You are on page 1of 28

MATERNIDADE HIGINICA: NATUREZA E CINCIA NOS MANUAIS DE PUERICULTURA PUBLICADOS NO BRASIL Hygienic delivery: nature and science in child

care manuals published in Brazil


Ana Laura Godinho Lima*

Resumo
Neste texto pretende-se discutir as seguintes questes: Quais as principais motivaes dos pediatras que se dispuseram a escrever manuais de puericultura nas primeiras dcadas do sculo XX? Como se procurou tornar acessveis s mes os conhecimentos cientficos sobre a maternidade e os cuidados com os bebs? Como os pediatras procuraram orientar as mulheres em relao gestao, ao parto e aos cuidados com seus bebs? Para compreender essas questes, parte-se de uma anlise histrica de manuais de puericultura destinados s mes e publicados no Brasil entre 1918 quando foram reunidas em um livro as lies de Higiene Infantil proferidas no Instituto de Proteo e Assistncia Infncia pelo Dr. Moncorvo Filho e 1968, ano do surgimento da revista Pais & Filhos, que promoveu uma grande divulgao dos conhecimentos sobre a puericultura no Brasil. A anlise baseia-se em textos de Michel Foucault e Nikolas Rose sobre a governamentalidade e a biopoltica. Palavras-chave: maternidade; manuais de puericultura; educao.

* Doutora em Educao, professora da Escola de Artes, Cincias e Humanidades da Universidade de So Paulo USP.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

96

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

Abstract
This paper intends to discuss the following issues: Which were the pediatricians main motivations in writing baby books during the first decades of the XX century? How did doctors try to make scientific knowledge about maternity and child rearing accessible to the mothers? How did pediatricians seek to provide women with orientations on pregnancy, birth and caring for their babies? In order to comprehend these issues, this study is based on a historical analysis that focuses on baby books published in Brazil between 1918 when Doctor Moncorvo Filhos lessons on Child Hygiene taught at the Institute for the Protection and Assistance for Children were joined in a book and 1968, when the journal Parents and Children, which promoted a major spreading of knowledge on child rearing in Brazil. The analysis is based in Michel Foucault and Nikolas Roses texts on governmentality and biopolitics. Key words: maternity; baby books; education.

Introduo
Neste texto, pretende-se discutir as seguintes questes: Quais as principais motivaes dos pediatras que se dispuseram a escrever manuais de puericultura nas primeiras dcadas do sculo XX? Como se procurou tornar acessveis s mes os conhecimentos cientficos sobre a maternidade e a puericultura? Como os pediatras procuraram orientar as mulheres em relao gestao, ao parto e aos cuidados com seus bebs? Para compreender essas questes, parte-se de uma anlise histrica de manuais de puericultura destinados s mes e publicados no Brasil entre 1918 quando foram reunidas em um livro as lies de Higiene Infantil proferidas no Instituto de Proteo e Assistncia Infncia pelo Dr. Moncorvo Filho e 1968, ano do surgimento da revista Pais & Filhos1, que promoveu uma grande divulgao dos conhecimentos sobre a puericultura no Brasil. A anlise baseia-se em textos de Michel Foucault e Nikolas Rose sobre a governamentalidade e a biopoltica.
1

Pais & Filhos, So Paulo, Bloch/Manchete, 1968.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

97

Esta investigao partilha da perspectiva que comum aos estudos sobre a governamentalidade, segundo a qual se considera que no apenas o Estado, mas mltiplos agentes e instituies podem exercer funes de governo. Entende-se que o governo corresponde a um conjunto de aes que tem por objetivo conduzir a conduta de uma pessoa ou grupo ou efetuar uma correta disposio das coisas de que se assume o encargo para conduzilas a um fim conveniente2. Outra caracterstica importante atribuda ao governo diz respeito maneira como se procura basear seu exerccio em conhecimentos a respeito das coisas e pessoas que toma como alvo. Para Foucault, um dos fatores decisivos para o desenvolvimento da arte do governo foi a descoberta da populao como uma unidade especfica de governo e irredutvel famlia, que era considerada a unidade social bsica at o sculo XVIII na Europa ocidental. A populao e os seus fenmenos prprios, os quais podiam ser estudados mediante o emprego das tcnicas estatsticas: taxas de natalidade e mortalidade, movimentos migratrios, expectativa de vida e os fatores que poderiam interferir em todos esses ndices passaram a constituir um campo privilegiado da ateno e da interveno do governo. O objetivo do governo passou a ser prioritariamente o de defender a vida e o bem-estar da populao, na medida em que isso fosse considerado importante para o crescimento e a segurana do Estado. modalidade de poder exercido sobre as dinmicas populacionais, Foucault denominou biopoltica. Como parte do processo de governamentalizao do Estado, o biopoder surge no para substituir a soberania, mas para complement-la e atualiz-la. Assim, se durante a Idade Mdia a soberania funcionava de acordo com uma lgica dedutiva, pela qual o soberano procurava retirar dos seus sditos aquilo que eles poderiam oferecer-lhe impostos, trabalho ou a prpria vida , com as novas teorias sobre o governo, essa lgica dedutiva ser substituda por uma produtiva, para a qual interessar ampliar o potencial da populao, sua sade, sua riqueza, e mesmo sua felicidade, pois tudo isso passar a ser visto como formas de fortalecer o Estado. Isso no significar a destruio dos instrumentos e das instituies prprias da soberania, apenas a sua ressignificao:

2 PERRIRE, G. apud FOUCAULT, M. A Governamentalidade. In: poder. 12. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1996. p. 282.

.Microfsica do

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

98

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

Todas as formas modernas de governo do Estado precisam ser entendidas como tentativas de articular um biopoder, interessado em promover as vidas de uma populao atravs da aplicao da norma, com os elementos de uma soberania transformada, que mira sujeitos em um territrio e cujo instrumento a lei.3

Numa perspectiva biopoltica, promover a sade e o bem-estar dos diferentes segmentos da populao consiste numa misso importante do governo, na medida em que um conjunto de cidados bem constitudos representa um valioso recurso que pode ser posto a servio do Estado, enquanto uma populao doente concorre para debilitar a nao. Sendo assim, e considerando-se que as intervenes nas formas de vida da populao requerem no apenas conhecimentos estatsticos sobre as dinmicas e os movimentos populacionais, mas tambm sobre o corpo e a sade dos indivduos, o recurso do governo medicina tornou-se indispensvel. No caso brasileiro, a medicina alcanou um desenvolvimento expressivo ao longo do sculo XIX e elegeu como uma de suas questes prioritrias a educao, na medida em que se passou a considerar que o principal objetivo dos mdicos deveria ser a preveno da doena, o que exigiria simultaneamente a produo de saberes sobre a cidade e a populao e a interveno do mdico no espao social. Gondra afirma que foi nesse perodo que surgiram duas das caractersticas mais marcantes da medicina: a insero dos mdicos na sociedade, a qual se tornaria alvo das prticas e das reflexes da medicina, e, como decorrncia, a atuao dos mdicos como um sustentculo do poder poltico. Foram sobretudo os mdicos higienistas que se ocuparam dos objetos sociais e se dedicaram a educar a populao, elegendo famlias e professores como os principais destinatrios das prescries mdicas4. A leitura dos manuais de puericultura sobre os quais incide esta investigao permite afirmar os seus ensinamentos pretendia exercer uma funo biopoltica. Na introduo ao manual intitulado Noes de puericultura para as mes e para as escolas, por exemplo, Almeida Junior e Mario Mursa entendiam que o ensino da puericultura deveria ser encarado como uma questo poltica de mxima importncia, como demonstra o texto a seguir:
3 DEAN, M. Governmentality: power and rule in modern society. London/ Thousand Oaks/ New Delhi: Sage Publications, 1999. p. 102. 4 GONDRA, J. G. Medicina, higiene e educao escolar. In: LOPES, Eliane M. T. et al. 500 anos de educao no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2000. p. 525.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

