You are on page 1of 27

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados.

Prof Daniel Mesquita Aula 05 Porm, sendo a matria de interesse pblico, a desistncia no poder impedir o caminhar do processo, pois prevalece o princpio da supremacia do interesse pblico. Havendo mais de um interessado, a desistncia ou renuncia formulada por um deles no atinge os demais (art. 51 1). Alm das hipteses de renncia ou desistncia, o processo administrativo ter deciso anormal (= sem anlise do mrito do pedido do interessado) se o rgo competente verificar que restou exaurida a finalidade do processo ou que o objeto da deciso se tornou impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente. Nesses casos, haver a extino prematura do processo. Nesse sentido, confira a redao dos seguintes dispositivos:
Art. 51. O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis. 1o Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. 2o A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige. Art. 52. O rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente.

3.7. Recurso
Como bem informa o art. 56 da Lei n 9.784/99, das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. Alguns doutrinadores, como Carvalho Filho e Marcelo de Melo, classificam o recurso hierrquico como prprio e imprprio. Vejamos o quadro comparativo:
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

30 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 RECURSO PRPRIO HIERRQUICO RECURSO IMPRPRIO HIERRQUICO

1. Tramita na via interna de um 1. A autoridade que analisar o rgo. recurso est em outro rgo e no no que proferiu a deciso. 2. Independe de previso legal. 2. Depende de expressa previso legal.

A Lei n 9.784/99, ao afirmar que o recurso ser encaminhado autoridade superior, trata do recurso hierrquico prprio. O recurso hierrquico imprprio decorre, normalmente, do instituto da superviso ministerial, em que a administrao direta fiscaliza os atos das entidades da administrao indireta. Voltando para a anlise dos dispositivos da Lei n 9.784/99, observamos que o recurso administrativo interpe-se por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes (art. 60). Ao observamos o artigo 57, veremos que o direito de recorrer encontra-se limitado a trs instncias administrativas. Voc deve se lembrar, quanto aos recursos, que a Smula vinculante n21 veda a exigncia de depsito ou arrolamento de dinheiro ou bens como condio de admissibilidade de recurso administrativo. IMPORTANTE saber, ainda, que o prazo para a interposio de recurso administrativo de 10 dias, contados a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. E, interposto o recurso, o rgo que o recebe deve intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes. Ressalta-se que a Lei n 9.784/99, em seu artigo 61, informa que o recurso em processo administrativo no tem efeito suspensivo, salvo disposio legal em contrrio.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

31 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 H, ainda, outros dispositivos legais relativos aos recursos no processo administrativo que merecem ser lidos com ateno:
Art. 63. O recurso no ser conhecido quando interposto: I - fora do prazo; II - perante rgo incompetente; III - por quem no seja legitimado; IV - aps exaurida a esfera administrativa. 1o Na hiptese do inciso II, ser indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso. 2o O no conhecimento do recurso no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, desde que no ocorrida precluso administrativa. Art. 64. O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia. Pargrafo nico. Se da aplicao do disposto neste artigo puder decorrer gravame situao do recorrente, este dever ser cientificado para que formule suas alegaes antes da deciso.

Se voc leu com ateno o art. 63, 2, percebeu que ele decorre do poder de autotutela da Administrao. Por fim, com relao aos recursos administrativos, no podemos deixar de mencionar a importante alterao que a Lei n 11.417/06 promoveu na Lei n 9.784/99. Falamos aqui nesta aula de duas smulas vinculantes. Essas smulas so comandos do Supremo Tribunal Federal que, nos termos do art. 103-A da Constituio, vinculam as decises do Poder Judicirio e da administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. Mas, o que acontece se a Administrao, em um processo administrativo, decidir de forma a violar uma smula vinculante? Foi justamente isso que passou a Lei n 9.784/99 a prever, depois da edio da Lei n 11.417/06. O interessado dever impugnar a deciso por meio de recurso administrativo, afirmando que a mesma contraria enunciado da smula vinculante.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

