You are on page 1of 28

SpeedTouch120g

Adaptador USB sem fio IEEE802.11g

Guia de configurao e do usurio

Verso R1.0.1

SpeedTouch 120g

Guia de configurao e do usurio R1.0.1

Direitos autorais
Direitos autorais 1999-2004 THOMSON. Todos os direitos reservados. A transferncia e a cpia deste documento, bem como o uso e a divulgao do seu contedo, no so permitidos sem autorizao por escrito da THOMSON. O contedo deste documento fornecido somente para fins informativos, pode estar sujeito a alteraes sem aviso prvio e no deve ser considerado um compromisso por parte da THOMSON. A THOMSON no assume nenhuma responsabilidade por erros ou imprecises contidos neste documento. Thomson Telecom Belgium Prins Boudewijnlaan, 47 B-2650 Edegem Belgium www.speedtouch.com

Marcas comerciais
As seguintes marcas comerciais so usadas neste documento:

       

SpeedTouch uma marca comercial da THOMSON. Microsoft, MS-DOS, Windows, Windows NT e Internet Explorer so marcas registradas ou comerciais da Microsoft Corporation registradas nos Estados Unidos e/ou outros paises. UNIX uma marca registrada de UNIX System Laboratories, Incorporated. Apple e Mac OS so marcas comerciais registradas da Apple Computer, Incorporated, registradas nos Estados Unidos e outros paises. Adobe, o logotipo da Adobe, Acrobat e Acrobat Reader so marcas comerciais da Adobe Systems, Incorporated. Netscape e Netscape Navigator so marcas comerciais registradas da Netscape Communications Corporation. Ethernet uma marca comercial da Xerox Corporation. "Wi-Fi" e o logo Wi-Fi so marcas registradas da Aliana Wi-Fi e "Wi-Fi CERTIFIED," "Wi-Fi ZONE," "Wi-Fi Alliance," os logos respectivos, e "Wi-Fi Protected Access" so as marcas da Aliana Wi-Fi. Wi-Fi e Wi-Fi Certified so marcas da Aliana Wi-Fi.

Outros produtos podem ser marcas comerciais ou registradas dos respectivos fabricantes.

Informaes sobre o Documento


Status: v2.0 (novembro 2004) Referncia: E-DOC-CTC-20040601-0014 Ttulo abreviado: Guia de configurao e do usurio ST120g R1.0.1 (pt)

Contedo

Contedo

1
1.1 1.2

Instalao do SpeedTouch120g ............................... 7


Sobre o SpeedTouch 120g............................................................. 8 Instalao do SpeedTouch 120g.................................................... 9

2
2.1 2.2 2.3 2.4 2.5

Gerenciador de clientes sem fio ................................ 13


Configurao................................................................................ 14 Informaes sobre links............................................................... 19 Informaes sobre IP ................................................................... 20 Pesquisa local .............................................................................. 21 Informaes sobre verso ............................................................ 22

Soluo de problemas ................................................ 23

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Contedo

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Sobre este Guia de configurao e do usurio

Sobre este Guia de configurao e do usurio


Neste Guia de configurao e do usurio Smbolos usados
Uma observao oferece informaes adicionais sobre um tpico. Uma dica oferece um mtodo ou um atalho alternativos para se executar uma ao. Este Guia de configurao e do usurio o ajudar a familiarizar-se com o SpeedTouch120g e a conectar-se a uma rede sem fio.

!
Atualizaes da documentao e do software

Um ateno avisa sobre problemas potenciais ou precaues especficas que precisam ser tomadas.

