You are on page 1of 5

Quadriltero

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Um quadriltero um polgono de quatro lados, cuja soma dos ngulos internos 360, e a soma dos ngulos externos, assim como qualquer outro polgono, 360. Assim como qualquer outro polgono, podemos usar a frmula: Si = (n - 2)180 (onde "n" representa o nmero de lados); para achar a soma dos ngulos internos (Si). Veja o exemplo com um quadriltero: Si = (4 - 2)180 Si = (2)180 Si = 360

Um quadriltero regular, ou quadrado

Classificao dos Quadrilteros

Quadriltero convexo

Quadriltero cncavo Quadriltero estrelado

Chama-se quadriltero convexo, quele que define um domnio convexo (1). Quadriltero cncavo aquele que define um domnio cncavo (1). Observa-se que o quadriltero estrelado tambm um quadriltero cncavo. (1) Um domnio plano diz-se convexo quando o segmento de recta definido por dois quaisquer dos seus pontos interiores um subconjunto do domnio; no caso contrrio diz-se cncavo.
ndice
[esconder]

1 Principais caractersticas

o o o

1.1 Trapzios 1.2 Tipos de trapzios 1.3 Paralelogramos

1.4 Tipos de paralelogramos

2 Ver tambm

Principais caractersticas[editar]
Os quadrilteros apresentam os seguintes elementos: Vrtices Lados Diagonais ngulos internos e externos

Em um quadriltero, dois lados ou dois ngulos no consecutivos so chamados opostos. Veja o quadriltero ABCD:

Quadriltero ABCD: Vrtices: A, B, C, D Lados: AB, BD, CD, CA Diagonais: AD, BC ngulos internos: A, B, C, D.

Trapzios[editar]
Um quadriltero considerado um trapzio se pelo menos dois dos seus lados forem paralelos. No caso de serem exatamente dois os seus lados paralelos, trata-se de um Trapzio propriamente dito.

Tipos de trapzios.

Tipos de trapzios[editar]
Trapzio Issceles: Os lados opostos no paralelos so congruentes (de mesmo comprimento), os lados opostos paralelos no so congruentes e apresenta um eixo de simetria; Trapzio Retngulo: Contem dois ngulos de 90,e no tem um eixo de simetria; Trapzio Escaleno: Todos os lados so diferentes.

Paralelogramos[editar]
Paralelogramo o quadriltero que tem os lados opostos paralelos. Se todos os lados opostos forem iguais e paralelos, trata-se de um Paralelogramo. Um paralelogramo apresenta as seguintes caractersticas: A soma de dois ngulos consecutivos de 180; As diagonais cortam-se no ponto mdio; Os lados opostos so congruentes; Os ngulos opostos so congruentes.

Tipos de Paralelogramos.

Tipos de paralelogramos[editar]
Paralelogramo obliqungulo: Os lados opostos so iguais entre si; Retngulo: Possui quatro ngulos de 90, e os lados opostos so iguais entre si; As diagonais so congruentes. Losango: Todos os lados so iguais entre si; As diagonais so perpendiculares e so bissetrizes dos ngulos internos.

Quadrado: Possui quatro ngulos de 90, e todos os lados so iguais entre si. Por ser um losango e um quadrado simultaneamente, as diagonais so congruentes e perpendiculares.(todo quadrado um losango, mas nem todo losango um quadrado)

Quadriltero
Definio: Quadriltero um polgono de quatro lados.

Em um quadriltero, dois lados ou dois ngulos noconsecutivos so chamados opostos.

Quadriltero ABCD Elementos Na figura abaixo, temos:

Vrtices: A, B, C, e D. Lados: Diagonais: ngulos internos ou ngulos do quadriltero ABCD: .

Quadriltero ABCD Observaes 1. Todo quadriltero tem duas diagonais. 2. O permetro de um quadriltero ABCD a soma das medidas de seus lados, ou seja: AB + BC + CD + DA. Cncavos e Convexos Os quadrilteros podem ser convexos ou cncavos. Um quadriltero convexo quando a reta que une dois vrtices consecutivos no encontra o lado formado pelos dois outros vrtices.

Quadriltero convexo

Quadriltero cncavo

You might also like