You are on page 1of 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof.

Paulo Guimares Aula 09 convencionou chamar de risco sistmico. Explicarei para voc em poucas palavras do que se trata. As instituies financeiras so pessoas jurdicas que exercem as atividades de intermediao financeira, ou seja, elas captam recursos (quando voc deposita seu dinheiro em um banco, ele est captando seus recursos), e, em seguida, repassam esses recursos, mediante emprstimos, financiamentos, planos previdencirios, etc. Acontece que as instituies financeiras no operam isoladamente. H uma extensa e complexa rede de operaes que une todas essas instituies: elas emprestam recursos e tomam emprestados umas das outras, tm aes negociadas em bolsa e seus recursos esto espalhados por todo o sistema. Agora imagine comigo a seguinte situao: um diretor de um grande banco pratica o crime de gesto fraudulenta, e a informao vem a pblico, fazendo com que a imagem desse banco fique muito comprometida. Diante dos sinais de instabilidade, rapidamente o valor de mercado das aes daquele banco cai, e as pessoas passam a desconfiar de que seus recursos no esto seguros sob a guarda daquela instituio. O prximo acontecimento, portanto, uma corrida s agncias daquele banco, com pessoas retirando seus recursos para levar para outras instituies mais confiveis, ou mesmo para guardar consigo. Voc j est compreendendo onde isso pode parar, no mesmo? Este banco pode ficar sem recursos para pagar seus credores, e este grupo inclui outros bancos, o Banco Central, e algumas vezes at o Tesouro Nacional. Voc conseguiu perceber a importncia da proteo de todo o Sistema Financeiro Nacional? As aes criminosas, em razo do risco sistmico, podem atingir um nmero incontvel de pessoas, e prejudicar a populao e o prprio Estado.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 2 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Art. 1 Considera-se instituio financeira, para efeito desta lei, a pessoa jurdica de direito pblico ou privado, que tenha como atividade principal ou acessria, cumulativamente ou no, a captao, intermediao ou aplicao de recursos financeiros de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, ou a custdia, emisso, distribuio, negociao, intermediao ou administrao de valores mobilirios. Pargrafo nico. Equipara-se instituio financeira: I - a pessoa jurdica que capte ou administre seguros, cmbio, consrcio, capitalizao ou qualquer tipo de poupana, ou recursos de terceiros; II - a pessoa natural que exera quaisquer das atividades referidas neste artigo, ainda que de forma eventual. Este dispositivo define o que instituio financeira, e o conjunto dessas instituies o que forma o Sistema Financeiro Nacional. As instituies que formam o SFN so pblicas e privadas. Este aspecto j foi cobrado em provas anteriores, hein? O conceito de instituio financeira trazido pela lei bastante amplo, no mesmo? J expliquei a voc o que a atividade de intermediao financeira, mas o art. 1 trata como instituies financeiras tambm aquelas dedicadas custdia, emisso, distribuio, negociao, intermediao ou administrao de valores mobilirios. Os ttulos e valores mobilirios so aqueles negociados em bolsas de valores e mercado de balco, a exemplo das aes, opes, debntures, etc. Dessa forma, as corretoras e distribuidoras de ttulos e valores mobilirios tambm so consideradas instituies financeiras. O pargrafo nico amplia ainda mais a definio, abarcando tambm as corretoras de seguros, de cmbio, as instituies que promovem consrcios, e qualquer outra que capte recursos de terceiros. A Lei Complementar n 105/2001, que trata do sigilo bancrio, traz o rol das entidades que so consideradas instituies financeiras. So instituies financeiras, para os fins da LC 105, os bancos de qualquer espcie; distribuidoras de valores mobilirios; corretoras de
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 3 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 cmbio e de valores mobilirios; sociedades de crdito, financiamento e investimentos; sociedades de crdito imobilirio; administradoras de cartes de crdito; sociedades de arrendamento mercantil; administradoras de mercado de balco organizado; cooperativas de crdito; associaes de poupana e emprstimo; bolsas de valores e de mercadorias e futuros; entidades de liquidao e compensao; outras sociedades que, em razo da natureza de suas operaes, assim venham a ser consideradas pelo Conselho Monetrio Nacional. 1.2. Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional Agora que aprendemos o que o Sistema Financeiro Nacional e quais so as instituies financeiras, voltemos nosso estudo aos tipos penais trazidos pela lei. Esta parte, sem dvida, a mais importante para a sua prova, ok? Primeiramente, todos os crimes previstos nesta lei so prprios, apenas podendo ser praticados pelas pessoas previstas pelo art. 25.

Art. 25. So penalmente responsveis, nos termos desta lei, o controlador e os administradores de instituio financeira, assim considerados os diretores, gerentes. 1 Equiparam-se aos administradores de instituio financeira o interventor, o liquidante ou o sndico. O controlador aquele que tem poder de comando. Em geral o acionista que possui maior participao ou o scio que detm maior nmero de cotas, e geralmente ele conhecido como o dono do negcio. Os administradores so aqueles a quem concedido o poder de deciso na instituio. So os diretores e gerentes, que geralmente representam a instituio na conduo dos negcios.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 4 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 O interventor e o liquidante so figuras existentes nas normas especficas que tratam dos procedimentos de interveno e liquidao de instituies financeiras. Sndico era o nome dado ao responsvel pela conduo da falncia. Hoje esta figura chamada de administrador judicial. Decidi reproduzir os dispositivos legais e fazer comentrios sucintos, apenas para facilitar seu entendimento. Historicamente, as questes acerca desses crimes cobram muito pouco alm do que prescrito pela lei.

IMPRESSO OU PUBLICAO NO AUTORIZADAS Art. 2 Imprimir, reproduzir ou, de qualquer modo, fabricar ou pr em circulao, sem autorizao escrita da sociedade emissora, certificado, cautela ou outro documento representativo de ttulo ou valor mobilirio: Pena Recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem imprime, fabrica, divulga, distribui ou faz distribuir prospecto ou material de propaganda relativo aos papis referidos neste artigo. J vimos o que so os ttulos e valores mobilirios, no mesmo? Este crime praticado por quem cria fraudulentamente ou pe em circulao sem autorizao um documento que pretensamente representa um ttulo ou valor mobilirio. A mesma pena pode ser aplicada para aquele que produz material de divulgao do ttulo ou valor mobilirio falso.

DIVULGAO FALSA OU INCOMPLETA DE INFORMAO Art. 3 Divulgar informao falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituio financeira: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 5 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 H um enorme perigo na divulgao de informaes a respeito de instituies financeiras. Isso ocorre porque, como j expliquei, uma quebra de confiana na sade financeira da instituio pode provocar um colapso em todo o Sistema Financeiro.

GESTO FRAUDULENTA Art. 4 Gerir fraudulentamente instituio financeira: Pena - Recluso, de 3 (trs) a 12 (doze) anos, e multa. Pargrafo nico. Se a gesto temerria: Pena Recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Este tipo penal tosco. Na realidade, ele no tipifica nada, pois no h qualquer dispositivo legal ou regulamentar que explique o que significa gerir fraudulentamente. Apesar disso, a Jurisprudncia historicamente o tem aplicado, dando expresso significado relacionado prtica de atos fraudulentos, de ardil, embuste ou desfalque. A gesto temerria, por outro lado, praticada pelo administrador que no segue as regras de cautela. H entidades pblicas que compem o Sistema Financeiro Nacional e so responsveis por editar normas prudenciais, que devem ser obedecidas por todas as instituies financeiras. Essas instituies reguladoras so o Banco Central do Brasil (BC), a Comisso de Valores Mobilirios (CVM), a Superintendncia de Seguros Privados (Susep) e a Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (Previc).

APROPRIAO INDBITA E DESVIO DE RECURSOS Art. 5 Apropriar-se, quaisquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta lei, de dinheiro, ttulo, valor ou qualquer outro bem mvel de que tem a posse, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena qualquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta lei, que negociar direito, ttulo ou qualquer

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 6 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 outro bem mvel ou imvel de que tem a posse, sem autorizao de quem de direito. Em regra, quando os procedimentos de fiscalizao mostram que a instituio no est bem das pernas, as entidades reguladoras utilizam esses expedientes para intervir, assumir a conduo dos negcios e, em alguns casos, liquidar a instituio e retir-la do mercado. Se o controlador, os administradores, o interventor, o liquidante ou sndico se apropria, desvia ou negocia bem ou valor do qual tem a posse me razo do exerccio da funo, incorre neste crime.

SONEGAO DE INFORMAO Art. 6 Induzir ou manter em erro, scio, investidor ou repartio pblica competente, relativamente a operao ou situao financeira, sonegando-lhe informao ou prestando-a falsamente: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Mais uma vez estamos diante de uma conduta que pode pr em risco no s a instituio financeira, mas todo o sistema. Da mesma forma que a divulgao de informao falsa levar o pblico e os investidores a tomar decises erradas, a sonegao de informao a scios, investidores ou agentes pblicos pode prejudicar outras instituies, a populao e o Estado.

EMISSO, OFERECIMENTO OU NEGOCIAO IRREGULAR DE TTULOS OU VALORES MOBILIRIOS Art. 7 Emitir, oferecer ou negociar, de qualquer modo, ttulos ou valores mobilirios: I - falsos ou falsificados; II - sem registro prvio de emisso junto autoridade competente, em condies divergentes das constantes do registro ou irregularmente registrados; III - sem lastro ou garantia suficientes, nos termos da legislao;

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 7 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 IV - sem autorizao prvia da autoridade competente, quando legalmente exigida: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Para negociar ttulos ou valores mobilirios, necessrio que a sociedade proceda abertura de capital. Esse procedimento bastante complexo, e deve seguir uma srie de exigncias legais, alm dos regulamentos da Comisso de Valores Mobilirios. Se esses procedimentos no forem seguidos ou os ttulos ou valores forem emitidos em desacordo com essas normas, o agente incorrer no crime em estudo.