A THOMSON desenvolve continuamente novas solues, mas tambm est comprometida a melhorar seus produtos j existentes. Para obter mais informaes sobre as ltimas inovaes tecnolgicas, os documentos e as atualizaes de software da THOMSON, visite o nosso site em: www.speedtouch.com

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Sobre este Guia de configurao e do usurio

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 1
Instalao do SpeedTouch120g

1 Instalao do SpeedTouch120g
Introduo
O SpeedTouch120g um adaptador de rede sem fio de 54 Mbps que se integra continuamente s redes Ethernet existentes para suportar aplicativos como usurios mveis ou conferncias temporrias. Apenas instale pontos de acesso sem fio suficientes para abranger sua rea de rede, conecte o adaptadores de rede em seus computadores e inicie a conexo de rede. Usando este adaptador USB junto com um ponto de acesso sem fio, voc pode criar uma rede instantnea que se integra com as LANs Ethernet existentes de 10/ 100 Mbps. Alm do mais, mover ou expandir a rede to fcil quanto mover ou instalar pontos de acesso adicionais, sem fios!

Instrues de segurana

Antes de conectar o SpeedTouch120g, leia o Manual de instalao rpida e as Instrues de segurana.

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 1
Instalao do SpeedTouch120g

1.1 Sobre o SpeedTouch120g


Lista de verificao do pacote
O pacote do SpeedTouch120g inclui:

    

Adaptador USB sem fio do SpeedTouch120g Cabo USB SpeedTouch120g CD-ROM de instalao Guia de instalao rpida Instrues de segurana e Informaes sobre normas

Informe seu revendedor se houver quaisquer peas incorretas, ausentes ou danificadas. Se possvel, guarde o papelo, incluindo os materiais de embalagem originais caso precise devolv-lo.

O SpeedTouch120g

A B

Indicador de atividade/link sem fio Antena sem fio integrada

Conector USB

Indicadores de LED Indicador Nome


LINK/ACT

Descrio Cor
Verde

Estado
Ligado Piscand o O SpeedTouch120g est ativado e conectado rede sem fio O SpeedTouch120g est ativado e est procurando redes disponveis e/ou transmitindo ou recebendo dados O SpeedTouch120g est desativado

Desligado

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 1
Instalao do SpeedTouch120g

1.2 Instalao do SpeedTouch120g


Requisitos do sistema
Antes de instalar o SpeedTouch120g, procure no sistema:

Um computador com uma porta USB Para obter velocidade mxima de conexo com rede sem fio, necessria uma porta USB v2.0.

Microsoft Windows 98 SE/Me/2000/XP Talvez seja necessrio utilizar o CD de instalao do Windows durante a instalao do driver e do utilitrio.

necessrio, no mnimo, 1,5 MB de espao livre em disco para instalar o programa utilitrio e o driver

Procedimento de instalao

!
1

No conecte o dispositivo wireless (sem fio) em seu PC at que o Assistente de Instalao lhe envie instrues para realizar esta operao. Insira o CD-ROM de instalao do SpeedTouch na unidade de CD-ROM do computador. O navegador do CD do SpeedTouch ser iniciado automaticamente. Se a janela Navegador do CD do SpeedTouch no for exibida automaticamente, clique em Executar no menu Iniciar e insira o seguinte caminho: D:\Menu.exe, em que D corresponde letra da unidade de CD-ROM.

Faa o seguinte:

A janela Escolher idioma solicita a seleo de um idioma:

Selecione o idioma e clique em OK.

O menu Navegador do CD do SpeedTouch exibido:

Clique em Instalar meu SpeedTouch.

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 1
Instalao do SpeedTouch120g

A janela Configurao aparecer:

O Assistente InstallShield iniciar a instalao e o software do utilitrio. Isso pode levar alguns minutos. Assim que a instalao do software estiver concluda, voc ser solicitado a conectar o SpeedTouch120g. Insira firmemente a tomada Tipo A do cabo USB no conector USB do SpeedTouch120g e, em seguida, insira a outra tomada na porta USB do computador. Depois de conectar o adaptador ao computador, o Windows detectar que o novo hardware foi instalado. O assistente pedir para reiniciar o computador:

7 8

Clique em Finish (Concluir) para reinici-lo.

