You are on page 1of 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa.

Ndia Carolina Aula 07

AULA 07: Processo Legislativo


Sumrio
1-Teoria e Questes Comentadas 3- Lista de Questes 4- Gabarito

Pgina
1-42 43-47 48-49

O processo legislativo consiste no conjunto de atos realizados quando da produo das espcies normativas enumeradas na Constituio. Essas espcies esto enumeradas no art. 59 da Carta Magna, compreendendo as emendas constitucionais, as leis complementares, as leis ordinrias, as leis delegadas, as medidas provisrias, os decretos legislativos e as resolues. Trata-se das chamadas normas primrias, que retiram sua validade diretamente da Constituio.1 Caso haja desrespeito s regras do processo legislativo previstas na Constituio, tem-se a inconstitucionalidade formal do ato resultante. Quanto aos ritos e aos prazos, o processo legislativo pode ser ordinrio, sumrio ou especial. O ordinrio aquele que se destina elaborao das leis ordinrias, sem prazo definido para concluso de suas fases. No sumrio, esses prazos so delimitados pela Carta Magna, sendo esta a diferena deste processo legislativo para o anterior. Finalmente, nos processos legislativos especiais, o rito diferente do estabelecido para as leis ordinrias, como o caso daquele referente s emendas constitucionais, por exemplo. Questo de prova: 1. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) O processo legislativo compreende a elaborao de emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas e medidas provisrias. Os decretos legislativos e as resolues que tratam de matrias de competncia privativa do Senado Federal e da Cmara dos Deputados so considerados atos internos do Poder Legislativo, que no necessitam de sano presidencial e, portanto, no compem o processo legislativo. Comentrios: Vejamos o que determina o art. 59 da Constituio Federal: Art. 59. O processo legislativo compreende a elaborao de: I - emendas Constituio;
1

O STF e a doutrina tambm consideram normas primrias o decreto autnomo e os Regimentos Internos dos Tribunais, mesmo eles no estando expressos no art. 59 da CF .

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

II - leis complementares; III - leis ordinrias; IV - leis delegadas; V - medidas provisrias; VI - decretos legislativos; VII - resolues. Os decretos legislativos e as resolues compem, sim, o processo legislativo. Questo incorreta.

Classificao
Os processos legislativos podem ser classificados quanto s formas de organizao poltica e quanto sequncia das fases procedimentais. Quanto s formas de organizao poltica, dividem-se em quatro espcies: o autocrtico, o direto, o indireto (ou representativo) e o semidireto Autocrtico: caracteriza-se por ser expresso do prprio governante, que se atribui a competncia de editar leis, em detrimento da participao dos cidados, seja esta direta ou indireta. Direto: caracteriza-se por ser discutido e votado pelo prprio povo, diretamente. Semidireto: aquele que exige concordncia do eleitorado, por meio de referendo popular, para se concretizar. Indireto ou representativo: aquele em que o povo elege seus representantes, que recebem poderes para decidir sobre assuntos de competncia constitucional. J quanto sequncia das fases procedimentais, o processo legislativo pode ser comum (ou ordinrio), sumrio ou especial. Ordinrio ou comum: destina-se elaborao das leis ordinrias, caracterizando-se por sua maior extenso. Sumrio: caracteriza-se por determinar prazo para que o Congresso Nacional delibere sobre determinado assunto. Especial: aquele utilizado para a elaborao de emendas Constituio, leis complementares, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos, resolues e leis financeiras (lei de plano plurianual, lei de diretrizes oramentrias, leis oramentrias anuais e abertura de crditos adicionais).

Fases do processo legislativo ordinrio

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

O processo legislativo ordinrio apresenta trs fases: introdutria, constitutiva e complementar. A introdutria compreende a iniciativa de lei. A constitutiva, a discusso e a votao do projeto de lei, a manifestao do Chefe do Executivo (sano ou veto) e, se for o caso, a apreciao do veto pelo Legislativo. Por fim, a complementar abrange a promulgao e a publicao da lei. I. Fase introdutria Na fase introdutria, tem-se a iniciativa legislativa pela autoridade competente, que apresenta um projeto de lei ao Legislativo. Essa iniciativa foi atribuda expressamente, pela Constituio: A qualquer membro ou comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional; Ao Presidente da Repblica; Ao Supremo Tribunal Federal; Aos Tribunais Superiores; Ao Procurador-Geral da Repblica; Aos cidados.

Apesar de o Tribunal de Contas da Unio (TCU) no estar contemplado neste rol, entende-se que este detm a iniciativa da lei (ou leis) reguladora de seus cargos, servios e funes, com fundamento no art. 73 c/c art. 96, II, da CF. O Tribunal de Contas tem, tambm, com base no mesmo fundamento, a iniciativa de lei de organizao do Ministrio Pblico que atua junto Corte de Contas (art. 130, CF). importante destacar que aquele que apresenta projeto de lei pode solicitar sua retirada. Entretanto, para ter validade, o pedido necessitar do deferimento das Casas Legislativas, de acordo com as regras regimentais. i. Tipos de iniciativa A iniciativa de lei pode ser parlamentar ou extraparlamentar. A parlamentar conferida a todos os membros do Congresso Nacional; a extraparlamentar, aos demais. Outra importante classificao a que divide a iniciativa em geral, concorrente ou reservada. A iniciativa dita geral, quando concedida a determinada autoridade ou rgo para apresentao de projeto de lei sobre matrias diversas. Porm, h algumas restries estabelecidas constitucionalmente, uma vez que devero ser respeitadas as matrias de iniciativa reservada. Tm iniciativa geral o Presidente da Repblica, os deputados e senadores, as comisses da Cmara ou Senado e os cidados. Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

A iniciativa reservada (restrita, exclusiva ou privativa), quando apenas determinados rgos que gozam do poder para propor leis sobre matria especfica. o caso da previso constitucional de que cabe ao Supremo Tribunal Federal propor lei complementar sobre o Estatuto da Magistratura (CF/88, art. 93). No se admite delegao dessa prerrogativa atribuda pela Constituio. Destaca-se que o Poder Legislativo, devido ao princpio da separao dos Poderes, no pode fixar prazo para que o detentor da iniciativa reservada apresente projeto de lei sobre determinada matria, fora daqueles casos em que o prazo definido pela prpria Constituio. Com base no mesmo fundamento, tambm no cabe ao Judicirio obrigar rgo ou autoridade de outro Poder a exercer tal iniciativa. Entretanto, devido a previso expressa da Constituio, pode o Poder Judicirio, por meio de mandado de injuno ou ao direta de inconstitucionalidade por omisso, reconhecer a mora do detentor da iniciativa reservada e, em consequncia disso, declarar a inconstitucionalidade de sua inrcia. Finalmente, a iniciativa dita concorrente, quando pertence, simultaneamente, a mais de um rgo ou pessoa. o que se verifica na iniciativa de lei sobre a organizao do Ministrio Pblico da Unio, que concorrente entre o Presidente da Repblica e o Procurador-Geral da Repblica (art. 61, 1, II, d, c/c art. 128, 5, CF).

2. (Cespe/2010/TRT 1 Regio) A iniciativa privativa ou reservada para deflagrar procedimento destinado formao de determinada lei ordinria pode ser objeto de delegao. Comentrios: Nada disso! A iniciativa reservada indelegvel. Questo incorreta. 3. (Cespe/2009/OAB) A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. As comisses permanentes de ambas as casas podem discutir e votar projetos de lei que dispensarem a competncia do plenrio, mas no tm o poder de apresentar tais projetos para dar incio ao processo legislativo. Comentrios: Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe, sim, em regra, a qualquer membro da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. Alm disso, As comisses permanentes de ambas as casas podem discutir e votar projetos de lei que dispensarem a competncia do plenrio Tais comisses tm, ainda, o poder de apresentar projetos de lei, dando incio ao processo legislativo. Fundamento: art. 61, caput, CF. Questo incorreta. 4. (Cespe/2009/OAB) So de iniciativa privativa do presidente da Repblica as leis que disponham sobre o aumento de remunerao dos cargos, funes e empregos na administrao direta e autrquica. Comentrios: Questo correta. Fundamento: art. 61, 1, II, a, CF. 5. (Cespe/2009/TCE-AC) O Procurador-Geral da Repblica tem competncia para propor projeto de lei ordinria ou complementar. Comentrios: Questo correta. Fundamento: art. 61, caput, CF. 6. (Cespe/2011/STM) A iniciativa para elaborao de leis complementares e ordinrias constitui exemplo da denominada iniciativa concorrente. Comentrios: De fato, em regra, a iniciativa para elaborao de leis complementares e ordinrias concorrente. Considerando que o enunciado deixa entender que se trata de uma regra, e que pode haver excees (como de fato h!), como se pode deduzir da expresso constitui exemplo, a questo est correta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

ii. Casa Iniciadora So apreciados inicialmente pela Cmara dos Deputados os projetos de lei de iniciativa de deputado federal ou de alguma comisso da Cmara dos Deputados, do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores, do Procurador-Geral da Repblica e dos cidados. J ao Senado cabe apreciar inicialmente os projetos de lei de iniciativa de senador ou de comisso do Senado Federal. Por fim, nos casos de iniciativa de Comisso Mista do Congresso Nacional (composta por deputados e senadores), a apreciao inicial ser feita alternadamente pela Cmara e pelo Senado. iii. Iniciativa popular A iniciativa popular do tipo geral, sendo exercida pelos cidados nas condies estabelecidas pela Constituio. Trata-se de instrumento de exerccio da soberania popular, consagrada no art. 14, III, da CF/88, aplicvel tanto a projetos de lei ordinria quanto a de lei complementar. A CF/88, em seu art. 61, 2, no que se refere a leis editadas pela Unio, exige a subscrio de, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo por, pelo menos, cinco estados brasileiros, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. J para as leis editadas pelos Estados-membros e Distrito Federal, a Carta Magna deixou lei a funo de dispor sobre a iniciativa popular (art. 27, 4 e art. 32, 3, CF). Para os municpios, previu iniciativa popular de projetos de lei de interesse especfico do Municpio, da cidade ou de bairros, atravs de manifestao de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado (art. 29, XIII, CF/88).

