You are on page 1of 2

A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS CAPTULO I

Na leitura deste livro podemos verificar a diferena entre a cincia e o senso comum. Pode-se dizer que o senso comum uma cincia baseada nos fatos cotidianos que se acumulam, e se formam a partir da intuio, da espontaneidade, das tentativas e dos erros. Verificamos que esse conhecimento denominado senso comum necessrio para a resoluo das situaes mais simples as mais difceis, no nosso ponto de vista, no nosso dia a dia, como no exemplo impresso e explicado no livro em questo, sobre o atravessar a rua, onde calculamos a distncia do automvel at o lugar onde estamos. O senso comum apesar de ser algo superficial integrado vida humana como uma viso de mundo. O senso comum de um modo geral todo conhecimento que acumulamos e fazemos uso no nosso dia a dia, seja ele emprico ou assimilando termos e conhecimentos cientficos, atravs deles nos sentimos vivos, prximos da realidade. Desta forma conseguimos realizar nossas tarefas cotidianas instintivamente. Esse conhecimento vai se formando lentamente com o passar dos anos, todas as pessoas fazem parte desse cotidiano independente do grau de instruo, ou seja, at mesmo os cientistas usam o conhecimento do cotidiano para elaborar suas teorias. O conhecimento da realidade nos ajuda a realizar com simplicidade as tarefas cotidianas, das mais simples at as que poderiam parecer complicadas, pois muitas vezes realizamos aes que teoricamente necessitariam de clculos e regras instintivamente, como atravessar uma rua, por exemplo. Podemos dizer que atravs do conhecimento que vamos adquirindo o senso comum cria suas prprias teorias, sempre com o intuito de facilitar nossas vidas. Ou seja, o senso comum utiliza todos nossos conhecimentos do emprico (passado de pai para filho) ao cientfico (comprovados em laboratrios e experincias), criando uma viso de mundo e assim facilitando nossas tarefas cotidianas.

O senso comum era umas formas de conhecimento, o ser humano sempre esteve e est procura de saber o porqu das coisas nesse sentido existia a religio, a filosofia e as artes que, e estes junto com o senso comum constituem os conhecimentos humanos e onde a psicologia do senso comum se enquadra. A cincia um conjunto de conhecimentos sobre a realidade que foram verificados por meio de mtodos cientficos para testar a sua real validade. A cincia altamente objetiva, para tal verificao so necessrios o objeto especifico, linguagem rigorosa, mtodos e tcnicas cientificam, nesse campo encaixa-se a psicologia cientifica.

A psicologia cientifica tem como seu objeto de estudo o homem com suas expresses visveis e invisveis e isso que torna a psicologia uma cincia distinta das outras, ela estuda o ser humano em suas peculiaridades, tornandose subjetiva. Subjetividade a maneira de sentir, pensar, fantasiar, se comportar, sonhar, amar de cada um.

You might also like