You are on page 1of 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa.

Ndia Carolina Aula 06

AULA 06: Poder Legislativo.


Sumrio
1-Poder Legislativo 2- Lista de Questes 3- Gabarito

Pgina
1-56 57-62 63-64

Conceito
O Poder Legislativo o rgo encarregado de elaborar as leis que regulam as aes dos integrantes do Estado, em suas relaes entre si ou com o Poder Pblico.

Funes
As funes tpicas do Legislativo so legislar e fiscalizar. No desempenho da primeira, elabora as leis. No exerccio da segunda, realiza a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial do Poder Executivo, bem como investigar fato determinado por meio das comisses parlamentares de inqurito (CPIs). Alm dessas funes, o Legislativo tem outras, atpicas. Uma dessas funes a administrativa, que exerce, por exemplo, quando dispe sobre sua organizao interna ou sobre a criao dos cargos pblicos de suas Casas. Outra funo atpica a de julgamento, exercida quando o Legislativo julga autoridades como o Presidente da Repblica, por exemplo (art. 52, I e II e pargrafo nico, CF).

Congresso Nacional
O Poder Legislativo federal representado pelo Congresso Nacional, composto de duas Casas (Cmara dos Deputados e Senado Federal). O Senado Federal composto de representantes dos Estados e do Distrito Federal, enquanto a Cmara composta de representantes do povo. No que se refere composio, no Legislativo federal vigora o bicameralismo federativo. Por bicameralismo, entende-se o fato de o Legislativo ser composto de duas Casas: a Cmara dos Deputados (composta por representantes do povo) e o Senado Federal (que representa os Estados e o Distrito Federal). J a denominao federativo se deve ao fato de alguns entes federativos (Estados e Distrito Federal) terem representantes no Legislativo federal. Veja o que determina a CF/88:

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Art. 44. O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (...) Art. 45. A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. A representao dos Estados e do Distrito Federal no Senado se d de forma paritria: trs senadores para cada ente federado. Com isso, assegurase o equilbrio entre esses entes: Art. 46. O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. 1 - Cada Estado e o Distrito Federal elegero trs Senadores, com mandato de oito anos. J a representao do povo na Cmara se d de pelo sistema proporcional, ou seja, de forma proporcional populao de cada ente federado, de modo a assegurar-se a democracia. Sobre esse sistema, dispe a CF/88 que: Art. 45, 1 - O nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal, ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao, procedendo-se aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados. Questo de prova: 1. (Cespe/2012/TJ-AC) O nmero total de deputados federais deve ser estabelecido por lei complementar, enquanto o nmero de representantes por estado e pelo DF deve ser estabelecido por lei ordinria, proporcionalmente ao nmero de eleitores. Comentrios: Tanto o nmero total de deputados quanto o nmero de representantes por Estado e pelo Distrito Federal ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao (art. 45, 1, CF). Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

O Poder Legislativo estadual, distrital e municipal unicameral, sendo composto por uma nica Casa, que representa o povo. O Congresso Nacional, em regra, atua por meio da manifestao do Senado e da Cmara em separado, de forma autnoma. Cada Casa delibera sobre as proposies de acordo com seu respectivo regimento interno, sem subordinao de uma Casa a outra. Entretanto, em algumas situaes, h o trabalho simultneo e conjunto das Casas, por previso constitucional. Trata-se da sesso conjunta, em que as Casas deliberam separadamente, com contagem de votos dentro de cada Casa, embora estas atuem ao mesmo tempo. Alm de outras hipteses previstas na Constituio, o art. 57, 3 da CF determina que a Cmara e o Senado reunirse-o em sesso conjunta para: duas Inaugurar a sesso legislativa; Elaborar o regimento comum e regular a criao de servios comuns s Casas; Receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica; Conhecer do veto e sobre ele deliberar.

Outra importante previso constitucional de sesso conjunta a reunio para discutir e votar a lei oramentria (art. 166, CF). Esquematizando: ELABORAR O REGIMENTO COMUM E REGULAR A CRIAO DE SERVIOS COMUNS S DUAS CASAS

HIPTESES DE SESSO CONJUNTA

RECEBER O COMPROMISSO DO PRESIDENTE E DO VICEPRESIDENTE DA REPBLICA

CONHECER DO VETO E SOBRE ELE DELIBERAR

DISCUTIR E VOTAR A LEI ORAMENTRIA

OUTRAS HIPTESES PREVISTAS PELA CONSTITUIO

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Destaca-se tambm que o texto constitucional prev uma hiptese de sesso unicameral do Congresso Nacional (ADCT, art. 3). Trata-se da reunio, j realizada, para aprovar emendas constitucionais pelo processo simplificado de reviso, cinco anos aps a promulgao da Constituio. O Congresso, nesse caso, atuou como se fosse uma s Casa.

2. (Cespe) Os deputados federais e os senadores, todos eles eleitos pelo sistema majoritrio, representam o povo dos seus respectivos estados. Comentrios: Apenas os senadores so eleitos pelo sistema majoritrio (art. 46, caput, CF). Os deputados federais elegem-se pelo sistema proporcional (art. 45, caput, CF). Questo incorreta. 3. (Cespe/2010/TRE-BA) De acordo com a CF, a eleio para o Senado Federal realiza-se mediante o denominado sistema proporcional. Comentrios: As eleies para o Senado Federal realizam-se mediante o sistema majoritrio (art. 46, caput, CF). Questo incorreta. 4. (Cespe/2009/OAB) Alm de outros casos previstos na CF, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-o, em sesso conjunta, para a apreciao de veto presidencial a projeto de lei e sobre ele deliberar. Comentrios: De fato, segundo a Constituio, alm de outros casos previstos por ela, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-o em sesso conjunta para conhecer do veto e sobre ele deliberar (art. 57, 3, IV, CF). Questo incorreta. 5. (Cespe/2009/TRE-MA) O sistema legislativo vigente o unicameral, opo adotada a partir da Constituio Federal de 1934, exatamente porque os projetos de lei, obrigatoriamente, tm de ser Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

aprovados pela Cmara dos Deputados e pelo Senado em sesso conjunta, para que possam ser levados sano do presidente da Repblica. Comentrios: O sistema legislativo vigente o bicameral, pelo fato de o Legislativo ser Legislativo ser composto de duas Casas: a Cmara dos Deputados (composta por representantes do povo) e o Senado Federal (que representa os Estados e o Distrito Federal). Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Cmara dos Deputados


O art. 45 da Carta Magna estabelece que a Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. Essa o proporcionalidade assegurada, dentre outros, pelo art. 45, 1 , da Carta Magna, que determina que o nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal, ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao. O sistema proporcional visa, portanto, a distribuir os mandatos de modo que o nmero de representantes em cada circunscrio eleitoral seja dividido em relao ao nmero de eleitores. Observa-se, porm, que a Constituio Federal atenuou o critrio puro da proporcionalidade entre a populao (representados) e os deputados (representantes). Isso porque determina a realizao dos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma das unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta deputados. Alm disso, fixa, independentemente da populao, o nmero de quatro Deputados para cada Territrio (art. 45, 2o, CF). Isso gera distores na representatividade popular na Cmara dos Deputados, pois o voto do cidado em um Estado-membro menos populoso vale mais do que o de o voto em um estado mais populoso. Para a implementao do sistema proporcional, necessrio regulamentao por lei ordinria, por se tratar de um conceito jurdico indeterminado. 1 Essa lei adotou o mtodo do quociente eleitoral, que consiste no clculo de quantas cadeiras sero ocupadas por cada legenda partidria. Para isso, inicialmente, divide-se o total de votos vlidos em candidatos pelo nmero de cargos em disputa, obtendo-se o quociente eleitoral. O total de votos obtidos por cada legenda partidria dividido por esse quociente, chegando-se, finalmente, ao nmero de cadeiras por legenda. Problema importante na aplicao do sistema proporcional se refere s sobras eleitorais, que correspondem s vagas no preenchidas pelo mtodo anterior. Para a soluo desse problema, a legislao brasileira adotou o critrio da melhor mdia. Esse critrio consiste na realizao do clculo real do nmero de votos que o partido necessitou para conquistar cada cadeira. As cadeiras constantes das sobras eleitorais sero, ento, distribudas aos partidos que obtiveram as melhores mdias. No que se refere fidelidade partidria, no h disposio expressa da Constituio a respeito. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o STF entendem que os partidos polticos e as coligaes partidrias tm o direito de preservar a vaga obtida pelo sistema eleitoral proporcional, se, no ocorrendo razo legtima que o justifique, registrar-se ou o cancelamento de filiao
1

STF, Pleno, Rextr. No 140.543-1/RO, 09.02.1995.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

partidria ou a transferncia para legenda diversa, do candidato eleito por outro partido. Esse entendimento estende-se, tambm, para os cargos majoritrios senadores, prefeitos, governadores e Presidente da Repblica. No caso de terem havido coligaes partidrias para as eleies proporcionais, a vaga igualmente pertencer coligao. Isso porque, segundo o STF2, a coligao assume perante os demais partidos e coligaes, os rgos da Justia Eleitoral e, tambm, os eleitores, por ter natureza de superpartido. A sistemtica estabelecida no ordenamento jurdico eleitoral para o preenchimento dos cargos disputados no sistema de eleies proporcionais declarada no momento da diplomao, quando so ordenados os candidatos eleitos e a ordem de sucesso pelos candidatos suplentes. Qualquer mudana dessa ordem atenta contra o ato jurdico perfeito e desvirtua o sentido e a razo de ser das coligaes. Ao se coligarem, os partidos aquiescem com a possibilidade de distribuio e rodzio no exerccio do poder em conjunto no processo eleitoral. O Supremo Tribunal Federal (STF) entende, porm, que em algumas situaes excepcionais mudana significativa de orientao programtica do partido ou comprovada perseguio poltica tornam legtimo o desligamento voluntrio do partido. Nesse caso, o parlamentar tem direito a instaurar, perante a Justia Eleitoral, procedimento no qual possa demonstrar a ocorrncia dessas situaes, caso em que manter a titularidade de seu mandato eletivo.

Senado Federal
De acordo com o art. 46 da Constituio, o Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. Pelo sistema majoritrio simples, considera-se eleito o candidato com maior nmero de votos nas eleies, excludos os votos em branco e os nulos, em um s turno de votao. Cada Estado e o Distrito Federal elegem trs Senadores, com mandato de oito anos ( 1, art. 46, CF). A representao de cada Estado e do Distrito Federal renova-se de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros ( 2, art. 46, CF). Cada senador eleito com dois suplentes ( 3, art. 46, CF). Caso ocorra renncia ou perda do mandato de senador da Repblica, dever ser chamado para assumir a vaga no Senado Federal seu 1 o suplente, e, no impedimento deste, sucessivamente o 2o suplente. Destaca-se que, de maneira semelhante ao que vimos no estudo da Cmara dos Deputados, entendem o TSE e o STF que perder a condio de suplente, mesmo se tratando de mandato majoritrio, o candidato diplomado
2

STF, Pleno, MS 30260/DF, 27.04.2011.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

pela Justia Eleitoral que, posteriormente, se desvincular do partido que o elegeu. Isso porque os mandatos pertencem, segundo essas Cortes, ao partido poltico.