10

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 1
Instalao do SpeedTouch120g

Resultado da instalao

Quando a instalao estiver concluda, o cone Gerenciador de cliente sem fio aparecer na rea de trabalho:

Um pequeno cone na sua rea de notificao (canto inferior direito da maioria das telas) tambm aparecer para indicar o status da sua conexo. Se o cone for:

Verde

Voc se conectou com xito a uma rede sem fio

Vermelho

No h conexo com uma rede sem fio. Para obter mais informaes sobre o SpeedTouch120g Gerenciador de clientes sem fio, consulte 2 Gerenciador de clientes sem fio na pgina 13.

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

11

Captulo 1
Instalao do SpeedTouch120g

12

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 2
Gerenciador de clientes sem fio

2 Gerenciador de clientes sem fio


Usando o utilitrio Gerenciador de placa sem fio
Para configurar o SpeedTouch120g, clique duas vezes no cone Gerenciador de clientes sem fio do SpeedTouch120g na rea de trabalho para iniciar o utilitrio:

Tambm possvel acess-lo a partir do menu Iniciar do Windows. Como resultado, o utilitrio Gerenciador de clientes sem fio do SpeedTouch120g exibido:

Guias de configurao

O gerenciador de placa sem fio inclui cinco guias:

    

Configurao Permite a definio de configuraes sem fio do SpeedTouch120g. Informaes sobre links Mostra as estatsticas do SpeedTouch120g. Informaes sobre IP Mostra o endereo IP do SpeedTouch120g. Pesquisa local Varre/mostra todos os dispositivos sem fio em um intervalo. Informaes sobre verso Mostra informaes sobre a verso do driver e do utilitrio. Radio On/Radio Off (Rdio Ligado/Desligado) Permite ligar/desligar a transmisso/recepo do SpeedTouch120g. Help (Ajuda) Clique aqui para exibir o arquivo de ajuda. Exit (Sair) Clicar neste boto fecha a caixa de dilogo do utilitrio de configurao.

Na parte inferior de cada tela, h trs itens que podem ser selecionados:

  

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

13

Captulo 2
Gerenciador de clientes sem fio

2.1 Configurao
A guia Configuration (Configurao)
Esta guia permite a definio das configuraes sem fio do SpeedTouch120g.

Perfis sem fio do SpeedTouch120g

Os parmetros sem fio, configurados pelo Gerenciador de clientes sem fio, so armazenados nos perfis. Por padro, um perfil DEFAULT (Padro) definido com as configuraes sem fio padro comuns. Voc pode:

Selecionar um perfil Para selecionar um perfil existente ou para especificar um nome de perfil para um (novo) conjunto especfico de parmetros. Clicar em New (Novo) Para configurar um novo perfil. Clicar em Save (Salvar) Para salvar um perfil depois de configurar o conjunto de parmetros. Clicar em Delete (Excluir) Para excluir o perfil, selecionado no menu suspenso Select Profile (Selecionar perfil).

  

Subguias de configurao

A guia Configuration (Configurao) apresenta trs subguias:

  

Common (Comum) Para configurar os parmetros sem fio bsicos para o SpeedTouch120g. Segurana Para configurar a segurana sem fio da conexo do SpeedTouch120g. Advanced (Avanado) Para configurar os parmetros de desempenho sem fio e os recursos avanados do SpeedTouch120g.

14

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 2
Gerenciador de clientes sem fio

Common (Comum)

Permite configurar os parmetros sem fio bsicos:

Os seguintes campos esto disponveis:

Network Name (Nome de rede) (Padro: speedtouch) Insira uma seqncia de SSID para a rede sem fio qual deseja se conectar. Isso deve ser definido com o mesmo valor que o SSID do ponto de acesso ou do roteador sem fio ao qual voc est conectado. Defina este valor como ANY (Qualquer) para permitir a conexo a qualquer ponto de acesso. Isso considera que os pontos de acesso esto difundindo o SSID. Se no estiverem, defina o SSID com o valor configurado no Ponto de acesso. Operating Mode (Modo operacional) Defina o modo operacional como:

  

802.11 ad hoc Para criar uma rede sem fio sem ponto de acesso. Infrastructure (Infra-estrutura) Para conexes com um ponto de acesso.