EXIGNCIA PERMITIDA

DE

REMUNERAO

ALM

DA

LEGALMENTE

Art. 8 Exigir, em desacordo com a legislao, juro, comisso ou qualquer tipo de remunerao sobre operao de crdito ou de seguro, administrao de fundo mtuo ou fiscal ou de consrcio, servio de corretagem ou distribuio de ttulos ou valores mobilirios: Pena - Recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Os servios de intermediao financeira no podem ser realizados por qualquer pessoa. As instituies financeiras somente podem operar no mercado com autorizao das entidades reguladoras que foram mencionadas. Alm da interveno de pessoas no autorizadas, tambm comete este crime aquele que autorizado a operar no mercado, mas no respeita os limites estabelecidos pela lei e pelos regulamentos. Geralmente as instituies financeiras so autorizadas a operar carteiras especficas. Se uma empresa autorizada a comercializar seguros, por exemplo, no pode operar no mercado de cmbio.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 8 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 FRAUDE FISCALIZAO OU AO INVESTIDOR Art. 9 Fraudar a fiscalizao ou o investidor, inserindo ou fazendo inserir, em documento comprobatrio de investimento em ttulos ou valores mobilirios, declarao falsa ou diversa da que dele deveria constar: Pena - Recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. Esta uma modalidade mais especfica de fraude. Neste crime o fraudador ilude o investidor ou o fiscalizador (BC, CVM, Susep, Previc, etc.) mediante insero de declarao falsa ou diferente da que deveria constar nos processos.

DOCUMENTOS CONTBEIS FALSOS OU INCOMPLETOS Art. 10. Fazer inserir elemento falso ou omitir elemento exigido pela legislao, em demonstrativos contbeis de instituio financeira, seguradora ou instituio integrante do sistema de distribuio de ttulos de valores mobilirios: Pena - Recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. Este mais um crime relacionado fraude. A legislao e os regulamentos so muito detalhados e rigorosos acerca da prestao de contas das instituies financeiras. Todos os anos ela precisam elaborar, enviar s instituies reguladoras e publicar diversos relatrios e demonstraes contbeis. A necessidade de controle explicada pelo j mencionado risco sistmico. Da o rigor de na punio daquele que falseia demonstrativos contbeis instituio financeira, seja inserindo

elemento falso, seja omitindo elemento exigido.

CONTABILIDADE PARALELA Art. 11. Manter ou movimentar recurso ou valor paralelamente contabilidade exigida pela legislao: Pena - Recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 9 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Este o famoso caixa dois, ou seja, a movimentao ilcita de recursos da entidade sem o devido registro. Este tipo de prtica no s mascara a sade financeira da empresa, como tambm ilude a administrao tributria.

OMISSO DE INFORMAES Art. 12. Deixar, o ex-administrador de instituio financeira, de apresentar, ao interventor, liquidante, ou sndico, nos prazos e condies estabelecidas em lei as informaes, declaraes ou documentos de sua responsabilidade: Pena - Recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. A partir do momento em que decretada a interveno ou liquidao extrajudicial da instituio financeira, o ente regulador assume a conduo da empresa. O ex-administrador no pode, portanto, deixar de prestar informaes ou entregar documentos ao sndico, interventor ou liquidante. Para evitar esse tipo de situao, geralmente os atos que decretam as liquidaes, intervenes ou a prpria falncia so editados logo cedo pela manh, no momento em que o sndico, interventor ou liquidante j est na porta da instituio. Publicado o ato, o agente j entra e se estabelece, evitando que os administradores destruam qualquer tipo de evidncia.

DESVIO DE BEM INDISPONVEL Art. resultante 13. Desviar de bem alcanado pela indisponibilidade legal liquidao extrajudicial ou falncia de interveno,

instituio financeira. Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. Na mesma pena incorra o interventor, o liquidante ou o sndico que se apropriar de bem abrangido pelo caput deste artigo, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 10 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Os procedimentos de liquidao extrajudicial guardam muitas semelhanas com a falncia. O liquidante nomeado responsvel por verificar o patrimnio da instituio financeira e alien-lo para saldar as dvidas com os credores. Se o liquidante ou interventor desviar esses bens, incorrer em crime contra o sistema financeiro.

APRESENTAO DE DECLARAO OU RECLAMAO FALSA Art. 14. Apresentar, em liquidao extrajudicial, ou em falncia de instituio financeira, declarao de crdito ou reclamao falsa, ou juntar a elas ttulo falso ou simulado: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Pargrafo nico. Na mesma pena incorre o ex-administrador ou falido que reconhecer, como verdadeiro, crdito que no o seja. Mais uma vez tratamos dos procedimentos de liquidao extrajudicial e de falncia. Declarao de crdito um ttulo que comprova que a pessoa fsica ou jurdica credora da massa liquidanda (ou falida). J a reclamao no definida pela Lei n 6.024/1974, que trata da liquidao extrajudicial, e nem pela Lei n 11.101/2005 (Lei de Falncias e Recuperao). H outro crime muito semelhante, tipificado pela Lei de Falncias. A nica diferena que naquela norma a conduta prevista no abrange o procedimento de liquidao extrajudicial. A pena prevista na Lei n 7.492/1986 tambm mais severa.

MANIFESTAO FALSA Art. 15. Manifestar-se falsamente o interventor, o liquidante ou o sndico, respeito de assunto relativo a interveno, liquidao extrajudicial ou falncia de instituio financeira: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 11 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Essas pessoas tm grande responsabilidade com relao ao pagamento dos credores da massa liquidanda ou falida, e uma informao falsa dada por um deles pode causar enorme prejuzo.

OPERAO DESAUTORIZADA DE INSTITUIO FINANCEIRA Art. 16. Fazer operar, sem a devida autorizao, ou com autorizao obtida mediante declarao falsa, instituio financeira, inclusive de distribuio de valores mobilirios ou de cmbio: Pena - Recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Este o crime praticado por aquele que, no intuito de obter autorizao para o funcionamento de instituio financeira, presta informaes falsas. Esta autorizao, como j vimos, precisa ser concedida pelas entidades que regulam o mercado. Um banco, por exemplo, no pode funcionar sem que tenha autorizao prvia e especfica do Banco Central. O procedimento bastante rigoroso, e leva em considerao no s o capital a ser empregado na atividade, mas tambm o currculo, idoneidade e competncia dos gestores. No mesmo crime incorre aquele que, sem autorizao, opera no mercado financeiro.

EMPRSTIMO

ADMINISTRADORES

OU

PARENTES

DISTRIBUIO DISFARADA DE LUCROS Art. 17. Tomar ou receber, qualquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta lei, direta ou indiretamente, emprstimo ou adiantamento, ou deferi-lo a controlador, a administrador, a membro de conselho estatutrio, aos respectivos cnjuges, aos ascendentes ou descendentes, a parentes na linha colateral at o 2 grau, consanguneos ou afins, ou a sociedade cujo controle seja por ela exercido, direta ou indiretamente, ou por qualquer dessas pessoas: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 12 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem: I - em nome prprio, como controlador ou na condio de administrador da sociedade, conceder ou receber adiantamento de honorrios, remunerao, salrio ou qualquer outro pagamento, nas condies referidas neste artigo; II - de forma disfarada, promover a distribuio ou receber lucros de instituio financeira. A conduta tpica aqui a tomada ou recebimento de emprstimo ou adiantamento, ou sua concesso. Tambm pratica o crime aquele que concede emprstimo ou adiantamento a controlador, administrador ou membro de conselho estatutrio. Obviamente a lei expandiu um pouco esse crculo, para evitar que os emprstimos ou adiantamentos sejam concedidos tambm aos cnjuges, ascendentes, descendentes, e parentes na linha colateral at o 2 grau, consanguneos ou afins, dessas pessoas. No vou entrar em detalhes acerca das regras de determinao de parentesco do Direito Civil, mas perceba que o dispositivo no limita o grau de parentesco dos ascendentes e descentes. Esto includos, portanto, os pais, avs, bisavs, e assim por diante, bem como os filhos, netos, bisnetos, etc. Na linha colateral h a limitao de parentesco at o 2 grau. Esto includos, portanto, apenas os irmos. Por ltimo, o dispositivo tipifica tambm a concesso de emprstimos a sociedade controlada pelas pessoas mencionadas. Os inciso I tipifica tambm a conduta do controlador ou administrador que concede ou recebe adiantamentos de remunerao, independentemente de serem honorrios, salrios, ou outro tipo, enquanto o inciso II criminaliza a distribuio ou recebimento disfarado de lucros. ATENO!!! J houve discusso acerca da possibilidade deste crime ser absorvido pelo de gesto temerria, quando forem praticados numa s ao e originados de uma s transao bancria. O STJ j se
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 13 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 pronunciou no sentido de que, neste caso, o agente deve ser processado pelos dois crimes em concurso formal, pois os dois tipos penais protegem bens jurdicos diferentes.

VIOLAO DE SIGILO BANCRIO Art. 18. Violar sigilo de operao ou de servio prestado por instituio financeira ou integrante do sistema de distribuio de ttulos mobilirios de que tenha conhecimento, em razo de ofcio: Pena - Recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Esta uma conduta muito grave. A divulgao de

informaes bancrias pode trazer enormes prejuzos segurana daquele cujas informaes so violadas. O Complementar sigilo n bancrio 105/2001. tratado lei especificamente a pela Lei das Esta determina obrigao

instituies financeiras de manter em sigilo suas operaes ativas e passivas, e traz tambm o rol das entidades que so consideradas instituies financeiras, mas apenas para fins de sigilo.

