monografia

Qualquer proposta ou resultado de pesquisa apresentado por meio de texto escrito. Logo, o texto deve ser claro o suficiente para indicar aos leitores do trabalho a sua importncia, sua contribuio e como foi realizado. Um texto claro deve ser construdo com frases curtas, de no mximo 3 linhas, o que torna a leitura agradvel. Alm disso, deve-se evitar o uso excessivo do gerndio. importante lembrar que a pesquisa pode ser brilhante e inovadora, mas se o texto no expressar estas qualidades a sua contribuio ficar comprometida. O texto tambm dever tornar claras as contribuies com relao ao objeto pesquisado bem como as etapas desenvolvidas durante a investigao. Outro aspecto de extrema importncia na redao de um texto sua coerncia. No se pode escrever sobre um assunto em um pargrafo por exemplo, governo; e continuar com outro no prximo por exemplo, botnica. Quando no h seqncia, o texto fica cortado, sem coerncia, dificultando a leitura e o entendimento do leitor. O autor deve estar atento a uma srie de pequenos detalhes, os quais nem sempre so simples de perceber. Uma prtica importante ler/revisar o texto escrito. No existe um texto que no necessite de correes; o primeiro leitor de uma obra o seu prprio autor.

15

Captulo 4 Anlises e Resultados

Os resultados de uma pesquisa devem ser apresentados com as anlises feitas pelo(s) autor(es). Por exemplo, numa abordagem quantitativa se for encontrada uma determinada porcentagem (%) de algo, deve-se explicar porque/como isso ocorreu (ou os provveis motivos). Existe uma confuso muito comum em reas que usam prottipos quanto apresentao do trabalho final, o qual deve mostrar a teoria aplicada, o mtodo usado para o desenvolvimento do prottipo e os resultados.

16

Captulo 5 Consideraes Finais


A concluso de um trabalho cientfico pode ser definida como um
resumo dos argumentos disseminados no corpo do trabalho.

A concluso dever fluir naturalmente, pois no um captulo


parte, , um complemento necessrio, que far do trabalho um todo harmonioso.

o ponto de chegada das dedues e inferncias lgicas


apresentadas no desenvolvimento.

A concluso deve derivar naturalmente da interpretao dos dados. Convm, na concluso, indicar as questes que no puderam ser
respondidas pela pesquisa.

bom nesta parte alertar para as questes novas que surgiram no


decorrer da realizao da pesquisa.

Deve-se, na concluso, apresentar sugestes de como futuros


estudiosos do assunto podero enfoc-lo em outras pesquisas.

Indicar rumos que um futuro pesquisador poder seguir.

17

Referncias Bibliogrficas

Por fim, deve-se colocar a ltima seo, no numerada, que se refere s Referncias Bibliogrficas na qual se apresentam as obras consultadas para a realizao da pesquisa e que so citadas no documento final da monografia. As referncias devem ser colocadas no padro da ABNT (NBR 6023:2002). DHIEL, Antonio e TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas: mtodos e tcnicas. So Paulo: Prentice Hall, 2004. NBR 6023:2002, Rio de Janeiro: ABNT, 24 p., 2002. TRALDI, M. C. e DIAS, R. Monografia passo a passo. Campinas: Alnea, 1998.

You might also like