Transmit Rate (Taxa de transmisso) Indica a taxa de transmisso de dados. Selecione uma velocidade de transmisso adequada. Channel (Canal) Se voc estiver configurando uma LAN sem fio ad hoc, defina o canal como o mesmo canal de rdio que o canal utilizado por outros clientes sem fio no seu grupo. Entretanto, se voc estiver se conectando a uma rede por um ponto de acesso, o canal ser automaticamente definido pelo ponto de acesso.

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

15

Captulo 2
Gerenciador de clientes sem fio

Segurana

O boto Security ON/Security OFF (Segurana ativada/Segurana desativada) indica se a funo de segurana foi ativada ou desativada:

Por padro, a segurana sem fio est desativada. Clique em Security OFF para ativar a funo de segurana (o boto alterado para Security ON):

Os seguintes campos esto disponveis:

Authentication Type (Tipo de autenticao) A WEP (Privacidade com fio) e o WPA (Acesso protegido por Wi-Fi) so implementados no SpeedTouch120g para impedir acesso no autorizado. Authentication Mode (Modo de autenticao) Esta caixa de listagem suspensa permite escolher entre os seguintes modos:

Open (Aberto): Todos os clientes sem fio usando uma chave SSID e WEP correta podem ser autenticados. A chave WEP s usada para autenticar. Shared (Compartilhado): Somente os clientes sem fio que usam uma chave SSID e WEP correta podem ser autenticados. A chave WEP usada para autenticar e para criptografar/descriptografar dados. Consulte a documentao do usurio do seu Ponto de acesso para descobrir qual tipo de autenticao deve ser usado. Na maioria dos casos, o tipo Open System (Sistema aberto) ser utilizado.

Key Length (Tamanho principal) Defina o Tamanho principal para 128 ou 64 bits.

16

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 2
Gerenciador de clientes sem fio

Use Passphrase (Usar frase-chave) Selecione a opo Use Passphrase (Usar frase-chave) para gerar automaticamente seqncias-chave para criptografia. Tanto o SpeedTouch120g quanto os pontos de acesso devem usar a frase-chave.

 

Key Type (Tipo de chave) Selecione ASCII ou Hex. Default Key (Chave-padro) Escolha a chave para criptografia.

Como configurar o WEP

O WEP fornece um nvel bsico de segurana, impedindo o acesso no autorizado rede e a criptografia de dados transmitidos entre clientes sem fio (e o ponto de acesso). O WEP usa chaves compartilhadas estticas (seqncias alfanumricas ou hexadecimais de tamanho fixo) que so manualmente distribudas entre todos os clientes que desejam usar a rede.

Para usar a funo WEP, execute as seguintes etapas:

1 2 3 4 5

Selecione WEP, no menu suspenso Authentication Type (Tipo de autenticao). Selecione 128 ou 64 bits, no campo Key Length (Tamanho principal). No campo Key Type (Tipo de chave), selecione ASCII ou Hex. No campo Default Key (Chave-padro), selecione uma chave como a chave padro que voc deseja usar para criptografia. Digite manualmente uma seqncia de caracteres, no campo Key # (Key 1 ~ Key 4) (Nmero de chave (Chave 1~Chave 4)) correspondente, selecionado na etapa. Clique em Apply changes (Aplicar alteraes) para permitir que as configuraes entrem em vigor.