7. (Cespe/2009/TRE-MA) O sistema legislativo vigente o unicameral, opo adotada a partir da Constituio Federal de 1934, exatamente porque os projetos de lei, obrigatoriamente, tm de ser aprovados pela Cmara dos Deputados e pelo Senado em sesso Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

conjunta, para que possam ser levados sano do presidente da Repblica. Comentrios: O sistema legislativo vigente bicameral, uma vez que h atuao de duas Casas Legislativas: Cmara dos Deputados e Senado Federal. Questo incorreta. 8. (Cespe/2010/TRT 1 Regio) A CF veda a iniciativa popular para desencadear processo legislativo destinado edio de lei complementar. Comentrios: A iniciativa popular aplicvel tanto a projetos de lei ordinria quanto a de lei complementar. Questo incorreta. 9. (Cespe/2009/OAB) A iniciativa popular de lei pode ser exercida pela apresentao, Cmara dos Deputados ou ao Senado Federal, de projeto de lei subscrito por, no mnimo, 1% do eleitorado nacional, distribudo, pelo menos, por cinco estados. Comentrios: Dispe o art. 61, 2, da CF, que a iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. Questo incorreta. 10. (Cespe/2009/TCE-AC) A CF prev a hiptese de iniciativa popular, que pode ser exercida pela apresentao, Cmara dos Deputados, de projeto de lei subscrito por, no mnimo, 10% dos eleitores de qualquer estado da Federao. Comentrios: O enunciado tem um erro grosseiro! O art. 61, 2 , da CF, estabelece que a iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

iv. Iniciativa privativa do Chefe do Executivo Dispe o art. 61. 1, CF/88 que: 1 - So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que: I - fixem ou modifiquem os efetivos das Foras Armadas; II - disponham sobre: a) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao; b) organizao administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria, servios pblicos e pessoal da administrao dos Territrios; c) servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; d) organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio, bem como normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios; e) criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica, observado o disposto no art. 84, f) militares das Foras Armadas, seu regime jurdico, provimento de cargos, promoes, estabilidade, remunerao, reforma e transferncia para a reserva. Segundo o STF, esse dispositivo de observncia obrigatria para os Estados-membros, que, ao disciplinar o processo legislativo ordinrio em suas respectivas Constituies, no podem se afastar desse modelo, sob pena de nulidade da lei2. Alm disso, tais matrias no podem ser exaustivamente tratadas na Constituio Estadual e na Lei Orgnica de municpio ou do Distrito Federal, sob pena de invadir a iniciativa privativa do chefe do Executivo. Assim, incide em inconstitucionalidade formal, por exemplo, norma da Constituio Estadual que disponha sobre provimento de cargos que integram a estrutura jurdicoadministrativa do Poder Executivo local, por ser essa matria de competncia do Presidente da Repblica, conforme o art. 61, 1, II, c, da Carta Magna.
STF, Pleno, ADIn no 11961-1/RO, 24.03.1995, ADIn no 1.197-9/RO, ADI 3176/AP, 30.06.2011.
2

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

A Constituio Federal atribuiu, ainda, ao Executivo, a competncia de elaborar e encaminhar ao Legislativo os projetos de lei referentes lei oramentria anual, lei de diretrizes oramentrias e plano plurianual. Desse modo, entende o Supremo Tribunal Federal que inexiste a possibilidade, sob pena de separao dos Poderes, de o Poder Judicirio determinar ao Presidente da Repblica a incluso, no texto do projeto de lei oramentria anual, de clusula pertinente fixao da despesa pblica, com a consequente alocao de recursos financeiros para satisfazer determinados encargos (STF, Pleno, MS no 22.185-2/RO, 04.04.1995). Destaca-se que a regra de iniciativa privativa do Poder Executivo para projetos de lei referentes matria oramentria , segundo o Supremo Tribunal Federal, obrigatria para os Estados e Municpios (STF, Pleno, ADIn no 1.759-1/SC, 06.05.2001). Contudo, por ausncia de previso na Constituio Federal, tal exigncia no se estende para os projetos de lei em matria tributria, cuja iniciativa concorrente entre Executivo e Legislativo (STF, Pleno, ADIn no 2.304-7/RS, 15.12.2000). Cuidado com isso! A alnea b do inciso II do 1 do art. 61 bastante explorada pelas bancas, merecendo algumas consideraes. Segundo o dispositivo, a iniciativa para matria tributria referente a territrios federais privativa do Presidente da Repblica. Note que isso no se aplica a outros projetos sobre matria tributria, como dissemos acima, cuja iniciativa concorrente. Nesse sentido, destaca-se o entendimento do Pretrio Excelso de que a Constituio de 1988 admite a iniciativa parlamentar na instaurao do processo legislativo em tema de direito tributrio. A iniciativa reservada, por constituir matria de direito estrito, no se presume e nem comporta interpretao ampliativa na medida em que por implicar limitao ao poder de instaurao do processo legislativo deve, necessariamente, derivar de norma constitucional explcita e inequvoca. O ato de legislar sobre direito tributrio, ainda que para conceder benefcios jurdicos de ordem fiscal, no se equipara especialmente para os fins de instaurao do respectivo processo legislativo ao ato de legislar sobre o oramento do Estado (STF, Pleno, ADIn no 724/RS, 17.04.2001). Por fim, importante destacar que compete ao Presidente determinar a convenincia e oportunidade de exercer a iniciativa de lei. No podem os outros Poderes obriga-lo a faz-lo, sob pena de ofensa Constituio Federal.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

11. (Cespe/2009/Banco Central) A CF atribui ao presidente da Repblica iniciativa reservada no que concerne a leis sobre matria tributria. Comentrios: Nada disso! Como vimos, entende o STF que a Constituio de 1988 admite a iniciativa parlamentar na instaurao do processo legislativo em tema de direito tributrio. A iniciativa reservada, por constituir matria de direito estrito, no se presume e nem comporta interpretao ampliativa na medida em que por implicar limitao ao poder de instaurao do processo legislativo deve, necessariamente, derivar de norma constitucional explcita e inequvoca. (STF, Pleno, ADIn no 724/RS, 17.04.2001). Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

v.

Iniciativa dos tribunais do Poder Judicirio

De acordo com a Carta Magna (art. 93, caput), lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura. Alm disso, compete ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justia propor ao Poder Legislativo respectivo: a) a alterao do nmero de membros dos tribunais inferiores; b) a criao e a extino de cargos e a remunerao dos seus servios auxiliares e dos juzos que lhes forem vinculados, bem como a fixao do subsdio de seus membros e dos juzes, inclusive dos tribunais inferiores, onde houver; c) a criao ou extino dos tribunais inferiores e, finalmente, d) a alterao da organizao e da diviso judicirias (art. 96, II, CF). A fixao dos subsdios dos Ministros do STF igualmente estabelecida por lei ordinria, pelo Presidente da Corte Suprema. Tambm cabe ao Tribunal de Justia a iniciativa de lei de organizao judiciria do respectivo estado (art. 125, 1, CF). A regra, segundo o Supremo Tribunal Federal, decorre do princpio da independncia e harmonia entre os Poderes, aplicando-se tanto legislatura ordinria quanto constituinte estadual, em razo do que prescreve a Constituio Federal, art. 96, II, b e d, CF (STF, Pleno, ADIn no 274-1/PE, 05.05.1995). vi. Iniciativa de lei do Ministrio Pblico

A Constituio Federal conferiu ao Ministrio Pblico independncia, autonomia e imprescindibilidade e, para garantir tais prerrogativas, concedeulhe a iniciativa para deflagrar o processo legislativo. Pode o Ministrio Pblico, com base nessa iniciativa, propor a criao e a extino dos cargos da instituio e de seus servios auxiliares, com provimento obrigatrio por concurso pblico de provas e provas e ttulos, para a iniciativa das respectivas leis complementares (CF, arts. 127, 2, e 128, 5). Destaca-se que a Carta Magna previu hiptese de iniciativa legislativa concorrente para apresentao de projeto de lei federal sobre a organizao do Ministrio Pblico da Unio, do Distrito Federal e dos Territrios (CF, art. 61, 1, II, d e art. 128, 5). Isso porque, apesar de o art. 61 atribuir essa matria iniciativa privativa do Presidente da Repblica, a prpria Constituio determina, em seu art. 128, 5, a possibilidade de concorrncia do Presidente da Repblica. Por fim, a Constituio Federal faculta, com exclusividade, aos Procuradores-Gerais de Justia de cada Estado-membro, a iniciativa para lei complementar que estabelecer a organizao, as atribuies e o funcionamento de cada Ministrio Pblico. II. Fase constitutiva Prof. Ndia Carolina www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

Na fase constitutiva, o projeto de lei discutido e votado nas duas Casas do Congresso Nacional e, sendo aprovado, sofre sano ou veto do Presidente da Repblica. Caso o projeto aprovado pelo Legislativo seja vetado pelo Chefe do Executivo, a fase constitutiva ainda compreender a apreciao do veto pelo Congresso Nacional. i. Deliberao parlamentar Aps ser apresentado, o projeto de lei passar pela fase de instruo na Casa Legislativa iniciadora, na qual ser submetido apreciao das comisses. Essa apreciao se dar em duas comisses diferentes: uma comisso temtica, que examinar aspectos relacionados matria e a Comisso de Constituio e Justia (CCJ), que avaliar aspectos referentes constitucionalidade. Cabe s CCJs a anlise dos aspectos constitucionais, legais, jurdicos, regimentais ou de tcnica legislativa dos projetos, emendas ou substitutivos, bem como a admissibilidade da proposta de emenda Constituio (arts. 32, III, do Regimento Interno da Cmara dos Deputados e 101 do Regimento Interno do Senado Federal). A apreciao do projeto de lei pelas comisses tambm acontece na Casa revisora. Se a Casa iniciadora for a Cmara dos Deputados, a revisora ser o Senado Federal e vice-versa. Aprovado o projeto pelas comisses tanto no aspecto formal, quanto no aspecto material, ser encaminhado ao Plenrio ou s comisses da respectiva Casa, onde ser objeto de discusso e votao. Destaca-se que a Constituio, em seu art. 58, 2, I, permite s comisses a votao de projeto de lei que dispense, na forma do respectivo regimento, a competncia do Plenrio, ressalvada a possibilidade de recurso de um dcimo dos membros da Casa. Veja como isso foi cobrado em prova: 12. (Cespe/2012/AGU) A competncia para votar os projetos de lei , em regra, dos plenrios da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, mas as mesas diretoras das respectivas casas podem, mediante decreto legislativo, outorgar s comisses permanentes, em razo da matria de sua competncia, a prerrogativa de discutir, votar e decidir as proposies legislativas. Comentrios: A competncia para votar projetos de lei tanto do Plenrio quanto das comisses. Estas podem votar os projetos que dispensem, na forma do respectivo regimento, a competncia do Plenrio, ressalvada a possibilidade de recurso de um dcimo dos membros da Casa. Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