33 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 E como havamos comentado recurso administrativo interpe-se por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes (art. 60). Gabarito: Certo. 16. (CESPE - 2011 - STM - Tcnico Judicirio) O prazo para a

interposio de recurso administrativo , em regra, de dez dias, contados a partir da cincia ou da divulgao oficial da deciso recorrida e quando a lei no fixar prazo diferente. Lembra que eu avisei que IMPORTANTE saber, que o prazo para a interposio de recurso administrativo de 10 dias, contados a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. questo a!!! Gabarito: Correto. 17. (CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios) Os Pois , olha a

recursos administrativos, meios colocados disposio do administrado para o reexame do ato pela administrao pblica, s sero dotados de efeito suspensivo quando a lei expressamente o estabelecer. Concordo com voc que cobrar a exceo sacanagem! Mas por outro lado voc est frente de muita gente que no tem conhecimento da exceo que tratamos em nossa aula! Lembre-se: o efeito suspensivo poder excepcionalmente ser concedido pela autoridade competente (= a que proferiu a deciso que est sendo objeto de recurso) ou pela imediatamente superior, de ofcio ou a pedido, se houver justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo da deciso recorrida. Mas ateno! A autoridade competente que falamos, a que proferiu a deciso. Gabarito: errado.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

35 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 18. (CESPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judicirio) A deciso de

recursos administrativos no mbito do processo administrativo na administrao pblica federal no pode ser objeto de delegao. Nem tudo poder ser objeto de delegao, saiba que no art. 13 da Lei n 9.784/99 o legislador determinou que NO poder ser objeto de delegao: a) b) c) a edio de atos de carter normativo; a deciso de recursos administrativos; as matrias de competncia exclusiva do rgo ou

autoridade. Gabarito: Certo.

3.8. Reviso
A Lei N 9.784/99 prev a possibilidade de reviso da deciso em processo administrativo, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando da deciso resultar em sanes. Entretanto, MUITO CUIDADO! A reviso s possvel se surgirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Olho AQUI aberto! NO Se no recurso A administrativo REFORMA a situao PIOR OU do A recorrente pode piorar, AQUI ISSO NO OCORRE. PODE HAVER PARA REFORMATIO IN PEJUS. Confira a redao do art. 65 da multicitada lei:
Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

36 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 Olha o peguinha!!! No recurso, como vimos, a situao do recorrente pode piorar. na reviso que o reformatio in pejus no pode ser aplicado. Gabarito: Errado.

3.9. Anulao administrativos

convalidao

de

atos

Aqui nos limitaremos a apresentar os dispositivos da Lei n 9.784/99 relativos a essa matria, pois todo o regime da teoria das nulidades j foi estudado neste curso. Vimos, por exemplo, que a Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Esse postulado corresponde redao do art. 53 da Lei ora analisada. Lembre-se que na revogao no h vcio no ato administrativo, apenas uma deciso discricionria da Administrao que entende no ser mais o ato conveniente ou oportuno. Lembre-se, tambm, que a anulao opera efeitos retroativos e para o futuro (ex tunc) e que a revogao opera efeitos apenas para o futuro (ex nunc). J mencionamos tambm que o direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f (art. 54). Isso quer dizer que, se um ato administrativo beneficiou um sujeito, esse ato s poder ser anulado se no ultrapassados 5 anos de sua edio. Essa regra s no valer se o tal sujeito agiu de m-f.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

39 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 Gabarito: errado. 26. (CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscpico) Apenas

pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos ter prioridade na tramitao, em qualquer rgo ou instncia, dos procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado. Para responder a essa questo, leia o dispositivo abaixo:
Art. 69-A. Tero prioridade na tramitao, em qualquer rgo ou instncia, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado: I - pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos; II - pessoa portadora de deficincia, fsica ou mental; IV - pessoa portadora de tuberculose ativa, esclerose mltipla, neoplasia maligna, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao, sndrome de imunodeficincia adquirida, ou outra doena grave, com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada aps o incio do processo.

Veja que no s os maiores de 60 anos, mas todos os demais casos citados acima tero prioridade. Gabarito: errado. 27. (CESPE- STJ- 2012 Tcnico Judicirio) A administrao

pode anular seus prprios atos por motivo de convenincia ou oportunidade. Vimos que a Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Gabarito: Errado. isso a, pessoal! Hoje ficamos por aqui!

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

41 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05

4) Resumo
As manifestaes da Administrao Pblica ficam documentadas em um processo, seja para se manifestar quanto uma obra ou sobre um documento. O procedimento refere-se s formalidades que devero ser adotada para a prtica de determinados atos administrativos, o procedimento se desenvolve dentro no processo administrativo. O art. 2 da Lei n 9.784/99, a lei que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica federal, menciona quais so os princpios norteadores, no s dos processos administrativos, mas de toda atividade da Administrao Pblica. Confira a redao do dispositivo:
Art. 2o A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia.