OBTENO FRAUDULENTA DE FINANCIAMENTO Art. 19. Obter, mediante fraude, financiamento em instituio financeira: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime cometido em detrimento de instituio financeira oficial ou por ela credenciada para o repasse de financiamento. O perigo da obteno fraudulenta de financiamento a enorme possibilidade de calote. A exposio das instituies financeiras a riscos demasiados prejudica todo o sistema, como j mencionamos. Alm disso, o clculo do risco ao qual a instituio est exposta subsidia a poltica de juros. Este tipo de fraude, ao menos em teoria, faz com que os juros praticados pela instituio subam.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 14 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 O aumento de pena no caso de o crime ser cometido contra instituio oficial se justifica porque essas instituies operam linhas de crdito subsidiadas por recursos pblicos. caso, por exemplo, do financiamento imobilirio da Caixa Econmica Federal, que utiliza recursos oriundos do FGTS, ou de certos financiamentos do Banco do Brasil, que utilizam recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Voc percebeu que o sentido deste dispositivo fica comprometido quando lembrados do teor do art. 25? Se os crimes previstos nesta lei somente podem ser praticados pelo controlador, administradores, interventor, liquidante ou sndico, este crime apenas seria possvel se essas pessoas obtivessem financiamento de forma fraudulenta. Essa situao se repente com relao a outros dispositivos... APLICAO IRREGULAR DE FINANCIAMENTO Art. 20. Aplicar, em finalidade diversa da prevista em lei ou contrato, lo: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Utilizarei como exemplo o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), administrado pela Caixa Econmica Federal. Por meio do PMCMV, so utilizados recursos pblicos para subsidiar financiamentos imobilirios concedidos a famlias em determinada faixa de renda. Incorre no crime em estudo quem apresenta documentao falsa, de forma a utilizar os recursos para finalidade diferente da compra de imvel para a famlia. recursos provenientes de financiamento concedido por instituio financeira oficial ou por instituio credenciada para repass-

FALSA IDENTIDADE Art. 21. Atribuir-se, ou atribuir a terceiro, falsa identidade, para realizao de operao de cmbio: Pena - Deteno, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 15 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem, para o mesmo fim, sonega informao que devia prestar ou presta informao falsa. A identificao das pessoas envolvidas nas operaes de cmbio muito importante para evitar a lavagem de dinheiro. Por isso a apresentao de falsa identidade tipificada de forma autnoma.

EVASO DE DIVISAS Art. 22. Efetuar operao de cmbio no autorizada, com o fim de promover evaso de divisas do Pas: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem, a qualquer ttulo, promove, sem autorizao legal, a sada de moeda ou divisa para o exterior, ou nele mantiver depsitos no declarados repartio federal competente. Este tipo exige finalidade especfica. No basta que o agente opere no mercado de cmbio de forma no autorizada. necessrio ainda que ele o faa para promover a evaso de divisas. Esta consiste na retirada de valores do pas sem observar os procedimentos adequados. Este crime considerado norma penal em branco, pois cabe ao Poder Executivo regular e planificar a poltica cambial, estabelecendo os limites, condies e a forma de sada de divisas do pas. A Lei n 4.595/1964 confere essas atribuies ao Banco Central e ao Conselho Monetrio Nacional. A Lei n 9.069/1995 estabelece em seu art. 65 condutas relacionadas evaso de divisas. Voc no precisa memorizar este dispositivo, pois esta lei no est no programa do seu concurso, mas importante que voc leia para compreender melhor o regramento a que est sujeita a entrada e sada de valores pecunirios no pas.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 16 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09
Art. 65. O ingresso no Pas e a sada do Pas, de moeda nacional e estrangeira sero processados exclusivamente atravs de transferncia bancria, cabendo ao estabelecimento bancrio a perfeita identificao do cliente ou do beneficirio. 1 Excetua-se do disposto no caput deste artigo o porte, em espcie, dos valores: I - quando em moeda nacional, at R$ 10.000,00 (dez mil reais); II - quando em moeda estrangeira, o equivalente a R$ 10.000,00 (dez mil reais); III - quando comprovada a sua entrada no Pas ou sua sada do Pas, na forma prevista na regulamentao pertinente. 2 O Conselho Monetrio Nacional, segundo diretrizes do Presidente da Repblica, regulamentar o disposto neste artigo, dispondo, inclusive, sobre os limites e as condies de ingresso no Pas e sada do Pas da moeda nacional. 3 A no observncia do contido neste artigo, alm das sanes penais previstas na legislao especfica, e aps o devido processo legal, acarretar a perda do valor excedente dos limites referidos no 1 deste artigo, em favor do Tesouro Nacional.

PREVARICAO FINANCEIRA Art. 23. Omitir, retardar ou praticar, o funcionrio pblico, contra disposio expressa de lei, ato de ofcio necessrio ao regular funcionamento do sistema financeiro nacional, bem como a preservao dos interesses e valores da ordem econmico-financeira: Pena - Recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. A diferena deste crime para o de prevaricao o contedo do ato de ofcio que omitido, retardado ou praticado contra disposio legal. Como exemplo, posso comentar certos atos dos funcionrios das instituies financeiras oficiais. Se o chefe da Auditoria Interna do BNDES, por exemplo, deixa de emitir os relatrios de sua responsabilidade, incorrer no crime em estudo.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 17 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Lembre-se de que, para fins penais, o conceito de funcionrio pblico deve ser tomado de forma ampla, englobando tambm os empregados das estatais. 1.3. Procedimento Criminal

Art. 25. So penalmente responsveis, nos termos desta lei, o controlador e os administradores de instituio financeira, assim considerados os diretores, gerentes. 1 Equiparam-se aos administradores de instituio financeira o interventor, o liquidante ou o sndico. 2 Nos crimes previstos nesta Lei, cometidos em quadrilha ou coautoria, o coautor ou partcipe que atravs de confisso espontnea revelar autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa ter a sua pena reduzida de um a dois teros. (Includo pela Lei n 9.080, de 19.7.1995) Este dispositivo determina que so penalmente responsveis quanto aos crimes tipificados nesta lei o controlador e os administradores da instituio financeira. O interventor, o liquidante e o sndico (administrador judicial) so equiparados aos administradores. Os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, portanto, so prprios, apenas podendo ser praticado por essas pessoas. O 2 trata de hiptese de delao premiada. O coautor ou partcipe pode ter sua pena reduzida de um a dois teros, caso releve toda a trama delituosa. Perceba que aqui h a necessidade de o delator revelar uma informao bastante completa acerca do crime no qual est envolvido.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 18 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09

O coautor ou partcipe em crime contra o Sistema Financeiro Nacional pode ser beneficiado pela delao premiada, caso revele autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa, sendo possvel a reduo de sua pena de um a dois teros.

Art. 26. A ao penal, nos crimes previstos nesta lei, ser promovida pelo Ministrio Pblico Federal, perante a Justia Federal. Esta regra muito importante para sua prova. A competncia para julgamento de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional da Justia Federal, por meio de ao penal pblica, oferecida pelo Ministrio Pblico Federal. Atualmente a Justia Federal conta com varas especializadas neste tipo de crime, cuja existncia amplamente discutida pela Doutrina. A Jurisprudncia, contudo, vem chancelando a possibilidade de sua criao.

Art. 27. Quando a denncia no for intentada no prazo legal, o ofendido poder representar ao Procurador-Geral da Repblica, para que este a oferea, designe outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la ou determine o arquivamento das peas de informao recebidas. Vrios autores interpretam este dispositivo no sentido da impossibilidade de o ofendido intentar a ao penal privada subsidiria da pblica. Eu particularmente no vejo muito sentido nisto, pois o direito de intentar a ao penal privada subsidiria da pblica direito assegurado pela Constituio (art. 5, LXI) ao ofendido, diante da desdia do Ministrio Pblico. A lei concede ao ofendido, portanto, o direito de representar ao Procurador-Geral da Repblica quando a denncia no for oferecida no
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 19 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 prazo legal, mas isso no significa que a ao penal privada subsidiria no pode ser ajuizada.

Os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional so de ao penal pblica incondicionada, e de competncia da Justia Federal.

Art. 28. Quando, no exerccio de suas atribuies legais, o Banco Central do Brasil ou a Comisso de Valores Mobilirios - CVM, verificar a ocorrncia de crime previsto nesta lei, disso dever informar ao Ministrio Pblico Federal, enviando-lhe os documentos necessrios comprovao do fato. Pargrafo nico. A conduta de que trata este artigo ser observada pelo interventor, liquidante ou sndico que, no curso de interveno, liquidao extrajudicial ou falncia, verificar a ocorrncia de crime de que trata esta lei. O procedimento investigativo relacionado aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional muito complexo. Pode ser necessria a atuao de peritos especializados em Contabilidade, Economia, etc. Por essa razo, mais comum que as entidades reguladoras identifiquem e investiguem as irregularidades antes mesmo de a Polcia Federal ter qualquer notcia do cometimento de crime. Nesse sentido a obrigao de o BC e a CVM, no momento em que identificarem a conduta criminosa, informarem o Ministrio Pblico a respeito. Por interpretao sistemtica, acredito que seja razovel estender a obrigao tambm Susep e Previc. Quanto aos procedimentos de liquidao extrajudicial, interveno e falncia, o primeiro relatrio elaborado pelo interventor,

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 20 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 liquidante ou administrador judicial tem o condo de identificar condutas possivelmente criminosas praticadas pelos administradores. Este relatrio sempre enviado ao MPF pra subsidiar eventuais investigaes.