No Plenrio projeto de lei posto em discusso e depois em votao, na forma estabelecida nos regimentos das Casas legislativas. Determina o art. 47 da Constituio que salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas Comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. Isso significa que, em regra, a aprovao do projeto ser por maioria simples ou relativa, ressalvadas as excees previstas pela Carta Magna. Desse modo, em se tratando de lei ordinria, utilizada na regulamentao da maior parte das matrias, a aprovao do projeto ser por maioria simples ou relativa. J no caso de exigncia, pela Carta Magna, de lei complementar para regulamentar um determinado assunto, a aprovao ser por maioria absoluta. Na maioria simples, o qurum de aprovao da lei varivel, conforme o nmero de membros presentes sesso. O que a Constituio exige apenas um nmero mnimo de parlamentares presente (qurum mnimo de instalao da sesso), correspondente maioria absoluta dos membros da respectiva Casa Legislativa. Na casa iniciadora o projeto poder ser aprovado ou rejeitado. Aprovado, ser encaminhado Casa revisora. Rejeitado, ser arquivado e a matria somente poder ser objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, se houver proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas (princpio da irrepetibilidade). Na casa revisora, aps a apreciao pelas comisses, discusso e votao, poder haver trs possibilidades: o projeto ser aprovado da mesma forma como foi recebido da Casa iniciadora; o projeto ser aprovado com emendas ou, finalmente, o projeto ser rejeitado. Na primeira situao, em que o projeto de lei aprovado sem emendas, este ser encaminhado ao Chefe do Executivo para sano ou veto. Na terceira situao, em que projeto de lei rejeitado, este ser arquivado, com aplicao do princpio da irrepetibilidade. Por fim, na segunda situao, em que o projeto de lei aprovado com emendas, este voltar Casa iniciadora, para que estas sejam apreciadas. Se aceitas, o projeto ser encaminhado ao Chefe do Executivo com as respectivas emendas, para sano ou veto. Se rejeitadas, o projeto de lei encaminhado (sem as emendas) ao Chefe do Executivo para que ele aprove ou vete o texto original da Casa iniciadora. Destaca-se que, para o STF, quando a alterao do projeto de lei no importar em mudana substancial do sentido do texto, no h necessidade de retorno Casa Iniciadora 3 . Isso ocorre nas chamadas emendas de redao.
STF, Pleno, ADIn no 2.666-6/DF, 06.12.2002; STF, Pleno, ADIn no 2.238-5, 21.05.2002.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

Observa-se, portanto, que no processo legislativo federal a Casa iniciadora tem predominncia sobre a revisora. Isso porque, em funo do princpio do bicameralismo, qualquer emenda ao projeto aprovado por uma das Casas dever, necessariamente, ser analisada pela outra, para que se pronuncie somente sobre esse ponto, aprovando-o ou rejeitando-o definitivamente. Tambm importante observar que, tendo voltado Casa iniciadora para anlise das emendas realizadas pela Casa revisora, o projeto no poder ser subemendado. Caber Casa iniciadora apenas aprovar ou rejeitar as emendas. Aps aprovao do projeto nas duas Casas do Congresso Nacional, esse seguir para a fase do autgrafo, que o documento formal que reproduz o texto definitivamente aprovado pelo Legislativo (STF, ADIn no 1.393-9/DF, 09.10.1996). Posteriormente, caber ao Chefe do expressamente, sancion-lo tacitamente ou vet-lo. ii. Emendas parlamentares As emendas so proposies apresentadas pelos parlamentares como acessrias de outras. Essas outras, principais, so as propostas de emenda Constituio (PECs), os projetos de lei ordinria, os projetos de lei complementar, os projetos de decreto legislativo e os projetos de resoluo. As emendas podem ser: Supressivas: quando eliminam qualquer parte da proposio principal; Aditivas: quando acrescentam algo proposio principal; Aglutinativas: quando resultam da fuso de outras emendas, ou destas com o texto original. Modificativas: caracterizam-se por alterar a proposio sem modifica-la substancialmente. Substitutivas: so apresentadas como sucedneo a parte de outra proposio, que, aps a alterao, passar a se chamar substitutivo. Essa modificao pode ser substancial ou formal. De redao: quando visam a sanar vcios de linguagem, incorreo da tcnica legislativa ou lapso manifesto. possvel haver emenda parlamentar a projeto de iniciativa reservada a outro Poder da Repblica. Assim, se o Presidente da Repblica apresenta projeto de lei sobre matria de iniciativa privativa, os congressistas podem apresentar emenda e este projeto, por exemplo. Entretanto, esse poder de emendar no absoluto, ilimitado. necessrio que se cumpram alguns requisitos: o contedo da emenda dever ser pertinente matria da proposio e esta no poder acarretar aumento Prof. Ndia Carolina www.estrategiaconcursos.com.br 14 de 50 Executivo sancion-lo

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

de despesa, ressalvadas as emendas lei oramentria anual e lei de diretrizes oramentrias. Tambm no poder haver aumento da despesa prevista nos projetos sobre a organizao dos servios administrativos da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, dos tribunais federais e do Ministrio Pblico. Ressalta-se, ainda, que segundo o STF a sano presidencial a projeto de lei no convalida defeito resultante de emenda parlamentar nem defeito de iniciativa4. iii. Deliberao do Chefe do Poder Executivo Aps a deliberao parlamentar, o projeto de lei aprovado pelo Legislativo segue para a deliberao do Chefe do Executivo, que poder sancion-lo ou vet-lo. a) Sano A sano consiste na aquiescncia, pelo Presidente da Repblica, do projeto de lei aprovado pelo Legislativo. Pode ser expressa ou tcita. Ocorrer a sano expressa se o Presidente da Repblica concordar com o texto do projeto de lei, formalizando por escrito o ato de sano no prazo de 15 dias teis, contados da data do recebimento do projeto. Depois disso, ele promulgar e determinar a publicao da lei. Ocorrer a sano tcita se o Presidente da Repblica optar pelo silncio no prazo de 15 dias teis, contados do recebimento do projeto. Nessa hiptese, ele ter um prazo de 48 horas para promulgar a lei resultante da sano. Do contrrio, o Presidente do Senado, em igual prazo, dever promulg-la. Se este no o fizer, caber ao Vice-Presidente do Senado a promulgao da lei, sem prazo definido constitucionalmente. Se o Presidente da Repblica considerar que o projeto, no todo ou em parte, contrrio ao interesse pblico ou inconstitucional, dever vet-lo no prazo de 15 dias teis, contados da data do recebimento do projeto. O veto dever ser comunicado ao Presidente do Senado, no prazo de 48 horas, e os motivos do veto.

STF, Pleno, ADIn no 1.201-1/RO, 09.06.1995.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

13. (Cespe/2010/TCE-BA) Se um projeto de lei for rejeitado em uma das casas do Congresso Nacional, a matria dele constante somente poder ser objeto de novo projeto, no mesmo ano legislativo, mediante proposta de dois teros dos membros de qualquer das casas legislativas. Comentrios: Determina o art. 67 da /88 que a matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. Questo incorreta. 14. (Cespe/2010/TRE-MT) Decorrido o prazo de quinze dias para o exame do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, o silncio do presidente da Repblica importar veto, em razo da impossibilidade de ocorrer sano tcita. Comentrios: Dispe o art. 66, 3, da CF, que decorrido o prazo de quinze dias, o silncio do Presidente da Repblica importar sano. O veto necessariamente dever ser motivado, no existindo veto tcito em nosso ordenamento jurdico. Questo incorreta. 15. (Cespe/2011/TRF 5 Regio/Juiz) Apesar de no admitir o veto presidencial tcito, a CF admite o denominado veto sem motivao, resguardando ao presidente da Repblica a prerrogativa de simplesmente vetar, sem explicar os motivos de seu ato. Comentrios: A primeira parte do enunciado est correta: de fato, a Constituio no admite o veto tcito. Entretanto, diferentemente do que diz o enunciado, o veto necessariamente dever ser motivado. Questo incorreta. 16. (Cespe/2010/DPU) Considere que o chefe do Poder Executivo tenha apresentado projeto de lei ordinria que dispe sobre a remunerao de servidores pblicos. Nesse caso, no se admite emenda parlamentar ao projeto para aumento do valor da remunerao proposto. Comentrios: Questo correta. Fundamento: art. 63, I, CF. 17. (Cespe/2010/Abin) O Poder Legislativo opera por meio do Congresso Nacional, instituio bicameral composta pela Cmara dos Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

