You are on page 1of 15

AutoCad Render 008 - Ajustando a escala de uma textura

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Neste tutorial vamos ajustar a escala de uma textura de azulejos para que ela fique com o tamanho real. No exemplo abaixo, temos o desenho de uma rea quadrada com 150 unidades de lado. Supondo que para o nosso projeto ficou definido que cada unidade deve corresponder a 1 centmetro, temos ento uma rea com 150 centmetros em cada lado, ou seja, 1 metro e meio.

Autocad - definindo o valor correspondente a 1 unidade

Observe que cada lado corresponde a 3 quadrantes maiores da grade, que por sua vez possuem 5 quadrantes menores. Temos ento que cada lado do objeto ocupa 15 quadrantes menores, cada um representando 10 unidades, que no nosso caso correspondem a 10 centmetros.

Valor da unidade referncia em relao ocorrncia dos quadrantes da grade

A textura que iremos aplicar ser a visualizada abaixo. Supondo que cada azulejo tenha 20 centmetros de lado, temos um mapa representando 80 centmetros de textura.

Autocad - textura de azulejos

Atravs do Editor de Materiais, vamos criar um novo material e aplic-lo sobre o objeto.

Editor de Materiais - Tools > Palettes > Materials

Autocad - arrastando o novo material para o plano

No campo DIFFUSE MAP (mapa de difuso), vamos aplicar o mapa de textura que acabamos de visualizar.

Autocad - Diffuse Map > Texture Map > Select...

Autocad - carregando a textura de azulejos

Como padro, os mapas de textura carregados do editor de materiais so ajustados para corresponder a 1 unidade, independente do nmero de pixels da imagem. Desta forma, considerando a unidade de medida do nosso projeto, temos inicialmente que os 4 azulejos foram ajustados para corresponder a 1 centmetro, ficando com uma aparncia bastante distante da realidade.

Autocad - escala padro

Vamos ento selecionar uma unidade de medida onde o tamanho dos azulejos fique mais prximo da realidade.

Autocad - acessando a janela Ajust Bitmap

Veja que, neste caso, a unidade mais apropriada a CENTMETROS, onde o mapa da textura corresponde exatamente ao quadrante menor, ou seja, 10 unidades.

Autocad - alterando a unidade de medida do mapa de textura

Agora acompanhe o seguinte raciocnio: Se temos 4 azulejos a cada quadrante menor, que representa 10 centmetros, deduzimos ento que cada azulejo est medindo 2,5 centmetros. Sabendo que cada azulejo deve medir 20 centmetros, dividimos o valor 20 por 2,5 e temos o valor 8, que representa exatamente o fator de escala que dever ser aplicado.

Autocad - calculando a escala

Vamos digitar este valor no campo WIDTH (largura) com o cadeado acionado, para que o campo HEIGHT (altura) seja alterado automaticamente na mesma proporo.

Autocad - alterando a escala da textura

Observe o resultado. Temos um piso com 7,5 azulejos de lado.

Autocad - escala devidamente configurada

Renderizao CAD

AUTOCAD RENDER 009 - COORDENADAS DE


MAPEAMENTO
(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Quando aplicamos um material com uma imagem (mapa de textura) sobre um objeto, o Autocad distribui a imagem sobre a superfcie do objeto. No entanto, nem sempre ela distribuda da forma que desejamos. Observe o exemplo abaixo, onde aplicamos o material com a imagem do globo terrestre sobre a esfera. Veja que a imagem est mal distribuda.

Autocad - aplicando material sobre objeto cilndrico

Autocad - esfera sem mapeamento

Para resolver este problema, utilizamos uma tcnica chamada MAPEAMENTO. Na verso do Autocad em uso, as ferramentas para o ajuste das coordenadas e mapeamento esto localizadas no painel de controle de materiais.

Painel de controle - ferramentas de mapeamento

Vamos ativar a opo MAPEAMENTO ESFRICO, selecionar a esfera e pressionar o boto direito do mouse.

Autocad - mapeamento esfrico

Observe que a imagem foi devidamente ajustada.

Autocad - esfera com mapeamento

A partir de agora, podemos utilizar as opes do menu de contexto para MOVER (Move) e ROTACIONAR (Rotate) o material, conforme mostrado.

Mapeamento - Move e Rotate

Temos ainda as opes que nos permitem restaurar o mapeamento para os valores padres (reseT) e selecionar outro tipo de mapeamento (sWitch mapping mode) .

Mapeamento - Reset e Switch Mapping Mode

O mapeamento do tipo CAIXA utilizado para ajustar a textura de objetos slidos do tipo box.

Explodindo o slido, podemos ajustar as faces de forma independente atravs da ferramenta de mapeamento PLANO. Veja:

Autocad - explodindo um slido do tipo Box

Utilizando o mapeamento plano para ajustar as faces do Box

Como ltima opo, temos a ferramenta para o mapeamento de objetos cilndricos, no local mostrado.

Mapeamento cilndrico

Atravs da ferramenta RESTAURAR COORDENADAS DE MAPEAMENTO, podemos selecionar vrias faces e objetos para que seus mapeamentos retornem ao estado original. Para isto, devemos ativ-la, realizar a seleo dos elementos desejados e confirmar a operao atravs de um clique no boto direito.

Autocad - restaurar coordenadas de mapeamento

Temos ainda a opo COPIAR COORDENADAS DE MAPEAMENTO, que como o prprio nome j diz, copia as coordenadas de mapeamento de uma face ou objeto para outras faces ou objetos. Para isto, ativamos a ferramenta e selecionamos a face ou objeto cujo mapeamento desejamos copiar. No mesmo procedimento, selecionamos as faces e objetos de destino e confirmamos a operao com um clique no boto direito.

Autocad - copiar coordenadas de mapeamento

You might also like