You are on page 1of 5

EDUCAO INDGENA

Gonalves,Emily1 Mello,Fernanda 2

RESUMO: Falar da educao dos ndios nos dias atuais requer uma breve anlise
histrica deste povo. Precisamos reconhecer que nesses 508 anos, os povos indgenas tm sido destrudos, mortos perseguidos e marginalizados pelos civilizados. Mesmo com toda Poltica de proteo e leis preocupadas pela qualidade de vida dos ndios, estamos longe de um tratamento digno e justo aqueles que foram os primeiros habitantes desta terra, portanto os donos originais da mesma. Se este um povo que vem perdendo sua identidade, sua cultura e costumes, sua histria e a prpria vida, pois vrias foram s tribos dizimadas por doenas levadas por homem branco, tambm a educao teve seu processo e seus propsitos alterados e ajustados as necessidades de cada tribo.

PALAVRAS CHAVES: Educao Indgena, costumes e cultura.

INTRODUO

A Educao Indgena no Brasil direito constitucional assegurado aos ndios sob a responsabilidade da FUNAI, A Fundao Nacional do ndio. De acordo com a FUNAI, a populao que vive em aldeias de 512 mil pessoas, distribudas em 225 etnias com 180 lnguas diferentes. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatsticas (IBGE), 734 mil pessoas se auto-identificaram como indgenas em 2000. Apesar do nmero reduzido de indgenas no Brasil, as reas de reservas ocupam 12,5% do territrio nacional.

Estudante do 1 ano do Curso de Formao de Docentes para Educao Infantil e Sries Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Normal do Colgio Estadual Wolff Klabin, Ensino Fundamental, Mdio, Normal e Profissional, em Telmaco Borba PR. Contato: geovana_emily13@hotmail.com 2 Estudante do 1 ano do Curso de Formao de Docentes para Educao Infantil e Sries Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Normal do Colgio Estadual Wolff Klabin, Ensino Fundamental, Mdio, Normal e Profissional, em Telmaco Borba PR. Contato: fercarol.carolina@gmail.com

EDUCAO INDIGENA, CULTURA E SEUS COSTUMES

Foto: Flvia Teixeira Reserva de Queimadas dos Kaigang em Ortigueira/nov2009

1 Educao Indgena

Os problemas enfrentados pelos povos indgenas so muitos: a maioria das terras ainda est em fase de demarcao ou homologao; as reas indgenas invadidas por no-ndios; dificuldade de acesso sade e educao. Entretanto, diversas etnias tm buscado, nos ltimos tempos, a educao escolar como um instrumento em favor da reduo das desigualdades, de afirmao de direitos e conquistas e de facilitar o dilogo Intercultural com os diferentes agentes sociais. A educao indgena se caracteriza pelos processos tradicionais de aprendizagem e aquisio dos saberes peculiares de cada etnia, esse conhecimento transmitido de forma oral no dia-a-dia, nos rituais e nos mitos. Museus e Associaes Culturais Indgenas tm realizado um trabalho permanente de divulgao da arte e da cultura, contribuindo para preservar as tradies e as diversidades como veculos de afirmao de cada etnia. Lideranas indgenas e pesquisadores fazem distino entre educao indgena e educao escolar indgena. Essa ltima complementaria aqueles conhecimentos tradicionais por processos de ensino-aprendizagem que lhes garantissem acesso aos cdigos escolares no-indgenas. A formao da conscincia da cidadania, a capacidade de reformulao de estratgias de resistncia, a promoo de suas culturas e a apropriao das estruturas da