Deputados e pelo Senado Federal. Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. Comentrios: A questo cobra o conhecimento dos arts. 44, caput e 47 da Constituio, a saber: Art. 44. O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Art. 47. Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas Comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. Questo correta. 18. (Cespe/2004/MPTCU) O processo de elaborao de leis no sistema bicameral impe que o projeto aprovado por uma Casa seja submetido outra Casa tantas vezes quantas forem as emendas que cada qual introduzir, de modo a garantir iguais poderes ao Senado e Cmara dos Deputados. Comentrios: Quando voltar Casa iniciadora para anlise das emendas realizadas pela Casa revisora, o projeto no poder ser subemendado. Caber Casa iniciadora apenas aprovar ou rejeitar as emendas. Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

b) Veto O veto a manifestao de discordncia do Chefe do Executivo com o projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo. Dispe a Constituio, em seu art. 66, 1, que se o Presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. No primeiro caso, tem-se o veto jurdico; no segundo, o veto poltico. O veto jurdico traduz controle preventivo de constitucionalidade, ao evitar que uma lei inconstitucional venha a ser inserida no ordenamento jurdico. J o veto poltico traduz um juzo poltico de convenincia do Presidente da Repblica, em seu papel de representante e defensor da sociedade. O veto pode ser total ou parcial. Ser total quando incidir sobre todo o projeto de lei, e parcial quando se referir a apenas alguns dos dispositivos do projeto. Destaca-se, todavia, que veto parcial dever abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. Vejamos como isso foi cobrado em prova... 19. (Cespe/2012/TJ-CE) No processo legislativo da lei ordinria, o veto presidencial parcial pode abranger trecho, palavras ou expresses constantes de artigo, pargrafo ou alnea. Comentrios: O veto no poder incidir sobre trecho, palavras ou expresses constantes de artigo, pargrafo ou alnea. Dever abranger seu texto integral. Questo incorreta. O veto parcial no impede que a parte no vetada do projeto seja promulgada e publicada de imediato, independentemente da apreciao do veto pelo Legislativo. Nesse caso, os dispositivos vetados sero publicados sem texto, constando a apenas a expresso vetado. Posteriormente, caso o veto seja superado, os artigos a ele referentes sero encaminhados promulgao e aps a devida publicao, comearo a produzir feitos (ex nunc). No h veto tcito em nosso ordenamento jurdico. Caso o Presidente da Repblica no manifeste sua posio em relao a um projeto de lei no prazo previsto, este ser sancionado tacitamente. Reza a Carta Magna (art. 66, 4) que o veto ser apreciado em sesso conjunta no Congresso Nacional, dentro de 30 dias, a contar do seu recebimento. S poder ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Prof. Ndia Carolina www.estrategiaconcursos.com.br 18 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

deputados e senadores, em votao secreta. Se dentro do prazo de 30 dias no houver a deliberao do veto, este ser colocado na ordem do dia da sesso imediata, retardando as demais deliberaes do Congresso Nacional, at que ocorra a sua votao Magna (art. 66, 6, CF). Note que, nesse caso, haver o trancamento de pauta da sesso conjunta do Congresso Nacional, no de sesso da Cmara ou do Senado. Se houver rejeio do veto, por maioria absoluta dos deputados e senadores, a matria ser encaminhada ao Presidente da Repblica. Ele ter um prazo de 48 horas para emitir o ato de promulgao. Caso no o faa nesse prazo, a competncia para promulgar passar a ser do Presidente do Senado que ter igual prazo para promulgar. Se este tambm no o fizer, a promulgao ser de responsabilidade do Vice-Presidente do Senado, sem prazo definido constitucionalmente. Caso o veto seja mantido, o projeto ser arquivado, com obedincia ao princpio da irrepetibilidade. importante ressaltar que discusso e votao de projeto de lei no so competncias apenas do Plenrio do Congresso Nacional. A Carta Magna outorga essas competncias s Comisses, no que se refere a situaes e matrias que o regimento determinar (delegao interna corporis). Entretanto, caso um dcimo dos membros da Casa respectiva decida que uma comisso no pode apreciar e votar o projeto de lei, este ir para plenrio. Questo de prova: 20. (Cespe/2012/TJ-AC) O veto a projeto de lei dever ser apreciado em cada uma das casas do Congresso Nacional dentro de trinta dias a contar da deciso presidencial, e sua rejeio depender do voto de dois teros dos membros de cada uma delas, em votao nominal. Comentrios: O veto dever ser apreciado em sesso conjunta do Congresso Nacional, dentro de trinta dias, a contar do seu recebimento. Sua deciso depender do voto da maioria absoluta dos deputados e senadores, em votao secreta. Questo incorreta.

admissvel o controle judicial sobre a inoportunidade do veto, desde que haja, previamente, manifestao do Poder Legislativo a respeito. Entende o STF que no cabe ao Judicirio pronunciar-se sobre a oportunidade do veto antes de manifestao do Legislativo. O controle judicial, nesse caso, se

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

justifica porque aps o decurso do prazo de 15 dias teis, j ocorreu a sano tcita e a precluso do direito de exercer o veto5. Tambm no cabe ao Judicirio, segundo o STF, apreciar as razes do veto, por se tratar de um ato poltico exercvel pelo Presidente da Repblica. O veto do Chefe do Executivo deve ser obrigatoriamente apreciado pelo Congresso Nacional em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos deputados e senadores, em votao secreta. No se admite retratao do veto, tampouco a retratao de sua derrubada ou manuteno pelo Legislativo6. Veja, abaixo, as caractersticas do veto no processo legislativo ordinrio:

Caractersticas do veto
Expresso Formal Motivado Supressivo Supervel ou relativo Irretratvel Insuscetvel de apreciao judicial Deve ser uma manifestao expressa do Chefe do Executivo Deve ser feito por escrito Por inconstitucionalidade ou contrariedade ao interesse pblico Acarreta eliminao de dispositivos de lei Os dispositivos vedados podero ser restabelecidos por deliberao do Congresso Nacional Uma vez comunicado ao Presidente do Senado, o Presidente da Repblica no pode alterar seu posicionamento, retirando o veto No pode haver controle judicial das razes do veto

5 6

ADI 1254/RJ, 1999. ADI 1254/RJ, 1999.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

III. Fase complementar Na fase complementar, h a promulgao e a publicao da lei. A promulgao o ato solene que atesta a existncia da lei. Incide sobre a lei pronta, declarando a sua potencialidade para produzir efeitos. Assim, a lei nasce com a sano, mas tem sua existncia declarada pela promulgao. J a publicao consiste na comunicao a todos de que devem cumprir a lei, por meio da insero do texto promulgado no Dirio Oficial. Trata-se de condio de eficcia da lei. Em princpio, a promulgao cabe ao Chefe do Executivo. Entretanto, h hipteses em que a promulgao poder ser feita pelo Legislativo, diante da omisso do Presidente da Repblica: quando h sano tcita, quando h superao do veto e, finalmente, quando o Presidente da Repblica no formaliza a promulgao no prazo de 48 horas. Nesse caso, caber ao Presidente do Senado promulgar o projeto de lei e, se este no o fizer em 48 horas, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo. Existem, ainda, casos em que a promulgao ato de competncia originria do Poder Legislativo: emendas Constituio (promulgadas pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal), decretos legislativos (promulgados pelo Presidente do Congresso Nacional, que o Presidente do Senado Federal) e resolues (promulgadas pelo Presidente do rgo que as edita). Destaca-se que a Carta Magna no estabelece prazo para o ato de publicao da lei. Alm disso, embora isso no esteja expresso na Constituio, a publicao da lei ordinria ato de competncia do Presidente da Repblica. I. Procedimento legislativo sumrio

A Carta Magna disciplina o processo legislativo sumrio ou de urgncia no seu art. 64, 1, no qual estabelece que o Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para a apreciao de projetos de sua iniciativa. No necessrio, entretanto, que a matria seja de sua iniciativa privativa. Nesse caso, o processo legislativo deve terminar no prazo mximo de cem dias (45 dias na Cmara, 45 dias no Senado e mais dez dias para a Cmara apreciar as emendas dos senadores, se houver), desconsiderando os perodos de recesso do Congresso Nacional. Se as Casas no se manifestarem, cada uma, em at 45 dias, trancarse- a pauta das deliberaes legislativas da respectiva Casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

A Constituio estabelece que o processo legislativo sumrio (ou de urgncia) no poder ser aplicado aos projetos de cdigos. O regime de urgncia constitucional no exclui o pedido de urgncia para apreciao de determinado projeto de lei no mbito das casas do Congresso Nacional, na forma estabelecida nos respectivos regimentos. II. Lei ordinria x Lei complementar

As leis complementares apresentam processo legislativo prprio, mais dificultoso que o das leis ordinrias, porm mais fcil que o de reforma Constituio. Isso porque o legislador constituinte entendeu que certas matrias, embora de extrema relevncia no deviam ser regulamentadas pela prpria Constituio Federal, mas tambm no poderiam se sujeitar possibilidade de constantes alteraes pelo processo legislativo ordinrio. Diante disso, tem-se que as leis complementares se diferenciam das ordinrias em dois aspectos: o material e o formal. A diferena do ponto de vista material consiste no fato de os assuntos tratados por lei complementar esto expressamente previstos na Constituio, o que no acontece com as leis ordinrias. Estas tm campo material residual. J a diferena do ponto de vista formal diz respeito ao processo legislativo. Enquanto o qurum para a aprovao da lei ordinria de maioria simples (art. 47, CF) o da lei complementar de maioria absoluta (art. 69), ou seja, o primeiro nmero inteiro subsequente metade dos membros da Casa Legislativa. As demais fases do procedimento de elaborao da lei complementar seguem o processo ordinrio.

21. (Cespe/2010/TCE-BA) O presidente da Repblica s pode solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa, seja privativa, seja concorrente. Comentrios: Gabarito: questo correta. Fundamento: art. 64, 1, CF/88.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

22. (Cespe/2008/TJ-DFT) A promulgao de uma lei torna o ato perfeito e acabado, sendo o meio pelo qual a ordem jurdica inovada. A publicao, por sua vez, o modo pelo qual se d conhecimento a todos sobre o novo ato normativo que se deve cumprir. Comentrios: O ato se torna perfeito e acabado com a sano. A promulgao apenas atesta a existncia da lei. Incide sobre a lei pronta. No que se refere publicao, o enunciado est certo: a publicao, por sua vez, o modo pelo qual se d conhecimento a todos sobre o novo ato normativo que se deve cumprir. Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

Processos legislativos especiais


i. Emendas Constituio A Constituio do tipo rgida, portanto o processo legislativo de emenda constitucional (o chamado processo de reforma da Constituio) mais laborioso do que o ordinrio. Ele est detalhado no art. 60 da Carta Magna e compreende as seguintes fases: Iniciativa de um dos legitimados; Discusso e votao em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada quando obtiver, em ambos, 3/5 dos votos dos membros de cada uma delas; Promulgao pelas Mesas da Cmara e do Senado, com o respectivo nmero de ordem, se aprovada; Caso a proposta seja rejeitada ou havida por prejudicada, ser arquivada, no podendo a matria dela constante ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

O procedimento de reforma Constituio exige discusso e votao em cada uma das Casas do Congresso Nacional, em dois turnos, devendo a proposta de emenda constitucional ser aprovada, em ambos os turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. vigente Magna, quando permanente, podendo ser realizado a qualquer tempo enquanto for a CF/88. Obedece aos requisitos estabelecidos pelo art. 60 da Carta que tambm de observncia obrigatria pelos Estados-membros da reforma de suas Constituies. tipos de limitaes:

A reforma Constituio apresenta quatro materiais, formais, circunstanciais e temporais.