99

Sero as mes culpadas? Ou o delicto dos que, podendo, no tratam de instrui-las? O Estado julga-se no dever de procurar, at no recesso das mattas, o futuro cidado, e, seja ou no do agrado deste, ensinar-lhe a garatujar a assignatura, na acta eleitoral, para que a soberania popular se manifeste em toda a plenitude; mas esquece de divulgar, entre as mes actuaes ou futuras, os principios que fariam florescer criaturas sadias e robustas, que enriqueceriam a nao com energias de toda especie, augmentando-lhe a efficiencia physica e moral e poupando-lhe mais de metade do sacrificio prematuro de vidas. Quem toma a si velar pela validez publica, quem pune as fraudes contra a saude collectiva, quem decreta a vaccinao obrigatria, deve, sem sombra de dvida, tornar compulsorio o apprendizado da puericultura.5

Razes de ser dos manuais de puericultura


Os manuais destinados a oferecer s famlias conselhos sobre as maneiras mais adequadas de cuidar das crianas no foram inventados pelos mdicos higienistas. Desde o sculo XVI uma srie de manuais e tratados de costumes procurou registrar os princpios da boa criao dos filhos. O surgimento dessa literatura est ligado ao fato de que, nesse perodo, houve uma intensa valorizao da infncia. Entendia-se que, transformando a criana, seria possvel transformar as sociedades; corrigindo-se os defeitos na educao dos pequenos, reformarse-ia toda a humanidade. As reflexes sobre esse tema receberam contribuies de intelectuais renomados, como Erasmo de Rotterdam, que publicou, em 1530, De civilitate morum puerilium, e John Locke, autor de Some Thoughts concerning Education, de 1693.6 O tratado escrito por Erasmo constituiu uma das fontes principais nas quais se baseou Norbert Elias ao escrever O processo civilizador.7 Tendo em vista o sucesso alcanado por De civilitate morum puerilium, Elias afirma que havia realmente um grande interesse da sociedade da poca por orientaes relativas ao ensino dos bons costumes s crianas.
5 ALMEIDA JUNIOR, A; MURSA, M. Noes de puericultura para as mes e para as escolas. So Paulo: Instituto D. Anna Rosa, 1927. p.V-VI. 6 VENNCIO, R. P.; RAMOS, J. M. Apresentao. In: GUSMO, A. Arte de criar bem os filhos na idade da puercia. Apres. e notas de R. P. Venncio e J. M. Ramos. So Paulo: Martins Fontes, 2004. p. X-XI. 7 ELIAS, N. O processo civilizador: uma histria dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. v. 1.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

100

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

Esta obra evidentemente tratava de um tema que estava maduro para discusso. Teve imediatamente uma imensa circulao, passando por sucessivas edies. Ainda durante a vida de Erasmo isto , nos primeiros seis anos aps a publicao teve mais de 30 reedies. No conjunto, houve mais de 130 edies, 13 das quais em data to recente quanto o sculo XVIII. Praticamente no tem limites o nmero de tradues, imitaes e seqncias.8

Esses primeiros compndios tinham um carter predominantemente social e moral e sua preocupao maior era com a boa formao das crianas para o convvio em sociedade, no tanto com sua constituio fsica. Mesmo quando, a partir da segunda metade do sculo XVIII, a famlia se tornou alvo de um grande empreendimento de aculturao mdica na Europa e comearam a surgir diversos manuais sobre os cuidados higinicos que se deveria ter com as crianas e, sobretudo, com os bebs9, a tradio anterior no foi imediatamente abandonada. Os compndios morais passaram a coexistir com os novos livros de conselhos higinicos e apenas a longo prazo os tratados mdicos se tornaram mais importantes do que os de carter predominantemente moral.10 Como se explica, no entanto, o surgimento desses manuais mdicos sobre os cuidados que se deveria ter com as crianas, a partir do sculo XVIII? Para Foucault, a medicalizao da famlia com o objetivo de proteger a sade das crianas relaciona-se ao fato de que a sade e o bem-estar da populao aparecem como sendo um novo objetivo do poder poltico na Europa ocidental nessa poca. Se, no incio da Idade Mdia, o Estado exercia apenas as funes de gerir a guerra e a paz, no final dessa poca passou a desempenhar mais duas funes: a de garantir a manuteno da ordem e a de promover o enriquecimento. E, a partir do sculo XVIII, surge ainda uma terceira funo: a de cuidar da sade da sociedade. Embora se possa considerar que a ateno para a sade tenha relao com o objetivo do governo de preservar a fora de trabalho, Foucault entende que se trata de um problema mais amplo, ligado ao aumento da densidade demogrfica e necessidade de governar um nmero crescente de pessoas vivendo no mesmo espao, fenmeno que culminou no surgimento da populao como unidade nova de governo. A populao
8 ELIAS, op. cit., p. 68. 9 FOUCAULT, M. A poltica da sade no sculo XVIII. In: _____. Microfsica do poder. 12. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1996. p. 200. 10 VENNCIO; RAMOS, op. cit., p. XIV.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

101

com suas variveis de nmeros, de repartio espacial ou cronolgica, de longevidade e de sade no somente como problema terico, mas como objeto de vigilncia, anlise, intervenes, operaes transformadoras, etc.11 Uma das caractersticas da biopoltica que se desenvolveria da por diante foi descrita pelo autor como o privilgio da infncia e a medicalizao da famlia12, ou seja, o interesse pelas condies de desenvolvimento dos indivduos desde a infncia, o estudo dos fatores favorveis e deletrios ao crescimento saudvel e a interveno na esfera familiar com o objetivo de assegurar um ambiente propcio sobrevivncia e evoluo infantil:
So codificadas, ento, segundo novas regras e bem precisas as relaes entre pais e filhos. So certamente mantidas, e com poucas alteraes, as relaes de submisso e o sistema de signos que elas exigem, mas elas devem estar regidas, doravante, por todo um conjunto de obrigaes que se impe tanto aos pais quanto aos filhos: obrigaes de ordem fsica (cuidados, contatos, higiene, limpeza, proximidade atenta); amamentao das crianas pelas mes; preocupao com um vesturio sadio; exerccios fsicos para assegurar o bom desenvolvimento do organismo: corpo a corpo permanente e coercitivo entre os adultos e as crianas.13

Fenmeno anlogo ocorrido no Brasil a partir de meados do sculo XIX foi analisado por Jurandir Freire Costa na obra Ordem mdica e norma familiar. Segundo esse autor, por meio da atuao dos mdicos higienistas, o papel dos pais transformou-se no decorrer do processo de medicalizao da famlia. O pai, que na famlia tradicional era proprietrio dos filhos, passou a desempenhar outra funo, a de tutor de filhos cujo verdadeiro proprietrio era a nao, o pas14. Em sua Pequena crnica da puericultura e pediatria brasileiras15, Jos Martinho da Rocha afirma que um dos precursores da puericultura no Brasil foi o doutor Francisco de Mello Franco, que publicou em Lisboa, no ano de 1790, o Tratado de educao fsica dos meninos. Segundo Rocha, essa publicao continha preceitos pioneiros que so vlidos at hoje e era
11 FOUCAULT, M. A poltica da sade..., p. 198. 12 Id. 13 Ibid. p. 199. 14 COSTA, J. F. Ordem mdica e norma familiar. 5. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2004. p. 170. 15 ROCHA, J. M. Pequena crnica da puericultura e pediatria brasileiras. In: AGUIAR, A.; MARTINS, E. M. (Eds.). Histria da pediatria brasileira: coletnea de textos e depoimentos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria/Nestl, 1996.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

102

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

muito superior ao primeiro guia materno surgido no Brasil, intitulado A guia mdica das mes de famlia (1843).16 No entender de Martinho da Rocha, esse primeiro compndio brasileiro, escrito por J. B. A. Imbert, divulgava valiosos conselhos de higiene infantil, embora de mistura com muitas noes errneas17. Rocha no apresenta informaes sobre o autor, mas a data de publicao da Guia mdica indica que os manuais de puericultura precederam a prpria pediatria brasileira em mais de quatro dcadas. Segundo Walter Telles, essa especialidade mdica surgiu em nosso pas apenas no ano de 1882, quando foi criado o primeiro curso de clnica das molstias das crianas no Servio da Policlnica Geral do Rio de Janeiro, por iniciativa de Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo. Segundo Telles, no perodo anterior,
as escassas noes ficavam por conta da cadeira de Partos, cujo primeiro titular, Francisco Julio Xavier, diplomado pela Faculdade de Medicina de Paris, ao ocupar a ctedra, em 1833, proferiu lio inaugural sobre cuidados e socorros que se devem prestar aos meninos por ocasio de seu nascimento e sobre as vantagens do aleitamento maternal.18