Partindo desse dispositivo, e com base na doutrina de Marcelo de Melo Castro (Srie Advocacia Pblica, Ed. Mtodo), possvel identificar os seguintes princpios norteadores dos recursos e processos administrativos: a) Devido processo legal

O princpio do devido processo legal no outra coisa seno a obrigatoriedade que o Estado tem de adotar os procedimentos previamente estabelecidos. b) Oficialidade

De acordo com esse princpio, o processo administrativo pode ser iniciado sem qualquer provocao do particular. O Estado pode inaugurar um processo administrativo de ofcio e produzir provas num

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

42 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 A presena do advogado no obrigatria nos processos administrativos, conforme a redao da Smula Vinculante n 5 do STF:
A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio.

f)

Verdade material

No processo administrativo, importa conhecer o fato efetivamente ocorrido, saber como se deu o fato no mundo real, independente da fase em que se encontra o processo (desde que at o julgamento final). g) Gratuidade

A Administrao no pode exigir o pagamento de custas ou depsito de valores nem para inaugurar o processo administrativo nem para apreciar o recurso. Isso o que determina a Smula Vinculante n 21 do STF:
inconstitucional a exigncia de depsito ou arrolamento prvios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo.

h)

Motivao

A Administrao Pblica dever expor os fundamentos normativos e fticos da sua deciso. o que nos diz o pargrafo nico do art. 2 da Lei 9.784/99:

Pargrafo nico. Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: VII - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso;

Vimos ao longo da aula que a competncia irrenuncivel o que diz o art. 11 da Lei n 9.784/99, vejamos:

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

44 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 Nessa mesma fase de instruo, quando for necessria a emisso de um parecer, este dever ser emitido no prazo mximo de 15 dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo. Encerrada a instruo, o interessado poder se manifestar em razes finais em at 10 dias. A deciso dever ser proferida no prazo de 30 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias, se justificado. Revisando agora o recurso no processo administrativo, observamos que ele ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. O direito de recorrer encontra-se limitado a trs instncias administrativas. O prazo para a interposio de recurso administrativo de 10 dias, contados a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. E, interposto o recurso, o rgo que o recebe deve intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes. O recurso em processo administrativo no tem efeito suspensivo, salvo disposio legal em contrrio. ATENO!!! Vigora no processo administrativo o princpio do reformatio in pejus para os recursos, ou seja, nos recursos a situao do recorrente pode piorar. Voc se lembra o que acontece se a Administrao, em um processo administrativo, decidir de vinculante? O interessado dever impugnar a deciso por meio de recurso administrativo, afirmando que a mesma contraria enunciado da smula vinculante. A autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, dever explicitar, antes de encaminhar o recurso
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

forma a violar uma smula

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

47 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso (art. 56, 3, da Lei n 9.784/99). Recebido o recurso pela autoridade superior, ela deve decidir o mesmo, explicitando as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. (art. 64-A). Se a deciso for contrria ao interessado, afastando a aplicao da smula vinculante, o mesmo poder pedir, diretamente ao Supremo Tribunal Federal, que seja observada a smula vinculante, por meio de um instrumento processual chamado reclamao. Se o STF entender que, realmente, foi violada smula vinculante, o tribunal dar cincia autoridade que proferiu a deciso administrativa e ao superior que julgou o recurso, determinando que, nas futuras decises administrativas em casos semelhantes, seja adotado o comando da smula vinculante, sob pena de responsabilizao pessoal nas esferas cvel, administrativa e penal da autoridade administrativa (art. 64-B). A Lei N 9.784/99 prev a possibilidade de reviso da deciso em processo administrativo, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando da deciso resultar em sanes. Entretanto, MUITO CUIDADO! A reviso s possvel se surgirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Olho AQUI aberto! NO Se no recurso A administrativo REFORMA a situao PIOR OU do A recorrente pode piorar, AQUI ISSO NO OCORRE. PODE HAVER PARA REFORMATIO IN PEJUS. Por fim, com relao revogao e anulao dos atos administrativos, lembramos que a Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

48 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 A anulao opera efeitos retroativos e para o futuro (ex tunc) e que a revogao opera efeitos apenas para o futuro (ex nunc). O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f (art. 54). Estudamos tambm o instituto da convalidao. Se o ato puder ser convalidado, ou seja, se ele tiver vcios sanveis, esse ato ser anulvel. Se ele no puder ser convalidado (=seus vcios no forem sanveis), o ato ser nulo. A convalidao opera efeitos retroativos. Os atos com defeitos sanveis s podero ser convalidados se essa convalidao no acarretar leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros (art. 55 da lei).