As limitaes temporais ocorrem quando o Poder Constituinte Originrio estabelece um prazo durante o qual no pode haver modificaes ao texto da Constituio. Nesse perodo, a Constituio imutvel. A CF/88 no apresenta esse tipo de limitao. Desde sua vigncia, no houve um perodo em que no pudesse ter seu texto alterado. J as limitaes circunstanciais se verificam quando a Constituio estabelece que em certos momentos de instabilidade poltica do Estado seu texto no poder ser modificado. Assim, circunstncias extraordinrias impedem a modificao da Constituio. A Carta da Repblica instituiu trs circunstncias excepcionais que impedem a modificao do seu texto: estado de stio, estado de defesa e interveno federal (CF, art. 60, 1 ). Destaca-se que nesses perodos as Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

propostas de emenda Constituio podero ser apresentadas e discutidas. O que no se permite a deliberao (votao) e consequente promulgao das mesmas. Outro ponto importante a ser memorizado que a vedao referente interveno federal abrange somente aquela decretada e executada pela Unio. Eventual interveno de Estado em Municpio no limitao circunstancial modificao da CF/88. As limitaes formais ao processo de reforma Constituio se devem rigidez constitucional. Como voc se lembra, a CF/88 do tipo rgida e como tal exige um processo especial para modificao do seu texto, mais difcil do que aquele de elaborao das leis. As limitaes formais, tambm chamadas processuais, esto previstas no art. 60, I ao III, e 2, 3 e 5. Quais so essas limitaes, professora? Para facilitar nossa anlise, veja o quadro a seguir:

LIMITAES FORMAIS AO PROCESSO DE REFORMA

INICIATIVA RESTRITA ART. 60, INCISOS, CF VOTAO E DISCUSSO EM DOIS TURNOS EM CADA CASA LEGISLATIVA E DELIBERAO QUALIFICADA PARA APROVAO DO PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL PROMULGAO PELAS MESAS DA CMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, COM O RESPECTIVO NMERO DE ORDEM
VEDAO REAPRESENTAO, NA MESMA SESSO LEGISLATIVA, DE PROPOSTA DE EMENDA NELA REJEITADA OU TIDA POR PREJUDICADA (IRREPETIBILIDADE)

A primeira limitao formal reforma da Constituio se refere iniciativa. Os incisos I a III do art. 60 estabelecem os legitimados no processo legislativo de reforma da Constituio, ou seja, quem poder apresentar uma proposta de emenda constitucional (PEC) perante o Congresso Nacional. Esse

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

nmero, como se pode perceber, bastante menor que o de legitimados no processo legislativo de elaborao das leis, arrolados no art. 61 da Constituio. Veja quem so esses legitimados no grfico a seguir:

LEGITIMADOS A APRESENTAR PEC

UM TERO, NO MNIMO, DOS MEMBROS DA CMARA DOS DEPUTADOS OU DO SENADO FEDERAL

PRESIDENTE DA REPBLICA

MAIS DA METADE DAS ASSEMBLIAS LEGISLATIVAS DAS UNIDADES DA FEDERAO, MANIFESTANDO-SE, CADA UMA DELAS, PELA MAIORIA RELATIVA DE SEUS MEMBROS.

No que diz respeito iniciativa, destacam-se as seguintes caractersticas: Ausncia de iniciativa popular: ao contrrio do que ocorre no processo legislativo das leis, no h previso para que o cidado apresente proposta de emenda Constituio Federal; Ausncia de iniciativa reservada: diferentemente do que ocorre no processo legislativo das leis, no h iniciativa reservada a emenda constitucional. Qualquer dos legitimados pode apresentar proposta de emenda constitucional sobre todas as matrias no vedadas pela Carta Magna; Ausncia de participao dos Municpios. Esses entes federados no dispem de iniciativa de proposta de emenda constitucional nem participam das discusses e votaes da mesma. Participao dos Estados e do Distrito Federal. Esses entes da Federao participam tanto na apresentao de proposta de emenda constitucional, por meio das Assembleias Legislativas (CF, art. 60, II I), quanto das discusses e deliberaes sobre a mesma. Isso porque o Senado Federal representa os Estados e o Distrito Federal. Nesse ponto, diferenciam-se dos Municpios, que no participam do processo de reforma Constituio por no terem representantes no Congresso nacional.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

Outras importantes caractersticas do processo legislativo de emenda Constituio so: Ausncia de previso, pela Constituio, de Casa iniciadora obrigatria. A discusso e a votao de proposta de emenda Constituio podem ser iniciadas tanto na Cmara dos Deputados quanto no Senado Federal. Ausncia de Casa revisora. A segunda Casa Legislativa, diferentemente do que ocorre no procedimento legislativo ordinrio (referente s leis), no revisa o texto aprovado pela Casa em que foi apresentada a emenda. Ao contrrio disso, ela o aprecia como novo, podendo alter-lo livremente. Em caso de alteraes substanciais, o texto retorna primeira Casa, para que ela faa sua apreciao integral, podendo, igualmente modific-lo livremente. O texto final aprovado quando a matria recebe votos favorveis de, pelo menos, 3/5 dos membros de ambas as Casas (Senado Federal e Cmara dos Deputados), em dois turnos de votao. importante destacar que o STF entende que somente obrigatrio o retorno da proposta de emenda Constituio Casa Legislativa de origem quando ocorrer modificao substancial de seu texto. Se a modificao do texto no resultar em alterao substancial do seu sentido, a proposta de emenda constitucional no precisa voltar Casa iniciadora.7 Continuando o estudo das limitaes formais ao processo de reforma da Constituio, destaca-se que outra importante limitao desse tipo diz respeito discusso, votao e aprovao do projeto de emenda Constitucional. De acordo com o art. 60, 2 da CF/88, a proposta de emenda constitucional ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. Trata-se, portanto, de um processo legislativo mais dificultoso que aquele de aprovao de uma lei, que exige votao em apenas um turno. O mesmo dispositivo exige, ainda, deliberao qualificada para a aprovao da emenda (trs quintos dos votos dos respectivos membros), bem mais difcil de se obter que aquela de aprovao das leis (maioria simples - art. 47 da CF). A terceira limitao ao poder de reforma da Constituio diz respeito promulgao. O 3 do art. 60 determina que a emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. Esse dispositivo estabelece, portanto, diferenas importantes no que se refere ao processo legislativo das leis: Diferentemente do que ocorre no projeto de lei, a proposta de emenda Constituio no se submete a sano ou veto do Chefe do Poder Executivo; Ao contrrio do que ocorre no processo legislativo das leis, o Presidente da Repblica no dispe de competncia para promulgao de uma emenda Constituio;
7

ADI 2.666/DF, rel. Min. Ellen Gracie; ADC 3/DF, rel. Min. Nelson Jobim.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

A numerao das emendas Constituio segue ordem prpria, distinta daquela das leis (EC n 1; EC n 2; EC n 3 e assim sucessivamente). Finalmente, tem-se a limitao processual ou formal prevista no 5 do art. 60, que determina que a matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. O dispositivo estabelece, portanto, a irrepetibilidade, na mesma sesso legislativa, de proposta de emenda Constituio rejeitada ou havida por prejudicada. Essa irrepetibilidade absoluta. Matria rejeitada ou havida por prejudicada jamais poder constituir nova proposta de emenda na mesma sesso legislativa. Verifica-se, portanto, mais uma distino em relao ao processo legislativo das leis. Isso porque a matria constante de projeto de lei rejeitado poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, desde que mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional (CF, art. 67). Assim, a irrepetibilidade de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada absoluta, enquanto de projeto de lei rejeitado relativa. No que concerne s limitaes materiais, essas existem quando a Constituio estabelece que determinadas matrias no podero ser abolidas por meio de emenda. O legislador constituinte originrio, portanto, estabelece um ncleo essencial que no poder ser suprimido por ao do poder constituinte derivado. Essas limitaes so divididas doutrinariamente em dois grupos: explcitas ou expressas, quando constam expressamente do texto constitucional e, em oposio, implcitas ou tcitas, quando no esto expressas no texto da Carta Magna. Os dois tipos de limitaes materiais esto presentes na CF/88. O primeiro tipo delas explcitas ou expressas se verifica no 4 do art. 60, segundo o qual no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e peridico; a separao dos Poderes e os direitos e garantias individuais. Trata-se das chamadas clusulas ptreas expressas, insuscetveis de abolio por meio de emenda constitucional. que so

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

CLUSULAS PTREAS

FORMA FEDERATIVA DE ESTADO

VOTO DIRETO, SECRETO, UNIVERSAL E PERIDICO

SEPARAO DOS PODERES

DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS

Um ponto importante a se destacar que, considerando que o processo legislativo de emendas constitucionais deve observncia Constituio Federal, o STF entende que qualquer proposta de emenda tendente a abolir clusula ptrea, ou que desrespeite as prescries do art. 60 da CF/88, no pode sequer ser objeto de deliberao no Congresso Nacional. Isso porque nesse caso o processo legislativo representa desrespeito Constituio Federal. Outro ponto a ser memorizado por voc que o Pretrio Excelso entende que a clusula ptrea direitos e garantias individuais protege direitos e garantias dispersos pela Constituio, e no apenas aqueles enumerados no artigo 5 da Carta Magna. J as limitaes implcitas ao poder de reforma so limites tcitos que, segundo a doutrina, se impem ao constituinte derivado. So eles: a titularidade do Poder Constituinte Originrio e Derivado e os procedimentos de reforma e reviso constitucional. Questo de prova: 23. (Cespe/2012/TJ-RR) As denominadas limitaes materiais ao poder constituinte de reforma esto exaustivamente previstas da Constituio Federal de 1988 (CF). Comentrios: H limitaes materiais implcitas na Constituio: a titularidade do Poder Constituinte Originrio e Derivado e os procedimentos de reforma e reviso constitucional. Questo incorreta. Analisemos, pois, cada uma dessas limitaes. A primeira delas, como se viu, refere-se titularidade do poder constituinte originrio. Sabe-se que a titularidade do poder constituinte originrio do povo: somente a ele cabe decidir a convenincia e a oportunidade de se elaborar uma nova Constituio. Por esse motivo, Prof. Ndia Carolina www.estrategiaconcursos.com.br 29 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

inconstitucional qualquer emenda Constituio que retire tal atribuio do povo, outorgando-a a qualquer rgo constitudo. No que se refere titularidade do poder constituinte derivado, pelas mesmas razes expressas acima, inconstitucional qualquer emenda Constituio que transfira a competncia de reformar a Constituio atribuda ao Congresso Nacional (representante do povo) a outro rgo do Estado (ao Presidente da Repblica, por exemplo). Isso porque tal competncia foi fixada pelo poder constituinte originrio, cabendo, portanto, unicamente a esse poder determinar a competncia para sua modificao. Por fim, o procedimento de reviso constitucional (ADCT, art. 3), bem como o de reforma constitucional (CF, art. 60), so limitaes materiais implcitas.