Art. 30. Sem prejuzo do disposto no art. 312 do Cdigo de Processo Penal, aprovado pelo Decreto-lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941, a priso preventiva do acusado da prtica de crime previsto nesta lei poder ser decretada em razo da magnitude da leso causada. Apesar da redao do dispositivo dar a entender que a priso preventiva possa ser decretada apenas em razo da magnitude da leso causada pelo agente criminoso, a Doutrina majoritria entende que ela no pode ser o nico parmetro para a adoo dessa medida cautelar. A Jurisprudncia acompanha esse posicionamento. Encontrei o posicionamento em alguns julgados de Tribunais Regionais Federais. Se a magnitude da leso fosse o nico parmetro considerado, a priso preventiva assumiria carter punitivo, e no acautelatrio. 2. LEI N 8.137/1990 E ALTERAES (CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA, ECONMICA E OUTRAS RELAES DE CONSUMO) 2.1. Dos crimes contra a ordem tributria 2.1.1. Dos crimes praticados por particulares

Art. 1 Constitui crime contra a ordem tributria suprimir ou reduzir tributo, ou contribuio social e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: (Vide Lei n 9.964, de 10.4.2000) Este um dos dispositivos mais cobrados em provas. O crime contra a ordem tributria consiste na supresso ou reduo de tributo, mediante uma das condutas previstas nos arts. 1 e 2. A redao do caput tornou-se tecnicamente imprecisa, pois menciona a supresso ou reduo de tributo ou contribuio social, sendo
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 21 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 que hoje pacfico na Doutrina que as contribuies sociais so espcies do gnero tributo, que comporta ainda os impostos, taxas, contribuies de melhoria e emprstimos compulsrios. Vejamos agora s condutas tpicas do art. 1.

I - omitir informao, ou prestar declarao falsa s autoridades fazendrias; II - fraudar a fiscalizao tributria, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operao de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal; III - falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo operao tributvel; IV - elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato; V - negar ou deixar de fornecer, quando obrigatrio, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestao de servio, efetivamente realizada, ou fornec-la em desacordo com a legislao. Pena - recluso de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. Perceba tributrios. Em geral, as pessoas jurdicas tm o dever de manter livros contbeis, com registros detalhados de todas as transaes realizadas. Alm disso, h tambm documentos que precisam ser emitidos a cada compra, venda ou prestao de servios: notas fiscais, duplicadas, cupons fiscais, notas de venda, etc. Caso o contribuinte no emita esses documentos ou no registre adequadamente as transaes, incorrer nas condutas previstas nos incisos II, III, IV e V. O inciso I diz respeito obrigao de o contribuinte prestar informaes autoridade fazendria. Essa obrigatoriedade se manifesta
Prof Paulo Guimares

que

essas

condutas

esto

relacionadas

ao

descumprimento de obrigaes estabelecidas pelas leis e regulamentos

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 22 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 tanto nas declaraes prestadas periodicamente aos rgos fazendrios, quanto s situaes de fiscalizao e auditoria, situao na qual o fiscal tributrio pode requisitar informaes ao contribuinte. Vejamos agora as condutas previstas no art. 2.

Art. 2 Constitui crime da mesma natureza: I - fazer declarao falsa ou omitir declarao sobre rendas, bens ou fatos, ou empregar outra fraude, para eximir-se, total ou parcialmente, de pagamento de tributo; II - deixar de recolher, no prazo legal, valor de tributo ou de contribuio social, descontado ou cobrado, na qualidade de sujeito passivo de obrigao e que deveria recolher aos cofres pblicos; III - exigir, pagar ou receber, para si ou para o contribuinte beneficirio, qualquer percentagem sobre a parcela dedutvel ou deduzida de imposto ou de contribuio como incentivo fiscal; IV - deixar de aplicar, ou aplicar em desacordo com o estatudo, incentivo fiscal ou parcelas de imposto liberadas por rgo ou entidade de desenvolvimento; V - utilizar ou divulgar programa de processamento de dados que permita ao sujeito passivo da obrigao tributria possuir informao contbil diversa daquela que , por lei, fornecida Fazenda Pblica. Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. O inciso I trata especificamente das declaraes de rendas, bens e fatos. O agente que falseia ou omite informaes que deveriam constar nessas declaraes comete crime contra a ordem tributria. O exemplo fica por conta da famosa Declarao do Imposto de Renda, por meio da qual o contribuinte declara Receita Federal todos os valores que recebeu no ano anterior, bem como detalhes acerca de seu patrimnio. H uma srie de outras declaraes que devem ser prestadas pelas pessoas jurdicas, como, por exemplo, a declarao de recolhimento do ICMS, por meio da qual o contribuinte declara as vendas de
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 23 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09
duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo operao tributvel; contribuinte ou deduzida beneficirio, de imposto qualquer ou de percentagem sobre a parcela dedutvel contribuio como incentivo fiscal; Elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato; Deixar de aplicar, ou aplicar em desacordo com o estatudo, incentivo entidade de desenvolvimento; Negar ou deixar de fornecer, quando obrigatrio, nota equivalente, mercadoria ou fiscal ou documento a venda de de prestao servio, relativa Utilizar ou divulgar programa de fiscal ou parcelas de imposto liberadas por rgo ou

processamento de dados que permita ao sujeito passivo da obrigao tributria possuir Pblica. Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. informao contbil diversa daquela que , por lei, fornecida Fazenda

efetivamente realizada, ou fornec-la em desacordo com a legislao. Pena - recluso de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

As seguintes circunstncias agravantes, previstas pela Lei n 8.137/1990, podem agravar as penas de um tero metade: Ocasionar grave dano coletividade; Ser o crime cometido por servidor pblico no exerccio de suas funes lembre-se de que essas circunstncias agravantes apenas se aplicam aos crimes cometidos por particulares. Se estes crimes forem praticados por funcionrio pblico, estar presente a circunstncia crimes que agravante. somente Mais podem adiante ser veremos os por praticados

funcionrios pblicos, e nesse caso a condio do agente j elementar do crime e, portanto, no pode agravar a pena; Ser o crime praticado em relao prestao de servios ou ao comrcio de bens essenciais vida ou sade.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 25 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Quero chamar sua ateno para as implicaes nos crimes contra a ordem tributria trazidas pela Lei n 9.964/2000, que instituiu o Programa de Recuperao Fiscal (Refis). Esse programa tem por finalidade a regularizao dos dbitos das pessoas jurdicas com a Unio. A pretenso punitiva do Estado quanto aos crimes dos arts. 1 e 2 ser suspensa quando a pessoa jurdica relacionada com o agente dos crimes estiver includa no Refis. Essa suspenso, todavia, s pode ocorrer se o devedor tiver entrado no Refis antes do oferecimento da denncia criminal. Se a pessoa jurdica includa no Refis honrar o parcelamento e efetuar o pagamento integral dos dbitos, haver extino da punibilidade.

Smula Vinculante n 24, do Supremo Tribunal Federal No se tipifica crime material contra a ordem tributria, previsto no art. 1, incisos I a IV, da Lei n 8.137/90, antes do lanamento definitivo do tributo. Crimes materiais so aqueles que so consumados apenas com a ocorrncia do resultado previsto pelo tipo penal. No basta a ao ou omisso do agente, mas necessrio tambm que o resultado intentado seja alcanado. Caso o resultado no faa parte do tipo penal, estaremos diante de um crime formal, que pode se consumar apenas com a conduta do agente. Os crimes previstos no art. 1, I a IV, so crimes materiais, e somente se aperfeioam com o lanamento definitivo do tributo, pois esse o procedimento legtimo para atestar que houve supresso ou reduo do tributo. Somente a partir do lanamento, que ato privativo
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 26 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 da autoridade fiscal, surge para o Estado a pretenso de constranger o sujeito passivo ao pagamento. Por outro lado, os crimes previstos no art. 1, V (negar ou deixar de fornecer nota fiscal ou documento equivalente) e no art. 2 so crimes formais. Isso significa dizer que a supresso ou reduo do tributo no essencial sua consumao. Estes crimes, portanto, se consumam independentemente do lanamento definitivo do tributo. 2.1.2. Dos crimes praticados por funcionrios

pblicos

Art. 3 Constitui crime funcional contra a ordem tributria, alm dos previstos no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal (Ttulo XI, Captulo I): I - extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razo da funo; soneg-lo, ou inutiliz-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social; II - exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de iniciar seu exerccio, mas em razo dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social, ou cobr-los parcialmente. Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. III - patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Os crimes cometidos por funcionrio pblico so apenas esses trs. Perceba que cada um deles tem um correspondente no Cdigo Penal. O crime do inciso I lembra muito o de extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento (art. 314 do CP). A diferena
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 27 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 que o crime previsto no inciso I adiciona um resultado como naturalstico: acarretar pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social. J o crime do inciso II tem relao com o crime de concusso (art. 316 do CP) e o de corrupo passiva (art. 317 do CP). A diferena agora ser a exigncia de finalidade especfica do agente: para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social, ou cobr-los parcialmente. O inciso III, por sua vez, lembra bastante o crime de advocacia administrativa (art. 321 do CP), apenas substituindo a expresso administrao pblica por administrao fazendria. Lembre-se dessas diferenas, ok? No h crime funcional contra a ordem tributria que no mencione tributos ou a Administrao Fazendria! J 2.1.3. Da extino da punibilidade O art. 14 da Lei n 8.137/1990 originalmente previa a extino da punibilidade nos crimes contra a ordem tributria se o agente pagasse sua dvida com o Fisco antes do recebimento da denncia. Esse dispositivo, entretanto, foi revogado pela Lei n 8.383/1991. A Lei n 9.249/1995 posteriormente reestabeleceu a regra de extino da punibilidade, e continua em vigor at hoje. Chamo sua ateno para o fato de que, se houver o recebimento da denncia, essa hiptese de extino no ser mais possvel. 2.1.4. Da pena de multa Acerca da pena multa, a Lei n 8.137/1990 traz regras especficas para o clculo. Chamo sua ateno especial para o art. 10,

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 28 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 que confere ao juiz a faculdade de aumentar ou diminuir a multa em funo do ganho obtido pelo ru com o crime da sua situao econmica.

