You are on page 1of 20

{

LM35

LM35

Out

Gnd

VCC

Circuito integrado que parece um transistor. O LM35 um termmetro preciso e sensvel, barato e fcil de encontrar.

Seu funcionamento bsico, cada 10mV na sada um grau Celsius, para 222 mV o resultado 22,2C, com qualquer multmetro pode ser usado como termmetro.

LM35 da National Semiconductor um sensor de preciso em centgrados e tem uma voltagem de sada analgica, sua faixa de medio de -55 C a +150 C com uma preciso de 0,5 C. A tenso de sada de 10mV / C. A tenso de sada pode ser conectado diretamente a uma porta de um microcontrolador.

O LM35 no necessita de qualquer calibrao externa ou trimming para fornecer com exatido, valores temperatura com variaes de C ou at mesmo C. Este sensor tem sada com baixa impedncia, tenso linear e calibrao inerente precisa, fazendo com que o interfaceamento de leitura seja especificamente simples, barateando todo o sistema em funo disto.

O sensor LM35 apresentado com vrios tipos de encapsulamentos, sendo o mais comum o TO-92, que mais se parece com um transistor, e oferece tima relao custo benefcio, por ser o mais barato dos modelos e propiciar a mesma preciso dos demais. A grande diversidade de encapsulamentos se d devido alta gama de aplicaes deste integrado.

Algumas aplicaes para o LM35: Termmetros para cmeras frias, chocadeiras etc; Controles de temperatura de mquinas; Aquisio de dados para pesquisas; Proteo para dispositivos industriais (motores, inversores, fontes);

PT100 {

um transdutor de temperatura resistivo composto de platina pura(por isso PT100%). Estruturalmente, uma resistncia feita com um fio bastante fino de platina ligados a dois lides, sendo suportado em uma base de cermica.

A resistncia da platina varia de forma diretamente proporcional de acordo com a elevao da temperatura como todos os metais, mas a platina utilizada devido a alta condutividade.

empregado bastante na indstria para sensoriamento de temperatura de processos por alguns motivos: boa linearidade, suporta temperatura de at 600c e fcil desenvolver dispositivos eletrnicos para monitor-lo, ao contrrio, ao contrrio dos termopares .

O PT100 tambm possui seus parmetros prdefinidos e bastante confiveis, facilitando validaes de tcnicas e processos. Os dispositivos para monitoramento podem ser por corrente acoplando um circuito amperomtrico em srie com o sensor, tomando cuidado para que a corrente mantenha-se em valores muito baixos(para no promover aquecimento, consequentemente erro de medio) ou por tenso, utilizando um divisor resistivo e um circuito que se comporte como um voltmetro.

Pequenas variaes podem ser amplificadas por um amplificador operacional(LM35) em configurao seguidor de tenso e sada no inversora pode ser aplicada em conversor A/D de 8,10,12 ou mais bits(conforme a preciso desejada).

Sensor de Temperatura {

Sensor de temperatura um circuito, o qual, com a alterao da temperatura o resultado final alterado, ou seja, de acordo com a temperatura, pode-se acionar ou desligar uma outra parte, de um circuito. Outrossim, apenas medir a temperatura desejada. Um sensor de temperatura bastante comum um termmetro.

Sensores de Umidade {

Alta sensibilidade; Resposta rpida; Baixo custo; Tamanho reduzido; Histerese mnima; Baixa deriva trmica; Estabilidade a longo prazo; Durabilidade; Reprodutividade; Resistncia contra contaminantes.

Caractersticas:

Principais caractersticas dos sensores de umidade capacitivos:


Deriva trmica reduzida; Tamanho Pequeno; Baixa resistncia a contaminantes; Tempo de resposta elevado.

Principais caractersticas dos sensores de umidade resistivos:


Tamanho pequeno; Baixo custo; Baixa resistncia a contaminantes; Histerese; Deriva trmica.

Principais caractersticas dos sensores de umidade ticos:

Preciso e estvel; Velocidade de resposta; Histerese reduzida; Resistncia a contaminantes; Ausncia de deriva trmica; Alto custo; Integrao complexa.

You might also like