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

17

Captulo 2
Gerenciador de clientes sem fio

Como configurar o WPA

O WPA (Acesso protegido por Wi-Fi) um aprimoramento de segurana interopervel que aumenta muito o nvel de proteo de dados e o controle de acesso para sistemas LAN sem fio existentes e futuros. derivado do padro IEEE 802.11i a ser apresentado e ser compatvel com ele. O WPA emprega uma combinao de vrias tecnologias para fornecer uma soluo de segurana aprimorada para redes sem fio 802.11, incluindo TKIP (Protocolo de Integridade de Chave Temporal) para proteo de dados e 802.1x para gerenciamento de chaves autenticadas. O WPA fornece um modo operacional simples que utiliza apenas uma senha pr-compartilhada para acesso rede. O modo Pre-Shared Key (Chave prcompartilhada) usa uma senha comum para autenticao do usurio que normalmente inserida no ponto de acesso e em todos os clientes sem fio na rede. A chave pr-compartilhada manual suporta at 64 caracteres.

Para usar a funo WPA, execute as seguintes etapas:

1 2 3

Selecione WPA-PSK, no menu suspenso Authentication Type (Tipo de autenticao). Digite a Chave secreta compartilhada (PSK). Clique em Apply changes (Aplicar alteraes) para permitir que as configuraes entrem em vigor.

Se no houver servidor de autenticao na sua rede, voc poder emitir a Chave pr-compartilhada para seu SpeedTouch120g. Use a mesma chave para o ponto de acesso sem fio e o SpeedTouch120g.

Advanced (Avanado)

A subguia Advanced (Avanado) permite configurar os parmetros de desempenho sem fio e os recursos avanados do SpeedTouch120g

Este recurso destinado apenas a usurios avanados!

18

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 2
Gerenciador de clientes sem fio

2.2 Informaes sobre links


A guia Link Information (Informaes sobre links)
Esta tela exibe informaes sobre conexo atuais do SpeedTouch120g:

Os seguintes campos esto disponveis:

Network Name (Nome da rede) (SSID) O nome da rede qual o SpeedTouch120g est conectado no momento com outros clientes na rede. Base Station Name ID (ID do nome da estao base) O endereo MAC do ponto de acesso ao qual o SpeedTouch120g est conectado em uma rede de infra-estrutura. Em uma rede ad hoc, o nome da rede um nmero aleatrio gerado pela primeira estao que se comunica com outros clientes na rede. Channel (Canal) O canal usado para se comunicar com o dispositivo sem fio de conexo. Current Connection Speed (Velocidade da conexo atual) A velocidade de transmisso de dados. Receive/Transmit Fragments (Fragmentos recebidos/transmitidos) O nmero de mensagens ou de fragmentos de mensagens recebidos/ transmitidos pelo SpeedTouch120g. A taxa de execuo deste contador uma indicao geral da quantidade de atividade no SpeedTouch120g. Signal Strength (Intensidade do sinal) Indica a intensidade relativa da conexo entre o SpeedTouch120g e o dispositivo conectado.

  

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

19

Captulo 2
Gerenciador de clientes sem fio

2.3 Informaes sobre IP


A guia IP Information (Informaes sobre IP)
Esta tela exibe informaes sobre o IP do computador:

Os seguintes campos esto disponveis:

 

IP Address Client (Cliente do endereo IP) Endereo IP do computador. IP Netmask Client (Cliente da mscara de rede do IP) Uma mscara usada para determinar a qual sub-rede um endereo IP pertence. Gateway O endereo IP do Gateway. Host Name Client (Cliente do nome do host) O nome do computador na rede. Clique em Release (Liberar) Para liberar as configuraes atuais do IP do SpeedTouch120g. Clique em Renew (Renovar) Para obter um novo endereo IP do SpeedTouch120g.

   

20

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 2
Gerenciador de clientes sem fio

2.4 Pesquisa local


A guia Site Survey (Pesquisa local)
Site Survey (Pesquisa local) pesquisa e exibe todos os dispositivos sem fio no intervalo. Voc pode se conectar a um dispositivo sem fio clicando duas vezes nessa entrada:

Os seguintes campos esto disponveis:

   

Clique em Scan (Procurar) Para procurar conexes de rede disponveis. Network name (Nome da rede) SSID (Consulte Common (Comum) em 2.1 Configurao na pgina 14.) MAC address (Endereo MAC) O endereo MAC do dispositivo sem fio listado. Channel (Canal) O canal de rdio no qual o dispositivo sem fio opera. (Consulte Common (Comum) em 2.1 Configurao na pgina 14.) Encryption (Criptografia) A chave indica que um mtodo de criptografia foi ativado. Signal (Sinal) Mostra a intensidade do sinal a partir do adaptador para os dispositivos sem fio listados. Network Type (Tipo de rede) Role direita para ver mais informaes sobre o modo operacional das redes listadas.