Art. 8 Nos crimes definidos nos arts. 1 a 3 desta lei, a pena de multa ser fixada entre 10 (dez) e 360 (trezentos e sessenta) diasmulta, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime. Pargrafo nico. O dia-multa ser fixado pelo juiz em valor no inferior a 14 (quatorze) nem superior a 200 (duzentos) Bnus do Tesouro Nacional BTN. Art. 10 Caso o juiz, considerado o ganho ilcito e a situao econmica do ru, verifique a insuficincia ou excessiva onerosidade das penas pecunirias previstas nesta lei, poder diminu-las at a dcima parte ou elev-las ao dcuplo.

2.1.5. Da delao premiada Art. 16. Qualquer pessoa poder provocar a iniciativa do Ministrio Pblico nos crimes descritos nesta lei, fornecendo-lhe por escrito informaes sobre o fato e a autoria, bem como indicando o tempo, o lugar e os elementos de convico. Pargrafo nico. Nos crimes previstos nesta Lei, cometidos em quadrilha ou coautoria, o coautor ou partcipe que atravs de confisso espontnea revelar autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa ter a sua pena reduzida de um a dois teros. Qualquer pessoa pode trazer informaes diretamente ao Ministrio Pblico a respeito dos crimes contra a ordem tributria. Perceba que no necessrio que haja inqurito policial ou qualquer outra atuao da Polcia. O Ministrio Pblico goza de poderes prprios de investigao e pode subsidiar o oferecimento da ao penal com informaes obtidas por outros meios.
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 29 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 O pargrafo nico traz a nossa j conhecida delao premiada. A reduo de pena aplicvel neste caso de um a dois teros, e deve ser concedida ao agente que espontaneamente relevar toda a trama delituosa. Os crimes contra a ordem tributria so de ao penal pblica incondicionada, devendo a representao fiscal ser encaminhada pela autoridade fazendria ao Ministrio Pblico quando houver a constituio definitiva do crdito tributrio. Isso significa que, se o sujeito passivo de tributo questionar na esfera administrativa a exigncia do tributo, a representao fiscal somente pode ser enviada ao Ministrio Pblico aps a deciso administrativa definitiva.

DELAO PREMIADA A pena do agente que espontaneamente relevar autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa ser reduzida de um a dois teros.

2.2. Dos crimes contra a ordem econmica Nestes crimes, o bem jurdico tutelado a ordem

econmica, que deve ser entendida como o sistema que contempla a produo e comercializao de bens materiais, que podem ser avaliados e negociados. A manuteno da boa ordem econmica de interesse de toda a sociedade, pois todos possuem bens e direitos que, de uma forma ou de outra, circulam por meio das trocas econmicas. Segundo a
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 30 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Constituio de 1988, a ordem econmica tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social. A Constituio determina, ainda, em seu art. 173, 4, que a lei reprimir o abuso do poder econmico que vise dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e ao aumento arbitrrio dos lucros. Da as sanes severas que veremos mais adiante. Estes crimes, assim como os crimes contra a ordem tributria, so de ao penal pblica incondicionada.

Art. 4 Constitui crime contra a ordem econmica: I - abusar do poder econmico, dominando o mercado ou eliminando, total ou parcialmente, a concorrncia mediante qualquer forma de ajuste ou acordo de empresas; II - formar acordo, convnio, ajuste ou aliana entre ofertantes, visando: a) fixao artificial de preos ou quantidades vendidas ou produzidas; b) ao controle regionalizado do mercado por empresa ou grupo de empresas; c) ao controle, em detrimento da concorrncia, de rede de distribuio ou de fornecedores. Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa. O inciso I criminaliza a conduta de quem, de forma genrica, abusa do poder econmico. muito difcil definir esse abuso, mas podemos dizer que ele ocorre quando o detentor do poder econmico de alguma forma o utiliza para prejudicar os consumidores que atenta e seus a concorrentes, praticando conduta desleal, contra

competitividade. O dumping uma prtica lesiva concorrncia que consiste na operao de uma empresa abaixo das condies habituais de mercado, com a finalidade de eliminar. Seria o caso, por exemplo, de um grande fabricante de sapatos que decide comear a operar em uma nova
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 31 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 localidade vendendo abaixo do preo de custo por um tempo, forando os concorrentes menores a quebrar. A Lei n 8.137/1990 punia o especificamente quem praticava dumping. Apesar de hoje no haver mais dispositivo especfico sobre o assunto, em alguns casos pode ser possvel enquadrar a conduta no inciso I do art. 4. J o inciso II criminaliza a conduta bastante conhecida por todos ns: a formao de cartel. Esta conduta antieconmica ocorre quando empresrios se unem para dividir entre si o mercado, ajustando os preos a serem praticados, as quantidades de mercadorias que sero produzidas e comercializadas, o controle de redes de fornecedores ou o controle do mercado por regies. H cartel, por exemplo, quando empresas comerciais do mesmo ramo combinam que cada uma abrir lojas em determinadas reas da cidade, ou quando vrios donos de postos de gasolina combinam um preo de tabela a ser praticado por todos. O cartel crime de mera conduta. No necessrio que o grupo efetivamente consiga o que pretende, mas somente que se rena e faa o acordo. Ateno! O monoplio ocorre quando apenas uma pessoa capaz de fornecer determinado bem ou servio em certa localidade. A constituio de monoplio, por si s, no crime. Cabe ao poder pblico, todavia, desenvolver mecanismos de forma a incentivar a concorrncia ou, quando isso no for possvel, limitar os preos praticados pelo monopolista.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 32 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09

DUMPING J foi, no passado, criminalizado especificamente pela Lei n 8.137/1990, mas hoje no mais; CARTEL crime previsto no art. 4, II; MONOPLIO No crime.

2.3. Dos crimes contra as relaes de consumo Esta parte da Lei n 8.137/1990 aparece pouco em provas. Eu sempre costumo dizer que esse tipo de assunto pode ser o seu diferencial, pois se aparecer uma questo sobre este tema, muita gente vai errar. A defesa do consumidor dever do Estado, assegurada pela Constituio de 1988 em seu art. 5, XXXII. A lei em estudo, bem como o prprio Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990) surgem para garantir eficcia ao dispositivo constitucional, regulando as relaes de consumo e criminalizando certas condutas lesivas aos interesses dos consumidores. As relaes de consumo so protegidas enquanto bem jurdico imaterial, supra-individual e difuso. Os bens jurdicos relacionados a cada consumidor especificamente so secundrios. As normas penais tm por objetivo proteger principalmente a integridade da relao de consumo e a adequao da informao dada pelo fornecedor ao consumidor.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 33 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Art. 7 Constitui crime contra as relaes de consumo: I - favorecer ou preferir, sem justa causa, comprador ou fregus, ressalvados os sistemas de entrega ao consumo por intermdio de distribuidores ou revendedores; II - vender ou expor venda mercadoria cuja embalagem, tipo, especificao, oficial; III - misturar gneros e mercadorias de espcies diferentes, para vend-los ou exp-los venda como puros; misturar gneros e mercadorias de qualidades desiguais para vend-los ou exp-los venda por preo estabelecido para os demais mais alto custo; IV - fraudar preos por meio de: a) alterao, sem modificao essencial ou de qualidade, de elementos tais como denominao, sinal externo, marca, embalagem, especificao tcnica, descrio, volume, peso, pintura ou acabamento de bem ou servio; b) diviso em partes de bem ou servio, habitualmente oferecido venda em conjunto; c) juno de bens ou servios, comumente oferecidos venda em separado; d) aviso de incluso de insumo no empregado na produo do bem ou na prestao dos servios; V - elevar o valor cobrado nas vendas a prazo de bens ou servios, mediante a exigncia de comisso ou de taxa de juros ilegais; VI - sonegar insumos ou bens, recusando-se a vend-los a quem pretenda compr-los nas condies publicamente ofertadas, ou ret-los para o fim de especulao; VII - induzir o consumidor ou usurio a erro, por via de indicao ou afirmao falsa ou enganosa sobre a natureza, qualidade do bem ou servio, utilizando-se de qualquer meio, inclusive a veiculao ou divulgao publicitria;
Prof Paulo Guimares

peso

ou

composio

esteja

em

desacordo

com

as

prescries legais, ou que no corresponda respectiva classificao

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 34 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 corresponda respectiva classificao oficial; III misturar gneros e

mercadorias de espcies diferentes, para vend-los ou exp-los venda como puros; misturar gneros e mercadorias de qualidades desiguais para vend-los ou explos venda por preo estabelecido para os demais mais alto custo; IX - vender, ter em depsito para vender ou expor venda ou, de qualquer forma, entregar matriaprima ou mercadoria, em condies imprprias ao consumo. Ainda tratando deste tema, quero chamar sua ateno para o disposto no pargrafo nico do art. 11, que traz disposio acerca da situao em que o fabricante estabelece ou sugere o preo de venda a ser praticado pelo comerciante.