Mesas Diretoras
Os trabalhos do Congresso e de cada uma de suas Casas so dirigidos pelas Mesas diretoras, comisses permanentes responsveis pelas funes meramente administrativas. A Mesa do Congresso Nacional presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos sero exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Cmara dos Deputados e no Senado Federal (art. 57, 5, CF). J as Mesas da Cmara e do Senado so eleitas, respectivamente, pelos deputados e senadores, devendo assegurar-se, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa (art. 58, 1, CF). O art. 57, 4, CF, determina que cada uma das Casas reunir-se- em sesses preparatrias, a partir de 1 de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleio das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a reconduo para o mesmo cargo na eleio imediatamente subsequente. A vedao para a reconduo ao mesmo cargo se d, segundo o STF, dentro de uma mesma legislatura, nada impedindo a reconduo no mbito de uma legislatura diferente3. Alm disso, destaca-se que segundo o STF essa vedao no de reproduo obrigatria nas Constituies dos estados-membros, que podero estabelecer a possibilidade de reconduo para o mesmo cargo na Mesa da Assembleia Legislativa dentro da mesma legislatura 4 . Em consonncia com esse entendimento, as leis orgnicas dos municpios tambm podero estabelecer a possibilidade de reconduo dos membros de suas mesas para o mesmo cargo na eleio subsequente. Por fim, importante ressaltar que a composio das Mesas dever, tanto quanto possvel, assegurar a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa (art. 58, 1, CF).

Reunies
O art. 57, caput, da Constituio Federal, estabelece que o Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. Trata-se da sesso legislativa ordinria.
3 4

STF, Pleno, MS no 22.183-6, 12.12.1997. STF, ADIn 793/RO Informativo no 65, ADIn 792/RJ, Informativo STF no 73.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Cada sesso legislativa ordinria compreende dois perodos legislativos (02/02 a 17/07 e 01/08 a 22/12). Os intervalos entre esses perodos so chamados recessos parlamentares. No primeiro ano da legislatura, h sesso preparatria no dia 1 de fevereiro, com a posse dos parlamentares e eleio das Mesas das Casas Legislativas. Ao conjunto de quatro sesses legislativas denomina-se legislatura. No Brasil, de acordo com o pargrafo nico do art. 44 da CF/88, cada legislatura ter durao de quatro anos. A legislatura coincide com a durao do mandado do Presidente da Repblica e dos Deputados Federais. Questo de prova: 6. (Cespe/2013/TRE-MS) O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, com legislatura anual. Comentrios: De fato, o Congresso Nacional composto pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal. O erro da questo que a legislatura no anual, mas sim tem a durao de quatro sesses legislativas (quatro anos). Questo incorreta.

Comisses
Com o objetivo de facilitar o trabalho das Casas Legislativas, a Constituio prev que algumas atribuies podero ser realizadas pelas Comisses Parlamentares: Art. 58, 2 - s comisses, em razo da matria de sua competncia, cabe: I - discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competncia do Plenrio, salvo se houver recurso de um dcimo dos membros da Casa; II - realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil; III - convocar Ministros de Estado para prestar informaes sobre assuntos inerentes a suas atribuies; IV - receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas;

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

V - solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado; VI - apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer. Essas Comisses so criadas por cada Casa separadamente ou pelo Congresso Nacional, na forma do regimento interno correspondente. Quando constitudas no mbito de cada Casa, so compostas por deputados (Cmara) ou senadores (Senado). No Congresso, pode haver Comisses Mistas, compostas tanto por deputados como por senadores. o caso da Comisso Mista que aprecia as medidas provisrias, por exemplo (art. 62, 9, CF). O Plenrio, rgo de deliberao mxima das Casas Legislativas, formado por todos os parlamentares que fazem parte desta. Na constituio de cada Comisso, assegurada, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa (art. 58, 1, CF). As comisses podem ser permanentes ou temporrias. As primeiras tm carter tcnico legislativo ou especializado, apreciando as proposies submetidas a seu exame e exercendo a fiscalizao dos atos do poder pblico, no mbito dos respectivos campos de atuao. Integram a prpria estrutura da Casa Legislativa de que fazem parte, tendo suas competncias definidas pelo regimento interno respectivo. J as segundas so criadas para apreciar determinada matria, extinguindo-se com o trmino da legislatura, quando realizam seu objetivo ou quando expira o prazo de sua durao. Uma importante comisso temporria aquela prevista no art. 58, 4, CF/88: 4 - Durante o recesso, haver uma Comisso representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas na ltima sesso ordinria do perodo legislativo, com atribuies definidas no regimento comum, cuja composio reproduzir, quanto possvel, a proporcionalidade da representao partidria. Vale lembrar que a sesso legislativa ordinria composta de dois perodos legislativos (02/02 a 17/07 e 01/08 a 22/12).

Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs)


O art. 58, 3, CF/88 determina que: 3 - As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. Assim, para a criao de uma CPI, so necessrios trs requisitos: requerimento de um tero dos membros da Casa Legislativa (no caso de comisso mista, um tero dos membros de cada uma das Casas); indicao de fato determinado a ser investigado e fixao de prazo certo para o fim dos trabalhos. Destaca-se que essa locuo prazo certo, segundo o STF (RTJ 163/176), no impede prorrogaes sucessivas dentro da legislatura, Contudo, o final da legislatura sempre representar um termo final para as CPIs. O STF entende ainda que, cumpridos os requisitos para a criao da CPI, esta se d no ato mesmo da apresentao do requerimento ao Presidente da Casa Legislativa, independente de deliberao plenria. Alm disso, destacase o entendimento da Corte de que o modelo de criao e instaurao de CPIs deve ser compulsoriamente observado pelas Assembleias Legislativas dos Estados. importante destacar que a CPI pode investigar mais de um fato, desde que todos os fatos investigados sejam determinados. Alm disso, a regra que determina a necessidade de criao das comisses com objeto especfico no impede a apurao de fatos conexos ao principal, ou, ainda, de outros fatos, inicialmente desconhecidos, que surgirem durante a investigao, bastando, para que isso ocorra, que haja um aditamento do objeto inicial da CPI 5 . O STF entende, tambm, que no h vedao constitucional norma regimental que estabelea limites para a criao simultnea de CPIs. Outro importante posicionamento do Supremo Tribunal Federal diz respeito s minorias parlamentares. Segundo o Pretrio Excelso, preenchidos os requisitos constitucionais do art. 58, 3o, da Constituio Federal, existe direito pblico subjetivo de as minorias parlamentares verem instaurado o inqurito parlamentar, com apoio no direito de oposio, legtimo consectrio do princpio democrtico6. O STF declarou, ainda, inconstitucional previso de Regimento Interno de Assembleia Legislativa que exigia aprovao, por maioria absoluta, do requerimento de 1/3 dos parlamentares estaduais, tendo afirmado o Ministro Eros Grau que em decorrncia do pacto federativo, o modelo federal de criao e instaurao das comisses parlamentares de inqurito constitui matria compulsoriamente a ser observada pelas Casas Legislativas
5 6

STF, HC no 71.039/RJ, 0704.1994. STF, Pleno, MS 24831/DF; MS 24845/DF; MS 24846/DF.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

estaduais () da porque se h de ter, na garantia da criao da comisso parlamentar de inqurito mediante requerimento de criao de um tero dos membros da Assembleia Legislativa, a garantia da sua instalao independentemente de deliberao do plenrio. A sujeio do requerimento de criao da comisso a essa maioria equivaleria a frustrao da prpria garantia. As minorias vale dizer, um tero dos membros da Assembleia Legislativa j no mais deteriam o direito criao da comisso parlamentar de inqurito, que passaria a depender de deciso da maioria, tal como expressa no plenrio7. Os poderes de investigao das CPIs so limitados, no alcanando todas as matrias de competncia dos membros do Poder Judicirio. Assim, as CPIs no podem determinar interceptao telefnica ou declarar a indisponibilidade dos bens do investigado, por exemplo. O poder das CPIs tambm no alcana os atos de natureza jurisdicional (decises judiciais), sob pena de se ferir a separao dos Poderes. Alm disso, os poderes das CPIs criadas pelas Casas do Congresso Nacional no alcanam fatos ligados estritamente competncia dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Tambm no alcanam os negcios privados dos indivduos, quando inexistir nexo causal com a gesto da coisa pblica. Entretanto, as CPIs podem investigar fatos relacionados a integrantes da populao indgena, desde que, segundo o STF, o ndio seja ouvido dentro da rea indgena, em dia e hora previamente acordados com a comunidade e com a presena de representante da Fundao Nacional do ndio (FUNAI) e de um antroplogo com conhecimento da mesma comunidade. Os depoentes devem ter seus direitos constitucionais respeitados pela CPI: direito ao silncio (art. 5, LXIII, CF); direito ao sigilo profissional; direito de assistncia por advogado; indenizao por danos morais e imagem etc. Entretanto, uma vez que os trabalhos da CPI tm carter meramente inquisitrio, ou seja, de reunio de provas para futura acusao a cargo do Ministrio Pblico, no se assegura ao depoente o direito ao contraditrio na fase de investigao parlamentar. Destaca-se tambm que as Comisses Parlamentares de Inqurito devem absoluto respeito separao de Poderes, ao princpio federativo e, consequentemente autonomia dos Estados-membros, Distrito Federal e Municpios. Segundo a jurisprudncia, as CPIs podem: Determinar a quebra dos sigilos bancrio, fiscal e de dados. Realizar a oitiva de testemunhas, inclusive mediante conduo coercitiva. Essa prerrogativa recai sobre qualquer pessoa, servidor pblico ou

STF, Pleno, ADIn no 3619/SP.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

particular, inclusive Ministros de Estado, desde que a oitiva seja necessria investigao. Ouvir investigados ou indiciados, respeitado o direito ao silncio, consagrado constitucionalmente. Segundo o STF 8, os poderes da CPI devem ser exercidos com respeito aos direitos constitucionalmente garantidos, tais como: privilgio contra a autoincriminao, direito ao silncio e a comunicar-se com o seu advogado. No mais, a jurisprudncia da Suprema Corte firmou o entendimento de que o privilgio contra a autoincriminao se aplica a qualquer pessoa, independentemente de ser ouvida na condio de testemunha ou de investigada 9 . Assim, o indiciado ou testemunha tem o direito ao silncio e de no produzir prova contra si mesmo (nemo tenetur se detegere), embora esteja obrigado a comparecer sesso na qual ser ouvido, onde poder, ou no, deixar de responder s perguntas que lhe forem feitas.10 Realizar percias e exames necessrios dilao probatria, bem como requisio de documentos e busca de todos os meios de prova legalmente admitidos11. Determinar buscas e apreenses, respeitada a inviolabilidade domiciliar (art. 5, XI, CF). O poder da CPI, entretanto, limitado pela clusula de reserva jurisdicional, que confere ao Judicirio a competncia exclusiva para a prtica de determinados atos. Por esse motivo, no podem as CPIs: Decretar quaisquer hipteses de priso, exceto em flagrante delito. Entende o STF que o ordenamento constitucional brasileiro, ressalvadas as situaes de flagrncia penal ou de priso na vigncia do estado de defesa, somente deferiu competncia para ordenar a privao da liberdade individual aos rgos que, posicionados na estrutura institucional do Poder Judicirio, acham-se investidos de funo jurisdicional. A Comisso Parlamentar de Inqurito, desse modo, exatamente por no dispor da prerrogativa magna de julgar, no parece possuir, como efeito consequencial, competncia para determinar, ex auctoritate propria, a priso de qualquer pessoa12. Determinar a aplicao de medidas cautelares, tais como indisponibilidade de bens, arrestos, sequestro, hipoteca judiciria ou, ainda, proibio de ausentar-se da comarca ou do pas; Proibir ou restringir a assistncia jurdica aos investigados. Isso porque a Constituio consagrou, em seu art. 133, a indispensabilidade e a imunidade do advogado como princpios constitucionais. Nas palavras do eminente Ministro Marco Aurlio, a assistncia por profissional da advocacia constitui um direito, at mesmo natural, do cidado, estando pedagogicamente
HC 98441 DF, 31/03/2009. HC n 79.812/SP, Plenrio, Relator o Ministro Celso de Mello, DJ de 16/12/01 e HC n 92.371-MC/DF, deciso monocrtica, Relator o Ministro Eros Grau, DJ de 3/9/07. 10 Nesse sentido: HC n 94.082-MC/RS, DJE de 24/3/08; HC n 92.371-MC/DF, DJ de 3/9/07; HC n 92.225-MC/DF, DJ de 14/8/07. 11 STF, HC no 71.039/RJ, 07.04.1994. 12 HC 71279 RS, DJ 23/03/1994.
8 9