5) Questes
1. (CESPE - 2012 - TJ-RR - Administrador) A ausncia de

defesa tcnica oferecida por advogado no processo administrativo disciplinar ofende a Constituio Federal, o que determina a nulidade de todo o processo. 2. (CESPE 2012 MPE-PI Analista Ministerial) inconstitucional a exigncia de depsito prvio de dinheiro ou bens para a admissibilidade do primeiro recurso administrativo interposto pelo particular em face de determinado ato administrativo, ilegitimidade que no se estende aos demais recursos cabveis. 3. (CESPE - 2011 - IFB - Professor Direito)Com base na Lei n. 9.784/1999, que regulamenta o processo administrativo: Entre os princpios expressamente consignados na lei em questo, inclui-se o relativo impessoalidade.
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

49 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 4. (CESPE - 2011 no texto - Correios - Analista de Correios) Os esto previstos, de forma princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, embora no estejam mencionados 5. constitucional, expressa, na lei que rege o processo administrativo federal. (CESPE - 2012 - STJ - Tcnico Judicirio) A Lei n. que no desempenho de funes de natureza 9.784/1999 no se aplica aos rgos dos Poderes Judicirio e Legislativo, ainda administrativa. 6. (CESPE - 2012 - STJ - Analista Judicirio) Os preceitos dessa lei aplicam-se administrao pblica direta e indireta no mbito do Poder Executivo federal, mas no alcanam os Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, que dispem de autonomia para editar atos acerca de sua organizao e funcionamento quando no desempenho de funo administrativa. 7. Jnior) (CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Nos processos administrativos, nova interpretao dada pela

administrao pblica sobre determinada matria deve ser aplicada retroativamente. 8. (CESPE - 2012 - STJ - Tcnico Judicirio) No processo administrativo, a norma administrativa deve ser interpretada de forma a garantir o atendimento do fim pblico a que se destine, vedada a aplicao retroativa de nova interpretao. 9. (CESPE - 2012 - STJ - Todos os Cargos) Considerando-se que o processo administrativo gera nus para a administrao pblica, a regra a cobrana de despesas processuais, as quais somente podero ser afastadas nos casos expressamente previstos em lei. 10. 11. (CESPE - 2008 - SEMAD-ARACAJU - Procurador Municipal)A (CESPE - 2012 - STJ - Todos os Cargos) Estar impedido de com o interessado, hiptese em que a deciso de recursos administrativos no pode ser objeto de delegao. atuar no processo administrativo o servidor que estiver litigando administrativamente
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

50 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 comunicao do fato dever ser dirigida autoridade competente, sob pena de configurar-se a prtica de falta grave, para fins disciplinares. 12. (CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados - Analista) Em um processo administrativo, a administrao pblica deixou de intimar Lucas, a parte interessada, para tomar cincia de sano que lhe foi imposta; contudo, Lucas apresentou-se nos autos de forma espontnea. Nessa situao, configurou-se hiptese de nulidade, por ofensa ao princpio da ampla de defesa Lucas e no do contraditrio, a falta visto que o comparecimento administrao. 13. (CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio) Em um processo administrativo, cabe ao interessado fornecer a prova dos fatos que tenha alegado; por essa razo, mesmo que o interessado declare que os dados alegados estejam em poder da prpria administrao, o rgo no poder obter esses documentos de ofcio, visto que cabe ao interessado providenciar a sua respectiva juntada. 14. at 30 15. (CESPE -2008 - SEMAD-ARACAJU - Procurador Municipal) dias para decidir, 2012 salvo prorrogao por igual perodo Concluda a instruo de processo administrativo, a administrao tem expressamente motivada. (CESPE TJ-RR Analista Processual) Considerando-se que ao superior hierrquico permitido rever os atos de seus subordinados, admite-se, no processo administrativo, a alegao em instncia superior de fato no arguido no incio do processo, bem como o reexame de matria ftica e a produo de novas provas. 16. (CESPE - 2011 - STM - Tcnico Judicirio) O prazo para a interposio de recurso administrativo , em regra, de dez dias, contados a partir da cincia ou da divulgao oficial da deciso recorrida e quando a lei no fixar prazo diferente. supre cometida pela