Pargrafo nico. Quando a venda ao consumidor for efetuada por sistema de entrega ao consumo ou por intermdio de outro em que o preo ao consumidor estabelecido ou sugerido pelo fabricante ou concedente, o ato por este praticado no alcana o distribuidor ou revendedor. No h, portanto, responsabilidade solidria ou subsidiria do revendedor ou distribuidor quando o fabricante praticar conduta tipificada como crime contra as relaes de consumo. Ateno, pois este assunto foi cobrado recentemente pelo Cespe.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 36 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 3. RESUMO DO CONCURSEIRO

LEI N 7.492/1986 (CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL)


IMPRESSO OU PUBLICAO NO AUTORIZADAS Art. 2 Imprimir, reproduzir ou, de qualquer modo, fabricar ou pr em circulao, sem autorizao escrita da sociedade emissora, certificado, cautela ou outro documento representativo de ttulo ou valor mobilirio: Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem imprime, fabrica, divulga, distribui ou faz distribuir prospecto ou material de propaganda relativo aos papis referidos neste artigo. DIVULGAO FALSA OU APRESENTAO DE DECLARAO DESVIO DE BEM INDISPONVEL Art. 13. Desviar bem alcanado pela indisponibilidade legal resultante de interveno, liquidao extrajudicial ou falncia de instituio financeira. Pargrafo sndico que nico. se Na mesma de pena bem incorra o interventor, o liquidante ou o apropriar abrangido pelo caput deste artigo, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio.

INCOMPLETA DE INFORMAO Art. 3 Divulgar informao falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituio financeira:

OU RECLAMAO FALSA Art. 14. Apresentar, em liquidao extrajudicial, instituio ou em falncia declarao de de financeira,

crdito ou reclamao falsa, ou juntar a elas ttulo falso ou simulado: Pargrafo nico. Na mesma pena incorre o ex-administrador ou falido que reconhecer, como verdadeiro, crdito que no o seja. GESTO FRAUDULENTA Art. 4 Gerir nico. fraudulentamente Se a gesto instituio financeira: Pargrafo temerria: MANIFESTAO FALSA Art. 15. Manifestar-se falsamente o o liquidante ou o interventor,

sndico, respeito de assunto relativo a interveno, liquidao extrajudicial ou falncia de instituio financeira:

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 37 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09
APROPRIAO INDBITA E DESVIO DE RECURSOS Art. 5 Apropriar-se, quaisquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta lei, de dinheiro, ttulo, valor ou qualquer outro bem mvel de que tem a posse, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio: Pargrafo nico. Incorre na mesma pena qualquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta lei, que negociar direito, ttulo ou qualquer outro bem mvel ou imvel de que tem a posse, sem autorizao de quem de direito. SONEGAO DE INFORMAO Art. 6 Induzir ou manter em erro, scio, investidor ou repartio pblica competente, relativamente a operao ou situao financeira, sonegando-lhe informao ou prestando-a falsamente: EMPRSTIMO A ADMINISTRADORES OU PARENTES E DISTRIBUIO DISFARADA DE LUCROS Art. 17. Tomar ou receber, qualquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta lei, direta ou ou indiretamente, ou emprstimo adiantamento, OPERAO DESAUTORIZADA DE INSTITUIO FINANCEIRA Art. 16. Fazer operar, sem a devida autorizao, ou com autorizao obtida mediante declarao falsa, instituio financeira, inclusive de distribuio de valores mobilirios ou de cmbio:

deferi-lo a controlador, a administrador, a membro de conselho estatutrio, aos respectivos cnjuges, aos ascendentes ou descendentes, a parentes na linha colateral at o 2 grau, consanguneos ou afins, ou a sociedade cujo controle seja por ela exercido, direta ou indiretamente, ou por qualquer dessas pessoas: Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem: I em nome ou na da prprio, como de controlador administrador condio

sociedade,

conceder ou receber adiantamento de honorrios, remunerao, salrio ou

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 38 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09
qualquer outro pagamento, nas condies referidas neste artigo; II - de forma disfarada, promover a distribuio ou receber lucros de instituio financeira. EMISSO, NEGOCIAO TTULOS MOBILIRIOS Art. 7 Emitir, oferecer ou negociar, de qualquer modo, ttulos mobilirios: I - falsos ou falsificados; II - sem registro prvio de emisso junto do autoridade ou competente, em condies divergentes das constantes registro irregularmente registrados; III - sem lastro ou garantia suficientes, nos termos da legislao; IV sem autorizao competente, prvia da autoridade quando ou valores OFERECIMENTO IRREGULAR OU OU DE VIOLAO DE SIGILO BANCRIO Art. 18. Violar sigilo de operao ou de servio prestado por instituio financeira ou integrante do sistema de distribuio de ttulos mobilirios de que tenha ofcio: conhecimento, em razo de

VALORES

legalmente exigida:

EXIGNCIA

DE

REMUNERAO

OBTENO Art. 19.

FRAUDULENTA Obter, mediante

DE

ALM DA LEGALMENTE PERMITIDA Art. 8 Exigir, em desacordo com a legislao, operao de juro, crdito comisso ou de ou qualquer tipo de remunerao sobre seguro, administrao de fundo mtuo ou fiscal ou de consrcio, servio de corretagem ou distribuio de ttulos ou valores mobilirios:

FINANCIAMENTO fraude, financiamento em instituio financeira: Pargrafo nico. A pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime cometido em detrimento oficial para o de ou instituio por ela de repasse financeira credenciada financiamento.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 39 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09
FRAUDE FISCALIZAO OU AO INVESTIDOR Art. 9 Fraudar a fiscalizao ou o investidor, inserindo ou fazendo inserir, em documento comprobatrio de investimento em ttulos ou valores mobilirios, declarao falsa ou diversa da que dele deveria constar: DOCUMENTOS CONTBEIS FALSOS OU INCOMPLETOS Art. 10. Fazer inserir elemento falso ou omitir elemento exigido pela legislao, em demonstrativos contbeis de instituio financeira, seguradora ou instituio distribuio mobilirios: CONTABILIDADE PARALELA Art. 11. Manter ou movimentar recurso ou valor paralelamente contabilidade exigida pela legislao: EVASO DE DIVISAS Art. 22. Efetuar operao de cmbio no autorizada, com o fim de promover evaso de divisas do Pas: Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem, a qualquer ttulo, promove, sem autorizao legal, a sada de moeda ou divisa para o exterior, ou nele mantiver depsitos no declarados repartio federal competente. OMISSO DE INFORMAES Art. 12. Deixar, o ex-administrador de instituio financeira, de apresentar, ao interventor, liquidante, ou sndico, nos prazos e condies estabelecidas em lei as informaes, declaraes ou documentos de sua responsabilidade: PREVARICAO FINANCEIRA Art. 23. Omitir, retardar ou praticar, o funcionrio pblico, contra disposio expressa de lei, ato de ofcio necessrio ao regular funcionamento do sistema financeiro nacional, bem como a preservao dos interesses e valores da ordem econmico-financeira: integrante de do sistema de de ttulos valores APLICAO Art. 20. da IRREGULAR Aplicar, recursos oficial ou em DE FINANCIAMENTO finalidade em lei ou de diversa contrato, financeira prevista

provenientes por

financiamento concedido por instituio instituio credenciada para repass-lo: FALSA IDENTIDADE Art. 21. Atribuir-se, falsa ou atribuir a terceiro, identidade, para

realizao de operao de cmbio: Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem, para o mesmo fim, sonega informao que devia prestar ou presta informao falsa.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 40 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 para vend-los ou exp-los venda como puros; misturar gneros e mercadorias de qualidades desiguais para vend-los ou explos venda por preo estabelecido para os demais mais alto custo; IX - vender, ter em depsito para vender ou expor venda ou, de qualquer forma, entregar matriaprima ou mercadoria, em condies imprprias ao consume.

A leitura na nossa aula de hoje foi mais intensa, no mesmo? A seguir esto as questes comentadas que reuni sobre os temas que vimos hoje, seguidas da lista de questes sem os comentrios Mais uma vez repito minha recomendao: comece a pensar na reviso que ser necessrio fazer nos dias que antecederem a prova. Organize seu cronograma de forma a ter tempo de resolver novamente as questes vistas, e utilize seus erros e acertos para decidir o que vai reler. Se ficar alguma dvida, utilize o nosso frum. Estou sempre disponvel tambm no email. Grande abrao! Paulo Guimares pauloguimaraes@estrategiaconcursos.com.br www.facebook.com/pauloguimaraesfilho

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 43 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 4. QUESTES COMENTADAS

1. AGU Advogado 2012 Cespe. Apesar de serem crimes autnomos, o emprstimo vedado e a gesto temerria, quando forem praticados em uma s ao e originrios de uma s operao bancria, no devero ser processados em concurso formal, pois haver a absoro do primeiro delito pelo segundo. COMENTRIOS: J houve discusso acerca da possibilidade deste crime ser absorvido pelo de gesto temerria, quando forem praticados numa s ao e originados de uma s transao bancria. O STJ j se pronunciou no sentido de que, neste caso, o agente deve ser processado pelos dois crimes em concurso formal, pois os dois tipos penais protegem bens jurdicos diferentes. GABARITO: E

2. MPU Analista Processual 2010 Cespe. No que diz respeito responsabilidade penal nos crimes contra o sistema financeiro, a legislao de regncia prev sistema prprio de responsabilizao para os agentes controladores, administradores, diretores e gerentes de instituio financeira e, divergindo do sistema do Cdigo Penal, impelhes responsabilidade objetiva. COMENTRIOS: responsabilizao do verdade que a e Lei n 7.492/1986 da prev a

controlador

administradores

instituio

financeira, mas no ordenamento brasileiro no h nenhuma hiptese de responsabilidade penal objetiva. GABARITO: E