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

previsto no campo normativo. A admissibilidade integra o devido processo legal na substncia13. Determinar a anulao de atos do Poder Executivo, sob pena de violao ao princpio da separao dos Poderes; Determinar a quebra do sigilo judicial, pois nem mesmo o Judicirio detm essa competncia (MS 27483 DF, 14/08/2008). Autorizar a interceptao telefnica, por ser esse ato reservado competncia jurisdicional (MS 27483 DF, 14/08/2008). Conferir publicidade indevida a dados sigilosos obtidos em funo de suas investigaes. Nesse sentido, entende o STF que "com a transmisso das informaes pertinentes aos dados reservados, transmite-se Comisso Parlamentar de Inqurito - enquanto depositria desses elementos informativos -, a nota de confidencialidade relativa aos registros sigilosos". Dessa forma, "constitui conduta altamente censurvel - com todas as consequncias jurdicas (inclusive aquelas de ordem penal) que dela possam resultar - a transgresso, por qualquer membro de uma Comisso Parlamentar de Inqurito, do dever jurdico de respeitar e de preservar o sigilo concernente aos dados a ela transmitidos 14. Questo de prova: 7. (Cespe/2012/TCU) Uma Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) pode determinar a interceptao telefnica de uma pessoa, desde que esta esteja sendo investigada pela Comisso. Comentrios: Embora as CPIs possam quebrar o sigilo telefnico do investigado, no podem determinar a interceptao telefnica. Somente o Judicirio pode faz-lo, por se tratar de reserva de jurisdio. Questo incorreta.

Convocao extraordinria
O art. 57, 6, da Constituio Federal, determina que: 6 A convocao extraordinria do Congresso Nacional farse-: I - pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-PresidentePresidente da Repblica;

13 14

HC 98667 DF, DJe-077 28/04/2009. MS n 23452/RJ, Rel. Min. Celso de Mello, DJ 12.5.2000.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

II - pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante, em todas as hipteses deste inciso com a aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. Somente a convocao feita pelo Presidente do Senado Federal independe de aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. Na sesso legislativa extraordinria o Congresso apenas deliberar sobre a matria para a qual foi convocado (art. 57, 7, CF) e sobre medidas provisrias em vigor na data da convocao (art. 57, 8, CF). Alm disso, no h pagamento de parcela indenizatria em razo da convocao extraordinria. Questo de prova: 8. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) A convocao extraordinria do Congresso Nacional, nos casos e hipteses previstos na Constituio Federal de 1988 (CF), depende de requerimento da maioria dos membros do Senado e da Cmara e condiciona-se aprovao da maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas. Comentrios: Tambm pode haver convocao extraordinria do Congresso Nacional pelo Presidente do Senado Federal, pelo Presidente da Repblica e pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Questo incorreta.

Atribuies do Congresso Nacional


O art. 48 traz as atribuies do Congresso Nacional que dependem de sano do Presidente da Repblica para se aperfeioarem. Essas atribuies so um rol meramente exemplificativo, podendo haver outras fora dessas hipteses. Devero ser disciplinadas por meio de lei. Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre: I - sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas;

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

II - plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito, dvida pblica e emisses de curso forado; III - fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas; IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; V - limites do territrio nacional, espao areo e martimo e bens do domnio da Unio; VI - incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de Territrios ou Estados, ouvidas as respectivas Assembleias Legislativas; VII - transferncia temporria da sede do Governo Federal; VIII - concesso de anistia; IX - organizao administrativa, judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio e dos Territrios e organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal; X - criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b; XI - criao e extino administrao pblica; de Ministrios e rgos da

XII - telecomunicaes e radiodifuso; XIII - matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; XIV - moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal. XV - fixao do subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, observado o que dispem os arts. 39, 4; 150, II; 153, III; e 153, 2, I. J as atribuies do art. 49 da CF so reguladas por meio de decreto legislativo. Essa espcie normativa dispensa a sano do Presidente da Repblica. So as matrias de competncia exclusiva do Congresso Nacional. Veja quais so elas: Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias; IV - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; VI - mudar temporariamente sua sede; VII - fixar idntico subsdio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; VIII - fixar os subsdios do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta; XI - zelar pela preservao de sua competncia legislativa em face da atribuio normativa dos outros Poderes; XII - apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

XIII - escolher dois teros dos membros do Tribunal de Contas da Unio; XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito; XVI - autorizar, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares. Questes de prova: 9. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) da competncia exclusiva do Congresso Nacional autorizar a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais em terras indgenas. Comentrios: o que dispe o art. 49, XVI, da CF/88. Questo correta. 10. (Cespe/2013/TRE-MS) Compete exclusivamente ao Congresso Nacional sustar portaria ministerial que exorbite do poder regulamentar. Comentrios: o que determina o art. 49, V, da Constituio Federal. Questo correta. As atribuies do art. 49 da CF so reguladas por meio de decreto legislativo. Essa espcie normativa dispensa a sano do Presidente da Repblica. No que se refere ao inciso V desse artigo, a sustao dos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa um mecanismo de controle e fiscalizao, pelo Legislativo, dos atos do Executivo, dando efetividade ao sistema de freios e contrapesos. Esse sistema, criado pela doutrina norte-americana, prev a interferncia legtima de um Poder sobre o outro, nos limites estabelecidos constitucionalmente. Tem como objetivo garantir o equilbrio necessrio concretizao da soberania popular, evitando o exerccio arbitrrio das funes pelos Poderes. Prof. Ndia Carolina www.estrategiaconcursos.com.br 18 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

11. (Cespe/2010/AGU) da competncia exclusiva do Senado Federal autorizar o presidente da Repblica a se ausentar do pas, quando a ausncia exceder a quinze dias. Comentrios: Trata-se de competncia exclusiva do Congresso Nacional (art. 49, III, CF). Questo incorreta. 12. (Cespe/2010/TRT 1 Regio) Compete ao Congresso Nacional, com a sano do presidente da Repblica, autorizar a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais em terras indgenas. Comentrios: Essa competncia do Congresso Nacional exercida por decreto legislativo, sem a sano do Presidente da Repblica. Questo incorreta. 13. (Cespe/2009/OAB) A convocao extraordinria do Congresso Nacional pode ser feita pelos presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal e pelo presidente da Repblica, nos casos taxativamente previstos na CF. Os membros de ambas as casas no tm competncia para propor esse tipo de convocao. Comentrios: A convocao extraordinria tambm pode ser feita pela maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante (art. 57, 6, II, CF). Questo incorreta. 14. (Cespe/2009/BACEN) Na sesso legislativa extraordinria, o Congresso Nacional delibera, alm da matria para a qual foi convocado e das medidas provisrias em vigor na data da convocao, a respeito dos projetos de lei complementar em regime de urgncia. Comentrios: Na sesso legislativa extraordinria o Congresso apenas deliberar sobre a matria para a qual foi convocado (art. 57, 7, CF) e sobre medidas Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

provisrias em vigor na data da convocao (art. 57, 8, CF). Questo incorreta. 15. (Cespe/2009/TRE-MA) Por ser o segundo na linha de sucesso do presidente da Repblica, cabe ao presidente da Cmara dos Deputados fazer a convocao de sesso legislativa extraordinria do Congresso Nacional para o compromisso e a posse do presidente e do vice-presidente da Repblica. Comentrios: Cabe ao Presidente do Senado Federal fazer a convocao extraordinria do Congresso Nacional para o compromisso e a posse do Presidente e do VicePresidente da Repblica (art. 57, 6, I, CF). Questo incorreta. 16. (Cespe/2012/TJ-AC) Cabe ao Congresso Nacional aprovar o estado de defesa e a interveno federal; entretanto, a suspenso dessas medidas competncia privativa do presidente da Repblica, dispensada a manifestao do Poder Legislativo. Comentrios: De acordo com o art. 49, IV, da Constituio, de competncia exclusiva do Congresso Nacional, dispensada a manifestao do Poder Executivo, aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas. Questo incorreta. 17. (Cespe/2012/TJ-AC) Compete privativamente ao Senado Federal escolher dois teros dos membros do TCU. Comentrios: Trata-se de competncia exclusiva do Congresso Nacional (art. 49, XIII, CF). Questo incorreta. 18. (Cespe/2010/Abin) Os senadores, representantes dos estados e do Distrito Federal, so eleitos com trs suplentes, segundo o princpio proporcional, para mandato de oito anos. Comentrios: Os Senadores so eleitos com dois suplentes, segundo o princpio majoritrio (art. 46, CF). Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Atribuies da Cmara dos Deputados


Apesar de o art. 51 denominar as atribuies nele arroladas como privativas, trata-se de competncia exclusiva, por ser indelegvel e exercida sem qualquer interferncia ou participao indireta de outro Poder ou rgo. Veja o que dispe o texto constitucional: Art. 51. Compete privativamente Cmara dos Deputados: I - autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; II - proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa; III - elaborar seu regimento interno; IV - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; V - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do art. 89, VII. Questo de prova: 19. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) Pertence Cmara dos Deputados, de forma privativa, dispor sobre sua organizao, seu funcionamento e sua polcia e sobre a criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios. Comentrios: o que determina o art. 51, IV, da Constituio. Questo correta.

Essas competncias so disciplinadas por resoluo da Cmara dos Deputados, sem sano do Presidente da Repblica, exceto no que se refere ao inciso IV. Isso porque a Cmara dos Deputados tem apenas a iniciativa de lei referente a fixao de remunerao dos cargos, empregos e funes de seus servios.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

No que concerne ao inciso I, o STF entende que a necessidade de autorizao da Cmara para formao de processo contra Ministros de Estado restringe-se aos crimes comuns e de responsabilidade conexo com os de mesma natureza imputados ao Presidente da Repblica. Outra observao sobre o inciso I que a autorizao da Cmara obriga instaurao de processo de crime de responsabilidade pelo Senado, mas no obriga o STF a julgar os crimes de sua competncia.

20. (Cespe) Compete Cmara dos Deputados eleger dois cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, para o Conselho da Repblica. Comentrios: o que determina o art. 51, V, da Constituio Federal. Questo correta. 21. (Cespe/2012/TJ-AC) Se o presidente da Repblica no apresentar ao Congresso Nacional as contas relativas ao exerccio anterior at sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa, caber ao Senado Federal proceder tomada de contas. Comentrios: Nesse caso, caber Cmara dos Deputados proceder tomada de contas do Presidente da Repblica (art. 51,II, CF). Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Atribuies do Senado Federal


As atribuies do Senado Federal so arroladas no art. 52 da Constituio. Apesar de o texto constitucional cham-las privativas, estas so, na realidade, exclusivas, por serem indelegveis e no serem exercidas com participao ou interferncia de qualquer outro Poder ou rgo. Veja quais so elas: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; II processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade; III - aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio pblica, a escolha de: a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituio; b) Ministros do Tribunal de Contas da Unio indicados pelo Presidente da Repblica; c) Governador de Territrio; d) Presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da Repblica; f) titulares de outros cargos que a lei determinar; IV - aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio em sesso secreta, a escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente; V - autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios;

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

VI - fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; VII - dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal; VIII - dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno; IX - estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; X - suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal; XI - aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exonerao, de ofcio, do Procurador-Geral da Repblica antes do trmino de seu mandato; XII - elaborar seu regimento interno; XIII - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; XIV - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do art. 89, VII. XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributrio Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administraes tributrias da Unio, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municpios. Pargrafo nico. Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionar como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenao, que somente ser proferida por dois teros dos votos do Senado Federal, perda do cargo, com inabilitao, por oito anos, para o exerccio de funo pblica, sem prejuzo das demais sanes judiciais cabveis.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Essas competncias so disciplinadas por resoluo do Senado Federal, sem sano do Presidente da Repblica, exceto no que se refere ao inciso XIII. Isso porque o Senado Federal tem apenas a iniciativa de lei referente a fixao de remunerao dos cargos, empregos e funes de seus servios. Quando o Senado realiza o julgamento das autoridades enumeradas nos incisos I e II, tem-se o chamado impeachment. No impeachment, o Presidente do STF que assume a direo dos trabalhos.

22. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) Compete privativamente Cmara dos Deputados, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos estados, do DF e dos municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo poder pblico federal. Comentrios: Trata-se de competncia privativa do Senado Federal (art. 52, VI, CF). Questo incorreta. 23. (Cespe/2012/TJ-RR) Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o procurador-geral da Repblica e o advogado-geral da Unio nos crimes de responsabilidade. Comentrios: o que dispe o art. 52, II, da Constituio. Questo correta. 24. (Cespe/2010/TRT 1 Regio) O Senado Federal tem competncia para fixar, por proposta do presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. Comentrios: o que determina o art. 52, VI, da Carta Magna. Questo correta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

25. (Cespe/2010/TRE-MT) Compete privativamente Cmara dos Deputados processar e julgar o presidente e o vice-presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade. Comentrios: Trata-se de competncia privativa do Senado Federal (art. 52, I, CF). Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Imunidades e prerrogativas dos parlamentares


A Carta da Repblica estabelece, na Seo V, Captulo I, Ttulo IV, imunidades e vedaes aos parlamentares, a fim de garantir tanto ao Poder Legislativo como um todo quanto a seus membros independncia e liberdade no exerccio de suas funes constitucionais. A essas regras, a doutrina convencionou chamar estatuto dos congressistas. Busca-se, com isso, proteger os parlamentares contra abusos e presses de outros Poderes, conferindo-lhes liberdade de convico, pensamento e ao. Como se pode perceber, tal proteo imprescindvel prpria existncia da democracia. i. Imunidades

As imunidades parlamentares so prerrogativas que visam a dar aos congressistas liberdade no exerccio do mandato. So um pressuposto da prpria democracia, uma vez que protegem os parlamentares contra ingerncia de outros Poderes. Essas imunidades podem ser do tipo material ou formal. A primeira delas, a imunidade material, substancial ou de contedo, visa a garantir aos parlamentares liberdade de opinio, palavras e votos (art. 53, caput, CF/88), sem presses ou constrangimentos. Exclui a antijuricidade, fazendo com que a conduta do parlamentar deixe de ser considerada crime. Entretanto, s protege atos praticados no exerccio de suas funes, dentro ou fora do Congresso Nacional. Nesse sentido, tem-se o entendimento do Pretrio Excelso de que no existem dvidas de que as imunidades parlamentares, outorgadas em face da independncia do Poder Legislativo, como garantia para o bom desempenho de funo, so prerrogativas constitucionalmente asseguradas. A imunidade material prevista no artigo 53, caput, da Constituio Federal, significa que o Deputado Federal ou Senador - com extenso aos Deputados Estaduais, por fora do artigo 57, da Constituio Estadual - tem ampla liberdade de expresso, estando isento de enquadramento penal por suas opinies, palavras e votos, quando no exerccio da funo parlamentar, considerada em sentido amplo como atributo essencial prpria existncia do Parlamento. Portanto, so passveis da imunidade parlamentar material os congressistas nos atos, palavras, opinies e votos proferidos no exerccio da funo poltica, isto , no exerccio do mandato legislativo, qualquer que seja o mbito parlamentar ou extraparlamentar, desde que exercida ratione muneris15. Reforando esse entendimento, destaca-se julgado em que o Pretrio Excelso esclareceu que a garantia constitucional da imunidade parlamentar em sentido material (CF, art. 53, "caput") somente protege o membro do
15

STF-Inqurito 510-DF. Tribunal Pleno. Rel. Min. Celso de Mello.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Congresso Nacional, qualquer que seja o mbito espacial ("locus") em que este exera a liberdade de opinio (ainda que fora do recinto da prpria Casa Legislativa), nas hipteses especficas em que as suas manifestaes guardem conexo com o desempenho da funo legislativa (prtica "in officio") ou tenham sido proferidas em razo dela (prtica "propter officium"). Doutrina. Precedentes. A clusula de inviolabilidade constitucional, que impede a responsabilizao penal e/ou civil do membro do Congresso Nacional, por suas palavras, opinies e votos, tambm abrange, sob seu manto protetor, (1) as entrevistas jornalsticas, (2) a transmisso, para a imprensa, do contedo de pronunciamentos ou de relatrios produzidos nas Casas Legislativas e (3) as declaraes feitas aos meios de comunicao social, eis que tais manifestaes - desde que vinculadas ao desempenho do mandato - qualificam-se como natural projeo do exerccio das atividades parlamentares16. Destaca-se que essa espcie de imunidade apresenta peculiaridades. Primeiramente, refere-se apenas a atos funcionais, ou seja, praticados pelos parlamentares no exerccio de suas funes. Alm disso, possui eficcia temporal permanente, perptua, pois persiste mesmo aps o trmino da legislatura.

IMUNIDADE MATERIAL DOS PARLAMENTARES

INVIOLABILIDADE CIVIL E PENAL POR SUAS OPINIES, PALAVRAS E VOTOS

PERMANENTE: PERSISTE, APS A LEGISLATURA

NECESSRIO QUE O PARLAMENTAR ESTEJA NO DESEMPENHO DE SUAS FUNES

A segunda espcie de imunidade parlamentar, a formal, processual ou de rito, garante ao parlamentar tanto a impossibilidade de ser ou permanecer preso quanto a possibilidade de sustao do andamento da ao penal pelos crimes praticados aps a diplomao. Destaca-se que os Deputados e Senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, tanto nos crimes de responsabilidade quanto nos crimes comuns (art. 53, 1, CF). Questo de prova:
16

Inq 2332 DF, DJe-040, p.01-03-2011.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

26. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) Apenas aps tomarem posse em seus respectivos cargos, deputados e senadores passaro a ser julgados perante o STF. Comentrios: Isso se d desde a diplomao, no aps a posse (art. 53, 1, CF). Questo incorreta. No que se refere priso, dispe a Carta Magna que, desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante delito de crime inafianvel (art. 53, 2, CF). Nesse caso, os autos sero remetidos Casa respectiva para que, pelo voto aberto da maioria absoluta dos seus membros, resolva sobre a priso. Com isso, em regra, no se pode aplicar ao parlamentar a pena de privao da liberdade. H, contudo, duas excees: No caso de flagrante de crime inafianvel; No caso de sentena judicial transitada jurisprudncia do STF (RTJ, 135:509). em julgado, segundo

J no que se diz respeito imunidade processual relativa priso, em regra, oferecida a denncia contra o parlamentar, o STF poder recebe-la, independentemente de prvia licena da Casa Legislativa a que ele pertence. Depois do recebimento da denncia, no caso de crime cometido aps a diplomao do parlamentar, o Supremo dar cincia Casa respectiva, para que ela se manifeste. A Casa poder, ento, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria absoluta de seus membros, sustar o andamento da ao penal. O pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de 45 dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

DESDE A EXPEDIO DO DIPLOMA

IMUNIDADE FORMAL DOS PARLAMENTARES

RELATIVA PRISO EXCEO; FLAGRANTE POR CRIME INAFIANVEL

APENAS PARA CRIMES COMETIDOS APS A DIPLOMAO O PROCESSO PODER SER SUSTADO A PEDIDO DE PARTIDO COM REPRESENTAO NA CASA LEGISLATIVA A CASA LEGISLATIVA TER 45 DIAS, IMPRORROGVEIS, DO RECEBIMENTO DO PEDIDO PELA MESA DIRETORA, PARA VOTAR DECISO: VOTO DA MAIORIA ABSOLUTA, OSTENSIVO E NOMINAL

RELATIVA AO PROCESSO

importante ressaltar que a imunidade material protege o parlamentar mesmo depois do mandato. J a formal limitada no tempo, protegendo o parlamentar aps a diplomao e enquanto durar o mandato. Segundo o STF, o termo ad quem do mandato (ou seja, o seu final) equivale ao incio da prxima legislatura (STF, RTJ, 107:911-912). Por fim, importante salientar que, segundo o STF, as imunidades no se estendem aos suplentes. Isso porque elas decorrem do efetivo exerccio da funo parlamentar, no so prerrogativas da pessoa. Em outras palavras, elas so objetivas, no subjetivas. Outro ponto importante que, de acordo com o art. 27, 1, da CF/88, aos Deputados Estaduais sero aplicadas as regras previstas Constituio sobre sistema eleitoral, inviolabilidade, imunidades, remunerao, perda de mandato, licena, impedimentos e incorporao s Foras Armadas. Obviamente, dever ser feita a correspondncia: no caso de flagrante delito de crime inafianvel, por exemplo, os autos devero ser remetidos Assembleia Legislativa no prazo de 24 horas para que esta, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. Questo de prova: 27. (Cespe/2013/TRE-MS) Ao mandato dos deputados estaduais

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

aplicam-se as regras da CF quanto ao sistema eleitoral, inviolabilidade, imunidades, remunerao, perda de mandato, licena, impedimentos e incorporao s Foras Armadas. Comentrios: o que determina o art. 27, 1, da Constituio. Questo correta. Alm das imunidades que acabamos de estudar, os parlamentares apresentam trs importantes prerrogativas: a iseno do dever de testemunhar, a necessidade de prvia licena para incorporao s Foras Armadas e a imunidade parlamentar durante o estado de stio. A iseno do dever de testemunhar dos parlamentares garantida pela CF/88 em seu art. 53, 6. Reza o texto constitucional que os deputados e senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. No que se refere necessidade de licena para incorporao s Foras Armadas, determina a CF/88 que esta dever se dar previamente ao ato, mesmo que o parlamentar seja militar e houver guerra (CF, art. 53, 7). Trata-se, de acordo com a doutrina, de mais uma imunidade, uma vez que livra o parlamentar de uma obrigao constitucionalmente imposta (CF, art. 143). Por fim, a CF/88 garante aos parlamentares a manuteno de suas imunidades material e formal durante o estado de stio (CF, art. 53, 8). Essas imunidades s podero ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, no caso de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional e que sejam incompatveis com a execuo da medida. Note que no h possibilidade de suspenso dessas imunidades no estado de defesa.