Por outro lado, de acordo com Jurandir Freire Costa, desde meados do sculo XIX o tema da mortalidade infantil preocupava as instituies e os profissionais dedicados medicina. J em 1846, a Academia Imperial de Medicina propusera aos seus membros uma srie de questes relativas a esse problema. As respostas indicavam que, na percepo dos doutores, as principais causas da mortandade das crianas estava relacionada negligncia dos pais, sobretudo ao descaso com os filhos ilegtimos e falta de educao fsica, moral e intelectual das mes19. A partir dessas constataes, os mdicos higienistas passaram a combater com energia as condutas das famlias tradicionais consideradas nocivas sade das crianas: o antigo hbito dos senhores de escravos de exigir que suas escravas abandonassem seus filhos na Casa dos Expostos para poderem ser alugadas como amas de leite e tambm o hbito das mulheres de elite de contratar amas de leite para,
16 ROCHA, Pequena crnica da puericultura ..., p. 164. 17 ROCHA, Introduo histria da puericultura no Brasil. Rio de Janeiro: Nestl, 1947. p. 49. 18 TELLES, W. Um sculo de pediatria. In: AGUIAR, A.; MARTINS, E. M. (Eds.). Histria da pediatria brasileira: coletnea de textos e depoimentos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria/Nestl. 1996. p. 147. 19 TEIXEIRA, J. M. Causas da mortalidade das crianas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Brown & Evaristo, 1876. p. 269-270, apud COSTA, op.cit., p. 164.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

103

dessa maneira, eximirem-se da tarefa de amamentar seus prprios filhos. Jurandir Freire Costa esclarece, no entanto, que a principal motivao dos mdicos ao condenar essas prticas no era a defesa do direito das crianas filhas de escravas aos cuidados maternos, mas sim a garantia de boas condies de desenvolvimento para os bebs das famlias ricas. Entendiase que uma escrava privada fora do contato com seu prprio filho no poderia dar uma boa ama, no apenas porque, deprimida e de m-vontade, poderia se tornar cruel com a criana pela qual se tornaria responsvel, mas tambm porque se acreditava que os abalos morais podiam ter como efeito estragar o leite com que iria alimentar o beb de sua senhora.20 Ao responsabilizar as famlias pelo sofrimento e a morte das crianas, os mdicos conquistaram o espao domstico, transformando-o em campo privilegiado para administrar as condies de vida da populao infantil. Os manuais de puericultura consistiam em uma das estratgias empregadas pelos pediatras para levar os seus ensinamentos para alm dos seus consultrios. Serviam como um suporte de informaes particularmente til, na medida em que, estando sempre mo, podiam ser consultados no exato momento em que surgisse uma dvida em relao ao cuidado com o beb. A partir do incio do sculo XX, alm de serem destinados s mulheres grvidas, esses compndios passaram a ser redigidos tambm como material didtico dos cursos de puericultura oferecidos nas Escolas Normais. Apresentavam, portanto, sempre um propsito educativo. Num cenrio ideal, as jovens estudariam puericultura durante o curso normal, sob a superviso de um professor, numa fase da vida em que ainda eram solteiras e a perspectiva dos filhos era mais ou menos remota. Levariam em conta os ensinamentos da eugenia veiculados na disciplina ao decidirem se casar. Mais tarde, durante a gravidez, retomariam seus manuais, agora com maior interesse, antecipando as caractersticas de seu filho e a rotina de cuidados com o beb. Conservariam ainda os seus manuais de puericultura para consultas ocasionais, nos intervalos entre as visitas peridicas ao mdico. Esses livros foram, assim, uns recursos entre outros empregados pelos pediatras higienistas com o objetivo de difundir os princpios de puericultura. Dirigiam-se, sobretudo, s mulheres educadas, pertencentes s camadas mais favorecidas da populao. Quando redigidos para serem
20 COSTA. op.cit., p.168.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

104

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

estudados nos Cursos Normais, tinham em vista no apenas a me, mas tambm a professora. Nesse caso, esperava-se que as mestras, ao incutir bons hbitos de higiene em seus alunos, exercessem tambm uma influncia salutar na famlia das crianas, as quais passariam a cobrar de suas prprias mes a observncia dos princpios estudados na escola. Sendo assim, fosse pela via mais direta das mes ou mais indireta da influncia exercida pela professora da criana, o que se tinha em vista era intervir na rotina familiar.

Modalidades de divulgao dos conhecimentos cientficos da puericultura entre as mes


Alm dos manuais para as mes das camadas mais favorecidas da populao, dos cursos de puericultura nas Escolas Normais e do atendimento nos consultrios, os pediatras procuraram ainda divulgar seus conhecimentos para uma populao mais ampla, em palestras proferidas pelo rdio, em colunas redigidas nos jornais e por meio de sua participao em instituies que tinham como propsito prestar assistncia s pessoas necessitadas. Um exemplo importante de instituio de assistncia que passou a funcionar na passagem do sculo XIX para o sculo XX foi o Instituto de Proteo e Assistncia Infncia do Rio de Janeiro (IPAI-RJ). Fundado pelo mdico e filantropo Arthur Moncorvo Filho21 em 24 de maro de 1899, em 1929 o instituto j possua 22 filiais em todo o pas, 11 delas com creche.22 Entre os objetivos dessa instituio, estava o de proteger as crianas pobres, doentes, defeituosas, maltratadas e moralmente abandonadas. Segundo Kuhlmann Jr., o lema da instituio era Infantes tuendo, pro ptria laboramus (Quem ampara a infncia, trabalha pela ptria)23. O IPAI tambm se dedicava a difundir noes de higiene infantil s famlias pobres e prestava assistncia s mulheres grvidas, alm de incentivar o aleitamento materno e a vacinao
21 Moncorvo Filho integrou a primeira gerao de pediatras formados pela Policlnica Geral do Rio de Janeiro, fundada por seu pai, Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo. 22 KUHLMANN JR., M. Infncia e educao infantil: uma abordagem histrica. Porto Alegre: Mediao, 1998. 23 Ibid., p. 96.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

105

das crianas. A esse respeito, preciso registrar que os doutores filantropos no dispensaram o auxlio das senhoras da sociedade, que, de diversas maneiras, foram encorajadas a envolver-se nas atividades de assistncia. Assim, segundo Ana Maria Magaldi, pode-se falar em uma dupla aliana entre os mdicos e as mulheres bem nascidas, efetivada tanto no espao do lar quanto no domnio da caridade. No segundo cenrio, aquelas mulheres, caracterizadas por seu corao depositrio de infinita bondade eram chamadas a exercer aes de benemerncia na direo das famlias e, em especial, das crianas pobres e, segundo o que se pode perceber, responderam com empenho convocao.24 A autora refere-se cerimnia de inaugurao de uma unidade do IPAI, em que Moncorvo Filho inclura em seu discurso a seguinte nota de agradecimento s suas dedicadas colaboradoras:
Foram de fato as senhoras que, na exuberncia de suas dedicaes, quando os bices atingiram ao quase insupervel, quando prximo de ns sentamos a exausto e o esgotamento, nos emprestavam o nimo regenerado, dando com o seu edificante exemplo, com a sua ao a um tempo enrgica e carinhosa a prova do quanto valem o alvio das dores humanas, a transformao sutil da lgrima no sorriso, do desalento na esperana, tudo isto sempre com o encanto que possui a mulher patrcia, a Filha dedicadssima, a Esposa inexcedvel, a Genitora incomparvel.25