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 44 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 3. DPU Defensor Pblico 2010 Cespe. No que tange aos crimes contra o sistema financeiro, para a divulgao de informao falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituio financeira, est prevista a modalidade culposa. COMENTRIOS: Na lei que trata dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional no h nenhum crime com previso de modalidade culposa, ok? Lembre-se disso e uma questo como esta no assustar voc. GABARITO: E

4. DPF Agente 2004 Cespe. Sabrina recebeu, de fonte annima, um e-mail indicando que um determinado banco privado estava prestes a falir e que as pessoas que no retirassem seu dinheiro imediatamente correriam o risco de sofrer srios prejuzos. Temendo que fosse verdadeira a notcia, ela reenviou essa mensagem a todos os seus contatos. Porm, foi logo demonstrado que a informao era absolutamente falsa. Nessa situao, Sabrina cometeu o crime de divulgao de informao falsa sobre instituio financeira. COMENTRIOS: Sabrina no poderia cometer crime de divulgao de informao falsa, pois no sabia da falsidade. O que ocorreu foi, no mximo, erro de tipo. Mais uma vez repito que no h modalidade culposa em nenhum dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. GABARITO: E

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 45 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 5. AGU Procurador 2010 Cespe. O crime de gesto fraudulenta classificado como crime prprio, formal e de perigo concreto, tendo como elemento subjetivo apenas o dolo, no havendo a forma culposa. COMENTRIOS: As classificaes trazidas pela assertiva esto todas corretas. O crime de gesto fraudulenta somente pode ser cometido pelas pessoas previstas no art. 25 (controlador, administradores, interventor, sndico ou liquidante). Alm disso, crime formal (de mera conduta) e de perigo concreto. No h modalidade culposa prevista para nenhum dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. GABARITO: C

6. BNDES Profissional Bsico Direito 2012 Cesgranrio. Em diversos estados da Federao brasileira, tm sido recorrentes os casos em que determinadas pessoas atuam administrando empresas mutuantes e que operam seguros sem a devida autorizao do Banco Central do Brasil. Nos termos da legislao especfica de natureza penal, ocorreria o crime descrito como a) fazer operar, sem a devida autorizao, instituio financeira, inclusive de distribuio de valores mobilirios ou de cmbio. b) tomar ou receber, direta ou indiretamente, emprstimo ou adiantamento, ou deferi-lo a controlador, cujo controle seja exercido pela instituio financeira diretamente. c) violar sigilo de operao prestado por instituio financeira de que tenha conhecimento, em razo de ofcio. d) manifestar-se falsamente o interventor a respeito de assunto relativo interveno de instituio financeira.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 46 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 e) aplicar, em finalidade diversa da prevista em lei ou contrato, recursos provenientes de financiamento concedido por instituio financeira oficial. COMENTRIOS: Questo simples, no mesmo? Vimos que comete o crime de operao desautorizada quem faz operar instituio financeira sem a devida autorizao, ou com autorizao obtida mediante declarao falsa. Se uma empresa opera seguros sem a autorizao do Banco Central, seus dirigentes esto cometendo esse crime. GABARITO: A

7. Nossa Caixa Desenvolvimento Advogado 2011 FCC. De acordo com a Lei no 7.492/86, NO comete crime contra o sistema financeiro nacional o administrador de instituio financeira que a) divulgar informao falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituio financeira. b) deferir emprstimo a parente na linha colateral em terceiro grau, consanguneo ou afim. c) geri-la fraudulentamente. d) mantiver ou movimentar recurso ou valor paralelamente contabilidade exigida pela legislao. e) geri-la temerariamente. COMENTRIOS: O crime de emprstimo a administradores ou parentes somente alcana os parentes na linha colateral at o segundo grau do controlador, administrador ou membro do conselho estatutrio. GABARITO: B

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 47 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 8. TRF-5 Juiz Federal 2013 Cespe. No que se refere aos delitos de natureza econmica, financeira, tributria e decorrentes das relaes de consumo, assinale a opo correta. a) Admite-se a modalidade culposa do crime de omitir informao relevante sobre a durabilidade de produto alimentcio no exerccio de atividade comercial. b) O dono de posto de combustvel que adquire dois mil litros gasolina e, ento, mistura a gasolina a gua e solvente, colocando o produto adulterado venda em seu estabelecimento comercial, comete o delito de estelionato previsto no art. 171 do CP, j que, com essa conduta, obtm, mediante fraude, vantagem econmica ilcita em prejuzo de terceiro. c) Em se tratando de crime de supresso de tributo mediante falsificao de nota fiscal, o scio gerente responsvel pela administrao contbil e financeira da empresa que admitir autoridade policial ter praticado o delito e revelar a participao de outros scios, ou mesmo de contadores e falsrios, salvo em caso de quadrilha, ser beneficiado pela diminuio da pena, de um a dois teros, na terceira fase de sua aplicao. d) Tratando-se de crimes contra o sistema financeiro, a pessoa jurdica poder ser condenada criminalmente quando comprovada a ofensa a bens supraindividuais, a fim de se manter a confiabilidade do sistema como um todo. e) No constitui crime a conduta de deixar de fornecer fiscalizao tributria documento obrigatrio relativo prestao de servios realizada, sujeitando-se o infrator a penalidade administrativa e ao pagamento de multa. COMENTRIOS: A alternativa A est correta. Este crime tipificado especificamente no Cdigo de Defesa do Consumidor. Esta lei no foi assunto da nossa aula de hoje, mas decidi deixar a questo aqui assim mesmo, pois a anlise das outras assertivas nos ser bastante til.
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 48 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Na alternativa B, o dono do posto de combustvel incorre na conduta prevista no art. 7, III da Lei n 8.137/1990, a seguir reproduzido, e no no crime de estelionato.

III - misturar gneros e mercadorias de espcies diferentes, para vend-los ou exp-los venda como puros; misturar gneros e mercadorias de qualidades desiguais para vend-los ou exp-los venda por preo estabelecido para os demais mais alto custo.

A Alternativa C trata da delao premiada prevista no art. 16, pargrafo nico, da Lei n 8.137/1990. O dispositivo trata justamente dos crimes cometidos em quadrilha ou coautoria. No faria muito sentido pensar em delao premiada num crime cometido por uma s pessoa, no mesmo?

Pargrafo nico. Nos crimes previstos nesta Lei, cometidos em quadrilha ou coautoria, o coautor ou partcipe que atravs de confisso espontnea revelar autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa ter a sua pena reduzida de um a dois teros.

Quanto alternativa D, os crimes contra o sistema financeiro no so objeto da nossa aula de hoje, mas voc bem sabe que a criminalizao de pessoas jurdicas no Brasil ainda muito frgil, e certamente no se aplica a esse tipo de crime. A conduta prevista na alternativa E est tipificada no art. 1, V, da Lei n 8.137/1990.

V - negar ou deixar de fornecer, quando obrigatrio, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestao de servio, efetivamente realizada, ou fornec-la em desacordo com a legislao.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 49 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 GABARITO: A

9. AGU Advogado 2012 Cespe. A lei estabelece, com relao ao sistema de vendas ao consumidor em que o preo do produto seja sugerido pelo fabricante, que, se este praticar crime contra as relaes de consumo, responder por esse ato tambm o distribuidor ou o revendedor. COMENTRIOS: O pargrafo nico do art. 16 da Lei n 8.137/1990 protege o revendedor ou distribuidor, nos casos em que o preo do produto seja sugerido ou estabelecido pelo fabricante. Caso o fabricante, portanto, pratique crime contras as relaes de consumo, no h responsabilidade do revendedor ou distribuidor. GABARITO: E

10. STJ Analista Judicirio 2012 Cespe. Praticar crime contra a ordem tributria o gerente de empresa que elevar o valor de venda a prazo de determinados bens mediante cobrana de comisso considerada ilegal. COMENTRIOS: A conduta trazida pela assertiva tipificada como crime contra as relaes de consumo, previsto no art. 7, V, da Lei n 8.137/1990. GABARITO: E

11. PGE-ES Procurador de Estado 2008 Cespe. Os tipos penais da lei dos crimes contra a ordem tributria, econmica e contra as
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 50 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 12. SEAD-SE Procurador 2009 Cespe. Por ausncia de previso expressa no Cdigo de Defesa do Consumidor, no possvel a punio na modalidade culposa pela prtica de crimes contra as relaes de consumo. COMENTRIOS: Voc no precisa nem ter lido o CDC para saber que esta assertiva est incorreta, no mesmo? Na realidade, o prprio CDC tambm admite a modalidade culposa em alguns crimes, alm, claro, da Lei n 8.137/1990, que estudamos hoje! GABARITO: E

13. DPU Defensor Pblico 2007 Cespe. Carece de justa causa a ao penal quanto ao crime contra a ordem tributria, caso a denncia no esteja lastreada em deciso administrativa conclusiva concernente investigao de sonegao fiscal, sendo cabvel, na espcie, habeas corpus com o fim de trancamento da ao penal. COMENTRIOS: A meu ver, esta questo contm uma impreciso, pois nem sempre ser necessria deciso administrativa para que o crdito tributrio esteja constitudo. A deciso somente ocorrer se o sujeito passivo contestar a validade da cobrana, no mesmo? Se ele fica inerte e no recolhe o tributo, o crdito estar constitudo, no havendo que se falar em deciso administrativa definitiva. De toda forma, a lio que voc tem que tirar da questo a compreenso do teor da Smula Vinculante n 24, que determina que no pode tipificado crime material contra a ordem tributria antes do lanamento definitivo do tributo. Perceba que a Smula no menciona deciso administrativa, mas sim o lanamento definitivo. Os crimes materiais, por outro lado, so os previstos no art. 1, I a IV:

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 52 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 I - omitir informao, ou prestar declarao falsa s autoridades fazendrias; II - fraudar a fiscalizao tributria, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operao de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal; III - falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo operao tributvel; IV - elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato;

GABARITO: C

14. TJ-TO Juiz 2007 Cespe (adaptada). Nos crimes contra as relaes de consumo, previstos na Lei n. 8.137/1990, no se admite a modalidade culposa. COMENTRIOS: J vimos e relembramos que alguns dos crimes contra as relaes de consumo, previstos na Lei n 8.137/1990, admitem a modalidade culposa. GABARITO: E

15.