28. (Cespe) Desde a expedio do diploma, deputados federais e senadores esto sujeitos a julgamento perante o STF, o qual, ao receber a denncia contra congressista, dever solicitar autorizao respectiva Casa para prosseguir com a ao penal. Comentrios: Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

No h tal previso na Constituio. Oferecida a denncia contra o parlamentar, o STF poder receb-la, independentemente de prvia licena da Casa Legislativa a que ele pertence (art. 53, 3o, CF). Questo incorreta. 29. (Cespe/2010/TRE-BA) Ainda que fora do Congresso Nacional, se estiver no exerccio de sua funo parlamentar, o deputado federal inviolvel, civil ou penalmente, por suas palavras e opinies. Comentrios: Como vimos, esse o entendimento do STF. Destaca-se, ainda, que para o Pretrio Excelso a garantia constitucional da imunidade parlamentar em sentido material (CF, art. 53, "caput") somente protege o membro do Congresso Nacional, qualquer que seja o mbito espacial ("locus") em que este exera a liberdade de opinio (ainda que fora do recinto da prpria Casa Legislativa), nas hipteses especficas em que as suas manifestaes guardem conexo com o desempenho da funo legislativa (prtica "in officio") ou tenham sido proferidas em razo dela (prtica "propter officium"). Questo correta. 30. (Cespe/2010/TRE-MT) Os deputados e senadores, desde o momento em que tomarem posse em seus cargos, no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Comentrios: Cuidado com a pegadinha! A imunidade priso tem incio desde o momento da expedio do diploma. Questo incorreta. 31. (Cespe/2010/TRE-MT) Os membros do Congresso Nacional so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos, e suas imunidades s podero ser suspensas durante o estado de stio por deciso motivada do executor das medidas, com especificao e justificao das providncias adotadas. Comentrios: Nada disso! Essas imunidades s podero ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, no caso de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional e que sejam incompatveis com a execuo da medida. Questo incorreta. 32. (Cespe/2009/OAB) Recebida a denncia contra senador ou deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o STF dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa do parlamentar ru ou do partido poltico a que filiado, pode sustar o andamento da ao. Comentrios: Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Nada disso! De acordo com o art. 53, 3, da Constituio, depois do recebimento da denncia, no caso de crime cometido aps a diplomao do parlamentar, o Supremo dar cincia Casa respectiva, para que ela se manifeste. A Casa poder, ento, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria absoluta de seus membros, sustar o andamento da ao penal. Questo incorreta. 33. (Cespe/2009/OAB) A imunidade parlamentar formal no obsta, observado o devido processo legal, a execuo de pena privativa de liberdade decorrente de deciso judicial transitada em julgado. Comentrios: o que entende o STF. Questo correta. 34. (Cespe/2009/OAB) As imunidades de deputados e senadores no subsistiro durante o estado de stio dada a gravidade da situao de crise e da excepcionalidade da medida. Comentrios: De acordo com o 8 do art. 53 da Constituio, as imunidades de Deputados ou Senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatveis com a execuo da medida. Questo incorreta. 35. (Cespe/2012/TJ-AC) Os deputados e senadores dispem de foro privilegiado desde a expedio do diploma, estando, portanto, uma vez diplomados, ainda que ainda no tenham tomado posse, submetidos a julgamento perante o STF. Comentrios: o que determina o art. 53, 1, da Constituio. Questo correta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Incompatibilidades dos parlamentares


De acordo com o art. 54 da Carta Magna, os Deputados e Senadores no podero: Desde a expedio do diploma:

Firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; Aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissveis "ad nutum", nas entidades constantes da alnea anterior; Desde a posse:

Ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada; Ocupar cargo ou funo de que sejam demissveis "ad nutum", em pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico; Patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades acima citadas; Ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo.

36. (Cespe) Os deputados federais e os senadores no podem assumir cargo de confiana na direo de empresas pblicas ou sociedades de economia mista da Unio. Comentrios: o que determina o art. 54, II, b, da Constituio. Questo correta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Perda do mandato
O art. 55 da Constituio estabelece as hipteses em que os parlamentares perdero o mandato, antes do trmino da legislatura. So elas: Infringncia de qualquer das incompatibilidades previstas no art. 54 da Constituio; Procedimento declarado incompatvel com o decoro parlamentar. Por decoro parlamentar, entende-se o conjunto de regras legais e morais que devem balizar a conduta do parlamentar. Segundo o art. 55, 1o, da Constituio Federal, so incompatveis com o decoro parlamentar, alm dos casos descritos no Regimento Interno das Casas Legislativas, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepo de vantagens indevidas. Note que a perda do mandato, nesses casos, dever ser declarada pela Casa Legislativa respectiva, no competindo ao Poder Judicirio discutir sobre o mrito da tipicidade da conduta do parlamentar ou mesmo sobre o acerto da deciso, desde que garantido o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditrio. Isso porque a competncia exclusiva do Poder Legislativo determinada pela prpria Constituio (art. 55, 1o e 2o), sem previso de qualquer recurso de mrito. Por fim, destaca-se que essa penalidade aplicvel aos parlamentares temporariamente afastados para o exerccio dos cargos de Ministro de Estado, Secretrio de Estado ou Secretrio de Prefeitura de Capital. Entende o STF que o membro do Congresso Nacional que se licencia do mandato para investir-se no cargo de Ministro de Estado no perde os laos que o unem, organicamente, ao Parlamento. Cumpre-lhe, por isso, guardar estrita observncia s vedaes e incompatibilidades inerentes ao estatuto constitucional do congressista, assim como s exigncias tico-jurdicas que a Constituio e os regimentos internos das Casas legislativas estabelecem como elementos caracterizadores do decoro parlamentar. Por esse motivo, os atos ministeriais do parlamentar licenciado se submetem jurisdio censria da respectiva cmara legislativa17. Falta de comparecimento, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada; Perda ou suspenso dos direitos polticos; Decretao pela Justia Eleitoral, nos casos previstos na Constituio; Condenao criminal em sentena transitada em julgado. Nos casos de infringncia das incompatibilidades previstas no art. 54 da Constituio e falta de decoro parlamentar, a perda do mandato ser decidida pela respectiva Casa Legislativa, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocao da respectiva Mesa ou de partido poltico representado no

17

STF, Pleno, MS no 25579/DF, 19.10.2005.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. Caber ao Judicirio apenas apreciar a legalidade da medida, jamais o mrito da mesma. O mesmo vale para os casos em que o parlamentar sofrer condenao criminal transitada em julgado, salvo algumas excees, conforme entendimento do STF. O Pretrio Excelso, a partir do julgamento da AP 470, referente ao mensalo, passou a entender que, no caso de a condenao criminal se dar por crime incompatvel com a permanncia do condenado no cargo (condenao por improbidade administrativa ou quando for aplicada a pena privativa de liberdade por mais de quatro anos), a perda do mandato dar-se- automaticamente. Destaca-se que, nas palavras do Ministro Gilmar Mendes, esse entendimento no esvazia o contedo normativo do art. 55, VI, e 2, da Constituio Federal, uma vez que, nas demais hipteses de condenao criminal, a perda do mandato depender de deciso da Casa legislativa a que pertencer o congressista, tal como nos crimes de menor potencial ofensivo. J nos casos de ausncia tera parte das sesses ordinrias da respectiva Casa, de decretao da perda pela Justia Eleitoral ou de privao dos direitos polticos, a perda ser declarada pela Mesa respectiva, de ofcio ou mediante provocao de qualquer de seus membros, ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. Destaca-se que na perda do cargo por declarao da perda do mandato pela Justia Eleitoral, no se exige o trnsito em julgado da sentena. Isso porque, segundo o STF, a atribuio da Mesa da Casa a que pertence o parlamentar nos casos previstos nos incisos III e V do art. 55 da CF/88 limitase a declarar a perda do mandato, dando posse a quem dever ocupar o cargo, uma vez que o registro do parlamentar j ter sido cassado pela Justia Eleitoral, no podendo subsistir, dessa forma, o mandato eletivo (STF, Pleno, MS 27613/DF. 28.10.2009). Esquematizando:

Perder o mandato o Deputado ou Senador...


Que infringir qualquer das proibies do art. 54 da Constituio; Cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar; Que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado18.

A perda do mandato depender de juzo do Plenrio da Casa Legislativa (deciso poltica)

18

A exceo dar-se- nos casos de condenao criminal por improbidade administrativa ou quando for aplicada a pena privativa de liberdade por mais Prof. Ndia Carolina www.estrategiaconcursos.com.br 36 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada; Que perder ou tiver suspensos os direitos polticos; Quando o decretar a Justia Eleitoral, nos casos previstos na Constituio.

A perda ser declarada pela Mesa da Casa Legislativa, de ofcio ou mediante provocao de qualquer de seus membros, ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa

A Constituio Federal excepciona algumas hipteses em que no perder o mandato o Deputado Federal ou Senador (art. 56): Quando investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Territrio, Secretrio de Estado, do Distrito Federal, de Territrio, de Prefeitura de Capital ou chefe de misso diplomtica temporria; Quando licenciado pela respectiva Casa por motivo de doena, ou para tratar, sem remunerao, de interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento no ultrapasse cento e vinte dias por sesso legislativa.

de quatro anos. que nesses casos, segundo o Ministro Gilmar Mendes, valeria a regra do art. 92 do Cdigo Penal, segundo o qual Art. 92 - So tambm efeitos da condenao: I - a perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo: a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica; b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos. Nesse caso, a natureza do delito justificaria a exceo, devendo a Casa Legislativa apenas declarar a perda do cargo.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

37. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) Deputado ou senador que assumir cargo de ministro de Estado,de governador de territrio e de secretrio de Estado, do DF ou de territrio, assim como de secretrio de prefeitura de capital ou chefe de misso diplomtica temporria, no perde seu mandato. Comentrios: o que determina a Constituio (art. 56, inciso I). Questo correta. 38. (Cespe/2010/TRE-BA) O deputado ou o senador que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada, perder o mandato. Comentrios: Segundo o art. 55, III, da Constituio que perder o mandato o Deputado ou Senador que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada. Questo correta. 39. (Cespe/2010/TRE-BA) De acordo com a Constituio Federal de 1988, o deputado federal que for investido em cargo de secretrio de Estado, independentemente da pasta que assumir, perder seu mandato de deputado. Comentrios: Nada disso! Reza o art. 56, I, da Constituio que no perder o mandato o Deputado ou Senador investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Territrio, Secretrio de Estado, do Distrito Federal, de Territrio, de Prefeitura de Capital ou chefe de misso diplomtica temporria. Questo incorreta. 40. (Cespe/2010/TRE-BA) O deputado federal investido temporria e precariamente no cargo de ministro de Estado no est sujeito a processo disciplinar perante a Cmara dos Deputados em razo da prtica de ato incompatvel com o decoro parlamentar quando no cumprimento de seu mandato. Comentrios: Est sim! Entende o STF que o membro do Congresso Nacional que se licencia do mandato para investir-se no cargo de Ministro de Estado no perde os laos que o unem, organicamente, ao Parlamento . Cumpre-lhe, por isso, guardar estrita observncia s vedaes e incompatibilidades inerentes ao estatuto constitucional do congressista, assim como s exigncias ticoProf. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

jurdicas que a Constituio e os regimentos internos das casas legislativas estabelecem como elementos caracterizadores do decoro parlamentar. Por esse motivo, os atos ministeriais do parlamentar licenciado se submetem jurisdio censria da respectiva cmara legislativa (STF, Pleno, MS no 25579/DF, 19.10.2005). Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

A Fiscalizao Contbil, Oramentria, Patrimonial e Operacional


I. Os Controles Interno e Externo

Os dinheiros pblicos sofrem duas formas de controle: o interno, realizado no mbito de cada Poder, e o Externo, de competncia do Legislativo. Veja o que dispe a Constituio sobre o controle interno: Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. Trata-se do controle realizado pela Receita Federal, por exemplo, ao avaliar a efetividade de seus projetos institucionais, ou do Judicirio, ao rever as contrataes de pessoal, por exemplo. Determina a Carta Magna que os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, devero cientificar o Tribunal de Contas da Unio (TCU), sob pena de responsabilidade solidria (art. 74, CF/88). J o controle externo exercido por rgo DIFERENTE daquele a ser fiscalizado, de onde vem seu nome. Trata-se do controle realizado pelo Legislativo sobre os demais Poderes, como veremos mais detalhadamente a seguir. importante ressaltar que, nesse controle, possvel haver participao popular. Segundo a Constituio, qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio (art. 74, 2, CF).

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

41. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) O controle interno deve, entre outras finalidades, comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, no apenas da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, mas tambm da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. Comentrios: o que determina o art. 74, II, da Constituio: Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: (...) II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; (...) Questo correta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

II.