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

51 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 17. (CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios) Os recursos administrativos, meios colocados disposio do administrado para o reexame do ato pela administrao pblica, s sero dotados de efeito suspensivo quando a lei expressamente o estabelecer. 18. (CESPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judicirio) A deciso de recursos administrativos no mbito do processo administrativo na administrao pblica federal no pode ser objeto de delegao. 19. (CESPE - 2011 - EBC - Analista - Advocacia) Um empregado pblico submetido a procedimento administrativo disciplinar do qual resultou punio interps recurso administrativo dirigido ao superior hierrquico do agente pblico que lhe aplicara a sano. Nessa situao, o servidor deve estar ciente de que a administrao, ao conhecer do recurso interposto, poder aplicar, no exerccio da autotutela, sano mais grave , assim como deve estar ciente de que no incide na esfera administrativa, por este fundamento, a vedao do reformatio in pejus. 20. (CESPE - 2012 - TJ-RR - Analista Processual) Com fundamento no princpio da oficialidade, nos processos administrativos dos quais resulte a aplicao de sanes ao administrado, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes capazes de justificar a inadequao da sano aplicada, ser admitida a reviso de ofcio, hiptese em que poder haver o agravamento da sano imposta. 21. tempo, judicial. 22. (CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscpico) Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da a (CESPE - 2012 - STJ - Analista Judicirio) Os processos pedido ou de ofcio; dessa reviso pode resultar o administrativos de que resultem sanes podem ser revistos a qualquer agravamento da sano, diferentemente do que ocorre na esfera

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

52 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 sano aplicada, sendo certo que da reviso do processo poder resultar agravamento da sano. 23. (CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior) Em concordncia com o princpio da vedao da reformaticio in pejus, a deciso proferida por autoridade competente, em sede de recurso administrativo hierrquico, no pode prejudicar a situao do recorrente. 24. (CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscpico) Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria administrao. 25. (CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios) Consoante o princpio da autotutela, consagrado na Lei n. 9.784/1999, a administrao deve anular seus prprios atos de contedo decisrio, quando eivados de vcio de legalidade. 26. (CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscpico) Apenas pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos ter prioridade na tramitao, em qualquer rgo ou instncia, dos procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado. 27. (CESPE- STJ- 2012 Tcnico Judicirio) A administrao pode anular seus prprios atos por motivo de convenincia ou oportunidade.

Gabarito: 1) Errado 2) Errado 3) Errado 4) Certo


Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

53 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 5) Errado 6) Errado 7) Errado 8) Certo 9) Errado 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23) 24) 25) 26) 27) Certo Certo Errado Errado Certo Certo Certo Errado Certo Certo Errado Errado Errado Errado Certo Errado Errado Errado

6) Referncias
ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. Direito Administrativo descomplicado. 18 ed. So Paulo: Mtodo, 2010. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Curso de Direito Administrativo. 27 ed. So Paulo: Malheiros, 2010.
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

54 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

Noes de Direito Administrativo p/ Polcia Civil-DF (escrivo). Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 05 CAHALI, Yussef Said. Responsabilidade civil do Estado. So Paulo: Malheiros, 1995. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. CAVALIERI FILHO, Srgio. Programa de responsabilidade civil. 5 ed. So Paulo: Malheiros, 2003. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 22 ed. So Paulo: Editora Atlas, 2009. DUEZ, Paul. La responsabilit de la puissance publique. Paris: Librairie Dalloz, 1927. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental brasileiro. 7 ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2006. FREITAS, Juarez. Responsabilidade civil do estado. So Paulo: Malheiros, 2006. GASPARINI, Diogenes. Direito Administrativo. 13 ed. So Paulo: Saraiva, 2008. MARINELA, Fernanda. Direito Administrativo - tomo I. 3 ed. Salvador: Jus Podivm, 2007. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2003. MESQUITA, Daniel. Direito Administrativo Srie Advocacia Pblica, Vol. 3, Ed. Forense, Rio de Janeiro, Ed. Mtodo, So Paulo, 2011. STOCO, Tribunais, 1999. Informativos de jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, em www.stf.jus.br, e do Superior Tribunal de Justia, em www.stj.jus.br. Rui. Responsabilidade civil e sua interpretao jurisprudencial: doutrina e jurisprudncia. 4 ed. So Paulo: Revista dos

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

55 de 55 Facebook: Daniel Mesquita

You might also like