Nesse elogio me brasileira, o autor referia-se quelas que deveriam servir de exemplo maioria, geralmente caracterizadas pelos autores dos manuais consultados como sendo muito afetivas, mas simultaneamente muito ignorantes dos princpios da higiene infantil, como se ver a seguir. Conforme j se mencionou, o mais antigo dos manuais considerados nesta pesquisa consiste na reunio das lies proferidas por Moncorvo Filho no IPAI. Em sua introduo a Hygiene infantil, o autor explicava que, ao criar o curso, tivera a inteno de imitar a iniciativa patritica de colegas que atuavam em diversos outros pases, ainda inditas no Brasil. Preocupara-se ainda em formular
24 MAGALDI, A. M. B. M. Receitas de civilizao: a aliana mdico-mulher e a educao da famlia brasileira na Primeira Repblica. Sade, Sexo e Educao, Rio de Janeiro, IBMR, v. 36, p. 6-17, 2005. 25 MONCORVO FILHO, A. Pela infncia, tudo! Discurso pronunciado em 14/3/1920 na solenidade de inaugurao do IPAI de Petrpolis. Rio de Janeiro: Bernard Frres, 1920, p. 3, apud MAGALDI, op. cit., p. 14.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

106

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

suas orientaes em uma linguagem clara e ao alcance de todos26, demonstrando assim sua preocupao em atingir as mes pobres e iletradas. Mostrava-se lisonjeado com a acolhida do pblico, formado, segundo ele, por representantes de todas as classes sociais de ambos os sexos27, de modo que decidira atender s solicitaes feitas para que as conferncias fossem publicadas. Em seus manuais de puericultura, os mdicos ansiavam por compartilhar com suas leitoras tudo quanto sabiam sobre a higiene infantil, de modo a fazer delas suas aliadas na luta pela preveno das doenas e, sobretudo, na batalha contra a mortalidade infantil. Acreditava-se que uma de suas principais causas era justamente a ignorncia dos preceitos da puericultura, como demonstra o seguinte trecho da Cartilha das mes:
Quantos erros a corrigir, quanta desgraa evitvel! S possvel melhorar a situao lamentavel da mortalidade das crianas entre ns pelo ensino systematico da hygiene infantil a todas as moas, para que ellas, alm de mes, se faam boas enfermeiras dos prprios filhos.28

Tendo em vista que quase sempre os pediatras eram homens bem mais velhos, muitas vezes professores, pronunciando-se com base nos conhecimentos cientficos adquiridos ao longo de sua formao nas faculdades de medicina e em sua vasta experincia clnica, seria talvez de esperar que esses no encontrassem a menor resistncia por parte de suas jovens leitoras em seguir suas recomendaes. No entanto, a anlise dos manuais permite observar que os doutores precisavam empregar diversas estratgias para combater aquelas que eram as suas principais adversrias: as mulheres mais vividas, representadas pela figura da av, da comadre, da vizinha e outras entendidas que costumavam auxiliar as novatas com base em suas prprias experincias como mes. Os doutores recorriam a autores estrangeiros, a dados estatsticos apresentados na forma de grficos e tabelas, a fotografias e a outros recursos para demonstrar racionalmente os perigos aos quais as mes expunham seus filhos sempre que deixavam de seguir as recomendaes mdicas para dar ouvidos s avs, associadas nos livros a supersties e prticas ultrapassadas.
26 27 28 MONCORVO FILHO, Hygiene infantil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1918. Id. ROCHA, J. M. Cartilha das mes. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1939.

p. 163.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

107

Os autores dos manuais depositavam uma enorme confiana na cincia e nos procedimentos por ela recomendados para a formao de indivduos saudveis e a organizao de uma sociedade prspera. A conquista desses objetivos, no entanto, dependia tanto da eugenia quanto da puericultura. Para os mdicos, no se devia esperar o nascimento do beb para iniciar os cuidados. Era preciso comear antes mesmo da concepo. A eugenia era a cincia que orientaria as mes na escolha ideal do parceiro, que no deveria ser deixada s inclinaes do instinto sexual, mas deveria basear-se na razo.29 Uma maneira diferente de ver as coisas pode ser encontrada no Guia para criar o beb, do Dr. Martinho da Rocha. Escrito em 1951, afirmava que a escolha instintiva do parceiro tendia a dar melhores resultados do que a escolha por convenincia. Embora no se encontre no texto a justificativa dessa orientao, pode-se inferir o raciocnio do autor: a escolha motivada pela inclinao instintiva atenderia a critrios de juventude e beleza, portanto a qualidades biolgicas superiores para a reproduo, enquanto os casamentos de convenincia tenderiam a privilegiar a condio social do parceiro e no seus atributos genticos. No fosse assim, pareceria estranho que no mesmo manual o autor se manifestasse favoravelmente obrigatoriedade do exame pr-nupcial e afirmasse que a liberdade dos indivduos em escolher o seu par deveria ser logicamente limitada pelos direitos do menino que ir nascer30. De modo que as tendncias naturais eram valorizadas apenas na medida em que fossem consideradas teis para os objetivos estabelecidos pelos mdicoscientistas. A esse respeito, Jurandir Freire Costa afirma ainda:
A relevncia dada ao amor fsico no casamento atendia a vrios objetivos higinicos. Em primeira instncia, buscava-se fixar a sexualidade masculina na relao com a esposa, livrando-a da prostituio. Com isto, procurava-se debelar as doenas venreas e prevenir o nascimento de filhos sifilticos. Em segunda instncia, tentava-se estimular a vida sexual das mulheres, cuja ausncia ou debilidade comprometiam a sade fsica dos filhos e a moral do casal. Neste sentido que se recriminou veementemente o casamento dos velhos com moas jovens.31

29 BAPTISTA, V. Higiene e alimentao da criana. Rio de Janeiro: Calvino Filho, 1933. 30 ROCHA, J. M. Guia para criar o beb. 2. ed. Rio de Janeiro: Minerva, 1951. p. 19. 31 COSTA, op. cit., p. 228.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

108

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

Uma vez garantida a boa herana biolgica, era preciso em seguida obedecer as regras da higiene pr-natal. O que ocorreria ento, conforme a descrio do Dr. Vicente Baptista, era o seguinte:

Chorou o beb que acaba de nascer. Se a me foi bem orientada durante a gestao, se cumpriu as regras de puericultura pr-natal, se a gravidez transcorreu sem acidentes, ou stes tiveram assistencia adequada, se na propria ascendencia ou na do marido no h doenas hereditarias ou familiares, se ambos no so muito jovens, nem velhos, e gozam de perfeita saude fisica e psiquica, o recemnascido deve ser sadio [...]32

Desde que todos os cuidados anteriores ao nascimento permitissem trazer luz um recm-nascido saudvel, bastaria que as mes seguissem rigorosamente os princpios da puericultura para evitar o surgimento das doenas. A eugenia e a puericultura eram, portanto, os meios de que os higienistas dispunham para intervir preventivamente na sociedade. E um aspecto-chave dessa preveno era a aliana entre os mdicos e as mes, pois eram elas que lhes dariam acesso aos domiclios, mais especificamente ao dormitrio do casal, que representava o incio de tudo, e ao quarto do recm-nascido. Moncorvo Filho, recorrendo a um texto datado de 1870, da autoria de Fonssagrieves, assinalava a complementaridade dos papis da me e do mdico e manifestava o entrave que uma me pouco colaboradora poderia representar no ofcio do mdico ou, ao contrrio, o valor do seu auxlio:
Qual de ns no comprehendeu mil vezes, em sua carreira de medico a differena de assistencia que se encontra, de um lado, numa dessas mes de idas estreitas, de preconceitos perturbadores, de exigencias irritantes, de cuidados mal dirigidos, e de outro, na que bem comprehende o seu papel, depositando firme confiana no medico, secundando-o reflectidamente, com cuidados to intelligentes, quo dedicados?33

p. 23.