24. (Cespe/2012/Anatel) No so permitidas emendas Constituio Federal durante a vigncia de interveno federal. Comentrios:

Segundo o art. 60, 1, da Constituio Federal, esta no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. Questo correta. 25. (Cespe/2010/TRE-MT) A CF poder ser emendada mediante proposta de um tero das Assembleias legislativas das unidades da Federao, mediante a maioria relativa de seus membros. Comentrios: Determina o art. 60, III, da CF, que a Constituio poder ser emendada mediante proposta de Mais Da Metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. Questo incorreta. 26. (Cespe/2010/TRE-MT) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma republicana de governo. Comentrios:

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

Dispe o art. 60, 4, CF/88, que no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e peridico; a separao dos Poderes e, finalmente, os direitos e garantias individuais. Essas so, como vimos, as chamadas clusulas ptreas. Questo incorreta. 27. (Cespe/2009/OAB) A emenda CF ser promulgada, com o respectivo nmero de ordem, pelo presidente do Senado Federal, na condio de presidente do Congresso Nacional. Se a promulgao no ocorrer dentro do prazo de quarenta e oito horas aps a sua aprovao, as mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal devero fazlo. Comentrios: De jeito nenhum! Determina o art. 60, 3, da CF, que a emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. Questo incorreta. 28. (Cespe/2009/TCU) Uma vez preenchido o requisito da iniciativa e instaurado o processo legislativo, a proposta de emenda CF ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. Comentrios: isso mesmo! De acordo com o art. 60, 2, da Constituio, a proposta de emenda constitucional ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. Questo correta. 29. (Cespe/2009/TCU) Da mesma forma que o poder constituinte originrio, o poder de reforma no est submetido a qualquer limitao de ordem formal ou material, sendo que a CF apenas estabelece que no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico, a separao de poderes e os direitos e garantias individuais. Comentrios: O poder de reforma (ou seja, de emendar a Constituio) est submetido a diversas limitaes de ordem formal ou material, tanto expressas quanto implcitas na Constituio. Questo incorreta. 30. (Cespe/2008/STF) A CF, conforme seu prprio texto, pode ser emendada por meio de iniciativa popular, desde que o projeto seja Prof. Ndia Carolina www.estrategiaconcursos.com.br 31 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

subscrito, por, no mnimo, 1% do eleitorado nacional, distribudo por, pelo menos, cinco estados, com no menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles. Comentrios: A Constituio Federal no prev a possibilidade de iniciativa popular de proposta de emenda Constituio. Questo incorreta. 31. (Cespe/2002/Consultor Legislativo do Senado Federal) Uma proposta de emenda constitucional destinada a tornar facultativo o voto para todos os brasileiros seria inconstitucional, por violar clusula ptrea, e, portanto, o presidente da Repblica poderia impugn-la perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Comentrios: So clusulas ptreas (art. 60, 4o, CF): I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. O voto obrigatrio no clusula ptrea. Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

ii. Medidas Provisrias A medida provisria ato normativo primrio geral, editado pelo Presidente da Repblica. Segundo o art. 62 da Carta Magna, em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. Caso este esteja de recesso, no h a necessidade de convocao extraordinria. A medida provisria no pode disciplinar sobre qualquer matria, em virtude da existncia de limitaes constitucionais sua edio. De acordo com o art. 62, 1, da CF: 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: I - relativa a: a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3; II - que vise a deteno ou sequestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; III - reservada a lei complementar; IV - j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. A medida provisria deve ser submetida, de imediato, ao Congresso Nacional, onde ter o prazo de sessenta dias (prorrogveis por mais sessenta) para ser apreciada. Esses prazos no correm durante os perodos de recesso do Congresso Nacional. L, as medidas provisrias sero apreciadas por uma comisso mista, composta de senadores e deputados, que apresentar um parecer favorvel ou no sua converso em lei. A votao ser iniciada, obrigatoriamente, pela Cmara dos Deputados, que a Casa iniciadora.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

Emitido o parecer, o Plenrio das Casas Legislativas examinar a medida provisria. Caso esta seja integralmente convertida em lei, o Presidente do Senado Federal a promulgar, remetendo-a para publicao. Nesse caso, no h que se falar em sano ou veto do Presidente da Repblica, uma vez que a medida provisria foi aprovada exatamente nos termos por ele propostos. Caso a medida provisria seja integralmente rejeitada ou perca sua eficcia por decurso de prazo, em face da no apreciao pelo Congresso Nacional no prazo estabelecido, o Congresso Nacional baixar ato declarando-a insubsistente e dever disciplinar, por meio de decreto legislativo, no prazo de sessenta dias, as relaes jurdicas dela decorrentes. Caso contrrio, as relaes jurdicas surgidas no perodo permanecero regidas pela medida provisria. Se forem introduzidas modificaes no texto adotado original da medida provisria (converso parcial), esta ser transformada em projeto de lei de converso, sendo o texto encaminhado ao Presidente da Repblica para sano ou veto. A partir da, seguir o trmite do processo legislativo ordinrio. As medidas provisrias tm eficcia pelo prazo de sessenta dias a partir de sua publicao, prorrogvel uma nica vez por igual perodo. A prorrogao d-se de forma automtica, sem precisar de ato do Chefe do Executivo. Os prazos no correm durante os perodos de recesso do Congresso Nacional. Destaca-se que, mesmo aps decorrido o prazo de cento e vinte dias, contado da sua edio, uma medida provisria conserva integralmente a sua vigncia se, nesse perodo, tiver sido aprovado, pelo Congresso Nacional, um projeto de lei de converso e esse projeto esteja aguardando sano presidencial. Se a medida provisria no for apreciada em at 45 dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia, subsequentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional. Nesse caso, ficaro sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que a medida provisria estiver tramitando. Portanto, no 45 dia sem apreciao, a medida provisria trancar a pauta da Casa Legislativa em que estiver tramitando, obstando a votao de qualquer outra matria. Esse fato, porm, no interromper a contagem do prazo (sessenta dias, prorrogveis por mais sessenta) para a concluso do processo legislativo da medida provisria. Deduz-se, com isso, que possvel que, mesmo com o trancamento de pauta, haja expirao do prazo para a concluso do processo legislativo, sem que o Congresso Nacional tenha ultimado a apreciao da medida provisria. Nessa situao, a medida

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

provisria perder sua eficcia, desde a sua edio, por decurso de prazo (ex tunc). A jurisprudncia do STF no admite que medida provisria submetida ao Congresso Nacional seja retirada pelo Chefe do Poder Executivo. Entretanto, aceita que medida provisria nessa situao seja revogada por outra. Nesse caso, a matria constante da medida provisria revogada no poder ser reeditada, em nova medida provisria, na mesma sesso legislativa. Veja como isso foi objeto de prova recente do Cespe: 32. (Cespe/2012/TJ-CE) Segundo o STF, uma vez editada a medida provisria, no pode o presidente da Repblica retir-la da apreciao do Congresso Nacional nem tampouco ab-rog-la por meio de nova medida provisria. Comentrios: De fato, o STF no admite que medida provisria editada seja retirada pelo Chefe do Poder Executivo. Entretanto, aceita que medida provisria nessa situao seja ab-rogada por outra. Lembrando que ab-rogao significa revogao total da lei, enquanto derrogao a revogao parcial. Questo incorreta. 33. (Cespe/2012/TJ-AC) As medidas provisrias devem ser votadas em sesso conjunta do Congresso Nacional, no prazo de sessenta dias a contar de sua publicao, sob pena de imediata perda da sua eficcia. Comentrios: As medidas provisrias so apreciadas por cada uma das Casas, separadamente. Alm disso, o prazo de sessenta dias para sua apreciao prorrogvel por mais sessenta. Questo incorreta. No que se refere aos estados-membros, segundo o STF, estes podem adotar medida provisria, desde que haja previso de edio dessa espcie normativa em sua Constituio, nos mesmos moldes da Constituio Federal. Para maior compreenso, destaca-se o seguinte julgado, tendo como Relatora a Ministra Ellen Gracie: No julgamento da ADI 425, rel. Min. Maurcio Corra, DJ 19.12.03, o Plenrio desta Corte j havia reconhecido, por ampla maioria, a constitucionalidade da instituio de medida provisria estadual, desde que, primeiro, esse instrumento esteja expressamente previsto na Constituio do Estado e, segundo, sejam observados os princpios e as limitaes impostas pelo modelo adotado pela Constituio Federal, tendo em vista a necessidade da observncia simtrica do processo legislativo federal. Outros precedentes: ADI 691, rel. Min. Seplveda Pertence, DJ 19.06.92 e ADI 812Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

MC, rel. Min. Moreira Alves, DJ 14.05.93. Entendimento reforado pela significativa indicao na Constituio Federal, quanto a essa possibilidade, no captulo referente organizao e regncia dos Estados, da competncia desses entes da Federao para "explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado, na forma da lei, vedada a edio de medida provisria para a sua regulamentao" (art. 25, 2) (ADI 2391 SC, 15/08/2006)