A Fiscalizao Operacional

Contbil,

Oramentria,

Patrimonial

A fiscalizao contbil, oramentria, patrimonial e operacional da Unio e das entidades da Administrao Direta e Indireta tem como responsvel o Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio (TCU). Nos Estados, so as Assembleias Legislativas as responsveis pela fiscalizao, auxiliadas pelos Tribunais de Contas dos Estados. Veja importante entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre esse assunto: De acordo com o STF, o poder de fiscalizao da ao administrativa do Poder Executivo outorgado aos rgos coletivos de cada Cmara do Congresso Nacional, no plano federal, e da Assembleia Legislativa, no dos Estados; nunca, aos seus membros individualmente, salvo, claro, quando atuem em representao de sua Casa ou comisso (ADI 3.046, DJ de 28.05.2004) A fiscalizao realizada pelo Legislativo tem como objeto a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a aplicao das subvenes e a renncia de receitas (art. 70, caput, CF/88) e como fundamentos os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficincia, dentre outros. Portanto, so quatro as facetas dessa fiscalizao: Fiscalizao da legalidade: compreende a anlise da obedincia do administrador lei. Verifica-se a validade dos atos administrativos em face do ordenamento jurdico; Fiscalizao financeira: refere-se aplicao das subvenes, renncia de receitas, s despesas e s questes contbeis; Fiscalizao da legitimidade: representa a anlise da aceitao, pela populao, da gesto da coisa pblica; Fiscalizao da economicidade: compreende a anlise de custo/benefcio das aes do Poder Pblico. No que se refere fiscalizao da economicidade, entende a doutrina que os controles externo e interno podero, alm da legalidade, avaliar tambm o mrito da despesa, ou seja, a prpria discricionariedade do administrador. Podero, portanto, avaliar o mrito de atos administrativos.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

I.

Tribunais de Contas

Os Tribunais de Contas so rgos vinculados ao Poder Legislativo, sem subordinao hierrquica a qualquer rgo deste Poder. Sua autonomia garantida constitucionalmente. Destaca-se que, embora pertenam ao Poder Legislativo, no exercem funo legislativa, mas de fiscalizao e controle, de natureza administrativa. A misso desses rgos ORIENTAR o Poder Legislativo no exerccio do controle externo. Para isso, a CF/88 lhes confere autonomia. Esses rgos podem, inclusive, realizar o controle de constitucionalidade das leis. Veja o que entende o STF a respeito desse assunto: Smula 347 do STF O Tribunal de Contas, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do Poder Pblico. Esse controle de constitucionalidade no se d em abstrato (lei em tese), mas sim no caso concreto (via de exceo). Por meio dele, pode a Corte de Contas deixar de aplicar um ato por considera-lo incompatvel com a Constituio. III. O Tribunal de Contas da Unio

O Tribunal de Contas da Unio (TCU) composto de nove Ministros. Tem sede no Distrito Federal e jurisdio em todo o territrio nacional. Seus Ministros dispem das mesmas prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia (STJ). Para sua investidura, necessrio o cumprimento dos requisitos enumerados no art. 73, 1, da CF: Mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade; Idoneidade moral e reputao ilibada; Notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica; Mais de dez anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados acima.

A escolha de um tero (trs) desses Ministros cabe ao Presidente da Repblica, com posterior aprovao dos nomes pelo Senado Federal. Dois desses Ministros devero ser escolhidos alternadamente entre auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo TCU, segundo critrios de antiguidade e merecimento. Os outros dois teros so escolhidos pelo Congresso Nacional, na forma de seu regimento interno. Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Os Ministros do TCU tm as mesmas prerrogativas, garantias, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia (STJ), de acordo com o art. 73, 3, da CF. Logo, tm como garantias a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de seus subsdios. Tambm se lhe aplicam as regras do art. 4 da CF/88 referentes a aposentadoria e penso. Destaca-se, ainda, que o auditor, quando em substituio a Ministro, ter as mesmas garantias e impedimentos do titular e, quando no exerccio das demais atribuies da judicatura, as de juiz de Tribunal Regional Federal (art. 73, 4, da CF/88). Como o auditor substituto do Ministro, a ele se aplica a exigncia de idade mnima de 35 anos. Nesse sentido, entende o STF (ADI 373/PI, DJ de 6.5.1994) que razovel a exigncia desse limite de idade para ingresso no cargo de auditor de Tribunal de Contas estadual, uma vez que as normas estabelecidas para o TCU na CF/88 se aplicam, de regra, aos Tribunais de Contas dos Estados. O art. 70 da Constituio, como vimos anteriormente, determina que a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Determina tambm, em seu pargrafo nico, que prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. Desse modo, o controle das contas pblicas de competncia do Congresso Nacional, que o exercer com auxlio do TCU (art. 71, caput, CF). Vamos ler esse artigo? Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; Destaca-se que no que se refere s contas dos administradores e demais responsveis por recursos pblicos, a competncia do TCU para julg-las. J no que concerne s contas do Presidente da Repblica, cabe Corte apenas apreci-las, mediante parecer prvio, elaborado no prazo de sessenta dias, de carter meramente opinativo. O julgamento, ento, ser realizado pelo Congresso Nacional. Outro ponto de destaque que entende o STF (MS 25.092, DJ de 17.3.2006) que as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, integrantes da Administrao Indireta, esto sujeitas fiscalizao do Tribunal de Contas, no obstante os seus servidores estarem sujeitos ao regime celetista. No mesmo sentido, entende a Corte (MS 21.644, DJ 8.11.1996) que entidades de direito privado sujeitam-se fiscalizao do Estado quando dele recebem recursos, devendo seus dirigentes prestar contas dos valores recebidos. Alm disso, tambm os conselhos profissionais (Conselhos Federais e Conselhos Regionais de classe profissional), por terem natureza autrquica, devem prestar contas ao TCU (MS 21.797, DJ 18.5.2001). Continuemos a anlise do artigo... Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: (...) III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; Nesse sentido, observamos a posio do STF de que necessria a observncia do devido processo legal em processo administrativo no mbito do TCU. Smula Vinculante n. 03 Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Sobre a concesso de aposentadoria, destaca-se, ainda, que segundo o STF configura ato administrativo complexo, aperfeioando-se somente com o registro perante o Tribunal de Contas. Submetido condio resolutiva, no se operam os efeitos da decadncia antes da vontade final da Administrao (MS 21.466, DJ de 17.10.1997). Ao TCU cabe apreciar os atos iniciais de concesso de aposentadoria, reforma e penses. Essa anlise se restringe aos aspectos de legalidade do ato, no podendo a Corte de Contas fazer anlise de mrito (convenincia e oportunidade). Alm disso, a atuao do TCU se restringe ao registro do ato, no cabendo Corte anul-lo ou convalid-lo. Havendo vcios no ato, a Corte poder apenas indeferir o pedido de registro, comunicando o fato ao rgo/entidade para as providncias cabveis. Caber a estes anular ou convalidar o ato. Destaca-se que o registro no se aplica aos benefcios obtidos por meio do Regime Geral de Previdncia Social (RGPS), mas apenas aos obtidos por meio do Regime Prprio de Previdncia dos Servidores (RPPS), dos servidores estatutrios. Assim, os empregados de empresas pblicas e sociedades de economia mista tm apenas seus atos de admisso apreciados pelo TCU, sendo as aposentadorias e penses apreciadas no mbito do RPPS. Tambm importante destacar que as nomeaes para cargos em comisso no se submetem ao controle de legalidade do TCU, com base na ressalva feita pelo inciso III do art. 71 da Constituio. O mesmo se aplica s melhorias posteriores dos atos de concesso de aposentadoria, reformas e penses, quando estas no alterem o fundamento legal do ato concessrio. Outro importante entendimento do STF se refere impossibilidade de o Tribunal de Contas suprimir vantagem pecuniria includa nos proventos de servidor por deciso judicial transitada em julgado (MS 25.460, DJ de 10.2.2006). Esse tipo de deciso, segundo a Corte, s pode ser modificada por meio de ao rescisria. Por fim, entende a Corte Suprema que, mesmo no se assegurando a ampla defesa e o contraditrio quando da apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso (smula vinculante no 3), decorridos cinco anos sem a apreciao conclusiva do TCU seria obrigatria a convocao do interessado19. Nesse caso, devido ao longo decurso de tempo at a negativa do registro, haveria direito lquido e certo do interessado de exercitar as garantias do contraditrio e da ampla defesa. Voltemos anlise do art. 71 da CF/88:

19

MS 25116.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: (...) IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V - fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; A respeito desse inciso, importante destacar que, segundo o STF, o TCU no tem competncia para fiscalizar a aplicao dos recursos recebidos a ttulos de royalties, decorrentes da extrao de petrleo, xisto betuminoso e gs natural, pelos Estados e Municpios. Trata-se de competncia do Tribunal de Contas Estadual, e no do TCU, tendo em vista que o art. 20, 1 , da Constituio, qualificou os royalties como receita prpria dos Estados, Distrito Federal e Municpios20. VII - prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X - sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal;
20

MS 24.312-RJ, Rel. Min. Ellen Gracie, 19.02.2003.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. 1 - No caso de contrato, o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. 2 - Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito. Os atos administrativos podem ser sustados diretamente pelo TCU, sendo comunicada a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal. J no que se refere aos contratos administrativos, a sustao caber ao Congresso Nacional, que solicitar ao Executivo a anulao desses atos. Caso essas medidas no sejam adotadas no prazo de noventa dias, o TCU adquirir competncia para decidir a respeito, podendo determinar a sustao do ato. Entende o STF que o TCU tem legitimidade para expedir medidas cautelares para prevenir a ocorrncia de leso ao errio ou a direito alheio, bem como para garantir a efetividade de suas decises. Isso decorre da teoria de poderes implcitos, segundo a qual a toda competncia prevista constitucionalmente h previso, ainda que implicitamente, das prerrogativas necessrias para lhe dar efetividade (MS 26.547/DF, 23.05.2007). Entretanto, no tem a Corte de Contas, segundo o STF, poder para decretar quebra de sigilo bancrio (Notcias STF, 17.12.2007). Isso porque o TCU um rgo auxiliar do Poder Legislativo, mas no se confunde com este. Cabe ao Legislativo, no ao TCU, determinar a invaso dos dados bancrios. Tambm no tem o TCU funo jurisdicional (de dizer o direito). Entende o Pretrio Excelso que o TCU no um tribunal administrativo, no sentido francs, dotado de poder de soluo dos conflitos em ltima instncia. O princpio da inafastabilidade da jurisdio impede que haja essa equiparao, alm do que os poderes desse rgo esto devidamente delimitados constitucionalmente no artigo 7121. Art. 71, 3 - As decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. 4 - O Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. Isso significa que a Corte de Contas se submete ao controle do Poder Judicirio. Entretanto, no poder o Judicirio adentrar o mrito das decises

21

MS 29599 DF, DJe-030, p. 15/02/2011.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

do TCU, sob pena de ferir a separao dos Poderes. Caber-lhe- apenas a anlise de mera legalidade. Alm disso, o TCU se submete, tambm, ao controle do Poder Legislativo. Nesse sentido, entende o STF que surge harmnico com a Constituio Federal diploma revelador do controle pelo Legislativo das contas dos rgos que o auxiliam, ou seja, dos tribunais de contas 22. A anlise do Legislativo, entretanto, restringe-se s chamadas contas polticas (controle de efetividade). As contas administrativas (contrataes, nomeaes, etc.) so julgadas pelo prprio TCU, tendo em vista sua autonomia. IV. O TCU e a Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMO)