32 BAPTISTA, V. Higiene e Alimentao da criana. Rio de Janeiro: Calvino Filho, 1933. 33 MONCORVO FILHO, Hygiene infantil..., p. 425-426.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

109

Em O livro das mezinhas, o Dr. Wladimir Piza idealizava duas medidas de governo que, conforme suas expectativas, permitiriam garantir a colaborao das mes e, assim, reduzir drasticamente o problema da mortalidade infantil: o exame mdico dos noivos e a aprovao da me num exame cujas questes se referissem to somente matria constante de seu manual.34 Para Almeida Junior e Mario Mursa, estratgia mais eficaz para enfrentar os mesmos problemas seria instituir o ensino da puericultura para as meninas desde o ensino primrio. Essa seria a nica maneira de torn-lo universal, como convinha. Os autores informavam que So Paulo estava frente nesse processo, ao incluir no currculo das escolas normais o ensino de higiene infantil, embora considerassem que isso ainda no era o suficiente. , contudo, a Cartilha das mes, de Martinho da Rocha, o manual que melhor descreve a maneira como deveria ser a educao e as condutas da me moderna. O autor criticava aquela que considerava como uma formao excessivamente humanstica das moas, em detrimento da educao prtica, que ele considerava mais importante e necessria para convenc-las da importncia da higiene preventiva. Dizia ele: O facto devido, em parte, educao das moas entre ns, a quem sobejam conhecimentos de linguas, musica e pintura, mas faltam noes rudimentares de culinaria e hygiene infantil.35 Uma das conseqncias nefastas dessa falta de orientao mais prtica era as jovens se tornarem facilmente influenciveis pela prpria me, comadres ou vizinhas. Grande parte dos problemas de nutrio dos bebs era reputada aos maus conselhos dessas pessoas falsamente entendidas. Martinho da Rocha considerava tais personagens como adversrias que criavam srios obstculos criao higinica dos bebs, como se pode observar na seguinte descrio:
Na casa brasileira, nascida a criana, enche-se o quarto da puerpera de parentes e vizinhos, prodigos em conselhos. Alm de ridicularizarem a disciplina alimentar, riem-se da balana adquirida com tanto sacrifcio, baralham tudo, sem objeo da me fatigada e que no recebeu educao para criar seu filho.36
34 PIZA, W. O livro das mezinhas. 3. ed. So Paulo: Departamento de Sade do Estado de So Paulo Seo de Propaganda e Educao Sanitria, 1940. p. 54. 35 ROCHA, J. M. Cartilha das mes. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1939. p. 102. 36 Ibid., p. 160.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

110

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

Wladimir Piza era, talvez, o autor que mais enfaticamente advertia as mezinhas quanto a esse perigo e, lanando mo de uma contra-estratgia, exortava-as a emprestar vizinha, prima e amiga o seu livrinho de puericultura, como forma de salvar outras criancinhas, alm do seu filhinho, dos perigos da ignorncia. No entanto, o autor entendia que me cabia atuar preventivamente, mas no curar. Se, apesar de ter seguido as regras da higiene infantil, a genitora observava que seu beb parecia estar doente, no deveria tentar nada por conta prpria, mas imediatamente procurar o mdico, o nico com a experincia e os conhecimentos necessrios para intervir. Dizia ele: No queiram, porm, entender daquilo que s custa de anos e anos de pacientes estudos e observaes, sabem os mdicos que se dedicam clnica de crianas.37 Os conhecimentos divulgados nos manuais de puericultura, portanto, capacitavam a me a prevenir o surgimento de doenas evitveis, mas nunca a curar uma criana doente, tarefa da competncia exclusiva do mdico. Na eventualidade de uma doena, a me atuaria como enfermeira, conforme observava o Dr. Martinho da Rocha: Convm ter como guia um medico cujas ordens cegamente cumpra.38 Na concepo desse autor, a boa educao da me-enfermeira deveria incluir um estgio em creche ou maternidade antes do casamento. Durante a gravidez, a ocupao mais recomendvel para a gestante seria a leitura de compndios de puericultura, tarefa qual o autor recomendava que suas leitoras dedicassem meia hora por dia. No seu entender, a me moderna seria bem informada e prtica, dispensando a vaidade e o luxo. Em suas palavras, seria mais proveitoso que as mes no perodo da prenhez se entregassem ao estudo prtico de puericultura em vez de perderem largo tempo no preparo do enxovalzinho superabundante de rendas e bordados.39 Os manuais de puericultura mais recentes, alm dos cuidados higinicos que se destinavam a proteger a vida e a sade das criancinhas, passavam a dar cada vez mais espao ao tema do desenvolvimento psicolgico. Enquanto nos manuais mais antigos a parte relativa educao costumava ocupar apenas um captulo do compndio, ou uma parte de um captulo, nos mais novos os aspectos psicolgicos e pedaggicos chegam a merecer uma considerao maior do que os cuidados fsicos por parte dos
37 38 39 PIZA, op. cit., p. 86. ROCHA, Cartilha das mes..., p. 102. Ibid., p. 156.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

111

autores. Em Me e filho: noes de puericultura, por exemplo, os autores ponderavam que, embora j houvesse uma disposio positiva das mes em relao observncia dos cuidados higinicos com seus bebs, o mesmo no se verificava com relao aos cuidados psicolgicos. Configurava-se assim uma nova tarefa para os mdicos e outros especialistas, a de investir na educao da me para que esta se ocupasse adequadamente tambm dos aspectos psicolgicos da criao de um filho:
O mesmo no se d com os aspectos psicolgicos. Estes tm enorme importncia na vida da criana, pois no s se relacionam com a prpria felicidade ou infelicidade dela, como influem sobre seu organismo e com isso reforam sua importncia. Apesar dessa enorme e dupla importncia dos aspectos psicolgicos, a Me, em geral, est alheia a eles, s vezes nem ouviu falar neles. Eles no existem no esprito materno. Por isso no os sente, bem como no sente a origem psquica de muitas das coisas de que se queixa. Quando informada a respeito, s vezes abre uns olhos deste tamanho, de surpresa e, por vezes, infelizmente, de incredulidade.40

Era preciso, portanto, que os manuais comeassem a desempenhar tambm o papel de abrir os olhos das mes para as questes psicolgicas. Ou melhor, para ser mais fiel s palavras dos autores, urgia fazer existir no esprito materno os aspectos psicolgicos, at ento ausentes. Essa transformao est relacionada, por um lado, ao fato de que na dcada de 1950 e 1960 a tarefa de difuso dos princpios de puericultura j estava adiantada, de modo que as recomendaes sobre como cuidar dos bebs j eram conhecidas e aceitas pelas mulheres s quais se destinavam os manuais, enquanto aquelas relacionadas formao do esprito infantil permaneciam relativamente obscurecidas. Por outro lado, a nfase nos aspectos psicolgicos do desenvolvimento tornou-se possvel graas proliferao de estudos sobre o desenvolvimento infantil que se debruaram sobre o impacto do ambiente familiar no ajustamento emocional das crianas. Nikolas Rose41 explica que a Segunda Grande Guerra forneceu aos especialistas europeus diversos casos de crianas que foram denominadas como carentes (deprived), aquelas que, no contexto dos conflitos blicos, eram afas40 ALCNTARA, P.; MARCONDES, E.; MACHADO, D. V. M. Me e filho: noes de puericultura. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 1968. p. 4. 41 ROSE, N. Governing the soul: the shaping of the private self. 2. ed. London: Free Association Books, 1999.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

112

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

tadas dos pais e colocadas em instituies emergenciais de assistncia, sendo privadas de uma convivncia familiar normal. Os estudos de Anna Freud, por exemplo, foram baseados em observaes de crianas nessas condies. Para o autor, o que significativo nesses estudos a fragilidade que atribuem vida emocional das crianas. Meninos e meninas normais em tudo, a no ser pelo fato de terem sido surpreendidos pelas situaes de estresse provocadas pela guerra bombardeios, necessidade de ir para abrigos, condies insalubres em casa, afastamento dos pais etc. , eram constantemente avaliados e seus comportamentos anmalos eram sistematicamente interpretados como carncia, em especial do contato com a me.42 Nos manuais de puericultura brasileiros das dcadas de 1950 e 1960, esses aspectos aparecem quando se passa, por exemplo, a atribuir ansiedade da me o choro excessivo do filho e se comea a valorizar o contato corporal da me com o seu beb. Essa recomendao constitua uma mudana importante, na medida em que, como se ver a seguir, nas dcadas anteriores os pediatras defendiam o isolamento da criana em seu bero, do qual no deveria ser retirada a no ser para os procedimentos de higiene e alimentao. Resumindo, a anlise dos manuais consultados permite afirmar que a divulgao dos conhecimentos cientficos sobre as crianas pequenas entre as mes, tal como idealizada pelos higienistas que atuaram no Brasil nas primeiras dcadas do sculo XX, inclua, alm da puericultura, princpios de eugenia e higiene pr-natal, de modo a assegurar o nascimento de bebs saudveis. A principal tarefa das mes seria evitar o aparecimento da doena. Se, mesmo assim, surgisse a molstia, a genitora deveria estar em condies de atuar como me-enfermeira, auxiliando o mdico e seguindo sem hesitaes, risca, todos os procedimentos indicados pelo doutor. J nos manuais publicados a partir de meados da dcada de 40 comeam a aparecer, para alm da preocupao com a sade da populao infantil, os esforos dos especialistas para divulgar entre as mes informaes sobre o desenvolvimento psicolgico das crianas, de modo que os manuais passam a exercer um governo mais detalhado e mais profundo da famlia. Embora os compndios mais antigos j tivessem uma preocupao com a educao, pensada sobretudo em termos da formao dos bons hbitos desde o nascimento, as pesquisas sobre o desenvolvimento psicolgico da infncia permitiram detalhar cada vez melhor os processos de formao da
42 ROSE, op. cit., p. 169.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

