You are on page 1of 3

financas e historia politica

Dmaso Salcede
Novo-rico, representa todos os vcios da burguesia; Tenta ter todas as caractersticas de uma pessoa com classe, porm apenas mostra a sua vaidade e futilidade ao falar das suas viagens ao estrangeiro; Imita Carlos em tudo, de modo a conseguir um bom estatuto na sociedade.

Caricatura de Dmaso Salcede


Um rapaz baixote, gordo, Frisado como um noivo de Provncia, de camlia ao peito E plastro azul-celeste.

Finanas:
A Bancarrota. Assunto polmico pois critica de forma irnica o pas: - Ento Cohen, diga-nos voc, conte-nos c O emprstimo faz-se ou no se faz? Os principais intervenientes so Joo da Ega e Jacob Cohen.

Histria Poltica
A bancarrota trar o fim de Portugal; Soluo: Invaso espanhola -Portugal no necessita reformas, Cohen, Portugal o que precisa a invaso espanhola. Consequncias: renovao de Portugal a vrios nveis.

As finanas so tambm um tema debatido neste jantar. O pas tem necessidade dos emprstimos ao estrangeiro. Cohen demonstra o seu calculismo cnico quando, ao ter responsabilidades pelo seu cargo, afirma que o pas vai direitinho para a banca rota. Outro tema tambm focado a histria e a poltica, cujos intervenientes so Ega e Alencar. O primeiro, aplaude as afirmaes de Cohen, defende uma catstrofe nacional como forma de acordar o pas. Afirma que a raa portuguesa a mais covarde e miservel da Europa. Aplaude a instalao da repblica e a invaso espanhola. Alencar, por sua vez, teme a invaso espanhola e defende o romantismo poltico, esquecendo o adormecimento geral do pas. Cohen afirma que Ega um exagerado e que nas camadas polticas ainda h gente sria. Dmaso diz que se acontece-se a invaso espanhola fugiria para Paris.

Poltico: Ega crtica a decadncia do pas e afirma desejar a bancarrota e a invaso espanhola. A maneira de ser portugus revelada, atravs das vises de Carlos (comea por pensar, a propsito da mouraria, que "esse mundo de fadistas, de faias" merecia um estudo, um romance) e de Craft, que fica impassvel perante a feroz discusso entre Alencar e Ega (a propsito de um verso "o homem da ideia nova", o paladino do Realismo), discusso que quase termina em agresso fsica, reconhecendo que "a torpeza do Alencar sobre a irm

do outro fazia parte dos costumes de crtica em Portugal", at porque sabia que "a reconciliao no tardaria, ardente e com abraos". Provocando Sousa Neto, Ega percebe que este nada sabe do socialismo e no capaz de um dilogo consequente Finanas

A bancarrota um dos assuntos polmicos, que critica de forma irnica o pas (pg.165,166). Identificmos como principais interveniente e que geram uma maior desordem (neste assunto), Joo da Ega e Cohen.

Histria poltica

Segundo Ega, uma invaso seria a soluo para a bancarrota e deste modo Portugal sairia revolucionado. ASPECTOS CRITICADOS
Finanas

Este assunto espelha a crise financeira que o pas passava nesta poca (sc.XII). Ea descreve-o de forma irnica atravs de Cohen, o representante das Finanas ao afirmar que os emprstimos em Portugal constituam uma das fontes de receita, to regular, to indispensvel, to sabida como o imposto, alis era cobrar o imposto e fazer o emprstimo a nica ocupao dos ministrios (pg.165).

Desta forma concordavam que assim o pas iria alegremente e lindamente para a bancarrota. No entanto, Ega no aceitara baixar os braos e logo dera a soluo revolucionria para o problema de finanas que o pas atravessava a invaso espanhola!
Histria Politica

Dada a sugesto perfeita para a bancarrota, Ega delira com a ideia e pretende varrer a monarquia e o crasso pessoal do constitucionalismo. A invaso espanhola leva Ega a criticar a raa portuguesa, afirma que esta a mais covarde e miservel da Europa, Lisboa Portugal! Fora de Lisboa no h nada. (pg.170) todos iriam fugir quando se encontrassem perante um soldado espanhol (pg. 169). A sociedade tinha receio de perder a independncia, mas s uma sociedade to estpida como a do Primeiro de Dezembro pensaria que a invaso traria esta consequncia. Ega a principal personagem que satiriza a histria poltica, e isso pode ser confirmado ao longo das conversas em que Ega discute este tema.

You might also like