A CF/88 criou um mecanismo especial de fiscalizao dos indcios de despesas no autorizadas, como forma de assegurar a obedincia lei oramentria. Trata-se de fiscalizao realizada pela Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMO) com o auxlio do TCU. Determina a Constituio, em seu artigo 72, que a CMO, diante de indcios de despesas no autorizadas, ainda que sob a forma de investimentos no programados ou de subsdios no aprovados, poder solicitar autoridade governamental responsvel que, no prazo de cinco dias, preste os esclarecimentos necessrios. No prestados os esclarecimentos, ou considerados estes insuficientes, a Comisso solicitar ao TCU pronunciamento conclusivo sobre a matria, no prazo de trinta dias. Entendendo o Tribunal irregular a despesa, a Comisso, se julgar que o gasto possa causar dano irreparvel ou grave leso economia pblica, propor ao Congresso Nacional sua sustao. V. Os Tribunais de Contas dos Estados e dos Municpios

Reza o art. 75 da Constituio Federal que as normas estabelecidas para o TCU aplicam-se, no que couber, organizao, composio e fiscalizao dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios. Trata-se de uma aplicao do princpio da simetria. Entretanto, a Constituio estabelece, tambm, algumas particularidades para essas Cortes de Contas. Segundo a Carta Magna, os Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal so compostos de sete conselheiros (art. 75, pargrafo nico, CF). Em decorrncia do princpio da simetria, sua nomeao segue os mesmos critrios estabelecidos pela CF/88 (art. 73, 1). Nesse sentido, sobre a proporo das vagas a serem preenchidas pela escolha do Executivo e do Legislativo (2/3 e 1/3, respectivamente, no modelo federal), entende o STF que:
22

ADI 1.175, Rel. Min. Marco Aurlio, DJ de 19.12.2006.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Smula 653 do STF: No Tribunal de Contas Estadual, composto por sete conselheiros, quatro devem ser escolhidos pela Assembleia Legislativa e trs pelo Chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um dentre auditores e outro dentre membros do Ministrio Pblico, e um terceiro sua livre escolha. Note-se ainda que os vencimentos dos Conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados devero ter como parmetro aqueles dos desembargadores do Tribunal de Justia (ADI 396, DJ de 5.8.2005). E a quem o Tribunal de Contas Estadual prestar contas, professora? Excelente pergunta! Assembleia Legislativa do Estado. Entende o STF (ADI 687, DJ 10.02.2006) que o Tribunal de Contas est obrigado, por expressa determinao constitucional, a encaminhar, ao Poder Legislativo a que se acha institucionalmente vinculado, tanto relatrios trimestrais quanto anuais de suas prprias atividades, com o objetivo de expor a situao das finanas pblicas administradas por esses rgos. Passaremos, agora, anlise da fiscalizao do Municpio. Veja o que determina o art. 31 da Constituio acerca da fiscalizao dos Municpios: Art. 31. A fiscalizao do Municpio ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. 1 - O controle externo da Cmara Municipal ser exercido com o auxlio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Municpio ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios, onde houver. Verifica-se, portanto, que a fiscalizao do Municpio ser feita pelo Legislativo Municipal (controle externo) e pelo Executivo Municipal (controle interno), na forma da lei. No controle externo, a Cmara Municipal contar com o auxlio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Municpio ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios, onde houver. Note, entretanto, a vedao feita pela Constituio em outro pargrafo do mesmo artigo: 4 - vedada a criao de Tribunais, Conselhos ou rgos de Contas Municipais.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Destaca-se a posio do STF de que poder ser institudo no Municpio um Tribunal de Contas que, embora atue em um Municpio especfico, ser um rgo estadual. Esse rgo ser denominado Conselho ou Tribunal de Contas dos Municpios (ADI 687, Rel. Min. Celso de Mello, DJ de 10.02.2006). essencial salientar tambm que os Tribunais que existiam quando da promulgao continuam vlidos e permanecem em funcionamento. o caso, por exemplo, do Tribunal de Contas de So Paulo (TCM/SP), criado em 1968. Outro ponto importante o que estabelece a Constituio a respeito do parecer prvio emitido pela Cmara dos Vereadores. Art. 31, 2 - O parecer prvio, emitido pelo rgo competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, s deixar de prevalecer por deciso de dois teros dos membros da Cmara Municipal. Esse parecer bastante diferente daquele emitido pelo Tribunal de Contas da Unio e pelo Tribunal de Contas do Estado quando da anlise das contas do Presidente da Repblica e do Governador de Estado, respectivamente. Ao contrrio do que ocorre na anlise das contas do Presidente, aqui h presuno da validade do parecer. A regra a prevalncia do parecer, que s poder ser derrubado por deciso de 2/3 dos membros da Cmara Municipal.

42. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) As empresas pblicas federais no esto sujeitas fiscalizao do TCU, pois so pessoas jurdicas de direito privado. Comentrios: O STF entende que as empresas pblicas e sociedades de economia mista se sujeitam fiscalizao do TCU23. Questo incorreta. 43. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) O TCU, se no for atendido em suas solicitaes, poder sustar a execuo de ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal.

23

STF, Pleno, MS 26.117/DF, Relator Ministro Eros Grau, DJe de 05.11.2009.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Comentrios: o que determina o art. 71, X, da Constituio Federal. Questo correta. 44. (Cespe/2008/TCU) inconstitucional lei estadual que estabelea como atribuio do respectivo tribunal de contas o exame prvio de validade de contratos firmados com o Poder Pblico. Comentrios: O art. 75 da Constituio Federal determina que as normas estabelecidas para o TCU aplicam-se, no que couber, organizao, composio e fiscalizao dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios. Considerando que o exame prvio de validade de contratos firmados com o Poder Pblico no funo que tenha sido atribuda ao TCU pela Constituio, no pode lei estadual estabelece-la como atribuio do respectivo tribunal de contas. Questo correta. 45. (Cespe/2008/TCU) Compete aos tribunais de contas dos estados o controle de economicidade para verificar se cada rgo procedeu, na aplicao da despesa pblica, de modo mais econmico. Comentrios: Versa a Constituio que a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Alm disso, segundo a Carta, o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. Atribuise, portanto, ao TCU, competncia para realizar o controle de economicidade. Com base no princpio da simetria (art. 75, CF), esse controle tambm de competncia das Cortes de Contas estaduais. Questo correta. 46. (Cespe/2008/TCU) A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial dos rgos da Unio realizada pelo sistema de controle externo ou interno pode questionar aspectos que envolvam a prpria discricionariedade do administrador. Comentrios: Segundo a doutrina, o controle externo e o interno podem analisar, alm da legalidade, o mrito do ato administrativo, quando da anlise da economicidade. Questo correta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

47. (Cespe/2008/TCU) A independncia conferida ao TCU faz com que as suas decises, emanadas no exerccio de sua atividade-fim, no se submetam a qualquer controle posterior. Comentrios: As decises do TCU, por ser este um rgo administrativo, submetem-se ao controle do Poder Judicirio. Isso porque nossa Constituio adotou o princpio da inafastabilidade da jurisdio (art. 5, XXXV). Questo incorreta. 48. (Cespe/2008/TCU) Conforme o STF, o TCU, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar, de forma incidental, a constitucionalidade das leis e dos atos do poder pblico. Comentrios: De fato, esse o entendimento do STF, consubstanciado na Smula 347, segundo a qual o Tribunal de Contas, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar a constitucionalidade das leis e atos do poder pblico. Questo correta. 49. (Cespe/2008/TCU) Para o STF, a independncia conferida ao TCU no exclui a competncia de fiscalizao de suas contas pelo Poder Legislativo. Comentrios: De fato, entende o STF que o Poder Legislativo competente para controlar as contas dos tribunais de contas24, rgos que lhe so auxiliares. Questo correta. 50. (Cespe/2008/TCU) Um deputado estadual de Sergipe, insatisfeito com os recursos que o estado vinha recebendo da Unio, resolveu apresentar um projeto de lei estadual criando um novo imposto, incidente sobre a explorao da atividade de lavra de petrleo nesse estado por empresas privadas e estatais. Na situao em apreo, compete ao TCU fiscalizar a aplicao dos recursos recebidos a ttulo de royalties pelo estado de Sergipe, j que esses recursos so repassados pela Unio aos estados. Comentrios: Segundo o STF, o TCU no tem competncia para fiscalizar a aplicao dos recursos recebidos a ttulos de royalties, decorrentes da extrao de petrleo, xisto betuminoso e gs natural, pelos Estados e Municpios. Trata-se de competncia do Tribunal de Contas Estadual, e no do TCU, tendo em vista
24

ADI 1.175, Rel. Min. Marco Aurlio, DJ de 19.12.2006.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

que o art. 20, 1, da Constituio, qualificou os royalties como receita prpria dos Estados, Distrito Federal e Municpios25. Questo incorreta. 51. (Cespe/2004/TCU) Cabe ao TCU, no exerccio de sua competncia para apreciar a legalidade dos atos da administrao direta de concesso de aposentadoria, promover, de ofcio, correes meramente formais no ttulo jurdico de aposentao sob exame para fins de registro. Comentrios: Ao TCU cabe apreciar os atos iniciais de concesso de aposentadoria, reforma e penses. Essa anlise se restringe aos aspectos de legalidade do ato, no podendo a Corte de Contas fazer anlise de mrito (convenincia e oportunidade). Alm disso, a atuao do TCU se restringe ao registro do ato, no cabendo Corte anul-lo ou convalid-lo. Havendo vcios no ato, a Corte poder apenas indeferir o pedido de registro, comunicando o fato ao rgo/entidade para as providncias cabveis. Caber a estes anular ou convalidar o ato. Questo incorreta. 52. (Cespe/1998/TCU) Compete ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), diretamente, determinar a sustao de contrato administrativo celebrado pelo Poder Executivo, comunicando o ato de sustao ao Congresso Nacional. Comentrios: Os atos administrativos podem ser sustados diretamente pelo TCU, sendo comunicada a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal. J no que se refere aos contratos administrativos, a sustao caber ao Congresso Nacional, que solicitar ao Executivo a anulao desses atos. Caso essas medidas no sejam adotadas no prazo de noventa dias, o TCU adquirir competncia para decidir a respeito. Questo incorreta. 53. (Cespe/2008/INSS) O TCU tem competncia para anular e suspender contratos administrativos, assim como para determinar autoridade administrativa que promova a anulao desses contratos e, se for o caso, da licitao que os originou. Comentrios: Nesse caso, a sustao caber ao Congresso Nacional, que solicitar ao Executivo a anulao desses atos. Caso essas medidas no sejam adotadas no prazo de noventa dias, a sim o TCU adquirir competncia para sust-los. Questo incorreta.

25

MS 24.312-RJ, Rel. Min. Ellen Gracie, 19.02.2003.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

54. (Cespe/1998/TCU) Compete ao Congresso Nacional fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital a Unio participe de forma direta ou indireta. Comentrios: Trata-se de competncia do TCU (art. 71, V, CF). Questo incorreta. 55. (Cespe/2008/INSS) Compete ao TCU apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de nomeao de cargos comissionados nas autarquias federais. Comentrios: As nomeaes para cargos em comisso no se submetem ao controle de legalidade do TCU, com base na ressalva feita pelo inciso III do art. 71 da Constituio. Questo incorreta. 56. (Cespe/2011/TRE-ES) De acordo com o disposto na CF, compete ao Tribunal de Contas da Unio apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as nomeaes para cargos de provimento em comisso. Comentrios: As nomeaes para cargos em comisso no se submetem ao controle de legalidade do TCU, com base na ressalva feita pelo inciso III do art. 71 da Constituio. Isso porque se trata de forma de provimento temporria. Questo incorreta. 57. (Cespe/2008/INSS) A demora superior a cinco anos para que o TCU aprecie a legalidade da concesso de aposentadoria implica a necessidade de convocao dos interessados, com a abertura do contraditrio e da ampla defesa. Comentrios: Entende o STF que, mesmo no se assegurando a ampla defesa e o contraditrio quando da apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso (smula vinculante no 3), decorridos cinco anos sem a apreciao conclusiva do TCU seria obrigatria a convocao do interessado26. Nesse caso, devido ao longo decurso de tempo at a negativa do registro, haveria direito lquido e certo do interessado de exercitar as garantias do contraditrio e da ampla defesa. Questo correta.