113

personalidade a partir das influncias do meio social. A famlia, ambiente da socializao inicial da criana, e sobretudo a me, geralmente a responsvel por dispensar os primeiros e decisivos cuidados ao filho, comeavam a ser advertidas a observar no apenas as condies higinicas do lar, mas tambm suas condies psicolgicas, de modo a propiciar um ambiente harmnico e educativo para seus filhos.

Recomendaes relacionadas gestao, ao parto e aos primeiros cuidados com os bebs


De acordo com os estudos de Gondra e Jurandir Freire Costa43, entre outros autores, parte importante da tarefa de sanear o Brasil, a que se dispuseram os mdicos higienistas a partir da segunda metade do sculo XIX, consistia em fazer com que as mes se convencessem da importncia de cuidar, elas mesmas, de seus filhos. O bom exerccio da maternidade era valorizado pelo seu alto valor patritico. Em seus discursos, os doutores afirmavam que apenas as mes estavam em condies de desempenhar adequadamente o papel de primeiras educadoras dos cidados da ptria, bem como de velar pelo seu desenvolvimento saudvel. Simultaneamente, procuravam mostrar que era apenas por meio da maternidade que as senhoras encontrariam sua plena realizao como mulheres. Para os autores do Livro das mes, ao se tornar me a mulher fica com o organismo mais completo e com melhor sade44. De maneira similar, o doutor Waldemar Lages afirmava: comum observar-se que grande nmero de mulheres, antes achacadas e sempre doentes, durante a gravidez passa a melhor fase de sade da sua vida.45 Sendo assim, as mulheres eram levadas a aceitar o nico papel socialmente valorizado para elas, confiantes de que assim estariam assumindo sua mais nobre misso social, aquela para a qual eram insubstituveis, e ainda a que lhes permitiria experimentar um estado de maior completude e vitalidade. A me, portanto, era, como ainda , retratada como uma mulher superior.
43 GONDRA, op. cit.; e COSTA, op. cit. 44 VASCONCELOS, F.; LOPES, C. A. Livro das mes. 6. ed. Rio de Janeiro: Departamento Nacional da Criana, 1962. p. 70. 45 LAGES, W. Como proteger seu filho: problemas de maior freqncia na assistncia infncia. Rio de Janeiro: Instituto de Resseguros do Brasil, 1955. p. 11.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

114

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

Nos captulos dos manuais referentes aos cuidados pr-natais, as mulheres eram encorajadas a confiar seus corpos ao mdico pelo menos desde o incio da gestao, sendo que o ideal era faz-lo antes mesmo da concepo, por meio dos exames mdicos pr-nupciais, conforme j se mencionou. Quanto mais recente o manual, mais numerosas so as consultas recomendadas, bem como os exames indicados. O doutor Alcntara46 procurava inclusive disciplinar a preparao para a consulta, recomendando que nesse dia a mulher tomasse banho, usasse roupa limpa, esvaziasse o intestino e levasse urina para exame. Quanto ao estilo de vida recomendado para a gestante, esse era em tudo coincidente com o da boa dona de casa. As futuras mes deveriam dedicar-se exclusivamente aos cuidados com a casa e a famlia. Laport47 afirmava que a gravidez no era doena e no tornava a mulher invlida. Recomendava s mulheres que vivessem de maneira saudvel, ativa e alegre esse perodo. A gestante deveria levar uma vida calma, de preferncia buscar o isolamento social e preservar-se de conversas que poderiam trazer inquietaes. No texto de Freire de Vasconcelos e Carlos A. Lopes, mdicos puericultores do Departamento Nacional da Criana, surgia o marido, em geral ausente dos textos dos manuais. Diziam os doutores: Ao marido cabe, nessa fase, auxiliar a esposa para que seja mantido o ambiente de calma indispensvel nessa ocasio.48 Embora passeios ao ar livre e atividades fsicas moderadas tais como as requeridas para as lides domsticas fossem indicados, o trabalho fora de casa, a circulao social e a prtica de esportes eram apresentadas como fatores de risco. O Dr. Barros Filho escrevia que os servios caseiros, quando no exigem esforo demasiado, devem continuar a ser desempenhados, pois alm de serem teis por constiturem exerccios leves, proporcionam entretenimento e descanso ao esprito49. Por outro lado, o trabalho fora de casa podia cansar excessivamente, alm de trazer riscos de contaminao, sobretudo o ofcio exercido nas fbricas. Segundo o Dr. Martago Gesteira, [...] o trabalho prolongado da mulher, qualquer que ele seja, nas ltimas semanas de gravidez, acarretando a estafa materna, pode ser um fator de mortinatalidade
46 ALCNTARA, Pedro de. Higiene da primeira infncia. 3. ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1945. 47 LAPORT, F. A.B.C. das mes. Rio de Janeiro/So Paulo: Freitas Bastos, 1941. 48 VASCONCELOS, F.; LOPES, C. A. op. cit., p. 70. 49 BARROS FILHO, J. M. O mdico e a criana: estudos de puericultura e eugenia. Prefcio do Dr. Margarido Filho. So Paulo: Empresa Grfica da Revista dos Tribunais, 1940. p. 72.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

115

e freqentemente de desenvolvimento precrio do produto50. A vida social costumava pr a mulher em contato com notcias que poderiam impression-la negativamente. Alm disso, o figurino exigido nos eventos sociais era pouco recomendvel gestante, que deveria dar preferncia s roupas largas e aos sapatos de salto baixo. Para distrarem-se, as gestantes deveriam entregar-se a leituras leves ou ao estudo de manuais de puericultura. Quanto higiene corporal, os mdicos recomendavam banhos mornos e indicavam uma diversidade de cuidados com os seios, com vistas a prepar-los para a amamentao: lavar, besuntar com diferentes substncias, friccionar, fazer exerccios e/ou massagear para torn-los salientes, o que facilitaria a amamentao. Proibiam o uso de banheiras e bids nas ltimas semanas de gestao, porque, segundo Freire de Vasconcelos, poderiam permitir a penetrao de germes nos rgos genitais51. Nos conselhos sobre a alimentao da gestante, chama a ateno a diversidade de opinies. Enquanto o Dr. Waldemar Lages afirmava que a gestante pode comer de tudo que lhe apetecer e ingerir ou usar a medicao que mais lhe convier. Nada, nesse particular, pode prejudicar a criana52, outros indicavam uma srie de restries, sugeriam substituies e alteraes no preparo dos pratos convencionais ou solicitavam o aumento do consumo de algum tipo de alimento considerado importante, em geral o leite.53 Os autores eram unnimes, contudo, ao indicar a absteno do lcool e do fumo e em condenar um hbito tradicional aparentemente bastante difundido, que consistia em fazer a gestante ou lactante beber cerveja preta para aumentar a produo do leite. Tendo em vista a diversidade de cuidados que as gestantes deveriam ter consigo prprias durante a gestao, assim como a variedade das situaes a evitar, observa-se que os mdicos procuravam tomar conta de toda a vida da gestante: suas tarefas, suas distraes, seus cuidados ntimos, suas companhias e at seus pensamentos. Tudo era codificado pelos pediatras, de modo que, se as recomendaes fossem seguidas risca, a vida da mulher durante os nove meses de espera passava a ser inteiramente dedicada gestao e vigiada pelo especialista.
50 GESTEIRA, M. Puericultura: higiene alimentar e social da criana. Rio de Janeiro: Pan-Americana, 1943. p. 344. 51 VASCONCELOS; LOPES, op. cit., p. 68. 52 LAGES, op. cit. p. 10. 53 Indicaes desse tipo aparecem em Higiene da primeira infncia (1945), da autoria de Pedro de Alcntara; O mdico e a criana, de Barros Filho (1940); e Livro das mames, de Almeida Junior e Mrio Mursa (1938), entre outros.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

