You are on page 1of 2

1) Observe no quadro a seguir os grupos da sociedade romana e escreva a qual deles cada item se refere.

Plebeus - patrcios - clientes - escravos a) Grupo pouco numeroso. (____________________) b) Grupo constitudo de pessoas pobres, escravos libertos, estrangeiros ou filhos ilegtimos dependiam da proteo de um patrcio para sobreviver. (____________________) c) Formavam a aristocracia de Roma e eram ricos proprietrios de terra. Pertenciam a famlias que se consideravam descendentes dos fundadores de Roma. (____________________) d) Eram mais pobres, viviam como agricultores ou artesos e geralmente trabalhavam para os patrcios. No participavam do governo da cidade. (____________________) 2) Leia o texto abaixo e responda questo: Po e Circo Com o crescimento urbano vieram tambm os problemas sociais para Roma. A escravido gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condies de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a poltica do Po e Circo. Esta, consistia em oferecer aos romanos alimentao e diverso. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estdios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribudos alimentos. Desta forma, a populao carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. Fonte: http://www.suapesquisa.com/imperioromano/ a. Explique com suas palavras o que voc entendeu sobre a poltica do Po e Circo durante o Imprio Romano: b. Voc acha que distribuir alimento e diverso gratuitamente para os pobres a melhor soluo para seus problemas? Por qu? 3) Leia o trecho a seguir. Gladiadores romanos: combates eram quase sempre at a morte.

Os gladiadores eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos. Com o passar das lutas, caso reunisse muitas vitrias, tornavam-se heris populares. Nas arenas (a mais famosa era o Coliseu de Roma), os gladiadores lutavam entre si, utilizando vrios armamentos como, por exemplo, espadas, escudos, redes, tridentes, lanas, etc. Participavam tambm das lutas montados em cavalos ou usando bigas (carros romanos puxados por cavalos). Muitas vezes estes gladiadores eram colocados na arena para enfrentar feras (lees, onas e outros animais selvagens). O combate entre gladiadores terminava quando um deles morria ou ficava ferido com impossibilidade de continuar a luta. Os gladiadores mais bem sucedidos ganhavam, alm da popularidade, muito dinheiro e, com o tempo, podiam largar a carreira de forma honrosa. Estes privilegiados ganhavam uma penso do imprio e um gldio (espada de madeira simblica). A luta entre gladiadores fazia parte da poltica do po-e-circo instituda no Imprio Romano, cujo objetivo principal era: a) Amenizar a revolta dos romanos com os problemas sociais. b) Incentivar o combate fome e oferecer diverso para todos. c) Estimular o esprito guerreiro entre as camadas populares. d) Apoiar as artes e estimular as rebelies sociais no Imprio.

Dos romanos, herdamos uma srie de caractersticas culturais. O direito romano, at os dias de hoje, est presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem alngua portuguesa, francesa, italiana e espanhola. (www.suapesquisa.com.br) Marque a opo que caracteriza a histria poltica de Roma. a) A histria poltica de Roma se divide em trs perodos: Monarquia, Repblica e Imprio, sendo Rmulo considerado fundador e primeiro Rei. b) O Imprio foi a primeira organizao poltica dos romanos, que depois entrou em declnio e se dividiu em pequenos reinos. c) Os romanos foram fundados pelos etruscos e a primeira forma de governo foi a Repblica, baseada no trabalho assalariado. d) Os sabinos ao fundarem Roma, na regio do Lcio, instituram a democracia e fizeram de Roma uma cidade-estado grega. Sobre a fundao de Roma, no h apenas a explicao histrica. A lenda de Rmulo e Remo, conta sobre a origem da monarquia romana. Com base na imagem abaixo e nos seus conhecimentos sobre a origem lendria de Roma, marque a opo correta. a) De acordo com a lenda, o Rei Numitor, fundador de Roma, ordenou jogar seus sobrinhos, no rio Tibre, para ficar no poder. b) Roma foi fundada pelo pastor e sua esposa, que ao cuidarem dos gmeos receberam como recompensa a regio, prxima ao monte Palatino. c) A lenda que narra a origem de Roma contada na Ilada e na Odissia, ambas as obras atribudas ao poeta Homero. d) A fundao de Roma est relacionada luta pelo poder entre os gmeos Rmulo eRemo. Com a derrota de Remo, Rmulo se tornou o primeiro rei.

You might also like