 

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

21

Captulo 2
Gerenciador de clientes sem fio

2.5 Informaes sobre verso


A guia Version Information (Informaes sobre verso)
Esta tela mostra as informaes sobre a verso atual do utilitrio de configurao e do driver:

Para atualizar o firmware, clique no link para fazer download do software do utilitrio e driver mais recente.

22

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Captulo 3
Soluo de problemas

3 Soluo de problemas
Problemas de instalao no adaptador
Se seu computador no puder localizar o SpeedTouch120g ou se o software do driver no for instalado corretamente:

Verifique se o SpeedTouch120g est firmemente conectado porta USB pelo cabo USB. Verifique se h problemas de hardware, como danos fsicos no conector da placa. Teste o SpeedTouch120g em outra porta USB. Se isso tambm falhar, teste seu computador com outro adaptador USB sem fio que voc saiba que funciona corretamente. Verifique se seu computador est usando o BIOS mais recente. Consulte o manual do seu computador para obter os detalhes. Se houver outros adaptadores de rede no computador, eles podem estar em conflito. Remova os outros adaptadores de rede do computador e teste o adaptador sem fio separadamente. Verifique se h um defeito no computador ou na conexo USB testando o adaptador em outro computador que voc saiba que funciona corretamente.

 

Se tudo falhar e a placa ainda no funcionar, tire o SpeedTouch120g. Desinstale o driver e o utilitrio do sistema e, em seguida, v para o Painel de controle e exclua o SpeedTouch120g do menu de configurao de rede. Reinicie o computador e reinstale o SpeedTouch120g, o driver e o software do utilitrio.

Problemas em conexes de rede

Se o LED do link no SpeedTouch120g no acender ou se voc no puder acessar quaisquer recursos de rede a partir do computador:

Certifique-se de que o driver e o software do utilitrio estejam instalados corretamente. Se necessrio, tente desinstalar e, em seguida, reinstalar o software. Certifique-se de que o computador e outros dispositivos de rede estejam ativados. O ponto de acesso ao qual voc est conectando pode estar com defeito. Tente conectar a outro ponto de acesso. Se no puder acessar um servio do Windows ou NetWare na rede, verifique se voc ativou e configurou o servio corretamente. Se no puder se conectar a um determinado servidor, verifique se voc tem direitos de acesso e um ID e uma senha vlidos. Se voc no puder acessar a Internet, verifique se o sistema est configurado para TCP/IP.

  

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

23

Captulo 3
Soluo de problemas

Se o SpeedTouch120g no puder se comunicar com um dispositivo na LAN Ethernet quando configurado para o modo Infraestruture (Infra-estrutura):

   

Certifique-se de que o ponto de acesso ao qual o SpeedTouch120g est associado esteja ligado. Verifique o SSID do ponto de acesso ao qual voc est se conectando e defina o SpeedTouch120g com o mesmo SSID. Se ainda no houver nenhuma conexo, altere o canal de rdio do ponto de acesso e todos os clientes associados a este ponto de acesso. Verifique se as configuraes WEP ou WPA foram ativadas no ponto de acesso ao qual voc est se conectando. Verifique se as configuraes de criptografia, chave-padro e frase-chave do adaptador esto definidas da mesma forma que as do ponto de acesso. Entre em contato com o administrador de rede para obter mais informaes.

24

E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

THOMSON 2004. All rights reserved. E-DOC-CTC-20040601-0014 v2.0

Precisa de mais ajuda?


possvel encontrar ajuda adicional on-line em www.speedtouch.com

You might also like