34. (Cespe/2010/TRT 21 Regio) As medidas provisrias perdem a eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias, prorrogvel uma vez, por igual perodo. Comentrios: Dispe a CF/88 que as medidas provisrias, ressalvadas as excees constitucionais, perdero sua eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, nos termos da CF/88, uma vez por igual perodo. Nesse caso, dever o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas delas decorrentes. Questo incorreta. 35. (Cespe/2010/TRE-BA) Para matrias reservadas a lei complementar, ao presidente da Repblica vedado editar medida provisria. Comentrios: Segundo o art. 62, 1o, III, da Constituio, vedada a edio de medidas provisrias sobre matria reservada a lei complementar. Questo correta. 36. (Cespe/2010/TRE-MT) vedada a edio de medidas provisrias sobre matria relativa a direito civil. Comentrios: No h vedao edio de medidas provisrias sobre matria relativa a direito civil. Questo incorreta. 37. (Cespe/2009/TCE-AC) As medidas provisrias perdero a eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias Prof. Ndia Carolina www.estrategiaconcursos.com.br 36 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

a contar de sua publicao, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes. Comentrios: O art. 62, 3, da CF, determina que as medidas provisrias, ressalvado o disposto nos 11 e 12 perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, nos termos do 7, uma vez por igual perodo, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas delas decorrentes. Questo incorreta. 38. (Cespe/2009/TCE-AC) A reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo ser permitida apenas uma vez, por igual perodo. Comentrios: O 10 do art. 62 da Carta Magna veda a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

iii. Leis delegadas As leis delegadas so elaboradas pelo Presidente da Repblica, aps este solicitar delegao ao Congresso Nacional. Da mesma forma que ocorre com as medidas provisrias, as leis delegadas no podem cuidar de qualquer matria. De modo geral, a matria vedada medida provisria coincide com a que proibida lei delegada. Essa coincidncia, porm, no absoluta, pois h proibies que se aplicam somente medida provisria (por exemplo, determinar sequestro de bens), bem como vedaes que somente so impostas lei delegada (por exemplo, dispor sobre direitos individuais). A delegao legislativa se d por resoluo do Congresso Nacional, que determinar o contedo e os termos para o seu exerccio. Ser inconstitucional um ato de delegao genrico, vago, que d poderes ilimitados ao Presidente da Repblica em termos de competncia legislativa. O processo de elaborao de lei delegada desencadeado pela solicitao de autorizao do Presidente da Repblica ao Congresso Nacional para a edio de lei sobre determinada matria. Efetivada essa solicitao, o Congresso Nacional a examinar e, caso a aprove, editar resoluo que especificar o contedo e os termos para o exerccio da delegao concedida. A delegao poder ser tpica e atpica. A primeira, que costuma ser a regra, se d quando o Congresso Nacional concede poderes para que o Presidente da Repblica elabore, promulgue e publique a lei delegada, sem participao posterior do Legislativo. A segunda ocorre quando a resoluo determina a apreciao do projeto de lei pelo Congresso Nacional. Nesse caso, o Congresso Nacional sobre ele deliberar, em votao nica, vedada qualquer emenda. Caso aprovada, a lei delegada ser encaminhada ao Presidente da Repblica, para que a promulgue e publique. Se rejeitada, o projeto ser arquivado, somente podendo ser reapresentado, na mesma sesso legislativa, por solicitao da maioria absoluta dos membros de uma das Casas do Congresso Nacional (princpio da irrepetibilidade). Que tal uma questo de prova, para vermos como isso costuma ser cobrado? 39. (Cespe/2012/TJ-AC) As leis delegadas sero elaboradas pelo presidente da Repblica aps a edio pelo Congresso Nacional de decreto legislativo com a especificao do contedo e dos termos de exerccio da delegao. Comentrios: Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

As leis delegadas so elaboradas aps aprovao do pedido de delegao realizado pelo Presidente da Repblica ao Congresso Nacional, mediante resoluo. Questo incorreta. A delegao no vincula o Presidente da Repblica, que, mesmo diante dela, poder no editar lei a delegada. Tambm no retira do Legislativo o poder de regular a matria. Alm disso, o Congresso Nacional pode revogar a delegao antes do encerramento do prazo fixado na resoluo. A Carta Magna outorgou ao Congresso Nacional a competncia para sustar os atos do Executivo que exorbitem dos limites da delegao legislativa. O ato de sustao surtir efeitos no-retroativos (ex nunc). Trata-se do chamado veto legislativo. Esse controle legislativo no veda uma eventual declarao de inconstitucionalidade pelo Poder Judicirio, quanto a matria ou quanto aos requisitos formais do processo legislativo. De acordo com o STF, se o Congresso Nacional sustar os efeitos de ato normativo do Poder Executivo, a ao de sustao poder sofrer controle repressivo judicial. Assim, aps o ato de sustao efetuado pelo Congresso Nacional, poder o Chefe do Executivo pleitear judicialmente a declarao de sua inconstitucionalidade, por meio de ao declaratria de inconstitucionalidade (ADIn) ajuizada perante o Supremo Tribunal Federal. Veja como isso foi cobrado em prova recente: 40. (Cespe/2012/TJ-CE) O controle exercido Nacional sobre a lei delegada opera efeitos ex tunc. Comentrios: De fato, compete ao Congresso Nacional sustar os atos do Executivo (lei delegada, por exemplo) que exorbitem dos limites da delegao legislativa. Entretanto, diferentemente do que diz o enunciado, o ato de sustao surtir efeitos no-retroativos (ex nunc). Questo incorreta. iv. Decretos legislativos Os decretos legislativos so atos editados pelo Congresso Nacional para o tratamento de matrias de sua competncia exclusiva (art. 49 da CF), dispensada a sano presidencial. Trata-se de espcie normativa primria. Duas de suas funes mais importantes so a aprovao definitiva dos tratados, acordos e atos internacionais celebrados pela Repblica Federativa do Brasil e a regulao dos efeitos de medida provisria no convertida em lei pelo Congresso Nacional. Prof. Ndia Carolina pelo Congresso

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

41. (Cespe/2012/TJ-RR) As leis delegadas, editadas pelo presidente da Repblica aps prvia autorizao do Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo, so discutidas e votadas em cada casa legislativa, sendo vedada a apresentao de emendas a essas leis. Comentrios: O instrumento adequado para a aprovao do Congresso Nacional a resoluo, no o decreto legislativo. Questo incorreta. 42. (Cespe/2010/TRT 21 Regio) As matrias de competncia exclusiva do Congresso Nacional so reguladas por decretos legislativos. Comentrios: De fato, os decretos legislativos so atos editados pelo Congresso Nacional para o tratamento de matrias de sua competncia exclusiva (art. 49 da CF). Questo correta. 43. (Cespe/2010/TRE-MT) No que se refere a leis delegadas, se a resoluo determinar a apreciao do projeto de lei pelo Congresso Nacional, este a far em votao nica, sendo vedada qualquer emenda. Comentrios: Questo correta. Fundamento: art. 60, 3, CF. 44. (Cespe/2012/TJ-RR) Celebrado tratado, conveno ou ato internacional pelo presidente da Repblica, cabe ao Congresso Nacional o correspondente referendo ou aprovao, mediante a edio de resoluo especfica. Comentrios: A aprovao definitiva dos tratados internacionais se d por meio de decreto legislativo, nos termos do art. 49, I, da Constituio. Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

v. Resolues As resolues so espcies normativas utilizadas pelas Casas Legislativas, em conjunto ou separadamente, para dispor sobre assuntos de sua competncia no sujeitos reserva de lei. Esses assuntos so basicamente aqueles enumerados nos arts. 51 e 52 da Constituio, que apontam as competncias da Cmara e do Senado, respectivamente. A Carta Magna exige a edio de resolues, tambm, em outros dispositivos constitucionais, dentre os quais: a) delegao legislativa para a edio de lei delegada (resoluo do Congresso Nacional); b) definio das alquotas mximas do imposto da competncia dos Estados e do DF, sobre transmisso causa mortis e doaes, de quaisquer bens ou direitos (resolues do Senado); c) fixao das alquotas do imposto sobre circulao de mercadorias e servios aplicveis s operaes e prestaes interestaduais e de exportao (resolues do Senado) d) Suspenso de execuo de lei declarada inconstitucional pelo STF (resolues do Senado). A promulgao da resoluo se d pelo Presidente da respectiva Casa legislativa.

45. (Cespe/2009/Banco Central) As matrias de competncia privativa do Senado Federal no dependem de sano presidencial e se materializam por meio de decreto legislativo. Comentrios: Essas matrias se materializam por meio de resolues. Questo incorreta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

Processo legislativo nos Estados-membros , Distrito Federal e Municpios


As regras bsicas do processo legislativo estabelecidas na Constituio so de observncia obrigatria no mbito dos Estados-membros, Distrito Federal e Municpios. Assim, esses entes federados devem prever de forma idntica da Constituio Federal: a) as espcies normativas integrantes do processo legislativo federal, bem como o respectivo procedimento e quorum para sua aprovao; b) as hipteses de iniciativa reservada e concorrente; c) os limites do poder de emenda parlamentar; d) as diferentes fases do processo legislativo, nas diversas espcies normativas; e) o princpio de irrepetibilidade de projetos rejeitados na mesma sesso legislativa.