26

MS 25116.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

58. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) O Tribunal de Contas da Unio (TCU) poder realizar por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de comisso tcnica ou de inqurito inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Comentrios: o que determina o art. 71, IV, da Constituio, a saber: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: (...) IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; Questo correta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

Lista de Questes
1. (Cespe/2012/TJ-AC) O nmero total de deputados federais deve ser estabelecido por lei complementar, enquanto o nmero de representantes por estado e pelo DF deve ser estabelecido por lei ordinria, proporcionalmente ao nmero de eleitores. 2. (Cespe) Os deputados federais e os senadores, todos eles eleitos pelo sistema majoritrio, representam o povo dos seus respectivos estados. 3. (Cespe/2010/TRE-BA) De acordo com a CF, a eleio para o Senado Federal realiza-se mediante o denominado sistema proporcional. 4. (Cespe/2009/OAB) Alm de outros casos previstos na CF, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-o, em sesso conjunta, para a apreciao de veto presidencial a projeto de lei e sobre ele deliberar. 5. (Cespe/2009/TRE-MA) O sistema legislativo vigente o unicameral, opo adotada a partir da Constituio Federal de 1934, exatamente porque os projetos de lei, obrigatoriamente, tm de ser aprovados pela Cmara dos Deputados e pelo Senado em sesso conjunta, para que possam ser levados sano do presidente da Repblica. 6. (Cespe/2013/TRE-MS) O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, com legislatura anual. 7. (Cespe/2012/TCU) Uma Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) pode determinar a interceptao telefnica de uma pessoa, desde que esta esteja sendo investigada pela Comisso. 8. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) A convocao extraordinria do Congresso Nacional, nos casos e hipteses previstos na Constituio Federal de 1988 (CF), depende de requerimento da maioria dos membros do Senado e da Cmara e condiciona-se aprovao da maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas. 9. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) da competncia exclusiva do Congresso Nacional autorizar a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais em terras indgenas. 10. (Cespe/2013/TRE-MS) Compete exclusivamente ao Congresso Nacional sustar portaria ministerial que exorbite do poder regulamentar. Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

11. (Cespe/2010/AGU) da competncia exclusiva do Senado Federal autorizar o presidente da Repblica a se ausentar do pas, quando a ausncia exceder a quinze dias. 12. (Cespe/2010/TRT 1 Regio) Compete ao Congresso Nacional, com a sano do presidente da Repblica, autorizar a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais em terras indgenas. 13. (Cespe/2009/OAB) A convocao extraordinria do Congresso Nacional pode ser feita pelos presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal e pelo presidente da Repblica, nos casos taxativamente previstos na CF. Os membros de ambas as casas no tm competncia para propor esse tipo de convocao. 14. (Cespe/2009/BACEN) Na sesso legislativa extraordinria, o Congresso Nacional delibera, alm da matria para a qual foi convocado e das medidas provisrias em vigor na data da convocao, a respeito dos projetos de lei complementar em regime de urgncia. 15. (Cespe/2009/TRE-MA) Por ser o segundo na linha de sucesso do presidente da Repblica, cabe ao presidente da Cmara dos Deputados fazer a convocao de sesso legislativa extraordinria do Congresso Nacional para o compromisso e a posse do presidente e do vice-presidente da Repblica. 16. (Cespe/2012/TJ-AC) Cabe ao Congresso Nacional aprovar o estado de defesa e a interveno federal; entretanto, a suspenso dessas medidas competncia privativa do presidente da Repblica, dispensada a manifestao do Poder Legislativo. 17. (Cespe/2012/TJ-AC) Compete privativamente ao Senado Federal escolher dois teros dos membros do TCU. 18. (Cespe/2010/Abin) Os senadores, representantes dos estados e do Distrito Federal, so eleitos com trs suplentes, segundo o princpio proporcional, para mandato de oito anos. 19. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) Pertence Cmara dos Deputados, de forma privativa, dispor sobre sua organizao, seu funcionamento e sua polcia e sobre a criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios. 20. (Cespe) Compete Cmara dos Deputados eleger dois cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, para o Conselho da Repblica. 21. (Cespe/2012/TJ-AC) Se o presidente da Repblica no apresentar ao Congresso Nacional as contas relativas ao exerccio Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

anterior at sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa, caber ao Senado Federal proceder tomada de contas. 22. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) Compete privativamente Cmara dos Deputados, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos estados, do DF e dos municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo poder pblico federal. 23. (Cespe/2012/TJ-RR) Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o procurador-geral da Repblica e o advogado-geral da Unio nos crimes de responsabilidade. 24. (Cespe/2010/TRT 1 Regio) O Senado Federal tem competncia para fixar, por proposta do presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. 25. (Cespe/2010/TRE-MT) Compete privativamente Cmara dos Deputados processar e julgar o presidente e o vice-presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade. 26. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) Apenas aps tomarem posse em seus respectivos cargos, deputados e senadores passaro a ser julgados perante o STF. 27. (Cespe/2013/TRE-MS) Ao mandato dos deputados estaduais aplicam-se as regras da CF quanto ao sistema eleitoral, inviolabilidade, imunidades, remunerao, perda de mandato, licena, impedimentos e incorporao s Foras Armadas. 28. (Cespe) Desde a expedio do diploma, deputados federais e senadores esto sujeitos a julgamento perante o STF, o qual, ao receber a denncia contra congressista, dever solicitar autorizao respectiva Casa para prosseguir com a ao penal. 29. (Cespe/2010/TRE-BA) Ainda que fora do Congresso Nacional, se estiver no exerccio de sua funo parlamentar, o deputado federal inviolvel, civil ou penalmente, por suas palavras e opinies. 30. (Cespe/2010/TRE-MT) Os deputados e senadores, desde o momento em que tomarem posse em seus cargos, no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. 31. (Cespe/2010/TRE-MT) Os membros do Congresso Nacional so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos, e suas imunidades s podero ser suspensas durante Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

o estado de stio por deciso motivada do executor das medidas, com especificao e justificao das providncias adotadas. 32. (Cespe/2009/OAB) Recebida a denncia contra senador ou deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o STF dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa do parlamentar ru ou do partido poltico a que filiado, pode sustar o andamento da ao. 33. (Cespe/2009/OAB) A imunidade parlamentar formal no obsta, observado o devido processo legal, a execuo de pena privativa de liberdade decorrente de deciso judicial transitada em julgado. 34. (Cespe/2009/OAB) As imunidades de deputados e senadores no subsistiro durante o estado de stio dada a gravidade da situao de crise e da excepcionalidade da medida. 35. (Cespe/2012/TJ-AC) Os deputados e senadores dispem de foro privilegiado desde a expedio do diploma, estando, portanto, uma vez diplomados, ainda que ainda no tenham tomado posse, submetidos a julgamento perante o STF. 36. (Cespe) Os deputados federais e os senadores no podem assumir cargo de confiana na direo de empresas pblicas ou sociedades de economia mista da Unio. 37. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) Deputado ou senador que assumir cargo de ministro de Estado,de governador de territrio e de secretrio de Estado, do DF ou de territrio, assim como de secretrio de prefeitura de capital ou chefe de misso diplomtica temporria, no perde seu mandato. 38. (Cespe/2010/TRE-BA) O deputado ou o senador que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada, perder o mandato. 39. (Cespe/2010/TRE-BA) De acordo com a Constituio Federal de 1988, o deputado federal que for investido em cargo de secretrio de Estado, independentemente da pasta que assumir, perder seu mandato de deputado. 40. (Cespe/2010/TRE-BA) O deputado federal investido temporria e precariamente no cargo de ministro de Estado no est sujeito a processo disciplinar perante a Cmara dos Deputados em razo da prtica de ato incompatvel com o decoro parlamentar quando no cumprimento de seu mandato. 41. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) O controle interno deve, entre outras finalidades, comprovar a legalidade e avaliar os Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

resultados, quanto eficcia e eficincia, no apenas da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, mas tambm da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. 42. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) As empresas pblicas federais no esto sujeitas fiscalizao do TCU, pois so pessoas jurdicas de direito privado. 43. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) O TCU, se no for atendido em suas solicitaes, poder sustar a execuo de ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal. 44. (Cespe/2008/TCU) inconstitucional lei estadual que estabelea como atribuio do respectivo tribunal de contas o exame prvio de validade de contratos firmados com o Poder Pblico. 45. (Cespe/2008/TCU) Compete aos tribunais de contas dos estados o controle de economicidade para verificar se cada rgo procedeu, na aplicao da despesa pblica, de modo mais econmico. 46. (Cespe/2008/TCU) A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial dos rgos da Unio realizada pelo sistema de controle externo ou interno pode questionar aspectos que envolvam a prpria discricionariedade do administrador. 47. (Cespe/2008/TCU) A independncia conferida ao TCU faz com que as suas decises, emanadas no exerccio de sua atividade-fim, no se submetam a qualquer controle posterior. 48. (Cespe/2008/TCU) Conforme o STF, o TCU, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar, de forma incidental, a constitucionalidade das leis e dos atos do poder pblico. 49. (Cespe/2008/TCU) Para o STF, a independncia conferida ao TCU no exclui a competncia de fiscalizao de suas contas pelo Poder Legislativo. 50. (Cespe/2008/TCU) Um deputado estadual de Sergipe, insatisfeito com os recursos que o estado vinha recebendo da Unio, resolveu apresentar um projeto de lei estadual criando um novo imposto, incidente sobre a explorao da atividade de lavra de petrleo nesse estado por empresas privadas e estatais. Na situao em apreo, compete ao TCU fiscalizar a aplicao dos recursos recebidos a ttulo de royalties pelo estado de Sergipe, j que esses recursos so repassados pela Unio aos estados. 51. (Cespe/2004/TCU) Cabe ao TCU, no exerccio de sua competncia para apreciar a legalidade dos atos da administrao Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

direta de concesso de aposentadoria, promover, de ofcio, correes meramente formais no ttulo jurdico de aposentao sob exame para fins de registro. 52. (Cespe/1998/TCU) Compete ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), diretamente, determinar a sustao de contrato administrativo celebrado pelo Poder Executivo, comunicando o ato de sustao ao Congresso Nacional. 53. (Cespe/2008/INSS) O TCU tem competncia para anular e suspender contratos administrativos, assim como para determinar autoridade administrativa que promova a anulao desses contratos e, se for o caso, da licitao que os originou. 54. (Cespe/1998/TCU) Compete ao Congresso Nacional fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital a Unio participe de forma direta ou indireta. 55. (Cespe/2008/INSS) Compete ao TCU apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de nomeao de cargos comissionados nas autarquias federais. 56. (Cespe/2011/TRE-ES) De acordo com o disposto na CF, compete ao Tribunal de Contas da Unio apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as nomeaes para cargos de provimento em comisso. 57. (Cespe/2008/INSS) A demora superior a cinco anos para que o TCU aprecie a legalidade da concesso de aposentadoria implica a necessidade de convocao dos interessados, com a abertura do contraditrio e da ampla defesa. 58. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) O Tribunal de Contas da Unio (TCU) poder realizar por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de comisso tcnica ou de inqurito inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 64

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. Prof. Ndia Carolina

INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA INCORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA INCORRETA CORRETA CORRETA CORRETA CORRETA 63 de 64

www.estrategiaconcursos.com.br

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 06

39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58.

INCORRETA INCORRETA CORRETA INCORRETA CORRETA CORRETA CORRETA CORRETA INCORRETA CORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA CORRETA

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

64 de 64

You might also like