TCE-BA

Procurador

2010

Cespe.

Com relao

materialidade do crime contra a ordem tributria previsto na Lei n. 8.137/1990, apesar de a jurisprudncia do STF reconhecer o lanamento definitivo do tributo como condio objetiva de punibilidade, o plenrio da Corte Suprema rejeitou proposta de smula vinculante tendente a consolidar tal entendimento.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 53 de 60

COMENTRIOS:

Voc

sabe

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 que a Smula Vinculante n 24

determinou que alguns crimes contra a ordem tributria, classificados como crimes materiais, no podem ocorrer antes do lanamento definitivo do tributo. J deu pra perceber que este assunto recorrente nas questes do Cespe, no mesmo?

Smula Vinculante n 24, do Supremo Tribunal Federal No se tipifica crime material contra a ordem tributria, previsto no art. 1, incisos I a IV, da Lei n 8.137/90, antes do lanamento definitivo do tributo.

GABARITO: E

16. STF Analista Judicirio 2008 Cespe. Dispe o art. 1. da Lei n. 8.137/1990 que constitui crime contra a ordem tributria suprimir ou reduzir tributo, ou contribuio social e qualquer acessrio, mediante determinadas condutas ali descriminadas. Em tais casos, se o crdito no houver sido lanado definitivamente, o crime no se tipifica, pois o delito material. COMENTRIOS: Mais uma questo sobre o mesmo assunto. O Cespe j cobrou o teor da Smula Vinculante n 24 em (literalmente) dezenas de concursos... GABARITO: C

17. AGU Procurador 2010 Cespe. Segundo o STJ, o crime de exposio venda de mercadoria em condies imprprias ao consumo material, no bastando, para a sua caracterizao, a potencialidade lesiva.
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 54 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 COMENTRIOS: Segundo o STJ, este crime formal, de perigo abstrato. No se exige, portanto, que a mercadoria seja efetivamente vendida, ou que venha a prejudicar a sade de algum, para que esteja configurado o crime. GABARITO: E

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 55 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 5. QUESTES SEM COMENTRIOS 1. AGU Advogado 2012 Cespe. Apesar de serem crimes autnomos, o emprstimo vedado e a gesto temerria, quando forem praticados em uma s ao e originrios de uma s operao bancria, no devero ser processados em concurso formal, pois haver a absoro do primeiro delito pelo segundo. 2. MPU Analista Processual 2010 Cespe. No que diz respeito responsabilidade penal nos crimes contra o sistema financeiro, a legislao de regncia prev sistema prprio de responsabilizao para os agentes controladores, administradores, diretores e gerentes de instituio financeira e, divergindo do sistema do Cdigo Penal, impelhes responsabilidade objetiva. 3. DPU Defensor Pblico 2010 Cespe. No que tange aos crimes contra o sistema financeiro, para a divulgao de informao falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituio financeira, est prevista a modalidade culposa. 4. DPF Agente 2004 Cespe. Sabrina recebeu, de fonte annima, um e-mail indicando que um determinado banco privado estava prestes a falir e que as pessoas que no retirassem seu dinheiro imediatamente correriam o risco de sofrer srios prejuzos. Temendo que fosse verdadeira a notcia, ela reenviou essa mensagem a todos os seus contatos. Porm, foi logo demonstrado que a informao era absolutamente falsa. Nessa situao, Sabrina cometeu o crime de divulgao de informao falsa sobre instituio financeira. 5. AGU Procurador 2010 Cespe. O crime de gesto fraudulenta classificado como crime prprio, formal e de perigo concreto, tendo como elemento subjetivo apenas o dolo, no havendo a forma culposa.
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 56 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 6. BNDES Profissional Bsico Direito 2012 Cesgranrio. Em diversos estados da Federao brasileira, tm sido recorrentes os casos em que determinadas pessoas atuam administrando empresas mutuantes e que operam seguros sem a devida autorizao do Banco Central do Brasil. Nos termos da legislao especfica de natureza penal, ocorreria o crime descrito como a) fazer operar, sem a devida autorizao, instituio financeira, inclusive de distribuio de valores mobilirios ou de cmbio. b) tomar ou receber, direta ou indiretamente, emprstimo ou adiantamento, ou deferi-lo a controlador, cujo controle seja exercido pela instituio financeira diretamente. c) violar sigilo de operao prestado por instituio financeira de que tenha conhecimento, em razo de ofcio. d) manifestar-se falsamente o interventor a respeito de assunto relativo interveno de instituio financeira. e) aplicar, em finalidade diversa da prevista em lei ou contrato, recursos provenientes de financiamento concedido por instituio financeira oficial. 7. Nossa Caixa Desenvolvimento Advogado 2011 FCC. De acordo com a Lei no 7.492/86, NO comete crime contra o sistema financeiro nacional o administrador de instituio financeira que a) divulgar informao falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituio financeira. b) deferir emprstimo a parente na linha colateral em terceiro grau, consanguneo ou afim. c) geri-la fraudulentamente. d) mantiver ou movimentar recurso ou valor paralelamente contabilidade exigida pela legislao. e) geri-la temerariamente.
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 57 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 8. TRF-5 Juiz Federal 2013 Cespe. No que se refere aos delitos de natureza econmica, financeira, tributria e decorrentes das relaes de consumo, assinale a opo correta. a) Admite-se a modalidade culposa do crime de omitir informao relevante sobre a durabilidade de produto alimentcio no exerccio de atividade comercial. b) O dono de posto de combustvel que adquire dois mil litros gasolina e, ento, mistura a gasolina a gua e solvente, colocando o produto adulterado venda em seu estabelecimento comercial, comete o delito de estelionato previsto no art. 171 do CP, j que, com essa conduta, obtm, mediante fraude, vantagem econmica ilcita em prejuzo de terceiro. c) Em se tratando de crime de supresso de tributo mediante falsificao de nota fiscal, o scio gerente responsvel pela administrao contbil e financeira da empresa que admitir autoridade policial ter praticado o delito e revelar a participao de outros scios, ou mesmo de contadores e falsrios, salvo em caso de quadrilha, ser beneficiado pela diminuio da pena, de um a dois teros, na terceira fase de sua aplicao. d) Tratando-se de crimes contra o sistema financeiro, a pessoa jurdica poder ser condenada criminalmente quando comprovada a ofensa a bens supraindividuais, a fim de se manter a confiabilidade do sistema como um todo. e) No constitui crime a conduta de deixar de fornecer fiscalizao tributria documento obrigatrio relativo prestao de servios realizada, sujeitando-se o infrator a penalidade administrativa e ao pagamento de multa. 9. AGU Advogado 2012 Cespe. A lei estabelece, com relao ao sistema de vendas ao consumidor em que o preo do produto seja sugerido pelo fabricante, que, se este praticar crime contra as relaes de consumo, responder por esse ato tambm o distribuidor ou o revendedor.
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 58 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 10. STJ Analista Judicirio 2012 Cespe. Praticar crime contra a ordem tributria o gerente de empresa que elevar o valor de venda a prazo de determinados bens mediante cobrana de comisso considerada ilegal. 11. PGE-ES Procurador de Estado 2008 Cespe. Os tipos penais da lei dos crimes contra a ordem tributria, econmica e contra as relaes de consumo so, de regra, dolosos; todavia, em sede de crimes contra a ordem tributria, no se cogita da existncia da modalidade culposa, encontrada na referida legislao apenas em alguns tipos relativos aos crimes contra as relaes de consumo. 12. SEAD-SE Procurador 2009 Cespe. Por ausncia de previso expressa no Cdigo de Defesa do Consumidor, no possvel a punio na modalidade culposa pela prtica de crimes contra as relaes de consumo. 13. DPU Defensor Pblico 2007 Cespe. Carece de justa causa a ao penal quanto ao crime contra a ordem tributria, caso a denncia no esteja lastreada em deciso administrativa conclusiva concernente investigao de sonegao fiscal, sendo cabvel, na espcie, habeas corpus com o fim de trancamento da ao penal. 14. TJ-TO Juiz 2007 Cespe (adaptada). Nos crimes contra as relaes de consumo, previstos na Lei n. 8.137/1990, no se admite a modalidade culposa. 15. TCE-BA Procurador 2010 Cespe. Com relao

materialidade do crime contra a ordem tributria previsto na Lei n. 8.137/1990, apesar de a jurisprudncia do STF reconhecer o lanamento definitivo do tributo como condio objetiva de punibilidade, o plenrio da

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 59 de 60

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 09 Corte Suprema rejeitou proposta de smula vinculante tendente a consolidar tal entendimento. 16. STF Analista Judicirio 2008 Cespe. Dispe o art. 1. da Lei n. 8.137/1990 que constitui crime contra a ordem tributria suprimir ou reduzir tributo, ou contribuio social e qualquer acessrio, mediante determinadas condutas ali descriminadas. Em tais casos, se o crdito no houver sido lanado definitivamente, o crime no se tipifica, pois o delito material. 17. AGU Procurador 2010 Cespe. Segundo o STJ, o crime de exposio venda de mercadoria em condies imprprias ao consumo material, no bastando, para a sua caracterizao, a potencialidade lesiva.

GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. E E E E C A B A E 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. E C E C E E C E

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 60 de 60

You might also like