116

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

A necessidade de se confiar ao mdico era ainda mais enfatizada nas descries do parto, descrito como uma viagem extremamente perigosa para o recm-nascido, seguida de uma adaptao difcil do organismo ao ambiente externo. Em Puericultura, de Martago Gesteira, encontra-se um bom exemplo desse tipo de relato:
Nenhuma poca mais perigosa do que essas primeiras horas imediatas travessia tormentosa que acabou de fazer o recemnascido, ameaado pelas conseqncias do traumatismo por que acabou de passar e pela brusca e radical mudana que sofre a sua fisiologia, desde que mergulha no ambiente exterior e do organismo materno se desprende. E para o aumento de tais perigos concorre ainda aquela extrema fragilidade que, como vimos no captulo anterior, apresenta o menino ao nascer. Nenhum ser vivo se mostra mais frgil e mais desprotegido ao nascer do que o filho do homem, que tem a pretenso de considerar-se o rei da criao. indispensvel assisti-lo e prestar-lhe especiais cuidados nessas primeiras horas, afim de serem evitadas graves conseqncias.54

O nascimento era descrito, portanto, como uma aventura, na qual o prprio corpo da me como passagem e o meio externo constituam ameaas vida e sade do beb, enquanto os procedimentos cientficos executados pelo mdico, de preferncia em maternidade, eram referidos como os melhores recursos de que se dispunha para neutralizar os perigos e aumentar as chances de sobrevivncia do neonato. Aps a narrativa sobre o parto e a descrio do aspecto do beb ao nascer, os mdicos dedicavam-se ao aspecto da puericultura tido como prioritrio em todos os manuais, o aleitamento materno. Segundo os autores, estudos estatsticos indicavam que as crianas alimentadas artificialmente corriam mais riscos do que as que recebiam leite materno. Na Cartilha das mes, Martinho da Rocha explicava que, na Alemanha, onde todos se empenham por conhecer hygiene infantil, a mortalidade dos bebs alimentados em mamadeira , mesmo assim, cinco vezes maior do que a dos criados ao seio55. Acrescentava ainda: Entre ns, a cifra supera essa proporo. Dos 200.000 bebs nascidos em S. Paulo em 1937 setenta mil morreram antes de completar o primeiro ano de vida!56
54 GESTEIRA. Puericultura..., p. 48. 55 ROCHA, Cartilha das mes..., p. 45. 56 Id.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

117

Pretendendo contribuir para a diminuio da mortalidade infantil, os higienistas elegeram, portanto, a amamentao como um problema de governo. Era preciso fazer com que as mes se dispusessem a dar de mamar a seus bebs. Tratava-se de um problema de biopoltica que foi enfrentado de diversas maneiras, entre as quais mediante a distribuio de manuais de puericultura entre os jovens casais no momento em que se dirigiam ao cartrio para registrar seus bebs, como ocorreu com O livro das mezinhas. Na introduo ao volume, o autor manifestava sua esperana afirmando:
Se os que vo receber este livrinho aplicarem bem os conselhos que ele contm, temos a certeza de que as cifras de mortalidade das crianas, entre ns, cairo rapidamente. E assim, dentro em breve, teremos afastado dos nossos olhos esse fantasma terrvel, que penetra nos lares paulistas e rouba do regao de mes amantssimas aqueles que seriam os continuadores das nossas tradies e os propugnadores do nosso progresso.57

Nos seus manuais, os pediatras lanaram mo de argumentos positivos e negativos para atingir esse objetivo. Por um lado, tentavam mostrar s mes que amamentar no era necessariamente um fardo, no impunha tantas restries como se costumava acreditar e poderia at ser uma fonte de prazer para a me e o beb. Por outro lado, procuravam fazer se sentirem culpadas as mes que negassem o seio aos seus filhos. Nos textos examinados, o aleitamento materno era considerado como algo determinado pela natureza, extremamente positivo e desejvel. Muitos benefcios para a sade do beb eram associados amamentao. Tratava-se do alimento mais adaptado ao organismo do recm-nascido, de modo que permitia uma digesto fcil; era capaz de proteger a criana contra uma srie de doenas, funcionando como uma vacina natural; evitava a contaminao do leite, uma vez que o alimento passava diretamente do peito boca do beb. Justamente porque prevenia contra doenas e no sobrecarregava o organismo infantil, permitia reduzir drasticamente os ndices de mortalidade infantil. A citao a seguir oferece um exemplo de argumento empregado pelos pediatras em defesa do leite materno:

57

PIZA, op. cit., sem indicao do nmero de pgina.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

118

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

O leite humano, nos primeiros meses de vida, insubstituvel. Sua composio, tima para as necessidades da criana, apresenta tudo quanto esta precisa, nas melhores propores; sua quantidade corresponde exactamente ao que convem; sua temperatura concorda com a da criana; nenhum outro alimento se ajusta to bem capacidade digestiva do tubo gastro-intestinal do lactante, donde a facilidade e economia com que aproveitado.58

Listam-se ainda, nos textos examinados, outras vantagens da amamentao, com o claro objetivo de torn-la atrativa para a mulher. Promete-se maior afeio do beb pela me que amamenta, mais conforto, praticidade e at sade e beleza para a mulher. Os pediatras afirmavam que a amamentao fortalecia o vnculo afetivo entre a me e o beb; era benfica sade das mes, melhorando o apetite e retardando a velhice, e era mais prtica do que o preparo cuidadoso das mamadeiras. O doutor Vicente Baptista afirmava, por exemplo, que:
Com o leite materno desaparecem, como por encanto, todos os empecilhos prprios do preparo da mamadeira, o alimento sempre pronto, com temperatura precisa, timo, sem germes e substancias nocivas, inaltervel, pode, a qualquer momento e sem mais cuidado, ser oferecido ao beb. A amamentao com tcnica suavssima e no estorva as ocupaes domsticas da me nem suas diverses.59

Os pediatras apresentavam-se, portanto, como aliados das mulheres, que poderiam ensin-las o caminho de uma maternidade feliz, em que seria possvel conciliar os melhores cuidados para o beb com o mnimo de aborrecimentos. A me higinica poderia vangloriar-se de fazer o mximo por seu beb quase sem renunciar aos seus divertimentos. Desde que confiasse em seu mdico, poderia ter a satisfao de ver crescer saudveis os seus filhos. Simultaneamente, estaria contribuindo para a prosperidade do pas, oferecendo-lhes cidados bem constitudos. Contudo, aquelas que, por ignorncia ou egosmo, negassem o leite materno aos seus bebs, eram consideradas merecedoras de desprezo e ameaadas de serem rejeitadas pelos prprios filhos, com os quais no conseguiriam estabelecer um vnculo afetivo estreito. Nas palavras do Dr. Barros Filho:

p. 67.