sociedade no-indgenas, pela aquisio de novos conhecimentos teis para melhoria de suas condies de vida, esto em pauta nas propostas relativas educao escolar indgena. Abandonam-se os pressupostos educacionais que, desde a colnia, tinham caractersticas integracionistas visando a homogeneizao da sociedade brasileira pela aculturao e assimilao. Atendendo s demandas e s experincias inovadoras desenvolvidas por organizaes indgenas, a educao escolar indgena passa a ser reconhecida pela constituio de 1988 e pela legislao relativa educao como comunitria, intercultural, bilnge, especfica e diferenciada. A educao diferenciada possibilita que o ensino trabalhado em cada escola preserve os universos scio-culturais especficos de cada etnia. Da ela ser bilnge, preferencialmente ministrada por professores indgenas em escolas indgenas nas aldeias e com programas curriculares definidos pelas prprias comunidades. Em 2005 o Censo Escolar Indgena indicava um enorme crescimento do nmero de professores indgenas atuando em suas comunidades em relao aos ltimos vinte anos. No entanto, o Censo aponta que ainda faltam escolas nas aldeias, especialmente de ensino mdio. Esse gargalo tem feito as organizaes indgenas pressionarem os rgos governamentais para que as polticas pblicas indigenistas, previstas em dispositivos legais, se ampliem. Condies tcnicas e financeiras como construo de escolas, recursos para produo de material didtico apropriado e qualificao profissional so as principais reivindicaes visando garantir o processo educacional em curso. Para qualificao profissional existem os cursos de ensino mdio que habilitam para o magistrio indgena no ensino de 1 a 4 sries. Alm deles, os cursos de ensino superior em Licenciaturas Indgenas tm formado docentes para atuarem no ensino fundamental (5 a 8 sries) e no ensino mdio. Atualmente, professores de aproximadamente 90 etnias cursam a Licenciatura Especfica para Indgenas em Universidades Federais e Estaduais das mais diferentes regies do pas. Por outro lado, algumas Universidades j vem reservando vagas aos indgenas em diversos cursos como medicina, enfermagem etc. A Universidade Federal de So Carlos criou uma vaga em cada um de seus cursos (37) para as etnias indgenas, com processo seletivo exclusivo, o que dever ocorrer j em 2008.

2 Cultura

O esforo das autoridades para manter a diversidade cultural entre os ndios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Algumas das famlias ndigenas deixaram varias fontes heranas culturais nos alimentos, tendo ensinado o europeu a comer mandioca, milho, guaran, palmito, pamonha, canjica; nos objetivos, suas redes e jangadas, canoa, armadilhas de caa e pesca; no vocabulrio: em topnimos como Curitiba, Piau, etc; em nomes de frutas nativas ou de animais: caju, jacar, abacaxi, tatu. Ensinaram algumas tcnicas como o trabalho em cermica e o preparo da farinha. E deixaram no brasileiro hbitos como o uso do tabaco, mas sobretudo o excelente costume do banho dirio.

3 Costumes

Os costumes indgenas variam de uma tribo para outra. Os hbitos mais comuns conhecidos como pintar o corpo, usar adornos feitos por suas prprias mos como colares, pulseiras, tornozeleiras, cocares extravagantes na cabea so os mais conhecidos. Poucos pessoas sabem que tomar todos os dias so sagrados para os ndios, assim como seus rituais e cerimnias, lembrando que cada tribo tem seus prprios rituaisde passagem. Os costumes mais tradicionais dos ndios so: dialeto prprio, cada tribo tem a sua, figurino completamente diferenciado dos nossos, pinturas pelo corpo, tapa sexos, pulseiras, colares, brincos e outros acessorios produzidos por eles mesmos, caar, pescar, colher e preparar a prpria comida, superstio para entender e prever os fenmenos que acometem a tribo, dana seja para festeja ou para amenizar um sofrimento, os ndios so muito ligados msica e a dana, ensinar os ndio mais novos atravez de brincadeiras as tarefas a serem realizadas quando grandes, a educao atravs das atitudes e no atravs das palavras, morar em Ocas casas feitas de palhas, esprito coletividade, resolver diferenas com disputas de foras, mas sempre ultilizando de armas brancas e o maior costume de todos, o nico que no muda de tribo para tribo, o cargo de liderana que ocupado pelo Paj maior ndio da tribo e a devoo a Tup, Deus indgena.

CONCLUSO

Para fecharmos nosso trabalho com chave de ouro, podemos concluir que todos os costumes, as culturas e os demais temas citados ocorrem de acordo com cada tribo. Porm mesmo com a extinso de quase toda a nao indgena, ainda sobreviveram poucas, mas h algumas tradicionais tribos que ainda fazem questo de levar seus costumes adiante, lutando para no deixar morrer a sua cultura e sua histria cuidando de tudo e de todos que esto relacionados a populao indgena.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

NDIOS ON-LINE. Disponvel em www.indiosonline.com.br acessado em 20/11/2009. WIKIPDIA. Educao Indgena. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_ind%C3%ADgena acessado e 20/11/2009.

You might also like