Controle Judicial
O processo legislativo sujeita-se a controle incidental pelo Poder Judicirio. Este dever ser provocado por meio da impetrao de mandado de segurana. No se admite o controle judicial do processo legislativo mediante ao direta de inconstitucionalidade, pois o ajuizamento desta pressupe uma norma pronta e acabada, j publicada e inserida no ordenamento jurdico. Alm disso, somente podem provocar o Poder Judicirio os congressistas da Casa Legislativa em que estiver tramitando a proposta, por meio de mandado de segurana. Entretanto, a aprovao da proposta em discusso projeto de lei ou proposta de emenda Constituio retira do congressista a legitimidade para continuar no feito, restando prejudicado o mandado de segurana. Destaca-se ainda que no processo legislativo federal, o controle ser exercido originariamente perante o STF, rgo ao qual compete, originariamente, apreciar os atos emanados do Congresso Nacional, suas Casas e componentes.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

46. (Cespe/2002/Consultor Legislativo do Senado Federal) Embora no seja cabvel ao direta de inconstitucionalidade (ADIn) perante o STF contra projeto de lei federal, o Poder Judicirio pode exercer controle difuso de constitucionalidade de projetos de lei. Comentrios: No se admite o controle judicial do processo legislativo mediante ao direta de inconstitucionalidade, pois o ajuizamento desta pressupe uma norma pronta e acabada, j publicada e inserida no ordenamento jurdico. Entretanto, podem provocar o Poder Judicirio os congressistas da Casa Legislativa em que estiver tramitando a proposta, por meio de mandado de segurana. Questo correta.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

Lista de Questes
1. (Cespe/2012/Cmara dos Deputados) O processo legislativo compreende a elaborao de emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas e medidas provisrias. Os decretos legislativos e as resolues que tratam de matrias de competncia privativa do Senado Federal e da Cmara dos Deputados so considerados atos internos do Poder Legislativo, que no necessitam de sano presidencial e, portanto, no compem o processo legislativo. 2. (Cespe/2010/TRT 1 Regio) A iniciativa privativa ou reservada para deflagrar procedimento destinado formao de determinada lei ordinria pode ser objeto de delegao. 3. (Cespe/2009/OAB) A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. As comisses permanentes de ambas as casas podem discutir e votar projetos de lei que dispensarem a competncia do plenrio, mas no tm o poder de apresentar tais projetos para dar incio ao processo legislativo. 4. (Cespe/2009/OAB) So de iniciativa privativa do presidente da Repblica as leis que disponham sobre o aumento de remunerao dos cargos, funes e empregos na administrao direta e autrquica. 5. (Cespe/2009/TCE-AC) O Procurador-Geral da Repblica tem competncia para propor projeto de lei ordinria ou complementar. 6. (Cespe/2011/STM) A iniciativa para elaborao de leis complementares e ordinrias constitui exemplo da denominada iniciativa concorrente. 7. (Cespe/2009/TRE-MA) O sistema legislativo vigente o unicameral, opo adotada a partir da Constituio Federal de 1934, exatamente porque os projetos de lei, obrigatoriamente, tm de ser aprovados pela Cmara dos Deputados e pelo Senado em sesso conjunta, para que possam ser levados sano do presidente da Repblica. 8. (Cespe/2010/TRT 1 Regio) A CF veda a iniciativa popular para desencadear processo legislativo destinado edio de lei complementar. 9. (Cespe/2009/OAB) A iniciativa popular de lei pode ser exercida pela apresentao, Cmara dos Deputados ou ao Senado Federal, de projeto de lei subscrito por, no mnimo, 1% do eleitorado nacional, distribudo, pelo menos, por cinco estados. Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

10. (Cespe/2009/TCE-AC) A CF prev a hiptese de iniciativa popular, que pode ser exercida pela apresentao, Cmara dos Deputados, de projeto de lei subscrito por, no mnimo, 10% dos eleitores de qualquer estado da Federao. 11. (Cespe/2009/Banco Central) A CF atribui ao presidente da Repblica iniciativa reservada no que concerne a leis sobre matria tributria. 12. (Cespe/2012/AGU) A competncia para votar os projetos de lei , em regra, dos plenrios da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, mas as mesas diretoras das respectivas casas podem, mediante decreto legislativo, outorgar s comisses permanentes, em razo da matria de sua competncia, a prerrogativa de discutir, votar e decidir as proposies legislativas. 13. (Cespe/2010/TCE-BA) Se um projeto de lei for rejeitado em uma das casas do Congresso Nacional, a matria dele constante somente poder ser objeto de novo projeto, no mesmo ano legislativo, mediante proposta de dois teros dos membros de qualquer das casas legislativas. 14. (Cespe/2010/TRE-MT) Decorrido o prazo de quinze dias para o exame do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, o silncio do presidente da Repblica importar veto, em razo da impossibilidade de ocorrer sano tcita. 15. (Cespe/2011/TRF 5 Regio/Juiz) Apesar de no admitir o veto presidencial tcito, a CF admite o denominado veto sem motivao, resguardando ao presidente da Repblica a prerrogativa de simplesmente vetar, sem explicar os motivos de seu ato. 16. (Cespe/2010/DPU) Considere que o chefe do Poder Executivo tenha apresentado projeto de lei ordinria que dispe sobre a remunerao de servidores pblicos. Nesse caso, no se admite emenda parlamentar ao projeto para aumento do valor da remunerao proposto. 17. (Cespe/2010/Abin) O Poder Legislativo opera por meio do Congresso Nacional, instituio bicameral composta pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. 18. (Cespe/2004/MPTCU) O processo de elaborao de leis no sistema bicameral impe que o projeto aprovado por uma Casa seja submetido outra Casa tantas vezes quantas forem as emendas que Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

cada qual introduzir, de modo a garantir iguais poderes ao Senado e Cmara dos Deputados. 19. (Cespe/2012/TJ-CE) No processo legislativo da lei ordinria, o veto presidencial parcial pode abranger trecho, palavras ou expresses constantes de artigo, pargrafo ou alnea. 20. (Cespe/2012/TJ-AC) O veto a projeto de lei dever ser apreciado em cada uma das casas do Congresso Nacional dentro de trinta dias a contar da deciso presidencial, e sua rejeio depender do voto de dois teros dos membros de cada uma delas, em votao nominal. 21. (Cespe/2010/TCE-BA) O presidente da Repblica s pode solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa, seja privativa, seja concorrente. 22. (Cespe/2008/TJ-DFT) A promulgao de uma lei torna o ato perfeito e acabado, sendo o meio pelo qual a ordem jurdica inovada. A publicao, por sua vez, o modo pelo qual se d conhecimento a todos sobre o novo ato normativo que se deve cumprir. 23. (Cespe/2012/TJ-RR) As denominadas limitaes materiais ao poder constituinte de reforma esto exaustivamente previstas da Constituio Federal de 1988 (CF). 24. (Cespe/2012/Anatel) No so permitidas emendas Constituio Federal durante a vigncia de interveno federal.

25. (Cespe/2010/TRE-MT) A CF poder ser emendada mediante proposta de um tero das Assembleias legislativas das unidades da Federao, mediante a maioria relativa de seus membros. 26. (Cespe/2010/TRE-MT) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma republicana de governo. 27. (Cespe/2009/OAB) A emenda CF ser promulgada, com o respectivo nmero de ordem, pelo presidente do Senado Federal, na condio de presidente do Congresso Nacional. Se a promulgao no ocorrer dentro do prazo de quarenta e oito horas aps a sua aprovao, as mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal devero fazlo. 28. (Cespe/2009/TCU) Uma vez preenchido o requisito da iniciativa e instaurado o processo legislativo, a proposta de emenda CF ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

29. (Cespe/2009/TCU) Da mesma forma que o poder constituinte originrio, o poder de reforma no est submetido a qualquer limitao de ordem formal ou material, sendo que a CF apenas estabelece que no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico, a separao de poderes e os direitos e garantias individuais. 30. (Cespe/2008/STF) A CF, conforme seu prprio texto, pode ser emendada por meio de iniciativa popular, desde que o projeto seja subscrito, por, no mnimo, 1% do eleitorado nacional, distribudo por, pelo menos, cinco estados, com no menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles. 31. (Cespe/2002/Consultor Legislativo do Senado Federal) Uma proposta de emenda constitucional destinada a tornar facultativo o voto para todos os brasileiros seria inconstitucional, por violar clusula ptrea, e, portanto, o presidente da Repblica poderia impugn-la perante o Supremo Tribunal Federal (STF). 32. (Cespe/2012/TJ-CE) Segundo o STF, uma vez editada a medida provisria, no pode o presidente da Repblica retir-la da apreciao do Congresso Nacional nem tampouco ab-rog-la por meio de nova medida provisria. 33. (Cespe/2012/TJ-AC) As medidas provisrias devem ser votadas em sesso conjunta do Congresso Nacional, no prazo de sessenta dias a contar de sua publicao, sob pena de imediata perda da sua eficcia. 34. (Cespe/2010/TRT 21 Regio) As medidas provisrias perdem a eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias, prorrogvel uma vez, por igual perodo. 35. (Cespe/2010/TRE-BA) Para matrias reservadas a lei complementar, ao presidente da Repblica vedado editar medida provisria. 36. (Cespe/2010/TRE-MT) vedada a edio de medidas provisrias sobre matria relativa a direito civil. 37. (Cespe/2009/TCE-AC) As medidas provisrias perdero a eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias a contar de sua publicao, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes. 38. (Cespe/2009/TCE-AC) A reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo ser permitida apenas uma vez, por igual perodo. Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

39. (Cespe/2012/TJ-AC) As leis delegadas sero elaboradas pelo presidente da Repblica aps a edio pelo Congresso Nacional de decreto legislativo com a especificao do contedo e dos termos de exerccio da delegao. 40. (Cespe/2012/TJ-CE) O controle exercido Nacional sobre a lei delegada opera efeitos ex tunc. pelo Congresso

41. (Cespe/2012/TJ-RR) As leis delegadas, editadas pelo presidente da Repblica aps prvia autorizao do Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo, so discutidas e votadas em cada casa legislativa, sendo vedada a apresentao de emendas a essas leis. 42. (Cespe/2010/TRT 21 Regio) As matrias de competncia exclusiva do Congresso Nacional so reguladas por decretos legislativos. 43. (Cespe/2010/TRE-MT) No que se refere a leis delegadas, se a resoluo determinar a apreciao do projeto de lei pelo Congresso Nacional, este a far em votao nica, sendo vedada qualquer emenda. 44. (Cespe/2012/TJ-RR) Celebrado tratado, conveno ou ato internacional pelo presidente da Repblica, cabe ao Congresso Nacional o correspondente referendo ou aprovao, mediante a edio de resoluo especfica. 45. (Cespe/2009/Banco Central) As matrias de competncia privativa do Senado Federal no dependem de sano presidencial e se materializam por meio de decreto legislativo. 46. (Cespe/2002/Consultor Legislativo do Senado Federal) Embora no seja cabvel ao direta de inconstitucionalidade (ADIn) perante o STF contra projeto de lei federal, o Poder Judicirio pode exercer controle difuso de constitucionalidade de projetos de lei.

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 50

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. Prof. Ndia Carolina

INCORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA CORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA 49 de 50

www.estrategiaconcursos.com.br

D. Constitucional p/PC-DF Profa. Ndia Carolina Aula 07

38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46.

INCORRETA INCORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA CORRETA INCORRETA INCORRETA CORRETA

Prof. Ndia Carolina

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 50

You might also like