58 ALMEIDA JUNIOR, A; MURSA, M. Noes de puericultura para as mes ..., p. 46 59 BAPTISTA, V. Higiene e alimentao da criana. Rio de Janeiro: Calvino Filho, 1933.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

119

nossa obrigao, tambm, combater o egosmo de muitas mes, principalmente nas classes abastadas, que no amamentam para no deixar a vida mundana a que esto habituadas ou que no amamentam pelo temor de perder suas linhas de elegncia ou a beleza dos seus seios. Estas, no podem merecer o nome de ME, e os laos e amizade entre me e filho tendem a afrouxar-se fatalmente.60

Nem sempre, porm, a recusa em amamentar era devida m vontade das mes, havia outros impedimentos. Segundo os autores, a grande maioria das mes podia amamentar desde que acreditasse em sua capacidade natural para isso e no desse ouvido s pessoas amigas, avs, comadres etc. que eventualmente lhes dissessem que seu leite era insuficiente ou fraco. Em todo caso, apenas o mdico estava em condies de decidir se uma criana precisava ser desmamada ou receber alimentao artificial complementar. Nesse aspecto, como em todos os outros relacionados aos cuidados com os bebs, conselhos de outras mulheres eram entendidos como ameaas sade da criana. O livro das mezinhas , a esse respeito, bastante persuasivo, dirigindo-se diretamente conscincia das jovens mes:
Escolhe entre os conselhos das amigas que, embora com boa inteno, te ensinam o que no sabem porque no estudaram, e as recomendaes dos especialistas que passam a vida tratando de crianas, do hospital para o laboratrio, e toma o caminho que tua inteligncia te indicar. Mas pensa bem antes! Teu filho ser amanh o prmio dos teus esforos, ou o castigo de sua desorientao; tudo depender do modo pelo qual o criares.61

Para os pediatras, os principais obstculos amamentao no eram, portanto, de origem orgnica, mas de origem social. Para as mes pobres, havia ainda a exigncia do retorno ao trabalho, que impunha o fim do aleitamento. Como forma de evitar esse problema, sugeria-se a criao de uma lei que garantisse s mes trabalhadoras o direito de continuar amamentando ou ento a ampliao do nmero de creches prximas aos locais de trabalho, onde as crianas pudessem ficar adequadamente instaladas enquanto as mes trabalhavam e pudessem ser amamentadas nos intervalos. Assim, enquanto as mes ricas que se recusavam a aleitar eram repudiadas
60 BARROS FILHO, J. M. O mdico e a criana ..., p. 148. 61 PIZA, O livro das mezinhas, ... p. 6.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

120

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

como vaidosas e egostas, as mulheres pobres recebiam a solidariedade e o apoio dos mdicos, que defendiam inclusive a alterao da lei, de modo que mes e bebs pudessem ser melhor assistidos. Embora um argumento importante em favor da amamentao afirmasse que se tratava de um ato determinado pela natureza, uma srie de regras higinicas ditadas pelos pediatras regulavam essa prtica, de modo que a puericultura apropriou-se do aleitamento para disciplinar as mes e os bebs. Por um lado, diversos pediatras procuravam garantir s mulheres que se dispusessem a amamentar a liberdade de se alimentarem segundo seus hbitos e desejos. Recomendavam apenas a ingesto de uma quantidade maior de lquidos ou de leite. Afirmavam ainda que a ingesto de remdios ou as emoes fortes no alteravam significativamente a composio do leite, envenenando-o, como se costumava acreditar no passado. Nesse sentido, portanto, os pediatras procuravam facilitar as coisas para as mes. Por outro lado, no que se referiam aos horrios, os especialistas eram inflexveis. Embora houvesse variaes entre os manuais no que se refere ao momento em que a criana deveria ser amamentada pela primeira vez e em relao ao perodo em que o regime definitivo seria estabelecido, havia o consenso de que por volta do final do primeiro ms todos os bebs j deveriam estar habituados a um regime de seis mamadas dirias, a intervalos de trs horas e sem mamadas noturnas. Tambm era opinio consensual que durante a noite a me no deveria amamentar, sob pena de ficar exausta e educar mal o seu filho. Segundo Wladimir Piza:
Ao fim de algum tempo est ela (a criana) perfeitamente habituada ao horrio; mama e logo aps dorme, para s acordar de novo na hora de mamar. Tornar-se- disciplinada desde o nascimento e no dar aborrecimentos aos pais; aprender desde o bero que, nesta vida, s se tem o direito de exigir o que nos pertence e nas ocasies oportunas: e essa disciplina influir beneficamente no seu sistema nervoso.62

A durao da mamada tambm era estipulada por diversos pediatras. O beb mamaria por quinze ou vinte minutos, no mais do que isso.

62

PIZA, op. cit, p. 13-14.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais...

121

Os pediatras podiam aceitar que a me e o beb experimentassem prazer na amamentao, inclusive referiam-se ao prazer como um dos atrativos para encorajar as mulheres ao aleitamento. Admitiam-no, entretanto, apenas enquanto se tratasse de realmente nutrir o beb. Depois disso, era preciso interromper a mamada, para no prejudicar o seio da me e no deixar o beb mal acostumado. Dar de mamar ao beb para acalm-lo era considerado como um mau hbito, recurso meio imoral. Havia, porm, pediatras mais liberais, os quais entendiam que o prprio beb estabeleceria a durao da mamada. O perodo estabelecido de trs horas entre as mamadas era recomendado para permitir que a criana digerisse completamente cada refeio. No entanto, enquanto alguns autores recomendavam que se acordasse o beb para mamar nos horrios estabelecidos, outros entendiam que isso no era necessrio, considerando mais importante garantir que houvesse seis refeies dirias do que cumprir rigidamente o horrio. Os pediatras tratavam ainda de orientar as mes sobre as posies corretas para amamentar, sobre a higienizao dos seios a cada mamada e precaues para evitar o contgio da criana caso a prpria me estivesse doente. Em diversos manuais essas orientaes eram acompanhadas de fotografias de mes amamentando corretamente, com o objetivo de demonstrar mais claramente os procedimentos sugeridos. Enfim, as consideraes anteriores procuraram chamar a ateno para algumas das recomendaes mais recorrentes nos manuais sobre o aleitamento materno, a gestao e o parto. Muito poderia ser escrito ainda sobre as restries feitas pelos pediatras em relao ao aleitamento mercenrio, em que a me, impossibilitada de amamentar, contratava outra mulher para aleitar o seu filho. H ainda nos manuais farto material para ser analisado no que diz respeito alimentao artificial do lactente, cujo exame no caberia, contudo, nos limites deste artigo. Sendo assim, procurou-se privilegiar os textos relacionados ao disciplinamento de alguns dos aspectos mais ntimos da relao me beb, os quais, no entanto, transformaram-se em questes de interesse pblico no perodo considerado, a partir da atuao dos pediatras higienistas.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

122

LIMA , A. L. G. Maternidade higinica: natureza e cincia nos manuais ...

Consideraes finais
Dirigindo-se s mes, em seu manual de puericultura, Wladimir Piza sintetizava em 1940 o significado poltico da aliana entre as mes e os pediatras:
O governo de So Paulo se interessa pelo teu filho. Ele v, nessa criana que dorme agora no bero ao lado da tua cama, um cidado do futuro, cheio de amor pela sua terra, que ele h de engrandecer e honrar. Leva o teu filho ao Centro de Sade mais prximo da tua casa e segue com ateno os conselhos que vais receber dos que, tendo estudado bem a arte de curar, podero, por isso mesmo, impedir que a doena destrua essa vida, que hoje est cercada pelo halo rebrilhante da esperana.63

Entre os recursos empregados para firmar essa aliana, os manuais de puericultura merecem ser considerados. Dirigidos no apenas s mes que acabavam de dar luz seus bebs, mas tambm s provveis futuras mes que freqentavam os cursos de puericultura das escolas pblicas brasileiras, procuravam simultaneamente informar e converter cada mulher numa me higinica ou, segundo a expresso de Martinho da Rocha, numa me-enfermeira. Devotada, habilidosa, determinada e obediente, a me ideal seria capaz de descrever minuciosamente ao pediatra tudo o que pudera observar em seu filho e, em seguida, com o mesmo detalhamento, trataria de cumprir suas recomendaes. Sendo assim, contar a histria do governo da relao me beb a partir da anlise dos manuais de puericultura corresponde, num certo sentido, a contar a histria da conquista dos campo da maternidade e da infncia pelos mdicos, a ponto de atualmente esses especialistas poderem deixar a tarefa de escrever os guias maternos para as prprias mes, com a segurana de que essas sero capazes de reproduzir e defender os princpios mais importantes da pediatria moderna, incluindo a amamentao. Alm disso, atualmente os doutores j no precisam temer os excessos do amor materno nem a ajuda das avs, na medida em que esses j passaram por um rigoroso processo de higienizao, tornando-se, enfim, aliados dos pediatras no governo da relao me beb.
63 PIZA, op.cit., p. 6.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR

You might also like